Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saudades (coisas da nossa infância)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para isso tens o tópico do gabanço!

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      O desenterranço do século, mas que só prova que a pesquisa funciona bem!

      Vi isto no livro das trombas e, apesar de achar algumas coisas demasiado saudosistas ou exageradas e achar bem que tenham acabado, em muitas outras (na maioria) acabei mesmo por me rever .

      E vocês?
      Só faltou a menção honrosa à Rádio Cidade... tempos que não voltam mesmo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
        Nenhum adulto entendia como era possível apanhar do chão, ás vezes com lama da chuva, o invólucro de uma "chicla" gorila...

        Esta coleção é mais do que um conjunto de cromos. É uma boa parte da minha infância. Talvez não acreditem mas não via estas imagens há uns 38 anos e vieram-me as lágrimas aos olhos. Entre os 8 e os 10 anos andei religiosamente a fazê-la. Lembram-se do 57? (ou 58 nem sei) estava sempre a sair.

        Comentário


          Além desses lembro-me do pára-quedas triangular e de uma geringonça com um homem pendurado, parecia o aparelho de Ícaro.

          Comentário


            Ainda hei-de ter isso algures guardado na cave...

            Comentário


              Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
              Além desses lembro-me do pára-quedas triangular e de uma geringonça com um homem pendurado, parecia o aparelho de Ícaro.
              Capítulo dos pioneiros da aviação. Tinha balões de ar quente, por exemplo.

              Comentário


                Sim, recordo-me dos balões. Não tive a coleção muito tempo, tinha os cromos à balda dentro de uma gaveta e um dia foram levados pelo furacão Mãe 😅💀

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Para isso tens o tópico do gabanço!
                  Mas é disso que tenho saudades: o gabanço pelas velocidades maximas e etc looool, cada comédia.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                    Além desses lembro-me do pára-quedas triangular e de uma geringonça com um homem pendurado, parecia o aparelho de Ícaro.
                    Pela descrição, isso parecem ser os modelos idealizados por Leonardo da Vinci para o pára-quedas e para o avião.

                    image.png

                    image.png

                    Comentário


                      É bem possível que seja isso.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                        Poucas coisas nesse texto dão saudade... . São apenas lembranças de infância cujo a unica saudade é mesmo voltar a ser jovem ou criança.
                        p o r r a .. contigo não sei, mas comigo de TUDO isso tenho saudade.....qual bullying qual C%"$"#%......no meu bairro, até aos 14 anos, se me afastasse mais de 500m de casa tinha de ligar o radar, ou acabava pontapeado por um qualquer mais velho que me aparecesse pela frente.....qual bullying qual mE$#!$ !!!!!!

                        Hoje em dia cada vez que oiço falar de bullying até me apetece &#%$&% em algum jornalista !!!!! cambada de idiotas !!!!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                          O meu pai tem guardado em casa uma coleção "cromos" de aviões da primeira guerra mundial. Eram nas caixinhas de fósforos de dobrar. Sendo ele de 1954, julgo que aquilo deva ser de finais dos anos 60-70.

                          Era esta:

                          image.png

                          Outra coisa que me lembro desde sempre na minha infância, eram os livros de banda desenhada do walt disney, que o meu pai chegou a coleccionar literalmente centenas, e que nós, filhos, acabámos por destruir​ com o passar dos anos.
                          Confirmo, essas carteiras de fósforos pelos 70s também me obrigaram a ir buscá-las ao chão muitas vezes ou a esperar que algum gajo "despachasse mais um cigarrinho e acabasse a carteira.."

                          Comentário


                            Um miudo que esteja agora a tirar a carta, das primeiras memórias de infância que tem, antes sequer de ir para a escola, é o FACEBOOK.

                            Fdx, tou mm velho

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por guisas Ver Post

                              p o r r a .. contigo não sei, mas comigo de TUDO isso tenho saudade.....qual bullying qual C%"$"#%......no meu bairro, até aos 14 anos, se me afastasse mais de 500m de casa tinha de ligar o radar, ou acabava pontapeado por um qualquer mais velho que me aparecesse pela frente.....qual bullying qual mE$#!$ !!!!!!

                              Hoje em dia cada vez que oiço falar de bullying até me apetece &#%$&% em algum jornalista !!!!! cambada de idiotas !!!!
                              Não percebi....

                              Nessa altura tb ja era bullying...

                              Comentário


                                Mas hoje praticamente tudo é bullying! Estamos a criar uma geração de florzinhas de estufa!

                                Comentário


                                  Só falta dizer que cabos de vassoura no cu não é bullying... Florzinhas de estufa!

                                  Comentário


                                    De facto, pelo menos comigo aqui no Porto, encontrava sempre os mesmos "cromos" da gorila! Por exemplo, acho que nunca encontrei um cromo das "máquinas voadoras", "pós-guerra" ou "helicópteros". Encontrava sempre os mesmos, geralmente da segunda guerra, mas isso ajudava até a mistificar ainda mais a colecção. Não tenho dúvidas que esta colecção ajudou a cimentar o meu interesse pela aviação. Cada avião era uma descoberta e um mistério (até porque a imagem a preto e branco era simples e a informação básica).


                                    Uns anos mais tarde, talvez 1987-1988 (andava eu na escola Aurélia de Sousa), saiu a colecção "guerra moderna", em fascículos semanais, que literalmente, como dizem os ingleses, "rocked my world"...





