Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IPL- Engenharia Automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
    Isso assim é conversa pa engatar galdérias. Ou bem que citas a fonte destes "estudo" ou bem que te absténs de citar professores que ng conhece.

    Caso contrário, arranjas molho desnecessariamente com o já clássico "diz que disse".

    Agora a minha opinião pessoal e imparcial na condição de ex-investigador (tou-me borrifando para as 2 instituições com o devido respeito): IPL deve estar a anos luz do do IST no que diz respeito à investigação na área da mecânica. Basta comparar artigos publicados, quadro de investigadores em quantidade e qualidade etc.

    Pronto pronto, professor Paulo Novo e quanto ao estudo está disponível na pagina da FCT! Já tive a confirmar e verifica-se o que ele disse, IPL no nível máximo e IST no nível abaixo deste.

    Como vês não arranjei molho nenhum, a malta é que se pica se verificar primeira coisas que com 5/10m de pesquisa se encontram...

    Isso dos artigos publicados...enfim...o meu coordenador de curso é doutorado em fadiga pelo IST e fez a sua investigação nos laboratórios do IPL...

    Já vi que por aqui(e não me estou a referir a ti) a malta se "ofende" sempre que alguém quebra convenções...

    Comentário


      Originalmente Colocado por raines Ver Post
      Sim numa universidade!
      Mais uma prova que as notas representam apenas uma parte do potencial de uma pessoa.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Quanto aí às aproximações dos integrais...sim temos matemática computacional. Mas nem sequer considero isto uma matemática a sério. Aquilo é mais princípios da programação matemática que outra coisa.

        Vocês têm 3 matemáticas? Nós temos 5. Sem contar com a matemática computacional, que como já disse não a considero uma matemática.

        ...lá porque o teu amigo não capta materiais, não significa que toda a gente precise de explicações aí da malta do IPL! Eu sei o que se passa no IST. Em 100 alunos no início do semestre, pelo final do semestre só há 20 nas aulas. Pelo menos falando de ciência de materiais, é uma cadeira que é impossível fazer-se sem ir às aulas.

        Quanto ao FST, podes perguntar isso directamente a algum membro da equipa. Se quiseres dou-te o contacto. Certamente eles te saberão responder melhor à tua dúvida.

        Tou a ver que fazer-se comparações com o IST sobe-os o ego. Sinceramente é óptimo saber isso.

        Como te disse é apenas uma parte da matéria...

        lol Eu também não disse que toda a gente precisava nem tão pouco o insinuei...andas muito nervoso...
        Apenas dei o exemplo de um aluno.
        A malta que conheço que aí anda critica muito a vocação para leccionar de uns quantos professores, que não sabem ensinar...bla bla bla
        E não falo só de alunos com insucesso nas cadeiras, um deles está em Engenharia Física, 3º ano, com média de 17/18 e já ponderou desistir do curso porque "não é o desafio que eu estava à espera"...

        Não preciso de perguntar, fui ao site da formula student ver os resultados...
        Mais a sério, quando começaram vocês eram muito fortes mas ultimamente a coisa tem descambado...
        E olha que vocês têm MUITO mais apoios que nós...


        Sobe, e é suposto subir...pois o IST sempre foi visto como o supra-sumo da engenharia. Se se supera o suposto líder é suposto ficar contente não? Não percebi essa agora...

        Comentário


          Originalmente Colocado por SuperMario Ver Post

          E olha que vocês têm MUITO mais apoios que nós...

          Queres explorar esta afirmação?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Queres explorar esta afirmação?

            Vê a vossa lista de patrocínios e vê a nossa... era a isso que me referia...

            Mero exemplo:
            (Não sei se a equipa FST foi de avião para Silverstone ou não)
            A equipa do IPL deslocou-se(e nem foram todos, por falta de orçamento) numa Ford S-Max e numa Fiat Ducato(para material e carro) de Portugal até Silverstone. Vocês se bem me lembro têm o patrocínio da Hertz, aí tirarão benefícios no aluguer das carrinhas por exemplo...

            Comentário


              Originalmente Colocado por SuperMario Ver Post
              Vê a vossa lista de patrocínios e vê a nossa... era a isso que me referia...

