Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As razões da crise...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Li uma das medidas e parei aí. Então a segurança social é que tem de aguentar a crise? Dar reformas mais cedo sem penalização?..... Enfim..

    Em vez de criar uma estratégia de crescimento e de aumento de produção, vamos apenas mandar os "mais velhos" para a reforma e meter no lugar deles gente nova.

    Quem paga isso?..

    Comentário


      Originalmente Colocado por air Ver Post
      Li uma das medidas e parei aí. Então a segurança social é que tem de aguentar a crise? Dar reformas mais cedo sem penalização?..... Enfim..

      Em vez de criar uma estratégia de crescimento e de aumento de produção, vamos apenas mandar os "mais velhos" para a reforma e meter no lugar deles gente nova.

      Quem paga isso?..
      A questão não é essa (nem se formula dessa maneira), a questão é, o que tem de ser mudado, antes e durante para agilizar o mercado de trabalho e garantir a sustentabilidade da segurança social.

      As 35 horas, a solução dos créditos por anos de trabalho e a não acumulação de créditos durante o desemprego, a solução dos 20% de reforma privada, o fim da acumulação de varias reformas, um tecto máximo racional para as reformas, a subida do salário mínimo, etc, etc..

      Tudo soluções testadas e a funcionar pela UE.

      Apesar de tudo nem todas as medidas propostas são liberais, algumas até se podem considerar socialistas, é uma questão de ter bom senso económico na filtragem destas propostas.
      Editado pela última vez por Nthor; 09 May 2009, 11:57.

      Comentário


        Taxa de desemprego atinge nível mais elevado desde 1985

        Nos primeiros três meses de 2009, 8,9% da população activa estava desempregada, a taxa mais elevada dos últimos 25 anos, sinal de que a recessão económica afectou fortemente o mercado de trabalho em Portugal. É preciso recuar ao último trimestre de 1985 para encontrar níveis de desemprego como este e nem em 2003, quando se viveu a ultima recessão económica, o desemprego ultrapassou os 6,5%.

        De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta manhã, 495,8 mil pessoas declararam-se desempregadas no final do primeiro trimestre, mais 16,1% do que no período homólogo e mais 13,3% face ao trimestre anterior.

        O desemprego de curta duração disparou, revelando que mais de metade dos desempregados caíram nesta situação no último ano, quando a crise económica começou a revelar os primeiros sinais. O INE deu conta de 278,5 mil desempregados à procura de trabalho há menos de um ano, o que representa um aumento de 37% em comparação com o início do ano passado.

        Nenhuma faixa etária escapou ao aumento do desemprego, mas o fenómeno afectou sobretudo a população entre os 25 e os 34 anos, que registou um aumento de 21%. Olhando para a escolaridade do contingente dos desempregados, o crescimento mais significativo, de 23%, deu-se entre os que tinham concluído o ensino secundário, enquanto que o desemprego caiu 10% entre os indivíduos com curso superior.

        Embora uma parte significativa dos desempregados venha do sector dos serviços, foi na indústria e construção que ocorreu o maior aumento. Os desempregados destes sectores aumentaram 30%.

        No final do ano passado, a taxa de desemprego (7,6%) tinha ficado abaixo das expectativas dos economistas, mas os dados relativos aos últimos meses de 2008 já davam sinais de que o desemprego se preparava para disparar no início de 2009. As estimativas do Governo apontam para uma taxa de desemprego em 2009 na ordem dos 8,5%, enquanto as da Comissão Europeia perspectivam uma evolução para os 9,1% e as do Fundo Monetário Internacional para os 9,6%.
        Economia vai recuar 3,4% e desemprego sobe para 8,8%

        O Governo actualizou hoje as previsões para a economia portuguesa, antecipando um recuo de 3,4% no produto interno bruto este ano. O ministro das Finanças explica o corte com as fortes quedas previstas para as exportações e o investimento. O desemprego vai subir para 8,8% e os preços vão estagnar.

        As novas estimativas do executivo apontam para uma subida do desemprego para 8,8%.

        O ministro das Finanças anunciou hoje as novas estimativas para a economia portuguesa. As previsões do Executivo apontam para uma quebra de 3,4% no PIB, o que representa uma revisão face ao recuo de 0,8% anteriormente antecipado.

        As novas previsões surgem em linha com as do Banco de Portugal, que antecipa uma queda de 3,5% do PIB. O FMI antecipa uma quebra de 4,1% no PIB português e a Comissão Europeia uma quebra de 3,7%.

        Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças Teixeira dos Santos adiantou que “a conjuntura económica é agora mais grave” do que no início do ano. Teixeira dos Santos justificou a revisão em baixa sobretudo com a quebra da procura mundial externa para a economia portuguesa, que o Governo antecipa hoje que irá recuar 11,6%, contra a quebra de 2% prevista anteriormente.

