eu vou todos os dias de metro para a fac e digo,ainda bem que há metro.De carro nunca mais,a ponte do freixo e da arrabida de manha são caóticas.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Descubra as diferenças(metroPorto/eléctricoLisboa)
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Chamem o que chamarem ao "transporte" referido da cidade do Porto, "aquilo" tem erros graves de concepção, e execução, e mesmo de utilização.
Um transporte que deveria agilizar, facilitar, incentivar, e optimizar a utilização transporte publico de curta distancia sem prejudicar de nenhuma maneira o funcionamento de uma localidade, o referido transporte, alem de não ser suficientemente rápido, prejudica o funcionamento preexistente da cidade, impedindo em muitos casos a simultaneidade de passagem de transportes e de pessoas, apresenta nitidamente soluções de improviso, traçados de conveniência politica, e um dimensionamento nitidamente populista.
A realidade de utilização do transporte é heterogénea: Se tem troços definitivamente úteis, bem estruturados rápidos e essenciais, noutros casos não passa de um transporte de passeio, lento, pouco pratico, prejudicial aos restantes utilizadores da via...
è abusivo chamar aquele transporte um "metro" no sentido tradicional ( leia-se Lisboa, Londres, NY...) mas também é abusivo chamar de eléctrico, é no fundo um sistema híbrido, mas mais "eléctrico" do que "metro" que lá vai servindo a população o melhor que pode, mas não pode concorrer de modo nenhum como os grandes sistemas de metropoles
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Force
Worldtiki,por estar a estudar junto do S.João (ISEP),tenho obrigatoriamente que atravessar aquela zona e encontro mais trânsito caótico junto às entradas para a VCI do que junto ao S.João...a qualquer hora do dia.E o Metro não passa por lá...
Além disso,nunca reparei nesse "trânsito caótico" junto ao S.João.E saio às horas de ponta.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Lippe
É um espectáculo quando vou de Metro e ver filas e filas de carros e eu a passar numa boa...[}]
Como já disse noutros tópicos acerca deste tema...o Metro do Porto só não é bom e é uma parvoíce para quem não o utiliza...peço desculpa...o Eléctrico[8)]
Para mim que o utilizo várias vezes para me deslocar da Maia ao Porto foi do melhor que apareceu na região[^]
;)
Por mim até podia andar aos zigue-zagues pelo meio da Circunvalação... de tão mau que aquilo está o mais certo era nem notar [xx(]
Comentário
-
worldtiki, eu prefiro ir para o Porto de Metro, não tenho carro meu, ou mesmo quando tenho carro, dos meus pais, vou de carro ate uma estação e depois vou de Metro...por essa mesma razão de não ter que ir para o meio do transito, e de Metro é a ouvir musica e sem stress :D
Não sei a tua situação...mas se vais de carro é porque queres, ou porque te dá mais jeito...não sei...agora se tens problemas de transito, isso não há nada a fazer, o que te posso aconselhar é a fazer como eu faço;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por worldtiki
citação:Originalmente colocada por Lippe
É um espectáculo quando vou de Metro e ver filas e filas de carros e eu a passar numa boa...[}]
Como já disse noutros tópicos acerca deste tema...o Metro do Porto só não é bom e é uma parvoíce para quem não o utiliza...peço desculpa...o Eléctrico[8)]
Para mim que o utilizo várias vezes para me deslocar da Maia ao Porto foi do melhor que apareceu na região[^]
;)
Por mim até podia andar aos zigue-zagues pelo meio da Circunvalação... de tão mau que aquilo está o mais certo era nem notar [xx(]
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Lippe
worldtiki, eu prefiro ir para o Porto de Metro, não tenho carro meu, ou mesmo quando tenho carro, dos meus pais, vou de carro ate uma estação e depois vou de Metro...por essa mesma razão de não ter que ir para o meio do transito, e de Metro é a ouvir musica e sem stress :D
Não sei a tua situação...mas se vais de carro é porque queres, ou porque te dá mais jeito...não sei...agora se tens problemas de transito, isso não há nada a fazer, o que te posso aconselhar é a fazer como eu faço;)
E o caminho para lá é o que tento evitar, VCI.
