Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TGV - Sim ou Não

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Claro que quem vai ganhar milhões com a construção está-se borrifando para isso. Quer é sacar o deles e depois o Estado que se oriente.
    Ora nem mais...

    Vamos ser obrigados a pagar impostos altíssimos durante décadas por causa do TGV. Não tenham dúvidas...

    Mas ainda há pessoas que não se apercebem que seremos todos nós , directa ou indirectamente, a pagar o TGV.

    Comentário


      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Ora nem mais...

      Vamos ser obrigados a pagar impostos altíssimos durante décadas por causa do TGV. Não tenham dúvidas...
      Impostos altissimos já pagamos nós com ou sem TGV


      Mas ainda há pessoas que não se apercebem que seremos todos nós , directa ou indirectamente, a pagar o TGV.
      E porque nao dizes tambem a outra verdade?

      "seremos todos nós , directa ou indirectamente, a ganhar com o TGV"

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Impostos altissimos já pagamos nós com ou sem TGV




        E porque nao dizes tambem a outra verdade?

        "seremos todos nós , directa ou indirectamente, a ganhar com o TGV"
        Seremos alguns de nós a ganhar com o TGV mas seremos todos nós a perder com os custos do TGV.

        O que certamente iremos todos nós ganhar com o TGV, directa ou indirectamente, é uma maior conta a pagar de impostos, todos os anos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Seremos alguns de nós a ganhar com o TGV mas seremos todos nós a perder com os custos do TGV.

          .
          Alguns? sim alguns milhares ganham com o TVG directamente, com esse ganho tem mais poder de compra, logo dao a ganhar ao comercio, incluindo automoveis escapes etc etc

          é que o dinheiro circula, ou seja se alguem ganha mais é para gastar com o negocios de outras pessoas

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Alguns? sim alguns milhares ganham com o TVG directamente, com esse ganho tem mais poder de compra, logo dao a ganhar ao comercio, incluindo automoveis escapes etc etc

            é que o dinheiro circula, ou seja se alguem ganha mais é para gastar com o negocios de outras pessoas
            Cada euro ganho pela economia derivado do TGV, deve nos custar varias vezes mais em impostos.

            Então se o TGV for construído por empresas estrangeiras, ainda melhor

            Comentário


              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Cada euro ganho pela economia derivado do TGV, deve nos custar varias vezes mais em impostos.

              Então se o TGV for construído por empresas estrangeiras, ainda melhor
              O TGV nao será feitos por empresas estrangeiras, alias as obras publicas sao feitas por empresas portuguesas a menos que seja algo muito especifico que nao tenhamos capacidade para fazer o que é raro acontecer pois na construção civil em portugal somos bons

              Mas a ponte 25 de abril por exemplo teve que se recorrer a uma empresa americana pois nós nao tinhamos esperiencia neste tipo de estruturas metalicas suspensas e a empresa contratada foi a mesma que fez a ponte de San Francisco.

              Comentário


                ja li em algum lado que para a certificacao de muitas das infraestruturas do TGV so um punhado de empresas (todas estrangeiras) estao habilitadas a faze-lo. Assim sendo o imput portugues acaba por ser o menos qualificado de todos.
                Sob quase todas as perspectivas isto é um pessimo projecto para a nacao.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                  Aonde se pode comprar esses bilhetes lisboa porto a 30 ou 14euros?



                  é ridiculo porque? entao esse comboio tem de levar tempo pois é um regional e bem pois assim serve todas as localidades por onde passa parando nas estações e apeadeiros.
                  Se tivesses que usar este comboio regional aposto que adorarias Nephilim . Uma pessoa para alem de ir em carruagens que parece que são do tempo da segunda guerra, ainda se arrisca a ser assaltado pois muita gente que anda de comboio para estes lados tem aspecto duvidoso. Comigo nunca aconteceu nada, mas já tenho ouvido muita história. E diz que o trajecto Faro-Tavira é bem pior, eu das vezes que tenho andado de comboio é Faro-Lagos (2 horas de viagem).

