Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os piores portugueses

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
    D. Afonso Henriques ha-de estar a dar voltas e voltas la em cima... tudo o que conseguiu no passado longinquo, esta cada vez mais depressa a ir pelo cano do esgoto.
    Ele não deve estar muito preocupado!

    O que ele queria era andar à "porrada"(modo Gato Fedorento ON)!!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      Sim houve, como começa a haver hoje.
      Ou será que nunca deixou de existir ?

      As assimetrias sociais existiam, eram gritantes. Verdade.
      E hoje ?
      E será que alguma vez deixaram de existir ?

      O PC criticava os "Campalimãos", o PS a falta de politica social.
      Então e hoje ?

      A sociedade falava pela surra, clandestinamente, das injustiças da pobreza " do mesmo para os mesmos ".

      Então e hoje ? Falamos abertamente, mas ... alguma coisa muda ?

      O estado novo implementou um Serviço Nacional de Saude, criou postos regionais, hospitais distritais e locais.
      Implementou escolas e tentou conferir educação nos locais mais recondidos do nosso pais.

      Então e hoje ? Fechamos !!!

      O exemplo é que não estamos tão longe do antigamente é que continuam a haver pais como o da Rosa Brava - Reportagem SIC que se comportam como se vivessem nos tempos de Salazar, contudo passaram 33 anos desde a revolução e a escolaridade é obrigatória até aos 16 anos.

      A segurança nas ruas ... o respeito pelos agentes da autoridade ... o respeito pelo próximo ... bem aqui nem é bom falar, isso predeu-se irremediávelmente. Confunde-se Liberdade com o comportamento mais dejecto possivel em sociedade.

      Salazar morrreu o estado novo acabou e tudo passou, adquirimos a liberdade e o direito democrático de eleger os representantes, mas a porcaria da governação deste pais piorou.

      Ou isso não dá para ver ?
      tbm partilho um pouco da tua opiniao. n digo k o regime salazarista fosse bom para o pais, mas certas leis ou implementacoes que se usavam na epoca salazarista, se fossem implementadas hoje em dia tbm n ficariamos a perder.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
        Para sermos justos no meu entender apenas podemos condenar o Dr. Salazar por ter irremediavelmente atrasado o pais com a falta de abertura ao mundo empregando a politica do Orgulhosamente sós.

        Agora para

        Só podemos nomear os politicos do pós 25 de Abril, porque antes disso tinhamos um pais estável economica e financeiramente (embora atrasado).

        Por isso lembrem-se disso porque os unicos responsáveis pela falência e ruina do pais só podem ser os Guterres, Durões , Marocas e os Cavacos.

        De facto o Dr. Salazar apanhou o país num estado de enorme instabilidade política e económica.... se houve estabilidade política (essêncial) e algum crescimento económico isso deveu-se em grande parte a Salazar.... Infelismente faltou-lhe visão para tornar Portugal num país mais próspero e competitivo...

        Acusá-lo de ser o pior português só pode ser por uma questão de puro desconhecimento ou por preconceito.

        Um dos males do nosso país, (será que se pode eralmente acusar alguem de ser o pior/melhor??) é a sensação de paternalismo e conformismo que os portugueses têm. Queremos sempre que sejam os outros a arcar com os defeitos e responsabilidades, e queremos sempre ser nós a arcar com os benefícios e direitos!

        Queremos sempre que haja alguem com uma autoridade moral a governar-nos bem, mesmo que tenham de prejudicar outros para que "nós" estejamos bem!

        Se tivesse que eleger o pior português... escolheria a mentalidade e o espírito conformista que "temos".

        Já agora, os países do sul da Europa, e Portugal principalmente, são dos países menos liberais que existem e onde o "iluminismo" menos se fez sentir. Até os Suecos/Dinamarqueses/etc com os seus estados providência, são bem mais "liberais" na prática do que nós...

        será coincidência?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
          Sim houve, como começa a haver hoje.
          Ou será que nunca deixou de existir ?

          As assimetrias sociais existiam, eram gritantes. Verdade.
          E hoje ?
          E será que alguma vez deixaram de existir ?

          O PC criticava os "Campalimãos", o PS a falta de politica social.
          Então e hoje ?

