Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Continua a fuga ao fisco em força... Povo teimoso...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

    Agora existem é muitos anos de atraso para mudar mentalidades e metodos.
    Atraso?? Disseste atraso? Se é atraso é culpa do Salazar. E mais. É um atraso de precisamente 30 anos. Nem mais nem menos.

    Comentário


      #32
      Pagar impostos para depois me fecharem os Hospitais e as urgências ao pé da porta? Era o que faltava.
      Eu faço muito melhor uso do dinheiro do que o Estado. O dinheiro faz-me falta para pagar a consulta do médico (privado) que o Estado não me faculta.
      Pagar impostos para construírem tudo em Lisboa e o interior ficar literalmente a arder, não contem comigo.
      Quando houver uma melhor redistribuição da riqueza produzida venham falar comigo. Até lá só não fujo se não puder.

      Comentário


        #33
        De facto há coisas que funcionam duma forma discutível.


        Eu, por exemplo, quando vou por gasolina a qualquer umas das gasolineiras da moda, perguntam-me sempre se quero factura ou não!! Isto demonstra bem o estado das coisas

        Comentário


          #34
          Eu nesta matéria sou grego, ou seja, nao estou minimamente informado (tb ainda sou novo, mas, já com idade para perceber melhor como funciona as coisas). Existe uma diferença entre recibo e factura ou é o mesmo?
          O exemplo que o user Vehicle deu a mim nunca me tinha acontecido. Nós quando vamos a uma loja ou uma oficina, entre outros, e adquirimos um produto, o preço desse produto já não tem o iva incluído?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por XicoZe Ver Post
            Eu nesta matéria sou grego, ou seja, nao estou minimamente informado (tb ainda sou novo, mas, já com idade para perceber melhor como funciona as coisas). Existe uma diferença entre recibo e factura ou é o mesmo?
            O exemplo que o user Vehicle deu a mim nunca me tinha acontecido. Nós quando vamos a uma loja ou uma oficina, entre outros, e adquirimos um produto, o preço desse produto já não tem o iva incluído?
            Infelizmente um recibo é diferente de uma factura.
            E a maior parte de estabelecimentos que prestam serviços continuam a não passar imediatamente facturas do que tu pagas. E o sítio mais gritante a meu ver são os restaurantes com o seu software da winrest.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Zen Ver Post
              Desde há séculos que na obra «Arte de Roubar» se prevenia os mais incautos, que o ladrão-mor (o Estado...) era aquele que legislava contra os pequenos ladrões, pretendendo o monopólio do roubo...

              oportuna esta "lembrança" (!!!)
              e se nos lembrarmos das enooooormes "dispensas" tributarias a que as empresas do estado e ministerios estao sujeitas .....

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                Isso significa que para haver crescimento económico tem de haver fuga aos impostos?

                E que tal haver menos desemprego para não se gastrar tanto em protecção social?

                E que tal, desenvolvimento económico sustentado com empresas modernas e inovadoras, pessoas com melhor nível de vida e adequado reconhecimento da força de trabalho?

                É que quando se chega a estes temas fulcrais para o desenvolvimento económico a conversa degenera e pelos vistos quando se fala do problema nacional da fuga aos impostos desprestigia-se o assunto.

                E no entanto o valor do que é apanhado (longe ainda do valor real) é cada vez maior.

                É caso para perguntar porque diabo se aponta armas aos trabalhadores do estado quando efectivamente o problema parece estar nas empresas.
                uma coisa não invalidaa a outra.
                mesmo que se consiga acabr coma economia paralela , e passarmos de defice a suoperavit, isso não acaba com o problema da grave ineficiencia do estado na afectaçao de recursos.
                Acabava com o defice, mas não quer dizer que o estado deixe de gastar demais

                Comentário


                  #38
                  Os polítiticos são o espelho do povo.........e "o poder é o ópio dos politicos".......o consumidor "privado" deveria de ter a possibilidade de apresentar todas as despesas efectuadas mediante factura, acordem....só não se faz porque não interessa....

