Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Miguel Sousa Tavares acusado de plágio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Txiiiiiiii isso a ser verdade... LOlo ka cena [}]
    Ja a outra a tempos foi o q foi...

    Comentário


      #32
      Isto de se fazer mil e uma coisas e ainda ter de escrever livros ( assim o obriga o contrato com a editora...) dá nestas coisas..ora vamos lá fazer aqui uns copy/paste para abreviar e sempre dá tempo para mais uns 12 anos enve4lhecidos em casco de carvalho!

      Comentário


        #33
        se ele fez isso e porque e um perfeito idiota...eu so me acredito quando a materia for provada de facto e nao com alegaçoes de individuos que nao dao a cara...

        Comentário


          #34
          Bom, o MST não precisa de provar nada. Nem ele, nem os autores do blog.

          Os livros estão aí, nas estantes. Basta comprar e ler, para o bem ou para o mal!

          Comentário


            #35
            Não é amanhã que ele entra no telejornal da TVI?

            Quero ver o homem a espumar.. Já com o Scolari, que foi apenas um fait diver foi engraçado.. Amanha vai ser ainda mais..

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por zerorpm

              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

              Custa-me a acreditar...

              Reconheço que admiro o MST, não pelas suas idéias, mas principalmente pelo modo como as expôe.

              Agora plagiar..., porra.
              Olha, nas atitudes vocês parecem gémeos... [}];)
              [}][}][}]

              Comentário


                #37
                A ser verdade - como parece ser - o MST devia de ter vergonha na cara!

                Comentário


                  #38
                  não consigo enumerar já a quantidade de senhores que vieram bater no Miguel Sousa Tavares.[xx(]


                  O acto é cobarde e parece somente uma tentativa de "vingança" de alguém que não gosta de MST ou sentiu-se atingido por algo,ou puramente por inveja(algo muito comum neste país).

                  Além do mais, essas comparações ( dúbias ),para mim nunca teriam credibilidade nenhuma.


                  Mas o efeito foi conseguido,não faltam os "bota-abaixo" a achincalhar quem não gostam ou não simpatizam.

                  Só por acaso trata-se de uma pessoa inteligente,com sucesso,e que não tem medo nem complexos de dizer o que pensa.Seja qual for o assunto.

                  Mesmo que não concorde com algo que ele diz,pessoas destas deveriam multiplicar-se.


                  Estivesse o país cheio de gente como ele,..


                  Comentário


                    #39
                    "Estivesse o país cheio de gente como ele,.. "

                    ...E teríamos um país de plagiadores! Ele pode ameaçar com as pauladas que quiser, mas o texto dele é decalcado dos anteriores...

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Manoel

                      Olha, olha!

                      Primeiro a Clara Pinto Correia, nas crónicas da Visão... (agora escreve timidamente no 24 horas)

                      Agora este cavalheiro.


                      Está bonito, sim senhor!
                      Não me lembro dessa [:0]

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

                        não consigo enumerar já a quantidade de senhores que vieram bater no Miguel Sousa Tavares.[xx(]

                        O acto é cobarde e parece somente uma tentativa de "vingança" de alguém que não gosta de MST ou sentiu-se atingido por algo,ou puramente por inveja(algo muito comum neste país).

                        Estivesse o país cheio de gente como ele,..
                        O MST é um dos nossos melhores opinion makers
                        Pensa por si, pensa muitas vezes bem (sem demagogias, nem grandes teorias intelectualoides e com uma visão racional e objectiva das coisas), e não se acorbada ou teme em dizer o que pensa. Só por isso merece um elogio.


                        Mas sabes o que tem piada neste caso ?

                        É alguém como o MST que se comporta como se deve julgar ser, isto é, achando-se provavelmente um homem raro, um ser iluminado pela sua clarividência, ideias e espírito crítico, uma espécie de semáforo do que é correcto, moral ou legal - ao ponto de o expressar não raras vezes de modo pouco educado, arrogante, altivo e petulante - ser "apanhado" num vulgarzinho copianço literário.

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Suarez

                          citação:Originalmente colocada por Manoel

                          Olha, olha!

