Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lei ANTI-TABACO em Portugal? Quando?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
    Diz-me algo que hoje não façam com olho na porcaria que fazem na UE e restantes paises da UE. Tal como já foi falado, isto não é novo em outros paises, mas dai a proibir-se de fumar em locais públicos, por favor....daqui a nada não posso mandar um peidinho se quiser
    A lei actual não foi imposta pela UE, foi uma coisa mal parida para tentar combater um flagelo. Flagelo que tu pelos vistos não percebes...

    A lei para banir fumo em lugares públicos fechados está atrasada quase uma década, como de costume.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Seah Ver Post
      São opções que podem sempre ser tomadas. Mas temos de ver que são opções radicais que poderão ter resultados menos desejados.

      No dia em que o governo legislar a proibição de fumar em qualquer espaço público (na rua, em todo o lado do qual não sejamos proprietários) pode perder a legitimidade de cobrar imposto sobre esse produto. E terá de ir buscar o dinheiro a outro lado qualquer.
      Não sei se isso agradará a muitos.
      Outro impacto será a provável criação de espaços destinados exclusivamente a essa actividade de fumar - a criação de clubes (que serão quase todos os cafés). Cuidado com o que desejam.

      Ps: Não concordo com a expressão quem está mal que se mude, sou apologista do respeito e cordialidade; Mas quando se legisla proibindo fumar no interior dos cafés, presume-se que sendo esplanada só está lá quem quer, a fazer o que pode fazer.
      É este o problema da proibição, tem sempre de se proibir mais alguma coisa....até que se entra na esfera privada das pessoas...
      Esta bem, mas eu não posso querer estar na esplanada sem ter de levar com o fumo da mesa do lado ? É uma questão de educação.

      A conversa é sempre a mesma " Ah, estou cá fora posso fumar"...está bem pode fumar mas pode atirar o fumo para outro lado. Grande parte dos fumadores, quando se está em qualquer lado, está-se nas tintas se o fumo vai ou não para cima dos outros....pode fumar, fuma, pronto,quem está mal que se mude....o que é uma bela lógica da batata.
      Editado pela última vez por PeugeotSales; 21 March 2014, 19:25.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
        A conversa é sempre a mesma " Ah, estou cá fora posso fumar"...está bem pode fumar mas pode atirar o fumo para outro lado. Grande parte dos fumadores, quando se está em qualquer lado, está-se nas tintas se o fumo vai ou não para cima dos outros....pode fumar, fuma, pronto,quem está mal que se mude....o que é uma bela lógica da batata.
        Espera até te tentarem convencer que um fuminho do tabaco até nos faz bem. Então se forem crianças, melhor, ajuda ao desenvolvimento cerebral.

        Comentário


          #34
          Para quando uma lei anti açúcar e anti-coiratos?

          Comentário


            #35
            se aprovassem uma Lei ANTI-ESTUPIDEZ neste país é que seria um problema

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Two Ver Post
              Para quando uma lei anti açúcar e anti-coiratos?
              No dia em que o açúcar e os coiratos afectarem a saúde de alguém para além do próprio consumidor cá estarei para apoiar tal medida!

              Comentário


                #37
                Há respostas neste tópico que parecem anedota.
                Eu deixei de fumar há algo mais de 6 meses, neste momento incomodam-me sitios com muito fumo, como me incomodavam antes. Não me sentia bem, ia embora. Não encontro neste momento nenhum sitio onde eu tenha que me deslocar, obrigatoriamente, em que seja permitido fumar.
                Hospitais, escolas, serviços... tudo sítios sem fumo, concordava também que nos acessos aos mesmos (portas, corredores de acesso) também fosse proíbido fumar, pois às vezes passa-se nesses locais e é pior que muitos cafés e discotecas, agora nestes... meus amigos, continuo na mesma, só vai quem quer, que façam cumprir a legislação, os sistemas de ventilação e extracção tem que funcionar, e bem!

                Também têm que aturar peidos, tosses, sovacos, maus hálitos, poluição de carros, lixo no chão... Pensem bem o que vos faz mais confusão.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                  Para quando uma lei anti açúcar e anti-coiratos?
                  Não sabia que consumir açúcar e coiratos também provoca uma combustão, ao ponto de emitir fumos para incomodar outrém.

                  Mas, neste fórum, estamos sempre a aprender!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                    Para quando uma lei anti açúcar e anti-coiratos?
                    Que ideia sem sentido. É assim algo desconexo, não achas?

                    Pois, não deves achar.

