Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnicas para Salvar o Planeta, afinal, Podem Acelerar a Sua Destruição?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
    Uma nuclear aqui, operada por tugas irresponsáveis, era acidente certo ao fim de 3 meses. Depois o custo também saía baratinho: era só evacuar o país inteiro...
    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Havia de ser bonito tugas a operar centrais nucleares.

    Relatório do acidente:

    - O zé manel foi lá fora fumar um cigarrinho n viu avisos

    - O colega do lado foi almoçar e atrasou-se (nesse momento tava a comer uma baba de camelo com cheirinho)


    Isto rebentou a culpa não foi de ninguém, foi azar.


    O pres. Marcelo, dirá "fizemos tudo o que era possível fazer"


    Eu acho que o timing para fazer nuclear (aquele que existe hoje e não coisas "conceptuais" como a fusão nuclear ou os reactores que o Bill Gates anda a prometer ha 1 década) em Portugal já passou.

    Nem vale a pena pensar mais nisso, mas não concordo nada com este desprezo ao tuga. O que não falta por aí são países com níveis educativos muito piores que os nossos e "hábitos profissionais" muito questionáveis. Se uma central nuclear fosse algo assim "tão sensível", metade da Europa de Leste já tinha sido varrida do mapa com os gajos que devem lá ir trabalhar encharcados em vodka.

    Arménia, Belarrusia, Roménia têm nuclear e não me parece que tenham trabalhadores mais profissionais que os portugueses.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
      Como é que é esta? As éolicas consomem electricidade quando há vento??? What?
      Para quando têm de arrancar? Para accionar os travões??

      .
      Se o vento soprar abaixo de x metros/ segundo ( penso que é 7) tens de injectar electricidade da rede.
      Torna-se um consumidor de electricidade mas como se trata de uma verdade inconveniente, ninguém quer saber disso e muito menos quantificar mas se fores aos relatórios de contas de algumas empresas do sector, os dados costumam estar lá.

      Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
      Também não sei onde foste buscar esse dado que as éolicas nasceram de fundos da petrolíferas (se tiveres alguma fonte ou notícia nesse sentido coloca aqui). Esse investimento inicial nasceu sempre das Utilities, basta ver a moda que foi criar novas subsidiárias para renováveis e colocá-las em bolsa: EDP Renováveis, Iberdrola Renováveis, Endesa, etc, etc

      Só recentemente as petroliferas começaram a diversificar para as renováveis (já se aperceberam que "perderam a guerra") e têm comprado posições em ER.

      Podes alterar o termo "petrolíferas" por fundos de investimento pertencente a proliféreras.
      Aconteceu em países do norte da Europa em que foram criadas centrais a gas especificamente para alimentar parque eólicos qd o vento não sopra. Para além disso, muitos consórcios produtores de torres e instaladores de parques têm capital de petrolíferas. A TOTAL investiu nisso precisamente para poder tb vender gás.

      Mas podemos relativizar: dizer uma eólica produz muito menos C02 que uma central térmica, será sempre verdade.

      Dizer que "O importante é que as eólicas não deitam fumo nem emitem gases tóxicos e de efeito de estufa." não é verdade.
      Editado pela última vez por ; 16 September 2020, 10:53.

      Comentário


        #93
        Não são? Não sei não. Por falar em Russia. Há dois exemplos de obras absolutamente dispares em dimensão mas que têm varias coisas em comum. São mosteiro de Mafra, com os maiores carrilhões do mundo, e a cidade de S. Petersburgo. Foram ambos construídos na mesma época, demoraram o mesmo tempo, empregaram sensivelmente o mesmo numero de trabalhadores e tiveram o mesmo custo. Dá para ter uma ideia da nossa eficiência

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por tomix Ver Post
          Estás a brincar, certo? Convém pores a uma nota a dizer que o texto é irónico não vá alguém mais limitado culturalmente acreditar e repeitir algum dos disparates que escreveste.
          Parte em bold? Claro que é verdade. Já pernoitei em áreas próximas de torres eólicas e estás sempre a ouvir o ruído de fundo.
          Vai reler o conceito de poluição visual e sonora. Acho que as pessoas tendem a esquecer estes conceitos quando falam de eólicas... Impacto ambiental não é só fumo.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Se o vento soprar abaixo de x metros/ segundo ( penso que é 7) tens de injectar electricidade da rede.
            Torna-se um consumidor de electricidade mas como se trata de uma verdade inconveniente, ninguém quer saber disso e muito menos quantificar mas se fores aos relatórios de contas de algumas empresas do sector, os dados costumam estar lá.

