Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ter ou não ter filhos...(Debate)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Quem quiser mesmo ter um filho tem-no, mesmo sem as tais condições que todos falam. Ainda não há muitos anos os filhos eram bem criados e não era preciso assim tanto dinheiro. É preciso dinheiro para uma boa alimentação, cuidados de saúde e no futuro para proporcionar boas condições de estudo. Agora roupas caras, brinquedos para meter para um canto, férias, não precisam.. É preciso é os pais fazerem sacrifícios. Aí é que está o problema maior. Eu pessoalmente quero ter filhos, mas também nada a correr, primeiro organizar a vida!
    Aqui estou plenamente de acordo...

    ... mas aqui não consigo ser tão optimista, porque
    a ideia que tenho é que...

    ... hoje em dia será sobretudo na educação (infantário, material escolar) que o orçamento das famílias é mais posto em causa.

    Aqui em casa já há meses (mais de um ano?) que falamos sobre o assunto:
    que não queremos pô-los no mundo sem segurança financeira
    que se estamos à espera da segurança financeira podemos nunca os ter
    e que se calhar não temos muita escolha...

    Comentário


      #32
      Salvo qualquer percalço, já tenho a conta que pretendia: 2.

      O "contrato" de casamento incluia essa "clausula" em condições normais.
      Caso não tivesse sido possivel haveria duas hipóteses:
      - Não ter;
      - Adoptar.

      O "contrato" de casamento também incluia essas "clausulas" ....

      Quanto à parte económica ... estamos cá para fazer o melhor.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Der Teufel Ver Post
        como as coisas estão quem disser isso tem a PJ à perna

        ontopic: tambem quero ter filhos, se houver alguma menina, com mais de 16 anos que saiba fazer a ponte: PM

        Comentário


          #34
          Fala-se muito na questão financeira. E é importante, sem dúvida.

          Mas, para mim, o que mais pesa nessa decisão é a disponibilidade que os filhos precisam. Ter um filho implica passar a viver em função dele, pelo menos uns 20-25 anos. Implica ter sempre uma grande disponibilidade para os mesmos.

          Eu sei, é uma visão egoísta...

          Ainda não pensei bem no assunto, mas se tiver vontade de ter filhos, a vontade surgirá naturalmente. A questão financeira será relevada para 2º plano visto que não é a mais importante...

          Comentário


            #35
            Não contornava. Dizia "já somos 2!" mas continuava a praticar...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
              Não contornava. Dizia "já somos 2!" mas continuava a praticar...

              Comentário


                #37
                Atenção á questão das condições. A história do tudo se cria era no "tempo da outra senhora". Se assim não fosse as taxas de natalidade não estavam em queda.
                Na minha opinião é necessário estabilidade financeira, familiar/emocional e sobretudo profissional. Estas etapas não são faceis de conciliar, implicam variáveis e podem ter antecendentes.

                Uma má opção num curso escolhido, um emprego que envolva precaridade, a impossibilidade de colaboração por parte de familiares, etc, etc, podem fazer atrasar uma criança. E depois? Colocamo-la no mundo á mesma, correndo o risco de não conseguir proporcionar-lhe uma vida estável?

                Há casos e casos, e não me parece prudente o "manda vir".

                Comentário


                  #38
                  Boas,

                  Quando casei pensei que um filho era suficiente e foi durante 8 anos.
                  Depois de muita insistência da minha mulher e da minha filha optamos por ter outro, mas vieram 2.
                  Mudança radical de vida: tive que mudar de casa passando de um andar com 3 ass. para uma moradia em duplex, troca de carro pois o que tinha não deixava encaixar 3 cadeirinhas atrás.
                  A partir dessa data não mais conseguimos recuperar dos investimentos feitos contando com despesas bastante elevadas tais como a contratação duma pessoa para ficar com eles em casa, pois era mais barato que colocá-los num infantário. As despesas com alimentação, roupa, água, energia, gás, educação, duplicaram.

                  Como uma especie de políticos da n/ praça apregoam para aumentar a taxa de natalidade, desconheço que exista algum incentivo para isso, pois continuo a pagar bastante de IRS, as despesas a abater parece que contam cada vez menos.

                  Conclusão: cada vez mais e para invertirmos na família, deveremos pensar se
                  temos condições financeiras, emprego estável e "alguma" avó disponível pois com o Estado não podemos contar.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                    Boas,

                    Quando casei pensei que um filho era suficiente e foi durante 8 anos.
                    Depois de muita insistência da minha mulher e da minha filha optamos por ter outro, mas vieram 2.
                    Mudança radical de vida: tive que mudar de casa passando de um andar com 3 ass. para uma moradia em duplex, troca de carro pois o que tinha não deixava encaixar 3 cadeirinhas atrás.
                    A partir dessa data não mais conseguimos recuperar dos investimentos feitos contando com despesas bastante elevadas tais como a contratação duma pessoa para ficar com eles em casa, pois era mais barato que colocá-los num infantário. As despesas com alimentação, roupa, água, energia, gás, educação, duplicaram.

