Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hoje tou feliz (1 de Dezembro)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por Pedrocas

    Eu preferia ser espanhol...

    Por mim, vendiamos isto tudo aos espanhóis e eles que nos governassem...
    totalmente de acordo!!!:D

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

      citação:Originalmente colocada por Pedrocas

      Eu preferia ser espanhol...

      Por mim, vendiamos isto tudo aos espanhóis e eles que nos governassem...
      totalmente de acordo!!!:D
      E ainda ofereciamos como brinde o Alberto João :D

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Thats me


        Afinal Olivença é portuguesa ou espanhola? Nunca percebi a quem pertence.


        A origem de Olivença está ligada à reconquista cristã da região fronteira a Elvas pelos Templários idos do Reino de Portugal, cerca do ano de 1230. Nesse território a Ordem criou a comenda de Oliventia, erigindo um templo a Santa Maria e levantando um castelo. No final do século, pelo Tratado de Alcanices, assinado em 1297 entre o Rei D. Dinis e Fernando IV de Castela, Olivença seria formalmente incorporada em Portugal, pera sempre, juntamente com Campo Maior, Ouguela e os territórios de Riba-Côa, em escambo com Aroche e Aracena.

        De imediato, D. Dinis elevou a antiga povoação à categoria de vila, outorgando-lhe foral em 1298, determinou a reconstrução da fortificação templária e impulsionou o seu povoamento.

        Os seus sucessores reforçaram sucessivamente a posição estratégica de Olivença, concedendo privilégios e regalias aos moradores e realizando importantes obras defensivas. Em 1488 D. João II levantou a impressionante torre de menagem de 40 m de altura.

        Em 1509 D. Manuel iniciou a construção de uma soberba ponte fortificada sobre o Guadiana, a Ponte da Ajuda, com 19 arcos e tabuleiro de 450 metros de extensão. Do reinado de D. Manuel, que deu foral novo em 1510, datam também outras notáveis construções como a Igreja da Madalena (por muitos considerada como o expoente, depois do Mosteiro dos Jerónimos, do manuelino), a Santa Casa da Misericórdia ou o portal das Casas Consistoriais.

        Seguindo-se ao esplendor do século XVI português, dá-se a união dinástica filipina, entre 1580 e 1640. A pertença de Olivença a Portugal não é questionada. No dia 4 de Dezembro de 1640, chegada a notícia da Restauração em Lisboa, a praça aclama com júbilo D. João IV e é envolvida totalmente na guerra que se segue (1640/1668), período em que se inicia o levantamento das suas fortificações abaluartadas, cuja construção se dilataria durante a centúria seguinte. No decurso do conflito, Olivença foi ocupada em 1657 pelo Duque de San Germán e, na circunstância, a totalidade da população abandonou a vila e refugiou-se junto de Elvas, só regressando a suas casas quando foi assinada a paz (1668) e as tropas castelhanas abandonaram a praça e o concelho.

        O século XVIII inicia-se com um novo conflito bélico - a Guerra de Sucessão de Espanha -, em cujo transcurso foi destruída a Ponte da Ajuda (1709). A posição de Olivença tornou-se assim especialmente vulnerável.

        Em 20 de Janeiro de 1801, Espanha, cínica e manhosamente concertada com a França Napoleónica, invadiu Portugal em 20 de Maio de 1801, sem qualquer pretexto ou motivo válido, na torpe e aleivosa «Guerra das Laranjas», ocupando grande parte do Alto-Alentejo. Comandadas pelo «Generalíssimo» Manuel Godoy, favorito da rainha, as tropas espanholas cercam e tomam Olivença.
        Portugal, vencido às exigências de Napoleão e de Carlos IV, entregou a Espanha, «em qualidade de conquista», a «Praça de Olivença, seu território e povos desde o Guadiana», assinando em 6 de Junho o «Tratado de Badajoz», iníqua conclusão de um latrocínio. «Cedeu-se» Olivença, terra entranhadamente portuguesa que participara na formação e consolidação do Reino, no florescimento da cultura nacional, nas glórias e misérias dos Descobrimentos, na tragédia de Alcácer-Quibir, na Restauração!...