              Mero exemplo:
              (Não sei se a equipa FST foi de avião para Silverstone ou não)
              A equipa do IPL deslocou-se(e nem foram todos, por falta de orçamento) numa Ford S-Max e numa Fiat Ducato(para material e carro) de Portugal até Silverstone. Vocês se bem me lembro têm o patrocínio da Hertz, aí tirarão benefícios no aluguer das carrinhas por exemplo...
              Tanto que a equipa do IST num ano tinha um patrocinador de transporte, que a uma semana da prova se cortou

              Sim a nossa equipa tem bons patrocínios...mas nenhum é monetário.

              Comentário


                Originalmente Colocado por raines Ver Post
                IPL - O futuro do ensino superior em portugal.



                OHHHHH WAIT É UM POLITECNICO


                Fiz licenciatura no politécnico e passei para uma universidade para o mestrado integrado.

                Surpreendeu-me o nível de conhecimentos da maioria dos alunos da universidade

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Tanto que a equipa do IST num ano tinha um patrocinador de transporte, que a uma semana da prova se cortou

                  Sim a nossa equipa tem bons patrocínios...mas nenhum é monetário.

                  Isso é quase cortar as pernas à participação!

                  Claro, mas se vos derem material já um bom dinheiro que poupam!

                  Da última vez que vi tínhamos...os SAS do IPL, a AE ESTG e umas empresazitas lá da zona de Leiria, peixe graúdo nada!

                  Além de que é uma equipa com poucos elementos(é misto de eng mecânica com eng automóvel), fartaram-se de fazer directas para ter o carro pronto a tempo...

                  Eu só me inscrevo para o próximo ano pois acho que um aluno de 1º ano só lá vai estorvar!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SuperMario Ver Post
                    quanto ao estudo está disponível na pagina da FCT! Já tive a confirmar e verifica-se o que ele disse, IPL no nível máximo e IST no nível abaixo deste.

                    EDIT:

                    deve ser isto certo?

                    http://www.fct.mctes.pt/unidades/08/painel.asp?uid={344B46DF-3F3C-4E65-8CE0-38DF39A1BBE3}

                    Parabéns! Desconhecia.

                    Só há aqui um problema. Não podes comparar facilmente com IST por 2 razões.
                    1- Não aparecem na avaliação todos os centros de investigação do IST na área da mecânica (nem nenhum remotamente parecido)
                    2- Os dados dizem respeito ao ano de 2007 ( como diz o report, foi um ano excepcional com muitos eventos e muitos artigos)

                    Conclusão: um centro de investigação do IPL foi excelente em 2007 o que é extremamente relevante! Eu desconhecia.
                    Agora isso não pode ser usado como comparação com o IST até porque nas áreas abrangidas o ist deve ter 20X mais investigadores e publicações. É tipo comparar grande empresa boa (IST) com uma PME excelente e altamente eficiente (IPL). (no ano de 2007 claro...)
                    Editado pela última vez por neoxic; 21 July 2009, 14:56.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MINIBoy Ver Post
                      ja varias vezes me fizeram essa questao...

                      so que ha um pekeno problema..

                      eng mecanica com vertente automovel e quase inexistente..

                      a eng mecanica em portugal esta mto virada para a industria (manutençao de maquinaria industrial) e pouco virada para os automoveis.. por isso para ficar na mma numa coisa que pco ou nada tem a ver ..mal por mal fico no meu curso


                      o facto da baixa empregabilidade e o unico factor k ainda nao me levou a mudar JA!!! e pelo qual ainda pondero a decisao


                      Na Universidade de Coimbra na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, fazem 3 anos que são comuns ao curso de Engenharia Mecânica e 2 anos de Mestrado em Engenharia Automovel, fica com um curso do formato 'Bolonha', que é Mestrado Integrado em Engenharia Automovel, salvo erro quem está por detrás da criação deste curso é o responsável pelo veiculo que corre no EcoShell, que recentemente fez 2042 quilómetros com apenas 1 litro de gasolina!, conquistando a melhor marca Ibérica nesta tipo de prova.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                        Ai o camandro O link disso onde é está?
                        O nível é de quê? ( só por curiosidade)
                        Tens razão, devia ter colocado os links, foi preguiça!