                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                    Não sabia que consumir açúcar e coiratos também provoca uma combustão, ao ponto de emitir fumos para incomodar outrém.

                    Mas, neste fórum, estamos sempre a aprender!
                    ... sempre a aprender.

                    Comentário


                      #40
                      Vou lançar uma petição no face para uma lei anti Feijão!! É que é impossível trabalhar certos dias ao pé de um colega meu, tal é a forma como ele polui o ar!!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                        Esta bem, mas eu não posso querer estar na esplanada sem ter de levar com o fumo da mesa do lado ? É uma questão de educação.

                        A conversa é sempre a mesma " Ah, estou cá fora posso fumar"...está bem pode fumar mas pode atirar o fumo para outro lado. Grande parte dos fumadores, quando se está em qualquer lado, está-se nas tintas se o fumo vai ou não para cima dos outros....pode fumar, fuma, pronto,quem está mal que se mude....o que é uma bela lógica da batata.
                        Isto é tudo muito complicado, eu tenho cuidado com o fumo mas não sou o super homem para controlar a direcção do vento.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                          Não sabia que consumir açúcar e coiratos também provoca uma combustão, ao ponto de emitir fumos para incomodar outrém.

                          Mas, neste fórum, estamos sempre a aprender!
                          Como fumador concordo plenamente que não se exponha os outros ao fumo, e que seja proibido fumar em locais públicos, mesmo quando era permitido fumar em restaurantes por exemplo nunca o fazia porque achava que não devia se impingir o nosso fumo aos outros. Atualmente não fumo dentro de casa, não fumo dentro do carro e também não fumo nos jogos de futebol porque acho que temos que ter respeito pelos não fumadores.

                          Uma coisa diferente é alguém estar numa esplanada e por azar levar com uma fumarada, acho que a pessoa não vai morrer por isso. Outra coisa ainda diferente é estar numa esplanada e estar a levar consistentemente com o fumo do parceiro do lado, e aí acho que deveria ser proibido não por não se poder formal porque eu considero que é um comportamento anti-social.

                          A questão é que queremos proibir tudo e mais alguma coisa, queremos formatar a liberdade individual das pessoas, e se não pararmos nalgum sítio podes ter a certeza que vamos chegar ao açúcar e às sandes de coirato, quando chegarmos lá não venham com histórias porque até passo bem sem bolos e sem sandes de coirato...

                          Pior que o fumo são os radicalismos e a falta de bom senso, e aqui incluo também os fumadores. Mas isto é a minha opinião que sou um criminoso dum fumador...

                          Comentário


                            #43
                            Realmente, fiscalização só existe no papel aonde está feita a lei...

                            É impossível sair á noite e ir a um bar ou discoteca sem sair de lá intoxicado com o fumo do tabaco e com a roupa mais que fedorenta

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                              Isto é tudo muito complicado, eu tenho cuidado com o fumo mas não sou o super homem para controlar a direcção do vento.
                              Se não tens capacidade não fumas para não incomodares os outros, para mim é simples e isso nem devia ser argumento. A partir do momento que tu queres fazer algo que pode incomodar terceiros, e tu sabes que incomoda, é uma questão de educação não o fazeres.

                              Olha eu agora vou com um papagaio, e estou ali no meio das pessoas, e vêm uma ventania e o papagaio cai e tu levas com ele e aleijas-te. Tenho a certeza que se eu te dissesse " Epá....eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento" tu irias gostar muito da resposta e até irias responder " Ah, então está bem, continue, sem problema".

                              Ou estou a fazer parapente e caio com o parapente em cima de ti...." Epá...eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento "

                              Achas que isso é argumento e resposta ?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                Se não tens capacidade não fumas para não incomodares os outros, para mim é simples e isso nem devia ser argumento. A partir do momento que tu queres fazer algo que pode incomodar terceiros, e tu sabes que incomoda, é uma questão de educação não o fazeres.

                                Olha eu agora vou com um papagaio, e estou ali no meio das pessoas, e vêm uma ventania e o papagaio cai e tu levas com ele e aleijas-te. Tenho a certeza que se eu te dissesse " Epá....eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento" tu irias gostar muito da resposta e até irias responder " Ah, então está bem, continue, sem problema".

                                Ou estou a fazer parapente e caio com o parapente em cima de ti...." Epá...eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento "

                                Achas que isso é argumento e resposta ?
                                Ou um gajo cospe para a frente e vem o vento e leva a escarreta para cima do gajo do lado e tu dizes: " Epá...eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento "

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                  Se não tens capacidade não fumas para não incomodares os outros, para mim é simples e isso nem devia ser argumento. A partir do momento que tu queres fazer algo que pode incomodar terceiros, e tu sabes que incomoda, é uma questão de educação não o fazeres.