                  Quanto ao trajecto da linha do Algarve já há alguns anos que por cá falam na alteração das linhas. É inadmissivel não haver nem um apeadeiro que pare na Universidade do Algarve, havendo uma para o Estádio Algarve. Ainda há pouco tempo fui a uma conferência de um dos grandes nomes de de mobilidade a nível mundial, Eric Britton que questionou o mesmo. Outra questão é a linha actual ser o maior entrave à construção da zona ribeirinha em Faro, bem como não haver uma estação ou apeadeiro junto do aeroporto. Outro ponto é a não ligação por via férrea do Algarve com Sul de Espanha. Como vês há muito motivo para melhorar as linhas cá em baixo, ainda por cima tendo em consideração comparações que amigos meus de faculdade fazem entre as linhas do Norte e as do Algarve ( bom serviço e rapidez nos trajectos comparados com cá em baixo, bem como preços mais acessiveis). Não faz sentido fazerem linha de TGV para Faro se continuarem a existir estes pontos negativos em minha opinião. Por isso é que questiono e muito a construção de TGV se nas linhas normais existem confusões do género pelo menos no que toca cá para baixo. Mas na obrigatoriedade europeia de se fazer as linhas pra TGV (sim pois parece que como é objectivo europeu vamos ter que aguentar com ele na mesma) que corrijam o que tenham a corrigir a nível nacional e na região algarvia em particular no que respeita a linhas normais.

                  Quanto aos bilhetes de avião a 14 euros suponho que tenha arranjado numa companhia low cost, não lhe interroguei mais sobre o assunto, ele só me fez o reparo do preço. O que sei é que por esta altura já devem tar por Lagos, que ela era suposto chegar aqui ao aeroporto lá pra uma da tarde.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Impostos altissimos já pagamos nós com ou sem TGV
                    Penso que não és ingénuo ao ponto de pensar que vais pagar os mesmos impostos, com ou sem TGV. Ou serás?

                    "seremos todos nós , directa ou indirectamente, a ganhar com o TGV"
                    Isto, simplesmente, não é verdade. Apenas uma pequena minoria vai realmente usufruir do TGV. Aliás, a grande maioria da população Portuguesa NUNCA vai usar o TGV, porque existem alternativas mais baratas / mais rápidas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                      Se tivesses que usar este comboio regional aposto que adorarias Nephilim . Uma pessoa para alem de ir em carruagens que parece que são do tempo da segunda guerra, ainda se arrisca a ser assaltado pois muita gente que anda de comboio para estes lados tem aspecto duvidoso. Comigo nunca aconteceu nada, mas já tenho ouvido muita história. E diz que o trajecto Faro-Tavira é bem pior, eu das vezes que tenho andado de comboio é Faro-Lagos (2 horas de viagem).

                      Quanto ao trajecto da linha do Algarve já há alguns anos que por cá falam na alteração das linhas. É inadmissivel não haver nem um apeadeiro que pare na Universidade do Algarve, havendo uma para o Estádio Algarve. Ainda há pouco tempo fui a uma conferência de um dos grandes nomes de de mobilidade a nível mundial, Eric Britton que questionou o mesmo. Outra questão é a linha actual ser o maior entrave à construção da zona ribeirinha em Faro, bem como não haver uma estação ou apeadeiro junto do aeroporto. Outro ponto é a não ligação por via férrea do Algarve com Sul de Espanha. Como vês há muito motivo para melhorar as linhas cá em baixo, ainda por cima tendo em consideração comparações que amigos meus de faculdade fazem entre as linhas do Norte e as do Algarve ( bom serviço e rapidez nos trajectos comparados com cá em baixo, bem como preços mais acessiveis). Não faz sentido fazerem linha de TGV para Faro se continuarem a existir estes pontos negativos em minha opinião. Por isso é que questiono e muito a construção de TGV se nas linhas normais existem confusões do género pelo menos no que toca cá para baixo. Mas na obrigatoriedade europeia de se fazer as linhas pra TGV (sim pois parece que como é objectivo europeu vamos ter que aguentar com ele na mesma) que corrijam o que tenham a corrigir a nível nacional e na região algarvia em particular no que respeita a linhas normais.

