Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    O pior da avaliação da FP é que as notas são secretas...

    Dois colegas da mesma sala não sabem a avaliação do colega respectivo, a não ser que a divulguem.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Liberal Ver Post
      Vocês estão a cair no mesmo erros dos sindicatos. Em vez de atacaram aquilo que é da mais elementar lógica, deveriam apoiar esse caminho e lutar sim para que ele seja bem feito e transparente, lutar por mecanismos que garantam de facto avaliações justas e transparentes por exemplo, lutar e denunciar as cunhas e compadrios. Deveriam ser os primeiros a exigir que o mérito se sobrepusesse aos automatismos.
      Já estou fartito de falar em avaliações, avaliações-objectivos em cascata, etc.

      No caso presente que levantou o burburinho:

      2 avaliações negativas dá direito a proceso disciplinar com a possível consequência de despedimento. É assustador???? Talvez mas já existem processos disciplinares.

      Então e se em processo disciplinar se provar que o trabalhador tem razão e que os pressupostos da avaliação estavam errados???

      consequências????
      Para o trabalhador e para o avaliador????

      NISTO É QUE OS SINDICATOS DEVIAM BATALHAR.

      EDIT:
      E na transparência, pelo menos parcial, da avaliação.
      Editado pela última vez por J.R.; 08 March 2007, 10:08.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
        Primeiro, as progressões estão congeladas.
        Segundo, quem trabalha não se importa com a mudança, porque não precisa de ter medo.
        Terceiro, nem toda a gente chega ao topo da carreira!
        Quarto, as avaliações são bem vindas!
        Primeiro, eu estou a falar dos últimos 30 anos da FP. As progressões estão congeladas desde 2005 e estão-no porque eram automáticas até lá, de tal modo que apesar de desde 2002 haver aumentos zero para quem ganhasse mais de €1000, mesmo com a torneira de entrada de novos fechada, mesmo assim, a despesa com pessoal aumentava consideravelmente. Ou seja, o pessoal não era aumentado directa mas indirectamente continuava à custa das promoções automáticas...

        Segundo, não podia estar mais de acordo. Mas pelos vistos a maioria dos FP está.

        Terceiro, durante anos toda a gente que tenha feito os 36 anos de serviço chegou ao topo da carreira, vide escalão máximo, aliás chegavam ao topo da carreira muitos anos antes de se reformarem.

        Quarto, não podia estar mais de acordo
        Editado pela última vez por Andre; 08 March 2007, 10:10.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por J.R. Ver Post
          Já estou fartito de falar em avaliações, avaliações-objectivos em cascata, etc.

          No caso presente que levantou o burburinho:

          2 avaliações negativas dá direito a proceso disciplinar com a possível consequência de despedimento. É assustador???? Talvez mas já existem processos disciplinares.

          Então e se em processo disciplinar se provar que o trabalhador tem razão e que os pressupostos da avaliação estavam errados???

          consequências????
          Para o trabalhador e para o avaliador????

          NISTO É QUE OS SINDICATOS DEVIAM BATALHAR.

          EDIT:
          E na transparência, pelo menos parcial, da avaliação.
          Na os sindicatos têm que trabalhar para manter tudo como está.

          O pessoal não quer mudar.

          Comentário


            #95
            Um grande amigo meu trabalha num Instituto público (é portanto funcionário público) onde existe falta de pessoal técnico especializado para dar resposta ao volume de trabalho existente.

            Contou-me ele que o seu chefe directo está constantemente a alertar o Presidente do tal Instituto para essa situação.

            Última resposta do Presidente:

            - Não há verba para contratar nem colocar ninguém no seu serviço, mas se quiser existe verba para material/equipamentos.

            Resposta do tal chefe:

            - Então nesse caso queria 3 robots.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
              Eu, como funcionário publico não estou resistente à mudança, desde que essa mudança seja ponderada, equilibrada, minimamente justa socialmente e laboralmente e não tenha como objectivo imediato o lucro facil e a qualquer preço, como tenho visto na privada.

