Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Stand Up Paddle

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Desporto] Stand Up Paddle

    Boas.


    Alguem aqui no forum pratica regularmente stand up paddle?





    Estou a pensar comprar um Isup insuflavel para facilitar o transporte, mas ainda estou muito na duvida.

    Quem faz este desporto, pode-me dizer o que é que sente quando o faz, se é divertido, ou se pelo contrario pode tornar-se repetitivo e monótono?

    Como ainda é um investimento relativo, porque estas pranchas nao sao nada baratas, tenho duvidas se será um boa compra ou se é daquelas coisas que faço uma ou duas vezes e depois vai apanhar pó para a garagem..

    Quem tem prancha e costuma fazer, digam-me a vossa opinião sff.

    Obrigado.
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por hollyjoint; 14 May 2022, 19:45.

    #2
    Antes de investires na prancha, porque é que não experimentas alugando? Ficavas com uma ideia da prática e há alugueres por todo o lado.

    Comentário


      #3
      Na Decathlon alugam por 25€ ao dia. Eu estou tentado a experimentar...

      Comentário


        #4
        É fixe qd se aluga mesmo ao lado da água, agora qd tens de a carregar no carro (ou encher e esvaziar) cada vez que queres ir a algum lado, é uma chatice.

        Comentário


          #5
          Ai que chatice !!

          Não há de ser este país uma vergonha no desporto...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Erva Ver Post
            Ai que chatice !!

            Não há de ser este país uma vergonha no desporto...
            Além de puxar saco, que desporto praticas gonzas, fumar brocas não conta, que isso não é desporto... [emoji23]

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por fhff Ver Post
              Antes de investires na prancha, porque é que não experimentas alugando? Ficavas com uma ideia da prática e há alugueres por todo o lado.
              É isso!

              Experimenta 1, 2 ou 3 vezes, antes de te meteres a investir.

              Quanto ao insuflável vs rígida, há várias diferenças, não sei é se como principiante as sentes (eu não sinto).

              Não posso dizer que acho divertido. No início achei stressante estar sempre a subir para a prancha :D mas depois já se torna remar até o meio de um lago ou rio, sentar e apreciar a paisagem...
              Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 14 May 2022, 23:19.

              Comentário


                #8
                Nunca experimentei mas acho extremamente secante só de ver. Talvez mude de ideias quando experimentar.
                Não achava que isto se pudesse considerar desporto até ver um senhor a fazer o pino em cima de uma prancha.
                Já vi à venda o kit conpleto a 140€ na Amazon.

                Comentário


                  #9
                  De facto há a possibilidade de alugar, soube hoje mesmo que ate a propria decathlon aluga o material ao dia, neste caso prancha de SUP e todos os acessorios necessários por 25€/dia.

                  Mas então e onde estão os praticantes de SUP aqui do forum? Nao há ninguem que faça este desporto? Acusem-se.

                  Comentário


                    #10
                    É divertido mas nao sao todos os locais que são adequados ao SUP ... Os alugueres normalmente sao uma roubalheira ...arranjam-se kit's completos por 250€ na amazon em promo. Quando te fartares vendes por 200

                    A parte chata como foi dito é montar aquilo tudo e principalmente desmontar para se conseguir enfiar no saco novamente. No ano passado passado tive 1 semana pela zona de Benagil ... usei todos os dias mas felizmente nao tinha de desmontar todos os dias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
                      De facto há a possibilidade de alugar, soube hoje mesmo que ate a propria decathlon aluga o material ao dia, neste caso prancha de SUP e todos os acessorios necessários por 25€/dia.

                      Mas então e onde estão os praticantes de SUP aqui do forum? Nao há ninguem que faça este desporto? Acusem-se.
                      Já fiz muitas vezes mas não me considero praticante, se chegar a algum lado e houver material para alugar, fixe, senão não é para andar a carregar o carro com aquilo tudo.

                      Comentário


                        #12
                        Nunca fiz, mas tenho curiosidade.

                        Quem conheço que experimentou, disse que não é muito fácil o equilíbrio na prancha. Achei estranho porque a prancha é bastante mais larga que as de surf e geralmente o SUP pratica-se em águas calmas.

