Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suporte Basico de Vida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O curso de formação na CVP só custa 100€.
    Devia ser obrigatorio nas escolas secundárias.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por André Emiliano Ver Post
      o curso teve a duração de 10 horas misturadas entre teórica e pratica, foi um enfermeiro do hospital de vila do conde o formador..
      10 horas?!
      não leves a mal, mas isso mais parece um curso por correspondencia!

      é que SBV não é nenhuma brincadeira... tratam-se de vidas humanas
      em 10 horas não se consegue aprender nada!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rc Ver Post
        10 horas?!
        não leves a mal, mas isso mais parece um curso por correspondencia!

        é que SBV não é nenhuma brincadeira... tratam-se de vidas humanas
        em 10 horas não se consegue aprender nada!
        O curso de SBV da CVP tem a duração de 8h.
        O que eu tirei de Formação de Socorristas tem a duração de 24h.

        Comentário


          #34
          8 horas? 10 horas? ..

          Eu tive 4 horas diarias durante 2 semanas e meia.. e é muito pouco : /

          André, consegues descrever todos os (ou os principais) passos a seguir no caso de encontrares (imagina) uma vitima inconsciente num corredor.. (estas sozinho)

          Cumps

          Comentário


            #35
            Fica aqui o link para página da Escola de Socorrismo da CVP:
            http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/oqu...rsos-lista.asp

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por glx Ver Post
              8 horas? 10 horas? ..

              Eu tive 4 horas diarias durante 2 semanas e meia.. e é muito pouco : /

              André, consegues descrever todos os (ou os principais) passos a seguir no caso de encontrares (imagina) uma vitima inconsciente num corredor.. (estas sozinho)

              Cumps
              Eu sou! Eu sou!!


              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                O curso de SBV da CVP tem a duração de 8h.
                O que eu tirei de Formação de Socorristas tem a duração de 24h.
                em que consiste o curso?!

                é que 10h, para um leigo não serve de nada
                só para se perceber a anatomia/fisiologia e a cadeia de salvamento quase que se demora esse tempo (passe o exagero)

                OMG... vi agora no site da Cruz Vermelha
                6 horas de curso!!!
                Objectivos
                O curso de SBV consiste em formar e treinar pessoas capazes de responder eficazmente a uma situação emergente de paragem cardio-respiratória, através da utilização de técnicas de libertação das vias aéreas e de reanimação cárdio-pulmonar.
                http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/oqu.../curso_SBV.asp

                6h, para se aprender a salvar uma vida
                eu não concordo nada com isto, mas eles lá devem saber (e melhor que eu)

                BrunoTRF, mal seria se assim não fosse!
                se tiveste uma cadeira disso, e ainda para mais no curso que tás
                heeh

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rc Ver Post

                  BrunoTRF, mal seria se assim não fosse!
                  se tiveste uma cadeira disso, e ainda para mais no curso que tás
                  heeh
                  Não tiveste nenhuma cadeira sobre isso?

                  Eu fi-la há pouco tempo.

                  Quanto ao curso, é uma bosta, mas é o que se arranja!

                  j/k

                  Comentário


                    #39
                    tive, logo no 1° ano e 1° semestre
                    "infelizmente" tive enfermeiros e não medicos a dar a cadeira

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por rc Ver Post
                      tive, logo no 1° ano e 1° semestre
                      "infelizmente" tive enfermeiros e não medicos a dar a cadeira

                      Olha que há muitos enfermeiros que percebem muito de emergência ´pré-hospitalar..

                      Comentário


                        #41
                        sem duvida!
                        dai o o infelizmente ter aspas
                        nem ponho em causa o excelente profissionalismo dos 3 (um do INEM, outro que faz apoio ao rallys no Helicoptero do Inem, e outro que penso que actualmente é chefe dos enfermeiros da urgencia de um Hospital)

                        mas talvez por "mariquice" minha, não me importava que fosse um medico
                        sem desprimor nenhum por os enfermeiros!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rc Ver Post
                          tive, logo no 1° ano e 1° semestre
                          "infelizmente" tive enfermeiros e não medicos a dar a cadeira
                          Eu tive uma médica, que também trabalha no INEM.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rc Ver Post
                            em que consiste o curso?!

