Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rosa Brava - Nova Reportagem hoje 24-09-07 na SIC -Volta à escola Pág 3.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Oh pah, mas será que se pode censurar os pais? São pessoas que nunca conheceram outro modo de vida, e para viverem, precisam da ajuda dos filhos. Eu não concordo, mas "cá de baixo", é muito complicado julgá-los. Eles vivem num mundo completamente diferente do nosso.

    Quanto à assistente e à psicóloga, só lá foram porque estava lá a TV. Disso não tenho dúvidas.

    Fiquei surpreendido foi por ela ter telemóvel.

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por Omega

      citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

      citação:Originalmente colocada por Omega

      Na vida podemos fazer o que quizermos. Basta querer e lutar por isso....
      Eu trabalhei e estudei em simultâneo desde os 18 anos. Licenciei-me....
      A minha esposa tb não teve oportunidade de estudar quando o deveria ter feito. A Licenciatura já a terminou em Novembro de 2005. Neste momento está a fazer uma pós-graduação ....

      Se ela quizer, quando puder, simplesmente vai conseguir ... é tudo uma questão de as pessoas definirem prioridades ou "linhas de vidas" se quizerem ....
      Tu não moras atrás do sol posto, longe da "civilização".
      Certo, mas ..... será que não morei ?
      A 40 minutos de jipe da escola primária mais próxima e a 1 hora da escola preparatória mais próxima?

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Real

        Oh pah, mas será que se pode censurar os pais? São pessoas que nunca conheceram outro modo de vida, e para viverem, precisam da ajuda dos filhos. Eu não concordo, mas "cá de baixo", é muito complicado julgá-los. Eles vivem num mundo completamente diferente do nosso.

        Quanto à assistente e à psicóloga, só lá foram porque estava lá a TV. Disso não tenho dúvidas.

        Fiquei surpreendido foi por ela ter telemóvel.
        Não é uma questão de censurar os pais. Cada pai dá a educação que entende .....
        Mas uma situação destas em termos sociais já não deveria existir...

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Banshee

          Realmente parece impossível que tal aconteça... Vi a reportagem.. Enfim...

          Mas sinceramente, não acho assim tão estranho visto que de vez em quando vou até aqueles lados de Mangualde/Gouveia e vejo com cada mentalidade... [8)]

          Em Mangualde entao... EU SOU DAI!!!! [}]

          Mas nao é bem assim. Nao generalizes

          Abraço!

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

            citação:Originalmente colocada por Omega

            citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

            citação:Originalmente colocada por Omega

            Na vida podemos fazer o que quizermos. Basta querer e lutar por isso....
            Eu trabalhei e estudei em simultâneo desde os 18 anos. Licenciei-me....
            A minha esposa tb não teve oportunidade de estudar quando o deveria ter feito. A Licenciatura já a terminou em Novembro de 2005. Neste momento está a fazer uma pós-graduação ....

            Se ela quizer, quando puder, simplesmente vai conseguir ... é tudo uma questão de as pessoas definirem prioridades ou "linhas de vidas" se quizerem ....
            Tu não moras atrás do sol posto, longe da "civilização".
            Certo, mas ..... será que não morei ?
            A 40 minutos de jipe da escola primária mais próxima e a 1 hora da escola preparatória mais próxima?
            Não, mas no ciclo fazia bem meia horita a pé, pelo meio de uns pinhais....
            Mas a distância à civilização pode nem sempre ser fisica ....

            Comentário


              #36
              A vontade da Rosa é outra, como disse o Peacelove aquilo é os rapazes que andam a dar volta a rapariga, a escola é so a desculpa.
              Ela viu-se privada de tanta coisa, que se ela vir alguma vez para a civilização, perde-se.
              Tem tanta ingenuidade junta com apenas 16 anos, que depressa é levada. Necessitaria obviamente de um acompanhamento do genero de pais adoptivos.
              Quanto á prestação a nivel escolar depende desse mesmo acompanhamento.

              Comentário


                #37
                Vocês acreditam pouco nas pessoas ....