                      Quanto aos bilhetes de avião a 14 euros suponho que tenha arranjado numa companhia low cost, não lhe interroguei mais sobre o assunto, ele só me fez o reparo do preço. O que sei é que por esta altura já devem tar por Lagos, que ela era suposto chegar aqui ao aeroporto lá pra uma da tarde.
                      A linha regional do Algarve dificilmente irá ser actualizada.

                      O que pode melhorar é a linha Lisboa-Faro, com a possível construção de uma nova linha de alta velocidade para ligação a Sevilha.

                      No que respeita a Faro, o projecto é desviar a linha para o parque das cidades e passar por fora da cidade.
                      A ligação á cidade, aeroporto e universidade será feita por metro de superfície.
                      Mas certamente quando isso acontecer, já estarás graduado

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        A linha regional do Algarve dificilmente irá ser actualizada.

                        O que pode melhorar é a linha Lisboa-Faro, com a possível construção de uma nova linha de alta velocidade para ligação a Sevilha.

                        No que respeita a Faro, o projecto é desviar a linha para o parque das cidades e passar por fora da cidade.
                        A ligação á cidade, aeroporto e universidade será feita por metro de superfície.
                        Mas certamente quando isso acontecer, já estarás graduado
                        Ja sou licenciado, mas estas conversas já vem do tempo que era caloiro ( 5-6 anos atrás). Sim quanto ao metro de superficie já ouvi falar por alto sobre ele, mas daí até ser construído....

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                          Ja sou licenciado, mas estas conversas já vem do tempo que era caloiro ( 5-6 anos atrás). Sim quanto ao metro de superficie já ouvi falar por alto sobre ele, mas daí até ser construído....
                          Sabes que os prazos de execução destes projectos costuma ser de uma geração.

                          Nós projectamos e os nossos filhos irão assistir á sua construção

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                            ja li em algum lado que para a certificacao de muitas das infraestruturas do TGV so um punhado de empresas (todas estrangeiras) estao habilitadas a faze-lo. Assim sendo o imput portugues acaba por ser o menos qualificado de todos.
                            Sob quase todas as perspectivas isto é um pessimo projecto para a nacao.
                            Se o tgv é um projecto estrangeiro é normal que tenham de vir alguns peritos estrageiros mas é feito por portugueses

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                              Se tivesses que usar este comboio regional aposto que adorarias Nephilim . Uma pessoa para alem de ir em carruagens que parece que são do tempo da segunda guerra, ainda se arrisca a ser assaltado pois muita gente que anda de comboio para estes lados tem aspecto duvidoso. Comigo nunca aconteceu nada, mas já tenho ouvido muita história. E diz que o trajecto Faro-Tavira é bem pior, eu das vezes que tenho andado de comboio é Faro-Lagos (2 horas de viagem).


                              .
                              E já andei e por acaso gostei...pois nao é todos os dias que se anda de automotora a diesel.
                              Mas nessa linha tem de ser sempre um comboio regional para servir essas localidades.

                              Por outro lado nos ultimos anos a linha do algarve evoluio bastante, já existem combois electricos no algarve ate faro incluido um alfa o que ha meia duzia de anos era apenas ficção cientifica...