                    Como uma especie de políticos da n/ praça apregoam para aumentar a taxa de natalidade, desconheço que exista algum incentivo para isso, pois continuo a pagar bastante de IRS, as despesas a abater parece que contam cada vez menos.

                    Conclusão: cada vez mais e para invertirmos na família, deveremos pensar se
                    temos condições financeiras, emprego estável e "alguma" avó disponível pois com o Estado não podemos contar.
                    Valeu a pena ?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      Valeu a pena ?

                      Essa é que é essa...

                      .. Chegas ao fim do dia e quando pensas no que fizeste, valeu ou melhor vale a pena todos os sacrifícios que fizeste e fazes concerteza? Voltavas a trás?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por pmcoliveira Ver Post
                        Essa é que é essa...

                        .. Chegas ao fim do dia e quando pensas no que fizeste, valeu ou melhor vale a pena todos os sacrifícios que fizeste e fazes concerteza? Voltavas a trás?


                        Vale sempre a pena...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post


                          Vale sempre a pena...
                          Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, já lá dizia o poeta.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                            Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, já lá dizia o poeta.
                            lol quando li a post do omega tambem pensei na mesma expressao
                            ah!...eu n quero ter filhos...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                              Eu não quero ter filhos. Não me sinto com condições nem com paciência para tal. Vejo pessoas à nossa volta, emocionando-se e emocionando os que os rodeiam com os rebentos, mas a mim não me toca nada. Acho giro sim, no colo dos pais.

                              Tambem (ainda?) penso assim.

                              Não tenho qualquer paciencia para miudos, basta-me ir ao Jumbo e ver os miudos aos berros, a fazer birra...

                              Como dizes: Filhos são giros, mas ao colo dos outros!

                              Provavelmente daqui a uns anos mudo de opnião, pelo menos do que vejo à miha volta toda a gente quer filhos..

                              Comentário


                                #45
                                Só na primeira página do tópico temos 3 banidos...


                                O que é que aconteceu ao autor do tópico?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Tambem (ainda?) penso assim.

                                  Não tenho qualquer paciencia para miudos, basta-me ir ao Jumbo e ver os miudos aos berros, a fazer birra...

                                  Como dizes: Filhos são giros, mas ao colo dos outros!

                                  Provavelmente daqui a uns anos mudo de opnião, pelo menos do que vejo à miha volta toda a gente quer filhos..
                                  Hás-de crescer deixa lá! Toda a gente cresce

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Blue2004eyes Ver Post
                                    Supondo que a vossa namorada ou mulher diz para ti, que não quer ter filhos tão cedo porque é uma despesa grande (atendendo a uma reportagem que deu na tv). Segundo essa reportagem,diziam 200mil cts..até á idade adulta.

                                    Que reacção teriam?

                                    Sabendo que tem vários custos associados ao ter um filho, quanto mais ter que dois...que ideia tem?

                                    Que ideias teriam para contornar a situação?
                                    200.000cts até à idade adulta? Espera lá!

                                    É cada um! E acreditas nisso? Desde quando é que se gasta 10.000cts/ano com um filho?
                                    Se assim fosse quase ninguém neste país teria filhos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                                      Também dizem: "Um homem sem cornos é como um jardim sem flores"


                                      Que se lixe, planto relva!
                                      Depois alguém vem dizer, que é mais correcto ao contrário que um homem sem flores é como um jardim sem cornos. OMG

                                      IN TOPIC: No presente tenho apenas 19 anos e ainda estou longe, pelo menos espero eu, de ter filhotes. Contudo tenho uma visão sobre este tema que é resultado da observação constantes dos meus pais. Acho que ter filhos é a melhor coisa do mundo. Não existem filhos ideais na medida em que tanto vão dar dores de cabeça como podem por os proprios pais a saltar de alegria. Ainda assim tenho perfeita consciência que ter um/dois/... filhos sai caro...muito caro. Um dia quandoi tiver filhos (gostava de ter três) irei fazer tudo por tudo para que nunca lhes falte uma familia, educação, lar e estudos nem que para isso trabalhe noite e dia até cair para o lado. Sinto e vejo que os meus pais o fazem por mim e pelo meu irmão e isso dá-me muita força...muita mesmo... não sou rico nem sou pobre... simplesmente nunca me faltou aquilo que é mais essencial.

                                      CUMPS,MIKE

                                      Comentário


                                        #49
                                        daqui a 40 anos, quando formos todos velhotes é que vamos dar graças por termos tido filhos e por termos alguem que nos faça companhia e nos ajude nos problemas da nossa velhiçe.

