Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Poder de compra dos portugueses registou a maior quebra dos últimos 22 anos em 2006

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por *WRC* Ver Post
    Agora é votar nos mesmos, ou nos iguais com o "D" no fim para manter
    o estado das coisas.
    Há gente que nunca aprende, nem com as cabeçadas da vida
    Leste os dois artigos?
    Ou bastou a desinformação do post do Pe Leve para te levar a colocar essa resposta ?
    È quea conclusão do Pe Leve esta do outo lado da realidade

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
      Tu vives num mundo só teu, a maioria das pessoas trabalha muito e muitas horas recebe os vencimentos que falei, há até que receba menos, muito menos (as senhoras da empresa que faz limpeza aqui no trabalho por exemplo, recebem 100 euros por cinco horas de trabalho, tem de acumular com outros trabalhos em outras empresas do mesmo tipo e no final do mês levam cerca de 400 € para casa, não estão em casa os filhos são criados na rua ao "deus dará" apenas porque são pessoas de outros países e já de uma certa idade (nem eles querem malta nova ou nacionais que podem queixar-se) fazem 18 horas de trabalho diário apenas para chegar a casa e descobrir que o filho foi preso porque andava a roubar) por isso mesmo os baixos vencimentos não é só um problema económico nacional mas tb um problema social..
      Vamos manter-nos nas empregadas de limpeza. Aqui no meu burgo elas recebem entre 5 a 7.5€ à hora. Dando-lhe 8 h por dia, daria: 8h x 6€ (média) x 22 dias = 1,056€ por mês.

      E não se conseguem encontrar.

      É esta realidade que conheço e que não consegues contradizer.

      Só te lamentas, insurges-te contra os outros, mas acredita. Tu és o teu próprio carrasco.

      Livra-te de ti.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
        Vamos manter-nos nas empregadas de limpeza. Aqui no meu burgo elas recebem entre 5 a 7.5€ à hora. Dando-lhe 8 h por dia, daria: 8h x 6€ (média) x 22 dias = 1,056€ por mês.

        E não se conseguem encontrar.

        É esta realidade que conheço e que não consegues contradizer.

        Só te lamentas, insurges-te contra os outros, mas acredita. Tu és o teu próprio carrasco.

        Livra-te de ti.
        Até acredito na tua boa-fé a fazer as contas, mas a tua realidade é muito mais cor-de-rosa do que a minha...

        Por este burgo o preço médio das senhoras da limpeza anda pelos 3.5€/hora (metade do que apontas, mas é a verdade).

        Fazendo 3.5€/hora * 8h/dia * 22dias/mês = 616 €/mês

        Normalmente estas pessoas fazem umas horas aqui, outras ali, pelo que no melhor dos casos estão a recibo. Tirando sensivelmente 35% para contrinuições sociais e impostos

        616 * (1-0.35) = 400 €/mês (aprox. o ordenado mínimo).

        Acresce que as empregadas têm, a maior parte das vezes, de "pular" de uma casa para a outra pois fazem a manhã numa casa, a tarde noutra, perdendo tempo que obviamente n é cobrado.

        Acresce a falta de subsídio de férias e de Natal (que normalmente ganha um operário fabril com o mesmo ordenado mínimo).

        Carlos, conheço muitos, mas mesmo muitos engenheiros a ganhar os 1000€ que tu calculaste para as empregadas da limpeza. Os teus pressupotos não podem estar certos.

        Comentário


          #34
          No meu burgo é banal as empregadas de limpeza pedirem de 5€ para cima. Menos que isso nunca vi nem ouvi falar. De há alguns anos para cá os 1000 paus é quase o "mínimo de lei".

          e também conheço engenheiros a receber 1000€ e menos.

          Clio: tirar 35% não é exagerado para um rendimento assim tão baixo...? Parece-me extremamente abusivo...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Vamos manter-nos nas empregadas de limpeza. Aqui no meu burgo elas recebem entre 5 a 7.5€ à hora. Dando-lhe 8 h por dia, daria: 8h x 6€ (média) x 22 dias = 1,056€ por mês.