            E onde vão eles produzir essa energia?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              E onde vão eles produzir essa energia?

              Vão buscar à rede.
              No final de um ano de exploração, o cálculo da rentabilidade do investimento entra em consideração com o valor da energia injectada. É um custo como outro qualquer que tem associada ( ou não) emissões de C02, dependendo de onde vem a electricidade. No norte da UE, UK, Holanda etc sei eu que têm centrais de gás específicas para isso.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Se o vento soprar abaixo de x metros/ segundo ( penso que é 7) tens de injectar electricidade da rede.
                Torna-se um consumidor de electricidade mas como se trata de uma verdade inconveniente, ninguém quer saber disso e muito menos quantificar mas se fores aos relatórios de contas de algumas empresas do sector, os dados costumam estar lá.
                Isso não faz sentido nenhum, então os geradores eólicos iam consumir energia elétrica para quê?

                Deves estar a fazer confusão com a injeção de eletricidade na rede de consumo (casas, fábricas, escritórios), quando as eólicas não têm vento suficiente para gerar a energia requerida.
                Editado pela última vez por eu; 16 September 2020, 11:17.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Vão buscar à rede.
                  No final de um ano de exploração, o cálculo da rentabilidade do investimento entra em consideração com o valor da energia injectada. É um custo como outro qualquer que tem associada ( ou não) emissões de C02, dependendo de onde vem a electricidade. No norte da UE, UK, Holanda etc sei eu que têm centrais de gás específicas para isso.
                  E a rede, é algo infinito? É?
                  É claro que vão sobrecarregar ainda mais as centrais a termoeléctricas...com consequências nas emissões, claro está...ou então têm o nuclear, que emitem 0 de emissões CO2.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Vão buscar à rede.
                    No final de um ano de exploração, o cálculo da rentabilidade do investimento entra em consideração com o valor da energia injectada. É um custo como outro qualquer que tem associada ( ou não) emissões de C02, dependendo de onde vem a electricidade. No norte da UE, UK, Holanda etc sei eu que têm centrais de gás específicas para isso.
                    Confesso que ainda não percebi bem a tua teoria, mas dado que já visitei alguns parques eólicos cá vai a coisa de forma simplificada.

                    Com vento abaixo de X, ou acima de Y as eólicas não funcionam. Então aí o balanço entre os consumos dos dispositivos de controlo do parque, e a energia que entra na rede, é obviamente negativo.

                    Mas isto no limite, não será muito diferente das hidroelétricas, ignorando as operações de recirculação da água entre albufeiras.

                    Se durante estes períodos, a entidade gestora da rede tem que adquirir energia elétrica noutros fornecedores, sendo nalguns casos provenientes da queima de hicrocarbonetos? Epá, pois... deverá ser esse em última análise o lugar dessas fontes de energia, o de complemento.

                    Os parque de cá não têm quaisquer centrais associadas, pelos menos os que conheço. No máximo têm um GGE para os sistemas de segurança.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Isso não faz sentido nenhum, então os geradores eólicos iam consumir energia elétrica para quê?

                      Deves estar a fazer confusão com a injeção de eletricidade na rede de consumo (casas, fábricas, escritórios), quando as eólicas não têm vento suficiente para gerar a energia requerida.
                      Provavelmente para manter as pas a girar.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Isso não faz sentido nenhum, então os geradores eólicos iam consumir energia elétrica para quê?

                        Deves estar a fazer confusão com a injeção de eletricidade na rede de consumo (casas, fábricas, escritórios), quando as eólicas não têm vento suficiente para gerar a energia requerida.
                        Como é evidente só pode estar confuso.

                        Não me choca que um produtor quando pensa em construir um parque eólico, faça também um business case para uma CCGT, ganha por 2 lados, faz um "hedging" e faz uma análise conjunta da rentabilidade e atractividade dos 2 projectos.

                        Não me choca também que empresas eólicas tenham estabelecido algum PPA com determinada quantidade de energia a ser entregue e quando essa programação falhe, vá ter de ir ao mercado comprar kWh para cumprir os seus compromissos.

                        Agora comprar electricidade de centrais a gás para pôr eólicas a funcionar nunca vi, nunca ouvi, nem percebo lol

                        A não ser que estejamos a falar de fraudes, estilo o que aconteceu há uns anos atrás em Espanha em que havia parques solares a produzir à noite porque tinham lá montado uns geradores a diesel para vender os kWh a preços bonificados!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Isso não faz sentido nenhum, então os geradores eólicos iam consumir energia elétrica para quê?

