Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Taxa Municipal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Taxa Municipal

    Ora, então agora parece que anda a alastrar essa coisa da taxa municipal quando vamos a hotéis por ex.

    Chego ao Porto e pimba.

    Bom, é certo que isto está uma cidade exemplar, autocarros modernos, ruas limpas e em bom estado, etc.

    Mas faz isto sentido?

    Vim cá em trabalho, em turismo, não me cativa pagar por visitar uma coisa na qual já vou contribuir para a economia local.

    Estou a dar o porto como exemplo porque estou cá agora , sinceramente nem sei se lisboa tambem já tem esta taxa ( ? ) e já começa a ser comum noutras capitais.

    O que acham disto?

    #2
    A taxa por noite no Porto, Lisboa, Aveiro, e mesmo em certos concelhos do Algarve já se paga 1€ por noite e em alguns casos ja ouvi falar em 2€ noite, é mais uma taxa p/ alimentar as câmaras e tachos etc,

    melhor é procurar quem alugue por fora e ir de férias

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Ora, então agora parece que anda a alastrar essa coisa da taxa municipal quando vamos a hotéis por ex.

      Chego ao Porto e pimba.

      Bom, é certo que isto está uma cidade exemplar, autocarros modernos, ruas limpas e em bom estado, etc.

      Mas faz isto sentido?

      Vim cá em trabalho, em turismo, não me cativa pagar por visitar uma coisa na qual já vou contribuir para a economia local.

      Estou a dar o porto como exemplo porque estou cá agora , sinceramente nem sei se lisboa tambem já tem esta taxa ( ? ) e já começa a ser comum noutras capitais.

      O que acham disto?
      O que acho disto é que este país não está ser feito para portugueses viverem, eu gostava de saber de todos pagam ou são sempre os do costume a pagar, este imposto com o nome de taxa minicipal

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por flalex Ver Post
        A taxa por noite no Porto, Lisboa, Aveiro, e mesmo em certos concelhos do Algarve já se paga 1€ por noite e em alguns casos ja ouvi falar em 2€ noite, é mais uma taxa p/ alimentar as câmaras e tachos etc,

        melhor é procurar quem alugue por fora e ir de férias
        Aqui são € 2 / noite....

        Turistas a mais é o que é.

        Se já não sou adepto de grandes cidades, agora ainda menos.

        Comentário


          #5
          Sim, faz sentido.

          Não é por 1 ou 2 euros que deixo de visitar um local.

          Comentário


            #6
            Essa taxa já se paga em muitos países há dezenas de anos, estranho foi demorar tanto tempo a chegar cá essa ideia

            Comentário


              #7
              Já existe em alguns países há alguns anos.

              A ideia é que os turistas usam os servicos e infraestroturas da cidade mas nao contribuem directamente para as mesmas, logo pagam essa taxa para pagar/ajudar.

              Sinceramente como diz o Karma, nao é 1 ou 2Euros que me vai fazer deixar de ir a algum lado.

              Comentário


                #8
                Eu acho que 1-3€/noite até um máximo de uma semana... toda a gente paga sem bufar!

                É para ajudar os municípios a fazer o que não têm feito até agora...

                Ou para meter mais uns milhões de euros no saco que dá para pagar outras despesas que até possam nem ter nada a ver com o turismo, nem que indirectamente. Mas sempre tem algo que ver com o turismo... a recuperação de aldeias de xisto vai ter a ver com o futuro turismo...

                O saneamento básico mais ainda! Ninguém gosta de ter colectores de esgotos a céu aberto como se passa em Oeiras ou Algés! É um cheiro a merdum nalguns dias que afasta qualquer potencial turista ou eventual comprador de um T2 com vista de mar por 1,5 milhões...

                Ali em frente à Quinta das Giestas... aí nem fazem T2... é de T3 para cima... quando largarem os mais de 2 milhões pelo T3 e depois tiverem que viver lá com o cheiro do merdum e as inundações no Inverno... mais o barulho dos combóios velhos a cada 5 minutos...

                Comentário


                  #9
                  em turismo para o estrangeiro paguei quase sempre, seja à chegada, saída do aeroporto ou no hotel.
                  agora no próprio país onde já sou cidadão residente e pagador de impostos??!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Sim, faz sentido.

                    Não é por 1 ou 2 euros que deixo de visitar um local.
                    por dia.

                    mas de qualquer forma é sempre maravilhoso que quanto mais se inventa para chular o turista, mais o turista gosta

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                      Já existe em alguns países há alguns anos.

                      A ideia é que os turistas usam os servicos e infraestroturas da cidade mas nao contribuem directamente para as mesmas, logo pagam essa taxa para pagar/ajudar.

