Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grandes Portugueses - a poll

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Será caso para dizer ? : Ele é um bom caramarada.... (música)

    Embora tenha algumas discordâncias sobre o tema se viesse para aqui considerar algum eventual aspecto positivo da OPUS GAY pela defesa de uma minoria isso faria de mim um Homossexual?

    Mais uma vez Carlos peço-te para que centremos a nossa atenção no tema do topico, porque se formos pelo caminho dos ataques pessoais vai ser desagradavel.

    Comentário


      Depois de uma vista de olhos....

      Parece que realmente há pessoas que dizem que se deve lembrar o passado... mas esquecem-se que esse passado tem de ser visto desde os anos 30 e não desde os anos 60/70

      Não se lembram como Portugal estava nos anos 10/20 e 30?

      Os EUA entraram na Guerra quando foram atacados.
      Portugal não entrou e não me recordo de ser amigo de Hitler... não conhecem a história do carro de Salazar?

      Para ver que há pessoas que decididamente só vêm o que lhe interessa, após a segunda Guerra, Portugal recebe a Rainha de Inglaterra... Epá, os ingleses ficaram mesmo chateados com Salazar....

      Qt ao atraso.... Espanha estava no mesmo patamar ou mesmo inferior... mas se se querem enganar a voces próprios... como quiserem.

      Havia opressão... pois havia e não era nem é nada bom... mas também não esquecer que na altura havia abuso de poder por qualquer pessoa ligada ao regime mas que apenas está direccionado contra Salazar.

      etc...

      Resumidamente:

      Gostava de viver como nos anos 60/70?
      Não!

      Tivemos um político/economista, possivelmente o único que colocou os interesses do estado a frente dos dele e governou tendo consciência que era o melhor que fazia?
      Tenho certeza que sim

      Comentário


        Alguém tem ideia de alguma estimativa de quantas mortes foi responsavel Salazar ?

        Falo essencialmente dos presos politicos, dos torturados que não resistiram, deportados para o Tarrafal, etc.. Não falo das mortes indirectas por fome, frio, etc. fruto das péssimas condições de vida que havia na altura.

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Alguém tem ideia de alguma estimativa de quantas mortes foi responsavel Salazar ?

          Falo essencialmente dos presos politicos, dos torturados que não resistiram, deportados para o Tarrafal, etc.. Não falo das mortes indirectas por fome, frio, etc. fruto das péssimas condições de vida que havia na altura.
          Menos de 40 no Tarrafal!

          Comentário


            Espero que não se ponham a quantificar as mortes, porque aíseria certamente dos menos sanguinários de todos os tempos (do clube dos dictadores).

            E se olhássemos para dictadores da era moderna? Não é muito mais preocupante ver uma Venezuela no estado que está?

            Comentário


              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
              Espero que não se ponham a quantificar as mortes, porque aíseria certamente dos menos sanguinários de todos os tempos (do clube dos dictadores).

              E se olhássemos para dictadores da era moderna? Não é muito mais preocupante ver uma Venezuela no estado que está?
              Isso já foi largamente debatido em varios topicos, o ultimo sobre o chavecas esta aqui:

              http://forum.autohoje.com/showthread...ht=hugo+chavez

              Aproveita e le as minhas mensagens, mas se quiseres responder fa-lo por lá s.f.f

              Comentário


                Originalmente Colocado por Mendes77 Ver Post
                Mais uma vez Carlos peço-te para que centremos a nossa atenção no tema do topico, porque se formos pelo caminho dos ataques pessoais vai ser desagradavel.
                Ataques pessoais?

                Sabes lá tu o que é isso.

                Basta expôr os teus comentários para sentires que estás a ser atacado. Bonito.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                  Entrevista com Fernando Dacosta