                              Comentário


                                Promover obras publicas com o intuito de estimular o crescimento económico e a circulação de dinheiro é um erro. Qualquer aluno de primeiro ano de universidade chumba por dizer isso. Que fomenta a circulação de dinheiro é verdade. Agora esse dinheiro no longo termo sai de Portugal (basta olhar para a balança comercial). Mas também há que reembolsar quem nos emprestou dinheiro.No curto termo, com o empréstimo de dinheiro que vai ser necessário para fazer a obra, haverá também um aumento do PIB. Ora é isto que o PS quer. Daqui a 4 anos estará cá o PSD a pagar a factura. Este projecto, se for complementado com o aeroporto, será a ruína deste país.

                                Mas para mim isto nem é o pior. O pior é a vergonha do projecto. Como é que o burros aprovaram as ligações TGV/Aeroportos, em Lisboa e no Porto. É uma vergonha e feito por incompetentes.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Penso que não és ingénuo ao ponto de pensar que vais pagar os mesmos impostos, com ou sem TGV. Ou serás?
                                  Não sei...se calhar sou... em 2003 vi subirem impostos e o IVA sem TGV, depois baixaram para 20% , em Espanha ha TGV e tem menos imposto que nós e o IVA mais baixo.

                                  Na politica portuguesa tudo é possivel com ou sem TGV mas nao acredito que por causa do TGV se suba impostos ainda por cima sendo uma parte do dinheiro proveniente de fundos comunitários.




                                  Isto, simplesmente, não é verdade. Apenas uma pequena minoria vai realmente usufruir do TGV. Aliás, a grande maioria da população Portuguesa NUNCA vai usar o TGV,porque existem alternativas mais baratas / mais rápidas.
                                  Essas alternativas mai rapidas e baixas, sao uma boa pergunta a ser colocada nos milhares que usam o TGV diriamente em frança

                                  No entanto que vai usufruir nao é só quem vai andar nele...da mesma forma que eu nunca andei de cargueiro e ja usufrui desses barcos , dos aviões, camiões TIR etc etc...ou seja indirectamente os meios de circulação sao uteis a todos mesmos que nunca lá colocar-mos os pés.

                                  Isto faz lembrar á uns anos a ponte Vasco da Gama que se dizia que nao transportaria ninguem, nem servia Almada e Seixal...eu se passei lá 10vezes foi muito é um facto, mas o facto de haver essa ponte libertou a outra dos utilizadores da vasco da gama.
                                  Se fecharem a vasco da gama como já aconteceu , almada atafulha-se de carros, as coisas estão todas interligadas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                    Promover obras publicas com o intuito de estimular o crescimento económico e a circulação de dinheiro é um erro. Qualquer aluno de primeiro ano de universidade chumba por dizer isso. Que fomenta a circulação de dinheiro é verdade. Agora esse dinheiro no longo termo sai de Portugal (basta olhar para a balança comercial). Mas também há que reembolsar quem nos emprestou dinheiro
                                    Sai de portugal o dinheiro das obras? entao porque? se as obras parecem em portugal seria a banca rota, as obras é a principal fonte de riqueza do pais e maior fonte de exportação, basta ver que mitas empresas portuguesas de construção estão a vender obras para muitos sitios do mundo, principalmente o continente africano.


                                    .No curto termo, com o empréstimo de dinheiro que vai ser necessário para fazer a obra, haverá também um aumento do PIB. Ora é isto que o PS quer. Daqui a 4 anos estará cá o PSD a pagar a factura. Este projecto, se for complementado com o aeroporto, será a ruína deste país.
                                    E o PSD nao faz obras querem ver? a culpa é do PS esses malandros que estão a fazer escolas novas e a renovar escolas a cairem de podres

                                    Sobre a construção do aeroporto novo sou contra....é a unica obra publica que sempre foi contra pois sou a favor da continuidade do aeroporto de lisboa.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                      Promover obras publicas com o intuito de estimular o crescimento económico e a circulação de dinheiro é um erro. Qualquer aluno de primeiro ano de universidade chumba por dizer isso. Que fomenta a circulação de dinheiro é verdade. Agora esse dinheiro no longo termo sai de Portugal (basta olhar para a balança comercial). Mas também há que reembolsar quem nos emprestou dinheiro.No curto termo, com o empréstimo de dinheiro que vai ser necessário para fazer a obra, haverá também um aumento do PIB. Ora é isto que o PS quer. Daqui a 4 anos estará cá o PSD a pagar a factura. Este projecto, se for complementado com o aeroporto, será a ruína deste país.