Experimentei a de Campanhã, tive que dar meia volta por não arranjar lugar para parar o carro.
Mas mesmo que queira à força toda andar de metro, não me parece ser boa ideia andar com o portátil pelo Pólo da Asprela às 8, 9 da noite... à chuva.
Agradeço o conselho, mas para mim e para muitas pessoas, o metro simplesmente não dá ;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Foliv
Chamem o que chamarem ao "transporte" referido da cidade do Porto, "aquilo" tem erros graves de concepção, e execução, e mesmo de utilização.
Um transporte que deveria agilizar, facilitar, incentivar, e optimizar a utilização transporte publico de curta distancia sem prejudicar de nenhuma maneira o funcionamento de uma localidade, o referido transporte, alem de não ser suficientemente rápido, prejudica o funcionamento preexistente da cidade, impedindo em muitos casos a simultaneidade de passagem de transportes e de pessoas, apresenta nitidamente soluções de improviso, traçados de conveniência politica, e um dimensionamento nitidamente populista.
A realidade de utilização do transporte é heterogénea: Se tem troços definitivamente úteis, bem estruturados rápidos e essenciais, noutros casos não passa de um transporte de passeio, lento, pouco pratico, prejudicial aos restantes utilizadores da via...
è abusivo chamar aquele transporte um "metro" no sentido tradicional ( leia-se Lisboa, Londres, NY...) mas também é abusivo chamar de eléctrico, é no fundo um sistema híbrido, mas mais "eléctrico" do que "metro" que lá vai servindo a população o melhor que pode, mas não pode concorrer de modo nenhum como os grandes sistemas de metropoles
Não acho de forma alguma que seja prejudicial para a cidade.
Não acho que seja abusivo lhe chamar metro, porque o nome surgiu a quando da construção de uma rede de comboios ligeiros que se deslocavam no subsolo em Londres em 1863, pois a Londres precisva dado a sua dimensão de um transporte rapido dentro da cidade.
Para destinguir estes comboios dos demais e como estes comboios ligeiros actuavam exclusivamente dentro da metrople, começaram a serem chamados de metropolitano e depois abrevidado para metro.
Por isso acho que Metro Ligeiro de Superficie e uma designação que encaixa bem no metro do Porto, alias e a designação usada por toda a Europa para este tipo de transporte, só aqui é que existem pessoas com dificuldades em aceita-la e muitas vezes essa dificuldade não passa de uma desculpa esfarrapada para continuar a levar o carro para a cidade, mesmo que seja mais lento, mais caro e mais poluente.
Comentário
-
A Realidade é que o subsolo do Porto não permitia a construção de metro subterrâneo (apenas existe uma pequena porção, se calhar era possível mas os custos €€€€), o que existe foi a solução que se encontrou e foi a que o governo pagou, na minha opinião podia ser melhor em alguns aspectos mas como se diz é melhor este que não ter nenhum...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por worldtiki
Desculpa esfarrapada é dizer que existe trânsito porque quem leva carro é um inconsciente que anda por aí a poluir sem necessidade.
Eu vou-te dar o meu ex. trabalho no centro da cidade e vivo em Valadares, Vila Nova de Gaia e vou trabalhar de autocarro porque poupo muito em Gasolina mas em vez de levar 15 minutos a chegar ao trabalho levo a volta 40 minutos, estacionar é impossivel, mas mesmo assim conheço vizinhos que levam o carro e depois o tempo que poupam no caminho perdem a procura de estacionamento.