        Findas as Guerras Napoleónicas, reuniu-se, com a participação de Portugal e Espanha, o Congresso de Viena, concluído em 9 de Junho de 1815 com a assinatura da Acta Final pelos plenipotenciários, entre eles Metternich, Talleyrand e D. Pedro de Sousa Holstein, futuro Duque de Palmela.

        O Congresso retirou, formalmente, qualquer força jurídica a anteriores tratados que contradissessem a «Nova Carta Europeia». Foi o caso do «Tratado de Badajoz». E consagrou, solenemente, a ilegitimidade da retenção de Olivença por Espanha, reconhecendo os direitos de Portugal. Na Acta Final, apoio jurídico da nova ordem europeia, prescrevia o seu art.º 105.º:

        «Les Puissances, reconnaissant la justice des réclamations formées par S. A. R. le prince régent de Portugal e du Brésil, sur la ville d’Olivenza et les autres territoires cédés à Espagne par le traité de Badajoz de 1801, et envisageant la restitution de ces objets, comme une des mesures propres à assurer entre les deux royaumes de la péninsule, cette bonne harmonie complète et stable dont la conservation dans toutes les parties de l’Europe a été le but constant de leurs arrangements, s’engagent formellement à employer dans les voies de conciliation leurs efforts les plus efficaces, afin que la rétrocession desdits territoires en faveur du Portugal soi effectuée ; et les puissances reconnaissent, autant qu’il dépend de chacune d’elles, que cet arrangement doit avoir lieu au plus tôt».

        Espanha assinou o tratado, em 7 de Maio de 1807 e assim reconheceu os direitos de Portugal. Volvidos 185 anos, o Estado vizinho não deu, porém, provas do carácter honrado, altivo e nobre que diz ser seu, jamais nos devolvendo Olivença.

        Mas em terras oliventinas, sofridos dois séculos de brutal, persistente e insidiosa repressão castelhanizante (hoje, falar-se-ia de genocídio e crimes contra a Humanidade...), tudo o que estrutura e molda uma comunidade, a sua História, cultura, tradições, língua, permaneceu e permanece pleno de portugalidade!

        Separados do povo a que pertencem, da sua cultura, da sua língua, alienados da Pátria que é a sua, em austeros e silenciosos duzentos anos, os oliventinos preservam o espírito português e demonstram, pelo sentir da maior parte, não renunciar às suas raíze

        HISTÓRIA DE OLIVENÇA

        Comentário


          #34
          [quote]citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

          Originalmente colocada por Pedrocas

          Eu preferia ser espanhol...

          Por mim, vendiamos isto tudo aos espanhóis e eles que nos governassem...
          Acho que nem dado eles aceitavam.[}][}]

          Comentário


            #35
            "os oliventinos preservam o espírito português e demonstram, pelo sentir da maior parte, não renunciar às suas raízes"

            E demonstram-no tanto, que não há noticia de um só se ter passado para o lado de cá da fronteira!

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Romao

              citação:Originalmente colocada por Pedrocas

              Eu preferia ser espanhol...

              Por mim, vendiamos isto tudo aos espanhóis e eles que nos governassem...
              Ninguem te impede de ires para lá..
              Exactamente!

              Viva Portugal!

              Comentário


                #37
                Pois eu partilho a opinião do JRodrigues.

                Orgulho-me de ser português, o que não significa que me orgulhe de Portugal! Mas também não me piro daqui ou espero que sejam os outros que venham para cá salvar isto. Temos que ser NÓS a levar isto para a frente. Quem acha que "ah e tal grande m€rda de país, os outros é que são civilizados" tem uma boa solução: as fronteiras estão abertas e escusam de andar cá a empatar, porque de empatas já estamos todos cheios!!!