                                  Olha eu agora vou com um papagaio, e estou ali no meio das pessoas, e vêm uma ventania e o papagaio cai e tu levas com ele e aleijas-te. Tenho a certeza que se eu te dissesse " Epá....eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento" tu irias gostar muito da resposta e até irias responder " Ah, então está bem, continue, sem problema".

                                  Ou estou a fazer parapente e caio com o parapente em cima de ti...." Epá...eu não sou o super-homem para controlar a direcção do vento "

                                  Achas que isso é argumento e resposta ?
                                  E porque raio vou eu sentir-me incomodado por estar a fazer uma coisa que POSSO fazer no dito local?

                                  Quando me sinto incomodado num sitio, mudo para outro

                                  Dou-te exemplo e até no assunto do tabaco, no edificio do meu trabalho, há um local para fumar, onde eu não vou pois sinto-me incomodado com o fumo, mas vou a outro local fumar onde o fumo já não incomoda. O incomodado sou eu, eles estão lá a fumar porque podem e é onde podem.

                                  O mal disto tudo é quem não fuma achar que tudo deve girar à sua volta, quando há liberdade para ambos. Se estás num sitio para fumadores, aguentas-te à bomboca, assim como quando o dito fumador está num local pensado para ti (local de não fumador) só tem é que se aguentar à bomboca e não fumar. Eu também frequento locais onde não se fuma e vou à rua fumar, portanto, se tu queres frequentar o local onde eu posso fumar, aguenta-te. Curto e grosso.

                                  Editado: Acrescento ainda que hoje em dia os fumadores são cada vez mais egoistas e despreocupados com os outros devido a estar proibições mesquinhas e precisamente pelo egocentrismo de quem não fuma, e garanto-te que terá tendência para piorar. O fumador deveria saber estar em co-existência mas o não fumador também.
                                  Editado pela última vez por OFFICER; 24 March 2014, 12:54.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                    E porque raio vou eu sentir-me incomodado por estar a fazer uma coisa que POSSO fazer no dito local?

                                    Quando me sinto incomodado num sitio, mudo para outro

                                    Dou-te exemplo e até no assunto do tabaco, no edificio do meu trabalho, há um local para fumar, onde eu não vou pois sinto-me incomodado com o fumo, mas vou a outro local fumar onde o fumo já não incomoda. O incomodado sou eu, eles estão lá a fumar porque podem e é onde podem.

                                    O mal disto tudo é quem não fuma achar que tudo deve girar à sua volta, quando há liberdade para ambos. Se estás num sitio para fumadores, aguentas-te à bomboca, assim como quando o dito fumador está num local pensado para ti (local de não fumador) só tem é que se aguentar à bomboca e não fumar. Eu também frequento locais onde não se fuma e vou à rua fumar, portanto, se tu queres frequentar o local onde eu posso fumar, aguenta-te. Curto e grosso.

                                    Editado: Acrescento ainda que hoje em dia os fumadores são cada vez mais egoistas e despreocupados com os outros devido a estar proibições mesquinhas e precisamente pelo egocentrismo de quem não fuma, e garanto-te que terá tendência para piorar. O fumador deveria saber estar em co-existência mas o não fumador também.
                                    A tua liberdade, e a de qualquer um, acaba onde termina a dos outros: chama-se viver em sociedade. Se toda gente pensasse como tu, era uma rebaldaria completa porque a lógica do quem está mal que se mude, não é egoísta, é simplesmente idiota. Se eu faço uma coisa que sei que estou a incomodar terceiros, não faço ou faço num local onde não incomode ninguém....e não é por questão de se poder ou não fazer...é uma questão de educação e de saber viver em comunidade em espaços partilhados por varias pessoas. Se os espaços que são comuns cada um fizesse o que lhe dá na cabeça, desde que se possa fazer, era uma confusão tremenda.

                                    Eu também posso andar a 40 á hora dentro da cidade, no entanto se não existirem condições para o efeito, não vou usar a tua desculpa " mas posso porque não há nada que me proíba". Não se trata de ter de existir proibição ou não, trata-se de bom senso. A perseguição ( como tu lhe chamas ) aos fumadores só têm lógica porque existem pessoas que, como tu, pensam assim: os outros que se lixem desde que se possa e não seja proibido.

