Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Espanha, Japão, Islândia… Semana de quatro dias...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Temos de olhar de forma progressista, para esta forma de organizar o trabalho, uma das empresas pioneiras em estabelecer o sábado e o domingo como dias de descanso foi a Ford em 1926, com a ideia de que o descanso no fim de semana tornaria mais produtivos os trabalhadores.

    Em 1930, durante a Grande Depressão, o economista John Maynard Keynes indicou que eventualmente a sociedade evoluiria para uma semana de trabalho de apenas 15 horas, tendo em conta a velocidade do desenvolvimento e avanços tecnológicos, mas já quase passaram 100 anos e essa previsão ainda está longe de se concretizar.

    O pressuposto da redução da semana de trabalho seria que, quando um trabalhador ganhasse o suficiente para pagar por suas necessidades essenciais pela implementação de novas tecnologias que, como podemos constatar, elevaram a produtividade só haveria necessidade de trabalhar dois ou três dias por semana e passaríamos todos para a última etapa da hierarquia da pirâmide de Maslow, a necessidades de autorrealização.

    Começam agora várias empresas e alguns países a implementar timidamente, a redução para a semana de trabalho para 32 horas numa tendência de transição para métodos de trabalho mais eficientes. Na Nova Zelândia, há uma organização chamada Semana de 4 Dias que promove uma semana de trabalho reduzida. E do que leio sobre isto, todas as empresas que o testaram, apontam a redução de custos com eletricidade, água, consumíveis e um aumento na produtividade.

    Comentário


      #62
      Já são conhecidos os resultados finais de um teste de seis meses à semana de quatro dias de trabalho

      https://visao.sapo.pt/atualidade/mun...s-de-trabalho/



      Os dados do estudo feito a mais de 30 empresas nos EUA, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia mostraram que a receita das empresas aumentou e os funcionários apresentaram melhorias a nível da saúde física e mental Oteste de uma semana de quatro dias de trabalho foi um sucesso e esta metodologia é boa para os negócios. Esta é a conclusão de um teste de seis meses a uma semana de trabalho de quatro dias, sem cortes na remuneração. As 33 empresas e os mais de 900 trabalhadores que participaram no estudo estavam sediados nos EUA, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

      Agora, as empresas e os funcionários consideram ser improvável voltar à semana de trabalho padrão, segundo a organização 4 Day Week Global que colaborou com investigadores das universidades de Boston, Dublin e Cambridge.

      Do total de empresas que participaram no teste, 27 responderam a um inquérito final, manifestando a intenção de não vão voltar à sua antiga rotina de cinco dias de trabalho. De forma geral, os envolvidos responderam que esta experiência alcançou 9 pontos em 10, com base em produtividade e desempenho.

      Além disso, os trabalhadores mostraram-se igualmente satisfeitos com seus baixos níveis de stress, fadiga, insónia e esgotamento, além de melhorias na saúde física e mental. Dos entrevistados, 17% relataram um aumento no stress, mas o dobro apresentou uma redução. Cerca de 67% relataram níveis mais baixos de esgotamento, em comparação com os 26% que apresentaram um aumento. As pontuações de Burnout melhoraram de 2,74 para 2,30 durante o teste.

      Mas e a produtividade? Os dados mostraram que a receita das empresas aumentou apesar da redução no tempo de trabalho – aumentou 8% em média no período de seis meses e 38% quando comparado ao mesmo período de 2021. O que é crucial é que essa produtividade não se deveu a indivíduos a trabalhar mais horas extras ou mais intensamente durante os quatro dias: em vez disso, os ganhos de produtividade vêm da reorganização do trabalho.

      Jon Leland, diretor de estratégia do Kickstarter, um site de crowdfunding que participa no teste, descreveu o cronograma como um “verdadeiro ganho-ganho”. “A semana de 4 dias foi transformadora para os nossos negócios e a nossa vida pessoal. A equipe está mais focada, mais envolvida e mais dedicada, ajudando-nos a atingir os nossos objetivos melhor do que antes”, disse em comunicado.

      Um teste separado de seis meses no Reino Unido, que incluiu 70 empresas e 3300 trabalhadores, foi encerrado este mês. Os resultados desse teste – o maior até hoje – devem ser divulgados em fevereiro.​

      Comentário


      • Spinnaker
        Spinnaker commented
        Editing a comment
        Quando comparado com o mesmo periodo de 2021??? A sério? Não será incomparável com 2021 e 2020? Não seria 2019 uma melhor base para comparação? Até parece que já se esqueceram o que foram os últimos 2 anos...

      #63
      Podem reduzir a semana da FP para zero horas. Que não se vai notar grande coisa. Portanto eu apoio!

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X