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Banshee

                  Realmente parece impossível que tal aconteça... Vi a reportagem.. Enfim...

                  Mas sinceramente, não acho assim tão estranho visto que de vez em quando vou até aqueles lados de Mangualde/Gouveia e vejo com cada mentalidade... [8)]
                  Meu caro;

                  Há de tudo um pouco em todo o lado, não é por sermos do sul que o norte é pior ou vice-versa. O caso da menina da reportagem sensação da sic é especialmente peculiar e que infelizmente ainda existe nos dias de hoje.

                  Eu sou desses lados que acabaste de mencionar e posso assegurar-te como uma pessoa que anda por este país fora, que há pessoas menos instruídas tanto no interior, como no litoral.

                  Actualmente, estou há quase 3 anos em Lisboa em trabalho, e meu caro, encontro muita gente, e desta vez no interior mas sim da capital que em termos de atraso cultural não ficam nada a dever ao interior serrano do nosso Portugal.

                  Comentário


                    #39
                    O que eu tou a ver é que a reportagem pode não ser lá muito boa para a rapariga...

                    Com tanta gente mal intencionada que por ai anda...

                    Espero é que alguém lhe dei-te a mão e a salve daquela "prisão"...

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por jackboot

                      A vontade da Rosa é outra, como disse o Peacelove aquilo é os rapazes que andam a dar volta a rapariga, a escola é so a desculpa.
                      Ela viu-se privada de tanta coisa, que se ela vir alguma vez para a civilização, perde-se.
                      Tem tanta ingenuidade junta com apenas 16 anos, que depressa é levada. Necessitaria obviamente de um acompanhamento do genero de pais adoptivos.
                      Quanto á prestação a nivel escolar depende desse mesmo acompanhamento.
                      Acho o mesmo.
                      Então aqueles risinhos parvos... típicos de crianças quando falam de assuntos embaraçosos, mas ela não estava a dizer nada de mais...

                      A quanto ao 1º que lhe entrar pela janela, ela até se pode derreter toda, mas só dura até o pai lhe der um tiro de caçadeira...

                      Comentário


                        #41
                        o primeiro que lhe aparecer e prometer uma vida de princesa ela cai logo[8)]

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Omega

                          citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                          A 40 minutos de jipe da escola primária mais próxima e a 1 hora da escola preparatória mais próxima?
                          Não, mas no ciclo fazia bem meia horita a pé, pelo meio de uns pinhais....
                          Mas a distância à civilização pode nem sempre ser fisica ....
                          Meia hora a pé ou mais fiz eu muitas vezes no verão só para ir jogar às cartas. :D

                          Muitos dos meus colegas vieram de localidades do interior nas mesmas condições que tu. E acabaram o curso. Mas são coisas diferentes. Neste caso há um isolamento completamente diferente, tanto a nível físico como a nível social. Provavelmente aquelas pessoas não têm ninguém há volta no raio de uns valentes Kms...

                          Comentário


                            #43
                            na minha terra chama-se escravatura.... e acho que anda aí uma lei que proibe isso .....


                            mas como estamos em Portugal .... o Santana Lopes já foi PM .... não discuto nada ! :D


                            Acompanhamento ..... é o que ela precisa.....que do andamento mal possa... trata logo [}]

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

                              citação:No Expresso às umas semanas vinham a relatar um caso destes em que o individuo tinha sido pastor e tudo..... Hoje é médico em Coimbra e se não me engano professor na Faculdade .....
                              Tive um professor na mesma situação também. Se hoje ele não é Mestre ainda, para lá caminha.
                              mas esse gajo nao é boa res :D

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                                citação:Originalmente colocada por jackboot

                                A vontade da Rosa é outra, como disse o Peacelove aquilo é os rapazes que andam a dar volta a rapariga, a escola é so a desculpa.
                                Ela viu-se privada de tanta coisa, que se ela vir alguma vez para a civilização, perde-se.
                                Tem tanta ingenuidade junta com apenas 16 anos, que depressa é levada. Necessitaria obviamente de um acompanhamento do genero de pais adoptivos.
                                Quanto á prestação a nivel escolar depende desse mesmo acompanhamento.
                                Acho o mesmo.
                                Então aqueles risinhos parvos... típicos de crianças quando falam de assuntos embaraçosos, mas ela não estava a dizer nada de mais...