          A sociedade falava pela surra, clandestinamente, das injustiças da pobreza " do mesmo para os mesmos ".

          Então e hoje ? Falamos abertamente, mas ... alguma coisa muda ?

          O estado novo implementou um Serviço Nacional de Saude, criou postos regionais, hospitais distritais e locais.
          Implementou escolas e tentou conferir educação nos locais mais recondidos do nosso pais.

          Então e hoje ? Fechamos !!!

          O exemplo é que não estamos tão longe do antigamente é que continuam a haver pais como o da Rosa Brava - Reportagem SIC que se comportam como se vivessem nos tempos de Salazar, contudo passaram 33 anos desde a revolução e a escolaridade é obrigatória até aos 16 anos.

          A segurança nas ruas ... o respeito pelos agentes da autoridade ... o respeito pelo próximo ... bem aqui nem é bom falar, isso predeu-se irremediávelmente. Confunde-se Liberdade com o comportamento mais dejecto possivel em sociedade.

          Salazar morrreu o estado novo acabou e tudo passou, adquirimos a liberdade e o direito democrático de eleger os representantes, mas a porcaria da governação deste pais piorou.

          Ou isso não dá para ver ?
          Também era melhor que houvesse mais crime na época. Esse é um fenómeno que está a alastrar em todo o mundo, seja qual for o regime.

          Não podes responsabilizar o Salazar pela baixa taxa de criminalidade, mas sim a conjuntura social da época.

          Quanto às escolas, claro que convinha assegurar que nos lugares mais reconditos não surgisse espaço para um revolucionário, portanto vai de doutrinar toda a gente com a lavagem cerebral do estado novo.

          Com a riqueza imensa de África, achas mesmo que Salazar governou bem? Vive-se melhor actualmente, e não temos esses recursos...

          Comentário


            #35
            Desculpem lá...

            Mas culpar Salazar por tudo e mais alguma coisa ?

            Por ter sido um ditador ?

            Franco também foi um ditador, ou já se esqueceram ?


            O que mais me quer parecer é que o gajo das costas largas, também conhecido por Salazar, é que é o culpado da situação em que estamos para o vulgar Português.

            Ora, esse Português esquece-se que depois de Salazar (bolas! já lá vão 40 anos !!!) vieram atrás outros falsos profetas que já poderiam ter arrumado a casa à muito.

            Nós mesmo poderiamos fazer melhor mas não. Preferimos ficar em casa na altura de votar, estamonos sempre a barimbar para o País, batemos palmas a quem nos rouba (porque quem rouba ao Estado, rouba-me a mim) entre outras coisas...


            Admira-me portanto porque não culpam Dona Teresa, mãe de Afonso Henriques, por não ter dado uns açoites neste quando bem merecia...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
              Ele não deve estar muito preocupado!

              O que ele queria era andar à "porrada"(modo Gato Fedorento ON)!!
              se calhar era o k o pais precisava mesmo. ou melhor, os governantes deste pais

              Comentário


                #37
                No que toca a Salazar muita gente insiste em ver as coisas a "preto-e-branco", infelizmente.

                Deixo aqui um desafio (sobretudo) para aqueles que tão ferozmente criticam a acção de Salazar enquanto "portugues".
                Definam os criterios de avaliação que quiserem (educação, saude, economia, negocios estranjeiros and so on), e façam as seguintes comparações :
                Como estava Portugal :
                Em 1928 vs. 1968
                Em 1974 vs. 2007

                Have fun.

                Comentário


                  #38
                  e dp a mentalidade dos portugueses de a 40 anos n e a mesma dos portugueses de agora

                  Comentário


                    #39
                    O Salazar incutiu os valores dele em gerações de portugueses. hoje sentem-se essas marcas nas pessoas com mais de 50 anos. E ainda demorará algum tempo até essa influência se esbater. As pessoas de 50 anos são os nossos pais.

                    A falta de ambição e o conformismo devemos agradecer, na íntegra, ao Salazar. Foi ele que instituiu, à força, esses valores. E utilizou uma polícia política para o fazer.