                                    Qual é então a solução ?! É criar então mais leis, mais limitativas ainda, para proibir mais coisas porque pessoas que pensam como tu, só funcionam assim: pela lógica da proibição. Infelizmente as pessoas não sabem viver em sociedade sem se ter de cortar o mal pela raiz.
                                    Editado pela última vez por PeugeotSales; 24 March 2014, 13:16.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                      A tua liberdade, e a de qualquer um, acaba onde termina a dos outros: chama-se viver em sociedade. Se toda gente pensasse como tu, era uma rebaldaria completa porque a lógica do quem está mal que se mude, não é egoísta, é simplesmente idiota. Se eu faço uma coisa que sei que estou a incomodar terceiros, não faço ou faço num local onde não incomode ninguém....e não é por questão de se poder ou não fazer...é uma questão de educação e de saber viver em comunidade em espaços partilhados por varias pessoas. Se os espaços que são comuns cada um fizesse o que lhe dá na cabeça, desde que se possa fazer, era uma confusão tremenda.

                                      Eu também posso andar a 40 á hora dentro da cidade, no entanto se não existirem condições para o efeito, não vou usar a tua desculpa " mas posso porque não há nada que me proíba". Não se trata de ter de existir proibição ou não, trata-se de bom senso. A perseguição ( como tu lhe chamas ) aos fumadores só têm lógica porque existem pessoas que, como tu, pensam assim: os outros que se lixem desde que se possa e não seja proibido.

                                      Qual é então a solução ?! É criar então mais leis, mais limitativas ainda, para proibir mais coisas porque pessoas que pensam como tu, só funcionam assim: pela lógica da proibição. Infelizmente as pessoas não sabem viver em sociedade sem se ter de cortar o mal pela raiz.
                                      Mas essa solução, de criar mais proibições, não lhe parece um pouco contraditória?
                                      É que pode também ser vista da perspectiva oposta:
                                      Estando num local no qual é permitido fumar, os fumadores podem (pela mesma lógica, da proibição como resposta à intolerância) também querer uma lei a exigir que não estejam presentes os não fumadores.
                                      A proibição não leva a mais tolerância, pelo contrário. A sua perspectiva é que parece que funciona na base da proibição (não tolero, logo proibo).

                                      Ps: Atenção que a resposta do Officer, assim como a minha agora, referia-se a locais onde é permitido fumar e não a outros locais.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                        Esta bem, mas eu não posso querer estar na esplanada sem ter de levar com o fumo da mesa do lado ? É uma questão de educação.

                                        A conversa é sempre a mesma " Ah, estou cá fora posso fumar"...está bem pode fumar mas pode atirar o fumo para outro lado. Grande parte dos fumadores, quando se está em qualquer lado, está-se nas tintas se o fumo vai ou não para cima dos outros....pode fumar, fuma, pronto,quem está mal que se mude....o que é uma bela lógica da batata.
                                        Está a ver um dos males de proibir?
                                        Agora, que é proibido fumar dentro dos cafés, o senhor já não pode estar à vontade na esplanada....
                                        Isto para reiterar que proibir não é solução alguma, pois parace que nunca se proibiu o suficiente.

                                        Ps: Esta questão é o que poderá levar a serem criados os tais clubes exclusivos para fumadores (uma forma de segregação está implícita).
                                        Depois não se admirem se já não tiverem tantos cafés que possam frequentar.
                                        A sociedade já devia saber qual o resultado de proibições e segregações...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                          Acrescento ainda que hoje em dia os fumadores são cada vez mais egoistas e despreocupados com os outros devido a estar proibições mesquinhas e precisamente pelo egocentrismo de quem não fuma, e garanto-te que terá tendência para piorar. O fumador deveria saber estar em co-existência mas o não fumador também.
                                          Sim, porque antes eram um exemplo de civismo e respeito pelos outros.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                            Como fumador concordo plenamente que não se exponha os outros ao fumo, e que seja proibido fumar em locais públicos, mesmo quando era permitido fumar em restaurantes por exemplo nunca o fazia porque achava que não devia se impingir o nosso fumo aos outros. Atualmente não fumo dentro de casa, não fumo dentro do carro e também não fumo nos jogos de futebol porque acho que temos que ter respeito pelos não fumadores.

                                            Uma coisa diferente é alguém estar numa esplanada e por azar levar com uma fumarada, acho que a pessoa não vai morrer por isso. Outra coisa ainda diferente é estar numa esplanada e estar a levar consistentemente com o fumo do parceiro do lado, e aí acho que deveria ser proibido não por não se poder formal porque eu considero que é um comportamento anti-social.

