Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Monarquia.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    D. Duarte Pio de Bragança aproveitou o histórico Jantar dos Conjurados para apoiar a atitude de Juan Carlos de Bórbon, Rei de Espanha, na XVII Cimeira Ibero-Americana no Chile, onde mandou calar Hugo Chávez. Só que o Chefe da Casa Real Portuguesa (desde 1976, ano da morte do seu pai, D. Duarte Nuno) acabou também por mostrar grande simpatia por Chávez: "Saúdo a atitude do Rei de Espanha, defendendo no estrangeiro a honra dos seus compatriotas. Mas também saúdo a Venezuela, onde trabalham mais de quatrocentos mil portugueses."
    Em http://dn.sapo.pt/2007/12/01/nacional/d_duarte_elogia_o_juan_carlos_e_prot.html

    Atitude sensata, não se pode pôr em risco as fontes energéticas (futuras?) da República Portuguesa.

    Comentário


      Mas porque é que esta terra há-de ser governada por meia dúzia de gordos corruptos que não sabem piç*s de liderança e política???????

      Poder á coroa, já!!! Eles é que merecem! Foram eles que tiveram a ideia e a coragem para isso!

      Para mim, nenhum presidente, nem nenhum p.m. fez tanto pelo seu país como nenhum rei! Para os tempos que eram, enquanto Portugal era um Reino, sempre foi um país de primeira, especialmente depois de estar tudo calmo a nível de fronteiras e etc...

      Aliás, Portugal já foi o país mais importante do Mundo, bem acima do que hoje são os Estados Unidos... hoje em dia... é uma nulidade...

      Para mim, esses "dirigentes desportivos, só que sem o desporto deviam era voltar para o seu quarto bater umas p*n*****!


      O país devia voltar a ser de quem o fez!

      Ou gostariam que agora meia dúzia de pessoas se apropriassem dos vossos terrenos e da vossa casa/carro, só porque não gostam de vcs?


      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
      Porque os seus antecedentes foram os reis e o tempo foi passando, a monarquia actualizando-se e o povo gosta do rumo que esta seguiu.
      É um símbolo de história, de orgulho, identidade.

      E se os ingleses gostam de viver numa monarquia e tudo aquilo que ela acarreta, para que mudar?
      Para que fazer eleições para de 5 em 5 anos haver um oportunista que se vai aproveitar de ser PR e não vai fazer melhor?
      O rei não precisa de ser parcial, basta ver se estudo segue um rumo aparentemente adequado, não precisa de favorecer o seu partido, etc.

      Obviamente que isto é no caso das monarquias já existentes que a história da família real quase de confunde com a do país.
      Como disse, parece-me impossível isso acontecer em Portugal.
      Concordo plenamente!

      O que um rei faz e deve fazer, é só para bem do seu povo e para herança dos seus filhos...


      Assim, Portugal seria governado como uma família e não como uma ourivesaria de porta aberta...

      É claro que eu, como a maior parte de nós, nunca estaríamos ao alcance do trono... mas de serem PR sem terem primeiro de lamber as bolas a muita gente, também não é fácil...

      Resolvia-se muitos problemas fácilmente... o PR pró crl que é só reformados! E se o PM e companhia, se se portassem mal, pró crl também!

      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      isso não interessa. só atingiram o status actual à custa das barbaridades da idade média.
      Antigamente também não se lavava as mãos para fazer partos... e depois...



      Actualmente, que rei/rainha europeu se porta mal?



      Bah, se Portugal fosse invadido, a maioria desses políticos metia-se era num avião para qualquer sítio...




      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      hoje em dia o presidente dá medalhas e premios de mérito. vai dar ao mesmo.
      Cag*v* para eles, se me quisessem dar uma...

      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post

      Quais eram as soluções para fazer cair a monarquia?

      Pedir ao rei para marcar eleições para o povo decidir a sua continuidade?
      [/i]
      SIM. Se não me engano, em Espanha, fizeram uma coisa do género...


      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
      Mas Dr. é um título reconhecido pela sociedade, até porque todos têm possibilidade de o obter (igualdade de oportunidades).

      Aliás, qualquer tipo de título que alguém faça questão de usar é pura arrogância...
      Não, o problema é que há quem não seja Dom, nem Marquês nem Conde nem Doutor nem Engenheiro nem nada... mas gostava de ter uns quantos títulos nas correspondência, cartão de crédito, etc... mas não tem, isto porque nunca mexeu o rabinho para nada... mas gostava de ter para impressionar os vizinhos/miúdas... Há... e o PR tem o título de "Presidente" e o PR o de "Primeiro-Ministro" e os outros gordos também têm o título de "Ministro"...

      Lembra-te que cada dia deve ser vivido como se fosse o último, ok, mas a vida não começa todos os dias.