        Teixeira dos Santos assinalou que os números de Portugal são menos maus do que os divulgados para a Zona Euro, citando as quebras registadas em Países como a Alemanha e a Itália. No primeiro trimestre a economia portuguesa recuou 1,5% face aos três meses anteriores, sendo que, na Zona Euro, só a França e o Chipre apresentaram um desempenho menos mau.

        As previsões do ministro das Finanças apontam para uma subida da taxa de desemprego para 8,8%, acima dos 8,5% anteriormente previstos. As novas previsões estão já abaixo dos números do primeiro trimestre. Segundo o INE, a taxa de desemprego atingiu 8,9% no primeiro trimestre do ano.

        Quanto à inflação, o Governo prevê agora uma quase estagnação (crescimento de 0,1% no índice de preços no consumidor), o que compara com o crescimento previsto anteriormente, de 1,2%.
        O governo anda sempre a reboque das más notícias, não é capaz de prever o pior... esconder a realidade para ganhar as eleições não é correcto...

        Pelo que só posso concluir que, após ganharem as eleições, as más noticias chegarão aos portugueses via governo...

        Comentário


          Isto já não é bater no fundo, é arrastarmo-nos pelo fundo.

          Bem, pelo menos do chão já não passamos.

          Cumprimentos.

          Comentário


            A sorte de todos nós é que a economia mundial não crashou e está a dar sinais de retoma nos grandes mercados (China, USA???).

            O que me leva a pensar que não vamos espetarmo-nos contra o muro das incompetências crónicas deste País.

            Mesmo assim, apesar de não irmos morrer, vamos ficar traumatizados durante muito tempo.

            Comentário


              Portugal não pode declarar-se Insolvente como fez o Mexico e deixar de pagar a divida?

              Comentário


                Originalmente Colocado por SpeedKills Ver Post
                Portugal não pode declarar-se Insolvente como fez o Mexico e deixar de pagar a divida?
                Debaixo da manta da UE, isso não vai acontecer.

                Deveremos é ter uma Comissão Delegada da UE como presente pelo nosso bom comportamento. Segundo o Daniel Bessa, é já para o fim do ano.

                Comentário


                  Neste momento ainda temos a ajuda dos subsídios da europa... e a partir dos 2013 como será?

                  Como estamos a preparar o futuro? Com dividas e défices inconsequentes...?

                  Já sei não interessa... porque o eng. sócrates já não estará no governo e o povo só quando lhes cai o tecto em cima é que acorda...

                  Continuo muito pessimista em relação ao futuro, o que na mente do nosso PM é "proibido"...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Na generalidade são propostas fundamentais para o bom desenvolvimento das empresas nacionais e concordo com elas.

                    Muitas já deveriam ter sido adaptadas á muito tempo e teriam dado uma grande ajuda ás empresas a superar esta crise.
                    Exactamente.

                    Mas parece que mais uma vez caíram em saco roto.

                    Comentário


                      A crise não é para todos

                      Afinal parace que a crise é só para alguns

                      Curioso serem logo 3 nomes criticados pela sua falta de actuação que vão ver os seus salarios aumentados.

                      Deve ser o premio por tal.

                      Constâncio, Amado da Silva e Manuel Sebastião vão ser aumentados em 5% este ano

                      Vítor Constâncio e a sua equipa de administradores vão ser aumentados em cerca de 5% este ano, um aumento que também vai ser aplicado aos administradores da Anacom, liderada por Amado da Silva, e da Autoridade da Concorrência, liderada por Manuel Sebastião, ex-administrador do Banco de Portugal.

                      O aumento é justificado pelo facto de em 2008 estes reguladores não terem recebido qualquer aumento o que, em vez de uma opção, foi, afinal um lapso. Por essa razão estes conselhos de administração serão aumentados em cerca de 5% este ano, o que equivale aos aumentos da função pública de 2,1% de 2008 e de 2,9% em 2009.

                      A notícia é avançado hoje pelo jornal “i”, que afirma que o “lapso do Banco de Portugal deixou os reguladores sem aumentos”, isto porque os aumentos de entidades como a Anacom e a Autoridade da Concorrência dependem das actualizações salariais definidas para o Banco de Portugal.

                      Segundo o mesmo jornal, fonte oficial do banco central garante que o lapso de 2008 será agora corrigido, frisando que ao aumento de 5% este ano não se juntarão retroactivos pelo aumento de 2,1% de que não beneficiaram em 2008. A decisão de níveis salariais e aumentos no banco central é decidida pelo ministério das Finanças.

                      No ano passado, após a publicação pelo Jornal de Negócios de uma comparação de salários entre governadores de bancos centrais do mundo, Vítor Constâncio, em declarações à Lusa, afirmou que “já tenho dito que deveria haver uma redução [no salário do governador do Banco de Portugal]”, acrescentado: esse salário não depende de mim”.