                      Sinceramente como diz o Karma, nao é 1 ou 2Euros que me vai fazer deixar de ir a algum lado.
                      Não contribuem ?
                      Então vêm cá gastar o dinheiro, onde já pagam o IVA e tudo o que for necessário e mesmo assim taxa extra ? tábem, tudo bem.

                      Qualquer dia até para visitar o Fundão preciso de pagar taxa turistica

                      Comentário


                        #12
                        Pagam IVA e gastam €€ em serviços turisticos e comércio, mas nenhum desse dinheiro vai diretamente para a autarquia, ainda que algum acabe por lá chegar.

                        Esta taxa é uma forma de garantir uma contribuição directa para a autarquia que pode canalizar para os serviços que sofrem mais com a carga turistica, como a limpeza urbana, ou investir em infraestruturas para os cidadãos.

                        O problema é que raramente se consegue perceber se realmente o valor é aplicado nessas áreas, e quem vive nas cidades pouco ou nada ganha a nível de qualidade de vida.

                        Claro que é chato para quem vive em Portugal estar a pagar 2€ por noite e pessoa, mas a pessoa contribui para o desgaste tanto como um estrangeiro...

                        Comentário


                          #13
                          Pois tudo bem, aplicam essa taxa nem que seja porque é mais uma desculpa.
                          Ok, é o que eu digo, turistas a mais.
                          Se tivessem falta de gente como o interior, já não faziam isso, tudo OK.

                          Em PT inventa-se sempre taxas e taxinhas e a verdade é que anda sempre tudo caladinho, lol, mesmo para quem já paga os habituais impostos.

                          Bom, ao menos o Porto está limpinho e moderno, e mesmo sendo uma cidade escura e " sombria " está muito apelativa, no limite, chora-se menos pela taxinha lol.

                          Comentário


                            #14
                            E mesmo a pagar este imposto ainda ficamos muito atras de muitos outros países. Saí do México e larguei 65 euros de taxa de saída. Saí da Jamaica e larguei 85 euros... O Costa é que ainda não sabes destes impostos, senão cá em Portugal já estavam a bombar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Pois tudo bem, aplicam essa taxa nem que seja porque é mais uma desculpa.
                              Ok, é o que eu digo, turistas a mais.
                              Se tivessem falta de gente como o interior, já não faziam isso, tudo OK.

                              Em PT inventa-se sempre taxas e taxinhas e a verdade é que anda sempre tudo caladinho, lol, mesmo para quem já paga os habituais impostos.

                              Bom, ao menos o Porto está limpinho e moderno, e mesmo sendo uma cidade escura e " sombria " está muito apelativa, no limite, chora-se menos pela taxinha lol.
                              É discutível.

                              Nos tempos pré-pandemia, quando estava particularmente lotado, os serviços de limpeza não davam resposta.

                              Os caixotes do lixo limpos 1x/dia e que antes da hora do almoço já estavam sobrelotados, o lixo das esplanadas espalhado por todo o lado, etc.

                              E fora das zonas turísticas como a preocupação é menor, há um maior desleixo no corte de vegetação, varredura e iluminação de ruas, e por aí fora.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                Já existe em alguns países há alguns anos.

                                A ideia é que os turistas usam os servicos e infraestroturas da cidade mas nao contribuem directamente para as mesmas, logo pagam essa taxa para pagar/ajudar.

                                Sinceramente como diz o Karma, nao é 1 ou 2Euros que me vai fazer deixar de ir a algum lado.
                                Mas o hotel já não paga imi, e todas as taxas referentes a água, saneamento e lixo?

                                Para nem falar, que paga água mais cara do que habitação normal por ser um serviço?

                                Afinal o que é que os turistas usam que o hotel não tenha já pago?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Ora, então agora parece que anda a alastrar essa coisa da taxa municipal quando vamos a hotéis por ex.

                                  Chego ao Porto e pimba.

                                  Bom, é certo que isto está uma cidade exemplar, autocarros modernos, ruas limpas e em bom estado, etc.

                                  Mas faz isto sentido?

                                  Vim cá em trabalho, em turismo, não me cativa pagar por visitar uma coisa na qual já vou contribuir para a economia local.

                                  Estou a dar o porto como exemplo porque estou cá agora , sinceramente nem sei se lisboa tambem já tem esta taxa ( ? ) e já começa a ser comum noutras capitais.

                                  O que acham disto?
                                  Na Europa não sei se já fui a alguma cidade com um "mínimo" de dimensão que não a tenha. Acabam por ser valores simbólicos, na ordem de 1 ou 2€ por dia, que não fazem mossa no valor total da estadia (hotel, transportes, refeições...).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Curioso que no Algarve não cobram taxa turística..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                      É discutível.

                                      Nos tempos pré-pandemia, quando estava particularmente lotado, os serviços de limpeza não davam resposta.