            E não se conseguem encontrar.

            É esta realidade que conheço e que não consegues contradizer.

            Só te lamentas, insurges-te contra os outros, mas acredita. Tu és o teu próprio carrasco.

            Livra-te de ti.
            esses calculos de merciaria,só têm um pequeno grande problema.
            uma empregada domestica a dias/hora nunca consegue ter as 8horas por dia 22dias uteis ,
            se tiver bastantes contactos para ter tudos os dias da semana, 6 horas por dia já é muito bom.

            Comentário


              #36
              Eu não pretendo contradizer o vosso profundo conhecimento sobre o caso, mas as contas que fiz estão certas.

              E ClioII, não faças batota. Os descontos vêm depois do OM e não com essa dimensão.

              Além disso, já no ano passado descrevi um caso na nossa família. Para arranjar uma empregada residente para os meus avós, só encontrámos uma Ucraniana (por acaso é Engª Química) e tivemos de arranjar condições para o marido vir (Engº Hidráulico) e depois juntaram-se os filhos que ainda andam no básico (mas que são dos melhores alunos da escola).

              E diz-se que não há trabalho.

              Para vergar a mola..., que trabalhem os outros. Não é Nthor?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
                esses calculos de merciaria,só têm um pequeno grande problema.
                uma empregada domestica a dias/hora nunca consegue ter as 8horas por dia 22dias uteis ,
                se tiver bastantes contactos para ter tudos os dias da semana, 6 horas por dia já é muito bom.
                Eu não tenho uma mercearia. Tenho pena.

                Cá em casa vinha 1 sra. passar a ferro 2 x por semana. E para se encaixar no calendários semanal dela, 3ª de manhã (9-13) e 5ª de tarde (14-18). A 6€ por hora e férias pagas. Com Seg. Social e Seguro por nossa conta.

                E a minha mãe tentou arranjar um pouco mais de tempo (sempre somos actualmente 7 pessoas em casa e a roupa acumula-se) e népias. Pressionou um bocadinho mais e a sra. despediu-se. Depois de estar connosco há algum tempo.

                E andamos à 2 semanas à procura e não se arranja.

                Mas talvez seja por ser no Norte, não sei.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                  Eu não tenho uma mercearia. Tenho pena.

                  Cá em casa vinha 1 sra. passar a ferro 2 x por semana. E para se encaixar no calendários semanal dela, 3ª de manhã (9-13) e 5ª de tarde (14-18). A 6€ por hora e férias pagas. Com Seg. Social e Seguro por nossa conta.

                  E a minha mãe tentou arranjar um pouco mais de tempo (sempre somos actualmente 7 pessoas em casa e a roupa acumula-se) e népias. Pressionou um bocadinho mais e a sra. despediu-se. Depois de estar connosco há algum tempo.

                  E andamos à 2 semanas à procura e não se arranja.

                  Mas talvez seja por ser no Norte, não sei.
                  Esclarecedor.

                  Comentário


                    #39
                    Esclarecedor da realidade e não do mundo das ilusões.

                    Eu pago, REPITO, eu pago 500€/mês por 6 horas diárias de trabalho.
                    O que a Srª faz antes ou depois não me diz respeito, mas é natural que tenha vindo para Portugal para TRABALHAR.
                    Pago subsídio de férias e 13 Mês e almoça nessas 6 horas.

                    REALIDADE e não conversa...

                    Comentário


                      #40
                      Definitivamente a matemática é mesmo um problema :D

                      E falo de matemática básica.

                      Comentário


                        #41
                        Eu pago 450 Euros por mes por 4 horas por dia, mais 2 sabados ha note de baby sitting por mes.