              O hospital onde trabalho e o serviço onde estou inserido tem profissionais da FP (quadro) e profissionais da privada (CTI) a desempenhar basicamente os mesmos papeis e funçoes. Os da privada, geralmente mais recentes na profissão e logo, menos produtivos (não estou a dizer esforçados ou empenhados, atenção) pq as tarefas tem grande componente tecnica, que só se adquire com a pratica, recebem o vencimento base mais um incentivo de 20% a 30% sobre o salario base, isto para um horario de 40 horas semanais. Trocando por miudos, quem acaba de entrar no serviço pela privada vai ganhar mais que eu, com 11 anos de função publica, sendo que fazem apenas mais 5 horas por semana a mais que eu. Politica de incentivos, dizem voces....Trabalho por objectivos, dizem outros.

              O certo, pasme-se é que eles todos são avaliados mensalmente e se não atingirem 75% de avaliação (itens como assiduidade, empenho,...) perdem automaticamente o incentivo para o mes seguinte. Mas, nunca aconteceu nenhum deles ter uma avaliação abaixo de 75%, apesar de alguns, coitados, andarem aos papéis... ONDE ESTÁ A DIFERENÇA PARA A FUNÇÃO PUBLICA, PERGUNTO EU?
              Para alem disso são avaliados por uma economista...é isto a privada? Um profissional ser avaliado no seu desempenho de profissional saude, por uma economista? Enão que começem os tecnicos de contas a avaliar arquitectos e os engenheiros quimicos a avaliar professores...

              Para alem disso, eu, funcionario publico, desempenho no hospital funções como a emergencia intrahospitalar e avaliações risco clinico, disponibilizando o meu tempo sem ganhar um tostão a mais, em prole do funcionamento e evolução da instituição onde me encontro. Mas eu é que leso o estado, o FP é que deita abaixo a economia da saúde, claro... A privada é o futuro, com profissionais a ganharem cerca de mais 300 euros que eu por mês e que andam atrás de mim para lhes fazer o trabalho, que não conseguem desempenhar convenientemente, porque, como entraram pela privada, nem lhes foi possibilitado um periodo de integração, onde pudessem aprender com algum orientador...não que isso dá mta despesa à firma...
              A coincidência é que desde que os hospitais começaram a funcionar com critérios de gestão (os ditos malévolos "economicismos") a coisa começou a funcionar melhor.

              Vá se lá saber o porquê.

              Afinal antes é que estava tudo bem. A lógica e regras públicas revelaram-se extramamente eficazes na gestão hospitalar.
              Isso é um facto indesmentível.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Vasco Andrades Ver Post
                Um grande amigo meu trabalha num Instituto público (é portanto funcionário público)
                Não necessariamente.

                A maioria dos funcionários dos intitutos públicos tem regime de contrato individual de trabalho e não vínculo à FP.

                Apenas têm vínculo os que vieram de outros serviços públicos.

                Comentário


                  #98
                  Mas ele é mesmo funcionário público e tem vínculo.

                  Apenas contei este episódio verídico para mostrar que em certos organismos do estado existe de facto falta de pessoal, nomeadamente pessoal especializado.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por André Ver Post
                    A coincidência é que desde que os hospitais começaram a funcionar com critérios de gestão (os ditos malévolos "economicismos") a coisa começou a funcionar melhor.

                    Vá se lá saber o porquê.