                    Comentário


                      #40
                      mesmo assim conheco outros pais k n os meus, k preferiam o regime salazarista, mas com a liberdade de expressao actual. e no fundo n deixo de discordar com essas pessoas.

                      Comentário


                        #41
                        1alfista:

                        Num prato de comida faz-se facilmente o paralelismo. Muitos dos pais de pessoas da nossa geração passaram fome, e foram obrigados a ir para uma guerra, que tinha como único objectivo manter a torneirinha da riqueza africana aberta. E todos sabemos a discriminação racial que existia...

                        Iamos lá roubar-lhes a riqueza e ainda os escravizávamos e discriminávamos... Obviamente revoltaram-se, se fossemos tão bons para eles, deixavam-se estar.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                          Também era melhor que houvesse mais crime na época. Esse é um fenómeno que está a alastrar em todo o mundo, seja qual for o regime.

                          Não podes responsabilizar o Salazar pela baixa taxa de criminalidade, mas sim a conjuntura social da época.
                          Havia crimes, havia respeito, pelas pessoa e pelas intituições.
                          Havia mais vergonha na cara, ontem não dava beijos e abraços a um fulano e hoje estava espetar-lhe a punhalada nas costas.


                          Quanto às escolas, claro que convinha assegurar que nos lugares mais reconditos não surgisse espaço para um revolucionário, portanto vai de doutrinar toda a gente com a lavagem cerebral do estado novo.
                          Podes ter essa visão mas será que era mesmo isso ?

                          Então quer dizer que hoje, como já não é preciso a lavagem cerebral, já não existe lugar ao aparecimento do "revolucionário", ou seja estamos dominados, em suma, castrados.

                          Mas claro hoje fecha-se por razões economicistas, sem tentar ou outro tipo de abordagem...

                          Com a riqueza imensa de África, achas mesmo que Salazar governou bem? Vive-se melhor actualmente, e não temos esses recursos...
                          Tens razão Governou mal, em vez de deixar debaixo do Colchão tinha investido, é que depois vieram os gulosos em busca da Herança e delapidaram o cofre, e os investimentos só apareceram porque a milagrosa CEE estava ai, caso contrário depois de os Srs. se terem servido e banqueteado, sobravam raspas ...

                          Quanto ás Ex Colónias, pergunta qual era o nivel de vida que por lá havia, o nivel de cultura e educação, era superior ao da Metropole.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                            mesmo assim conheco outros pais k n os meus, k preferiam o regime salazarista, mas com a liberdade de expressao actual. e no fundo n deixo de discordar com essas pessoas.
                            Parecem-me coisas incompatíveis...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                              Mas actualmente chegas a casa e tens um prato de comida na mesa. No tempo do Salazar, houve fome. Entre muitas outras coisas.
                              Argumento completamente demagogico.
                              respondendo da mesma forma :
                              No tempo de Salazar tambem não havia internet, tv a cores, telemoveis, and so on, tambem seria culpa do sr. ?

                              Respondendo de forma mais seria...
                              É incomparavel a comparação que tentas fazer. Hoje ha muitos portugueses pobres, com graves dificuldades para sobreviver.
                              Vê a situação financeira do país aquando da subida ao poder de Salazar, vê a situação que ele deixou.
                              Mais, salvo alguns periodos "especiais" (WWII, por ex.) essa situação de haver pessoas que não tinham que comer não se verificava.

                              Comentário


                                #45
                                As ex colónias estão no estado em que estão, porque eles não se souberam organizar.

                                Responsabilidade exclusiva deles.

                                Angola tem petróleo, diamantes, etc.
                                São Tomé tem petróleo.
                                Cabo Verde podia ser um paraíso turístico, e devidamente explorado.

                                Como não se sabem organizar, têm miséria.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                                  As ex colónias estão no estado em que estão, porque eles não se souberam organizar.

                                  Responsabilidade exclusiva deles.

                                  Angola tem petróleo, diamantes, etc.
                                  São Tomé tem petróleo.
                                  Cabo Verde podia ser um paraíso turístico, e devidamente explorado.

                                  Como não se sabem organizar, têm miséria.
                                  Então mas pelo que dizes la em cima, Salazar fiacava-lhes com a riqueza.
                                  E vê o que eram Lourenço Marques e Luanda, e o quesão hoje.