                  "A figura de Salazar tem sido para si uma atracção especial...
                  O meu interesse por Salazar resulta do interesse que sinto pelas figuras que exprimem a natureza humana em situação limite, o poder limite no caso dele. O chamado Estado Novo foi uma época com características muito próprias que devem ser conhecidas. Como já passaram 30 anos sobre o seu desaparecimento, já não há o perigo de Salazar ressuscitar nem do seu regime voltar ao poder. Por isso achei que devia fixá-los. Até porque, e como dizia a Natália Correia, "ser-se revolucionário hoje é preservar a memória". É o que tento fazer dentro do meu estilo e das minhas características. Vivi a circunstância de conhecer a ditadura, de conhecer Salazar, de conhecer o 25 de Abril, de conhecer a democracia, de ter essas experiências todas o que me foi muito enriquecedor . Por outro lado, comecei a notar que a maior parte dos historiadores portugueses, com raras excepções, cometiam um erro crasso: faziam a história do Estado Novo baseados nos jornais. Ora os jornais do Estado Novo traduziam um país amputado, limitado, muito redutor. A história do Estado Novo tem que ser feita sobretudo, com testemunhos dos que o protagonizaram, enquanto estão vivos.Tornava-se-me, assim, urgente ouvir essas pessoas. Foi o que fiz, pessoalmente, isoladamente durante trinta anos. E que devia ter sido feito por algumas dessas inúmeras fundações que há para aí e que só servem para lavar dinheiro e fugir aos impostos. Que, apesar de se dizerem culturais, não fazem nada culturalmente. Nunca ninguém teve a ideia de ouvir pessoas como o barbeiro do Salazar, que é um homem fabuloso, ou a sua governanta, que só morreu em 1986, e que me contou coisas extraordinárias. Ela foi a "primeira-dama" que mais poder teve neste país, pois Salazar foi o português que mais poder deteve, durante mais tempo em Portugal."

                  in "http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=1619"

                  Citei o meu post só para dizer que estou completamente de acordo com o que diz o Fernando Dacosta, mas o mais grave é que muitas pessoas nem aos jornais vão buscar informação e baseam-se apenas em folclore de mesa de café muito por culpa dos responsaveis pós 25 de Abril que nunca se preocuparam em olhar para Salazar e explicar Salazar de uma forma correcta e imparcial agora aparece um concurso em que ganha Salazar e ficam todos a beira de um ataque de nervos.

                  Comentário


                    O Fernando Dacosta não deveria por-se a pensar que é único. Porque peças avulso sobre o Salazar é o que não tem faltado.

                    Simplesmente são histórias tão pequenas, tão desinteressantes, que todas juntas não interessam a ninguém. São deprimentes.

                    Como a de João Ribeiro, cozinheiro-chefe do Hotel Avis nas décadas de 40 a 60, considerado o melhor cozinheiro de sempre. O seu mais assíduo cliente era Calouste Gulbenkian, que habitava no hotel. Segundo Mestre Ribeiro, Gulbenkian apreciava certas omeletas mas só com certos ovos. Aqueles que ele mandava comprar numa casa em São Bento a uma D. Maria, governanta de um tal Salazar.

                    E então, não é que Salazar tinha no fundo dos jardins da residência oficial, um conjunto da galinheiros com várias galinhas e que explorava comercialmente?

                    Grande história para um grande estadista...

                    Daqui até ao Zá Maria da TVI, que também ganhou um concurso popular, a analogia tem o passo curto.

                    Agora, está visto que este povo tem um fétiche por criadores de galinhas.

                    Baseado num artigo de opinião de Ferreira Fernandes na Sábado 23 Março 2007, pág. 130.

                    Comentário


                      Só agora li este tópico e fiquei surpreendido...pela negativa.

                      Gostaria só de dar a minha opinião relativamente ao tratamento que dão à informação: é primordial que se seja criterioso nas fontes de informção, procurar abranger o espectro (aquilo que constitui a linha condutora, e não a excepção) e sobretudo tentar perceber porque é que um autor escreveu isto ou aquilo (e em que informação ele próprio se baseou). É necessário recordar-nos que muitos autores têm - ou podem ter - uma "agenda" política ou económico-social. Ou pura e simplesmente não terem elaborado, pr não saber como, um bom trabalho científico.....Assim, na minha opinião, temos que ter MUITO cuidado com o que lemos. Devemos também tentar recriar o "cenário" que criticamos. É muito fácil dizer mal de um Estadista, mas a sua acção obedece a programa de governo, ideologia, reacção ou descompensação mental, mas de qualquer forma enquadrado na época.

