Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diario de bordo da função publica. UPDATE 1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
    não esquecer é que provavelmente algo similar se passa/passou

    tu chegaste e disseste : quero 5 maquinas patati patata e elas já estão aí

    as pessoas que agora lideras, provavelmente, teriam dificuldades para comprar um HDD (passe o exagero) e levariam um chuto no cu se dissessem necessitar das tais 5 maquinas patati patata, que não, que contenção de custos, que as existentes teriam de servir,

    é assim ou não?

    MCunha
    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    não.
    o problema é mais grave!

    o problema é que eles não tinham nenhum plano de acçãos, e portanto compram a la carte.

    é inacreditavel a quantiodade de dinheiro gasto sem qualquer sentido.

    por exemplo, comprar-se um software para fazer qualquer coisa , então compra-se mais um pc para fazer de servidor para essa peça de software.

    resumindo tenho N pcs a fazer N coisas de forma ineficiente.

    tenho 7 MAuinas (PCs ) com varias versãoes de varios motores de bases de dados, evidentemente nenhum deles é eficiente.

    essas 7 vao ser reduzidas a 3 1 com Oracle 10, putro com ql server e outro com mysql5.
    Todos da gama DL 580 de 4 vias de 4 cores.
    estas 3 maquinas custam o triplo é um facto , mas resolvem de facto o problema nos proximos 5 anos.
    percebes .

    agora senão existir dinheiro para as 3 comprasse so uma e resolve-se ( de facto e definitivamente) essa parte do problema.

    percebes.
    Concordo e concordo, infelizmente!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
      microsoft ?????


      então não.
      o contrato coma microsoft foi o primeiro a rever.
      no proximo ano passa de 30 mil para 9500



      so ai pago o minha avença e ainda sobra
      Por acaso (e um bocadinho off-topic e em linux-zealot mode on), não consigo perceber porque é que o estado gasta uma pipa de massa em licenças de software quando grande parte das funções pode ser desempenhada por software open-source. Os valores apresentados pelo pmct são bem exemplificativos... Na maioria dos casos até admito que seja por desconhecimento... Alguém que diga aos eng. informáticos da FP que a maioria das distros de Linux também trás o solitário e minas...

      Por exemplo, recentemente ofereci (sim, ofereci) ao meu hospital um computador um pouco antigo mas ainda bem funcional que estava aqui a ocupar espaço e já não era usado. É claro que foi com Linux pré-instalado, não convém muito haver nas empresas do estado software pirateado... Para o uso que aquilo deve ter - fazer relatórios, folhas de cálculo, imprimir e acesso à net, é perfeito e também ninguém enche aquilo de spyware e adware, como acontece com a maioria dos pc's em repartições públicas com acesso à net... Ainda estou para ver a cara do eng-informático-que-nunca-se-sabe-bem-aonde-está-nem-a-que-horas chega vai fazer quando for lá configurar o acesso à intranet do hospital...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
        Concordo.
        todos sabemos que a marioria dos concursos públicos se ganham na secretaria.

        Nas empresas privadas todos têm consciência se ganham ou perdem, antes das propostas serem abertas.

        vai-me desculpar mas discordo completamente: existem processos que requerem aquisições pela central de compras aos quais é impossível aplicar lobbys ou manusear informação....a menos que se seja o 1º Ministro! e mesmo "ele" seria apanhado numa auditoria, ou um fornecedor colocaria esta ou aquela entidade em tribunal.
        É claro que existem propostas, que não sendo desencorajadas, por vezes são dadas informações mais explicítas que melhor eduquem o fornecedor (sendo o objectivo poupar ao estado e ao privado tempo e dinheiro precioso), mas vemos-nos outra vez no capítulo da incoerência da oferta.
        Também se dá o facto de alguns fornecedores trabalharem pelo excesso, ou com produtos cujas especificações de entrega sejam assaz específicas: por exemplo produtos cujo financiamento provenha de rúbricas extra-orçamento de cariz comunitário (só um exemplo entre muitos). Estas situações tendem a criar um desânimo nos concorrentes....mas a máquina do estado é complicadíssima e morosa.
        Continuo a afirmar que a Central de compras funciona bem: se realmente poupa €, já é outra conversa....

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Presente!
          e entao em que é que detracta?