                E não sou menos um cidadão do mundo por gostar de cá estar! Sou capaz de dar um salto a diversos países, tinha todo o interesse de trabalhar uns anos fora, mas com o objectivo de trazer o know-how adquirido para cá!;)

                E sim, gosto muito de viajar, mas ADORO regressar! Aqui sinto-me em casa! ;)

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por ebay

                  "os oliventinos preservam o espírito português e demonstram, pelo sentir da maior parte, não renunciar às suas raízes"

                  E demonstram-no tanto, que não há noticia de um só se ter passado para o lado de cá da fronteira!
                  Vês, só pela postura deles demonstram isso.

                  Como !?

                  ESTÃO ACOMODADOS.

                  Tipicamente português.

                  E a julgar por algumas intervenções neste tópico essa acomodação existe noutros locais, considerado solo pátrio.

                  Por isso queres melhor prova que eles são efectivamente o espirito português sob dominio castelhano !!

                  Comentário


                    #39
                    Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por CJSR

                      Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!

                      Um cozido à meia noite?? e depois pa ir dormir como é?;)

                      Comentário


                        #41
                        Outra vez a palhaçada de Olivença????

                        Mas queriam que os Espanhóis nos devolvessem Olivença enquanto nós andávamos alegremente a guerrear e ocupar território Espanhol???

                        Isto é surreal, como todos os nacionalismos bacocos.

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por CJSR

                          Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!
                          Um cozido gallego é parecido com o nosso cozido á portuguesa;)

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Excalibur

                            citação:Originalmente colocada por ebay

                            "os oliventinos preservam o espírito português e demonstram, pelo sentir da maior parte, não renunciar às suas raízes"

                            E demonstram-no tanto, que não há noticia de um só se ter passado para o lado de cá da fronteira!
                            Vês, só pela postura deles demonstram isso.

                            Como !?

                            ESTÃO ACOMODADOS.

                            Tipicamente português.

                            E a julgar por algumas intervenções neste tópico essa acomodação existe noutros locais, considerado solo pátrio.

                            Por isso queres melhor prova que eles são efectivamente o espirito português sob dominio castelhano !!
                            [}][}][}][}][}][}]

                            Comentário


                              #44
                              Tambem existe em Espanha quem queira escrever e falar praticamente o portugues;)

                              http://www.novasgz.com/html/nova.html

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por mário silva

                                citação:Originalmente colocada por JRodrigues

                                Não por algo que me tenha acontecido hoje (até porque estou com uma grande ressaca [8)]) mas porque hoje se comemora a Restauração da Independência de Portugal [8D] Hoje estou contente porque sou português e não sou Espanhol, e apesar de [u]não se comemorar tanto este dia como o 5 de Outubro</u>, é tão importante quanto esse mesmo dia.. Muito obrigado às pessoas que se revoltaram contra o Reino Espanhol [^][^][^] Muita Honra em ser português [:I]

                                http://pt.wikipedia.org/wiki/Restaur...pend%C3%AAncia

                                Porque se comemora tanto o 5 de Outubro e ninguém comemora o 1º dia de Portugal?
                                Só aqui em Guimarães se faz isso e ainda assim, a maioria das pessoas dizem que é o S. João [8][8][8]
                                E aqui em Guimarães também se comemora o 1º de Dezembro, num lindíssimo cortejo no Centro Histórico, onde até o Hino da Restauração se canta.

                                De facto, como em mais nenhum sítio em Portugal, "respira-se" Pátria em Guimarães.

                                Tenho muito orgulho em ser Vimaranense.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                  Tambem existe em Espanha quem queira escrever e falar praticamente o portugues;)

                                  http://www.novasgz.com/html/nova.html
                                  Não é por acaso que na origem da língua portuguesa está o galaico-português..
                                  De facto, aqui a zona minhota tem uma grande afinidade cultural com a Galiza e é pena essa base comum ser pouco ou nada conhecida.