                                        muitas pessoas trocam uma vida de sacrificios para criar os filhos, por uma vida com maior disponibilidade financeira, mas depois quando chegam a velhos e passar os fds sozinhos os natais com a casa vazia e ninguem que os ajude nem que seja a leva-los ao médico.

                                        prefiro seguir o caminho dos meus avós e dos meus pais, claro que foi dificel, lembro-me de só comer chocolates quando vinham os emigrantes, de só beber sumos em dias de festivos, de fazer palmilhas com pacotes do leite para tapar os buracos dos sapatos, mas pelo menos tinha os meus irmãos para brincarmos, não tinhamos a playstation (ou o spectrum na altura), mas quem queria ficar em casa, quando lá fora havia tanta gente para brincar, para jogar futebol, para aterrorizar as velhinhas da aldeia, jogar ao pião, ao berlinde, etc, etc.

                                        e agora já adulto (30 anos) os fim de semana são sempre dias de festa em casa dos meus pais.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não tenho filhos nem sei se os vou ter.

                                          Por vezes falo sobre isso com o meu marido mas acho que nenhum de nós está ainda preparado para abdicar da vida que temos em prol de uma criança.

                                          Nunca senti também aquele instinto maternal que muitas mulheres afirmam sentir.

                                          Não gosto de tomar conta de crianças, não suporto ouvi-las gritar e fazer birras, não tenho paciência para elas.

                                          Gostamos da nossa independência, de fazermos o que queremos, quando queremos. Podem considerar uma visão egoísta à vontade, mas não acho que estou a ser egoísta quando penso em mim e no meu marido e no nosso bem estar e felicidade. E por enquanto essa felicidade não passa por filhos.

                                          Apenas acho curiosa a forma como quem tem filhos fala das pessoas que não os têm. É assim tão complicado aceitar que haja quem pense de outra forma? para alguém se sentir feliz e realizado é obrigatório ter filhos? Se assim é pobres dos que optaram por não os ter e que vivem diariamente sob falsas aparências...
                                          Editado pela última vez por MrsX; 12 February 2008, 09:04.

                                          Comentário


                                            #51


                                            Esta é a Irene,

                                            já está mais velhina, nesta foto só tinha 6 meses, agora já leva 7.. (é uma diferença abismal).

                                            Dinheiro não há de ser problema, nem que tenha de ir roubar,, nunca irá faltar nada á cachopa.,, sejam eles os 200.000 contos em 30 anos.

                                            abdicar.... do qué ??! os anos vão passando,, as nossas "prioridades" também... não prevejo deixar de fazer seja o que for por causa da miuda,, os horizontes é que ficaram ainda mais alargados com a vinda da menina. (mais coisas pra fazer/aprender )

                                            se querem ser pais ou não,, o tempo encarrega-se de resolver o assunto.
                                            Editado pela última vez por ApenasEu; 12 February 2008, 08:52.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O número de filhos que uma pessoa tem é cada vez mais uma opção económica.
                                              Não digo o 1º ou o 2º, mas a partir dai existem estudos económios que o comprovam. As pessoas estão dispostas a fazer algum sacrifício para ter filhos, mas procuram que prejudique ao mínimo o seu padrão de vida, ao que acresce que quando se tem filhos procura-se proporcionar o melhor possível para eles (como os nossos pais fizeram connosco). Eu tenho dois rapazes, e não tenho mais porque isso ia degradar demais a minha qualidade de vida, e além disso ia mesmo prejudicar a qualidade de educação que consigo proporcionar aos outros dois.

                                              Outra coisa nos filhos é que são um factor aglutinador de um casal, o que quero dizer é que se não tiverem filhos zangam-se e vai cada um para o seu lado, se tiverem filhos pensam duas vezes e fazem mais concessões a pensar nos filhos.

                                              O que é certo é que não há nada que page uma pessoa chegar a casa e os miudos virem a correr ter connosco.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                Outra coisa nos filhos é que são um factor aglutinador de um casal, o que quero dizer é que se não tiverem filhos zangam-se e vai cada um para o seu lado, se tiverem filhos pensam duas vezes e fazem mais concessões a pensar nos filhos.
                                                Como eu não sou apologista de separações à primeira chatice acho que mesmo sem filhos há concessões para que a relação resulte. Não concordo minimamente com a ideia de se manter uma relação moribunda por causa dos filhos. Estes acabam por sofrer tanto ou mais do que havendo uma separação.

                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                O que é certo é que não há nada que page uma pessoa chegar a casa e os miudos virem a correr ter connosco.
                                                Os meus gatos também me fazem isso! (kidding!!)