                    Afinal antes é que estava tudo bem. A lógica e regras públicas revelaram-se extramamente eficazes na gestão hospitalar.
                    Isso é um facto indesmentível.
                    Será que é mesmo esse paraiso que dizes? É que, nos hospitais ditos SA ou agora na moda EPE, de gestão privada, continuam a entrar mtos milhões por ano do estado... e, no seguimento do meu post anterior, o que garante que essa melhoria (que até existe a varios niveis, mas financeiro não será um deles) se deveu à politica da contratação privada? E porque não serão tambem ou maioritariamente os FP que existem em quase todos desses hospitais que até podem estar a fazer a diferença, e essa diferença só foi visivel qd uma politica de gestão empresarial mais dinamica o trouxe a céu aberto? Já pensaram nisso? O aglomerar de centros de saude junto com hospital de referencia, a aposta na certificação e acreditação hospitalar, o investimento em novas tecnologias (medicina hiperbarica, por exemplo) são exemplos de onde a gestão privada veio trazer uma lufada de ar fresco...agora em termos de contratos profissionais, a coisa está bem pior, e talvez por isso é que aparecem na televisão a dizer que pouparam X.
                    Claro que, qualquer dia, acotece com os hospitais o mesmo que acontece com os texteis: vamos fechar e deslocalizar para outro sitio. E os profissionais e utentes que os sigam, se quiserem...Alías a lei que está em cima da mesa defende o despedimento justificado de profissionais quando o serviço se torne extinto. Logo, se o meu hospital fechar a urgencia, eu vou para o olho da rua, ainda que abra uma daqui por um ano a 1 KM de distancia...
                    Bendita privatização!

                    Comentário


                      E mais uma vez são sempre os mesmos a defenderem neste fórum as medidas realmente importantes e realmente...impupulares

                      Os deslumbrados dos diversos powerpoint, os que dão pulos de alegria com menos 0,4% de processos judiciais (lolada total ), os que andam durante meses a dizer que o desemprego baixou porque uma suposta empregabilidade aumentou (talvez ainda na ressaca dos 8,2%), nunca cá metem os pés.

                      Só aplaudem a espuma

                      Curioso.

                      Ou talvez não

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        Concordo com a reestruturação que o governo pretende efectuar aos quadros da função publica...

                        Não existia razão alguma para a quantidade de regalias das quais usufruíam os funcionários do estado face aos do sector privado... ( progressões automáticas, horários vantajosos, ADSE, impossibilidade de serem despedidos...)

                        Vão manter contudo a maior de todas as vantagens face ao privado:
                        O governo não vai á falência, e se for, já muito antes o foi o sector privado...
                        É uma boa garantia de vida, e mais do que suficiente para os distinguir dos restantes funcionários...

                        Concordo igualmente com o contrato individual de trabalho:
                        A função a realizar pode ser a mesma, mas a pessoas que a realiza não o é!
                        Tem percursos académicos diferentes, ideologias diferentes, objectivos diferentes...e modos de realizar o trabalho igualmente diferentes...
                        ...permite-me acrescentar que a Avaliação do Desempenho, nos moldes em que está a ser implementada, pode ajudar a fazer a diferença...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por erdnaxelA Ver Post
                          Tal como hoje alguém disse na Opinião Pública da Sic Notícias :

                          Há bons funcionários públicos , e maus funcionários públicos.

                          E os maus têm que entrar na linha, caso contrário, vão pá rua como todos os restantes trabalhadores do sector privado e etc.
                          x2

                          Comentário


                            O problema disto tudo quanto a mim é o seguinte: na FP, como em todo o lado, há os filhos e os enteados, os protegidos e os que nao lambem as botas. Sendo os superiores hierarquicos a classificar, já se ta mesmo a ver k muita gente vai sair prejudicada e outras, que nao merecem, beneficiadas. É óbvio k isto não acontece em todo o lado a toda a hora na Fp, mas há mtos casos em que as pessoas sao prejudicadas por politiquices.
                            E os sindicatos em vez de tentarem contornar isto da melhor forma vêm com a conversa do costume que parece propaganda Maoista. E claro, quem nao é FP acha que é bem feita, " eles que se fod..."! E os proprios FP já devem ter aberto os olhos e descoberto que este tipo de sindicatos que so sabem fazer barulho e dizer que está sempre tudo mal e só falam em direitos e nada d obrigaçoes, não ao menino Jesus agrada.
                            Por último acho que se os sindicatos fossem verdadeiros sindicatos, defensores dos trabalhadores ( os sindicatos da FP e os do sector privado ) podiam ter fetio muita coisa, ha muitos anos para impedir k isto chegasse ao que chegou. É como educar uma criança, não é so com chocolates k ele cresce, as vezes a sopa sabe mal, mas faz sempre bem. Se tivessem defendido medidas duras mas justas ha uns anos atras, talvez agora não fosse preciso curar a pneumonia com a morte.
                            Agora...Si fódeu cara neh?!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                              O pior da avaliação da FP é que as notas são secretas...