                      O salário de Vítor Constâncio – e por arrasto de outros reguladores – é decidido por Teixeira dos Santos que, definiu para 2007, uma remuneração anual de 250 mil euros, cerca de 18 vezes o rendimento nacional per capita, o que, por esta medida, faz de Constâncio um dos banqueiros centrais mais bem pagos do mundo.

                      “Aumento de 2,9% na função pública não teria justificação neste momento”, afirmou Constâncio em Abril

                      Em Abril, após o Banco de Portugal ter revisto a previsão de crescimento da economia portuguesa para uma contracção de 3,7% este ano – confirmando a pior recessão de três décadas em Portugal – e de ter previsto uma deflação de 0,2% em 2009, Vítor Constâncio afirmou que "é evidente [que a actualização de 2,9 por cento para a função pública] não teria justificação perante uma previsão de inflação de -0,2 por cento".

                      A Comissão Europeia prevê que as remunerações médias reais por empregado, quando deflacionadas pela inflação, recuem 0,4% este ano, reflectindo o forte aumento do desemprego e o efeito de mecanismos de ajustamento salariais negociados entre empresas e trabalhadores, como por exemplo, o lay-off, onde se prevê uma suspensão temporária da produção, com consequente redução de horas de trabalho.

                      Fonte: Jornal de Negocios

                      Comentário


                        VERGONHA! Vitor Constâncio com Aumento de 5% !

                        Depois do brilhante trabalho de supervisão do Banco de Portugal, o Ministro das Finanças premiou o trabalho de Vitor Constâncio com um aumento de 5%... sim, meus senhores... 5%...

                        Vamos todos fazer sacrifícios.. sim, vamos...

                        UP YOURS!!
                        Editado pela última vez por SamPer33; 21 May 2009, 11:33. Razão: informação duplicada

                        Comentário


                          Que vergonha!!!!!!!!!!!

                          Comentário


                            Meritocracia meus caros, meritocracia...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                              Que vergonha!!!!!!!!!!!
                              Vergonha é fazer xixi nas calças.

                              Comentário


                                "Quem parte e reparte e não fica com a maior parte, ou é tolo, ou não tem arte."

                                Tão básico quanto isso. Somos governados por um bando de ordinários.

                                Comentário


                                  Admins chamados à recepção... Admins à recepção!

                                  http://forum.autohoje.com/off-topic/...ara-todos.html


                                  Edd
                                  Ganha o Alpiger por 2 min!

                                  Comentário


                                    Não foram aumentados em 2008 azar. Deviam era ser penalizados pelo mau trabalho que andaram a fazer.

                                    Nem costumo alinhar na demagogia de dizer que são todos uns chupistas. Mas pessoas que ganham milhares, cometem erros ou sao imcompetentes consistentemente ou pq não querem chatear os amigos, não merecem mta coisa.

                                    Eu acho que eles, como se diz no Brasil, não se tocam cara!!

                                    Comentário


                                      Já agora, os funcionários públicos não são avaliados todos os anos??

                                      Comentário


                                        E ainda têm a o desplante de vir com o choradinho do costume, que são tempos difíceis e que exigem o sacrifício de todos. Que se f.... Isto é mais que gozar com os milhares de desempregados e com quem mal ganha o ordenado mínimo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                                          E ainda têm a o desplante de vir com o choradinho do costume, que são tempos difíceis e que exigem o sacrifício de todos. Que se f.... Isto é mais que gozar com os milhares de desempregados e com quem mal ganha o ordenado mínimo.
                                          [Che Guevara mode on]Era irromper uma mole de gente no escritório desses gajos, enfiar-lhes umas valentes chapadas para se mijarem pelas pernas abaixo, incendiarem os Mercedes a gasolina que "são mais nobres" e partirem aquela ***** toda.

                                          Depois de feita a revolução eram despedidos com direito a pensão de sobrevivência (ordenado mínimo).[Che Guevara mode off]

                                          Comentário


                                            Estou contra este aumento, pois a meu ver a performance do Banco de Portugal nao foi boa, sem accoes proactivas, especialmente no caso BCP.

                                            No entanto, sendo ele um funcionario publico, tem direito a aumento como todos os outros. Se (como eu) as pessoas acharem que a melhor ou pior performance deveria ser remunerada em consonancia, devem ter o mesmo entendimento relativamente a todas as remuneracoes do sector publico.

                                            O problema é que quando é para aplicar um sistema destes, vem logo a malta dos direitos adquiridos e da igualdade, tal como se ve no caso da avaliacao dos professores.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                              [Che Guevara mode on]Era irromper uma mole de gente no escritório desses gajos, enfiar-lhes umas valentes chapadas para se mijarem pelas pernas abaixo, incendiarem os Mercedes a gasolina que "são mais nobres" e partirem aquela ***** toda.

