Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Medicina !! DESEJO Srs. Drs. ... (desabafo)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Ficam sabendo aonde os médicos sacam mais dinheiro é nos centro de saude
    Por isso FAZEM QUEIXA A ELES!!!!

    Já sei de 2 casos, um de um familiar meu e outro de um amigo meu q foram mal atendidos, por estarem horas à espera, fizeram queixa, qd estes médico tem ser chamados à atenção da ordem de médico devido a estas queixas piam fininho mesmo, até chamaram o meu amigo para pedir q ele retirassem a queixa, o meu amigo recusou, agora estes medico recusam atender o meu amigo, passam ao outro colega.
    A do meu familiar q tb fez queixa nunca mais teve q esperar horas no centro de saúde, é logo atendido na hora q tinha marcado

    Comentário


      #62
      J.R

      Comparar professores com médicos?

      Há muito mau médico, é verdade, desde que tenho memória que me lembro de ouvir barbaridades cá em casa e a minha mãe ir aos arames com os colegas... MAS, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

      Além disso para mim a classe médica é a mais importante que temos, não sei se tens algum familiar médico, mas a minha mãe é médica e sei bem o que é que ela trabalha e o que faz pelos outros... olha, acho que no fim de semana passado nem a vi... saiu de casa sexta às 8 da manhã, teve 2 bancos seguidos com mais meio banco a seguir... chegou domingo às 8 da noite e ainda fez o favor de desenrrascar um familiar de um amigo meu.

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por Mendes77

        citação:Originalmente colocada por Foliv


        De resto concordo que enquanto o governo não abrir os cordoes á bolsa e construir mais unidades de saúde DEVIDAMENTE equipadas em meios humanos e técnicos, apostar na [u]prevenção e educação</u>, a saude vai piorar em Portugal
        É por ai...
        è !!!
        e quem é que paga?

        Comentário


          #64
          Não sei se é de grande utilidade o conselho mas lembrei-me que uma possibiliade seria ir ao IPO, aqui em Lisboa, obter uma consulta urgente mediante credencial do médico assistente ou tentar atendimento através das urgências.
          Tanto quanto julgo saber, nestes casos, uma rápida intervenção tem implicações determinantes na vida futura do paciente. Não esperes muito tempo. Não faças muitas contas. Corta cerce o mal pela raíz. Vai, despacha-te, e rápidas melhoras da tua mulher.

          Comentário


            #65
            Messerschmitt e Zerorpm

            Comparar profs a médicos.

            Não percebi a vossa supresa.
            Eu comparei apenas por serem ambos FP com as respectivas estruturas "bastonárias-sindicais" com discurssos a papel quimíco qd apenas estão a defender interesses próprios. Legítimos ou não.
            Ao defender esses interesses usam os mesmos truques de linguagem de que estão a "defender os interesses de todos".

            Depois lembrei-me de puxar a assunto o problema das avaliações, problema velho que tal como no caso dos professores ninguém iria julgar a capacidade tecnica do médico. Como era argumentado até à exaustão qd se discutiu a avaliação professor-encarregado de educação.

            Finalmente ao comparar apenas nestes campos a profissão de médico com a de professor não foi para elevar ou denegrir qq uma delas.

            Nem um médico nem um professor nem ninguém deverá estar apenas com o limite da sua consciência. Tem que estar sobre escrutínio de seus pares, seus superiores e "clientes".
            Daí a chatisse burocrática que o avant se queixa.
            Se for para levar para diante num continuo aperfeiçoamento dos parametros analisados é tempo GANHO.
            Senão.... é tempo perdido.
            A critica à mudança é que, como em outros casos deste fórum, típica;).

            P.S. Tenho familiares em todas as categorias que referi... excepto jornalismo....

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

              J.R

              Comparar professores com médicos?

              Há muito mau médico, é verdade, desde que tenho memória que me lembro de ouvir barbaridades cá em casa e a minha mãe ir aos arames com os colegas... MAS, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

              Além disso para mim [u]a classe médica é a mais importante que temos</u>, não sei se tens algum familiar médico, mas a minha mãe é médica e sei bem o que é que ela trabalha e o que faz pelos outros... olha, acho que no fim de semana passado nem a vi... saiu de casa sexta às 8 da manhã, teve 2 bancos seguidos com mais meio banco a seguir... chegou domingo às 8 da noite e ainda fez o favor de desenrrascar um familiar de um amigo meu.
              O problema começa aí... é q a classe medica NAO é a mais importante que temos !