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                  200.000cts até à idade adulta? Espera lá!

                                                  É cada um! E acreditas nisso? Desde quando é que se gasta 10.000cts/ano com um filho?
                                                  Se assim fosse quase ninguém neste país teria filhos.
                                                  Pegando nos 650€/mês do ZeroRPM e multiplicando por 12... não chega a 10000 EUROS por ano!

                                                  Também vi uma reportagem que falava nos montantes a que o Blue2004eyes se referia, mas... era a realidade americana! Que diabo, não é novidade para ninguém que se o tuga é consumista, o americano é esbanjador.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu acho que acima de tudo as pessoas devem ter filhos porque querem.

                                                    No entanto numa decisão destas há que ter em conta varios factores, que poderão dar ou tirar qualidade de vida ao filho e aos prórprios pais.
                                                    Se as pessoas acham que não poderão dar uma vida decente ao filho e que eles prórpios perderão muita qualidade de vida, nesse caso acho que devem ponderar muito bem!

                                                    Eu pessoalmente não me vejo a abdicar de tudo para ter um filho, não sinto esse apelo, mas tenho só 25 anos!!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                      Pegando nos 650€/mês do ZeroRPM e multiplicando por 12... não chega a 10000 EUROS por ano!

                                                      Também vi uma reportagem que falava nos montantes a que o Blue2004eyes se referia, mas... era a realidade americana! Que diabo, não é novidade para ninguém que se o tuga é consumista, o americano é esbanjador.
                                                      Ainda á poucos dias apareceu uma reportagem em que falavam nos ditos 650 euros mas era para a classe alta e media alta.
                                                      Para a classe media, e media baixa, rondava os 220.

                                                      Com essas contas dos 10000 euros, entaõ um casal com um filho teria cerca de 25 a 30000 euros de despesas fixas/ano.
                                                      Mais de metade da população não ganha isso, e não é por isso que abdica de ter filhos

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        O Tiago está com 34 semanas mais coisa menos coisa...



                                                        http://img156.imageshack.us/img156/233/tiago1vb4.jpg

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por RuiS Ver Post
                                                          O Tiago está com 34 semanas mais coisa menos coisa...



                                                          http://img156.imageshack.us/img156/233/tiago1vb4.jpg

                                                          Parabéns pelo bebé. Espero que venha com muita saúde. Ainda me lembro destas fotos a 3D do meu menino . Desejo-te muitos e bons momentos com o rebento

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Obrigado M3... !!!

                                                            Agora é mesmo o mais importante... Saúde...!!!

                                                            Para já tá tudo em ordem.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Depois de muita indecisão (da parte da minha esposa), de algumas brigas à mistura e trocas acesas de opinião que levaram muito tempo, chegámos a um acordo (aqui tem que haver muito diálogo) e ela agora anda a tentar engravidar (prometo que quando acontecer dou a notícia), mas ambos temos a consciência que quando acontecer (Deus queira que aconteça) não vai ser fácil nem simples! A vida muda por completo e nem sempre para melhor!

                                                              Sei que chegam as noites mal-dormidas, as idas ao pediatra, as muito comuns depressões pós-parto, os custos, os riscos, mas também terá muitas outras compensações (tenho muitos sobrinhos e uma ideia da coisa). Já agora, não pensem que os filhos, na maioria dos casos, querem saber dos pais na velhice! Estão-se marimbando para isso! ALém disso, à medidas que vão crescendo surgem outras preocupações também ao nível da segurança, as perspectivas de futuro...

                                                              Relativamente a custos, há muitas variáveis, incluindo onde se reside e a existência ou não de avós, etc. Vou dar o exemplo de uma colega que tenho aqui no serviço (isto em lx):

                                                              Paga cerca de 400€ mensais num infantário (foi o menos caro que encontrou com horário alargado e no Estatal não conseguiu vaga). Depois a criança tem que comer, ser vestida... Segundo ela cerca de 600€ é o valor normal, desde que não haja nada de grave.

                                                              Têm ainda um filho pequenino (menos de um ano) que está no mesmo infantário que o mano e os custos globais são um pouco inferiores até porque usa roupa do mano (sorte serem os dois do mesmo sexo). Cerca de 550€.

                                                              Infelizmente, não há pais nem sogros para ajudar e nem mesmo irmãos. Para piorar as coisa, ela teve uma depressão pós-parto (está mais ou menos recuperada agora) e isso complicou a vida profissional dela...

                                                              Adiante! Deve ser uma opção ponderada e negociada pelas duas partes e em caso de extremismos de um lado ou de outro talvez a solução seja ir cada um à sua vida!

                                                              Para acabar:
                                                              "Quem tem filhos, tem cadilhos!
                                                              Quem não tem filhos... cadilhos tem!"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X