                              Dois colegas da mesma sala não sabem a avaliação do colega respectivo, a não ser que a divulguem.
                              Isso deve ser um princípio básico...a Avaliação só diz respeito ao Avaliado e ao Avaliador.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                Uma coisa eu posso garantir, as privatizações, na minha opinião, não são a solução para o compadrio, aliás, são um agravamento disso mesmo! Só as namoradas, amantes, amigos e amigas e familiares é que neste momento têm emprego...ainda por cima empregos de ganhar fortunas!
                                Exacto, isso já se vê actualmente nos serviços privados que certas empresas prestam ao estado.

                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                Quanto as estas medidas, acho que realmente este pobre pais está a retroceder a cada dia que passa, em vez de se dar mais qualidade de vida às pessoas, como noutros paises civilisados, tira-se e porquê? a bem da nação, ora pois! .

                                Eu até sou dos que concordo com as mudanças na Administração publica, até concordo que é preciso uma mexida de fundo, mas isto meus amigos, já é palhaçada, já é bater de mais no ceguinho...no mesmo bode espiatório!
                                Estas mudanças vem reforçar apenas os sistemas de cunhas e padrinhos, actualmente os que se esforçam tem classificações medianas mas vão-se mantendo pq o trabalho que desenvolvem faz funcionar o mecanismo, com estas mudanças deixa de haver mecanismo e quem trabalha deixa de fazer falta

                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                Trabalho num serviço publico/privado e até nem me importo de trabalhar as 40 horas semanais e ganhar mais uns trocos ao fim do mês. O problemas é que todos os dias se ouve falar em mais medidas. Mais medidas para prejudicar o mesmo, mais medidas para tirar alguma coisa aos trabalhadores, sempre aos mesmos...ora isto não dá propriamente motivação para trabalhar, isto não contribui em nada para a qualidade de vida no trabalho, até porque ao contrário do que muitos pensam não ganhamos melhor que o privado! Aliás, ganho menos que todos os meus amigos do privado, e muitos com menos (muito menos) qualificações!
                                Em Portugal ganha-se mal, ponto.
                                Seja no estado ou numa empresa os vencimentos são demasiado baixos, resultado de acordos laborais combinados e esquemas que atribuem a uma baixa produtividade os vencimentos actuais.

                                Em países onde quem trabalha se organiza não há cá palhaçadas destas.

                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                Falemos agora das avaliações! Ridiculo, no minimo...o que vai mudar? nada! Quem tem as costas questes fica, quem não tem, por melhor que trabalhe vai e os outros, aqueles que cumprem e vão passando despercebidos ficam, mas têm avaliações medianas que nunca lhes permitirão subir na vida!!

                                É isto...
                                Pois, tenho que arranjar um cartão do partido...

                                ...pq a trabalhar não me safo.




                                .

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por André Ver Post
                                  Primeiro, eu estou a falar dos últimos 30 anos da FP. As progressões estão congeladas desde 2005 e estão-no porque eram automáticas até lá, de tal modo que apesar de desde 2002 haver aumentos zero para quem ganhasse mais de €1000, mesmo com a torneira de entrada de novos fechada, mesmo assim, a despesa com pessoal aumentava consideravelmente. Ou seja, o pessoal não era aumentado directa mas indirectamente continuava à custa das promoções automáticas...