                                            A questão é que queremos proibir tudo e mais alguma coisa, queremos formatar a liberdade individual das pessoas, e se não pararmos nalgum sítio podes ter a certeza que vamos chegar ao açúcar e às sandes de coirato, quando chegarmos lá não venham com histórias porque até passo bem sem bolos e sem sandes de coirato...

                                            Pior que o fumo são os radicalismos e a falta de bom senso, e aqui incluo também os fumadores. Mas isto é a minha opinião que sou um criminoso dum fumador...
                                            É verdade nalguns casos, não é verdade na questão do fumo em Portugal.

                                            O respeito/educação dos portugueses é baixa e isso nunca vai mudar (como exemplo basta ler aí a ideologia de outro utilizador em cima), aos anos que continuamos com fumo em muitos lugares fechados sem qualquer resolução à vista e os sistemas de ventilação ou andam desligados ou os que andam ligados não conseguem criar um ambiente livre de fumo.

                                            Como tal chega a altura de fazer o que já devia ter sido feito.

                                            Eu sei bem o que é viver numa sociedade de espaços fechados com fumo (PT) e sem fumo (RU). A diferença é abismal em termos de qualidade de vida!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                              Está a ver um dos males de proibir?
                                              Agora, que é proibido fumar dentro dos cafés, o senhor já não pode estar à vontade na esplanada....
                                              Isto para reiterar que proibir não é solução alguma, pois parace que nunca se proibiu o suficiente.

                                              Ps: Esta questão é o que poderá levar a serem criados os tais clubes exclusivos para fumadores (uma forma de segregação está implícita).
                                              Depois não se admirem se já não tiverem tantos cafés que possam frequentar.
                                              A sociedade já devia saber qual o resultado de proibições e segregações...
                                              Com uma proibição em locais fechados vais ter zero problemas. A não ser que os portugueses sejam anormais face a outros países onde a lei foi aplicada.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                A tua liberdade, e a de qualquer um, acaba onde termina a dos outros: chama-se viver em sociedade. Se toda gente pensasse como tu, era uma rebaldaria completa porque a lógica do quem está mal que se mude, não é egoísta, é simplesmente idiota. Se eu faço uma coisa que sei que estou a incomodar terceiros, não faço ou faço num local onde não incomode ninguém....e não é por questão de se poder ou não fazer...é uma questão de educação e de saber viver em comunidade em espaços partilhados por varias pessoas. Se os espaços que são comuns cada um fizesse o que lhe dá na cabeça, desde que se possa fazer, era uma confusão tremenda.

                                                Eu também posso andar a 40 á hora dentro da cidade, no entanto se não existirem condições para o efeito, não vou usar a tua desculpa " mas posso porque não há nada que me proíba". Não se trata de ter de existir proibição ou não, trata-se de bom senso. A perseguição ( como tu lhe chamas ) aos fumadores só têm lógica porque existem pessoas que, como tu, pensam assim: os outros que se lixem desde que se possa e não seja proibido.

                                                Qual é então a solução ?! É criar então mais leis, mais limitativas ainda, para proibir mais coisas porque pessoas que pensam como tu, só funcionam assim: pela lógica da proibição. Infelizmente as pessoas não sabem viver em sociedade sem se ter de cortar o mal pela raiz.
                                                Epá...não perco mais tempo contigo. Sim sim, tens razão, o fumador é um prevaricador e só o devia fazer em locais dos quais seja proprietário que nem drogado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Com uma proibição em locais fechados vais ter zero problemas. A não ser que os portugueses sejam anormais face a outros países onde a lei foi aplicada.
                                                  Os problemas são os que já foram referidos, antes choravam porque havia fumo dentro dos cafés, agora proibindo de fumar dentro dos cafés, vão chorar que há fumo nas esplanadas ao ar livre (onde não será proibido). Enfim..

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Concordo que só se deva fumar, no exterior, em sítios específicos.

                                                    No interior do que quer que seja é uma completa abominação. Discotecas incluídas.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Com uma proibição em locais fechados vais ter zero problemas. A não ser que os portugueses sejam anormais face a outros países onde a lei foi aplicada.

                                                      Mas essa proibição de fumar em espaços fechados já existe! E ainda bem e nota-se bem!
                                                      Concordo com essa a lei (um espaço fechado não é por norma um espaço ventilado e portanto o fumo de um prejudica os restantes, isso é bem aceite pela comunidade de fumadores cívicos), não acho é que se deva ir mais além e proibir em espaços abertos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                        Concordo que só se deva fumar, no exterior, em sítios específicos.

