Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Censos 2021 - começa hoje

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rools Ver Post
    Como fica a situação dos sem abrigo??
    São também recenseados.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Não se preocupem muito: o face e google sabem muito mais e ng se preocupa com isso.
      Mas esses não me obrigam a dar-lhes informação nenhuma, nem a registar-me, nem a atualizar as informações que escolho fornecer a tempo e horas. Além de que posso até escrever que sou um gato com 75 anos, sem sofrer punições. Já o INE obriga-me a dar informações verdadeiras.

      Comentário


        Mais pormenores sobre a Cloudflare:

        https://www.jornaldenegocios.pt/econ...os-para-os-eua

        Ou seja, parece mesmo que os dados podem circular em servidores americanos. E o governo americano espia tudo o que entra e sai do país, portanto lá está, não há garantias sobre a proteção de dados. Mesmo que os dados fiquem apenas armazenados temporariamente, mesmo que a Cloudflare não forneça os dados ao governo americano, isso é irrelevante, assim que entram em território americanos, já o governo americano está a espiar tudo.

        Só deveriam usar servidores europeus, e de preferência situados em Portugal.

        Comentário


          Recebi finalmente os códigos! Toca a partilhar a minha informação pessoal por esse mundo fora [emoji23]

          Comentário


            Foi uma questão de operacionalização. A informação fica, em última instância, armazenada nos servidores internos do INE, mas para que a operação decorra de forma fluída precisaram de recorrer a uma rede de servidores externa. Escusava era de ser norte-americana, deve ter sido a que melhor encaixou no orçamento, mas o 'barato' pode sair caro, e o INE já tem experiência neste capítulo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Mais pormenores sobre a Cloudflare:

              https://www.jornaldenegocios.pt/econ...os-para-os-eua

              Ou seja, parece mesmo que os dados podem circular em servidores americanos. E o governo americano espia tudo o que entra e sai do país, portanto lá está, não há garantias sobre a proteção de dados. Mesmo que os dados fiquem apenas armazenados temporariamente, mesmo que a Cloudflare não forneça os dados ao governo americano, isso é irrelevante, assim que entram em território americanos, já o governo americano está a espiar tudo.

              Só deveriam usar servidores europeus, e de preferência situados em Portugal.
              Parece que até não é permita a transferência de dados dos cidadãos europeus para servidores nos EUA por arte das autoridades nacionais, por esses motivos que indicas.

              Comentário


                Para quem tiver interesse e paciência para ler mais que meia duzia de parágrafos sobre o grave assunto, aqui fica esta colagem tirada dos negacionistas, terraplanistas, chalupas, e sempre convenientemente apelidados de conspiracionistas, que parece que iniciaram a guerra da CNPD.