Tenho colegas de trabalho que vivem em zonas bem servidas de transportes publicos, mas teimam em levar o carro é certo e sabido que os portugues só não estacionam o carro dentro do quarto porque ele não cabe na porta.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Martins79
A Realidade é que o subsolo do Porto não permitia a construção de metro subterrâneo (apenas existe uma pequena porção, se calhar era possível mas os custos #8364;#8364;#8364;#8364;), o que existe foi a solução que se encontrou e foi a que o governo pagou, na minha opinião podia ser melhor em alguns aspectos mas como se diz é melhor este que não ter nenhum...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa
Acho que o grande problema do metro é alguma falta de articulação com os outros transportes.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Lippe
Sim, mas essa "alguma falta" que dizes, ainda assim é muito pouca...tendo em conta que o Metro pára em frente à entrada do Aeroporto, em Campanhã, São Bento...;)
Todo o dia todos os dias no parque pago? Não obrigado...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por worldtiki
Quem for de Carro para Campanhã estaciona-o onde?
Todo o dia todos os dias no parque pago? Não obrigado...
Comentário
-
Lol, parece que são bruxos hehehe
citação:
Automobilista entrou no túnel do metro do Porto
Um automobilista entrou hoje de madrugada de carro no túnel do metropolitano do Porto e condicionou durante algumas horas a circulação dos comboios, disse à agência Lusa fonte da empresa.
A fonte explicou que automobilista entrou, cerca das 6:50, no tabuleiro superior da Ponte D. Luís I, em Gaia, por uma via destinada à passagem de veículos de emergência que termina no túnel do metro, na zona das estações de S. Bento e Aliados.
O tabuleiro superior da Ponte D. Luís é actualmente utilizada em exclusivo pelo metro do Porto, mas mantém, desnivelada, uma via rodoviária de emergência.
"O objectivo é evitar que em caso de acidente, as ambulâncias ou os veículos de emergência tenham de fazer um grande desvio para atravessar o rio", explicou a fonte.
Devido ao incidente, a circulação do metro do Porto estava hoje de manhã condicionada entre as estações da Trindade e S. Bento.
A circulação decorre normalmente entre o S. João e a Trindade, passando depois a fazer-se em via única até S. Bento, voltando a normalizar até João de Deus, em Gaia.
Desconhece-se o que terá motivado esta situação, mas a fonte recordou um outro automobilista que fez exactamente o mesmo percurso porque estava embriagado.
"Desta vez, ainda não sabemos se foi por desconhecimento do condutor, por brincadeira ou excesso de álcool", disse.
Na mesma linha e devido ao mau tempo, mantém-se encerrada ao público, desde sábado, a estação do Campo 24 de Agosto, devido a "infiltrações de água anormais".
O metro circula normalmente, mas a estação mantém-se encerrada ao público por tempo indeterminado.
"Vamos fazer o diagnóstico da situação e depois decidiremos a reabertura da estação" acrescentou a fonte.
http://jn.sapo.pt/2006/11/27/ultimas...o_t_nel_d.html
Comentário
-
O Metro do Porto é uma excelente infraestrutura e o seu funcionamento é bom.
Para mais, já faz a ligação entre Aeroporto e a principal estação de caminhos de ferro (Campanhã) da cidade.
O Metro do Porto consegue ainda desempenhar, de facto, duas funções: a de metro no centro da cidade e a de comboio suburbano para a periferia (Gaia, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim). Com o alargamento da linha, é de espera que sirva cada vez melhor.
Faltam, a meu ver (e há muitos anos, ainda mesmo de existir metro) parques de estacionamento GRATUITOS em zonas periféricas da cidade e JUNTO a estações de metro, o que resolveria o problema do "worldtiki" e de muitos outros que se vêm compelidos a levar carro.
Comentário
-
Diferenças ....
... hummmm ...
Em Lisboa eu compro um bilhete ou titulo de transporte ...
... no Porto compro um andante ...
... para que ca****o (expressão á Porto carago) eu vou comprar um andante se o objectivo é andar de Electri.... Metro, Metro , Metro ... não esquecer ... Metro, Metro ... e não a pé !?
Fui ...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por MrAnderson
Porto - Metro:
[img]uploaded/MrAnderson/20061126490_Porto-2-.jpg[/img]
Quem fez o projecto de financiamento da compra das composições foi o meu professor de Moeda que conseguiu um spread de 147 pontos base negativos [^]
E é mesmo metro, quanto mais não seja porque nós queremos que assim seja e os meninos da capital não têm voto na matéria [:I]
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário