Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão do Cidadão substitui BI - em Portugal Continental a partir de Julho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Disponibilização dos serviços de recepção
    dos pedidos do cartão de cidadão


    Localização Data de instalação

    Região Autónoma dos Açores—ilha do Faial . . . Fevereiro de 2007.

    Região Autónoma dos Açores—ilhas do Pico,
    Corvo e Flores............................................ ...Abril de 2007.

    Região Autónoma dos Açores—ilhas de São
    Jorge, Graciosa e Terceira..................................Maio de 2007.

    Região Autónoma dos Açores—ilhas de São
    Miguel e de Santa Maria....................................Junho de 2007.

    Distrito de Portalegre . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Julho de 2007.

    Distritos de Évora e Bragança . . . . . . . . . . . . . . . Outubro de 2007.

    Até Restantes distritos, Região Autónoma da Madeira e consulados portugueses no estrangeiro............................Até Julho de 2008.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
      Cada vez se aproxima mais o dia em que a vida vai ganhar outro sentido, o dia em que eu vou ter o meu cartão do cidadão, finalmente!

      Até tremo só de pensar que vou ter um cartão do cidadão.

      Será que vale a pena mandar um foguete para comemorar? para comemorar mais este passo para a modernidade...e pró progresso.

      ps: se isto não fosse para rir, podia até dar vontade de chorar.
      Manda o foguete à vontade, mas manda-o longe...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MrGrieves Ver Post
        Quanto mais têm mais querem... É pá, já agora porque não tatuam um código de barras na testa de cada português? Assim é só baixar a cabeça no leitor do código de barras, à entrada dos autocarros, metro, nas esquadras, nas conservatórias, nos actos de matrícula, etc...

        Poupem-me a V/ xoxice !!

        E deixem o país andar como está. Se calhar, deveríamos ter parado no tempo nos anos 70!
        Como não responder só com smilies, a minha resposta a este post é um acrónimo e uma onomatopeia:

        LOL
        e
        CLAP ()

        Comentário


          #34
          Só me queixo de uma coisa e não é do CC:

          da última vez que renovei o BI paguei 8€; quando adoptar o CC, vou ter a informação de mais quatro serviços e pagarei 12€...

          ao que sei, um gajo para alterar a morada na carta de condução e no título de registo de propriedade larga 55€ na DGV.

          Comentário


            #35
            Sai Estado Civil entra Sexo no CC

            "Solteiro, casado, divorciado ou viúvo. A quem interessa esta informação? Regra geral, só ao próprio indivíduo. Daí que o novo documento de português, o cartão do cidadão (CC) , não mencione o estado civil. Em contrapartida, passa a ser obrigatória a indicação do sexo do portador - embora a decisão que seja pacífica - e volta a ter tradução em inglês."

            Em http://dn.sapo.pt/2007/03/11/socieda...sexo_apag.html

            Comentário


              #36
              As vantagens do Cartão Único...

              Atenção que o uso desses cartõess obedece a regras.
              Transcrevo:

              Informação Institucional


              Normas de utilização do CU - Cartão Único

              - Cada cidadão deverá dar 12,5 euros pelo CU.

              - O CU é pessoal e intransmissível.

              - É expressamente proibido dar ou vender o CU.

              - Sempre que solicitado por representante da autoridade, o cidadão é obrigado a disponibilizar o CU.

              - De forma a agilizar os serviços, quando se deslocar a uma repartição das finanças, o cidadão deve apresentar-se com o CU na mão.

              - O estado deixa de colocar o dedo no CU embora mantenha a obrigatoriedade do cidadão exibir a fotografia no CU.

              - Se o seu CU estiver roto ou danificado deverá ser renovado.

              - É expressamente proibido retirar o microchip do CU.

              - O CU deve manter-se limpo e em condições de ser manuseado por terceiros.

              - Para exercer o seu direito de voto, o cidadão deverá mostrar o CU aos membros da mesa eleitoral.

              - Para dar bom exemplo, os membros do governo e parlamento deverão disponibilizar o CU quando solicitado pelos cidadãos.

              - Se detectar alguma anomalia no funcionamento do seu CU, deve proceder à sua substituição.


              (nb: sim, é brejeiro, mas foi escrito em Brejos de Azeitão, torna-se congruente.)

              Comentário


                #37
                Ó Omega, senhor, Omega!

                Ainda não meti o irs...

                - De forma a agilizar os serviços, quando se deslocar a uma repartição das finanças, o cidadão deve apresentar-se com o CU na mão.

                Comentário


                  #38
                  Cartão do Cidadão já está disponível em 85 balcões

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                    Ó Omega, senhor, Omega!

                    Ainda não meti o irs...

                    - De forma a agilizar os serviços, quando se deslocar a uma repartição das finanças, o cidadão deve apresentar-se com o CU na mão.

                    Comentário


                      #40
                      Lá para Agosto, o traquina do meu primo vai-me rascar o bi e partir o cartão de saude

                      Comentário


                        #41
                        ALELUIA!!!
                        Finalmente acaba o cartão folha A5!!!

                        Comentário


                          #42
                          Cartão do Cidadão
                          30-07-2008 22:22
                          Novo documento disponível em todos os distritos

                          O Cartão do Cidadão já está disponível em todos os distritos do país, mas ainda não chegou a todos os balcões e concelhos.

                          Segundo a informação avançada pelo Ministério da Presidência, a última fase do plano de expansão do novo documento, iniciada durante o presente mês de Julho, está a decorrer como previsto.

                          A tutela garante que, desde este mês, que já é possível pedir o Cartão do Cidadão nos distritos mais populosos do país: Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal, bem como a Região Autónoma da Madeira.

                          Por exemplo, no distrito de Lisboa o novo documento está disponível nas conservatórias de registo civil da Azambuja, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos. No Porto pode ser pedido nas conservatórias de Baião e Amarante.

                          O novo documento que substitui o Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Segurança Social e Cartão de Utente encontra-se também já disponível na Região Autónoma dos Açores e em todos os concelhos dos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu.

                          O Cartão do Cidadão já pode, então, ser pedido a partir de agora em todos os distritos do país. Qualquer cidadão pode requerer o novo documento nos balcões de atendimento disponíveis, independentemente do local da sua residência.

                          A lista de balcões onde o novo documento já está disponível pode ser consultada na Internet em www.cartaodocidadao.pt
                          Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&Cont entId=255412

                          Comentário


                            #43
                            eu já o tenho á um mes e já sinto a carteira mais vazia.o meu BI só acabava em 2018 mas mesmo assim quis tirar.

                            Comentário


                              #44
                              Eu já estou pra fazer o meu há duas semanas!

                              É verdade que a foto é tirada no local?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Plum Ver Post
                                Eu já estou pra fazer o meu há duas semanas!

                                É verdade que a foto é tirada no local?
                                deve ser o único problema do CC, a foto é tirada lá pela maquina em vez de por um profissional, e arriscas-te a ficar com uma foto ranhosita

                                Comentário


                                  #46
                                  sim a foto é tirada atraves de uma webcam eu para ficar mais ou menos tive que tirar 5 fotos,depois de tirada eles mostram no computador como ficaste,tem também a assinatura digital ou seja pegas numa caneta especial num papel assentas isso num painel especial assinas no papel e ao mesmo tempo aparece no computador,para essa assinatura tive que fazer umas 8 assinaturas pois aquilo é mesmo dificil de assinar ou falta de prática,a impressão do dedo também é digital.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Nem de prepósito, estive à procura deste tópico para fazer uma perguntinha:

                                    Quanto tempo demora a chegar o Cartão???

                                    Como já sei, deixo a resposta: 5 dias úteis para Portugal Continental.

                                    Já estou à espera do meu, mas sinceramente imagino os milhões para aquelas máquinas que, para quem não sabe, tira fotos, impressões digitais, e assinaturas...
                                    Não sei, acho um pouco extravagante em tempos de contenção...