                                  Sinceramente, acho que ha muito desconhecimento em relação aquele tempo. Sobretudo porque no 25 de Abril se fez de Salazar um bicho papão, um tabu (e esse é outro facto curioso...).

                                  Os meus pais e os meus avós nunca passaram fome, e eram de familias modestas.
                                  A unica referencia que os meus avos fazem a tempo de fome, referem-se a periodos pré Salazar, ou ao tempo da WWI, por razões obvias.

                                  So peço, aos que tentam ver as coisas tão a preto e branco, que percam uns minutos, e vejam os estado politico e financeiro do país pré Salazar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    seja qual for a nomeacao final, nos nao ganhamos nd com isso e podiamos tar aki semanas e semanas a partilhar opinioes. so sei o o pais ta farto de pagar impostos e mais impostos e contribuicoes fiscais e mais n sei do que... um dia destes n me admira nd k haja uma guerra civil neste pais,...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                      Então mas pelo que dizes la em cima, Salazar fiacava-lhes com a riqueza.
                                      E vê o que eram Lourenço Marques e Luanda, e o quesão hoje.

                                      Sinceramente, acho que ha muito desconhecimento em relação aquele tempo. Sobretudo porque no 25 de Abril se fez de Salazar um bicho papão, um tabu (e esse é outro facto curioso...).

                                      Os meus pais e os meus avós nunca passaram fome, e eram de familias modestas.
                                      A unica referencia que os meus avos fazem a tempo de fome, referem-se a periodos pré Salazar, ou ao tempo da WWI, por razões obvias.

                                      So peço, aos que tentam ver as coisas tão a preto e branco, que percam uns minutos, e vejam os estado politico e financeiro do país pré Salazar.
                                      É um exemplo.

                                      As infra estruturas das colónias eram só para alguns, como deves saber.
                                      A discriminação racial era enorme.

                                      Os meus avós passaram fome no tempo a WWII. E no tempo da greve do pão.
                                      Passou-se muita fome.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                        Parecem-me coisas incompatíveis...
                                        sim, politicamente incompativel

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                                          A discriminação racial era enorme.

                                          Passou-se muita fome.
                                          Quanto a 1ª, mas não era assim em todo o mundo nessa altura ?
                                          Quanto a 2ª, pergunta aos teus avos se passaram fome, nas decadas de 50 e 60, e no caso de eles se lembrarem pergunta-lhe como era antes de Salazar.
                                          E quando me refiro a fome, refiro-me a literalmente não ter que comer.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                            Então e hoje ? Falamos abertamente, mas ... alguma coisa muda ?

                                            Ha certas coisas que sao irremediaveis no caracter humano, e uma delas e' nao se dar valor ao que se tem em abundancia.

                                            Entao agora com o salazar e' que estavamos bem... com um lider que era tao curto de vistas que para ele o mundo acabava em badajoz

                                            Orgulhosamente sos...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Para mim, o Mário Soares ganhava as categorias todas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                Ha certas coisas que sao irremediaveis no caracter humano, e uma delas e' nao se dar valor ao que se tem em abundancia.

                                                Entao agora com o salazar e' que estavamos bem... com um lider que era tao curto de vistas que para ele o mundo acabava em badajoz

                                                Orgulhosamente sos...
                                                Eu não disse que estávamos melhor no tempo do Estado Novo.

                                                O que existe é muita gente a esquecer que apesar de terem liberdade para escolha, liberdade de expressão, o nivel dos nosso politicos não acompanhou essas "particularidade" que ganhámos com o 25 de Abril.

                                                Por isso e transportando para as devidas epocas, eu acho que Salazar não foi O maior responsavel para a ruina do país , esses são os pliticos do pós 25 de Abrl de 1974.

                                                Já o tinha dito uns posts acima.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                                  Quanto a 1ª, mas não era assim em todo o mundo nessa altura ?
                                                  Quanto a 2ª, pergunta aos teus avos se passaram fome, nas decadas de 50 e 60, e no caso de eles se lembrarem pergunta-lhe como era antes de Salazar.
                                                  E quando me refiro a fome, refiro-me a literalmente não ter que comer.