                Este regime totalitário, corrupto, nepotista, manipulador, vendido, opressor, anti-humanista, fantoche e neo-feudal, vendeu os Portugueses ao estrangeiro!
                Os dados pessoais subtraídos e esbulhados aos Portugueses, pela sua brutal dimensão, abrangência e importância, constituem uma autêntica mina de ouro. Além disso, a extorsão de que foram alvo representa um desastre para a segurança e privacidade dos Portugueses.
                Caros amigos: o meu "post" de 23 de Abril, sobre o caso Censos/Cloudflare, explica, de forma circunstanciada e pormenorizada, a maneira com este crime, traduzido num colossal saque aos dados pessoais dos Portugueses, estava a ser cometido. Esse meu "post" foi, subsequentemente, secundado, ipsis verbis, pela própria Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), com os resultados que se conhecem...
                Dado o facto de eu ter usado, nesse meu artigo, algumas transcrições em inglês, pediram-me, entretanto, para explicar, em português, e numa linguagem mais acessível, uma das questões aí abordadas: os certificados de encriptação SSL e o que os mesmos traduzem e revelam. Portanto aqui vai:
                Quando nós, pobres e incautos Portugueses, julgávamos estar a aceder ao "site" no INE, estávamos, na verdade, a aceder aos servidores da Cloudflare...
                Ao acederem ao "site" do INE, por forma a submeterem as respostas ao inquérito do Censos, os Portugueses, sem o saberem, estavam a enviar para a Cloudflare e camarilha toda uma enorme panóplia de dados pessoais: tanto os respeitantes à própria ligação Internet (IP address, etc) como, obviamente, todos os constantes das próprias respostas ao dito inquérito.
                Não esquecer que, entre tais dados pessoais, constam, designadamente, e entre muitos outros, os nomes completos de todos os membros do agregado familiar, números de telefone e a georreferenciação da sua morada.
                Logicamente que tudo isto consubstancia, desde logo, e entre outros, a prática dos seguintes crimes:
                a) crime de burla, previsto e punido (p.p.) pelo artigo 217.º do Código Penal;
                b) crime de burla informática e nas comunicações; p.p. pelo artigo 221.º do mesmo diploma legal;
                c) crime de extorsão (recorde-se que a recusa em responder aos Censos é punida com coimas de 250 a 25 mil euros...), p.p. pelo artigo 223.º do Código Penal;
                d) crime de coacção (constrangimento dos cidadãos a uma acção, bem como a suportar uma actividade de saque dos seus dados pessoais...), p.p. pelo artigo 154.º do dito código;
                e) crime de intercepção ilegítima na transmissão de dados informáticos, p.p. pelo artigo 7.º da Lei n.º 109/2009, de 15 de Setembro;
                f) crime de utilização de dados de forma incompatível com a finalidade da recolha, p.p. pelo artigo 46.º da Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto (Lei de Protecção de Dados Pessoais);
                g) crime de acesso indevido, p.p. pelo artigo 47.º da mesma lei;
                h) crime de desvio de dados, p.p. pelo artigo 48.º da dita lei;
                i) crime de violação do dever de sigilo, p.p. pela citada Lei de Protecção de Dados Pessoais.
                Incorreram na prática de todos estes crimes, pelo menos, as seguintes personagens ou entidades:
                a) o Primeiro-ministro, António Costa;
                b) a Ministra de Estado e da Presidência (que tutela o INE...);
                c) os restantes membros do Governo;
                d) o presidente do INE, membros do respectivo Conselho Directivo, e responsáveis pelos diversos serviços, departamentos e gabinetes, bem como a respectiva Encarregada de Protecção de Dados;
                e) quaisquer funcionários do Governo, do INE, ou de outros órgãos da administração, que tenham, a qualquer título, intervindo nos factos em questão ou concorrido para a sua prática;
                f) Matthew Prince, CEO da Cloudflare;
                g) John Graham-Cumming, director de tecnologia da Cloudflare;
                h) todos os administradores e directores da Cloudflare, bem como de sociedades suas subsidiárias ou por si detidas, como é o caso da "Cloudflare Portugal, Unipessoal Lda.";
                i) todos os gerentes ou funcionários da Cloudflare que tenham, a qualquer título, intervindo nos factos em questão ou concorrido para a sua prática;
                j) todos os indivíduos ou empresas, bem como todos os directores de agências de informação ou investigação estadunidenses, e respectivos funcionários, que tenham já recolhido, armazenado, tramitado, registado, analisado, ou por qualquer outra forma tratado, os dados pessoais em causa.
                Conforme supra prometi, passo então, de seguida, a explicar, novamente, como é que as coisas funcionavam até há cerca de 48 horas atrás, o que significa que, enquanto isto, toda uma enorme panóplia de dados pessoais dos Portugueses foram entregues à Cloudflare, sendo até bem provável que já hoje possam encontrar-se no mercado (além de, naturalmente, já estarem na posse das agências de investigação e espionagem dos U.S.A.).
                Para os mais atentos, e mais sabedores, esta golpada era facilmente detectada, e comprovada, através da simples consulta do certificado de encriptação SSL que nos aparecia quando acedíamos ao "site" do INE!... Esta consulta realiza-se de forma muito simples: basta ir à barra de endereços do browser, clicar no cadeado que em princípio aparece do lado esquerdo dessa barra (é algo que pode variar de browser para browser), clicar em "Mais informação" (ou algo do género) e ler!