                          Primeiro a Clara Pinto Correia, nas crónicas da Visão... (agora escreve timidamente no 24 horas)

                          Agora este cavalheiro.


                          Está bonito, sim senhor!
                          Não me lembro dessa [:0]


                          Essa foi outra.. está bonito este país está!

                          Comentário


                            #43
                            1º que tudo eu nunca seria capaz de levar a serio um jornal como o 24h, principalmente depois de olhar pra capa e ler o titulo.

                            o MST, plagiador ou não, não é estupido a ponto de dizer "Ele que dê a cara que vai ver o que lhe acontece" a um jornalista, ou a quem quer que seja que ele saiba que não tem capacidade para enquadrar as coisas no seu contexto. isto porque isto implica DE IMEDIATO o fim da sua vida como jornalista, escritor e tudo o resto que o gajo possa eventualmente fazer.

                            por isso, até haver um jornal minimamente credivel (mesmo que tendencioso! ja nem me chateio c isso) e respeitador que noticie as coisas de forma minimamente seria, nem me vou dar ao trabalho de investigar.

                            Comentário


                              #44

                              Para mim isto resolvia-se em 10m nunm tribunal.

                              Abriam-se os dosis livros, o dele e o dos franceses e lia-se.

                              E acabou, ou plagiou ou não!

                              Tão simples como isso.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                                Para mim isto resolvia-se em 10m nunm tribunal.

                                Abriam-se os dosis livros, o dele e o dos franceses e lia-se.

                                E acabou, ou plagiou ou não!

                                Tão simples como isso.
                                citação:Originalmente colocada por ClioII

                                Bom, o MST não precisa de provar nada. Nem ele, nem os autores do blog.

                                Os livros estão aí, nas estantes. Basta comprar e ler, para o bem ou para o mal!
                                ;)

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por mundano

                                  Ainda bem... A ver se deixam de dar tanto crédito ao gajo..
                                  Ele até tem sido simpático para os teus adorados.

                                  Lá por não ser muito como seriam nos teus desejos, não é preciso dizer essas coisas.

                                  [}]

                                  Comentário


                                    #47
                                    nota-se que muitos por aqui nunca fizeram trabalhos escritos...

                                    enfim falam do que não sabem...

                                    experimentem fazer uma tese com 300 páginas e dps venham dizer que não "copiaram" nada??
                                    [8]

                                    existe sempre aquela prespectiva de incluir algo que já foi descoberto por outras palavras...e??? qual é o mal??

                                    desde que o conteúdo essencial seja algo novo...

                                    dizer que a Roda é redonda, tb já foi dito e não é plágio;)

                                    atenção que não o estou a defender, mas parece-me que os contornos do plágio são muito duvidosos e não apontam exactamente em que esse possíveis plágios beneficiaram a obra!

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

                                      existe sempre aquela prespectiva de incluir algo que já foi descoberto [u]por outras palavras</u>...e??? qual é o mal??
                                      A expressão chave: "por outras palavras".

                                      Elaborar um raciocínio teu usando (e remetendo para) bibliografia adequada é uma coisa, "copy/paste" e tradução é outra. No primeiro caso as palavras são tuas, no segundo não. Ponto.

                                      Comentário


                                        #49
                                        O MST é excelente a apresentar os seus argumentos, mas em muitas questões é um idiota, por exemplo na questão da lei que regula o fumo em locais públicos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por eu

                                          O MST é excelente a apresentar os seus argumentos, mas em muitas questões é um idiota, por exemplo na questão da lei que regula o fumo em locais públicos.
                                          Em quase tudo é um idiota:D.
                                          E mal informado, ainda por cima, que debita teoria com base em "factos" errados.
                                          E agora... copiou[}][}][}].