                                                  Desculpar os erros de Salazar com "os outros também faziam", ou "os que estiveram antes fizeram pior", ou ainda "depois do 25 de Abril passou a ser isto e aquilo" parece-me uma péssima argumentação.

                                                  Os governantes pós 25 de Abril podiam e deviam ter feito muito melhor. Mas isso não legitima as atrocidades de Salazar, nem faz com que passem a ser menos graves.

                                                  É como a velha história de todos os que desculpam as suas más atitudes com as atitudes dos outros.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Oh Kerosin, desculpa lá mas estas a ser demagogico outra vez!!
                                                    Não é desculpar Salazar (no que toca a descriminação racial), mas ha que ver os tempos em que se passaram as coisas, e o seu contexto!
                                                    É dificil perceber isso ?!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
                                                      Desculpar os erros de Salazar com "os outros também faziam", ou "os que estiveram antes fizeram pior", ou ainda "depois do 25 de Abril passou a ser isto e aquilo" parece-me uma péssima argumentação.
                                                      Mas não é essa a minha argumentação!!!
                                                      A minha argumentação é, o que era possivel ser feito, em que estado estavam as coisas, e o que realmente foi feito.

                                                      Salazar cometeu muitos erros ? Sim.
                                                      Teve muitos defeitos ? Teve.
                                                      Podia ter feito melhor ? Talvez.
                                                      E ha inumeras coisas com as quais discordo totalmente, que foram feitas, ou que acabam por representar o Estado Novo.

                                                      Isso não me impede de tentar ver todos os aspectos.
                                                      E se me metinesta discussão, foi por uma razão muito simples, estou farto de ver o Estado Novo ser tratado como tabu, e sempre referenciado apenas pelos seus defeitos.
                                                      Estou farto de ver que so parte da informação sobre o estado novo é dada no ensino obrigatorio (quase propaganda...), e de uma lavagem cerebral (tal como o Estado Novo fez...).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                                        Oh Kerosin, desculpa lá mas estas a ser demagogico outra vez!!
                                                        Não é desculpar Salazar (no que toca a descriminação racial), mas ha que ver os tempos em que se passaram as coisas, e o seu contexto!
                                                        É dificil perceber isso ?!
                                                        Sim, mas nem todos os países eram racistas e xenófobos.

                                                        E Salazar, esse deus que arruinou a vida e a carreira do homem que salvou 30000 vidas durante o holocausto. E mandou matar todos os que lhe tentaram fazer frente. Rercordo Humberto Delgado. E recordo também a fantochada que eram as pseudo-eleições da época.

                                                        Também vão chamar Aristides de Sousa Mendes comunista?
                                                        Para mim é simplesmente um Homem com H grande.

                                                        O documentário é hoje...
                                                        Editado pela última vez por Kerosin; 14 February 2007, 13:48.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          1alfista: Eu também conheço bem as virtudes de Salazar. Mas apenas o reconheço como importante para terminar a instabilidade política dos anos 20, e reorganização das finanças.

                                                          O seu único bom trabalho foi esse, e em menos de 10 anos foi feito. Os restantes 30 foram desastrosos. Ou achas que a guerra colonial foi de borla? Para gastar o que andou a poupar nisso, mais valia estar quieto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Bem, la vou ter que me meter com um serrapowense
                                                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                            Ha certas coisas que sao irremediaveis no caracter humano, e uma delas e' nao se dar valor ao que se tem em abundancia.
                                                            Se te referes a liberdade, é impossivel saber como seria uma governação de Salazar hoje.
                                                            E um "detalhe", não foi Salazar que impos uma ditadura militar em Portugal, nem teve nada a ver com essa imposição.

                                                            Entao agora com o salazar e' que estavamos bem... com um lider que era tao curto de vistas que para ele o mundo acabava em badajoz

                                                            Orgulhosamente sos...
                                                            Como disse mais acima essa analogia, não é possivel de establecer.
                                                            E para Salazar (não o mundo, mas) Portugal acabava em Timor

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              1alfista, mas será que a única alternativa à ditadura fascista era a ditadura militar?


                                                              Não existem apenas os extremismos... Estaline também não era flor que se cheire.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X