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por gro Ver Post
            vai-me desculpar mas discordo completamente: existem processos que requerem aquisições pela central de compras aos quais é impossível aplicar lobbys ou manusear informação....a menos que se seja o 1º Ministro! e mesmo "ele" seria apanhado numa auditoria, ou um fornecedor colocaria esta ou aquela entidade em tribunal.
            É claro que existem propostas, que não sendo desencorajadas, por vezes são dadas informações mais explicítas que melhor eduquem o fornecedor (sendo o objectivo poupar ao estado e ao privado tempo e dinheiro precioso), mas vemos-nos outra vez no capítulo da incoerência da oferta.
            Também se dá o facto de alguns fornecedores trabalharem pelo excesso, ou com produtos cujas especificações de entrega sejam assaz específicas: por exemplo produtos cujo financiamento provenha de rúbricas extra-orçamento de cariz comunitário (só um exemplo entre muitos). Estas situações tendem a criar um desânimo nos concorrentes....mas a máquina do estado é complicadíssima e morosa.
            Continuo a afirmar que a Central de compras funciona bem: se realmente poupa €, já é outra conversa....
            OT: proponho o tratamento por tu.

            Quando digo que as empresas sabem à partida com o que contar, não estou a dizer que os concursos sejam viciados pela entidade que os promove.

            Hoje trabalho no sector privado, c/ empresas privadas, e tenho uma percepção que não tinha quando desempenhei funções no sector público.

            As empresas não se podem dar ao luxo de andar a perder tempo e recursos em concursos públicos cegos, onde o risco de "bater na trave" é elevado.
            Assim - nas empresas rentáveis e com bom crescimento - as candidaturas são medidas à partida, tendo em conta vários instrumentos de controlo.

            Por vezes, esse controlo passa mesmo pela cartelização, com distribuição dos concursos por empresas concorrentes, que dessa forma organizam uma tabela de preços para distribuir a sua procura.
            Na construção civil este esquema é recorrente e só tem um factor dissuador: a crise, que revitaliza a concorrência - basta um aflito para arrasar o cartel.
            Nas médias empresas, a necessidade trouxe a concorrência, mas nas grandes todos sabemos que há comunicação.

            Curiosamente, trabalho hoje com uma empresa que era fornecedora da instituição pública onde estive e desta forma acedi "ao outro lado". E já me ri a bom rir com o que escrevi nessa altura.
            E as coisas são muito mais simples do que podemos supor.

            Um anónimo funcionário administrativo pode ser um aliado mais forte que o Primeiro-Ministro.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
              OT: proponho o tratamento por tu.

              As empresas não se podem dar ao luxo de andar a perder tempo e recursos em concursos públicos cegos, onde o risco de "bater na trave" é elevado.
              Assim - nas empresas rentáveis e com bom crescimento - as candidaturas são medidas à partida, tendo em conta vários instrumentos de controlo.

              Por vezes, esse controlo passa mesmo pela cartelização, com distribuição dos concursos por empresas concorrentes, que dessa forma organizam uma tabela de preços para distribuir a sua procura.
              só tem um factor dissuador: a crise, que revitaliza a concorrência - basta um aflito para arrasar o cartel.
              Nas médias empresas, a necessidade trouxe a concorrência, mas nas grandes todos sabemos que há comunicação.

              Um anónimo funcionário administrativo pode ser um aliado mais forte que o Primeiro-Ministro.
              Concordo com o tratamento

              explica-me essa cartelização: a empresa de grandes proporções gere com os seus concorrentes os trabalhos que aceita e os que não?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por gro Ver Post
                Concordo com o tratamento

                explica-me essa cartelização: a empresa de grandes proporções gere com os seus concorrentes os trabalhos que aceita e os que não?
                Sim. Algumas vezes mete subcontratação como forma de compensação e partilha, muito usual na construção civil - a questão dos alvarás é por vezes perniciosa.
                Mas pode assumir outras formas mais sofisticadas, especialmente em sectores com menos concorrência, em que a cartelização é mais fácil.
                É melhor não nos esticarmos...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por gro Ver Post
                  e entao em que é que detracta?
                  Não me parce que o termo "detractor" seja bem aplicado nesta situação!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    Não me parce que o termo "detractor" seja bem aplicado nesta situação!
                    "detractor: maldizente

                    detrair: diminuir ou abater o crédito de"

                    in Dicionário da Língua Portuguesa, 6ª Edição, Porto Editora.

                    foi neste sentido que perguntei quais os user's que detraiam....e o sr acusou-se. Por isso.....a minha pergunta mantém-se válida

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por gro Ver Post
                      "detractor: maldizente

                      detrair: diminuir ou abater o crédito de"

                      in Dicionário da Língua Portuguesa, 6ª Edição, Porto Editora.

                      foi neste sentido que perguntei quais os user's que detraiam....e o sr acusou-se. Por isso.....a minha pergunta mantém-se válida
                      Entendi, no post...:
                      Originalmente Colocado por gro
                      e qual dos excelentíssimos users detractores da central de compras do estado, é que já participou, a nível de decisão - qq parte dele...-, num processo de aquisições?
                      ... o termo "detractores" de forma figurativa, daí ter respondido "presente"! Sei muito bem o significado do termo. Respondi apenas por ter já participado, ao nível da decisão, nesta questão...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                        Entendi, no post...:
                        ... o termo "detractores" de forma figurativa, daí ter respondido "presente"! Sei muito bem o significado do termo. Respondi apenas por ter já participado, ao nível da decisão, nesta questão...

