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    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Não brinquemos com coisas sérias.

    A IP5 foi nos anos 90 considerada a estrada mais perigosa do mundo. Ponto final
    O traçado, o perfil quase todo montanhoso, as condições climatéricas (que a A25 ainda leva) com os frequentes nevoeiros cerrados, a inexistência de zonas de ultrapassagem ou separadores, fazer km a fio a 30-40km/h atrás de camiões...enfim, quem fez aquela estrada frequentemente saiu de lá com uma escolinha e muitas estrelinhas da sorte.

    O IP3 não tem comparação. E se no IP5 não caiu bem espetarem uma A25 em cima a pagar....a mesma receita na IP3 irá cair muito mal, porque eu e muitos, não temos problema algum em continuar a usar a IP3 em detrimento de qualquer AE (mesmo com borlas).
    Pois mas um dos problemas do IP5 era também a falta de cuidado de muitos condutores.

    Já para não falar numa altura em que os travões eram de brincar comparando com hoje em muitos carros, além de ESP e ABS serem miragem. Aquilo era para se fazer devagar e muitos esticavam-se. Tudo junto pronto.

    De resto, isso de ser a estrada mais perigosa do mundo, enfim, esses estudos valem o que valem. O IC19 tambem foi considerada a estrada mais perigosa de PT e é só estúpido.

    Comentário


      No IP5 havia mais acidentes, especialmente frontais porque o pessoal fartava-se de ir atrás das longas filas de camiões e arriscava. Relembro que no IP5 passavam a maior parte das nossas exportações, às vezes eram filas intermináveis de camiões. E em certos sitios dava para ultrapassar indo para a faixa contrária, era um fartote de kamikazes.
      A partir do momento em que eliminaram a possibilidade de ir para a faixa contrária, a sinistralidade diminuiu muito. O mesmo aconteceu no IP4 quando colocaram tudo em duplo traço continuo e pinocos, praticamente deixaram de haver choques frontais.

      O IP3 é uma treta de traçado, em muitos sitios mais parece uma nacional que um IP. E neste momento em certos sitios mais parece o Iraque.

      Comentário


        Há nacionais muito melhores que o ip3.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Pois mas um dos problemas do IP5 era também a falta de cuidado de muitos condutores.

          Já para não falar numa altura em que os travões eram de brincar comparando com hoje em muitos carros, além de ESP e ABS serem miragem. Aquilo era para se fazer devagar e muitos esticavam-se. Tudo junto pronto.

          De resto, isso de ser a estrada mais perigosa do mundo, enfim, esses estudos valem o que valem. O IC19 tambem foi considerada a estrada mais perigosa de PT e é só estúpido.
          Tudo é responsabilidade dos condutores....não dilui o facto do 8 e 80 dos números de acidentes/feridos/mortos entre IP5 e A25.

          A história se é verídica ou não são outros 500 e a classificação não foi da nossa parte: urbi et orbi ou https://cambiantevelador2.blogs.sapo.pt/3642.html

          Escolham o que der mais jeito, eu fazia IP3 e IP5 (e ainda faço do que resta) diariamente no seu auge....comparar as duas continua, na minha perpectiva de utilizador, a ser ridículo, fosse a andar abaixo ou acima dos limites estabelecidos.
          Editado pela última vez por ; 13 September 2019, 00:35.

          Comentário


            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            Obtuso spot perfeito para um radar temporário...isso à noite deve ser um mimo....

            Pá... e onde é que a gente testa os jactos?

            Comentário


              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Tudo é responsabilidade dos condutores....não dilui o facto do 8 e 80 dos números de acidentes/feridos/mortos entre IP5 e A25.

              A história se é verídica ou não são outros 500 e a classificação não foi da nossa parte: urbi et orbi ou https://cambiantevelador2.blogs.sapo.pt/3642.html

              Escolham o que der mais jeito, eu fazia IP3 e IP5 (e ainda faço do que resta) diariamente no seu auge....comparar as duas continua, na minha perpectiva de utilizador, a ser ridículo, fosse a andar abaixo ou acima dos limites estabelecidos.
              Sim tudo bem, só que essas coisas de ser considerado o mais perigoso ainda para mais do mundo...é...relativo.

              Ena pá, já vamos num off topic do caraças

              Comentário


                O problema do IP3 é que é muito heterogéneo.

                Há algumas zonas muito boas, por exemplo entre Tondela e Santa Comba Dão e depois há troços muito estreitos, com curvas apertadas, mau piso e separadores de betão a cm dos retrovisores.

                Comentário


                  https://ominho.pt/renfe-quer-antecip...e1m7kCRH1uSM0k

                  RENFE quer antecipar-se e pode ter o primeiro comboio de alta velocidade a passar no Minho

                  Comentário


                    A RENFE ambiciona os 330 em bitola Ibérica com os Avril mencionados no artigo em cima.
                    Curioso quanto conseguiria diminuir o tempo actual de viagem entre Porto <-> Lisboa , numa situação sem obras na linha do norte.

                    Agora, eles querem fazer Corunha<->Lisboa, o troço na parte Portuguesa terá sempre procura se competitivo, mas haverá procura dos Espanhóis?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post

                      Para os Galegos compensava muito terem alta velocidade pelo menos até ao Porto

                      o Aeroporto o Porto é o maior e o melhor de todo o norte num raio de sei lá quantos KM





                      Comentário


                        A minha região mais ligada em alta velocidade com a Galiza e o Porto é algo que ambicionamos há já muito tempo. Iria ser bastante bom para escoar mercadorias e facilitar a vida das pessoas.

                        E não esquecer que ligação de alta velocidade iria trazer benefícios também para o norte do país no geral e não só para o Minho.

                        Comentário



                          Mais uma cena para dar prejuízo, mas estamos cá para pagar.

                          Comentário


                            Tens que ver os preços na Ouigo e na Avlo que são as lowcost da SNCF e RENFE.

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