Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da gestão de empresas, organizações e pessoas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Já sabias o que estava para sair na capa do público de hoje? [emoji1787][emoji1787]

    11% dos gestores têm formação superior... É que nem consigo ficar chocado.

    Depreendo que a maioria dos gestores sejam os donos das mesmas, assim sendo não me admira esses números. O problema também é muito cultural, o português é um povo que por norma gosta muito pouco de arriscar e de sair da sua zona de conforto.
    A malta que se qualifica quer é um emprego fixo (se for no público melhor ainda...) com o ordenado certinho no finál do mês.
    Ser empreendedor e empresário dá muito trabalho, muitas noites sem dormir e longos periodos de abstinência salarial...

    No ramo de atividade que melhor conheço, empresas com várias gerações, só os filhos com menos qualificações é que dão continuidade, os outros, com mais qualificações e com supostamente maiores capabilidades de elevar as empresas para outro patamar, simplesmente não querem. Preferem o tal emprego com ordenado certo no finál de cada mês..

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
      No final do 2º parágrafo, já eu me imaginava na tua pele, a mandá-lo f0d€r

      A velha história dos 4 estádios:
      - Inicia
      - Ocupa
      - Controla
      - Domina
      Esse administrador nunca passou do 2º (ocupava o cargo apenas)
      Não conhecia a escala, mas tendo convivido alguns anos com o senhor, não passou claramente do 2º.

      Atenção que isto não fará dele má pessoa, mas claramente não tem perfil para o cargo que ocupa(va).



      Mas aquele Rui, que é uma criaturinha insolente , já tinha "cadastro". Foi o gajo que discutiu com o diretor dele, entrou noutro departamento de rompante, chegou-se ao pé desse director e disse exactamente "Eu quero vir trabalhar para aqui!!" , e 15 dias depois, foi... . Se fosse gestor, não queria alguém assim na minha equipa .

      PS: Obviamente o cadastro do gajo é mais longo que isto

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        Liberalismo. Dá lucro, deixa crescer, não dá lucro, deixa morrer.

        Quando se asfixia o que dá lucro para salvar o que está morto... não dá!
        Independentemente do quadrante politico, qualquer gestor meia tigela sabe disso!

        Comentário


          #64
          Posso deixar aqui um pouco da minha história laboral.
          Não tenho qualquer curso superior, tive uma grande escola de gestão ao acompanhar de perto dentro duma empresa, as táticas e as decisões por vezes arriscadas mas com grande visão de futuro, que o meu ex patrão tomava e punha em prática. Era um homem correcto e lidava com qualquer dos seus 47 empregados com muita delicadeza, era um homem querido por todos e estimado. Entrei como ajudante de motorista e fui subindo a pulso até ao patamar mais alto que pude ter, chefe de departamento de logística, (fiel de armazém).
          Fui ainda convidado para chefiar o departamento de vendas da empresa, recusei, o "meu" armazém com mais de 6500 produtos diferentes era o meu elixir de boa disposição, tinha prazer em ter tudo controlado e inventários trimestrais por minha conta e risco, já chefiava 8 colaboradores.
          E por velhice da entidade patronal a empresa foi vendida a um grupo espanhol e desmembrada acabando por fechar.
          Empreendi por minha conta e risco e comecei por me colectar e vender os meus próprios produtos de porta em porta, hoje abri a minha loja e não tenho problema nenhum em gerir o negócio, discutir preços, descontos pedir rapel anual e fazer contratos com fornecedores, angariar clientes.
          Se não fosse a experiência anterior, confesso que não teria as bases para estar tão seguro de mim como estou, e sentiria falta provavelmente dos estudos que não quis seguir.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Esses cursos intermédios (tal como os profissionais) ficaram um pouco conotados como o "refugo" (não davam para mais, coitados).