                                  Segundo, não podia estar mais de acordo. Mas pelos vistos a maioria dos FP está.

                                  Terceiro, durante anos toda a gente que tenha feito os 36 anos de serviço chegou ao topo da carreira, vide escalão máximo, aliás chegavam ao topo da carreira muitos anos antes de se reformarem.

                                  Quarto, não podia estar mais de acordo
                                  Amigo André, no terreno, as coisas não são exactamente assim.
                                  Sou F.Público e também não fui «automaticamente promovido».
                                  Apesar de não se admitirem F.Públicos nos Organismos do Estado, continuam a admitir-se funcionários contratados que, obviamente têm um vencimento, por vezes demasiado elevado.
                                  Acresce o facto de terem sido admitidos ou requalificados muitos «novos dirigentes».
                                  Parece-me que estes dois últimos aspectos, mais o contínuo aumento dos gastos em Horas Extraordinárias, serão responsaveis por grande parte do aumento nos gastos com pessoal na Função Pública.

                                  Ah...sou Funcionário Público há vinte e muitos anos e sempre tive Avaliação do Desempenho.Também vi colegas que, por terem avaliação negativa, não progrediram na Carreira.
                                  Pena que não acontecesse o mesmo nas outras classes profissionais...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vasco Andrades Ver Post
                                    Um grande amigo meu trabalha num Instituto público (é portanto funcionário público) onde existe falta de pessoal técnico especializado para dar resposta ao volume de trabalho existente.

                                    Contou-me ele que o seu chefe directo está constantemente a alertar o Presidente do tal Instituto para essa situação.

                                    Última resposta do Presidente:

                                    - Não há verba para contratar nem colocar ninguém no seu serviço, mas se quiser existe verba para material/equipamentos.

                                    Resposta do tal chefe:

                                    - Então nesse caso queria 3 robots.





                                    No meu serviço nem para material...







                                    .

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por manel777 Ver Post
                                      Se tivessem defendido medidas duras mas justas ha uns anos atras, talvez agora não fosse preciso curar a pneumonia com a morte.
                                      Mas é isso que se pretende aqui, medidas justas e não aumentar o desemprego, manter os vencimentos baixos, vender o estado aos pedaços e nivelar por baixo em tudo.

                                      Uma coisa que o resto dos tugas ainda não entendeu é que uma função publica fragilizada não pode confrontar os governos na defesa dos direitos de quem trabalha.

                                      Os poucos direitos que todos os trabalhadores tem foram conseguidos há uns anos maioritariamente por uma função publica organizada e não por um governo qql.

                                      Quando os sindicatos ficarem sem o apoio das pessoas tudo será possível fazer contra quem trabalha, mas aí será muito tarde .

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por erdnaxelA Ver Post
                                        Tal como hoje alguém disse na Opinião Pública da Sic Notícias :

                                        Há bons funcionários públicos , e maus funcionários públicos.

                                        E os maus têm que entrar na linha, caso contrário, vão pá rua como todos os restantes trabalhadores do sector privado e etc.
                                        As pessoas devem tirar as palas dos olhos.

                                        Eu já trabalhei no privado e adivinhem... também havia os maus funcionários que, mesmo com a existência de avaliações, não iam para a rua sendo que alguns até conseguem ser promovidos ou aumentados.

                                        Em sentido inverso, é possível arranjar 1001 "justificações" para se despedir um bom trabalhador só porque não se gosta da cara dele.

                                        Portanto, não alinhem a bitola pelo sector privado porque se contam pelos dedos de uma mão as empresas que são bons exemplos de gestão e produtividade ( e mesmo essas não são perfeitas ).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                          Mas é isso que se pretende aqui, medidas justas e não aumentar o desemprego, manter os vencimentos baixos, vender o estado aos pedaços e nivelar por baixo em tudo.
                                          [...]
                                          Há anos que verifico que o povo português delira com a perca de regalias dos FP's.