                                              Depois de feita a revolução eram despedidos com direito a pensão de sobrevivência (ordenado mínimo).[Che Guevara mode off]
                                              Com isso fizeste-me lembrar o Durão Barroso (e não só) no tempo de 25 de Abril de 74.

                                              Durão Barroso, e outros do mesmo género, que agora por aí andam a aumentar os seus próprios salários enquanto defendem a descida dos salário da "populaça", populaça esse com quem agora já não gostam de se confundir.

                                              Mudam os tempos, mudam as vontades...

                                              Edit: Para relembrar ... YouTube - Barroso as a young, passionate Maoist student leader in 1976
                                              Editado pela última vez por Jbranco; 21 May 2009, 12:00.

                                              Comentário


                                                Enfim...já nem isto me espanta. E se alguém "atacar" este assunto vão dizer que o pobre do senhor não foi aumentado o ano passado. Espero que também se lembrem de referir que o senhor é um dos governadores mais bem pagos entre os bancos centrais. Sim, está no topo num país que está...na cauda. Portanto, totalmente coerente, ou seja, mais um exemplo de que em Portugal, esta classe que navega no círculo das nomeações políticas rege-se pelo "olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço".

                                                Portanto, o senhor não foi aumentado um ano...e agora leva 5%. Será que o estado e as entidades privadas também fazem isso aos seus funcionários que não são aumentados todos os anos? Claro que não!

                                                E se for pelo mérito e qualidade de trabalho do mr Magoo...também não vamos lá. Os exemplos de má regulação e mau trabalho, por parte do Banco de Portugal, são tantos que uma pessoa responsável, no cargo do dito, já se teria afastado para ir "gozar" as várias reformas que terá...

                                                Vergonha. Pura e simplesmente uma vergonha...

                                                PS: Mas também, num Portugal onde o ministro das finanças hoje veio dizer que já se notam sinais da retoma por cá...já não me choco com muito mais...

                                                Comentário


                                                  Para quando contratos por objectivos ??

                                                  É que assim um pessoa pode fazer a m€rd@ que quer e ainda recebe aumentos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                    Estou contra este aumento, pois a meu ver a performance do Banco de Portugal nao foi boa, sem accoes proactivas, especialmente no caso BCP.

                                                    No entanto, sendo ele um funcionario publico, tem direito a aumento como todos os outros. Se (como eu) as pessoas acharem que a melhor ou pior performance deveria ser remunerada em consonancia, devem ter o mesmo entendimento relativamente a todas as remuneracoes do sector publico.

                                                    O problema é que quando é para aplicar um sistema destes, vem logo a malta dos direitos adquiridos e da igualdade, tal como se ve no caso da avaliacao dos professores.
                                                    Tal e qual como eu penso.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                      Estou contra este aumento, pois a meu ver a performance do Banco de Portugal nao foi boa, sem accoes proactivas, especialmente no caso BCP.

                                                      No entanto, sendo ele um funcionario publico, tem direito a aumento como todos os outros. Se (como eu) as pessoas acharem que a melhor ou pior performance deveria ser remunerada em consonancia, devem ter o mesmo entendimento relativamente a todas as remuneracoes do sector publico.

                                                      O problema é que quando é para aplicar um sistema destes, vem logo a malta dos direitos adquiridos e da igualdade, tal como se ve no caso da avaliacao dos professores.
                                                      Os professores (a maioria pelo menos) não estão contra a avaliação.. Estas mal informado ou desinformado como preferires..

                                                      Em relação ao tópico, o prémio que ele merecia contra o belo trabalho que fez no ano passado era o despedimento... Em vez disso tem um aumento.. Tá bem.. Se não for pedir muito, tb quero um aumento de 5%..

                                                      Comentário


                                                        Há coisas que não dão para entender.

                                                        Comentário


                                                          Falta de actuação do Vitor Constância? yeh.. sure

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                                            Os professores (a maioria pelo menos) não estão contra a avaliação.. Estas mal informado ou desinformado como preferires..
                                                            Um sistema de avaliacao ira sempre gerar desigualdades e injusticas. Como de costume em Portugal da-se demasiada importancia a assegurar que os direitos e regalias de todos sejam assegurados, acabando por gerar uma solucao ineficiente... para todos.

                                                            Por isso é que a aplicacao de um sistema de avaliacao (usei os professores para dar o exemplo, nao quero estar a ir em detalhes agr), vai sempre encontrar problemas.

                                                            é muito facil ver um caso obvio de ma performance e virem todos dizer que acabar com isto é facil. Agora faze-lo... é outra historia.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
                                                              Falta de actuação do Vitor Constância? yeh.. sure
                                                              Heheheh, estes posts são mesmo de rir...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X