                                      Mas para mim isto nem é o pior. O pior é a vergonha do projecto. Como é que o burros aprovaram as ligações TGV/Aeroportos, em Lisboa e no Porto. É uma vergonha e feito por incompetentes.


                                      Não existe nenhum estudo tecnico economico que aprove o TGV, vai ser um buraco financeiro para 50 anos.

                                      A aprovação do TGV é só exclusivamente politica.

                                      Para além disso os estudos enfermam de graves erros, como a mesquinhez de num pais pequeno querer ligar Lisboa - Porto em alta velocidade e depois fazer diversas paragens pelo meio, para fazer paragens que provocam variações de velocidade não é necessário TGV, basta o pendular.

                                      Comentário


                                        Pelo que sei o Estado Português vai suportar cerca de 3.100 milhões de financiamento para o TGV (o projecto total anda pelos 9.000 milhões).

                                        O que aqui proponho é que qualquer despesa superior a 1.000 milhões seja a obrigada a passar por referendo.

                                        E tirar o poder ao Conselho de Ministros das adjudicações "sem limite".

                                        Quem alinha?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Pelo que sei o Estado Português vai suportar cerca de 3.100 milhões de financiamento para o TGV (o projecto total anda pelos 9.000 milhões).

                                          O que aqui proponho é que qualquer despesa superior a 1.000 milhões seja a obrigada a passar por referendo.

                                          E tirar o poder ao Conselho de Ministros das adjudicações "sem limite".

                                          Quem alinha?

                                          Here! Here! Havia aplicações para investir muito mais proveitosas para o país do que o TGV utilizando esses valores. E não própriamente sendo consideradas obras públicas. Alias ainda num dos últimos programas do Prós e Contras num estudo que um dos membros convidados leu, a falta de infraestruturas era uma das últimas razões para não se investir em Portugal, logo não entendo a obsessão dos nossos Governos em investir nos mesmos, anos após anos, Governos após Governos.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Exacto era o que eu tava a dizer, até á fronteira da frança pode ir um comboio portugues mas depois tem de mudar para um frances pois a bitola em frança é diferente na nossa e da espanhola. Quem ja foi a paris de comboio sabe isso.
                                            Como tu bem deves saber, sais daqui no SUD e vais até Hendaye, depois aí apanhas o TGV. Aliás já se fala por aí, que os espanhois andam a pensar mudar a bitola de todas as linhas deles, para europeia, e se isso acontecer, ficamos aqui isolados.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                              Pelo que sei o Estado Português vai suportar cerca de 3.100 milhões de financiamento para o TGV (o projecto total anda pelos 9.000 milhões).

                                              O que aqui proponho é que qualquer despesa superior a 1.000 milhões seja a obrigada a passar por referendo.

                                              E tirar o poder ao Conselho de Ministros das adjudicações "sem limite".

                                              Quem alinha?
                                              Pelo que sei, o valor do financiamento da CE a Portugal para o TGV é perto de 1.3 mil milhões de euros. O restante será suportado pelo Estado Português (55%) e por privados (45%), tendo a contrapartida da exploração das linhas por 40 anos.

                                              De salientar que nos contratos feitos, os privados suportam parte do orçamento mas todos os riscos são do Estado, pelo que contemplam compensações em caso de a linha não ser rentável.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                A linha regional do Algarve dificilmente irá ser actualizada.

                                                O que pode melhorar é a linha Lisboa-Faro, com a possível construção de uma nova linha de alta velocidade para ligação a Sevilha.