                        http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/unidades/avaliacoes/2007/areas?aid={511A2AD1-0107-4A91-93F5-4A7A18CA0A9C}

                        http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/un...n_criteria.pdf

                        FCT — R&D Units — 2007/8 Evaluation Results

                        Está aí tudo(penso eu de que...).

                        Comentário


                          Editei post mais acima antes de responderes

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                            Fiz licenciatura no politécnico e passei para uma universidade para o mestrado integrado.

                            Surpreendeu-me o nível de conhecimentos da maioria dos alunos da universidade
                            Isso não se deve exclusivamente à universidade, com certeza. Além disso tens politécnicos(poucos) tão bons ou melhores que universidades publicas, numas áreas mais que outras, e com óptimos centros de investigação.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Thrasher Ver Post
                              Isso não se deve exclusivamente à universidade, com certeza. Além disso tens politécnicos(poucos) tão bons ou melhores que universidades publicas, numas áreas mais que outras, e com óptimos centros de investigação.

                              Como é evidente , mas é um pouco diferente da imagem que alguns pintam

                              Comentário


                                Quanto de nós calcula estruturas, faz FEM, dimensiona sistemas térmicos (centrais vapor, etc.).

                                Um profissional é muito mais do que aprende no curso, dos integrais malucos que sabe resolver, etc. As características pessoais são muito importantes..

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                  EDIT:

                                  deve ser isto certo?

                                  http://www.fct.mctes.pt/unidades/08/painel.asp?uid={344B46DF-3F3C-4E65-8CE0-38DF39A1BBE3}

                                  Parabéns! Desconhecia.

                                  Só há aqui um problema. Não podes comparar facilmente com IST por 2 razões.
                                  1- Não aparecem na avaliação todos os centros de investigação do IST na área da mecânica (nem nenhum remotamente parecido)
                                  2- Os dados dizem respeito ao ano de 2007 ( como diz o report, foi um ano excepcional com muitos eventos e muitos artigos)

                                  Conclusão: um centro de investigação do IPL foi excelente em 2007 o que é extremamente relevante! Eu desconhecia.
                                  Agora isso não pode ser usado como comparação com o IST até porque nas áreas abrangidas o ist deve ter 20X mais investigadores e publicações. É tipo comparar grande empresa boa (IST) com uma PME excelente e altamente eficiente (IPL). (no ano de 2007 claro...)

                                  Não tinha reparado que tinhas editado o post...

                                  Concordo inteiramente com o que disseste.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Quanto de nós calcula estruturas, faz FEM, dimensiona sistemas térmicos (centrais vapor, etc.).

                                    Um profissional é muito mais do que aprende no curso, dos integrais malucos que sabe resolver, etc. As características pessoais são muito importantes..
                                    Epah e rolamentos? Isso é q é? Quantos de nós é que calculam rolamentos

                                    Comentário


                                      Boas, desculpem o desenterranço.

                                      Estou com dúvidas se vou mudar para este curso(eng. Automóvel) mas tenho certas dúvidas.
                                      Nos dias de hoje o dia de amanhã é incerto e nunca se sabe o que espera, sei que automóvel em portugal é para esquecer, já aparece qualquer coisita mas a industria é muito fraca.
                                      Já ouvi que a empregabilidade é 100% e que dois engenheiros estavam no estrangeiro, mas ouvi por alto.

                                      Alguém deste curso ou que já tenha acabado podia dar informações?

                                      cumprimentos e obrigado

                                      Comentário


                                        Eu já terminei a licenciatura e estou agora no mestrado e faço também parte do núcleo de alunos.

                                        Tens mais do que 2 alunos no estrangeiro... Tens malta na Ricardo (UK), Nissan Europe (UK), Continental (Alemanha), Mercedes (China), Seat (Espanha), Lamborghini (Itália)...apenas para citar alguns...