                                          Tenho pena, porque é mais uma demonstração de visão limitada, que tem sido muito bem aproveitada pela classe política (a quem não falta visão a médio/longo prazo... pois acima de tudo trata-se da prossecução de objectivos pessoais e das pessoas que lhes são próximas).

                                          Os trabalhadores do sector privado, em vez de lutarem por regalias/direitos semelhantes aos dos FP's, preferem ficar a assistir e aplaudir os cortes aplicados a estes últimos.

                                          Será que as pessoas dão conta que num futuro próximo fica muito mais difícil conseguir o que quer que seja?

                                          Uma redução da carga horária que permita mais algum tempo para dedicar à família...

                                          Um aumento do rendimento mensal disponível, para fazer face ao galopante custo do nível de vida (ainda hoje o BCE voltou a aumentar a taxa de juro)...

                                          Enfim, eu admito que há FP's que não merecem 1/10 daquilo que recebem ao fim do mês, mas convenhamos que este também não é o melhor caminho a seguir...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                            E agora, quem tem razão?

                                            Os sindicatos ou o executivo?
                                            Sinceramente não sei mas também quem fica á espera de soluções por parte da função pública pode desesperar.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Carlos Alves Ver Post
                                              Os trabalhadores do sector privado, em vez de lutarem por regalias/direitos semelhantes aos dos FP's, preferem ficar a assistir e aplaudir os cortes aplicados a estes últimos.

                                              Será que as pessoas dão conta que num futuro próximo fica muito mais difícil conseguir o que quer que seja?

                                              Uma redução da carga horária que permita mais algum tempo para dedicar à família...

                                              Um aumento do rendimento mensal disponível, para fazer face ao galopante custo do nível de vida (ainda hoje o BCE voltou a aumentar a taxa de juro)...

                                              Pois, ando a dizer isso há muito tempo...




                                              .

                                              Comentário


                                                não li este topico desde o inicio. mas deve estar na mesma de sempre .
                                                O zerorpm, Pe Leve Nthor contra J.R andre, liberal, jarare Calos.L e mais algusn afavor as usual.


                                                O meu contributo é o seguinte.
                                                deviam olha e adoptar os metodos da banca.

                                                Na banca a cada funcionario um objectivo diario mensal e anual, consoante a função.

                                                Um caixa deve vender pelo menos 1 produto/dia, ja um venderdeo tera que vende 10 ou 20 dia para tingir o seu objectivo .

                                                Da mesma forma existe cliente misterio, são clienetes falsos, na pratica são profissionais do DAI ( departamento de auditoria interna), estes deslocam-se ao balcão como clientes e saem de la sem o funcionario saber que aquele clinete ea um cliente misterio.
                                                Estes profissionais avaliam a postura do funcionario ( se foi correcta na utilização do protocolo, se agiu segundo a lei, se usou as metodologias de venda adequadas) em conjunto prtoprcionam uma avaliação continua.

                                                Todas as semanas é publicada a vaaliação de todos os funcionarios numa direcção regional em que se sabe quem vai a frente ( passe o elogioa minha amria conseguiu ser a melhor na margem sum em 5 semanas em 2007 ta com uam grande embalagem).

                                                e por fim as ultimas duas componentes a avaliação da gerencia e o numero de reclamações dos clientes com teor valido.

                                                Tudo isto determina as possibilidade de se ser promovido e a fatia correspondente nos lucros da instituição.
                                                A avalições estão on-line para toda a gente ver .

                                                quem tiver ma classificação em todos os ponderadores tende a ser emprateleirado num qualquer arquivo onde nem entra a luz do so

                                                Comentário


                                                  não li este topico desde o inicio. mas deve estar na mesma de sempre .
                                                  O zerorpm, Pe Leve Nthor contra J.R andre, liberal, jarare Calos.L e mais algusn afavor as usual.
                                                  Não anda muito longe.