                            é que 10h, para um leigo não serve de nada
                            só para se perceber a anatomia/fisiologia e a cadeia de salvamento quase que se demora esse tempo (passe o exagero)

                            OMG... vi agora no site da Cruz Vermelha
                            6 horas de curso!!!
                            http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/oqu.../curso_SBV.asp

                            6h, para se aprender a salvar uma vida
                            eu não concordo nada com isto, mas eles lá devem saber (e melhor que eu)

                            BrunoTRF, mal seria se assim não fosse!
                            se tiveste uma cadeira disso, e ainda para mais no curso que tás
                            heeh

                            O curso de SBV (6h) é mesmo só SBV. E bem treinado até um macaco o faz.
                            O meu de Formação de Socorrista é bem mais completo. Se fosse um pouco mais extenso não se perdia nada, mas é para isso que há o de TAT, TAS e SAV, né?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                              O curso de SBV (6h) é mesmo só SBV. E bem treinado até um macaco o faz.
                              O meu de Formação de Socorrista é bem mais completo. Se fosse um pouco mais extenso não se perdia nada, mas é para isso que há o de TAT, TAS e SAV, né?
                              não concordo!
                              eu não tive muitas horas (teorico + practico, não devem ter chegado a 50), sei fazer SBV mas não muito há vontade

                              6h para teorico e practico não é nada
                              ha tantas variaveis que só com muito treino vão lá... e com 6h não chega pra treinar mt

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                tive, logo no 1° ano e 1° semestre
                                "infelizmente" tive enfermeiros e não medicos a dar a cadeira
                                No meu caso, foram 2 boas enfermeiras

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                  não concordo!
                                  eu não tive muitas horas (teorico + practico, não devem ter chegado a 50), sei fazer SBV mas não muito há vontade

                                  6h para teorico e practico não é nada
                                  ha tantas variaveis que só com muito treino vão lá... e com 6h não chega pra treinar mt
                                  As 6h podem chegar, ou não, dependendo do numero de instruendos e do nº de "bonecas".

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                    não concordo!
                                    eu não tive muitas horas (teorico + practico, não devem ter chegado a 50), sei fazer SBV mas não muito há vontade

                                    6h para teorico e practico não é nada
                                    ha tantas variaveis que só com muito treino vão lá... e com 6h não chega pra treinar mt
                                    Mas esse curso de SBV da CVP é mesmo o básico, para um leigo ter a minima noção do que fazer se vê uma pessoa caída no chão, enquanto não chega a ambulância. Mas é claro que não dá conhecimentos pra agir correctamente em todas as situações, mas isso seria um curso muito mais caro e nem todas as pessoas têm disponibilidade de tempo.

                                    Eu fiz o mesmo que o Cahib, o curso básico de formação de socorristas na CVP. Foram 24h, saí de lá com algumas noções que dão muito jeito...mas de vez em quando é preciso dar uma vista de olhos no livro, para não esquecer nada...

                                    Comentário


                                      #48
                                      mas aí já estamos a falar apenas em procedimentos de segurança, e não no SBV propriamente dito. ou não?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Olá a todos!!!!

                                        Fiquei contente por ver aqui uma óptima discussão acerca de um assunto tão importante e tantas vezes esquecido como a prestação de primeiros socorros!!!

                                        Também sou da opinião que todos deveriam ter acesso e frequentar estes cursos/acções de formação (na escola, universidades, trabalho, etc.), não para nos armarmos em heróis, mas para termos uma noção de como ajudar o próximo, ou...pelo menos...do que ñ fazer para ñ piorar uma situação!!!! (o que às vezes é bem mais importante do que fazer algo!!!)

                                        Eu já frequentei o curso na CVP e uns anos depois na AMI. Tenho trabalhado como voluntária para a AMI, e posso dizer que tem sido uma experiência muito enriquecedora, mesmo sem ter a necessidade de fazer muitos salvamentos dignos de Hollywood!!!
                                        A verdade é que podemos ajudar (e muito) o próximo com pequenos gestos e..em caso de necessidade podemos efectivamente fazer a diferença...sem claro esquecer que estamos ali para ajudar até que cheguem os profissionais e depois prestar-lhes todo o apoio necessário!!!!

                                        Entretanto, depois de ler os tópicos acima, aproveito para confirmar o que já foi dito...o algorítmo foi mudado e agora são efectivamente 30 compressões para 2 ventilações! Parece ser mais eficaz...

                                        Vou aproveitar ainda para vos fazer uma pergunta (para ver se tenho sorte e alguém me dá uma ajudinha!)...a válvula da minha pocket mask partiu... Alguém sabe de um local aqui em Lisboa (ou arredores) onde possa comprar outra???

                                        Abraços a todos!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Plum Ver Post
                                          não tenho essa formação apesar de andar muitas vezes a transportar doentes de um hospital pra outro

                                          a partir de hoje tou mais apta pra fazer SBV. já sei as guidelines de 2006!
                                          Creio que as guidelines já sairam em 2005.