      Lembra-te que se não estiveres a morrer, vais ao Hospital e tratas o médico/a como se fosse um operário, mas quando te f*des, vais logo atrás do "Sr. Dr.", "Sr. Eng.º", "Sr. Presidente", "Sua Alteza Real", ou quando vires que "eles" te podem favorecer, também vais ao "Sr. Agente", "Meretíssimo Sr. Juiz"... etc. etc...
      Editado pela última vez por Vibri; 01 December 2007, 23:45.

      Comentário


        monarquia = desigualdade entre os homens, à nascença.

        espetem com a desigualdade de direitos num sítio que eu cá sei.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          monarquia = desigualdade entre os homens, à nascença.

          espetem com a desigualdade de direitos num sítio que eu cá sei.
          Bah, se os teus pais forem mais ricos/mais educados/etc.... enfim... melhores, já tens logo mais vantagens...

          Mas... mexe o c*! Já que estás numa democracia, também podes ter um filho, ou tu mesmo que comece logo a andar de Ferrari...
          Editado pela última vez por Vibri; 02 December 2007, 21:17.

          Comentário


            posso sempre matar o duarte e reclamar o trono :P afinal de contas foi assim que os antepassados dele conseguiram ser reis.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              posso sempre matar o duarte e reclamar o trono :P afinal de contas foi assim que os antepassados dele conseguiram ser reis.
              Foi??? Aonde? Que eu saiba, para se ser rei, tem de se ter a autorização do Papa. Ou pensas que é só enfiar uma coroa na cabeça?

              Mas sim, é verdade, se apanhares um país sem protecção nenhuma (i.e. amigos), tipo UN, CE, etc. e com um exército inferior ao teu, consegues capturá-lo e ficas com ele...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                posso sempre matar o duarte e reclamar o trono :P afinal de contas foi assim que os antepassados dele conseguiram ser reis.
                Foi??? Aonde? Que eu saiba, para se ser rei, tem de se ter a autorização do Papa. Ou pensas que é só enfiar uma coroa na cabeça?

                Mas sim, é verdade, se apanhares um país ou um território sem protecção nenhuma (i.e. amigos), tipo UN, CE, etc. e com um exército inferior ao teu, consegues capturá-lo e ficas com ele... Agora, não o vais conseguir fazer sozinho... é claro...

                Sempre é mais digno que roubar a casa ao rei...

                Comentário


                  Alguém me pode mostrar por favor, onde se encontra escrito que ainda há herdeiros ao "trono" Português,

                  E onde se encontra o despacho/lei/decreto que configura ainda os títulos "honoríficos" de "Dom" "Duque" "Conde" e "Alteza real"?

                  Que seja do meu conhecimento, não existem esse títulos em Portugal ( tirando talvez o "DOM" no clero), e como tal não vejo como alguem se pode apropriar de titulos desses...


                  Quanto á monarquia, nada me faz mudar de ideia:

                  O poder não pode ser hereditário.
                  TODA a população tem igualdade de direitos e deveres.
                  Num pais mandam os seus cidadãos, e entre eles se ELEGEM os seus representastes democraticamente.
                  A sociedade deve basear-se numa meritocracia.
                  Ninguem pode verdadeiramente ser criado para governante, sem ter vivenciado todo o percurso de vida com as dificuldades que ela acarreta.
                  Não se pode de modo algum prestar vassalagem, ser súbdito ou LEGALMENTE ser um inferior a um igual..
                  OS monarcas não são diferentes em NADA a qualquer ser humano da sociedade, a não ser em previlegios hereditarios e decretados sem fundamento algum.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                    Alguém me pode mostrar por favor, onde se encontra escrito que ainda há herdeiros ao "trono" Português,

                    E onde se encontra o despacho/lei/decreto que configura ainda os títulos "honoríficos" de "Dom" "Duque" "Conde" e "Alteza real"?

                    Que seja do meu conhecimento, não existem esse títulos em Portugal ( tirando talvez o "DOM" no clero), e como tal não vejo como alguem se pode apropriar de titulos desses...


                    Quanto á monarquia, nada me faz mudar de ideia:

                    O poder não pode ser hereditário.
                    TODA a população tem igualdade de direitos e deveres.
                    Num pais mandam os seus cidadãos, e entre eles se ELEGEM os seus representastes democraticamente.
                    A sociedade deve basear-se numa meritocracia.
                    Ninguem pode verdadeiramente ser criado para governante, sem ter vivenciado todo o percurso de vida com as dificuldades que ela acarreta.
                    Não se pode de modo algum prestar vassalagem, ser súbdito ou LEGALMENTE ser um inferior a um igual..
                    OS monarcas não são diferentes em NADA a qualquer ser humano da sociedade, a não ser em previlegios hereditarios e decretados sem fundamento algum.
                    Nas monarquias actuais, de primeiro mundo, os monarcas são cidadãos normais... Têm o "trabalho" é de manter um olho no governo, e outro olho nas relações diplomáticas e assim... basicamente, zelam por tudo um pouco... desde a imagem a puxar as orelhas (ou pior) aos gordos do parlamento...