                        Comentário


                          #42
                          Eu não pago nada a ninguém...faço eu e poupo o dinheiro...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                            Vamos manter-nos nas empregadas de limpeza. Aqui no meu burgo elas recebem entre 5 a 7.5€ à hora. Dando-lhe 8 h por dia, daria: 8h x 6€ (média) x 22 dias = 1,056€ por mês.

                            E não se conseguem encontrar.

                            É esta realidade que conheço e que não consegues contradizer.

                            Só te lamentas, insurges-te contra os outros, mas acredita. Tu és o teu próprio carrasco.

                            Livra-te de ti.
                            E se aprendesses a ler, estava a falar de uma empresa de limpeza , mas mesmo pelas tuas contas (a matemática é lixada) as empregadas não fazem só 8 horas diárias, fazem mais e 5 a 7.5 é um ordenado de "luxo" mesmo para quem trabalha fora de uma empresa, esses valores que falas são os valores pagos as empresas que pagam bastante menos a quem faz o trabalho.

                            Não sabes bem do que falas e novamente o mundo real passa-te ao lado.






                            .
                            Editado pela última vez por Nthor; 10 May 2007, 21:25.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                              Eu não pago nada a ninguém...faço eu e poupo o dinheiro...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                Nthor: eu percebo o que queres dizer, mas tenho de discordar de algumas coisas.

                                Infelizmente, se uma pessoa chega a dia 20 e já não tem dinheiro NÃO PODE ter um carro. Seja em 3ª ou 25ª mão. NÃO PODE. Um carro custa a pagar, custa dinheiro para fazer revisão, inspecção, seguro, provisões para azares, etc.

                                É verdade que uma pessoa tem DIREITO a viver condignamente. Acho isso inquestionável. Mas, nos dias que correm, toda a gente acha que viver condignamente é ter telemóvel com mp3, carro e sei lá mais o quê.
                                Vamos esclarecer as coisas de forma simples, se uma pessoa que não tem luxos chegar a dia vinte e poucos a "voar a vapores" é porque ganha mal, um carro ou um telemóvel só por si não dão qualidade de vida, mas como são ferramentas de trabalho e sem trabalho não há vencimento, logo um carro ou um telemóvel são condição de qualidade de vida.

                                Agora que era muito melhor para determinadas pessoas que se acham mais do que os outros, que houvesse menos carros na estrada mas isso já é outro pormenor e entra na esfera do egoísmo, para não exagerar.

                                Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                Se as coisas funcionassem assim (viver condignamente=ter carro e ir de férias para Cuba, etc) também eu podia arrogar-me ao direito não só de ter um carro muito mais caro do que o meu megane, ter a minha quinta com cavalos, etc, mas sim ter a mesma qualidade de vida que um Belmiro de Azevedo.
                                Estas a cair no exagero, mas deixa que te diga que qualidade de vida é algo que evolui com o passar dos anos e muda conforme os países, dentro da Europa esse exemplo de que falas ainda é um exagero para a maioria das pessoas, mas por pouco.

                                Daqui por dez anos será o normal, daqui por duzentos será o mais básico, aquilo que era qualidade de vida para as pessoas em Portugal no inicio do Sec XX hoje é quase pobreza.

                                Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                Há necessidades básicas que fazem todo o sentido ser asseguradas (isto é, terem um preço ajustado à realidade do país): Casa, comida, serviços essenciais (agua, luz, etc.). Um telemóvel NÃO É um "direito", muito menos o é um carro. Em 3ª ou 25ª mão.
                                Era bom para um punhado de gente reduzir todos os outros a uma casa de colmo com uma fonte de agua no largo da terra e azeite para dar luz.
                                Engraçado como somos o único país da UE onde nada é um direito para a maioria dos que pagam impostos e nem a porra de um chasso em 3ª ou 4ª mão para ir trabalhar é um direito.

