Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Profissões que perderam estatuto social

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Two Ver Post

    O que é isso?
    Delegado de Informação Médica

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Eu já não sou do tempo, mas havia um na minha zona que lia a correspondência aos velhos que não sabiam ler...

      Curiosamente, nesse tempo os CTT não perdiam tantas cartas e entregavam a tempo, mesmo a pé!
      em inicio de 2000 fui carteiro e tinha o giro na zona de Alfama, tambem lia e fartava-me de fazer favores de deixar correspondência em sítios diferentes porque tinha mudado de casa, porque trabalhava mais à frente, porque isto porque aquilo.
      depois tanto me insultavam por não levar o envelope de rendimentos/abonos no dia que eles achavam se o normal, como agarravam em mim e iam ao tasco pagar uma mini no dia em que recebiam, até gorjas cheguei a receber.

      quando acabou o contrato e sai dos ctt ainda tive uns 2 ou 3 anos que ia lá pelos santos populares e não pagava quase copos ou sardinhas pois a malta oferecia o copo ao carteiro.

      no largo de s. miguel, em frente à igreja, havia um pequeno marco de deposito e eu é que tinha a chave para fazer a recolha das cartas e levar para a estação, nas semanas dos santos apanhava lá dentro mais carteiras do que cartas

      Comentário


        #33
        Ainda vamos chegar à conclusão que todos as profissões "tradicionais" perderam estatuto social, embora umas mais do que outras.

        Quando falo em estatuto social refiro-me à diferenciação salarial e ao reconhecimento social da importância daquele profissão.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
          Ainda vamos chegar à conclusão que todos as profissões "tradicionais" perderam estatuto social, embora umas mais do que outras.

          Quando falo em estatuto social refiro-me à diferenciação salarial e ao reconhecimento social da importância daquele profissão.
          Diria que sim, todas as profissões "clássicas" perderam estatuto.

          Os putos hoje querem é ser youtubers, influencers, gamers, digital nomads, trabalhar em Start Ups... Hoje ninguém dos seus 12 anos diz que quer ser professor, advogado ou juiz.... [emoji6]

          E não há nada de errado nisso, é apenas uma evolução normal e natural e aos velhos ultrapassados (nós!) vai sempre custar de ver essa transição!

          Já imaginaram dizer a um pai que queriam ser padres da aldeia há 50 anos (o orgulho que era!) e hoje em dia (a vergonha!) [emoji23]

          Comentário


            #35
            Na verdade a generalidade das profissões perdeu estatuto.

            Hoje valoriza-se mais o dinheiro e as profissões que permitem ganhar mais mudaram um bocado.

            Além da tendência generalizada de dizer mal de tudo e todos.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
              Ainda vamos chegar à conclusão que todos as profissões "tradicionais" perderam estatuto social, embora umas mais do que outras.

              Quando falo em estatuto social refiro-me à diferenciação salarial e ao reconhecimento social da importância daquele profissão.
              Não nem todas... Já mencionei atrás.....

              Hoje em dia as profissões que requerem trabalho duro, sujo e que requerem algum nível de especialização estão valorizadas.

              Comentário


                #37
                Estafetas da uber eats

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Diria que sim, todas as profissões "clássicas" perderam estatuto.

                  Os putos hoje querem é ser youtubers, influencers, gamers, digital nomads, trabalhar em Start Ups... Hoje ninguém dos seus 12 anos diz que quer ser professor, advogado ou juiz.... [emoji6]

                  E não há nada de errado nisso, é apenas uma evolução normal e natural e aos velhos ultrapassados (nós!) vai sempre custar de ver essa transição!

                  Já imaginaram dizer a um pai que queriam ser padres da aldeia há 50 anos (o orgulho que era!) e hoje em dia (a vergonha!) [emoji23]
                  Vamos ser justos, acho que nenhum de nós com essas idades queria ter esse tipo de profissão. Era ator, futebolista, apresentador, cantor e depois os mais normais, polica ou bombeiro. Se existissem essas profissões actuais talvez tambem as queriamos ter.

                  O meu aos 11, 12 anos tambem mamava wuant&cia e queria se igual, chegou a fazer vídeos.
                  Actualmente com 15 tem asco disso adora historia, especialmente militar e politica, e ambiciona seguir uma carreira miltar-politica.

                  Comentário


                    #39
                    Juízes.

                    Não será bem perda de estatuto mas sim de credibilidade quando qualquer português se apercebe das jogadas que se fazem às classes mais privilegiadas.
                    E justamente quando 2 em cada 3 portugueses não acredita na Justiça.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                      Todas profissões de curso superior.
                      Falamos de estatuto social, certo?