                                          Aqui fica quem emana as guidelines para a comunidade de saúde mundial.

                                          http://www.americanheart.org/present...tifier=3035517

                                          Aproveito para dizer que já tenho experiência de SBV intra-hospitalar há vários anos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            SBV, SAV, SIV (para os senhores doutores não ficarem chateados ) DAE, EIH, e por aí fora, q o trabalho a isso obriga...

                                            O algoritmo de SBV como disseram e mto bem, é 30/2 excepto quem tiver SBV pediatrico, q é 15/2

                                            O saber não ocupa lugar e, neste caso pode mesmo salvar vidas, logo parabens a quem se disponibiliza a tirar o curso. No entanto lembrem-se q podem ser responsabilizados legalmente quer pela acção (se mal executada) quer pela omissão de ajuda efectiva, o q quer dizer q teem a obrigação legal de prestar ajuda se tiverem formação especifica para tal.

                                            Abraço

                                            Comentário


                                              #52
                                              É excelente haver formação nesta área, pode salvar vidas. No entanto, cuidado com mobilizações cervicais e coisas do género com cursos de 10h...
                                              "primum non nocere"

                                              Comentário


                                                #53
                                                Hello!

                                                Sou completamente leiga em termos médicos, tenho o curso de Comunicação.
                                                Sei algumas coisas porque sempre me interessei por saber ajudar, e parece que a minha sina deve ser para isso. Ao longo da minha pouca vida, 24anos, já assisti a milhentos ataques epilépticos de uma avó materna que já morreu, pessoas a caírem à minha frente com ataques epilépticos na rua, nos supermercados e também já dois ataques cardíacos, um felizmente o senhor sobreviveu, o outro não.

                                                Como podem ver muitas experiências traumáticas que me fazem pensar que devia era ter seguido o ramo da saúde ou então ser bombeira :D

                                                Uma coisa que eu acho que devia ser obrigatória, é quem tira a carta saber procedimentos básicos de socorro ou não fossem os acidentes de viação a maior causa de morte em Portugal.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                                  mas aí já estamos a falar apenas em procedimentos de segurança, e não no SBV propriamente dito. ou não?

                                                  O SBV em si, é bastante simples. Em 6h aprende-se perfeitamente. No fundo, é só aprender a ordem dos passos em caso de emergência (ir ter com a vítima, ver se está bem, pedir ajuda, ligar 112, etc), e os movimentos de compressão e ventilação. Acho que 6h chegam perfeitamente para isto. Aliás, ando no curso de medicina, e isto foi ensinado numa manhã, e avaliado no fim da mesma manhã. Eu no meu caso, já tinha feito o curso na CVP, mas quem não tinha, aprendeu na mesma.


                                                  Agora, se estivermos a falar de imobilizações, casos excepcionais (crianças, traumatizados, etc), aí sim, já requer mais tempo. Mas se formos todos sempre ter o maior grau de formação possível, acabamos todos médicos e/ou enfermeiros.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Neguinha Ver Post

                                                    Vou aproveitar ainda para vos fazer uma pergunta (para ver se tenho sorte e alguém me dá uma ajudinha!)...a válvula da minha pocket mask partiu... Alguém sabe de um local aqui em Lisboa (ou arredores) onde possa comprar outra???

                                                    Abraços a todos!

                                                    Não sei ao certo onde fica, mas já me disseram que existe uma lojinha ao pé do Chiado que vende esse tipo de material.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                      O SBV em si, é bastante simples. Em 6h aprende-se perfeitamente. No fundo, é só aprender a ordem dos passos em caso de emergência (ir ter com a vítima, ver se está bem, pedir ajuda, ligar 112, etc), e os movimentos de compressão e ventilação. Acho que 6h chegam perfeitamente para isto. Aliás, ando no curso de medicina, e isto foi ensinado numa manhã, e avaliado no fim da mesma manhã. Eu no meu caso, já tinha feito o curso na CVP, mas quem não tinha, aprendeu na mesma.


                                                      Agora, se estivermos a falar de imobilizações, casos excepcionais (crianças, traumatizados, etc), aí sim, já requer mais tempo. Mas se formos todos sempre ter o maior grau de formação possível, acabamos todos médicos e/ou enfermeiros.
                                                      mas num curso de medicina é normal que os alunos já tenham noções de anatomia e fisiologia o que torna as coisas mais fáceis
                                                      mesmo tendo um boneco para cada aluno as 6h torna-se um pouco escassas

                                                      eu hoje em dia (passados quase três anos) não sei se teria a destreza de fazer o que aprendi...

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X