Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O pequeno Ditador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu sempre fui muito calma em pequena porque só gostava de 3 coisas: dormir, comer e andar a cavalo. Tudo o resto (em termos materiais) era-me relativamente indiferente, apesar de ter levado uma bela palmada na mão ou no rabo (serve para enrijecer ) de vez em quando, como seria de esperar.

    Em oposto, o meu irmão. Nasceu surdo e de certo modo, a minha mãe culpabilizou-se (sem culpa nenhum obviamente) da situação dele. Dá-lhe tudo, faz tudo por ele. O miudo era impossível, mas como vocês não imaginam. Berrava (ainda por cima nem noção tem de som), esperneava, batia na minha mãe etc, se o contrariavam, se me davam atenção a mim (temos 8 anos de diferença). Hoje tem 16 anos, não faz ideia do que é apanhar um transporte público ou ser independente. Tem todas as consolas, o melhor computador, um portátil, todos os jogos que se possa querer, a melhor roupa etc. A minha mãe mata-se e esfola-se para lhe dar tudo. Inclusivamente, quando ela ficou em casa após uma intervenção cirúrgica e necessitava de repouso, levava-o à fnac para comprar o que ele quisesse porque senão ele dizia "não gostas de mim e tens vergonha de andar comigo na rua por ser surdo?". De igual modo, é a minha mãe que depois de horas a trabalhar, lhe faz os tpcs para o menino ver os Morangos com Açucar ou algo do género.

    Entenda-se com esta história, o puto desde muito cedo percebeu que era diferente e que tinha regalias com isso e soube logo tirar partido da sua deficiência. também tenho de dizer que ele hoje em dia está melhorzinho.. Não totalmente, mas melhor.

    A minha filha nunca fez uma birra, nem nunca me chateou por alguma coisa que quisesse. Sempre fiz questão de a levar comigo ao toys por exemplo, só para ver. E expliquei-lhe que não há dinheiro e que no Natal e nos anos é que se deve receber prendas, e ela sempre percebeu sem esforço nenhum. A única coisa que lhe dou regularmente são livros.

    Quanto ao dormir, ela dormiu muito tempo no nosso quarto (até porque não tinhamos outro). Só quando fez 3 anos é que teve o seu próprio quarto. Foi uma mudança gradual, primeiro adormecia conosco (até porque ela vai para a cama às 20:30) e depois levavamos para a cama dela. Em dois meses passou a adormecer no quarto dela, sem refilar, sem choros. Fiz questão de lhe explicar e de lhe mostrar como ela tinha sorte em ter um quarto e uma cama só dela

    Palmadas já levou na mão ou no rabo. É que ela tem a mania que é artista, e de vez em quando entusiasma-se com o lápis e acaba por pintar a mesa (dou-lhe um pano com detergente para a mão e é ela que limpa) ou por duas vezes pintou a televisão. À primeira dei um sermão, à segunda, uma palmada, foi remédio santo.

    Desculpem lá o testamento

    Comentário


      #32
      Sou casada com Deus
      Entao Deus poe-lhe os cornos com muita gente!

      Era o que devias ter respondido!

      Nao bateste na cara do miudo pois nao? Esse e um bom principio. Acho que a chapada na cara em criancinhas e uma brutalidade.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por luision Ver Post
        Com a minha filha cheguei á conclusão que nem com 'babefe' nem tabefe (pura e simplesmente não resultava).
        O que faço é quando faz asneiras explico-lhe que está mal e ponho-a a pensar no seu quarto uns 5 ou 10 minutos(sem fechar porta), é remédio santo.

        A reflexão é uma das boas medidas.

        No final só falta lhe perguntares
        Então já sabes o que é que fizeste mal, e qual era a forma correcta?

        Essa pergunta ou outras do género estabelece novamente a relação, falam sobre o problema, o pai/educador fica a perceber até que ponto ele compreende a envolvência daquela atitude e ajuda-o a desenvolver um espirito auto-critico.

        .............

        Quem não tiver muita paciência e tempo pode sempre optar pelo tabefe, só demora dois segundos e "está" resolvido.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
          Entao Deus poe-lhe os cornos com muita gente!

          Era o que devias ter respondido!

          Nao bateste na cara do miudo pois nao? Esse e um bom principio. Acho que a chapada na cara em criancinhas e uma brutalidade.
          Não foi no rabo, e mesmo com a fralda doeu-lhe de certeza. Nestas situações e qdo se tem filhos acaba por nos doer mais a nós que a eles, mas tem de ser. O meu é terrivel, mas eu nao fui melhor e o pai também nao.

          acredita q lhe respondi coisas bem piores, até já havia seguranças do hiper a mandar vir com ela e a fulana com resposta para todo. esteve mmo quase a levar acreditem.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
            É complicado mas não sou contra o tabefe ( a minha mulher é). O meu tem 10 meses e ontem levou uma palmada no rabo e ficou ofendido a fazer a beicinha.