                                    Comentário


                                      #48
                                      depois de se tirar o cartão tem que se esperar que chegue uma carta ao domicilio ou no sitio onde se fez o cartão o meu demorou 5 dias pois essa carta é daqueles do tipo quando se pede um cartão multibanco,vem com o pin para activares o cartão.


                                      ultimamente as cartas estão a levar mais tempo a chegar,conheço pessoas que estão á espera á dois meses,deve ser por ser mes de ferias ou terem muita gente a pedir o cartão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        grande palhaçada emitirem dois documentos de identidade diferentes válidos no mesmo país

                                        Comentário


                                          #50
                                          Tenho de ir renovar o meu BI,que já passou de validade.Já vem um desses?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            Tenho de ir renovar o meu BI,que já passou de validade.Já vem um desses?
                                            qualquer dia só se tira isso em espanha

                                            Comentário


                                              #52
                                              ja o tenho ha uns meses..

                                              ta mto catita.. posso assinar digitalmente os documentos/emails..
                                              validar.me nos sites do estado com o cartao.

                                              a parte "mais melhor boa" é a mudança da morada nas entidades publicas/privadas.. basta ir ao portal do cidadao e indicar onde é q querem alterar as moradas..

                                              tive de alterar a da viaverde, basta entrar no portal, seleccionar a viaverde, e indicar q agora a minha morada é a do CC.. no mes seguinte a factura ja chegou a morada nova

                                              Comentário


                                                #53
                                                Boas,

                                                Umas perguntas...

                                                Sendo eu do concelho de V.F.X. posso ir pedir o CUC a Azambuja?

                                                O q é preciso levar? (documentos e afins)

                                                Pretendo alterar a morada do BI, carta, CC, etc.


                                                Cumps,
                                                Edd

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por dvx Ver Post
                                                  ALELUIA!!!
                                                  Finalmente acaba o cartão folha A5!!!
                                                  A5???

                                                  O BI é ligeiramente maior que um A7!!

                                                  Um A5 é 3,5x maior que o BI.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Acabei mesmo agora de tirar o meu. Agora é só esperar que venha a carta com os códigos (1 ou 2 semanas).
                                                    Uma coisa tem boa, elimina toda a tralha da carteira, B.I, número de contribuinte, número da Segurança Social, saúde, eleitor... Sempre fica a carteira mais leve, em papeis e em dinheiro, 12 euros, pouco mais é que uma renovação de um B.I antigo.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por LnxSlck Ver Post
                                                      Acabei mesmo agora de tirar o meu. Agora é só esperar que venha a carta com os códigos (1 ou 2 semanas).
                                                      Uma coisa tem boa, elimina toda a tralha da carteira, B.I, número de contribuinte, número da Segurança Social, saúde, eleitor... Sempre fica a carteira mais leve, em papeis e em dinheiro, 12 euros, pouco mais é que uma renovação de um B.I antigo.
                                                      O q precisas-te de levar?
                                                      O cartão encontra-se disponível no teu concelho de residência?



                                                      Cumps,
                                                      Edd

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                        Boas,

                                                        Umas perguntas...

                                                        Sendo eu do concelho de V.F.X. posso ir pedir o CUC a Azambuja?

                                                        O q é preciso levar? (documentos e afins)

                                                        Pretendo alterar a morada do BI, carta, CC, etc.


                                                        Cumps,
                                                        Edd
                                                        Sim, podes: http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_contact&catid=25&Itemid=102〈= pt

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                          O q precisas-te de levar?
                                                          O cartão encontra-se disponível no teu concelho de residência?



                                                          Cumps,
                                                          Edd
                                                          Essencial é o antigo BI, número de contribuinte e o do médico, mas também podes levar tal como eu fiz, o número da Segurança Social, Adse caso tenhas e cartão de eleitor.

                                                          E sim, encontra-se disponível no meu concelho de residência.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            é 5 dias em Portugal continental é...

                                                            estou desde 27Julho à espera do meu...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                                              é 5 dias em Portugal continental é...

                                                              estou desde 27Julho à espera do meu...
                                                              Conheço 2 casos que esperaram 15 dias.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X