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por CJSR

                                    Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!
                                    Experimenta o cozido Madrileno. Ou o Galego, ou o Basco, ou...

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por mário silva

                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                      Tambem existe em Espanha quem queira escrever e falar praticamente o portugues;)

                                      http://www.novasgz.com/html/nova.html
                                      Não é por acaso que na origem da língua portuguesa está o galaico-português..
                                      De facto, aqui a zona minhota tem uma grande afinidade cultural com a Galiza e é pena essa base comum ser pouco ou nada conhecida.
                                      Havia um prof. da UM de História de Arte, chamado Atanásio e que tinha ums teorias interessantes sobre a região Galaico-Duriense.
                                      Segundo ele, seria essa a verdadeira Nação que falhou nas jogadas políticas da história.

                                      Agora não se pode mudar a história e temos que continuar Portugueses. Temos de ser nós a dar a volta a isto. ;)

                                      Para aqueles que falam de termos sido grandes, isso foi quando sabíamos jogar bem o hoquéi em patins. Tirando isso...

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                        citação:Originalmente colocada por CJSR

                                        Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!
                                        Experimenta o cozido Madrileno. Ou o Galego, ou o Basco, ou...
                                        Conhecendo bem o cozido galego prefiro o nosso;)

                                        Alias a cozinha portuguesa bate de longeeeee a cozinha espanhola seja de que região for. Então se falarmos da nossa doçaria...arrumamos eles de vez...:D:D

                                        eu eu sei do que estou a falar... ingredientes tem eles bons tambem mas nós temos mais perícia e criatividade a cozinhar;)


                                        Por acaso cozidos fez-me lembrar os cozidos que o meu falecido avô fazia...sendo ele galego a viver em lisboa tinha um cozido galaico-portugues [8D]

                                        ou seja era um cozido á portuguesa com tudo até frango levava e farinheiras ,morcelas etc... e depois tinha tb algumas coisas tipicas do cozido galego que era o jamon serrado cozido e as couves negras e alguns enchidos que ele tb trazia da terra.

                                        Sem duvida um dos melhores cozidos que comi[B)] recordo com saudade...

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por GJP

                                          eu n me importava de ser governado pelos <s>espanhois</s> portugueses gozar os feriados deles e os nossos, e viver com défice... e eles sempre a injectarem guita para nos.... ah e claro... manteriamos a bandeira hino etc...
                                          isso é o que dizem os madeirenses, em relação a Portugal

                                          Comentário


                                            #51
                                            eu tenho orgulho em ser portugues!

                                            mas neste momento, antes ser "escravo" dos espanhois que ver portugal na bosta em que está, principalmente a nivel humano.
                                            prefiro ver alguem a aproveitar o pais (a todos os niveis) que ver os seus proprios habitantes a estraga-lo deliberadamente.

                                            pensem no caso. se HOJE alguem tivesse a ideia de fazer um novo "25 de abril" (independentemente da ideologia), o maximo que iam ver era os centros comerciais cheios e 3 ou 4 gajos a desfilar em direcçao à baixa, provavelmente a pensar nos saldos.
                                            onde está a uniao? ou sequer o RESPEITO PELO PROXIMO?
                                            nesse aspecto dantes tinhamos MUITO a ensinar a TODO O MUNDO...agora somos nós que temos a aprender. o pior é que os outros não evoluiram.....quem é que regrediu?

                                            agora o que interessa é velocidade e futebol (mais propriamente o factor "choque" associado), e o resto "deixa andar"
                                            se o problema de portugal fosse apenas politico, estavamos nos mt bem.

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                              eu tenho orgulho em ser portugues!

                                              mas neste momento, antes ser "escravo" dos espanhois que ver portugal na bosta em que está, principalmente a nivel humano.
                                              prefiro ver alguem a aproveitar o pais (a todos os niveis) que ver os seus proprios habitantes a estraga-lo deliberadamente.