                      Os cientistas cada vez são mais bem vistos pela sociedade e têm ganho bastante estatuto e prestígio social.
                      Especialmente porque é uma profissão onde raramente se consegue fazer passar por alguém que não é: os currículos da generalidade dos cientistas são públicos.

                      Agora que o estatuto social não corresponde de todo ao estatuto económico, infelizmente é algo que se verifica.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                        Falamos de estatuto social, certo?

                        Os cientistas cada vez são mais bem vistos pela sociedade e têm ganho bastante estatuto e prestígio social.
                        Especialmente porque é uma profissão onde raramente se consegue fazer passar por alguém que não é: os currículos da generalidade dos cientistas são públicos.

                        Agora que o estatuto social não corresponde de todo ao estatuto económico, infelizmente é algo que se verifica.
                        Não sei bem.... O proveito econômico não
                        poderá estar dissossiado do prestígio social..... Mas acredito que não é só....

                        Acredito que se a profissão de médico
                        não desse emprego quase certo e salário acima da média das profissões as vocações caíam a pique [emoji2]

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                          Não sei bem.... O proveito econômico não
                          poderá estar dissossiado do prestígio social..... Mas acredito que não é só....

                          Acredito que se a profissão de médico
                          não desse emprego quase certo e salário acima da média das profissões as vocações caíam a pique [emoji2]
                          A pergunta do tópico e profissões a decair, ainda antes de bater no fundo e estar no lodo.
                          Os medicos em geral felizmente ainda não estão no lodo, mas é inegavel que perderam muito estatuto social.
                          Actualmente num jantar de familia dizerem- " o teu primo y formou-se em medicina" é tipo..... sim, e estão?!!
                          Noutros tempos era motivo para ser elevado a deus e em cada conversa mencionar o primo doutor........ que no meu caso até foi hóspede da minha avó quando veio fazer o curso, como tal deve moralmete favores, nem que seja pela malga de sopa quando nem jantar tinha.
                          Outros tempos e dificuldades.......

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                            Falamos de estatuto social, certo?

                            Os cientistas cada vez são mais bem vistos pela sociedade e têm ganho bastante estatuto e prestígio social.
                            Especialmente porque é uma profissão onde raramente se consegue fazer passar por alguém que não é: os currículos da generalidade dos cientistas são públicos.

                            Agora que o estatuto social não corresponde de todo ao estatuto económico, infelizmente é algo que se verifica.
                            Até aqui são mal pagos…. No privado o que safa muitas vezes são os benefícios….

                            Comentário


                              #44
                              A minha.

                              Basta olhar para o recibo de agora e comparar com as folhas de há 20/30/40 anos.

                              Passar de ganhar mais de o dobro do SMN para estar quase ao nível deste, é dose...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                Vamos ser justos, acho que nenhum de nós com essas idades queria ter esse tipo de profissão. Era ator, futebolista, apresentador, cantor e depois os mais normais, polica ou bombeiro. Se existissem essas profissões actuais talvez tambem as queriamos ter.

                                O meu aos 11, 12 anos tambem mamava wuant&cia e queria se igual, chegou a fazer vídeos.
                                Actualmente com 15 tem asco disso adora historia, especialmente militar e politica, e ambiciona seguir uma carreira miltar-politica.
                                Mistura potencialmente perigosa ...

                                Comentário


                                  #46
                                  Padres.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Caixeiro Viajante

                                    Comentário


                                      #48
                                      Enfermeiros.
                                      Ninguém quer saber deles. Preferem os médicos, mesmo que péssimos, a um enfermeiro excelente.
                                      O facto de um enfermeiro com 20 anos de serviço receber menos que um médico no IAC...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                        Enfermeiros.
                                        Ninguém quer saber deles. Preferem os médicos, mesmo que péssimos, a um enfermeiro excelente.
                                        O facto de um enfermeiro com 20 anos de serviço receber menos que um médico no IAC...
                                        Muito bom

                                        "Preferem o médico a um enfermeiro excelente"

                                        Tu compreendes que médicos e enfermeiros exercem funções diferentes, ou não? Já chegou aí esse memo?

                                        Isso é a mesma coisa que dizer "Preferem um piloto péssimo a um comissário de bordo excelente". Tu compreendes que mesmo sendo o melhor do mundo o avião não levanta apenas com comissários, certo?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Perderam estatuto os Professores, bancários, advogados, assistentes de bordo, padres, e até médicos.

                                          Na minha opinião, ganharam estatuto os enfermeiros. Alguém sabe ou conhece como se formavam e fermeiros e o que faziam há 50 anos atrás?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            A minha.

                                            Basta olhar para o recibo de agora e comparar com as folhas de há 20/30/40 anos.