            O artista estava a tentar arrancar o pedal do piano. Eu já o avisei várias vezes. Até porque antes de lá mexer olha para ver se eu lhe digo alguma coisa…

            De resto à noite chora sempre e não quer dormir. Ao fim de 5 minutos a chorar, cai para o lado e q nem um anginho. Se lhe pegar ao colo, ando ali até tarde e o puto não dorme.

            Acho que devemos seguir o nosso instinto e acima de tudo felicita-los qd fazem bem e repreender qd fazem merd.a. Só assim ficam preparados para a vida.

            Lógico, os avós ficam escandalizados qd eu mando um par de berros a um bebé de 10 meses. Mas eu que lido com ele todos os dias e sobretudo: eu é q mando e não ele.


            Ok admito: o puto manda lá em casa em termos práticos
            O meu sobrinho já tem 20 meses e também se mete a olhar antes de fazer alguma asneira.
            No nosso caso é ao contrário porque a minha irmã é que se escandaliza se a minha mãe dá uma palmadinha ao neto mas uma vez ele fez birra e não queria comer e a minha irmã perdeu a paciencia e deu-lhe umas quantas pancadas na perna. O pior é que ele chorou mais claro, bater nem sempre resolve.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
              Não foi no rabo, e mesmo com a fralda doeu-lhe de certeza. Nestas situações e qdo se tem filhos acaba por nos doer mais a nós que a eles, mas tem de ser. O meu é terrivel, mas eu nao fui melhor e o pai também nao.

              acredita q lhe respondi coisas bem piores, até já havia seguranças do hiper a mandar vir com ela e a fulana com resposta para todo. esteve mmo quase a levar acreditem.
              Por isso é que eu aprendi a não olhar quando os pais estão a repreender uma criança.

              Só quando somos Pais sabemos o quão difícil é, mas também não é agredir os miúdos... Palmada, quando pequenos no rabo e na mão, quando estão na primária, já podem levar uma estalada (não com muita força) e um puxão de orelhas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                Só tenho a agradecer por este interessante tópico.

                Tenho um filhote de 9 meses (quase 10) e muitas perguntas me vêm ultimamente à cabeça.

                Sobre dar chapadas...

                Não quero ir por aí.. lembro-me de como ficava a odiar o meu pai ou a minha mãe quando raramente levava um tabefe e mais tarde uma chapada na cara, não imagino isso sistematicamente. Não dará azo a Futuras relações amor-ódio?

                Por causa disso tive mais tarde uma discussão tal com o meu pai que acabou quase a porrada à homem... e isso nunca mais esquecemos. Senti-me mesmo mal e ele também.

                Muitos dos nossos comportamentos agressivos vêm dessa revolta e vontade de vingança.

                Sou pai há pouco tempo mas penso que tem que haver uma hierarquia e o sentido de "negociação" ou seja para ter o objectivo X tem que se cumprir a regra Y e K etc... não cumpre as regras da casa não tem o que deseja.

                Eu acho que essas relações de ódio são mais se a criança é constantemente maltratada...acho que todas as crianaçs já levaram pancada na vida e se todas fossem a ficar com ódio por causa disso, já não havia filho que gostasse dos pais. Ou então não entedias porque é que te batiam, seria isso?

                Mas a verdade é que não sei se é pior levar pancada ou nunca levar. Houve um topico tipo este noutro forum e uma mãe dizia que a filha de 5 anos nunca tinha levado pancada nem castigada. O resultado disso foi que á minima repreensão e chamada de atenção a miuda chora por tudo e por nada.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por crossroads Ver Post
                  apenas por curiosidade ontem, pela rádio, ouvi parte de uma notícia em que uns juízes portugueses redigiram num acordão que não dar uns "tabefes" de vez em quando pode ser encarado como negligência na educação familiar ao que a UE vinha dizer que o tal acordão está contra os direitos da criança/homem (?).
                  Alguém ouviu algo semelhante?
                  Ouvi. O problema é que isso se referia a uma instituição qualquer de deficientes mentais onde batiam no pessoal e os fechavam em quartos escuros de castigo...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                    Nestas situações e qdo se tem filhos acaba por nos doer mais a nós que a eles, mas tem de ser. O meu é terrivel, mas eu nao fui melhor e o pai também nao.
                    É bem verdade, às vezes lá dou uma palmada mas arrependo-me logo a seguir, fica a pensar naquilo umas horas mesmo sendo o efeito positivo - ou seja, fim da birra.

                    Atenção que quando faço em palmadas não é "por dá cá a aquela palha" nem é nada de chegar o braço atrás, aquilo nem dói, mas o acto em si é que os desperta para a "realidade-fora-da-birra".

                    O que tem efectivamente resultado é a "cadeirinha do choro" virada a um canto do quarto.

                    Mais resultado ainda: desligar televisão e PC e ficar a brincar e a fazer desenhos com a criança. Não há birra que aguente nem satisfação tão grande!

                    Comentário


                      #40
                      Creio que tanto eu quando meus irmãos temos uma ótima educação.

                      ;-)

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X