                                        E a empregabilidade, segundo dados do IEFP, indica que ao final de 6 meses apenas um aluno ainda não encontrou emprego (pelos mais diversos motivos).

                                        Se quiseres infos mais pormenorizadas ou vir fazer uma visita vai a www.engenharia-automovel.net e envia-nos um e-mail que teremos todo o gosto em te esclarecer!
                                        Editado pela última vez por SuperMario; 24 April 2013, 10:39.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por RJ188 Ver Post
                                          Boas, desculpem o desenterranço.

                                          Estou com dúvidas se vou mudar para este curso(eng. Automóvel) mas tenho certas dúvidas.
                                          Nos dias de hoje o dia de amanhã é incerto e nunca se sabe o que espera, sei que automóvel em portugal é para esquecer, já aparece qualquer coisita mas a industria é muito fraca.
                                          Já ouvi que a empregabilidade é 100% e que dois engenheiros estavam no estrangeiro, mas ouvi por alto.

                                          Alguém deste curso ou que já tenha acabado podia dar informações?

                                          cumprimentos e obrigado
                                          Muda... Há dez anos entrei em Eng. Automóvel. Por uma série de motivos, entre os quais a ideia errada que provavelmente não iria ter grandes hipóteses de trabalho, passado um ano mudei e formei-me em Eng. Electromecânica. O meu maior erro. Se gostas é mesmo isso que tens de seguir.

                                          Provavelmente irei inscrever-me novamente este ano. Dez anos depois... há-de ter a sua piada.
                                          Editado pela última vez por ABC; 24 April 2013, 11:24.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por RJ188 Ver Post
                                            Boas, desculpem o desenterranço.

                                            Estou com dúvidas se vou mudar para este curso(eng. Automóvel) mas tenho certas dúvidas.
                                            Nos dias de hoje o dia de amanhã é incerto e nunca se sabe o que espera, sei que automóvel em portugal é para esquecer, já aparece qualquer coisita mas a industria é muito fraca.
                                            Já ouvi que a empregabilidade é 100% e que dois engenheiros estavam no estrangeiro, mas ouvi por alto.

                                            Alguém deste curso ou que já tenha acabado podia dar informações?

                                            cumprimentos e obrigado
                                            Cuidado com o que dizem, o curso IPL é um curso mais pratico virado para ser chefe de oficina, para ser mais que isso é preciso formação posterior, conheço quem frequentou e fez mestrado in UK, e mesmo assim teve muita dificuldade em arranjar emprego, é neste momento perito de sinistros. Julgo ser melhor os cursos de Eng.Mecânica com os dois últimos anos no Ramo de Eng.Automovel, as Faculdades do Porto e Coimbra têm estes cursos, obviamente são mais difíceis, mas a formação é muito mais ampla.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SuperMario Ver Post
                                              Eu já terminei a licenciatura e estou agora no mestrado e faço também parte do núcleo de alunos.

                                              Tens mais do que 2 alunos no estrangeiro... Tens malta na Ricardo (UK), Nissan Europe (UK), Continental (Alemanha), Mercedes (China), Seat (Espanha), Lamborghini (Itália)...apenas para citar alguns...

                                              E a empregabilidade, segundo dados do IEFP, indica que ao final de 6 meses apenas um aluno ainda não encontrou emprego (pelos mais diversos motivos).

                                              Se quiseres infos mais pormenorizadas ou vir fazer uma visita vai a www.engenharia-automovel.net e envia-nos um e-mail que teremos todo o gosto em te esclarecer!
                                              Fixe, estás a trabalhar em algum lado ou foste logo para mestrado? desculpa lá o incomodo, se não quiseres por questão de privacidade não é preciso responder, é que se fosse para aí tirava a Licenciatura tentava arranjar emprego e assim ia para mestrado cá ou lá fora se possível.

                                              Sabes se esses que foram para fora, foram só com a licenciatura?( sei que ouve alguns que tiraram mestrado na oxford)
                                              Ou foram para fora porque era mesmo muito bons alunos?(é que as vezes é preciso contar com isso :P)


                                              Originalmente Colocado por ABC Ver Post
                                              Muda... Há dez anos entrei em Eng. Automóvel. Por uma série de motivos, entre os quais a ideia errada que provavelmente não iria ter grandes hipóteses de trabalho, passado um ano mudei e formei-me em Eng. Electromecânica. O meu maior erro. Se gostas é mesmo isso que tens de seguir.