                                          Do blog:

                                          PRIMEIRO AS EXPLICAÇÕES, DEPOIS AS PAULADAS

                                          NR: MST tem-se revelado «indignado e magoado» com os factos descritos neste blog. Vai mais longe, manda «bardamierda» e ameaça com «paulada e tribunais» (vg 24Horas de 24 Outubro 2006 pág. 8).
                                          [u]O que MST ainda não fez foi explicar a cópia</u>.
                                          Como é seu timbre, ameaça, insulta, e refugia-se na condição de «vítima do anonimato da net». (Contam-se pelos dedos os blogs com autores devidamente identificados).
                                          Os autores deste blog não têm medo de MST nem do que aqui está publicado. MST não é insultado nem difamado neste blog. É confrontado com factos. No dia em que MST explicar de forma explícita (não a nós, mas aos seus leitores) a cópia que fez, os autores deste blog apresentar-se-ão voluntária e ordeiramente à sua porta para receberem as prometidas «pauladas».

                                          [}][}][}]



                                          Comentário


                                            #51
                                            Do blog[}][}]

                                            Manuela Henriques said...
                                            Estou em estado de choque. Tenho os dois livros em questão e estive a confirmar, tim tim por tim tim todas as «semelhanças» descritas. Infelizmente, há mais.
                                            Admirava o Miguel Sousa Tavares, sempre o tive na conta de uma pessoa séria e recta, cheia de principios.
                                            Isto foi a pior bofetada que ele nos podia ter dado. Que profunda desilusão!!! Como é possível?!? Espero que ele tenha uma boa explicação para as «semelhanças», mas eu já nem a quero ouvir. O «Equador» foi ontem para o lixo. Guardei «Esta Noite a Liberdade» -- o original.


                                            Anonymous said...
                                            Já que estamos numa de copy/paste tirei esta do J.P. George que tem um blog chamado esplanar...


                                            “... o problema central do livro está na escrita, a qual se presta grandes reparos e deixa muito a desejar. Quero dizer: pobreza do vocabulário, limitados recursos expressivos, estilo sem matizes, descuidado, repetitivo. O suficiente para vulgarizar um livro. Feri-lo de morte. Desde logo, há qualquer coisa de errado quando um escritor utiliza, amiúde, as mesmas fórmulas: “a leitura sonolenta do Mundo, o seu jornal de todos os dias (p. 11); “a sua pacata e habitual vida de todos os dias” (p. 15); “tentando adivinhar como era a sua vida de todos os dias” (p. 44); “os rituais de todos os dias” (p. 86). Ou ainda: “regressara à sua Lisboa de sempre” (p. 12); “almoçava invariavelmente no seu clube de sempre, no Chiado” (p. 14); “João Forjaz, um dos membros do grupo das quintas-feiras e seu amigo de sempre” (p. 18); “mal tinha acabado de entrar na sala de baile, vindo do bar e das mesmas conversas de sempre com os mesmos de sempre” (p. 26); “na atitude eterna do caçador esperando a sua presa, como sempre sucedeu desde a noite dos tempos, desde que o primeiro caçador de sempre (p. 41); “a sua delicadeza de sempre” (p. 87); “meia dúzia dos seus amigos de sempre (p. 103). Exemplos como estes abundam, volta e meio tropeçamos em coisas como “o melhor peixe do mundo” (p. 23), “dar a resposta mais natural do mundo” (p. 28), “como se fosse a coisa mais previsível do mundo” (p. 34), “serviram sumo espremido das laranjas de Vila Viçosa – as melhores do mundo” (p. 36), “demorara todo o tempo do mundo” (p. 96), “o homem mais rico e mais avarento do mundo” (p. 245), “com o ar mais calmo e natural do mundo” (p. 322). Mas há mais. Diria mesmo, há muito mais: “Mergulhar na sua boca e ficar lá dentro” (p. 90); “e ele mergulhou, também de olhos fechados, naquela boca e naquela paixão” (p. 312); “a boca que, sôfrega, mergulhava na dele” (p. 323); “e mergulhou a boca na sua” (p. 332); “puxou-lhe um pouco o vestido mais para baixo e mergulhou lá dentro a língua e a cabeça” (p. 335); “agarrou-lhe a boca e mergulhou nela a sua” (p. 383).

