Na A29, os pórticos que estavam a 0,70€ passaram a 0,40€ e os de 1,00€, passaram a 0,60€...
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Governo introduz portagens em três Scut
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Originalmente Colocado por TILT Ver PostNão era 50%?
Ou seja, se há 10 anos quando o roubo começou um pórtico custava 0,80€, o desconto de 50% é um desconto de 0,40€, apesar de recentemente o valor ser 1,00€ e, portanto, 1,00€-0,40€ = 0,60€
É a este nível de desonestidade que chegam os nossos governantes para enganarem uma maioria que vai ler nas notícias os 50% e acreditar que é mesmo assim.
Imagino a forma como isto foi negociado nos bastidores com as organizações criminosas que facturam com as scut. Deve-lhes ter sido proposto desconto de 50% e tanto negociaram que chegaram a essa fantástica ideia de ser 50% sim senhor, mas sobre o preço inicial cobrado
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Oh pah deixa lá.
Vais ver quantos é que vão votar nele. Quando foi do 2º mandato do Sócrates, se bem me lembro foram 3,9M que gostaram de ser enra%!$dos e ainda quiseram mais.
Agora vamos ver quantos serão.
Quanto ao cabrito:
O problema é esse é que vão voltar a acontecer coisas....só espero que não me envolva nem aos meus. É que o gajo é agoirento....atrai as chatices.
É como a mulher dele.....quando me lembro que uma ilustre deputada da nação foi apanhada à saída da ponte com taxa de alcool acima do permitido e "não passa nada".......
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Originalmente Colocado por nfh Ver PostPois, da forma como alguns jornais anunciaram a medida dá a entender que os veículos elétricos estão pura e simplesmente excluídos para já:
https://observador.pt/2021/06/28/car...s-nas-ex-scut/
Diria que as dificuldades técnicas estarão na distinção desses veículos versus veículos convencionais e que portanto fará sentido que seja tudo corrido a 50%.
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Ligeiros fora dos descontos adicionais nas ex-scut
Os carros ligeiros estão fora dos descontos adicionais introduzidos desde quinta-feira nas antigas autoestradas sem custos para os utilizadores (scut). A portaria, publicada pelo Governo a duas horas da entrada em vigor das novas regras, detalha as reduções de preço a que os automobilistas têm direito conforme o tipo de veículos.
O Governo também alterou praticamente todas as tabelas de referência das taxas de portagem, com exceção dos troços da A4 do Túnel do Marão e Vila Real-Bragança (Quintanilha), da A13 e da A 13-1.
Nas restantes vias, o desconto de 50% incide sobre as taxas de portagem aplicadas até 10 de janeiro deste ano e não sobre os montantes definidos no regime de desconto de 25% que vigorou até ao final do mês passado. Os condutores apenas pagam menos se instalarem um dispositivo eletrónico do tipo Via Verde. Os veículos de transporte coletivo de passageiros e de mercadorias terão de pedir um certificado junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
QUATRO EXEMPLOS
Na A4 - Túnel do Marão e Vila Real-Bragança (Quintanilha -, se tiver um carro da classe 1, do primeiro ao sétimo dia de viagem de cada mês, conta sempre com um desconto de 15% nas portagens. A partir do oitavo dia, a redução de preço é de 25% e incide sobre a taxa aplicada com desconto. Por exemplo, um carro ligeiro pagará 50 em vez de 60 cêntimos na ligação entre Parada de Cunhos e o nó de Vila Real Sul se viajar nos primeiros sete dias do mês; a partir do oitavo, serão 35 cêntimos por viagem, por causa dos arredondamentos. Os proprietários de automóveis das classes 2, 3 e 4 contam com reduções adicionais. A viagem entre as 8 e as 19.59 horas nos dias úteis contempla um desconto de 35% sobre o preço reduzido; se a deslocação for feita fora desse período, o preço baixa em 55% sobre a taxa com desconto de 15%.
No centro do país, as ligações A13 e A13-1 da subconcessão do Pinhal Interior só têm desconto de 25% para os carros ligeiros a partir do oitavo dia do mês. Até lá, paga-se o montante tabelado. Há mais descontos nas restantes classes: a viagem entre as 8 e as 19.59 horas nos dias úteis contempla um desconto de 35% sobre o valor da tabela ou sobre 25% a partir do oitavo dia de cada mês; fora desse momento, a redução atinge os 55%.
Na A22, A23 e A24 e no troço da A25 Albergaria-Vilar Formoso, as novas tabelas de referência contam com metade do preço cobrado até 10 de janeiro deste ano. Os veículos das classes 2, 3 e 4 têm ainda direito a 15% de desconto adicional se usarem a via entre as 8 e as 19.59 horas nos dias úteis ou a 40% se a deslocação se realizar fora desse horário.