                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Mas hoje praticamente tudo é bullying! Estamos a criar uma geração de florzinhas de estufa!
                                      Ok isso já é outra coisa.

                                      Mas há a violencia fisica e psicologica.

                                      Se há casos considerados bulying que n deviam ser, nao sei, imagino que sim ( ? ).

                                      Convém é evitar aquela conversa que " no meu tempo eramos uns mauzões " porque são esses mauzões em adultos que fogem logo que vêm alguém ser assaltado, pois, tás a ver onde quero chegar.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
                                        De facto, pelo menos comigo aqui no Porto, encontrava sempre os mesmos "cromos" da gorila! Por exemplo, acho que nunca encontrei um cromo das "máquinas voadoras", "pós-guerra" ou "helicópteros". Encontrava sempre os mesmos, geralmente da segunda guerra, mas isso ajudava até a mistificar ainda mais a colecção. Não tenho dúvidas que esta colecção ajudou a cimentar o meu interesse pela aviação. Cada avião era uma descoberta e um mistério (até porque a imagem a preto e branco era simples e a informação básica).

                                        [
                                        Um pouco mais recente foi essa coleção de cromos

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                          Ok isso já é outra coisa.

                                          Mas há a violencia fisica e psicologica.

                                          Se há casos considerados bulying que n deviam ser, nao sei, imagino que sim ( ? ).

                                          Convém é evitar aquela conversa que " no meu tempo eramos uns mauzões " porque são esses mauzões em adultos que fogem logo que vêm alguém ser assaltado, pois, tás a ver onde quero chegar.
                                          Sim é uma perspectiva, se bem que penso que esses mauzões continuarão sempre a existir com ou sem bulying.

                                          Uma outra perspectiva é a desenvolver a capacidade de antecipar situações que convém evitar, e portanto "...se te metes a jeito depois não te queixes".

                                          Concordarás que hoje em dia o que não falta é malta a meter-se a jeito, depois diz que é bullying... isto em muitas e diversificadas situações.....mas dicutir isso é estragar este tópico.



                                          Olha eu tenho saudades de andar aos pulos na traseira do autocarro.....de nos carros irmos todos uns para cima dos outros nas curvas.....de andarmos no atrelado no trator......eh pah......ganda noia.....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
                                            Nenhum adulto entendia como era possível apanhar do chão, ás vezes com lama da chuva, o invólucro de uma "chicla" gorila...

                                            Uma coisa que eu nunca compreendi nestes cromos são os traços (arames? cabos?) que parecem ligar o topo da cabine a outros pontos do avião, nomeadamente cauda (exemplo: o Lockheed da última linha da imagem).

                                            Nas fotos que se encontram por essa net fora nunca se vê tal coisa. Esses arames ou cabos existiam à época? Eram algum tipo de antena de fio longo ou quê?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                                              Uma coisa que eu nunca compreendi nestes cromos são os traços (arames? cabos?) que parecem ligar o topo da cabine a outros pontos do avião, nomeadamente cauda (exemplo: o Lockheed da última linha da imagem).

                                              Nas fotos que se encontram por essa net fora nunca se vê tal coisa. Esses arames ou cabos existiam à época? Eram algum tipo de antena de fio longo ou quê?
                                              Se vires com cuidado nas fotos de aviões antigos esses cabos estão lá. Fazem parte do sistema de rádio (antenas).

                                              Com a avanço da tecnologia deixaram de ser usadas (passou a ser interno).

                                              Comentário


                                                Alguém se lembra desta série de documentários?

                                                Ouçam a musica do genérico, pode despertar a memória.


                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Icterio Ver Post

                                                  Se vires com cuidado nas fotos de aviões antigos esses cabos estão lá. Fazem parte do sistema de rádio (antenas).

                                                  Com a avanço da tecnologia deixaram de ser usadas (passou a ser interno).

                                                  Obrigado. Nessa foto vê-se mesmo bem uma antena tipo "T". A minha intuição estava certa, mas certezas não tinha.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post

                                                    Sim é uma perspectiva, se bem que penso que esses mauzões continuarão sempre a existir com ou sem bulying.

                                                    Uma outra perspectiva é a desenvolver a capacidade de antecipar situações que convém evitar, e portanto "...se te metes a jeito depois não te queixes".

                                                    Concordarás que hoje em dia o que não falta é malta a meter-se a jeito, depois diz que é bullying... isto em muitas e diversificadas situações.....mas dicutir isso é estragar este tópico.



                                                    Olha eu tenho saudades de andar aos pulos na traseira do autocarro.....de nos carros irmos todos uns para cima dos outros nas curvas.....de andarmos no atrelado no trator......eh pah......ganda noia.....
                                                    Sim é vdd é um tema interessante mas ja é offtopic.

                                                    Ena, quando em puto, dormir no banco de trás, ir com a cabeça de fora no tecto de abrir, hehe....caraças, que maluqueiras, bastava um acidente a baixa velocidade e acabava-se tudo.

                                                    Comentário


                                                      E os cigarros de chocolate? Acho que ainda se venderam durante uns anos

                                                      Comentário


                                                        Por acaso nunca "fui à bola" com isso.

                                                        Nem com os outros, felizmente.

                                                        Experimentei dois ou três naquela loucura de putos da escola atrás do pavilhão mas não engracei com aquilo e nunca mais lhe toquei.

                                                        Comentário


                                                          Não eram lá grande coisa não. Curioso como se venderam durante tantos anos.

                                                          Comentário


                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X