                        ?? então por isso mesmo eu perguntei: o que detracta? o que aponta de errado ao sistema da Central de Compras?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gro Ver Post
                          ?? então por isso mesmo eu perguntei: o que detracta? o que aponta de errado ao sistema da Central de Compras?

                          Comprar sem, demasiadas vezes, saber-se se, de facto, o que se está a comprar vai ter, mesmo, utilidade!...

                          Muitas vezes determinados funcionários, ignorantes, incompetentes, ou simplesmente teimosos (ou talvez tudo junto), dão indicações erradas que custam muito dinheiro ao erário público!

                          Este tipo de funcionários tem o problema de terem sido escolhidos, grande parte das vezes, com base na simpatia e em serviços diversos prestados!...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                            Comprar sem, demasiadas vezes, saber-se se, de facto, o que se está a comprar vai ter, mesmo, utilidade!...

                            Muitas vezes determinados funcionários, ignorantes, incompetentes, ou simplesmente teimosos (ou talvez tudo junto), dão indicações erradas que custam muito dinheiro ao erário público!

                            Este tipo de funcionários tem o problema de terem sido escolhidos, grande parte das vezes, com base na simpatia e em serviços diversos prestados!...


                            Este é o bottom-line dos problemas da administração pública.
                            Mais do que os interesses económicos, é a inadequação dos cadernos de encargos dos concursos públicos e as arbitrariedades permitidas às administrações - com poder de decisão mas sem competência técnica para decidir - que provocam verdadeiros atentados ao erário público.

                            Recordo-me que no dia em que pedi um inventário de um parque de máquinas (de um sector) tive como resposta uma gargalhada do engenheiro responsável.
                            Ripostei com uma insinuação de incompetência - um responsável que não sabe sequer o que está a gerir é incompetente - e acusou o toque: não colaborou mais e assumiu-se frontalmente como entrave.
                            A tarefa seguinte foi cadastrar tudo o que lá estava, mas antes disso ainda houve uma discussão de 2 semanas sobre quem deveria tutelar tal trabalho.

                            Comentário


                              Pois...

                              Mas quem são esses funcionários?

                              São os outros. Ok, já sei.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Pois...

                                Mas quem são esses funcionários?

                                São os outros. Ok, já sei.
                                Nada de novo, sempre do contra...

                                Agora a sério, esses funcionários são os tais "coisos" que entraram como tarefeiros, porque a mãezinha já era funcionária, mas que entrou porque o padre lá da aldeia pediu para ela entrar, ao director da altura...

                                O "menino", o "filhinho", que entra como tarefeiro, assume uma função de recurso, sobe na carreira, ao contrário dos que entraram de forma correcta (concurso público), por simples preenchimento de um impresso para progredir (ou aceder directamente ao curso... enquanto a forma correcta é concurso público exigente), vai progredindo porque tem jeito para lamber traseiros e acanalhar os colegas ...

                                Por sorte, até tem jeito para as electrónicas e acaba por resolver uns problemas em casa do seu director de serviços (pendura uns candeeiros, programa uns televisores...), após o que recebe nota 10 sem nunca ter sido realmente competente nas suas verdadeiras funções... Passa, "muito naturalmente" a "acessor interino", mas concorrer aos diversos concursos para chefia legítima "tá quieto" (não vá chumbar...) e, de canalhice em canalhice, lá vai progredindo, aplaudindo este novo sistema de avaliação, certo de que será sempre o melhor...

                                Ó Carlos, um dia destes a gente fala, com sinceridade, sobre a quantidade de inúteis que têm dado mau nome à função pública, por exemplo aí num almoço a que a gente possa ir!

                                Comentário


                                  Esta semana foi frutifera em novidades.

                                  do pessoal tenho boas e mas novidades.

                                  as boas, dois deles mostraram-se muito esforçados, cumpriram tudo o que tinhamos combinado fazer ate fima da semana esta feito, se fosse na erlog dispensava-os sexta feira, mas como não é paciencia.

                                  Do outro , tive a primeira chatisse, então não é que foi de ferias e teve a veleidade de mudar a password de root em 3 maquinas antes de ir sem dar cavaco a ninguem? que lhe tera dado na cabeça , o que ele não sabe é que na escola onde estuda ja eu sou catedratico, resumindo precisei de resolver um problema , la tive que entrar com cd de boot e rebentar com a password, quando voltar tem duas hipoteses, ou colabora, ou tenha ali uma prateleira na arrecadaçao a espera dele, é que não tou mesmo com pachorra para amuos.