            A verdade é que conheço alguma malta dos CET da área de IT, muito melhor preparados que recém-licenciados....
            O CET que o meu puto tirou, e já com o 12° profissional de tecnológicas, garantiu-lhe aquilo que postei na página anterior e sim, é verdade o que dizes acerca dos recém licenciados; ele tem dado formação a uns que entraram agora em estágio
            Depois, tem outra coisa boa; o inglês. O ter, desde o infantário, lidado com esta língua deu-lhe um arcabouço que já mereceu elogios por parte de colegas do país da casa mãe.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              Esses cursos intermédios (tal como os profissionais) ficaram um pouco conotados como o "refugo" (não davam para mais, coitados).

              A verdade é que conheço alguma malta dos CET da área de IT, muito melhor preparados que recém-licenciados....
              Pois, tal como o estigma do antigo " bacherlato ".

              Cursos CET acho que são no geral, bons.

              Cursos profissionais, aí a coisa varia muito...e há escolas muito pouco exigentes e é ofensa chamar aquilo 12º ano.
              Porque facilitam mesmo muito e já soube de diversos casos que deus me livre...

              Comentário


                #67
                Em alguns desses cursos com equivalência ao 12º ano é virtualmente impossível chumbar mesmo que não apareças nem faças nada. Não são histórias, são factos verídicos que conheço.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                  Algo que faz muita confusão é que a maioria dos licenciados nas empresas aqui da zona não trabalha na sua área de formação. Trabalham com base em formações do IEFP de nível 4.
                  Um desperdício de tempo e dinheiro em licenciaturas que nunca lhes serviram para nada.
                  Servirá sempre, ou vá, muitas vezes.
                  Têm é de procurar.
                  Mas, caso não haja, e o mercado por vezes é macabro, pelo menos aprenderam lá qq coisa.

                  Mas todos deveriam ter em mente que uma licenciatura não é automaticamente sinónimo de emprego garantido na área.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                    Falta de ambição.
                    Ganhar um saláriozioto de 1500€ liquidos é o máximo, e se for numa janela "nine to five" é cerejinha em cima do bolo
                    Mas não tem problema nenhum.

                    Já conheci pessoas que ganhavam pouco mais que o SMN e não queriam subir na carreira.
                    Perfeitamente legítimo desde que façam o seu trabalho bem feito.

                    O que é certo é que têm uma vida completamente descansada, e há quem valorize muito isso.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                      Em alguns desses cursos com equivalência ao 12º ano é virtualmente impossível chumbar mesmo que não apareças nem faças nada. Não são histórias, são factos verídicos que conheço.
                      É precisamente isso.
                      Já nem falo do facilitismo das notas, mas é mesmo isso do não fazer ponta de corno e passar.

                      Tenho sérias dúvidas que na vertente prática aprendam alguma coisa de jeito.
                      E na teórica ( afinal, aquilo chama-se equivalência ao 12º e portanto exige-se alguma ginastica mental no fim do curso ) então..enfim, é de rir.

                      Acreditem que muitos não sabem quanto é 50% de 200.

                      Comentário


                        #71
                        No entanto, há escolas profissionais decentes, por ex os miudos que estagiam nos hoteis e etc, apesar de inexperientes, já têm uma boa formação de base e isso nota-se logo.
                        Não é difícil serem bem mais competentes que os colegas de 40 ou 50 anos que não querem ter brio.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Pois, tal como o estigma do antigo " bacherlato ".

                          Cursos CET acho que são no geral, bons.

                          Cursos profissionais, aí a coisa varia muito...e há escolas muito pouco exigentes e é ofensa chamar aquilo 12º ano.
                          Porque facilitam mesmo muito e já soube de diversos casos que deus me livre...
                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                          Em alguns desses cursos com equivalência ao 12º ano é virtualmente impossível chumbar mesmo que não apareças nem faças nada. Não são histórias, são factos verídicos que conheço.
                          Sim, algumas sim.

                          Tive uns estágios de 11º/12º de cursos CET sob a minha alçada, e se a uns apetecia atirar pela janela do 3º andar, ao último só dizia "não desistas disso". E o puto não desistiu, e ainda bem!