                        Eu já fiz uma experiência de surf e por exemplo houve várias vezes que não me consegui manter em cima da prancha.

                        No paddle achei que seria totalmente diferente, pela largura e pelo facto de não se praticar na zona de rebentação.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Erva Ver Post
                          Ai que chatice !!

                          Não há de ser este país uma vergonha no desporto...
                          Ao ver isto tive de mandar a minha posta de pescada!
                          Sempre me fez confusão os pseudo desportistas que vão a um ginásio de carro em que este tem de ficar mesmo em frente á porta nem que seja em cima do passeio. Depois vão para as passadeiras correr.

                          Prontos já postei!
                          Fugi.

                          Comentário


                            #14
                            Eu faço com prancha insuflável.

                            Tenho duas pranchas da ITWIT (Decathlon) e quando à qualidade das mesmas nada a apontar.
                            Se avançares para a compra recomendo a compra de uma bomba automática de ligação ao carro (nas bombas da Decathlon já não partilho da mesma opinião, o material é bastante fraco).

                            Quanto a ser divertido ou não, depende, se vais estar sempre a fazer no mesmo local talvez se torne um pouco aborrecido depois de conheceres todos os cantos. Se fizeres num rio ou albufeira vais conhecer muitos sitios novos de certeza, fazer em mar é outra experiência.
                            Andar com a prancha atrás também nem sempre é uma opção, a prancha mesmo vazia ainda ocupa bastante espaço num carro e é um pouco pesada para andar às costas (~12kg).

                            Comentário


                              #15
                              Atenção que as insuflaveis não são todas a mesma louça. Essas da amazon são mesmo a evitar, e quando comparadas com uma Aztron ou decathlon são bastante inferiores regra geral.

                              Eu comecei por ter uma insuflavel de 10'5 em 2019. Quer fosse verão ou inverno, com pouco vento lá andava eu e mais um amigo a dar uns passeios, conhecer zonas menos acessiveis etc. É brutal estar numa lagoa às 8 da manhã num dia de inverno e veres o sol a nascer, o barulho dos animais etc.

                              No final de 2020 achei que queria alguma coisa mais performante e menos de lazer e acabei por comprar uma rigida de 9'. Como já tentava apanhar algumas ondas com a insuflável, pareceu-me o passo natural. Hoje já me aborrece um bocado estar no mar se estiver flat e com menos de 1m nem me dou ao trabalho de levar a prancha.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                Eu faço com prancha insuflável.

                                Tenho duas pranchas da ITWIT (Decathlon) e quando à qualidade das mesmas nada a apontar.
                                Se avançares para a compra recomendo a compra de uma bomba automática de ligação ao carro (nas bombas da Decathlon já não partilho da mesma opinião, o material é bastante fraco).

                                Quanto a ser divertido ou não, depende, se vais estar sempre a fazer no mesmo local talvez se torne um pouco aborrecido depois de conheceres todos os cantos. Se fizeres num rio ou albufeira vais conhecer muitos sitios novos de certeza, fazer em mar é outra experiência.
                                Andar com a prancha atrás também nem sempre é uma opção, a prancha mesmo vazia ainda ocupa bastante espaço num carro e é um pouco pesada para andar às costas (~12kg).
                                Estou a pensar comprar a 11" recomendaram me essa, mas ao ver aquilo ao vivo parece mais um barco que uma prancha

                                Eu como vivo em Coimbra, tenho o rio Mondego à porta de casa, com varias praias fluviais, descidas etc.. e a 40km tambem tenho o mar na Figueira da Foz.

                                Quero a prancha precisamente para isso, uns passeios longos pelo rio, porque de Coimbra ate penacova tenho quase 20km de rio "navegavel" e quero fazer isso.

                                Mar tambem, apanhar umas ondas ocasionlmente

                                Dito isto, recomendas a compra da Itiwit 11" ?