              É UMA classe profissional...

              Agora imagina um hospital sem uma simples canalização ou um simples tecto !

              Imagina uma sociedade de perfeita saude, mas sem produção, sem emprego.

              Imagina uma sociedade cheia de saude mas sem justiça, sem defesa, sem autoridade.

              Imagina uma sociedade sem informatica nos dias de hoje !

              Imagina-te sem meios de transporte. Imagina-te sem electricidade !

              Pois...chegas à conclusão que a saude é apenas uma parte das nossas vidas !

              Portanto, por isto se conclui que a classe médica é tao importante como Advogados, Economistas, Gestores, Engenheiros, Informaticos, etc etc etc !

              Um dos problemas de muitos médicos é esse mesmo que tu referiste, julgam que são muito mais importantes do q sao na realidade !

              PS: Idem para a educação ;).Aliás, nenhum médico chega a tal sem ter sido primeiro educado por professores !

              Comentário


                #67
                Boa lucidez, hpventura!

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por Avant
                  Não é uma questão de acomodação, já há muito tempo que os médicos mandam nada ou muito pouco na organização do SNS. Isto está entregue a "gestores", e os srs. administradores hospitalares só vêem: nº de consultas por médico, tempo de consulta, despesa com medicamentos e exames complementares de diagnóstico, demora média de internamento (quanto menos melhor), registos e mais registos fastidiosos de procedimentos para serem codificados e vir lá o dinheiro pelos GDH's, case mixes, e todo esse economiquês que agora está subjacente à saúde. Os sistemas puramente privados ainda pior são, pois no meio disso tudo, a coisa ainda tem que dar (bom) lucro, mas não é para os profissionais, é para as multinacionais de seguros. Vejam os EUA e a miséria que é aquele sistema de saúde...
                  Nada melhor que quem vive as situações por "dentro", e sabe das lacunas do sistema, mexer e fazer pressão de forma concreta para que as mudanças ocorram.
                  A ordem e os médicos em Portugal têm no meu entender uma palavra a dizer sobre o SNS, o que me parece (e com o devido respeito porque não sou conhecedor de todas as matérias) é que se não fossem as diversas "hipotese de fuga" já teria havido um real interesse de pôr mão no assunto.
                  Tal disse, parece-me que o vosso juramento vos impele a uma participação mais activa e não tácitamente aceitarem tudo o que vos querem impingir em termos de gestão de recursos, principalmente quando isso afecta a qualidade da assistência prestada.


                  citação:
                  Quando alguns doentes (e alguns chegam a ser mal educados) se viram para mim na urgência a reclamar de estarem x horas à espera, a minha resposta é só uma: vá ao balcão e escreva no livro de reclamações, não esteja a dizer isso a mim. Engraçado é que fazem uma cara de pasmo e ninguém vai, parece que têm medo de retaliações, e bem mais fácil mandar a boca a quem dá a cara pelo sistema.

                  Isso de mandar cartas não dá nada. Reclamar é no sítio certo, no livro, que isso é que obrigatoriamnente desencadeia os mecanismos oficiais de inquérito.
                  Tal como pode ver acima já o fiz em Beja, aqui não será caso virgem.

                  O que irei receber em resposta depois direi.


                  citação:E se achas que penso que adiar uma consulta oncológica 40 dias acho bem, não, acho uma vergonha.
                  Pois pelos vistos a Douta Drª não pensa assim e preza em faltar, no meu caso até sou daqui, mas para pessoas deslocadas do ALGARVE em AMBULÂNCIA a violência é ainda maior.





                  citação:pjota Posted - 20/12/2006 : 15:28:10

                  Não sei se é de grande utilidade o conselho mas lembrei-me que uma possibiliade seria ir ao IPO, aqui em Lisboa, obter uma consulta urgente mediante credencial do médico assistente ou tentar atendimento através das urgências.
                  Tanto quanto julgo saber, nestes casos, uma rápida intervenção tem implicações determinantes na vida futura do paciente. Não esperes muito tempo. Não faças muitas contas. Corta cerce o mal pela raíz. Vai, despacha-te, e rápidas melhoras da tua mulher.

                  Agradeço a sua observação, já iniciámos os procedimentos para a resolução rápida do assunto, em breve ( atendendo á quadra que atravessamos ) contamos resolver em definitivo o problema.