                          Quanto ao Inglês que falavam acima, não entendo quem vai para IT e não pesca puto de Inglês

                          Outra coisa que a malta não sabe é fazer pesquisas no Google (ou Stack Overflow, vá)

                          PS: Estamos a desviar do tópico, não estamos?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            Em alguns desses cursos com equivalência ao 12º ano é virtualmente impossível chumbar mesmo que não apareças nem faças nada. Não são histórias, são factos verídicos que conheço.
                            Certíssimo, salvo raras excepções, como em Portugal a escolaridade obrigatória é o 12º ano, os cursos profissionais em PT transformara-se num depósito de maus e problemáticos alunos, muitos deles já passaram pelo ensino secundário regular sem sucesso outros vão directo para fugir a exames nacionais.
                            A postura dos professores neste tipo de ensino é "deixa andar".

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por zezeca66 Ver Post
                              Posso deixar aqui um pouco da minha história laboral.
                              Não tenho qualquer curso superior, tive uma grande escola de gestão ao acompanhar de perto dentro duma empresa, as táticas e as decisões por vezes arriscadas mas com grande visão de futuro, que o meu ex patrão tomava e punha em prática. Era um homem correcto e lidava com qualquer dos seus 47 empregados com muita delicadeza, era um homem querido por todos e estimado. Entrei como ajudante de motorista e fui subindo a pulso até ao patamar mais alto que pude ter, chefe de departamento de logística, (fiel de armazém).
                              Fui ainda convidado para chefiar o departamento de vendas da empresa, recusei, o "meu" armazém com mais de 6500 produtos diferentes era o meu elixir de boa disposição, tinha prazer em ter tudo controlado e inventários trimestrais por minha conta e risco, já chefiava 8 colaboradores.
                              E por velhice da entidade patronal a empresa foi vendida a um grupo espanhol e desmembrada acabando por fechar.
                              Empreendi por minha conta e risco e comecei por me colectar e vender os meus próprios produtos de porta em porta, hoje abri a minha loja e não tenho problema nenhum em gerir o negócio, discutir preços, descontos pedir rapel anual e fazer contratos com fornecedores, angariar clientes.
                              Se não fosse a experiência anterior, confesso que não teria as bases para estar tão seguro de mim como estou, e sentiria falta provavelmente dos estudos que não quis seguir.
                              Este teu post é a prova viva do mind set enviesado e colectivo que este país tem do tecido empresarial. Quem nunca saiu desta caverna acha que na Europa na America, na Ásia, todos os empresários e gestores são doutorados!

                              Não tem canudo não pode ser empresario nem empreendedor, e muito menos bem sucedido. Já escrevi aqui antes isto, sou licenciado, pós-graduado e mestre em gestão empresarial, conheço dezenas de empresários de sucesso, e não precisaram destas qualificações académicas.

                              Têm lucidez, bom senso, boas praticas, bons valores, bons comportamentos, a humildade de aprenderem com o Benchmarking, e a visão de se rodearem dos melhores e ouvi-los!

                              Comentário


                                #75
                                Sair da zona de conforto nunca é fácil, a decisão terá sempre que ser para cada caso. O português é criado para ter o seu empregozinho, não estuda e tem hábitos de ter a sua empresa ! Mudar este tipo de crenças leva gerações, e não vejo mudança nas atuais, no geral claro, há excepções !!

                                Comentário


                                  #76
                                  Em 2001, cerca de metade (45%) dos indivíduos dos dezoito aos vinte e quatro anos de idade em Portugal já não frequenta a escola e não possui o secundário completo, valor que é significativamente mais alto que o observado em todos os outros países da actual Europa Comunitária, cifrando-se a média da União Europeia (15) em 19% (EUROSTAT).

                                  Em 2001 quase metade dos jovens não concluiu o ensino secundário, é pessoal que agora tem 40 anos e está em força no mercado de trabalho, não é coincidência estes números e o facto de Portugal manter-se na cauda da Europa, por cada pessoa de sucesso sem qualificações académicas há muitas mais que continuam a empurrar este país para o fundo...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Há negócios e negócios, um negócio de magnitude muito grande requer muito know how que vai além do senso comum. Um negócio pequeno nem por isso.