                    Não são meia duzia de snobs com a mania que sabem que convenceram o Zé Povinho...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                      Nas monarquias actuais, de primeiro mundo, os monarcas são cidadãos normais... Têm o "trabalho" é de manter um olho no governo, e outro olho nas relações diplomáticas e assim... basicamente, zelam por tudo um pouco... desde a imagem a puxar as orelhas (ou pior) aos gordos do parlamento...

                      Não são meia duzia de snobs com a mania que sabem que convenceram o Zé Povinho...


                      patético.

                      Comentário


                        UK, Dinamarca, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda...

                        Patético?

                        A discussão monarquia constitucional vs república é que é patética, de ambos os lados.

                        Como ser-se uma coisa ou ser-se outra, tivesse alguma influência no desenvolvimento de um país como uns querem fazer parecer.

                        Por muito que custe aos republicanos fervorosos existem países que necessitam -por exclusiva necessidade de coesão- de um sistema monárquico. Exemplos paradigmáticos: UK, Bélgica e Espanha.

                        Por outro lado, os países do Norte da Europa -como cedo passaram a democracias, como cedo os reis delegaram todo o poder executivo e legislativo, como cedo constituiram parlamentos e governos democraticamente eleitos- não sentiram a necessidade de mudar para a república.

                        Porque existe este padrão comum para todas as actuais monarquias europeias (à excepção de Espanha): a adaptabilidade e o não-absolutismo.

                        Todas as monarquias absolutistas socumbiram. França é o caso, por sua vez, paradigmático.

                        Por outro lado -e digo isto para os monárquicos fervorosos- países com repúblicas dificilmente retornam a monarquias.

                        Mais, um país como Portugal, não se enquadra na necessidade de agregação dada pela existência de um Rei.

                        Mais, o Duarte de Trás-os-Montes tem o azar de não ser um homem bem-parecido e o azar de não ter casado com uma mulher lindíssima.

                        Mais, os filhos têm um ar um pouco pó atrasadito logo não serão o objecto de desejo sexual das multidões de jovens raparigas.

                        Logo, pouco interesse para as capas das revistas rosa.

                        Logo, não estão reunidas as condições mínimas para ser sustentável o desejo -por parta da população- de regresso da monarquia.

                        Por isso, deixem-se dessas conversas dos sexos dos anjos. A discussão então da igualdade de berço é tão patética, tão inocuamente inconsequente, que até faz impressão
                        Editado pela última vez por Andre; 05 December 2007, 10:20.

                        Comentário


                          sexo dos anjos?

                          só defende a monarquia quem é discriminador, xenófobo, quase racista... é a única maneira de aceitar que há umas pessoas "melhores do que nós", e que as pessoas "normais" nunca poderão aceder à posição ocupada por eles.
                          isto, claro, se não quiseres assassinar a família real em questão, como se fazia nos bons velhos tempos, e reclamar a coroa para ti.

                          Comentário


                            Capelo, eu gosto de ser pragmático.

                            Se há 1 século atrás fazia sentido discutir república vs monarquia, hoje deixou de fazer.

                            Actualmente não passa de um puro fait-divers.

                            As monarquias modernas nada têm a ver com as que fizeram surgir o desejo de república.

                            Imensos países -muitos deles dos mais desenvolvidos- continuam a ser monarquias.

                            Mais, curiosamente, são os países mais "igualitários", com enorme equidade social.

                            No UK a rainha lê o discurso de tomada de posse do PM, o seu maior acto político é este. Ser um berloque protocular. Até já paga impostos.

                            Por isso, volto a dizer, é uma não-questão.

                            Tal como esse desejo decrépito de Portugal voltar a ser monarquia.

                            A história é como é.

                            As coisas foram como foram e a monarquia acabou porque as circunstâncias assim o determinaram.

                            Estar a discutir e a querer reformular o que aconteceu é pura perca de tempo.

                            Tal como ser-se anti-monarquias porque sim e porque sou um tipo muito igualitário e porque acho que devemos ser são iguais.

                            Inócuo, volto a dizer. Romântico, bonitinho mas irrelevante.
                            Editado pela última vez por Andre; 05 December 2007, 10:41.