                                              Provavelmente irei inscrever-me novamente este ano. Dez anos depois... há-de ter a sua piada.
                                              Eu estou em eng. electromecânica no ISEC :P
                                              Muita gente diz que com este curso é possível trabalhar em alguma coisa com carros, mas eu não acredito muito, acho muito difícil arranjar nessa área...

                                              cumps

                                              Comentário


                                                Boas, esta conversa suscitou-me uma duvida

                                                Quais são as principais diferenças entre engenharia automovel e mecânica (em que consistem, empregabilidade e possiveis opçoes de trabalho)?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                  Cuidado com o que dizem, o curso IPL é um curso mais pratico virado para ser chefe de oficina, para ser mais que isso é preciso formação posterior, conheço quem frequentou e fez mestrado in UK, e mesmo assim teve muita dificuldade em arranjar emprego, é neste momento perito de sinistros. Julgo ser melhor os cursos de Eng.Mecânica com os dois últimos anos no Ramo de Eng.Automovel, as Faculdades do Porto e Coimbra têm estes cursos, obviamente são mais difíceis, mas a formação é muito mais ampla.
                                                  O que dizes inicialmente é bem verdade. Ainda que tenha uma forte vertente em Engenharia, está muito vocacionado (demais na minha opinião) para seres chefe de oficina.
                                                  Muito se ouve falar que o pessoal tem grandes empregos lá fora, mas isso é uma eia verdade. Quase todos eles fizeram o mestrado no UK, e isso sim abre muitas portas lá fora.

                                                  O do porto é fraco, no sentido em que não deixa de ser um curso de mecânica, pouco fala de electrónica.
                                                  O de Coimbra é que é a questão.

                                                  Eu gostava de ir para o UK, mas o dinheiro é muito (cerca de 25000€), e dado que acabo a licenciatura para o ano, das duas uma, ou faço o Mestrado em Leiria no IPL, ou em Coimbra.

                                                  Não queria fazer no IPL pois vai ser mais do mesmo, por muito bom que seja. O meu medo com Coimbra é que seja demasiado teórico...

                                                  Originalmente Colocado por RJ188 Ver Post
                                                  Eu estou em eng. electromecânica no ISEC :P
                                                  Muita gente diz que com este curso é possível trabalhar em alguma coisa com carros, mas eu não acredito muito, acho muito difícil arranjar nessa área...

                                                  cumps
                                                  Eu já estive em EEM no ISEC também (3 anos) e mudei para EAU. Honestamente, gostei muito mais do ensino do IPL do que do ISEC.
                                                  Só o facto de haver avaliações continuas obrigatórias ajuda muito, e ainda que (tal como em todo o lado) tenhas uma ou outra besta como Professor, é um curso bem leccionado.

                                                  Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
                                                  Boas, esta conversa suscitou-me uma duvida

                                                  Quais são as principais diferenças entre engenharia automovel e mecânica (em que consistem, empregabilidade e possiveis opçoes de trabalho)?
                                                  Eng. Mecânica pouco ou nada tem de Automóveis. Aprendes umas bases de motores de combustão interna, o base de electrotécnica em geral, e muita industria e termodinâmica para a cabeça.

                                                  Em Automóvel tens obrigatoriamente a base da mecânica (física, matemáticas, resistência de materiais, etc), mas aprofundas sobre automóveis. Estruturas de veículos, Electrotécnica, electrónica e microprocesadores com força e tecnologias mecânicas. Nada disto existe na licenciatura de Eng. Mecânica.