                                edit: Tambem podia optar por uma rigida e transportá-la no tejadilho do carro, mas ai os preços das pranchas já sao mais altos.
                                Editado pela última vez por hollyjoint; 16 May 2022, 19:24.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
                                  Estou a pensar comprar a 11" recomendaram me essa, mas ao ver aquilo ao vivo parece mais um barco que uma prancha

                                  Eu como vivo em Coimbra, tenho o rio Mondego à porta de casa, com varias praias fluviais, descidas etc.. e a 40km tambem tenho o mar na Figueira da Foz.

                                  Quero a prancha precisamente para isso, uns passeios longos pelo rio, porque de Coimbra ate penacova tenho quase 20km de rio "navegavel" e quero fazer isso.

                                  Mar tambem, apanhar umas ondas ocasionlmente

                                  Dito isto, recomendas a compra da Itiwit 11" ?




                                  edit: Tambem podia optar por uma rigida e transportá-la no tejadilho do carro, mas ai os preços das pranchas já sao mais altos.
                                  Sim, eu uso precisamente essa de 11", a minha maria usa a de 10", e sim a prancha é bastante grande.
                                  Ambas são bastante resistentes, nunca tive qualquer problema com elas. Elas trazem uns "acessórios" tipo remendos e afins mas nunca precisei de usar nada disso e já as tenho há mais de 3 anos.

                                  Mas como te disse, atenção à bomba que usas para encher, então se for manual vais ter que dar muito de braços, a partir de uma certa pressão custa bastante (nunca experimentei a de dupla acção da Decathlon, mas deve ser igual).
                                  Editado pela última vez por Liam2000; 17 May 2022, 07:47.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                    Nunca fiz, mas tenho curiosidade.

                                    Quem conheço que experimentou, disse que não é muito fácil o equilíbrio na prancha. Achei estranho porque a prancha é bastante mais larga que as de surf e geralmente o SUP pratica-se em águas calmas.

                                    Eu já fiz uma experiência de surf e por exemplo houve várias vezes que não me consegui manter em cima da prancha.

                                    No paddle achei que seria totalmente diferente, pela largura e pelo facto de não se praticar na zona de rebentação.

                                    Eu nunca experimentei. Mas no ano passado, os meus filhos, na altura com 12 e 9 anos respetivamente experimentaram, e andaram durante uma hora, com um instrutor.

                                    Conclusão: Passados uns 10minutos já estavam em cima da prancha, e a ir para o lado oposto do rio, comer amoras. Durante esse tempo, ambos acabaram por caír a agua, mas conseguirem colocar-se novamente em cima da prancha com bastante facilidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É engraçado o SUP, mais para o Chill-out.

                                      Recomendo experimentar antes de comprar material.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                        Eu nunca experimentei. Mas no ano passado, os meus filhos, na altura com 12 e 9 anos respetivamente experimentaram, e andaram durante uma hora, com um instrutor.

                                        Conclusão: Passados uns 10minutos já estavam em cima da prancha, e a ir para o lado oposto do rio, comer amoras. Durante esse tempo, ambos acabaram por caír a agua, mas conseguirem colocar-se novamente em cima da prancha com bastante facilidade.

                                        Isso é certinho, é para estar constantemente a ir ao charco!

                                        Mas subir para a prancha é bastante fácil. Também é normal ver pessoas a aprender a começar de joelhos e aos poucos irem-se pondo de pé.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Isso é certinho, é para estar constantemente a ir ao charco!

                                          Mas subir para a prancha é bastante fácil. Também é normal ver pessoas a aprender a começar de joelhos e aos poucos irem-se pondo de pé.
                                          Quando disse passados 10min estavam em cima da prancha, quis dizer que estavem em pé em cima da prancha. Depois, começaram a ganhar confiança e foram a água.

                                          Aqui estavam eles a colher amoras.

                                          Ficheiros anexados
                                          Editado pela última vez por darkwings; 17 May 2022, 08:55.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Mas subir para a prancha é bastante fácil. Também é normal ver pessoas a aprender a começar de joelhos e aos poucos irem-se pondo de pé.
                                            Cair e não ter pé não acho que seja fácil subir para a prancha, aliás, já por algumas vezes que vi pessoal a desistir e ir "abraçado" à prancha até a uma margem para conseguir subir.