                          Deves estar a fazer confusão com a injeção de eletricidade na rede de consumo (casas, fábricas, escritórios), quando as eólicas não têm vento suficiente para gerar a energia requerida.

                          Porque o gerador recorre à rede por várias razões.

                          Primeiro porque o arranque tem um custo energético (de energia que vem da rede), segundo por causa do desgasto à mecânica por causa dos ciclos on off que o dono do activo pretende limitar ao máximo ( injectando electricidade para não parar) , e terceiro para travar as pás quando há muito vento.

                          Como disse e repito, no final o saldo é positivo, a torre produz muito mais do que o que consome! Era bem melhor que não fosse assim.
                          O que eu quis dizer é que emite C02 indirectamente quando recorre à rede.

                          Percebeste agora?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                            Como é evidente só pode estar confuso.
                            Não tu é que não percebes como funciona uma torre eólica. Vai estudar e depois falamos de novo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Confesso que ainda não percebi bem a tua teoria, mas dado que já visitei alguns parques eólicos cá vai a coisa de forma simplificada.

                              Com vento abaixo de X, ou acima de Y as eólicas não funcionam. Então aí o balanço entre os consumos dos dispositivos de controlo do parque, e a energia que entra na rede, é obviamente negativo.

                              Mas isto no limite, não será muito diferente das hidroelétricas, ignorando as operações de recirculação da água entre albufeiras.

                              Se durante estes períodos, a entidade gestora da rede tem que adquirir energia elétrica noutros fornecedores, sendo nalguns casos provenientes da queima de hicrocarbonetos? Epá, pois... deverá ser esse em última análise o lugar dessas fontes de energia, o de complemento.

                              Os parque de cá não têm quaisquer centrais associadas, pelos menos os que conheço. No máximo têm um GGE para os sistemas de segurança.

                              Não é teoria nenhuma.
                              É assim que funcionam os parque eólicos, precisam sempre de recorrer à rede em varias fases do seu funcionamento e a paragem completa do gerador nunca é desejável.

                              Comentário


                                Mas isso não me choca nada. É um pequeno consumo para ter o sistema a funcionar!

                                E essa electricidade tanto pode vir do gás, da hídrica, nuclear ou outra coisa qualquer.
                                Isso é diferente de andar em pseudo teorias da conspiração a dizer que são petrolífera que investem em eólica por causa do gás, que é basicamente o que estás a sugerir.

                                E melhor evidência tens Portugal que teve as centrais de gás basicamente paradas quando o Sines ainda bombava a séria.

                                E mesmo nesse situação que dizes, o saldo de CO2 só pode ser amplamente positivo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Provavelmente para manter as pas a girar.
                                  Espero que estejas no gozo...

                                  Comentário


                                    Intermitência de ventoO maior problema com a energia eólica é seu caráter intermitente e aleatório26, n 6: não é produzida sob demanda, mas de acordo com as condições climáticas.


                                    Uma turbina eólica produz em média 20% de sua potência nominal, devido às variações do vento , e não é capaz de adaptar rapidamente sua produção à demanda. Na maioria das vezes, a necessidade de responder instantaneamente à demanda de eletricidade, devido à ausência de armazenamento de energia em grande escala, força um parque eólico a ser acoplado a fontes de eletricidade de modulação rápida, como aquelas que operam com combustível fóssil (usinas de carvão ou gás) ou energia hidráulica (barragens). As turbinas eólicas são, portanto, parte integrante de uma rede elétrica que geralmente usa usinas que queimam combustíveis fósseis e emitem dióxido de carbono e poluentes atmosféricos para compensar os períodos de produção insuficiente.

                                    Traduzido da fonte:


                                    https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89..._%C3%A9olienne

                                    ( sei não é essa parte)
                                    Editado pela última vez por ; 16 September 2020, 11:55.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Não é teoria nenhuma.
                                      É assim que funcionam os parque eólicos, precisam sempre de recorrer à rede em varias fases do seu funcionamento e a paragem completa do gerador nunca é desejável.
                                      Por uma questão de horas? talvez...

                                      Mas a paragem total dos geradores é muito frequente, basta andar por este país a fora.

                                      Comentário


                                        Pastis, estás a interpretar mal o texto.

                                        Essas "usinas" são para enviar eletricidade para os consumidores, não é para os geradores eólicos. Os geradores eólicos não consomem energia elétrica.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Pastis, estás a interpretar mal o texto.