                                Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                Infelizmente é preciso vir uma crise das fortes para o pessoal perceber que:

                                - o viver acima das possibilidades;
                                - o fazer má gestão do dinheiro acreditando que a qualidade de vida é igual a consumo desenfreado;
                                - em suma, não planear o futuro com cautela e algum conservadorismo,

                                não pode dar bom resultado.
                                Engraçado sem graça nenhuma é o facto de que, quem vive muito acima das suas possibilidade, são as pessoas que tem mais dinheiro e por isso tantas PME's foram a falência e tanta gente ficou a viver do fundo de desemprego

                                Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                Quando a "bolha" do crédito rebentar (e se calhar não faltam muitos anos) e os "donos do dinheiro" vierem à procura do que é seu por direito, muita gente (muita mesmo) vai perceber que não devia ter carro e que consegue viver sem ele (que remédio...).

                                Desculpem qq coisinha...
                                Isto esta a encaminhar-se para uma crise económica a moda da América do Sul, um destes dias o bancos fecham as portas e depois quero ver.

                                Mas a ganancia fala mais alto...





                                .

                                Comentário


                                  #46
                                  Mas ainda não perceberam?

                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                  O publico diz que em 2006 houve uma quebra no poder de compra so comaravel a 1984.
                                  a outa noticia diz que desde 98 ano da entrada do euro existiu um aumento de 7% no global.

                                  onde esta a contradição?
                                  Não bem assim... o artigo que menciona a perda de poder de compra baseia-se na definição lata de "poder de compra", ou seja, usa como referência um cabaz normalizado de produtos e serviços adquiridos no País. Esta informação é a que realmente tem significado estatístico e é aquela que sentimos qunado vamos às compras.

                                  O outro artigo fala de um outro poder de compra diferente: o poder de compra de produtos estrangeiros e apenas destes. Obviamente que com a valorização do Euro, o nosso poder de compra de produtos de outros Países aumenta, principalmente daqueles que são vendidos em dólares.

                                  Só que, infelizmente, geralmente quem absorve estes ganhos cambiais são os importadores e não os consumidores, por isso, repito: este artigo é falacioso.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                    Só que, infelizmente, geralmente quem absorve estes ganhos cambiais são os importadores e não os consumidores, por isso, repito: este artigo é falacioso.

                                    Falacioso?
                                    quando muito ppderiamos dizer que o titulo é falacioso, pronto aceito o titulo é falacioso, mas ainda assim é tanto ou menos que o titulo do artogo do publico que sugere que nos ultimos 22 anos estivemos sempre a perder poder de compra , o que é faslo.
                                    isso so aconteceu senão estou em erro em 93, 2003 e 2006.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Andas muito distraído.

                                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                      E se aprendesses a ler, estava a falar de uma empresa de limpeza , mas mesmo pelas tuas contas (a matemática é lixada) as empregadas não fazem só 8 horas diárias, fazem mais e 5 a 7.5 é um ordenado de "luxo" mesmo para quem trabalha fora de uma empresa, esses valores que falas são os valores pagos as empresas que pagam bastante menos a quem faz o trabalho.

                                      Não sabes bem do que falas e novamente o mundo real passa-te ao lado.
                                      Não deves ter reparado, mas eu só quis falar da limpeza, porque o Nthor seguiu o seu caminho de tosco e avançou para o campo pessoal.
                                      E depois levas uma resposta que não gostas e que pode provocar mau ambiente a este fórum e eu não quero que tu te sintas mal nem os teus amigos. Afinal, vocês são a alma deste fórum.

                                      Tenta expressar-te melhor, pois não percebi nada. Eu dei-te um exemplo concreto, e tu continuas a falar de generalidade. Ok, podes não gostar de mim, mas vieram outros exemplos concretos a seguir. E tu a falar de banalidade.

                                      Eu sei que tens um emprego que não gostas e te sentes mal pago. Mas não generalizes. É um insulto para o resto das pessoas. Porque fora do teu universo há muita gente que faz um esforço muito grande para se adaptar à realidade e com sucesso.