                  Contudo o meu obrigado

                  Comentário


                    #69
                    Isso de mandar cartas não dá nada. Reclamar é no sítio certo, no livro, que isso é que obrigatoriamnente desencadeia os mecanismos oficiais de inquérito.
                    [/quote]


                    Concordo com o Avant.

                    Na privada, por exemplo, em empresas onde as reclamações são analisadas e em função delas são atribuídas penalizações, exijam o livro de reclamações.

                    Quanto à pública mantenho as minhas reservas sobre a sua eficácia.

                    Não conheço casos onde as reclamações tenham sido analisadas e regularizadas, excepto se a via seguinte for a judicial.





                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por MariaR

                      Isso de mandar cartas não dá nada. Reclamar é no sítio certo, no livro, que isso é que obrigatoriamnente desencadeia os mecanismos oficiais de inquérito.

                      Concordo com o Avant.

                      Na privada, por exemplo, em empresas onde as reclamações são analisadas e em função delas são atribuídas penalizações, exijam o livro de reclamações.

                      Quanto à pública mantenho as minhas reservas sobre a sua eficácia.

                      Não conheço casos onde as reclamações tenham sido analisadas e regularizadas, excepto se a via seguinte for a judicial.

                      [/quote]tanto quanto sei, a fiscalização do livrinho na publica é feita de um modo rigoroso e isento ... apesar de já ter assistido ao simples rasgar de folha [8]

                      Comentário


                        #71
                        Ventura

                        Tudo bem, estás certo no que disseste, mas no entanto... ha sempre resposta pois é uma pescadinha de rabo na boca - Além disso há que dar valor a quem salva vidas, e as vidas são mais importantes que o resto... antes de haver medicos, já havia tectos... e o pessoal morria na mesma ;) e um gestor não me aumenta a esperança de vida (se fores ver aí nas empresas, até diminui, tendo em conta as vidas que destroem cada vez que tem "ideias orçamentais" :D) - Quanto aos advogados cito o Back to the Future II:

                        Marty: (Quando chega ao futuro e lê o jornal de 2000 e tal) "Within two hours of his arrest, Martin McFly Jr. was tried, convicted and sentenced to fifteen years in the state penitentiary.? What? Within two hours?"

                        Doc: "Oh Marty, Marty! The justice system works swiftly in the future now, that they've abolished all lawyers."

                        :D

                        Quanto às outras classes não comento... foram apenas essas duas que me chamaram a atenção.

                        Quanto aos "professores" dizes bem "passaram por lá", mas depois evolui-se (alguns :D) é por isso que normalmente o aluno supera o mestre ;) sem desvalorizar o mestre, claro.

                        Atenção... o meu post é apenas uma brincadeira ao teu. Tu tens razão no que dizes, no entanto eu não estou à espera que o advogado ou o canalizador ou o gestor, inventem a cura para o cancro ou sida ou que me aumente a esperança de vida para 200anos... e para mim é bem mais importante isso que o resto. Com os problemas "da vida" um gajo lida bem... quando estás na merda com um problema de saúde aí sim, estás mesmo à rasca... (mas isso sou eu... há quem se mate pq foi despedido, claramente esse tipo de pessoas não partilham da minha visão de preservação da vida acima de tudo)

                        Mudo a frase. É a profissão mais nobre que existe (talvez a mais altruista se não estiver a falar dos pay-per-health claro), mas já pensaste nos médicos militares que estão em zonas de conflito pelo mundo e nos médicos sem fronteiras, etc etc... são pessoas de muito muito muito valor, e para mim acima de qualquer outra profissão... então nestes casos, muitas vezes trabalham e salvam vidas com os poucos ou nenhums recursos que têm... sem agua canalizada, sem electricidade, sem informática, e definitivamente sem advogados ou gestores. Às vezes nem tecto...

                        Mas tu não deixas de estar certo... apenas eu conheço mais médicos de verdadeiro valor (incluido alguns "sem fronteiras") do que médicos da tanga. Talvez seja por isso tb que grande parte dos médicos que conheço não sejam ricos como toda a gente pensa :D

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                          Talvez seja por isso tb que grande parte dos médicos que conheço não sejam ricos como toda a gente pensa :D
                          Toda a gente sabe que todos os médicos são ricos.


                          Agora a sério: Essa bela prosa dos médicos militares e médicos sem fronteiras é sem tirar nem por o que os jornalistas assumem como seu dos desgraçados dos correspondentes de guerra em cenários... descontrolados.