                                          Essas "usinas" são para enviar eletricidade para os consumidores, não é para os geradores eólicos. Os geradores eólicos não consomem energia elétrica.
                                          Este texto não corresponde ao que eu disse, eu sei. Já ponho aqui a informação técnica.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Pastis, estás a interpretar mal o texto.

                                            Essas "usinas" são para enviar eletricidade para os consumidores, não é para os geradores eólicos. Os geradores eólicos não consomem energia elétrica.
                                            Não acredito nisso.

                                            Uma hidroeléctrica também consome energia da rede como qualquer instalação industrial, por exemplo. E até têm contadores e tudo.

                                            Comentário


                                              Mas isso é para bombear a agua em horas de vazio, as eólicas não sei, mas vejo-as regularmente paradas, penso ser por falta de vento

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ItsATrap Ver Post
                                                Mas isso é para bombear a agua em horas de vazio, as eólicas não sei, mas vejo-as regularmente paradas, penso ser por falta de vento
                                                Não é. Tens muita coisa para alimentar mesmo não bombeando nada. Começa logo pela iluminação da própria central...

                                                Comentário


                                                  Eu não tenho tempo para explicar em detalhe mas coloco dois links em português:

                                                  http://www.energiasrenovaveis.com/im...BEE_eolica.pdf
                                                  https://repositorio-aberto.up.pt/bit.../000148254.pdf

                                                  Em que é explicado o princípio de funcionamento da eólicas e os vários motivos que levam a necessidade injeção de electricidade da rede no gerador mas basicamente foi o que eu disse: ao arranque, para manter a velocidade constante e para travar ( o que vai dar a o mesmo que o anterior).

                                                  Ver a partir da página 29 da tese de mestrado mas aviso já que não é para todos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Não é. Tens muita coisa para alimentar mesmo não bombeando nada. Começa logo pela iluminação da própria central...
                                                    Isso são amendoins quando comparado com os MW que são produzidos, quando a central está a funcionar.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Eu não tenho tempo para explicar em detalhe mas coloco dois links em português:

                                                      http://www.energiasrenovaveis.com/im...BEE_eolica.pdf
                                                      https://repositorio-aberto.up.pt/bit.../000148254.pdf

                                                      Em que é explicado o princípio de funcionamento da eólicas e os vários motivos que levam a necessidade injeção de electricidade da rede no gerador mas basicamente foi o que eu disse: ao arranque, para manter a velocidade constante e para travar ( o que vai dar a o mesmo que o anterior).

                                                      Ver a partir da página 29 da tese de mestrado mas aviso já que não é para todos.
                                                      Que páginas desses documentos referem o consumo elétrico dos geradores eólicos ?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Parte em bold? Claro que é verdade. Já pernoitei em áreas próximas de torres eólicas e estás sempre a ouvir o ruído de fundo.
                                                        Vai reler o conceito de poluição visual e sonora. Acho que as pessoas tendem a esquecer estes conceitos quando falam de eólicas... Impacto ambiental não é só fumo.
                                                        Tambem matam milhares de passaros diariamente.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Que páginas desses documentos referem o consumo elétrico dos geradores eólicos ?
                                                          Isso não é muito relevante...

                                                          O que interessa é isso:

                                                          1) Eólicas produzem energia intermitente, logo é necessário ter sempre uma fonte alternativa de apoio disponível para alimentar a rede nas horas em que não há vento ou em que há vento a mais.
                                                          Por este motivo, instalaram-se de centrais gás junto a parques eólico para compensar, e por isso é que petrolíferas tem interesse porque acaba por ser um negócio na mesma para elas.

                                                          2) Pelo mesmo motivo de intermitência, é preciso injeção de corrente da rede nas torres ao arranque e durante operação para mater a velocidade quando é necessário. Esse consumo é baixo mas existe.

                                                          Portanto há duas razões que nos permitem concluir que as eólicas têm um impacto nas emissões de C02 durante a operação, directo ou indirecto. Era esse o tema em debate.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Isso não é muito relevante...
                                                            Claro que é relevante. Se colocas links para fundamentar a tua opinião, eu gostava de ler essa fundamentação.

                                                            Tu tinhas escrito que os parques eólicos eram grandes consumidores de energia elétrica quando o vento era fraco ou inexistente, e eu gostava de perceber melhor isso, pois aparentemente não faz sentido nenhum.

                                                            Comentário


                                                              Sim e na construção. Gastam muito material e recursos , gas , petroleo etc ( são gigantes ).
                                                              Tem que se desmatar areas enormes,etc

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X