                                      E se quiseres falar de Papás, fala do teu para começar. Pode ser que a gente fique a perceber o que é que te levou a seres assim.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                        Não deves ter reparado, mas eu só quis falar da limpeza, porque o Nthor seguiu o seu caminho de tosco e avançou para o campo pessoal.
                                        E depois levas uma resposta que não gostas e que pode provocar mau ambiente a este fórum e eu não quero que tu te sintas mal nem os teus amigos. Afinal, vocês são a alma deste fórum.

                                        Tenta expressar-te melhor, pois não percebi nada. Eu dei-te um exemplo concreto, e tu continuas a falar de generalidade. Ok, podes não gostar de mim, mas vieram outros exemplos concretos a seguir. E tu a falar de banalidade.

                                        Eu sei que tens um emprego que não gostas e te sentes mal pago. Mas não generalizes. É um insulto para o resto das pessoas. Porque fora do teu universo há muita gente que faz um esforço muito grande para se adaptar à realidade e com sucesso.

                                        E se quiseres falar de Papás, fala do teu para começar. Pode ser que a gente fique a perceber o que é que te levou a seres assim.
                                        Ok cristalizaste nessa posição e a falta de melhores argumentos tentas insultar a família dos outros.

                                        Nem vale a pena...




                                        .

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                          Vamos esclarecer as coisas de forma simples, se uma pessoa que não tem luxos chegar a dia vinte e poucos a "voar a vapores" é porque ganha mal, um carro ou um telemóvel só por si não dão qualidade de vida, mas como são ferramentas de trabalho e sem trabalho não há vencimento, logo um carro ou um telemóvel são condição de qualidade de vida.

                                          Isto esta a encaminhar-se para uma crise económica a moda da América do Sul, um destes dias o bancos fecham as portas e depois quero ver.

                                          Mas a ganancia fala mais alto...

                                          .
                                          Se o carro e o telemóvel são instrumentos de trabalho é realmente imprescindível que se tenha esses 2 bens. Mas, que eu saiba, não deve haver muita gente a pagar para trabalhar e nesse caso, a compensação dada pela empresa por usar o carro próprio e telemóvel próprio, segundo os valores tabelados (na lei), compensa o custo de aquisição e posse desses bens. É um investimento, nesse caso, e investir ao invés de consumir faz bem à saúde financeira.

                                          Quando os bancos fecharem as portas, queres ver? E sabes o que vais ver? Que eu, com a minha conversa que parece roçar o desprezo pelos pobres, tenho razão. Ninguém pode viver acima das suas possibilidades sem que algum dia se lixe. E infelizmente não podemos aspirar a ter o mesmo nível de vida que outros países europeus simplesmente porque somos pobres. Muito mais pobres que os outros europeus.

                                          Se achas que os direitos das pessoas e a sua inerente qualidade de vida se define pelo continente onde estão inseridas, tu é que tens um discurso de "gente para quem era bom reduzir todos os outros a uma casa de colmo com uma fonte de agua no largo da terra e azeite para dar luz".

                                          Nós estamos na europa mas nao podemos ter vícios de europeu rico porque simplesmente não o somos. País terceiro-mundista? É possível. Então não podemos achar que temos os mesmos direitos ao consumo que um alemão. Acho que contra este facto não há argumentos.

                                          Solução? Ter governantes de jeito.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            E ClioII, não faças batota. Os descontos vêm depois do OM e não com essa dimensão.
                                            Não faço batota.

                                            OM quer dizer...?

                                            No que toca só à Segurança Social os descontos rondam 30%. Depois "afinfa-lhe" o IRS e as contribuições e impostos rondam facilmente os 35%.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por colin Ver Post
                                              Se o carro e o telemóvel são instrumentos de trabalho é realmente imprescindível que se tenha esses 2 bens. Mas, que eu saiba, não deve haver muita gente a pagar para trabalhar e nesse caso, a compensação dada pela empresa por usar o carro próprio e telemóvel próprio, segundo os valores tabelados (na lei), compensa o custo de aquisição e posse desses bens. É um investimento, nesse caso, e investir ao invés de consumir faz bem à saúde financeira.