Na A4 Sendim-Águas Santas , A17, A25 Aveiro (Barra)-Albergaria, A28, A29, A41 e A42 apenas há reduções de preço adicionais para os veículos das classes 2, 3 e 4 que circularem entre as 20 e as e as 7.59 horas nos dias úteis ou aos sábados, domingos e feriados. A viagem custa menos 30% face aos valores de referência.
Impacto
A medida aprovada pelos partidos para o Orçamento do Estado deste ano terá um encargo entre 117 e 149 milhões de euros, segundo parecer da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República. O Governo estimou um impacto de 160 milhões de euros anuais.
Novos descontos
Defensora da redução das portagens, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, já admitiu novos descontos, no futuro, para a A22 e o interior do país, como forma de redução dos custos de contexto e para aumentar a segurança dos automobilistas.
Telemóvel
Já estão a ser testadas soluções que usam o telemóvel como um dispositivo para passar nas portagens. As aplicações móveis Satelise (para A22 e A28) e ainda a Ascendi Go (para A4, A41 e A42) podem ser instaladas em telemóveis e permitem registar automaticamente viagens e custos sem distrair os condutores.
https://www.jn.pt/economia/ligeiros-...-13903276.html
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Alargado prazo para pagamento de portagens eletrónicas
O Governo alargou o prazo de pós-pagamento de portagens eletrónicas dos atuais cinco para 15 dias úteis, de forma a facilitar "a realização atempada dos pagamentos pelos utentes", segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.
in: https://www.jn.pt/economia/alargado-...-14524276.html
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Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
Estavam no outro dia a dizer (uns daqueles grupos anti-portagens nas scut) que é 50% menos relativamente ao valor inicial que foi cobrado em cada pórtico.
Ou seja, se há 10 anos quando o roubo começou um pórtico custava 0,80€, o desconto de 50% é um desconto de 0,40€, apesar de recentemente o valor ser 1,00€ e, portanto, 1,00€-0,40€ = 0,60€
É a este nível de desonestidade que chegam os nossos governantes para enganarem uma maioria que vai ler nas notícias os 50% e acreditar que é mesmo assim.
Imagino a forma como isto foi negociado nos bastidores com as organizações criminosas que facturam com as scut. Deve-lhes ter sido proposto desconto de 50% e tanto negociaram que chegaram a essa fantástica ideia de ser 50% sim senhor, mas sobre o preço inicial cobrado
-O PCP pretende que sejam eliminadas as taxas de portagens aos utilizadores de todos os lanços e sublanços da A4 (Autoestrada Transmontana, entre Matosinhos e Águas Santas, e a este de Amarante), A13 (Autoestrada do Pinhal Interior, entre Atalaia e Ferreira do Zêzere), A22 (Via do Infante), A23 (Autoestrada da Beira Interior), A24 (Autoestrada do Interior Norte), A25 (Autoestrada das Beiras Litoral e Alta), A28 (Autoestrada do Norte Litoral, entre Angeiras e Darque) A29 (Autoestrada da Costa de Prata), A41 (Circular Regional Exterior do Porto) e A42 (Autoestrada do Grande Porto).
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Num país sempre de tanga, pode até ser defensável que exista cobrança de portagens nas SCUTS.
Mas há pelo menos duas coisas que não são aceitáveis:
1 - O valor das portagens ser igual ao das autoestradas "normais", quando os traçados, curvas e piso não têm a mesma qualidade nem foram construídas com especificações equivalentes. A pior serviço deve corresponder um pagamento mais reduzido.
2 - Não é aceitável que em estradas pagas (e bem pagas) o se deixe degradar o pavimento até ficar num estado deplorável. É por exemplo isso que acontece na A22. Assim pode qualificar-se as portagens como um verdadeiro assalto à mão armada.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostNum país sempre de tanga, pode até ser defensável que exista cobrança de portagens nas SCUTS.
Mas há pelo menos duas coisas que não são aceitáveis:
1 - O valor das portagens ser igual ao das autoestradas "normais", quando os traçados, curvas e piso não têm a mesma qualidade nem foram construídas com especificações equivalentes. A pior serviço deve corresponder um pagamento mais reduzido.
2 - Não é aceitável que em estradas pagas (e bem pagas) o se deixe degradar o pavimento até ficar num estado deplorável. É por exemplo isso que acontece na A22. Assim pode qualificar-se as portagens como um verdadeiro assalto à mão armada.
na A29 em Gaia, quem vem da A44 para sair em Arcozelo, faz 2,5 km, paga o pórtico duma "autoestrada" onde não pode passar dos 80km/h e apanha um radar Sincro e futuramente um de velocidade média em toda a extensão do percurso.
quem entrar no mesmo sítio e sair em Gulpilhares, faz 1km, paga o mesmo e só não vai levar com o radar de velocidade média, mas também não chega propriamente a entrar na autoestrada
Em contrapartida, quem entrar em Gulpilhares, pode ir até Esmoriz (18km) que não paga nada...