                      Só a título de exemplo: o Generalíssimo Franco é visto por muita gente como um Ditador, e por outros tantos como o Salvador de Espanha....Em retropsectiva, e através de uma correcta análise histórica, podemos observar que agiu de facto como um ditador, mas que também iniciou o período de prosperidade - em toda a sua extensão -de que os nossos "ermanitos" agora gozam.... As análises extremistas nunca levaram a uma boa análise da Verdade.

                      apenas a minha opinião.

                      Comentário


                        «Ora, seja qual for o sistema de responsabilidade encontrado para o exercício da governação pública, uma coisa é essencial aos governos – a autoridade, no sentido de possibilidade constitucional e efectiva de governar. E não pode crer-se que se chegou a boa solução quando os diferentes poderes funcionam de tal sorte que os governos ou não existem ou não governam: defendem-se. Se os grupos partidários a cada momento se consideram candidatos ao Poder com fundamento na porção de soberania do povo que dizem representar, a maior actividade – e vê-se até que o maior interesse público – não se concentra nos problemas da Nação e na descoberta das melhores soluções, mas só na luta política. Por mais propenso que se esteja a dar a esta algum valor como fonte de agitação de ideias e até de preparação de homens de governo, tem de pensar-se que onde ela atinge a acuidade, o azedume, a permanência que temos visto, todo o trabalho útil para a Nação lhe é ingloriamente sacrificado. Tem de distinguir-se, pois, luta política e governação activa: os dois termos raro correrão a par.»
                        (Discursos, volume 1º pág. XXXVIII e XXXIX)

                        17 de Fevereiro de 1935
                        Dr. António de Oliveira Salazar

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SuperRabanete Ver Post
                          «Ora, seja qual for o sistema de responsabilidade encontrado para o exercício da governação pública, uma coisa é essencial aos governos – a autoridade, no sentido de possibilidade constitucional e efectiva de governar. E não pode crer-se que se chegou a boa solução quando os diferentes poderes funcionam de tal sorte que os governos ou não existem ou não governam: defendem-se. Se os grupos partidários a cada momento se consideram candidatos ao Poder com fundamento na porção de soberania do povo que dizem representar, a maior actividade – e vê-se até que o maior interesse público – não se concentra nos problemas da Nação e na descoberta das melhores soluções, mas só na luta política. Por mais propenso que se esteja a dar a esta algum valor como fonte de agitação de ideias e até de preparação de homens de governo, tem de pensar-se que onde ela atinge a acuidade, o azedume, a permanência que temos visto, todo o trabalho útil para a Nação lhe é ingloriamente sacrificado. Tem de distinguir-se, pois, luta política e governação activa: os dois termos raro correrão a par.»
                          (Discursos, volume 1º pág. XXXVIII e XXXIX)

                          17 de Fevereiro de 1935
                          Dr. António de Oliveira Salazar
                          Bem aplicado SuperRabanete: procurar perceber através da documentação original!

                          Em nota pessoal: o Dr. Oliveira Salazar descrevia e justificava assim o fim dos morticínios políticos e reais que grassaram na nossa 1ª República. Também se pode ler, creio, à luz da sua governação posterior, o seu sentido de ameaça à Nação que constituía o desgoverno e a não aplicação dos meios Constitucionais e Legislativos na sociedade em geral.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por gro Ver Post
                            Bem aplicado SuperRabanete: procurar perceber através da documentação original!

                            Em nota pessoal: o Dr. Oliveira Salazar descrevia e justificava assim o fim dos morticínios políticos e reais que grassaram na nossa 1ª República. Também se pode ler, creio, à luz da sua governação posterior, o seu sentido de ameaça à Nação que constituía o desgoverno e a não aplicação dos meios Constitucionais e Legislativos na sociedade em geral.
                            Chamar morticinio politico ao que fez Salazar parece um bocado exagerado

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                              Chamar morticinio politico ao que fez Salazar parece um bocado exagerado
                              Não me expliquei bem: o morticínio político foi a consequência das acções dos primeiros Governos da República, e não do Dr. Salazar. Aliás convém recordar que uma das condições que o próprio impôs para integrar o governo após a revolta dos Coronéis, foi a de que teria meios, leia-se autoridade, para governar de uma forma séria e genuína, sem que se tornasse noutro fantoche ministerial.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Ataques pessoais?

                                Sabes lá tu o que é isso.

                                Basta expôr os teus comentários para sentires que estás a ser atacado. Bonito.