                          Qd os oiço falar do nº de jornalistas mortos no mundo a assumirem-se como iguais.... dá-me vómitos:D.

                          Apesar de concordar contigo que é uma profissão... NOBRE (digamos assim) tem que ser tratada como outra qq. Como um biologo que passa a vida metido num lab e descobre a "pólvora" para uma cura qq.

                          Abraço

                          Comentário


                            #73
                            Messerschmitt:

                            Temos uma visão diferente, mas aceito perfeitamente o teu post (ainda por cima tanto empenho a escreve-lo !!! :D) !

                            Há profissoes mais qualificadas que outras, naturalmente, há umas mais "descartáveis" que outras também !

                            Mas a minha visão da vida é que ela é uma homeostase de um sem número de elementos (em que a saúde é, naturalmente fundamental), daí o post que escrevi !

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por pmct

                              citação:Originalmente colocada por Mendes77

                              citação:Originalmente colocada por Foliv


                              De resto concordo que enquanto o governo não abrir os cordoes á bolsa e construir mais unidades de saúde DEVIDAMENTE equipadas em meios humanos e técnicos, apostar na [u]prevenção e educação</u>, a saude vai piorar em Portugal
                              É por ai...
                              è !!!
                              e quem é que paga?
                              E é preciso mais $$$$$$?

                              Uma boa gestão dos fundos publicos ajudava muuuuito!

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                Nada melhor que quem vive as situações por "dentro", e sabe das lacunas do sistema, mexer e fazer pressão de forma concreta para que as mudanças ocorram.
                                A ordem e os médicos em Portugal têm no meu entender uma palavra a dizer sobre o SNS, o que me parece (e com o devido respeito porque não sou conhecedor de todas as matérias) é que se não fossem as diversas "hipotese de fuga" já teria havido um real interesse de pôr mão no assunto.
                                Tal disse, parece-me que o vosso juramento vos impele a uma participação mais activa e não tácitamente aceitarem tudo o que vos querem impingir em termos de gestão de recursos, principalmente quando isso afecta a qualidade da assistência prestada.
                                Acredita que a ordem dos médicos, actualmente, não passa de uma cambada de acomodados e emproados que passam muito mais tempo em tricas pessoais e em fala-barato na rádio do que a fazer alguma coisa pela saúde em portugal... E mesmo quando tenta fazer alguma coisa, ninguém liga nada, a saúde neste momento é regida por mecanismos puramente economicistas, o doente é a última coisa que conta, apesar de toda a propaganda do SNS em prol do "utente".

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por Avant
                                  Acredita que a ordem dos médicos, actualmente, não passa de uma cambada de acomodados e emproados que passam muito mais tempo em tricas pessoais e em fala-barato na rádio do que a fazer alguma coisa pela saúde em portugal... E mesmo quando tenta fazer alguma coisa, ninguém liga nada, a saúde neste momento é regida por mecanismos puramente economicistas, o doente é a última coisa que conta, apesar de toda a propaganda do SNS em prol do "utente".
                                  Lamentável que assim seja !!!

                                  Porque isso é actuar de forma diversa da que apregoam á sociedade e aos doentes.

                                  Porque todos, sem excepção ...

                                  citação:

                                  Juramento de Hipócrates

                                  É um momento ímpar na vida de um médico. O primeiro passo para quem abraçou uma profissão diferente. Depois de concluído um dos cursos mais exigentes do Ensino Superior, é chegado o momento de assumir perante os pares e perante a sociedade um conjunto de compromissos que fazem do médico um profissional diferente.

                                  O Juramento de Hipócrates é um ritual que se repete anualmente, mas o tempo não lhe tem retirado nem a importância nem o significado.
                                  (...)

                                  Dr. Pedro Nunes, Bastonário da OM
                                  “Ser médico é nunca desistir…”

                                  Completo aqui: Ordem dos Médicos - Ano 6 - Nº 103 - Quinzenal - 31 de Janeiro de 2006



                                  Juramento de Hipócrates

                                  "Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

                                  Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

                                  Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

                                  Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

                                  Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

                                  Aquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

                                  Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

                                  Hipócrates


                                  FORMA SIMPLIFICADA DO JURAMENTO DE HIPÓCRATES

                                  Textos abreviados do juramento de Hipócrates têm sido utilizados em diferentes países e idiomas, tendo em vista a extensão do texto original para leitura durante uma solenidade festiva como a da conclusão do curso médico.