                                                No que respeita a Faro, o projecto é desviar a linha para o parque das cidades e passar por fora da cidade.
                                                A ligação á cidade, aeroporto e universidade será feita por metro de superfície.
                                                Mas certamente quando isso acontecer, já estarás graduado
                                                Das duas uma, ou arranjam a linha, ou mudam o material que lá anda. Acho que é mais facil mudar de material, que em principio vai fechar uma linha de comboio, e com o material que lá anda, mais uns quantos, já se consegue por um comboio no algarve com AC, que deve dar muitooo jeito.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  E já andei e por acaso gostei...pois nao é todos os dias que se anda de automotora a diesel.
                                                  Mas nessa linha tem de ser sempre um comboio regional para servir essas localidades.

                                                  Por outro lado nos ultimos anos a linha do algarve evoluio bastante, já existem combois electricos no algarve ate faro incluido um alfa o que ha meia duzia de anos era apenas ficção cientifica...

                                                  Mas não serve para as viagens internas, e isso é que os habitantes andam a reclamar, e andarem lá automotoras velhas e a cheirar a diesel por todos os lados e sem AC.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Sai de portugal o dinheiro das obras? entao porque? se as obras parecem em portugal seria a banca rota, as obras é a principal fonte de riqueza do pais e maior fonte de exportação, basta ver que mitas empresas portuguesas de construção estão a vender obras para muitos sitios do mundo, principalmente o continente africano.




                                                    E o PSD nao faz obras querem ver? a culpa é do PS esses malandros que estão a fazer escolas novas e a renovar escolas a cairem de podres

                                                    Sobre a construção do aeroporto novo sou contra....é a unica obra publica que sempre foi contra pois sou a favor da continuidade do aeroporto de lisboa.
                                                    Tu disseste que as obras públicas iriam gerar circulação de dinheiro e que esse dinheiro ia chegar ao comerciante e por aí a diante. Eu respondo-te que sim isso é verdade. No entanto, ao fim de algum tempo esse dinheiro que foi gerado vai estar fora de Portugal. Não é a maneira de estimular uma economia. Especialmente numa economia com um grave défice comercial. Para comprovares o que digo aconselho-te a usar o Input-output model. É o problema de aplicar keynes a uma economia aberta e sem capacidade do aparelho produtivo nacional. Vamos ter mais importações, endividamento e defices externos.


                                                    Quanto ao PSD e PS são o mesmo. No entanto o Ps vê-se com 2 mandatos seguidos e sabe que não vai ganhar o terceiro. É altura de enriquecer, de fazer ***** e de queimar o PSD no próximo mandato, a ver se ganham daqui a 8 anos. Até os meus filho percebem isto, claro que têm que tirar as palas dos olhos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Se o tgv é um projecto estrangeiro é normal que tenham de vir alguns peritos estrageiros mas é feito por portugueses.
                                                      O conceito/idéia original é de origem estrangeira, o planeamento/execução é de origem nacional, os fundos são de origem mista, mas na questão da detenção da tecnologia e know-how técnico é estrangeiro e para complicação da questão digamos que os detentores da dita são muito exigentes na inclusão de novos parceiros estratégicos no negócio.

                                                      Que tem por consequência directa alterar as forças económicas na execução da obra,

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        A ligação Lisboa-Madrid será um flop enquanto não houver ligação a França.

                                                        (...)
                                                        A ligação ferroviária em alta velocidade entre a rede espanhola e a gaulesa está em escala da dita a escassos quilómetros de acontecer mas actualmente já é possível alcançar a fronteira franco/espanhola em alta velocidade tendo como terminais Madrid e Barcelona.