                                              pensem no caso. se HOJE alguem tivesse a ideia de fazer um novo "25 de abril" (independentemente da ideologia), o maximo que iam ver era os centros comerciais cheios e 3 ou 4 gajos a desfilar em direcçao à baixa, provavelmente a pensar nos saldos.
                                              onde está a uniao? ou sequer o RESPEITO PELO PROXIMO?
                                              nesse aspecto dantes tinhamos MUITO a ensinar a TODO O MUNDO...agora somos nós que temos a aprender. o pior é que os outros não evoluiram.....quem é que regrediu?

                                              agora o que interessa é velocidade e futebol (mais propriamente o factor "choque" associado), e o resto "deixa andar"
                                              se o problema de portugal fosse apenas politico, estavamos nos mt bem.
                                              Tu estás lá!!;)

                                              [^][^]

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                eu tenho orgulho em ser portugues!

                                                mas neste momento, antes ser "escravo" dos espanhois que ver portugal na bosta em que está
                                                Não posso estar mais de acordo. [^]

                                                Em relação a ir a caminho do emprego em espanha e ir tudo pelos ares, é bem possivel, mas não só em Espanha, não quero com isto dizer que deva acontecer em Portugal como é obvio, apenas quero dizer que infelizmente é uma realidade que pode estar próxima de qualquer país e nunca se sabe qual vai ser o próximo.

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                  citação:Originalmente colocada por CJSR

                                                  Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!
                                                  Experimenta o cozido Madrileno. Ou o Galego, ou o Basco, ou...
                                                  Conhecendo bem o cozido galego prefiro o nosso;)

                                                  Alias a cozinha portuguesa bate de longeeeee a cozinha espanhola seja de que região for. Então se falarmos da nossa doçaria...arrumamos eles de vez...
                                                  :D:D

                                                  ...
                                                  Já discutimos aqui isso e não nos convecemos um ao outro...

                                                  Vai lá dizer a um Madrile que o cozido dele fica atrás do nosso... Vai lá... :D

                                                  É que não é só os ingredientes, mas a maestria do fazer.

                                                  E a nível de ingredientes, Jesus....

                                                  Onde é que se encontra uma carne tão boa como a ternera de galiza? É que basta um bocado dessa carne e um pouco de sal e já se faz algo de fabuloso. [B)]

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    [quote]citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                    [quote]citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                    Originalmente colocada por Carlos.L

                                                    Originalmente colocada por CJSR

                                                    Temos uma coisa boa, a nossa gastronomia. Um cozidinho à portuguesa, agora, sabia mesmo bem!
                                                    Experimenta o cozido Madrileno. Ou o Galego, ou o Basco, ou...
                                                    Já discutimos aqui isso e não nos convecemos um ao outro...

                                                    Vai lá dizer a um Madrile que o cozido dele fica atrás do nosso... Vai lá... :D

                                                    É que não é só os ingredientes, mas a maestria do fazer.

                                                    E a nível de ingredientes, Jesus....

                                                    Onde é que se encontra uma carne tão boa como a ternera de galiza? É que [u]basta um bocado dessa carne e um pouco de sal e já se faz algo de fabuloso</u>. [B)]

                                                    Então e a bela posta à mirandesa?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                                                      Só pode falar assim com tanto "amor" á patria, quem dela retira suficientes proveitos ou caso contrario quem gosta de ser masoquista.

                                                      Vivi num pais da europa civilizada por 6 meses.
                                                      Quando cheguei cá (eu e mais 5 colegas)lembro de conversarmos:
                                                      -"dasse são como os turcos"!
                                                      É que Não Tem Nada Haver em nada!!!

                                                      Em relação ás piadas ha lá velho de restelo...
                                                      Quem se fica a rir é quem sai e não quem fica.
                                                      Conheço varios exemplos de sucesso...
                                                      Não sei em que pais e que estiveste, eu tou a fazer erasmus num pais de europa do norte( primeiro no IDH) tivesmos 3 semanas sem internet, quando iamos falar com os responsaveis pelo alojamento sobes o que eles nos respondiam?