                                                  Comentário


                                                    pmct, deste o exemplo da banca, muito bem. estás correcto alias devia-se olhar para as bancas e seguradoram para copiar metodos de orgamização expexcialmente no uso da informatica.
                                                    mas os bancos na ansia de proveitos, andam-se a esquecer de ser isso mesmo, bancos. há bancos que os balcões parecem lojas de electrodomesticos ou stand de carros.

                                                    Comentário


                                                      Citação:
                                                      Originalmente Colocado por TURBO
                                                      Não muitos fazem uma única refeição por dia ou pouco mais, recorrem ao fiado/crédito, banco alimentar entre outros.

                                                      A realidade é dura.

                                                      Aqui na rua e mesmo em colegas de trabalho já se nota isso.

                                                      Conheço um que só faz isso, uma refeição por dia e é de sandes feita em casa.




                                                      A reter.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                        Com a mais forte aliança de sempre entre executivo e empresários a recuperação económica do país é certa a curto prazo...
                                                        Se um FP tivesse que mexer o rabo para ganhar o seu sustento, podes crer que as coisas melhoravam.

                                                        Mas o problema não é do FP, tenho de reconhecer. O problema é deste povo, que quando está instável trabalha que nem um danado, mas quando se sente seguro aprecia imenso o trabalho dos outros.

                                                        Mas continuamos sempre à volta do mesmo problema. Não há Governo que consiga fazer reformas profundas na FP. Por este andar e segundo as contas do Pé Leve, lá para 3057 devem ter reformulado tudo isso. A partir daí é que vai ser bom...

                                                        Sinceramente, não há paciência.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                          Se um FP tivesse que mexer o rabo para ganhar o seu sustento, podes crer que as coisas melhoravam.

                                                          Mas o problema não é do FP, tenho de reconhecer. O problema é deste povo, que quando está instável trabalha que nem um danado, mas quando se sente seguro aprecia imenso o trabalho dos outros.

                                                          Mas continuamos sempre à volta do mesmo problema. Não há Governo que consiga fazer reformas profundas na FP. Por este andar e segundo as contas do Pé Leve, lá para 3057 devem ter reformulado tudo isso. A partir daí é que vai ser bom...

                                                          Sinceramente, não há paciência.
                                                          Corossivo

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                            Essa nem é a questão, afinal o vencimento de funcionário publico (mesmo que se queira) não dá para gastar muito.

                                                            A questão é que para poupar e antecipar o futuro tem de se ter um vencimento que dê para o básico, alguma qualidade de vida, algum luxo e para poupar (ou prescindido do luxo poupar mais).

                                                            Actualmente não é isso que acontece e um vencimento liquido mal chega para se ter qualidade de vida.
                                                            .
                                                            Nthor, não sei em que zona vives nem em que sector da função publica trabalhas, nem sei se gostas do teu trabalho.

                                                            Eu gosto do meu e na zona onde resido o vencimento que ganho dá para ir equilibrando as coisas, mesmo com a minha esposa desempregada à algum tempo e duas crianças na escola .... por isso não ponho minimamente a hipótese de mudar. Já se estou bem pago ou não isso era assunto para outro tópico..... tudo é relativo. Apenas direi que sou obrigado a ter exclusividade e não me pagam isso..... mas adiante.

                                                            Só te posso dar uma opinião:
                                                            Se não gostas do que fazes e o teu emprego não te permite ter uma vida que tu consideres digna só tens uma coisa a fazer: muda! Para a privada, para outro sector da função publica onde ganhes mais, mas muda. Não fiques aí parado no tempo e desperdiçar os teus conhecimentos. Luta por melhorares a tua vida.....
                                                            O Ministério da Finanças continuará quase de certeza nos próximos tempos a abrir concursos de admissão de pessoal....

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                              Não muitos fazem uma única refeição por dia ou pouco mais, recorrem ao fiado/crédito, banco alimentar entre outros.

                                                              A realidade é dura.
                                                              Ah é ?
                                                              Conta lá casos concretos .....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X