                                A quanto ao 1º que lhe entrar pela janela, ela até se pode derreter toda, mas só dura até o pai lhe der um tiro de caçadeira...
                                concordo

                                Comentário


                                  #46
                                  Mais uma excelente reportagem da SIC, e que é apenas das mais premiadas de sempre em Portugal, até no estrangeiro

                                  Serve bem para muita gente alheada da realizade de nosso muito Portugal..
                                  E não pensem que é preciso ir apenas ao interior para ver daquilo..

                                  (Veio-me agora á cabeça aqueles casais portugas em Madrid que colocavam os filhos a pedir lá nas ruas e eles a viverem á grande, pois Madrid tinha centenas de milhar de pedintes, e o espirito portuga vem ao de cima logo, dinheiro fácil, vamos lá... [8])

                                  Deviam era os pais daquelas crianças que todos nós agora temos, eu tenho dois e se fossem mais velhos, podem crer que os ponha a ver a reportagem.. pois viam que há crianças que sonham com o ir á escola, sonham com muita coisa e que são obrigados a esquecer esses sonhos mais simples, e até obrigatórios pelo estado..

                                  Ela fica em casa, como disse a mãe, porque dá jeito já que assim ela vai com as cabras pastorear e os pais ficam a tratar do estrume, sendo assim mais rapido para eles..

                                  Muita criança aprendia bastante a dar valor ao que tem, ao ver umas reportagens assim e descer á realidade do país..

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por jmpub
                                    Muita criança aprendia bastante a dar valor ao que tem, ao ver umas reportagens assim e descer á realidade do país..
                                    Passa mais pela educação dos pais do que pelas crianças em si.
                                    Vejo cada puto(16-20 anos) queque cheio da p*ta da mania hoje em dia que dá mesmo vontade de chegar ao é deles e lhes espetar um esfardamento.
                                    Tiques têm eles, valores nem por isso...

                                    Com 14 anos(não foi assim há muito tempo) sempre bom aluno e sem chumbar o meu Pai explicou-me que nas férias de agosto teria de ir trabalhar para ver o que custa a vida.
                                    E assim fui, servente de pedreiro todos os meses de agosto até aos 19 anos.
                                    Não foi por necessidade(€) foi uma lição de vida.

                                    Para muito menino hoje em dia é mais vergonhoso trabalhar nas obras do que roubar [8]

                                    E depois vejo a Rosa, humilde, honesta, trabalhadora, injénua, pronta a ser consumida e destroçada pela sociedade que quase nada tem disto...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Não há muito mais a juntar ao que já foi dito, para alem de tudo o que mais m preocupo ainda é o que vai na cabeça da Rosa, como deu para perceber na reportagem a sua mentalidade e as ideias que lhe vão na cabeça podem ser-lhe prejudiciais.

                                      Acho que a ideia de sair dalí para uma escola é o unico pretexto de sair daquele "fim-do-mundo", o que é preocupante é que com a mentalidade da Rosa um primeiro contacto na sociedade "normal" pode ser fatal, como alguem disse ( não por estas palavras ) o desenvolvimento fisico da Rosa vai bem encaminhado e isso vai despertar os olhos de muitos rapazes por onde ela andar e com a mentalidade dela, infelizmente parece que a estou a ver ser mãe antes dos 18, ou então até posso estar enganado pois da maneira como ela falou acho que é ela que ainda mais depressa vai ter com os rapazes que eles a ir ter com ela [xx(]

                                      A Rosa precisa certamente de uma ajuda especial, precisa de um acompanhamento de pessoas capazes, que ajudem a Rosa a ter um futuro risonho.

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                        Talvez vá dar uma opiniao demasiado brusca... mas... a assistencia social não tem o direito de retirar aquela criança aos pais? E o irmão idem... porque a questão é que eles não avançam devido aos pais... e por causa deles vão perder a unica vida que tem...