                                                      "Não e da nossa responsabilidade"

                                                      Se isto acontecese em Portugal ja tou a ver o comentário "isto só em Portugal".

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                        eu tenho orgulho em ser portugues!

                                                        mas neste momento, antes ser "escravo" dos espanhois que ver portugal na bosta em que está, principalmente a nivel humano.
                                                        prefiro ver alguem a aproveitar o pais (a todos os niveis) que ver os seus proprios habitantes a estraga-lo deliberadamente.

                                                        pensem no caso. se HOJE alguem tivesse a ideia de fazer um novo "25 de abril" (independentemente da ideologia), o maximo que iam ver era os centros comerciais cheios e 3 ou 4 gajos a desfilar em direcçao à baixa, provavelmente a pensar nos saldos.
                                                        onde está a uniao? ou sequer o RESPEITO PELO PROXIMO?
                                                        nesse aspecto dantes tinhamos MUITO a ensinar a TODO O MUNDO...agora somos nós que temos a aprender. o pior é que os outros não evoluiram.....quem é que regrediu?

                                                        agora o que interessa é velocidade e futebol (mais propriamente o factor "choque" associado), e o resto "deixa andar"
                                                        se o problema de portugal fosse apenas politico, estavamos nos mt bem.
                                                        Nem mais, Portugal saiu da ditadura ao mesmo tempo que Espanha mas como muito melhores condições, nessa altura a vivia-se muito mal Espanha bem pior que por cá, nós tinhamos uma vida razoavel, uma moeda muito forte e muito dinheiro nos cofres para empurrar este país para a frente e o que se fez depois do 25 Abril foi sempre a marcar passo.
                                                        O que me doi profundamente é que a Espanha mesmo muito pior do que nos ultrapassou-nos ( mas que é que não nos ultrapassa) com a maior das facilidades em todos oa aspectos emquanto que neste cantinho a beira mar plantado que tantos apregoam com o melhor sitio do mundo para viver ainda há quem tenha que se levantar as 4 da manha para ir para a porta de um centro de saude para conseguir um simples consulta de clinica geral.

                                                        O feriado do 1º de Dezembro é me mais ou menos indiferente, agora o 25 Abril esse é que devia de deixar de ser feriado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                          Outra vez a palhaçada de Olivença????

                                                          Mas queriam que os Espanhóis nos devolvessem Olivença enquanto nós andávamos alegremente a guerrear e ocupar território Espanhol???

                                                          Isto é surreal, como todos os nacionalismos bacocos.

                                                          Não percebo essa dos nacionalismos bacocos.

                                                          Não será de todo bacoco pedir que um território reconhecidamente Português seja devolvido á nossa administração e á nossa nação.

                                                          Ainda recentemente a Espanha teve aquele devaneio de querer pensar que aqueles ilheus no Atlántico em vez de Portugueses eram Espanhois .

                                                          Agora diga-me, acha que se fosse Espanha a ter um documento ou acordo em que Portugal reconheica a Soberania de um Territorio e este não fosse devolvido que não havia uma celeuma pegada.

                                                          Isto para não falar de Algeciras e de Gibraltar onde a posição Espanhola é diversa consoante são visados ou são reclamantes.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                            eu tenho orgulho em ser portugues!

                                                            mas neste momento, antes ser "escravo" dos espanhois que ver portugal na bosta em que está, principalmente a nivel humano.
                                                            prefiro ver alguem a aproveitar o pais (a todos os niveis) que ver os seus proprios habitantes a estraga-lo deliberadamente.