                                            Casos como estes denunciam desatenção, descuido, negligência. Porque, enfim, as palavras devem ser escolhidas com rigor e ponderação. E em Equador não parece ter havido esse esforço, esse trabalho. Quero dizer: Miguel Sousa Tavares não conseguiu desembaraçar-se (ou não esteve para isso?!) de certas “muletas” literárias, de certos vícios de linguagem: “via desfilar lentamente a vila” (p. 44), “a igual monotonia da paisagem que via desfilar da sua cadeira” (p. 93), “horas passadas a ver desfilar a costa angolana” (p. 118), “a paisagem desfilava ao ritmo do passo do cavalo” (p. 165); “passeando o olhar” e “passeando os seus lânguidos olhos”; “uma chuva de pingos, grossos como bagos de uva” ou “bátegas de chuva, grossas como pedras”; “rolava o cognac francês dentro do pesado copo” ou “cada um com o seu pesado copo de cognac na mão”; “o Pico de S. Tomé, eternamente afogado em nuvens e nevoeiro”, “da cor do Sol afogando-se no mar”, “quando a tarde já se afogava no mar”; “madrugada adentro”, “pela sua boca adentro”, “subira pela floresta adentro”, “que sussurrava pelo seu corpo adentro”, “o frio que lhe entrara pelo seu corpo adentro”, “mar adentro”, “água adentro”, etc.

                                            (...) Advérbios de modo, então, nem se fala. No mesmo parágrafo, um surto pavoroso
                                            de “estupidamente”, “imediatamente”, “ligeiramente”, “finalmente”, “subitamente”; na mesma página (89), “verdadeiramente”, “instintivamente”, “ligeiramente”, “friamente”, “seguramente”, “naturalmente”, “suavemente”. Não deixa de ser notável, porém, a capacidade de Sousa Tavares para utilizar tantos advérbios de modo numa mesma frase (p. 314): “infinitamente”, “ligeiramente”, “nervosamente”, “livremente”. Difícil é escolher entre tantos exemplos.”

                                            E a rematar:

                                            “ Insuficiência linguística, limitação na linguagem? Trapalhice? Custa-me a admitir, mas é o que parece.”

                                            inominado said...
                                            Agora a sério:

                                            Este tipo de plágios que são aparentes à primeira leitura, podem merecer uma segunda que os relativiza.

                                            Umberto Eco foi acusado de plagiar o escritor Robert Van Gulik, para escrever O Nome da Rosa. Por sua vez, este Van Gulik, com livros traduzidos em português, aparentava-se nas tramas literárias das suas novelas ( excelentes e baseadas em histórias de um juiz-detective, na China Imperial)a um certo ****n Doyle.

                                            U. Eco, não gostava das comparações. No entanto, reconheceu que se baseou em certos autores para a "ideia geral" da sua obra prima.

                                            Neste caso de MST a questão pode muito bem ser outra, ainda que misturada com esta e que ele certamente vai utilizar como argumento justificativo.
                                            A questão grave, com MST, neste caso, parece ser a cópia pura e simples de ideias, descrições e narrativas concretas, mudando apenas pormenores sem importância e aliás, decisivas e adaptados à sua própria história.

                                            A questão parece simples de resolver e não vai ser com certeza à paulada.

                                            Cabe a MST o ónus de se defender de uma acusação concreta, lavrada num blog anónimo ( o que é pena, mas é compreensível)e onde os elementos disponíveis já são muitos para se dizer terminantemente que não há plágio algum.

                                            Há, pelo menos, indícios de cópia. Se houve plágio, só uma análise aos dois livros o poderá dizer e no final de contas, só mesmo o autor o poderá confirmar.

                                            COmo não confirma, vai ser preciso provar a quem quiser acusar.
                                            Pela minha parte, não acuso. Constato apenas os factos que se apresentam.
                                            Se são desagradáveis para o autor, é pena, mas deverá lemebrar-se o mesmo que em muitas das suas crónicas faz muito pior...