Cereja no topo do Bolo: quando a A29 foi construída, foi com o intuito de substituir a N109. O local onde está esse pórtico é precisamente a zona que foi cortada para a passagem da A29
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostNão andaram por aí a prometer acabar com as portagens nas ex SCUT?...
https://sicnoticias.pt/pais/2024-04-...lo-ps-dee5ae00
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
O modo como estão colocados os pórticos em certos casos, é ridiculo.
na A29 em Gaia, quem vem da A44 para sair em Arcozelo, faz 2,5 km, paga o pórtico duma "autoestrada" onde não pode passar dos 80km/h e apanha um radar Sincro e futuramente um de velocidade média em toda a extensão do percurso.
quem entrar no mesmo sítio e sair em Gulpilhares, faz 1km, paga o mesmo e só não vai levar com o radar de velocidade média, mas também não chega propriamente a entrar na autoestrada
Em contrapartida, quem entrar em Gulpilhares, pode ir até Esmoriz (18km) que não paga nada...
Cereja no topo do Bolo: quando a A29 foi construída, foi com o intuito de substituir a N109. O local onde está esse pórtico é precisamente a zona que foi cortada para a passagem da A29
0,10 € para 500 metros.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
O modo como estão colocados os pórticos em certos casos, é ridiculo.
na A29 em Gaia, quem vem da A44 para sair em Arcozelo, faz 2,5 km, paga o pórtico duma "autoestrada" onde não pode passar dos 80km/h e apanha um radar Sincro e futuramente um de velocidade média em toda a extensão do percurso.
quem entrar no mesmo sítio e sair em Gulpilhares, faz 1km, paga o mesmo e só não vai levar com o radar de velocidade média, mas também não chega propriamente a entrar na autoestrada
Em contrapartida, quem entrar em Gulpilhares, pode ir até Esmoriz (18km) que não paga nada...
Cereja no topo do Bolo: quando a A29 foi construída, foi com o intuito de substituir a N109. O local onde está esse pórtico é precisamente a zona que foi cortada para a passagem da A29
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
Não se pagava se saísses logo para a N110, só se agora mudaram isso.
IC3 - Google Maps
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
Eu nas vezes que o fiz não me foi cobrado, mas ja la vao uns 5 ou 6 anos, podem ter mudado.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
Se saísses logo para a Atalaia não era cobrado, só se mudaram isso.
Eu nas vezes que o fiz não me foi cobrado, mas ja la vao uns 5 ou 6 anos, podem ter mudado.
Se não quisessem que quem saísse para a Atalaia pagasse, punham depois do nó.
Como é que passas pelo pórtico e depois não te é cobrado?
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
Sempre que lá passei foi-me cobrado.
Se não quisessem que quem saísse para a Atalaia pagasse, punham depois do nó.
Como é que passas pelo pórtico e depois não te é cobrado?
Aliás a A13 era todo assim, para ajudar à mobilidade interna. Um pórtico, de forma isolada, não era cobrado. Trabalhei nessa zona uns anos e sempre assim foi.
Entretanto este ano li umas notícias que o sistema tinha sido alterado, não sei se por lapso ou por actualização, mas deu que falar na zona porque foi sem aviso
Ler aqui
https://tomarnarede.pt/economia/asce...ortico-na-a13/
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
Não era cobrado se fizesses apenas esse pórtico.
Aliás a A13 era todo assim, para ajudar à mobilidade interna. Um pórtico, de forma isolada, não era cobrado. Trabalhei nessa zona uns anos e sempre assim foi.
Entretanto este ano li umas notícias que o sistema tinha sido alterado, não sei se por lapso ou por actualização, mas deu que falar na zona porque foi sem aviso
Ler aqui
https://tomarnarede.pt/economia/asce...ortico-na-a13/
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Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
Era o PS. Como nos 8 anos que esteve no governo não tiveram tempo, vão fazer isso agora, enquanto estão na oposição.
https://sicnoticias.pt/pais/2024-04-...lo-ps-dee5ae00
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Verdade seja dita, o PS sempre foi contra as portagens nas SCUT e até reduziu o valor das portagens.
Foi o governo PSD do Passos Coelho que introduziu as portagens nas SCUT, com valores absurdos (superiores aos das AE da Brisa) e com umas renegociações suspeitas pelo meio.
Aliás, as negociações e re-negociações com os concessionários das AE têm sido sempre muito lesivas para os contribuintes - O governo do Sócrates (através do Paulo Campos) também fez umas coisas altamente suspeitas.
Mas de facto, se o PS era contra as portagens nas SCUT, tiveram tempo de as abolir.
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