                                  Entretanto descobri que o gerador de emergencia funciona lindamente, mas so aliementa a iluminação!!!! , é escusado dizer que vai ser alterado com caracter de urgencia .


                                  Descobri tambem que esta instituição comprou uma carrada de placas wireless , nada de mal , não fosse serem PCI



                                  porque algue pesou que o projecto e-U era para substituir a rede wired , eu tenho que me rir para não chorar , não bastasse comprar uma carrada de APS caseiras, que não suportam radius, nem 802.1X e vem preparadas para ligar redes cabo tipo tvcabo, ou seja uns monos que não servem pra nada .

                                  Como isto é urgente ( a rede wireless não seria certamente a minha prioridade) tive que recorrer a novas aquisiçoes, que chegaram hoje as state of the art Cisco Aironet


                                  aqui estão elas, este fim de semana deixo esta parte arrumada

                                  mas vai custar com os diparates feitos cerca do dobro do que seria normal

                                  adiante
                                  Editado pela última vez por pmct; 06 June 2007, 12:01.

                                  Comentário


                                    Na Brinca.

                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                    mas vai custar com os diparates feitos cerca do dobro do que seria normal

                                    adiante
                                    Já pareces um empreiteiro civil.
                                    Trabalhos a mais por o projecto estar mal feito.



                                    Agora a sério: O gajo não te avisou que ia de férias????
                                    Não sabia que tu precisavas de aceder????
                                    Não sabia que com isso estava a sabotar????

                                    Quadro de disponíveis começa a ter que ser acenado

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por J.R. Ver Post
                                      Já pareces um empreiteiro civil.
                                      Trabalhos a mais por o projecto estar mal feito.



                                      Agora a sério: O gajo não te avisou que ia de férias????
                                      Não sabia que tu precisavas de aceder????
                                      Não sabia que com isso estava a sabotar????

                                      Quadro de disponíveis começa a ter que ser acenado

                                      não sei não faço ideia.
                                      combinamos um conjunto de passwords conjuntas, e não sei que lhe tera dado na tola.
                                      quando voltar teremos uma conversa sobre oassunto.
                                      quanto ao quadro de disponiveis, quando muito darei essa indicação a adminsitração senão conseguir recuperar a pessoa em causa.
                                      vamos ver no que isto dá.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                        ... senão conseguir recuperar a pessoa em causa.
                                        ....
                                        Exacto.
                                        Até pode ser o que essa pessoa pretende e se assim for não fazes nada dela.
                                        É falar com ela.

                                        Comentário


                                          entretanto dewcobri que andou a instalar ambientes graficos em servidores unix

                                          vai ser muito giro na segunda feira

                                          Comentário


                                            Daqui a nada vês que tens um dos servidores cheio de pornografia! LOLLL

                                            Comentário


                                              Pá pmct, tive que ir confirmar ao título do tópico, porque inicialmente com a tua maravilhosa descrição pensei que estarias em Angola ou no Iraque numa intervenção humanitária e de socorro :D

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                Pá pmct, tive que ir confirmar ao título do tópico, porque inicialmente com a tua maravilhosa descrição pensei que estarias em Angola ou no Iraque numa intervenção humanitária e de socorro :D

                                                lololololo

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                  Pá pmct, tive que ir confirmar ao título do tópico, porque inicialmente com a tua maravilhosa descrição pensei que estarias em Angola ou no Iraque numa intervenção humanitária e de socorro :D
                                                  Tu de vez em quando sais-te umas pérolas destas...

                                                  Realmente tu adoras tudo o que tem a ver com a função pública!...

                                                  Comentário


                                                    Não, eu não adoro a FP.

                                                    Eu sei o que é e como funciona e na base do que funciona a FP.

                                                    Para mal dos meus pecados.

                                                    Ou não.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                      Não, eu não adoro a FP.

                                                      Eu sei o que é e como funciona e na base do que funciona a FP.

                                                      Para mal dos meus pecados.

                                                      Ou não.
                                                      Pois olha que não parece nada, pelas coisas que tens dito dá ideia de que tens vivido numa gruta, ou isso, ou tens estado em coma e agora andas meio confuso com as novidades.

                                                      Não desanimes, daqui a uns meses habituas-te....


                                                      ...ou não.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                        Não, eu não adoro a FP.

                                                        Eu sei o que é e como funciona e na base do que funciona a FP.

                                                        Para mal dos meus pecados.

                                                        Ou não.
                                                        OK, obrigado pela confirmação!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                          OK, obrigado pela confirmação!
                                                          Eu gosto de coisas que funcionem bem

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                            Eu gosto de coisas que funcionem bem
                                                            Olha-me essa modéstia latina.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                              Eu gosto de coisas que funcionem bem
                                                              Então porque é que, se me permites, estás em medicina? A saúde, neste país, é o que se vê...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X