                                    Ou se calhar até nem tem assim tanto know how quem se senta lá em cima; mas depois os que estão por baixo dele têm. No way around it

                                    Comentário


                                      #78
                                      [QUOTE=Bolide;1071326068]Em 2001, cerca de metade (45%) dos indivíduos dos dezoito aos vinte e quatro anos de idade em Portugal já não frequenta a escola e não possui o secundário completo, valor que é significativamente mais alto que o observado em todos os outros países da actual Europa Comunitária, cifrando-se a média da União Europeia (15) em 19% (EUROSTAT).

                                      Em 2001 quase metade dos jovens não concluiu o ensino secundário, é pessoal que agora tem 40 anos e está em força no mercado de trabalho, não é coincidência estes números e o facto de Portugal manter-se na cauda da Europa, por cada pessoa de sucesso sem qualificações académicas há muitas mais que continuam a empurrar este país para o fundo...[/QUOTE

                                      Tenho 45 anos , do meu tempo na minha rua, em cada 10 2 tiraram uma licenciatura ! Os outros a maior parte nem o 12º terminou. Desenvolvimento pessoal quase 0 desde essa altura. Milagres não há ...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        É precisamente isso.
                                        Já nem falo do facilitismo das notas, mas é mesmo isso do não fazer ponta de corno e passar.

                                        Tenho sérias dúvidas que na vertente prática aprendam alguma coisa de jeito.
                                        E na teórica ( afinal, aquilo chama-se equivalência ao 12º e portanto exige-se alguma ginastica mental no fim do curso ) então..enfim, é de rir.

                                        Acreditem que muitos não sabem quanto é 50% de 200.
                                        Não há problema, vão às calculadoras dos seus IPhone e tá feito.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                          Não há problema, vão às calculadoras dos seus IPhone e tá feito.
                                          Manda-os saber o preço de um produto sem IVA, dando o preço final... nem de calculadora lá vão...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Manda-os saber o preço de um produto sem IVA, dando o preço final... nem de calculadora lá vão...
                                            Pois, há coisas que a calculadora não adivinha...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por velhinh0 Ver Post
                                              E nunca ninguém descobriu que isso não é uma equação?
                                              A ver se não sou assim tão burro a matemática:
                                              Porque falta uma operação entre o 2+2 e o (2+1)? Assumindo isso, levei como + e deu-me 7. Primeiro somar o que está entre parêntesis e depois o restante.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Todos dizem que com uma melhor gestão teríamos melhor salários... quanto melhor? Estamos em Portugal...tenho algumas dúvidas.

                                                No fundo trata-se sempre da mesma coisa: oferta e procura e mais umas milhares de variáveis que não nos colocam como um dos países mais favoráveis a competir (tirando salários baixos no segmento que nos enquadramos)

                                                Da minha experiência, trabalhando com alguns dos países mais competitivos da Europa, somos do ponto de vista de decisão/transformação/mudança mais lentos e com mais medo que eles (isso pode ter várias razões que até podem fazer sentido). Mas espero que continue a mudar no sentido certo!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                  A ver se não sou assim tão burro a matemática:
                                                  Porque falta uma operação entre o 2+2 e o (2+1)? Assumindo isso, levei como + e deu-me 7. Primeiro somar o que está entre parêntesis e depois o restante.
                                                  Lamento informar-te, mas...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                    A ver se não sou assim tão burro a matemática:
                                                    Porque falta uma operação entre o 2+2 e o (2+1)? Assumindo isso, levei como + e deu-me 7. Primeiro somar o que está entre parêntesis e depois o restante.
                                                    Dá 8 .

                                                    2 + 2( 2+1 )

                                                    Ora, 2 + 2 ( 3 )

                                                    2 + 2x3 = 2+6 = 8 .