                                                        E ambos os países mostram interesse no projecto, em termos geográficos são o motor do projecto europeu a nível ocidental, a questão da rentabilidade da rede nacional é um factor mas teria maior impacto mesmo decisivo caso não estivésse-mos incorporados na UE, esta exige que todo o perímetro da união esteja acessível a todos os cidadãos da mesma em alta velocidade, as politicas ferroviárias a serem desenvolvidas num curto espaço de tempo assim o demonstram.

                                                        Comentário


                                                          nunca percebi muito bem o que justifica o TGV em Portugal.
                                                          mas, vá lá, a ligação a espanha, ainda vá que não vá, greve de pilotos/outro pessoal da aviação, viagem solitária ou com mais um elemento, a possibilidade de a linha ser usada para carga, e mais alguma coisita que possa ajudar a justificar...

                                                          agora em relação às outras linhas? esqueçam lá isso, nem depois de fumar meia duzia de brocas e beber uma garrafa de whisky, lá chego.

                                                          o estado é que vai arcar sempre com os prejuízos, que vão ser muitos, à imagem do que se passa nos contentores em Alcântara.

                                                          Lx » Porto, já estamos servidos.
                                                          Lx » algarve, sai mais barato actualizar a linha para pendular.

                                                          Porto » Vigo mas com que fundamento?

                                                          algarve » Sevilha (acho) para quê?


                                                          em viagens familiares, ainda sai mais barato ir de carro.

                                                          vai ser um investimento a fundo perdido, garantidamente, e como nas SCUTs cá vamos esstar nós para pagar, caso nos sirvamos dela ou não.

                                                          se o estado que injectar dinheiro na economia, que o faça de modo a abranger o maior nº possível de beneficiários, componha as estradas nacionais, limpe os rios/ribeiras, estradas camarárias, invista em paineis solares nos hospitais, escolas, tribunais, e outras instituições publicas, invista em cisternas nas escolas, hospitais, etc., para ser possível a rega dos jardins durante algum tempo no verão, nos esgotos de povoações sem eles, em rede eléctrica para povoações sem electricidade, a linha do Algarve (já aqui falada), etc., etc....

                                                          tem muito onde gastar sem logo à partida o dinheiro sair de Portugal, beneficiando muita gente e o próprio estado.

                                                          em relação ao aeroporto, bom, mas qual é a pressa?
                                                          é realmente preciso ser feito, mas não me parece que tenha de ser já a correr, podendo aproveitar para que os privados também paguem os prejuízos da aposta que fazem, é que só se vê tanto empresário a o querer, porque sabem que se correr mal, o estado vai amparar a situação.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            A linha regional do Algarve dificilmente irá ser actualizada.

                                                            O que pode melhorar é a linha Lisboa-Faro, com a possível construção de uma nova linha de alta velocidade para ligação a Sevilha.

                                                            No que respeita a Faro, o projecto é desviar a linha para o parque das cidades e passar por fora da cidade.
                                                            A ligação á cidade, aeroporto e universidade será feita por metro de superfície.
                                                            Mas certamente quando isso acontecer, já estarás graduado

                                                            Deu esta semana a noticia do encerramento da linha ferroviaria que passa no Alentejo, durante 1 ano, para procederem à sua modernização, electrificação incluida, mostrou inclusivé estudantes que são os principais utilizadores a reclamar, de deixarem de ter esta opção economica de transporte.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                              Como tu bem deves saber, sais daqui no SUD e vais até Hendaye, depois aí apanhas o TGV. Aliás já se fala por aí, que os espanhois andam a pensar mudar a bitola de todas as linhas deles, para europeia, e se isso acontecer, ficamos aqui isolados.
                                                              A linha do TGV espanhola pelo que percebi eles vao fazer em bitola europeia, tal como portugal, o resto das linhas acho bem que mudem e a tendencia é mudar ñão faz sentido haver actualmente 2 bitolas na europa.
                                                              Mas mudar a bitola não +e facil tem custos muito elevados implica mudar de travessas e levantar a linha toda, isto em toda a espanha seria trabalho para anos e em portugal tambem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X