                                      Os caixotes do lixo limpos 1x/dia e que antes da hora do almoço já estavam sobrelotados, o lixo das esplanadas espalhado por todo o lado, etc.

                                      E fora das zonas turísticas como a preocupação é menor, há um maior desleixo no corte de vegetação, varredura e iluminação de ruas, e por aí fora.
                                      É discutivel sim, mas impressionou-me pela positiva, mais não seja porque não sou apreciador desta cidade haha.

                                      Agora, a minha questão é: fonix, já não se paga tantos impostos para que tudo ande arranjado? A UE já não nos financia tanta coisa ?
                                      Precisamos de continuar a xular tudo e todos para conseguir manter uma capital em pé?

                                      É que se for assim, inventa-se sempre tudo para sacar mais uns cobres.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                        Na Europa não sei se já fui a alguma cidade com um "mínimo" de dimensão que não a tenha. Acabam por ser valores simbólicos, na ordem de 1 ou 2€ por dia, que não fazem mossa no valor total da estadia (hotel, transportes, refeições...).
                                        Pois, é como a gasolina.
                                        Aumenta 2 cent, tambem é tranquilo.

                                        Uma empresa precisa de deslocar internamente um trabalhador.
                                        Vários até.
                                        Durante 2 semanas imagina.

                                        Ao fim do ano são milhares de euros em taxas municipais.
                                        As empresas até ja pagam poucos impostos...

                                        A menos que possam deduzir isso.
                                        Podem?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Mas o hotel já não paga imi, e todas as taxas referentes a água, saneamento e lixo?

                                          Para nem falar, que paga água mais cara do que habitação normal por ser um serviço?

                                          Afinal o que é que os turistas usam que o hotel não tenha já pago?
                                          Pelos vistos não chega.....
                                          Em vez de aumentarem impostos, inventa-se taxa turistica , cool

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Pelos vistos não chega.....
                                            Em vez de aumentarem impostos, inventa-se taxa turistica , cool
                                            Mas a questão é que para hotéis a factura de água já é sobretaxada. Sobretaxar ainda mais?

                                            E que tal meter portagens em todas as entradas? Porque raio um tipo que durma na cidade paga taxas e outro que fique ali no concelho ao lado e vá lá de carro todos os dias a poluir não pague?

                                            E sobretaxar todos os transportes públicos ICE?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
                                              Curioso que no Algarve não cobram taxa turística..
                                              Em alguns concelhos pagam-se, nomeadamente nos que fazem parte da AMAL

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Mas a questão é que para hotéis a factura de água já é sobretaxada. Sobretaxar ainda mais?

                                                E que tal meter portagens em todas as entradas? Porque raio um tipo que durma na cidade paga taxas e outro que fique ali no concelho ao lado e vá lá de carro todos os dias a poluir não pague?

                                                E sobretaxar todos os transportes públicos ICE?
                                                Esquece, a ideia é mesmo chular e não...ser lógico

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                                                  Em alguns concelhos pagam-se, nomeadamente nos que fazem parte da AMAL
                                                  Ah ok, desconhecia.

                                                  Mas quando referi o Algarve, referia-me aos concelhos com mais movimento - Portimão, Albufeira, Lagoa, Silves, Loulé,... Creio que aí não se aplicam essas taxas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                    em turismo para o estrangeiro paguei quase sempre, seja à chegada, saída do aeroporto ou no hotel.
                                                    agora no próprio país onde já sou cidadão residente e pagador de impostos??!
                                                    Eu também concordo com este ponto, sendo eu português ir para o Porto e pagar a taxa ... O ano passado acho que era 1€/noite/pessoa, se for uma estadia de uma semana, já é um valor alto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pensem também nisso como uma medida de controlo de número de turistas (ou se quiserem, visitantes que dormem), por isso é que não há nos municípios com poucos turistas. É só ir dormir a um desses .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Taxas e taxinhos. Podiam era, os municípios mostrarem onde este dinheiro é usado. Quanto vai para limpezas, jardins, segurança... Antigamente não se pagava estacionamento, agora eyem todo o lado, e há cidades onde é todos os dias. Uma mina de ouro. Mas o dinheiro não chega portanto, taxa turística. Mas se eu moro na cidade e quero um fim de semana diferente, sou turista? Mas como há muitos que aplaudem a medida.. Espero quando chegar aos 3/4/5 euros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Supostamente a finalização do Palácio da Ajuda foi feita exclusivamente com dinheiro da Taxa Turística de Lisboa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                                            Pensem também nisso como uma medida de controlo de número de turistas (ou se quiserem, visitantes que dormem), por isso é que não há nos municípios com poucos turistas. É só ir dormir a um desses .
                                                            E incentivo ao autocaravanismo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X