                                  Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.
                                  Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.
                                  Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
                                  Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa re****ção entre os homens.
                                  Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.




                                  Sobre o sr. que deu Origem ao Juramento

                                  Hipócrates, (460?-377 a.C.)

                                  Considerado o Médico mais importante da Antigüidade e o "Pai da Medicina", nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., e pertence ao ramo de Cos da família Esculápio (ou Asclepíades) por descendência masculina.
                                  O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica.

                                  Na sua origem, o termo restringe-se aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagem famosos, ambos médicos, e seus descendentes.

                                  Esculápio, fundador da família, ainda não era um Deus no tempo de Homero e sim o príncipe de Tricca, na Tessália, conhecido por seu grande saber médico, que, segundo a lenda, adquiriu do centauro Quiron.
                                  Segundo esta tradição, a família de Hipócrates era descendente de Podalira, único dos dois irmãos que sobreviveu à guerra de Tróia (1194-1184 a.C.).
                                  Conta-se que, ao voltar de Tróia, Podalira perdeu-se mas foi salvo por um pastor de cabras que conduziu-o a Damaithos, rei de Caria, cuja filha Syrna, que havia caído do telhado, foi tratada pelo médico.
                                  Como Damaithos estava desesperado, Podalira apelou para o que considerava o remédio ideal para queda do telhado, fazendo sangrias nos dois braços da filha do rei.
                                  O rei, cheio de admiração, mostrou o seu reconhecimento dando ao médico a mão de sua filha em casamento. Podalira fundou duas cidades, uma com o nome de sua mulher, Syrna, e outra com o nome do pastor que salvou-o.
                                  Os filhos de Podalira nasceram em Syrna, que tornou-se assim o berço da família dos Esculápios da Ásia. A família cindiu-se em dois ramos. Um deles fixou-se na pequena ilha de Cos. Este é o ramo da família de Hipócrates.
                                  O outro ramo não deixou o continente asiático e instalou-se em Cnida, uma península bem na frente da ilha de Cos. Como a ciência médica transmitia-se de pai para filho, os dois ramos desenvolveram-se igualmente, transformando-se em centros médicos de grande re****ção; porém, graças à personalidade e competência de Hipócrates, Cos terminou por eclipsar Cnida, e tornou-se o maior centro médico do mundo na época.

                                  Segundo algumas biografias, o grande Hipócrates é o décimo-nono descedente de Esculápio e o vigésimo a partir de Zeus. O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que tornou-se conhecido como o pai da medicina.

                                  Seu nome é associado ao juramento hipocrático, embora seja bem possível que ele não tenha sido o autor do documento.
                                  Na verdade, das quase 70 obras que compõem o "Corpus hippocraticum", é possível que ele tenha escrito apenas seis.
                                  A maior parte desses textos foi escrita entre 420 e 350 a.C. e ajudou a definir as origens da tradição médica do Ocidente. Escritas por muitas mãos e exibindo diversos estilos e posições teóricas, as obras hipocráticas tratam de muitos aspectos da doença e da saúde, incluindo o diagnóstico, a cirurgia, a higiene e a terapêutica.

                                  Entre as mais significativas idéias hipocráticas estava a de que a doença tem causas naturais, não sendo um evento provocado pelos deuses ou por forças sobrenaturais. Um dos trabalhos discorre sobre a epilepsia, argumentando que essa doença resulta de bloqueios no cérebro. Outro examina o papel das condições ambientais no aparecimento das moléstias no indivíduo e de epidemias na comunidade.

                                  A doutrina hipocrática dos humores (sangue, bílis amarela, bílis preta e fleuma), elaborada em "A Natureza do Homem" e outros trabalhos, diz que a saúde é o resultado do equilíbrio desses quatro humores e a doença resulta do desequilíbrio entre eles. Os hipocráticos interpretavam vários sintomas de doença (vômito, tosse, suor excessivo, urina escura e outros) como a tentativa do corpo de se livrar do excesso ou da falta dos humores. O papel do médico era ajudar a natureza através de medicamentos, sangrias, mudanças na dieta, massagens e outras medidas. Para fazer isso, ele precisava saber qual era o equilíbrio humoral de cada paciente individual. A doutrina dos humores foi a base de boa parte da prática médica até o século XIX.

                                  "Hippocrates".
                                  Jacques Jouanna Fayard.
                                  Paris, 1992.



                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X