                                                    Mas não é uma equação, seria esse o truque " rasteira "

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Essa justificação da "falta de paciência para voltar a estudar também eu a ouvi muitas vezes. Deve de ser muitíssimo comum.
                                                      Confesso que creio não ter muita paciência para uma segunda licenciatura, ou outro mestrado, ou um doutoramento.
                                                      Mas confesso que gostaria de voltar a fazer um curso de línguas, ou de eletricidade! Caramba, se fosse hoje, tinha feito o secundário de eletricidade. O que já tinha poupado em chamar alguém a casa, ou mesmo até na renda. Falando com a senhoria, podia-lhe tratar daqui de tudo em troca de um abatimento na renda.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        Confesso que creio não ter muita paciência para uma segunda licenciatura, ou outro mestrado, ou um doutoramento.
                                                        Mas confesso que gostaria de voltar a fazer um curso de línguas, ou de eletricidade! Caramba, se fosse hoje, tinha feito o secundário de eletricidade. O que já tinha poupado em chamar alguém a casa, ou mesmo até na renda. Falando com a senhoria, podia-lhe tratar daqui de tudo em troca de um abatimento na renda.
                                                        Wrong! Já tinhas a tua casa!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                          Lamento informar-te, mas...
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Dá 8 .

                                                          2 + 2( 2+1 )

                                                          Ora, 2 + 2 ( 3 )

                                                          2 + 2x3 = 2+6 = 8 .

                                                          Mas não é uma equação, seria esse o truque " rasteira "
                                                          Tenho de meter aquele meme:
                                                          Se tem forma de equação, porque raio não é equação?
                                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                          Lamento informar-te, mas...

                                                          Desculpem isto ser uma pergunta parva, mas efectivamente sou calhau a matemática e gostaria de tentar mudar isso, nem que seja um pouco.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Da minha experiência o que me fez de facto abrir os olhos e entender porque é que Portugal é incapaz (por norma) de ter empresas competitivas e capaz de gerar valor foi a minha primeira experiência profissional fora do país, 1 mês na California já há uns bons anos atrás.

                                                            Fui desllcalizado para gerir um projecto com 3 entidades diferentes ( eu como cliente e 2 fornecedores) com um timming extremamente apertado e algum nível de complexidade.

                                                            Fiquei perplexo com a capacidade de ter 3 equipas todas alinhadas am atingir um objectivo. Todo o processo foi extremamente bem planeado e executado, nunca tinha assistido a reuniões de tal forma produtivas que até dava gosto participar.
                                                            Uma máquina bem oleada e resultado o projecto foi um sucesso.

                                                            Em Portugal nunca presenciei nada parecido, por norma os projectos derrapam a nível de timming e custos , aparecem sempre dificuldades inesperadas e não existe um real alinhamento entre equipas para atingir o objectivo.
                                                            Até pode parecer estranho mas entre departamentos dentro da mesma empresa existe mais conflitos e entropias do que encontrei naquele projecto que envolvia 3 empresas distintas onde havia interesses específicos a cada uma delas.
                                                            Depois desse projecto tomei a decisão de já que tenho de trabalhar ao menos que seja numa empresa/pais em que dê gosto e que seja recompensador a todos os níveis. (salário e impostos incluídos)

                                                            A juntar à péssima gestão e qualidade profissional em Portugal há que somar os custos de contexto (Estado) que nos levam
                                                            inevitavelmente para o fim da lista de países desenvolvidos.

                                                            Pode haver excepções mas objectivamente a realidade empresarial em Portugal pouco sai destes moldes, são organizações ineficientes que geram pouco valor.


                                                            PS : em Carlsbad o parque de estacionamento metade eram carros descapotáveis grande parte com um tábua de surf, as 16 já grande parte estava na praia a beber umas cervejas e a curtir as ondas.
                                                            Produtividade.
                                                            Editado pela última vez por Prelude; 22 October 2021, 14:55.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                              Tenho de meter aquele meme:
                                                              Se tem forma de equação, porque raio não é equação?


                                                              Desculpem isto ser uma pergunta parva, mas efectivamente sou calhau a matemática e gostaria de tentar mudar isso, nem que seja um pouco.
                                                              Se fores à Wiki vai-te dizer que uma equação pressupõe uma igualdade e uma incógnita.

                                                              Aquilo 330i postou é apenas uma expressão numérica (em Português uma forma complexa de escrever apenas um número )

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X