                                              Quando os bancos fecharem as portas, queres ver? E sabes o que vais ver? Que eu, com a minha conversa que parece roçar o desprezo pelos pobres, tenho razão. Ninguém pode viver acima das suas possibilidades sem que algum dia se lixe. E infelizmente não podemos aspirar a ter o mesmo nível de vida que outros países europeus simplesmente porque somos pobres. Muito mais pobres que os outros europeus.

                                              Se achas que os direitos das pessoas e a sua inerente qualidade de vida se define pelo continente onde estão inseridas, tu é que tens um discurso de "gente para quem era bom reduzir todos os outros a uma casa de colmo com uma fonte de agua no largo da terra e azeite para dar luz".

                                              Nós estamos na europa mas nao podemos ter vícios de europeu rico porque simplesmente não o somos. País terceiro-mundista? É possível. Então não podemos achar que temos os mesmos direitos ao consumo que um alemão. Acho que contra este facto não há argumentos.

                                              Solução? Ter governantes de jeito.
                                              Acho que não percebeste bem o que escrevi e levaste a mal. Não era minha intenção, a minha intenção era apenas demonstrar a injustiça deste tipo de situações.

                                              Ou talvez tenha percebido bem demais e sentiste-te atacado.

                                              Bem de qql das maneiras direitos são iguais para todos, pelo menos na teoria e até mudarem a Constituição.

                                              Somos pobres claro que sim, temos tido políticos "pobres", empresários "pobres" e acima de tudo pobres de espírito que continuam a votar pela camisola em vez de pelas politicas.

                                              Já me têm acusado por aqui de, enquanto funcionário público e defender direitos arduamente conquistados, ser corporativista.

                                              Do que tenho visto em tópicos deste tipo e proporcionalmente aos valores monetários implicados, creio que é vergonhoso acusarem quem trabalha por conta de outrem, ou por conta própria, pagando religiosamente os seus impostos e esperando estar a construir um futuro melhor de ser corporativista por se achar com direito aos mesmos direitos dos outros cidadãos da Europa que fazem exactamente o mesmo, mas nos dias que correm "a moral era verde...".





                                              .

                                              Comentário


                                                #53
                                                Para o presente ano e para o próximo, as previsões de Bruxelas apontam para que os salários reais voltem a subir em Portugal, embora de forma moderada (0,4 por cento em 2007 e 0,5 por cento em 2008). Apesar da moderação salarial, a competitividade portuguesa face aos seus parceiros europeus em termos de custos deverá manter uma tendência negativa. É que apesar de os salários aumentarem pouco, a subida da produtividade continua a ser uma das mais baixas da Europa.

                                                Quebra nas exportações

                                                É por isso que Portugal deverá registar, em 2008, o quinto ano consecutivo de evolução negativa do desempenho das suas exportações.

                                                O resultado até pode ser surpreendente, tendo em conta que actualmente são precisamente as vendas ao estrangeiro que contribuem de forma mais intensa para o crescimento da economia nacional, mas mostra as dificuldades que Portugal mantém em segurar as quotas de mercado junto dos países que são seus principais clientes.

                                                http://www.publico.clix.pt/Economia/...asp?id=1293294
                                                O mais importante de toda a noticia e não vejo comentários:

                                                Ou seja, apesar dos baixos salários, das muitas horas que trabalhamos (legal ou ilegalmente, por vontade ou por dever, por medo ou responsabilidade) e apesar de haver vontade de aumentar as horas que já fazemos por dia, a verdadeira razão para a actual situação, continua a ser convenientemente ocultada ou desvia-se as atenções para outro assunto.

                                                E resume-se a dois factores elementares, baixos vencimentos e baixo investimento em novas tecnologias e meios de produção.

                                                Infelizmente os chicos espertos que auto denominam empresários "só dão uma bolota a quem lhes dá um porco já bem gordo" e o resultado é este.