                                                        No interior do que quer que seja é uma completa abominação. Discotecas incluídas.
                                                        É o que defendo e sou fumador. Hoje em dia fumo dentro dos cafés porque é permitido, se tal não fosse possivel iria à rua fumar, tal como já faço quando estou em locais de não fumadores. Agora não me f*dam e venham com ah e tal nas esplanadas é que não...estão mal, mudem-se!

                                                        Sou totalmente a favor da proibição em locais fechados.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Até podem proibir fumar nalguns cafés, ou criar zonas para fumadores e não fumadores, mas isso é no papel. Na realidade, entro em qualquer café e continua o cheiro a fumo, a ter que levar com o fumo dos outros porque os sistemas de ventilação estão desligados ou não são suficientes para eliminar aquele ar. Já chegou ao cúmulo de ser proibido fumar dentro do café (e não haver zona de fumadores) e ver pessoas a fumarem lá dentro, chega-se ao pé das pessoas que estão a servir e pergunto porque é que há pessoas a fumar, e ainda levo com a resposta que não querem perder clientela e deixam fumar, apesar de proibido. Ridículo...

                                                          E só uma coisa: o normal nesta vida é ser não fumador, quem quis ser fumador foi por opção, logo não são os não fumadores que têm de fazer qualquer sacrifício ou mudar-se para outros sítios porque estão a ser incomodados. É ridículo dizerem que os não fumadores têm que ser tolerantes quando eles não têm que levar com as "opções de vida" dos outros que queiram prejudicar a sua saúde. Ao menos tenham a decência de não prejudicar a dos outros

                                                          E só um pequeno pormenor e para não haver confusões: já fui fumador.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Tocaste precisamente no assunto correcto: Opções de vida.

                                                            Se há opções de vida e se há a liberdade de as ter, então as condições também têm que existir para ambos, portanto, tal como tu, penso que a maioria dos fumadores concorda com a proibição em espaços fechados, mas nunca concordarão com proibição em espaços abertos, precisamente, porque têm direito de opção.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                                              Até podem proibir fumar nalguns cafés, ou criar zonas para fumadores e não fumadores, mas isso é no papel. Na realidade, entro em qualquer café e continua o cheiro a fumo, a ter que levar com o fumo dos outros porque os sistemas de ventilação estão desligados ou não são suficientes para eliminar aquele ar. Já chegou ao cúmulo de ser proibido fumar dentro do café (e não haver zona de fumadores) e ver pessoas a fumarem lá dentro, chega-se ao pé das pessoas que estão a servir e pergunto porque é que há pessoas a fumar, e ainda levo com a resposta que não querem perder clientela e deixam fumar, apesar de proibido. Ridículo...

                                                              E só uma coisa: o normal nesta vida é ser não fumador, quem quis ser fumador foi por opção, logo não são os não fumadores que têm de fazer qualquer sacrifício ou mudar-se para outros sítios porque estão a ser incomodados. É ridículo dizerem que os não fumadores têm que ser tolerantes quando eles não têm que levar com as "opções de vida" dos outros que queiram prejudicar a sua saúde. Ao menos tenham a decência de não prejudicar a dos outros

                                                              E só um pequeno pormenor e para não haver confusões: já fui fumador.
                                                              Quanto ao 1.º parágrafo: Fez alguma coisa para alterar isso? É que se nada fez...Quando não se cumpre, nem se faz cumprir, qual é mesmo o objectivo de mais leis? A falta de cidadania (geral, não é sua) é o problema de origem neste caso.

                                                              Quanto ao segundo: Ande na rua sem roupa a ver o que acontece, já que o normal é nascermos nús...
                                                              Para vermos ao que chega a intolerância das pessoas no geral e, a normalidade. Percebo onde quer chegar e concordo, mas isso do "não ser normal" é geralmente um argumento baseado na intolerância face à diferença. Não é por aí.

                                                              É uma questão de liberdades. E quem fuma pode argumentar que, como paga imposto sobre esse consumo, então tem "carta branca" para fumar nos locais onde não é proibido (porque tem na verdade; parece ridículo mas não é).
                                                              Por isso escrevi anteriormente que tornar-mo-nos mais intolerantes exigindo mais leis (devíamos exigir o cumprimento), embora pareça inofensivo, poderá provocar um desencadear de acontecimentos indesejados.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X