                                        Não digo que a culpa é dos pais... eles não sabem mais... mas não será responsabilidade do estado fazer algo?
                                        Estava a pensar exactamente isso. Na Suíça os pais podem ser criminalizados por impedirem o direito à formação escolar dos filhos.;)

                                        Comentário


                                          #50
                                          O problema daquela história, é q a Rosa mais não quer do que saír dali. A escola é um pretexto para ela conhecer rapazes e casar. Ela não me parece que queira aprenderalguma coisa. O objectivo dela é sair dali e sabe q isso só vai acontecer qdo casar. Logo qto mais depressa o fizer melhor.

                                          A professora é a primeira a dizer que o irmão não tem hábitos de higiene.
                                          È dificil fazer mais, qdo os pais sabem que está errado o que estão a fazer aos filhos. Mas como um nao quis estudar os outros não podem ter oportunidade de sair dali e aprender um oficio numa escola profissional.Terem a oportunidade de poderem ser mais do que os pais sao.

                                          Já agora vou fazer a mma observação q fiz ontem ao ver a reportagem: Para que raio quer ela um telémovel? E quem o paga? Naõ me parece que sejam os pais, ate pq foi referido que ela nao recebe chamadas nem mensagens pois nao as sabe enviar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Ninguém tem links alternativos da reportagem? É que plo sapo XL não consigo ver.. (netvisão)

                                            cumps

                                            Comentário


                                              #52
                                              sim...é triste...mas mais triste é saber que aquela situação pouco ou nada mudará...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Os pais acabam por não ter culpa! Estão isolados de tudo e todos e foram assim ensinados a viver!
                                                Quanto à Rosa, lá porque tem 16 anos e apenas o 4º ano não quer dizer que ela não possa recuperar facilmente... E se não for mais quando tiver 18 anos, ninguém a poderá impedir de fazer o que quer da vida dela!...
                                                A minha esposa é professora e no ano passado deu aulas a adultos que, na devida altura, não tiveram oportunidade de fazer o 2º ciclo... E pelo que ela contava vinham todos contentes, depois de muitas horas de trabalho, para aprenderem mais um pouco, porque queria ou precisavam para poderem arranjar um trabalho melhor! Havia alunos dos 16 aos 60 anos... Ja diz o ditado: "Quem espera sempre alcança"

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Não sei se pelas escolas perto de voçes repararam, mas o que alguns míudos falavam, era da reportagem. Era mais no sentido de gozarem com a situação dela! Isso entristeceu-me por dentro, porque não sabem o quão dura é a vida para ela!
                                                  Para os pais dela, os filhos, são só para os servir!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                                    Não sei se pelas escolas perto de voçes repararam, mas o que alguns míudos falavam, era da reportagem. Era mais no sentido de gozarem com a situação dela! Isso entristeceu-me por dentro, porque não sabem o quão dura é a vida para ela!
                                                    Para os pais dela, os filhos, são só para os servir!

                                                    Podiam ter feito é mais. Ficavam com um rancho de escravos.
                                                    [8][8][8]

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por mcabral

                                                      citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                                                      Não sei se pelas escolas perto de voçes repararam, mas o que alguns míudos falavam, era da reportagem. Era mais no sentido de gozarem com a situação dela! Isso entristeceu-me por dentro, porque não sabem o quão dura é a vida para ela!
                                                      Para os pais dela, os filhos, são só para os servir!

                                                      Podiam ter feito é mais. Ficavam com um rancho de escravos.
                                                      [8][8][8]
                                                      Olha que... era o que muitos faziam não ainda há muitos anos atrás.[xx(]

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Os tempos eram outros. Os filhos tinham que ajudar os pais no sustento.
                                                        Essa família está parada no tempo há + de 50 anos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Vem hoje no JN

                                                          Conseguiu esta reportagem ser o programa mais visto do ano.. pelo menos até agora, em 2007

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Mas qual e o vosso espanto?

                                                            Não sabiam da existência do Portugal Rural?