                            Comentário


                              não é uma não-questão.
                              se defendemos a igualdade entre os homens, não podemos ser a favor da monarquia. é uma questão de princípios.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                só defende a monarquia quem é discriminador, xenófobo, quase racista... é a única maneira de aceitar que há umas pessoas "melhores do que nós", e que as pessoas "normais" nunca poderão aceder à posição ocupada por eles.
                                isto, claro, se não quiseres assassinar a família real em questão, como se fazia nos bons velhos tempos, e reclamar a coroa para ti.
                                Tu és um exagerado que nem te conto

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post


                                  patético.
                                  Obrigado, mas patético são os cartazes políticos, canetas, aventais, auto-colantes, etc. dos partidos políticos.

                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                  sexo dos anjos?

                                  só defende a monarquia quem é discriminador, xenófobo, quase racista... é a única maneira de aceitar que há umas pessoas "melhores do que nós", e que as pessoas "normais" nunca poderão aceder à posição ocupada por eles.
                                  isto, claro, se não quiseres assassinar a família real em questão, como se fazia nos bons velhos tempos, e reclamar a coroa para ti.
                                  Ya, ya, ya, isso demonstra logo que nunca tentaste nem nunca pensaste em alcançar um lugar de topo, seja no que for...

                                  Comentário


                                    Faz hoje dez dias que o Senhor D. Duarte perfez 63 anos de idade. Por isso, embora com dez dias de atraso, mas ainda no mesmo mês e com sinceros votos, aqui ficam os meus parabéns.

                                    Que conte muitos, SAR D. Duarte.

                                    Comentário


                                      Parabéns!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                        Faz hoje dez dias que o Senhor D. Duarte perfez 63 anos de idade. Por isso, embora com dez dias de atraso, mas ainda no mesmo mês e com sinceros votos, aqui ficam os meus parabéns.

                                        Que conte muitos, SAR D. Duarte.
                                        O cidadão em causa e visto que representa digamos uma facção de concepção de matriz de funcionamento do Estado diferente da que está em vigor, e já por diversas vezes aqui focado este assunto Pé Leve da real participação e voz activa e projectos e soluções inovadores para o país da dita facção dizer ou comentar a actual situação do país e talvez um pouco mais...

                                        Seria uma maneira de participar e observar a dinâmica da dita facção e um contributo positivo para o resto dos cidadãos da República Portuguesa!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                          Que conte muitos, SAR D. Duarte.
                                          Ao putativo pretendente já dás os parabéns.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            Ao putativo pretendente já dás os parabéns.
                                            Tens razão, Carlos, as minhas desculpas (ainda não tinha visto).

                                            Votos de muitos parabéns, que faças muitos e eu que veja.

                                            Feliz Aniversário.

                                            Grande abraço.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Ao putativo pretendente já dás os parabéns.
                                              Os parabéns "ainda é naquela"... Agora o título de SAR (Sua Alteza Real)...

                                              Comentário


                                                Uma pergunta que faço a quem souber...

                                                Esse Duarte ou D.Duarte como alguns chamam, faz o quê na vida? vive com que dinheiro? ou melhor ganha dinheiro a fazer o quê?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                  Tens razão, Carlos, as minhas desculpas (ainda não tinha visto).

                                                  Votos de muitos parabéns, que faças muitos e eu que veja.

                                                  Feliz Aniversário.

                                                  Grande abraço.
                                                  Obrigado.


                                                  Podes ter a certeza que me vais ver..

                                                  Um abraço.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Uma pergunta que faço a quem souber...

                                                    Esse Duarte ou D.Duarte como alguns chamam, faz o quê na vida? vive com que dinheiro? ou melhor ganha dinheiro a fazer o quê?
                                                    Tem bastantes propriedades da família.

                                                    E escreve livros infantis.

                                                    Comentário


                                                      Embora um dia depois, aqui ficam publicamente os meus votos de um Feliz Aniversário a S.A.R. o senhor D. Duarte, pelo seu 64º Aniversário.

                                                      Que conte muitos e que um dia seja, como muitos esperam, Rei de Portugal.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                        Embora um dia depois, aqui ficam publicamente os meus votos de um Feliz Aniversário a S.A.R. o senhor D. Duarte, pelo seu 64º Aniversário.

                                                        Que conte muitos e que um dia seja, como muitos esperam, Rei de Portugal.
                                                        Que Deus nos livre.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                          Que Deus nos livre.
                                                          É uma livre escolha, uma livre opinião!

                                                          A propósito, estás quase também a fazer anos, no mês do Rei...

                                                          Comentário


                                                            Por um lado da família já tenho Monarquia que chegue e sobre.

                                                            Deixa-me usufruir da República, pelo outro.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                              Embora um dia depois, aqui ficam publicamente os meus votos de um Feliz Aniversário a S.A.R. o senhor D. Duarte, pelo seu 64º Aniversário.

                                                              Que conte muitos e que um dia seja, como muitos esperam, Rei de Portugal.

                                                              Cruzes credo, vai pregar para bem longe... não sabia que nos desejavas tão mal....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X