                                            Deve-se sempre iniciar em joelhos, é bastante mais fácil equilibrar em cima da prancha com esta em movimento do que parada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                              Cair e não ter pé não acho que seja fácil subir para a prancha, aliás, já por algumas vezes que vi pessoal a desistir e ir "abraçado" à prancha até a uma margem para conseguir subir.

                                              Deve-se sempre iniciar em joelhos, é bastante mais fácil equilibrar em cima da prancha com esta em movimento do que parada.
                                              Sobes bem, mesmo sem pé. o maior problema é não perderes o remo, enquanto estás a tentar subir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                Sobes bem, mesmo sem pé. o maior problema é não perderes o remo, enquanto estás a tentar subir.
                                                Pessoalmente não acho e já tive que subir umas valentes vezes, mas também não sou nenhum atleta.
                                                A pagaia não é problema visto que não vai ao fundo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando vou a Faro, pago a quota anual de 15 ou 20€ no centro náutico na Ilha e durante as duas semanas que lá estou ando as vezes que quiser.
                                                  Seja remo, sup ou canoagem.
                                                  Remo é o meu favorito mas fico 2 dias fdd dos braços. Acho a canoagem mais relax que o sup, talvez por ter um péssimo ouvido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A acompanhar pois também tenho interesse em saber se vale a pena o investimento

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                                      Sim, eu uso precisamente essa de 11", a minha maria usa a de 10", e sim a prancha é bastante grande.
                                                      Ambas são bastante resistentes, nunca tive qualquer problema com elas. Elas trazem uns "acessórios" tipo remendos e afins mas nunca precisei de usar nada disso e já as tenho há mais de 3 anos.

                                                      Mas como te disse, atenção à bomba que usas para encher, então se for manual vais ter que dar muito de braços, a partir de uma certa pressão custa bastante (nunca experimentei a de dupla acção da Decathlon, mas deve ser igual).

                                                      Usas a 11" em mar?

                                                      Dá para fazer um Sup surf e apanhar umas ondas, ou nem vale a pena?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
                                                        Usas a 11" em mar?

                                                        Dá para fazer um Sup surf e apanhar umas ondas, ou nem vale a pena?
                                                        No meu caso, sou do norte e aqui praia sem ondas não existe, logo é impossível, mas um pouco mais a norte em Baiona e Vigo já fiz e é normal ver pessoal a fazer SUP, mas claro sem ondas.
                                                        Com ondas em prancha insuflavel esquece isso, só com prancha rígida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O paddle surf é bastante interessante, pode se ir pelo aluguer e depois tens uns pack baratos Amazon para te iniciares, a quem diz que não é desporto façam 10 kms a remar e logo dizem depois, é preciso cuidado com o vento não se deve usar com mais de 20 km/h de vento corrente, porque as rajadas serão bastante superiores, ter atenção em rios e no mar às correntes, ou seja maré alta e maré baixa, bastante importante a pressão da prancha se for insuflável e ter shop

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Costumamos fazer. Tenho uma insuflavel de 10,5". Serve mas reconheço que as rigidas são melhores.

                                                            É o que o Maui diz. É importante o shop e que o remo flutue. Ir ao charco é por desporto e para refrescar.

                                                            Só tenho andado em mar, sempre na costa e acrescento à segurança do shop um colete. é um descanso que aprendi desde o tempo do kite.

                                                            Este ano nas férias levámos a prancha que se escheu no 1º dia e se esvaziou no último. Andámos todos da familia todos os dias e foi muito divertido. Principalmente para mim que não sou de ficar deitado na areia a mirar as babes.....e as velhas !

                                                            De resto encher a prancha faz parte do aquecimento...mais um ensinamento do tempo do kite....

                                                            Se bem que sou preguiçoso e arranjei um ventilador daqueles de encher os colchões de 12V que ligo ao carro e o primeiro ar vai com este ventilador, depois o resto é o tal aquecimento dos musculos.

                                                            É mais engraçado fazer acompanhado que sózinho...
                                                            Editado pela última vez por guisas; 30 September 2022, 21:25.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X