                                            Cá se fazem, cá se pagam.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Às vezes gosto de ver e ouvir os comentários dele na TVI, outras vê-se mesmo q está a destilar ódio puro. Não deixa de ser uma personalidade da nossa comunicação social (goste-se ou não), com uma opinião isenta (tanto qt possivel) e acima de corrosiva, cruel (qts vezes já malhou em tudo e todos).
                                              Agora, se plagiou ou não, o futuro nos dirá, o q eu sei é q neste país é fácil anonimamente um invejoso qq dizer mal do q quer e lhe apetece sem q se lhe pegue (em tempo útil).
                                              Se fôr verdade e se o plágio foi integral, fica-lhe mal, se foi esporádico, como disse um outro comentador, enfim, considero q se baseou noutras obras, coisa q não deve ser rara em muitos escritores.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Já estão a crucificar o homem com culpado... no blog o que eu vejo é meia dúzia de paragrafos aliás 4, e cuja comparação é feita de uma forma em que os parágrafos do livro dos autores franceses tem muitas reticências para a fazer coincidir certas frases.

                                                E acham que no meio de um calhamaço daqueles ele se dava ao trabalho de plagiar 4 paragrafos?

                                                Para mim ele é inocente até prova em contrário.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

                                                  nota-se que muitos por aqui nunca fizeram trabalhos escritos...

                                                  enfim falam do que não sabem...

                                                  experimentem fazer uma tese com 300 páginas e dps venham dizer que não "copiaram" nada??
                                                  [8]

                                                  existe sempre aquela prespectiva de incluir algo que já foi descoberto por outras palavras...e??? qual é o mal??

                                                  desde que o conteúdo essencial seja algo novo...

                                                  dizer que a Roda é redonda, tb já foi dito e não é plágio;)

                                                  atenção que não o estou a defender, mas parece-me que os contornos do plágio são muito duvidosos e não apontam exactamente em que esse possíveis plágios beneficiaram a obra!
                                                  Uma coisa é a paráfrase outra, totalmente diferente, é o plágio ;)
                                                  Para mais informações consultar AGUIAR E SILVA, Víctor M., Teoria da literatura, Coimbra, Almedina, 7ªed., 1986 na parte referente à intertextualidade.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Mooch

                                                    Já estão a crucificar o homem com culpado... no blog o que eu vejo é meia dúzia de paragrafos aliás 4, e cuja comparação é feita de uma forma em que os parágrafos do livro dos autores franceses tem muitas reticências para a fazer coincidir certas frases.

                                                    E acham que no meio de um calhamaço daqueles ele se dava ao trabalho de plagiar 4 paragrafos?

                                                    Para mim ele é inocente até prova em contrário.
                                                    x2

                                                    Por acaso já leram os comentários do blog? Alguns são demais...:D

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      bem... a imitação é a forma mais sincera de elogio...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Uma precisão: O Dominique Lapierre é françês mas o Larry Collins era americano.


                                                        O livro EQUADOR é péssimo:D.
                                                        Sempre o vi como uma IMITAÇÃO de Eça de Queiroz mas com uma história martelada.
                                                        Como alguns livros ou partes do Eça ainda por rever pelo próprio. Como a segunda parte da Cidade e as Serras, por exemplo.

                                                        Agora ir copiar Dominique Lapierre e Larry Collins[}][}][}].

                                                        Podia copiar o "Oh Jerusalem" e transformá-lo em "Oh Faixa de Gaza"[}][}][}].

                                                        Ou o "Paris já está a arder??" e transformá-lo em "Lisboa já está a arder???"[}][}][}].

                                                        Tá visto que vou ter que ler este Freedom at Midnight

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                          Custa-me a acreditar...

                                                          Reconheço que admiro o MST, não pelas suas idéias, mas principalmente pelo modo como as expôe.

                                                          Agora plagiar..., porra.
                                                          Olha, nas atitudes vocês parecem gémeos... [}];)
                                                          Isso para mim é um grande elogio.

                                                          Posso não estar de acordo com algumas das suas idéias, mas gosto imenso do modo como as expôe e a militância dos seus actos. ;)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Deve ser mais um Veiga ou um Ventoinha ressaivado com as conquistas do
                                                            F.C do Porto e picado com as crónicas semanais do Jornal a Bola em que
                                                            ele espõe a verdadeira realidade e pequenez do Benfica :D

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Uma pergunta: a história de ambos os livros coincide?

                                                              Tirar 4 parágrafos de um livro com centenas de páginas é ridículo...Cheira-me que, se formos a analisar todos os livros, não encontramos mais nada senão plágios...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X