                                                Não tem no entanto o mesmo problema quando se trata de financiar campanhas politicas para presidentes ou para governos, sabendo de antemão que, favores pagam-se com favores, maiores ainda.







                                                .

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Não faço batota.

                                                  OM quer dizer...?

                                                  No que toca só à Segurança Social os descontos rondam 30%. Depois "afinfa-lhe" o IRS e as contribuições e impostos rondam facilmente os 35%.
                                                  Os descontos só vêm depois do Ordenado Mínimo (OM). Ou sejas, 1º falamos do ordenado que é 400€ e só depois é que falamos dos descontos. Tu primeiro colocaste os descontos numa hipotética remuneração para depois chegares ao ordenado.

                                                  E uma pessoa que ganha 400€ por mês em regime de trabalho dependente, está isenta de IRS. Paga apenas a S.Social, cerca de 11%.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                    Tu vives num mundo só teu, ...
                                                    ...

                                                    Nem todos podemos trabalhar para um conhecido do papá a ganhar 2000 ou 3000 euros e nem todos podemos criar empresas depois de as empresas onde trabalhamos uma vida inteira darem de frosques, nem todos temos garantias ou fiadores para pedir capital ou capital para investir e se as coisas correm mal não temos uma família com dinheiro para nos "encostarmos" durante uns tempos, porque eles também recebem os mesmos salários miseráveis de 500 e poucos euros por mês.

                                                    Tiveste condições que a maioria das pessoas não tem (ainda bem para ti), mas o mundo real é bastante diferente da tua realidade, mundo real que já com 30 anos devias conhecer e não fingir que não existe.

                                                    Agora se te "passa ao lado" esse mundo real já é outra coisa.




                                                    .
                                                    Uma coisa que não abona muito a teu favor é que és daqueles que atiram a pedra e escondem a mão.

                                                    E não estavas a falar da minha pessoal?

                                                    O que é este texto, a não ser a tua maneira atabalhoada de falares da minha vida?

                                                    Devias demonstrar mais coragem nos momentos críticos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                      Uma coisa que não abona muito a teu favor é que és daqueles que atiram a pedra e escondem a mão.

                                                      E não estavas a falar da minha pessoal?

                                                      O que é este texto, a não ser a tua maneira atabalhoada de falares da minha vida?

                                                      Devias demonstrar mais coragem nos momentos críticos.
                                                      Sentes-te ofendido por eu dizer que tiveste oportunidades que a maioria não tem .

                                                      Pois, achas que te diminui aos olhos de quem trabalha, eu acho que não, apenas te engrandece por as teres aproveitado ao contrario de muitos meninos do papá, que são inúteis.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        Os descontos só vêm depois do Ordenado Mínimo (OM). Ou sejas, 1º falamos do ordenado que é 400€ e só depois é que falamos dos descontos. Tu primeiro colocaste os descontos numa hipotética remuneração para depois chegares ao ordenado.

                                                        E uma pessoa que ganha 400€ por mês em regime de trabalho dependente, está isenta de IRS. Paga apenas a S.Social, cerca de 11%.

                                                        As contas que eu fiz dão um rendimento BRUTO de 616€, e assumi que a empregada estava a RECIBOS VERDES (dificilmente uma empregada está com regime de trabalho dependente).

                                                        Depois dos "descontos" é que vem para cerca de 400€.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Nthor: para terminar, eu tb trabalho por conta de outrem. Sou engenheiro mecânico e acho que ganho mal para as qualificações que tenho, principalmente se comparar com o que se paga "lá fora" a alguém que faça o meu trabalho.

                                                          Obviamente que não estou contente com as condições que tenho neste país. Mas estar descontente com muitas coisas não implica que eu tenha direito a gastar mais do que possuo (gastar como um espanhol que receb o dobro do que eu recebo a fazer a mesma coisa, p.ex.). Infelizmente, é a dura realidade. Incontornável.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X