                                                            pensem no caso. se HOJE alguem tivesse a ideia de fazer um novo "25 de abril" (independentemente da ideologia), o maximo que iam ver era os centros comerciais cheios e 3 ou 4 gajos a desfilar em direcçao à baixa, provavelmente a pensar nos saldos.
                                                            onde está a uniao? ou sequer o RESPEITO PELO PROXIMO?
                                                            nesse aspecto dantes tinhamos MUITO a ensinar a TODO O MUNDO...agora somos nós que temos a aprender. o pior é que os outros não evoluiram.....quem é que regrediu?

                                                            agora o que interessa é velocidade e futebol (mais propriamente o factor "choque" associado), e o resto "deixa andar"
                                                            se o problema de portugal fosse apenas politico, estavamos nos mt bem.
                                                            Nem mais, Portugal saiu da ditadura ao mesmo tempo que Espanha mas como muito melhores condições, nessa altura a vivia-se muito mal Espanha bem pior que por cá, nós tinhamos uma vida razoavel, uma moeda muito forte e muito dinheiro nos cofres para empurrar este país para a frente e o que se fez depois do 25 Abril foi sempre a marcar passo.
                                                            O que me doi profundamente é que a Espanha mesmo muito pior do que nos ultrapassou-nos ( mas que é que não nos ultrapassa) com a maior das facilidades em todos oa aspectos emquanto que neste cantinho a beira mar plantado que tantos apregoam com o melhor sitio do mundo para viver ainda há quem tenha que se levantar as 4 da manha para ir para a porta de um centro de saude para conseguir um simples consulta de clinica geral.

                                                            O feriado do 1º de Dezembro é me mais ou menos indiferente, agora o 25 Abril esse é que devia de deixar de ser feriado.
                                                            O que me preocupa é o seguinte: há uns anitos atrás a medida para o desenvolvimento de Portugal era o desenvolvimento da Espanha, da Grécia e da Irlanda..
                                                            Actualmente, somos comparados aos gregos, aos espanhóis (apenas porque são nossos vizinhos) e com os novos paises membros.
                                                            Pior, já fomos ultrapassados por alguns países que até pouco tempo eram comunistas.
                                                            Isto é uma vergonha e um escândalo!
                                                            Não vejo um único político preocupado com isso.. Se tivessem um mínimo de vergonha na cara nem apareciam às reuniões da UE durante uns tempos..

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                              citação:Originalmente colocada por Nephilim


                                                              Conhecendo bem o cozido galego prefiro o nosso;)

                                                              Alias a cozinha portuguesa bate de longeeeee a cozinha espanhola seja de que região for. Então se falarmos da nossa doçaria...arrumamos eles de vez...
                                                              :D:D

                                                              ...
                                                              Já discutimos aqui isso e não nos convecemos um ao outro...

                                                              Vai lá dizer a um Madrile que o cozido dele fica atrás do nosso... Vai lá... :D

                                                              É que não é só os ingredientes, mas a maestria do fazer.

                                                              E a nível de ingredientes, Jesus....

                                                              Onde é que se encontra uma carne tão boa como a ternera de galiza? É que basta um bocado dessa carne e um pouco de sal e já se faz algo de fabuloso. [B)]
                                                              Nunca comi nada em Espanha que seja melhor a alguma coisa feita cá, e já comi em restaurantes em muita parte de Espanha e tambem casas particulares na galiza. Já comi coisas mto boas mas nada que fosse melhor a alguma coisa cá.
                                                              Claro que há excepções ha os pimentos padron, os mexilhoes enormes que não há cá, a ternera da galiza então se for a rurar mesmo é mto boa mas´acho que no minho ou acores é igual.
                                                              As tapas e as parilladas e paellas sao os pratos tipicos.

                                                              Porque o resto é nada é francamente melhor ao que temos e fazemos por cá. Se compares lado a lado vais ver que tenho razão.
                                                              Se falares na doçaria então é um fosso caricato mesmo[:I] até em certos hoteis os bolos sao uma treta até em casamentos e festas, tambem tem a ver com a cultura e tradicões.
                                                              Mas parece que estão a formar malta nessa area e já á mtos pasteleiros a trabalhar em espanha portugueses.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X