                Ora, o certificado SSL que aparecia era o da Cloudflare, e não (como deveria, caso os dados pessoais dos Portugueses não estivessem a ser cedidos a empresas privadas estadunidenses), o do INE!
                Logicamente que agora, depois da minha denúncia, e da subsequente actuação da CNPD, o certificado SSL que aparece já é o do próprio INE.
                Significa isto que, quando os Portugueses pensavam estar a aceder ao "site" do INE, encontravam-se, na verdade, a aceder, directamente, aos servidores da Cloudflare. A comunicação entre os Portugueses e a Cloudflare era encriptada. Como? Precisamente através do dito certificado de encriptação SSL da Cloudflare.
                Todos os dados pessoais que a Cloudflare recebia dos Portugueses eram encriptados com o seu certificado, cujas chaves de desencriptação haviam sido por si geradas, são suas e estão, obviamente, na sua posse.
                Ou seja, era a Cloudflare quem detinha a chave que permitia desencriptar todos os dados pessoais que os Portugueses, incautamente, directamente lhe remetiam. Tais dados eram armazenados em vários servidores da Cloudflare, designadamente nos que a mesma possui nos U.S.A. E nem poderia ser de outra forma... Porquê?
                Pelo seguinte: após receber, dos milhões de Portugueses que haviam já submetido as respostas ao inquérito Censos, os respectivos dados pessoais, a Cloudflare tinha de remeter tais dados e informações ao INE!!!! A Cloudflare actuava como "man-in-the-middle"!
                Ora, como é que a Cloudflare, na posse de todo esse gigante acervo de dados pessoais dos Portugueses, podia remeter tais dados ao INE se os mesmos se encontravam encriptados?? É que, conforme se referiu supra, e não poderia deixar de ser, tais dados estavam encriptados através do certificado SSL de encriptação da própria Cloudflare, certificado esse a que o INE, naturalmente, jamais poderia aceder!
                Pois bem, para que essa transferência fosse possível, a Cloudflare tinha, primeiramente, de desencriptar todos os dados pessoais que ia recebendo dos Portugueses!
                Após essa desencriptação, que obriga ao respectivo armazenamento, os ditos dados pessoais ficavam então visíveis e disponíveis para a Cloudflare, acólitos e agências de investigação dos U.S.A!
                Depois de efectuada tal desencriptação, a Cloudflare encriptava então, de novo, os ditos dados pessoais dos Portugueses. Claro que não se sabe se, ao fazê-lo, a Cloudflare, além do mais, os adulterava... E encriptava como; com que chave? Tais dados eram encriptados, agora sim, com o certificado SSL de encriptação do INE, de forma a que este, ao receber os dados da Cloudflare, os pudesse desencriptar com a sua chave!!
                Cumpre ainda referir o seguinte: O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu, recentemente, através do acórdão Schrems II, ser ilegal qualquer transferência de dados pessoais de cidadãos europeus para os U.S.A.! Isto pelo facto de a legislação desse país, desde logo em virtude do famigerado "Cloud Act", bem como em virtude da prática adoptada pelas suas agências de investigação e espionagem (v.g. programa PRISM), traduzirem e implicarem uma ingerência absolutamente injustificada e desproporcional na privacidade dos cidadãos e nos respectivos dados pessoais, assim violando alguns dos mais fundamentais direitos humanos.
                Ou seja, os U.S.A. não asseguram, bem pelo contrário, um nível de protecção de dados que seja essencialmente equivalente ao garantido na UE.
                O dito Tribunal considerou ainda que as autoridades nacionais de protecção de dados estão obrigadas a suspender ou a proibir transferências de dados para os U.S.A., ou para empresas estadunidenses!
                https://curia.europa.eu/.../document.jsf;jsessionid...
                https://nextcloud.com/.../breaking-n...j-rules-us.../...
                ----------------------------------
                Uma última nota:
                Certos carneirinhos do regime, como é o caso dos media corruptos (é o caso do jornal Observador), andavam, antes da intervenção da CNPD e mais uma vez, a tentar ludibriar os Portugueses, esfalfando-se, e emaranhando-se num chorrilho de mentiras, na defesa da Cloudflare.
                Quereis saber porquê? Ok, já sabemos que estão comprados pelo regime... Mas existe uma outra razão... Quereis mesmo saber qual?
                Ok, ok, eu digo: porque são, eles próprios, clientes da Cloudflare! E são, muito provavelmente, por si patrocinados!
                Aliás, a Cloudflare, sempre que precisa, "planta" notícias a seu favor nos media portugueses, como é o caso do Observador!:
                https://observador.pt/.../ceo-do-uni...cloudflare.../...
                Agora que já sabem como se faz, vão, por exemplo, ao "site" do Observador ver a quem pertence o certificado SSL de encriptação que lá surge... 
                Mas há mais: como sabem, a Cloudflare tem sido acusada de estar associada a "pirates, credit card fraudsters, phishing sites, extortionists, and terrorists".
                Perante isto não surpreenderá ninguém que a Cloudflare se dê ao desplante de pressionar, coagir e ameaçar o Estado Português, e com isso todos os Portugueses cujos dados e dinheiro parece apostada em sugar:
                https://zap.aeiou.pt/ceo-da-cloudflare-ataca-governo...
                https://www.jn.pt/.../ceo-da-cloudflare-ataca-governo...
                https://eco.sapo.pt/.../ceo-da-cloudflare-acusa.../...
                https://www.itchannel.pt/.../ceo-da-cloudflare-sente-se...
                E esta, heim?
                Ass: Pedro de Ataíde

                Comentário


                  Resumo sff.

                  Comentário


                    Este Governo não passa de um turpe de corruptos, manipuladores, opressores, anti-humanistas e fantoches.

                    O INE, bem como o Governo, incorreram numa extensa lista de crimes com esta brincadeira de permitirem que os dados dos portugueses fossem parar aos servidores da Cloudflare, que por sua vez são potenciais terroristas, extorsionistas, e burlões que podem perfeitamente agora servir-se desses dados para chantagearem e aterrorizarem o país e todos os seus habitantes.

                    E o jornal O Observador é também ele corrupto, do sistema, e está em conluio com a Cloudflare, da qual são cúmplices, como o certificado SSL do seu site comprova.

                    Julgo ser, grosso modo, isto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Resumo sff.
                      - Os dados eram cifrados com a chave da Cloudflare, que para os enviar ao INE os tinha de desencriptar com a sua chave nos EUA
                      - O primeiro ponto em si constitui uma violação da lei europeia, que no âmbito do acordo Schrems II proibe o envio de dados pessoais de cidadãos europeus para os EUA devido ao "Cloud Act" norte-americano.
                      - Como foi o estado a cometer este crime vai ficar tudo na mesma e ninguém vai ser responsabilizado.

                      Isto se fosse um país a sério, cada Português que tivesse submetido os dados aos americanos sem o saber seria devidamente indemnizado.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Resumo sff.
                        Os FP's do INE e/ou os boys nomeados para lá são uns incompetentes, mas isso já sabíamos.

                        Comentário


                          Mais uma vez os funcionários do estado a fazer caca da grossa. Um estar grande, gordo e despesista cheio de incompetentes.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                            - Os dados eram cifrados com a chave da Cloudflare, que para os enviar ao INE os tinha de desencriptar com a sua chave nos EUA
                            - O primeiro ponto em si constitui uma violação da lei europeia, que no âmbito do acordo Schrems II proibe o envio de dados pessoais de cidadãos europeus para os EUA devido ao "Cloud Act" norte-americano.
                            - Como foi o estado a cometer este crime vai ficar tudo na mesma e ninguém vai ser responsabilizado.

                            Isto se fosse um país a sério, cada Português que tivesse submetido os dados aos americanos sem o saber seria devidamente indemnizado.
                            Indemnizado com o dinheiro deles mesmos?

                            Ainda arranjavam maneira de cobrar mais e ficam a perder duas vezes...

                            Comentário


                              Seria uma espécie de devolução do IRS!

                              Comentário


                                Duas questões:

                                - não tenho nada a esconder , mas achei os Censos extremamente intrusivos. Pedirem especificamente o nome completo dos membros do agregado ? Wtf? E nem uma pergunta, ainda que por intervalos, sobre o rendimento bruto anual do agregado ? Agora faz-se estatística com base em nomes completos?

                                Isto comunica com a AT, segurança social e afins?!

                                - Um familiar meu é nacional de PT, mas é residente no estrangeiro. Não tem domicílio fiscal em PT. Fui à caixa do correio da casa dele de cá para ver se tinha la os Censos e nada. É normal? Há alguma triagem das pessoas a quem são dados os códigos? Pensei que aquilo era colocado indiscriminadamente em qualquer caixa do correio.

                                Mas como há coimas e como sou eu que trato das questões desse familiar cá em PT, não quero cá chatices …

                                Comentário


                                  A única parte intrusiva que eu achei foi o ter que descrever o que faço na minha profissão e descrever o que faz,vende, produz a empresa para a qual eu trabalho.

                                  Mas para que raio serve isso nos censos?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                    A única parte intrusiva que eu achei foi o ter que descrever o que faço na minha profissão e descrever o que faz,vende, produz a empresa para a qual eu trabalho.

                                    Mas para que raio serve isso nos censos?
                                    Só respondia quem queria, essa pergunta não era de preenchimento obrigatório.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                      Duas questões:

                                      - não tenho nada a esconder , mas achei os Censos extremamente intrusivos. Pedirem especificamente o nome completo dos membros do agregado ? Wtf? E nem uma pergunta, ainda que por intervalos, sobre o rendimento bruto anual do agregado ? Agora faz-se estatística com base em nomes completos?

                                      Isto comunica com a AT, segurança social e afins?!

                                      - Um familiar meu é nacional de PT, mas é residente no estrangeiro. Não tem domicílio fiscal em PT. Fui à caixa do correio da casa dele de cá para ver se tinha la os Censos e nada. É normal? Há alguma triagem das pessoas a quem são dados os códigos? Pensei que aquilo era colocado indiscriminadamente em qualquer caixa do correio.

                                      Mas como há coimas e como sou eu que trato das questões desse familiar cá em PT, não quero cá chatices …
                                      Não comunica, serve apenas para estatística.
                                      Na parte dos nomes podias não meter nome completo.

                                      Se está no estrangeiro quem está a fazer os censos pode ter sido informado disso (basta um vizinho ou alguém que sabe) e mete a casa como vazia. Pode não ter deixado ainda e ainda ir passar lá a partir de dia 3.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                        Só respondia quem queria, essa pergunta não era de preenchimento obrigatório.
                                        Ora porra não reparei nessa parte.

                                        Comentário


                                          Acaba hoje o prazo! Mexam-se!

                                          Voltamos a falar deste assunto em 2031! Se eu não andar por aqui nesse ano, certamente andará um primo meu!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                            Só respondia quem queria, essa pergunta não era de preenchimento obrigatório.
                                            Olha eu não sou infoexcluido e pensei que eram todas obrigatórias...

                                            Comentário


                                              Eu também preenchi tudo. Não experimentei enviar sem preencher certas perguntas. Nada indicava quais eram obrigatórias ou não. Típico.

                                              Daquilo que sei, que é muito pouco, tudo que é relacionado com proteção de dados é upaupa puxadote a nível de multas. Dá mesmo vontade meter uma ação. Não querem organizar aqui uma coletiva? Ainda se ganhava dinheiro com estas trapalhadas.

                                              Eu alinho. A sério.

                                              Comentário


                                                Havia algumas perguntas que não eram obrigatórias, como a da religião, se via bem, se andava bem, descrição de funções, etc. Para se saber se eram obrigatórias tinha-se de clicar para passar para a seguinte. Se fosse obrigatória, o site não deixava passar.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                                  Havia algumas perguntas que não eram obrigatórias, como a da religião, se via bem, se andava bem, descrição de funções, etc. Para se saber se eram obrigatórias tinha-se de clicar para passar para a seguinte. Se fosse obrigatória, o site não deixava passar.