                                                  Comentário


                                                    Obrigado pelas respostas


                                                    Eu no inicio também pensei mudar para Eng. Mecânica para a universidade, mas acho aquilo muito teórico e acho que não vou dar muito bem com isso. Teórica para mim é para esquecer

                                                    ednw: Também estas em Automóvel?
                                                    Eu ouvi dizer que dois gajos só com a licenciatura que foram trabalhar para fora(acho que BMW e MERC), mas eram amigos de um conhecido.
                                                    Isso era bom, nem que fosse acabar, arranjar um emprego lá fora porque aqui é para esquecer e depois mais tarde se possível tirar lá o mestrado na UK(mas isso já é um sonho longínquo). O essencial era mesmo arranjar emprego só com a licenciatura.

                                                    Eu por mim tinha ido logo, mas os meus pais estão a tentar convencer do contrário, eu até percebo porque hoje em dia uma pessoa têm de saber de tudo e mais alguma coisa, e estar a tirar uma licenciatura só para uma especialidade é um risco enorme.

                                                    cumprimentos e obrigado

                                                    Comentário


                                                      Honestamente, emprego não falta

                                                      Comentário


                                                        Já cá faltava o estigma dos politécnicos... Por isso é que a malta que foi para Oxford se deu bem, criou lá boa imagem e fez o mestrado sem dificuldades... Deve ser por o ensino ser pior, ou mais fácil!

                                                        Há pessoal a trabalhar lá fora com licenciatura e com mestrado. A larga maioria dos que estão lá fora com mestrado, é mestrado de Oxford (Motorsport (a maioria), Automotive e Racing Engine Design).

                                                        Com licenciatura, além dos que já referiram lembro-me de mais 2 na Seat. Malta mais antiga há uns quantos nos PALOP's.

                                                        Os alunos que foram para Oxford eram na sua maioria alunos médios, nada de excepcional. E o mesmo se aplica a quem arranjou empregos lá fora.


                                                        Originalmente Colocado por RJ188 Ver Post
                                                        Fixe, estás a trabalhar em algum lado ou foste logo para mestrado? desculpa lá o incomodo, se não quiseres por questão de privacidade não é preciso responder, é que se fosse para aí tirava a Licenciatura tentava arranjar emprego e assim ia para mestrado cá ou lá fora se possível.

                                                        Sabes se esses que foram para fora, foram só com a licenciatura?( sei que ouve alguns que tiraram mestrado na oxford)
                                                        Ou foram para fora porque era mesmo muito bons alunos?(é que as vezes é preciso contar com isso :P)




                                                        Eu estou em eng. electromecânica no ISEC :P
                                                        Muita gente diz que com este curso é possível trabalhar em alguma coisa com carros, mas eu não acredito muito, acho muito difícil arranjar nessa área...

                                                        cumps
                                                        Fui logo para mestrado...ponderei fortemente ir para Oxford! Mas uma série de factores, entre eles o financeiro, levaram-me a continuar em Leiria.
                                                        A minha ideia é ir para fora trabalhar, a não ser que apareça por cá algo realmente interessante. Que até já aconteceu, mas a prioridade agora é terminar o mestrado.

                                                        Tenho um colega no mestrado, que deve ter os seus 40 e tal anos, que tirou esse curso no ISEC e está a trabalhar na área automóvel. Este ano veio tirar o mestrado para Leiria.
                                                        Para te ser sincero, quem não vem da licenciatura anda sempre um bocado (para não dizer muito, se falarmos de electrónica ou UC's específicas do automóvel) aos papéis. Ele é claramente o que anda menos, portanto é um bom indicador. Aliás, quem vem de outros cursos geralmente é "aconselhado" a assistir a várias UC's da licenciatura.

                                                        Comentário


                                                          Pois eu reparei isso ao comparar o mestrado de Leiria e Coimbra(fctuc), acho que o de Leiria está mais virado para o pessoal que sai da licenciatura. Mas também ouvi dizer que o mestrado da fctuc foi um professor que saiu de Leiria que o criou.

                                                          Estou a ver que a maioria do pessoal deve estar lá fora a trabalhar ( até eu vou se arranjar uma oportunidade de emprego boa)

                                                          cumps

                                                          Comentário


                                                            Este ano ainda vou falar com o coordenador do Mestrado em Coimbra...

                                                            Comentário


                                                              Estou a de momento acabar o 12º estive também e também gostava de ingressar Em Eng.automóvel em inglaterra

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X