                                                            A diferença entre essa rapariga e os pastorinhos de Fátima há quase 100 anos é quase nenhuma.

                                                            A reportagem está condimentada com uns temperos de visão do rato de cidade ao modo como vivem os ratos do campo.

                                                            Esta é a realidade pura e dura do Portugal que não vive e está pendurado no crédito para comprar o Tdi Cdti Hdi, Jtd... e a casa de sonho com piscina e garagem para o carro do pai, da mãe, da irmã e ainda para o clássico de sonho, o país real é este!

                                                            O litoral é uma coisa e o interior é outra meus caros.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              "Rosa brava"consegue ser o programa mais visto do ano


                                                              Jovem de Folgosinho sensibilizou os espectadores que se oferecem agora para a ajudar






                                                              Dina Margato

                                                              "Rosa brava"consegue ser o programa mais visto do ano

                                                              Ontem, Pedro Coelho tinha a caixa de correio electrónica cheia com e-mails de espectadores que se prontificavam a ajudar Rosa, a protagonista da reportagem exibida, no domingo, na SIC. A sua peça sobre a adolescente que vive numa quinta e está impedida pelos pais de frequentar a escola prendeu os espectadores. O barómetro das audiências confirmou-o"Rosa brava" não só liderou o dia como a tabela de 2007.

                                                              Segundo Daniel Cruzeiro, coordenador das reportagens SIC, este espaço foi "o mais visto do ano em toda a televisão portuguesa e o mais visto da SIC desde o Mundial de Futebol do Verão passado". Destronou o primeiro lugar do jogo da Taça de Portugal entre o Benfica/União de Leiria. Obteve 18.5% de audiência média, ou seja, foi visto, em termos largos, por essa percentagem de portugueses.

                                                              Daniel Cruzeiro diz que o feito é "mais uma prova de que o público gosta de grandes reportagens, que premeia o jornalismo de qualidade e de que este género jornalístico tem audiência e é rentável". Recorde-se a este respeito que o "Telejornal", na RTP, tem sido líder de audiências sempre que se segue à sua exibição uma reportagem.

                                                              Esta peça aproveitou a boleia de um trabalho mais desenvolvido "Ainda há pastores", de Jorge Pelicano, que também assina "Rosa brava". Foi ele quem descobriu a rapariga, de 16 anos, que faz pastoreio para ajudar os pais, em Casal da Maceira, Folgosinho, concelho de Gouveia. Alcides Vieira, director de Informação, pediu a Pedro Coelho para saber o que se passava com a jovem que lhe chamou à atenção.

                                                              Em relação à reportagem, Pedro Coelho conta que a ida dos técnicos à quinta não terá sido alheia à presença da SIC no terreno. O desfecho da história visto no ecrã pode também ser alterado, adianta. Estão a ser tomadas diligências para ajudar Rosa, o que significa convencer os pais a deixá-la ir à escola. A sensibilização provocada pela exibição da peça afectou até os mais novos que ontem pediam contactos ao jornalista para poder ser amigos de Rosa.

                                                              Por outro lado, Daniel Cruzeiro contesta o discurso catastrofista sobre o futuro da reportagem. "Já vivemos dias piores". O responsável lembra que são dois os canais a apostar no género, neste momento. A seu ver, a ligação do jornalismo à literatura e ao cinema encontra o seu expoente máximo na reportagem. A aposta da SIC no género está para continuar "Se atentarmos na importância em grelha que estes produtos têm tido e anotarmos as audiências que conquistam, penso que podemos dizer que a SIC vai continuar a investir em reportagem".

                                                              Diário de Referência
                                                              Cliquem na Ligação e vêem a foto da Rapariga


                                                              citação:jmpub
                                                              AH Membro Silver
                                                              Portugal
                                                              2608 Posts

                                                              Colocado - 06/02/2007 : 08:26:04
                                                              Vem hoje no JN

                                                              Conseguiu esta reportagem ser o programa mais visto do ano.. pelo menos até agora, em 2007
                                                              Exactamente

                                                              ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X