                                            Passar de ganhar mais de o dobro do SMN para estar quase ao nível deste, é dose...
                                            A sério?

                                            Tinha ideia que com turnos , domingos e afins, a coisa estava próxima dos 1000 brutos, ou até ligeiramente superior.

                                            Não tinha noção que estivesse tão baixo, embora sim, antigamente era melhor pago.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              A minha.

                                              Basta olhar para o recibo de agora e comparar com as folhas de há 20/30/40 anos.

                                              Passar de ganhar mais de o dobro do SMN para estar quase ao nível deste, é dose...
                                              Qual é já agora?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
                                                Qual é já agora?
                                                Motorista da Carris, se não estou em erro.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                                  Perderam estatuto os Professores, bancários, advogados, assistentes de bordo, padres, e até médicos.

                                                  Na minha opinião, ganharam estatuto os enfermeiros. Alguém sabe ou conhece como se formavam e enfermeiros e o que faziam há 50 anos atrás?
                                                  Há 50 anos atras, para ser enfermeiro (a), bastava ter o 5º ano (hoje 9º), para entrar para a uma escola de enfermagem.

                                                  Na escola de enfermagem do IPO, formavam com o nome de auxiliares de enfermagem (que na pratica faziam o mesmo serviço) com o 2º ano do preparatório (hoje seria o 6º), e passados 3 anos podiam candidatar-se para o curso de enfermeiro (a), que após a feculência deste e de passar nas provas finais, eram promovidos á categoria de enfermeiro (a)

                                                  Tive em 70, uma namorada nestas condições.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Tridente Ver Post
                                                    Há 50 anos atras, para ser enfermeiro (a), bastava ter o 5º ano (hoje 9º), para entrar para a uma escola de enfermagem.

                                                    Na escola de enfermagem do IPO, formavam com o nome de auxiliares de enfermagem (que na pratica faziam o mesmo serviço) com o 2º ano do preparatório (hoje seria o 6º), e passados 3 anos podiam candidatar-se para o curso de enfermeiro (a), que após a feculência deste e de passar nas provas finais, eram promovidos á categoria de enfermeiro (a)

                                                    Tive em 70, uma namorada nestas condições.
                                                    Por isso é que hoje em dia têm melhor estatuto profissional e social.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Enfermeiro é uma das profissões que melhorou muito, ja agora era interessante também saber outras

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                        Tão verdade. No ano passado no decorrer da procura de trabalho na área do curso, ao olhar para os salários oferecidos pensei tantas e tantas vezes que deveria borrifar-me para o "canudo" e entrar noutra área onde o rácio responsabilidade/vencimento não fosse tão díspar.

                                                        Já disseram atrás que a profissão de médico está a começar a perder estatuto, mas não está a começar, já perde há muito tempo, tal como a de enfermeiro (não falando de sistema privado). Não sei se nos grandes centros urbanos é igual mas vejo as pessoas a perderem cada vez mais a vergonha e consequentemente o respeito por estas classes.
                                                        Havendo mais formados e menos não formados as coisas começaram a inverter-se.
                                                        Há uns tempos quando me mudei para esta casa, mandei fazer uma extensão à garagem, em conversa com os construtores fiquei de boca aberta com o valor que ganham por hora, não que ache que não merecem mas se compares a outras profissões onde é exigido cursos superiores.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                          Havendo mais formados e menos não formados as coisas começaram a inverter-se.
                                                          Há uns tempos quando me mudei para esta casa, mandei fazer uma extensão à garagem, em conversa com os construtores fiquei de boca aberta com o valor que ganham por hora, não que ache que não merecem mas se compares a outras profissões onde é exigido cursos superiores.
                                                          Não me esqueço de una notícia, q foi bastante popular na universidade de Glasgow, (2003-2004?) de um professor universitário (algures no UK) que desistiu para ser canalizador… ganharia muito mais

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver Post
                                                            Enfermeiro é uma das profissões que melhorou muito, ja agora era interessante também saber outras
                                                            ".

                                                            Empresário. Nunca melhorou nem piorou, manteve sempre um estatuto "especial".

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                                              Não me esqueço de una notícia, q foi bastante popular na universidade de Glasgow, (2003-2004?) de um professor universitário (algures no UK) que desistiu para ser canalizador… ganharia muito mais
                                                              Mas podes ter a certeza. Nos dias de hoje a precariedade no ensino superior é tremenda, especialmente no privado, mas também no público. Atualmente, dar aulas no ensino superior, mesmo com contrato a tempo integral, pode significar ganhar pouco mais do que o ordenado mínimo. Mas isso não do conhecimento geral, ao contrário de outras áreas profissionais que se fazem ouvir.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X