                                                  Pois... Estava bem feito para enganar as pessoas de boa fé por acaso.

                                                  Comentário


                                                    Eu não recebi nada por isso não pude preencher nada...

                                                    Diz-se que é de preenchimento obrigatório mas os recenseadores ou quem entrega os códigos deverão ter uma prova de que o destinatário recebeu os mesmos, certo? (para passarem a eventual multa)

                                                    Também sei de pessoas que efectivamente receberam os papéis mas deitaram para o lixo a pensar que era publicidade..

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                      Duas questões:

                                                      - não tenho nada a esconder , mas achei os Censos extremamente intrusivos. Pedirem especificamente o nome completo dos membros do agregado ? Wtf? E nem uma pergunta, ainda que por intervalos, sobre o rendimento bruto anual do agregado ? Agora faz-se estatística com base em nomes completos?

                                                      Isto comunica com a AT, segurança social e afins?!

                                                      - Um familiar meu é nacional de PT, mas é residente no estrangeiro. Não tem domicílio fiscal em PT. Fui à caixa do correio da casa dele de cá para ver se tinha la os Censos e nada. É normal? Há alguma triagem das pessoas a quem são dados os códigos? Pensei que aquilo era colocado indiscriminadamente em qualquer caixa do correio.

                                                      Mas como há coimas e como sou eu que trato das questões desse familiar cá em PT, não quero cá chatices …
                                                      Achaste os Censos intrusivos, mas queixas-te que ninguém te perguntou nada sobre os teus rendimentos.

                                                      O propósito dos Censos não é aferir rendimentos das famílias, para isso existem outras OE's.

                                                      Quanto à questão dos nomes, já referi atrás que o INE incrementa as suas BD's através destas OE's, e portanto é natural que devam constar informações como moradas, nome e contactos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
                                                        Eu não recebi nada por isso não pude preencher nada...

                                                        Diz-se que é de preenchimento obrigatório mas os recenseadores ou quem entrega os códigos deverão ter uma prova de que o destinatário recebeu os mesmos, certo? (para passarem a eventual multa)

                                                        Também sei de pessoas que efectivamente receberam os papéis mas deitaram para o lixo a pensar que era publicidade..
                                                        Dito por um colega da minha sogra, que anda a fazer os censos nas horas vagas. Agora faz ronda por quem não preencheu, e caso existam recusas, tem que chamar a GNR. Se isto for verdade, é que vai ser arranjar "amigos" na terra dele .

                                                        Tirando alguém que esteja muito necessitado, não consigo perceber o que leva alguém a meter-se nisto...

                                                        Comentário


                                                          https://www.publico.pt/2021/05/03/so...a-hoje-1960918

                                                          Além da Internet, os cidadãos podem usar o número de apoio 210542021 para responder, podem usar o e-balcão na sua junta de feguesia ou, em último caso, preencher os clássicos questionários em papel entregues pelos recenseadores, que vão seguir um “rigoroso protocolo de Saúde Pública” por causa da pandemia da covid-19. A partir de 31 de Maio, os recenseadores irão fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda não tenham respondido para tentar recolher respostas que não tenham chegado pela Internet.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Dito por um colega da minha sogra, que anda a fazer os censos nas horas vagas. Agora faz ronda por quem não preencheu, e caso existam recusas, tem que chamar a GNR. Se isto for verdade, é que vai ser arranjar "amigos" na terra dele .

                                                            Tirando alguém que esteja muito necessitado, não consigo perceber o que leva alguém a meter-se nisto...
                                                            Habilita-se é a levar um "tratamento" por alguém mais tresloucado...

                                                            Mas ele tem incumbência legal para estar a fazer isso? É pago para isso?

                                                            Acho que não vale o risco...

                                                            Comentário


                                                              Também tive de andar a experimentar para ver quais eram as linhas obrigatórias.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X