                                Pareceu-me que estavas a fazer do forum um campo de batalha pessoal, mas afinal estas mesmo interessado em debater os temas propostos, nunca foi a tua intenção humilhar aqueles que não pensam como tu, fico descansado, o problema deve ser meu seguramente.

                                Desculpa qualquer coisa.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SuperRabanete Ver Post
                                  «Ora, seja qual for o sistema de responsabilidade encontrado para o exercício da governação pública, uma coisa é essencial aos governos – a autoridade, no sentido de possibilidade constitucional e efectiva de governar. E não pode crer-se que se chegou a boa solução quando os diferentes poderes funcionam de tal sorte que os governos ou não existem ou não governam: defendem-se. Se os grupos partidários a cada momento se consideram candidatos ao Poder com fundamento na porção de soberania do povo que dizem representar, a maior actividade – e vê-se até que o maior interesse público – não se concentra nos problemas da Nação e na descoberta das melhores soluções, mas só na luta política. Por mais propenso que se esteja a dar a esta algum valor como fonte de agitação de ideias e até de preparação de homens de governo, tem de pensar-se que onde ela atinge a acuidade, o azedume, a permanência que temos visto, todo o trabalho útil para a Nação lhe é ingloriamente sacrificado. Tem de distinguir-se, pois, luta política e governação activa: os dois termos raro correrão a par.»
                                  (Discursos, volume 1º pág. XXXVIII e XXXIX)

                                  17 de Fevereiro de 1935
                                  Dr. António de Oliveira Salazar

                                  Eis uma grande verdade.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                    Menos de 40 no Tarrafal!
                                    Portanto responsavel por pelo menos 40 assassinatos.

                                    Para os defensores, acham que o Salazar foi um assassino ou acham que não se lhe pode atribuir a responsabilidade destes actos ?

                                    Comentário


                                      De quem é a culpa?

                                      http://www.youtube.com/watch?v=ySqyhp9QGVM

                                      Ninguém quer assumir!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por gro Ver Post
                                        Não me expliquei bem: o morticínio político foi a consequência das acções dos primeiros Governos da República, e não do Dr. Salazar. Aliás convém recordar que uma das condições que o próprio impôs para integrar o governo após a revolta dos Coronéis, foi a de que teria meios, leia-se autoridade, para governar de uma forma séria e genuína, sem que se tornasse noutro fantoche ministerial.

                                        Peço desculpa, nao li em condiçoes

                                        Comentário


                                          Comentário realista:

                                          http://www.youtube.com/watch?v=Yks8m...elated&search=

                                          Dos poucos naquele estúdio...

                                          Só a cara da Odete valeu cada centimo que gastei a votar

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            O Fernando Dacosta não deveria por-se a pensar que é único. Porque peças avulso sobre o Salazar é o que não tem faltado.

                                            Simplesmente são histórias tão pequenas, tão desinteressantes, que todas juntas não interessam a ninguém. São deprimentes.

                                            Como a de João Ribeiro, cozinheiro-chefe do Hotel Avis nas décadas de 40 a 60, considerado o melhor cozinheiro de sempre. O seu mais assíduo cliente era Calouste Gulbenkian, que habitava no hotel. Segundo Mestre Ribeiro, Gulbenkian apreciava certas omeletas mas só com certos ovos. Aqueles que ele mandava comprar numa casa em São Bento a uma D. Maria, governanta de um tal Salazar.

                                            E então, não é que Salazar tinha no fundo dos jardins da residência oficial, um conjunto da galinheiros com várias galinhas e que explorava comercialmente?

                                            Grande história para um grande estadista...

                                            Daqui até ao Zá Maria da TVI, que também ganhou um concurso popular, a analogia tem o passo curto.

                                            Agora, está visto que este povo tem um fétiche por criadores de galinhas.

                                            Baseado num artigo de opinião de Ferreira Fernandes na Sábado 23 Março 2007, pág. 130.
                                            Sim porque se fossem historias pequenas a dizer que o Salazar era um bandido ja tinham todo o interesse.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                              Sim porque se fossem historias pequenas a dizer que o Salazar era um bandido ja tinham todo o interesse.
                                              Coerente...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                Agora, está visto que este povo tem um fétiche por criadores de galinhas.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X