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                    uma coisa não invalidaa a outra.
                    mesmo que se consiga acabr coma economia paralela , e passarmos de defice a suoperavit, isso não acaba com o problema da grave ineficiencia do estado na afectaçao de recursos.
                    Acabava com o defice, mas não quer dizer que o estado deixe de gastar demais
                    Quando se segue uma politica de terra queimada é natural que as pessoas tenham sentimentos semelhantes aos do Sherlock Holmes:

                    Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                    Pagar impostos para depois me fecharem os Hospitais e as urgências ao pé da porta? Era o que faltava.
                    Eu faço muito melhor uso do dinheiro do que o Estado. O dinheiro faz-me falta para pagar a consulta do médico (privado) que o Estado não me faculta.
                    Pagar impostos para construírem tudo em Lisboa e o interior ficar literalmente a arder, não contem comigo.
                    Quando houver uma melhor redistribuição da riqueza produzida venham falar comigo. Até lá só não fujo se não puder.
                    No entanto geralmente esquecem-se de que são eles que elegem os políticos que gerem mal o dinheiro dos impostos e mantém um estado gastador.

                    Há estados na EU que recebem muito mais dinheiro dos impostos, mas onde os dinheiros públicos são bem aplicados e funcionam bem melhor como é o caso dos países nórdicos.

                    Se queremos um estado menos gastador e que saiba gerir o nosso dinheiro para o bem das populações temos de pensar antes de votar, seja para o presidente da câmara seja para primeiro ministro, recompensar quem dá mostras de boa gestão, dar a oportunidade a quem ainda não a teve e penalizar quem só se governa.

                    Não votem nos partidos pela cor da camisola, porque politica não é futebol.

                    Comentário


                      #40
                      Ora bem dito POVO TEIMOSO estes portugueses, a começar pelos nossos governantes que teimam em gastar ( leia-se desperdiçar) os nossos impostos de uma forma completamente parva e inadequada as necessidades do pais.
                      No dia em que os portugueses sentirem que os impostos são usados em beneficio das populações então a coisa deve mudar de figura. Actualmente cada vez pagamos mais mas a saude, educação e justiça são cada vez piores. Como é que portugueses não aonde ter vontade de fugir aos impostos se uma mera consulta de psiquiatria num conselho como Vila Nova de Gaia demora mais de 6 meses a chegar, se um conselho como Gaia o Hospital publico não tem uma urgencia de Oftalmologia é preciso ir para o hospital de S. Antonio no Porto e mesmo aí não existia um medico de urgencia toda a noite, psiquiatria no Santos Silva em Gaia também não existe urgencia, em tempos tive um familiar que teve uma depressão grave fomos de ambulancia para o Santos Silva esperamos duas horas para sermos atendidos por um clinico geral que se limitou a escrever uma carta e a dizer agora teem que se deslocar ao Hospital de S. João no Porto porque aqui não existe psiquiatria na urgencia, pedi que me arranjassem transporte pois estava sem carro tinha vindo de ambulancia a resposta foi ambulancia só lá para a 5 da tarde, o que significava mais 5 horas de espera. Tive que pedir a alguém que me fosse buscar e depois que me deslocar no meu carro ao Hospital de S. João, gastar gasolina, pagar estacionamento quando esse serviço deveria ser prestado pelo estado.
                      Agora digam lá, dá alguma vontade pagar impostos num pais que funciona assim, onde a unica regalia que temos (por enquanto) é uma misera reforma?
                      Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 19 June 2007, 17:24.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                        Ora bem dito POVO TEIMOSO estes portugueses, a começar pelos nossos governantes que teimam em gastar ( leia-se desperdiçar) os nossos impostos de uma forma completamente parva e inadequada as necessidades do pais.
                        No dia em que os portugueses sentirem que os impostos são usados em beneficio das populações então a coisa deve mudar de figura. Actualmente cada vez pagamos mais mas a saude, educação e justiça são cada vez piores. Como é que portugueses não hão-de ter vontade de fugir aos impostos se uma mera consulta de psiquiatria num conselho como Vila Nova de Gaia demora mais de 6 meses a chegar, se um conselho como Gaia o Hospital publico não tem uma urgencia de Oftalmologia é preciso ir para o hospital de S. Antonio no Porto e mesmo aí não existia um medico de urgencia toda a noite, psiquiatria no Santos Silva em Gaia também não existe urgencia, em tempos tive um familiar que teve uma depressão grave fomos de ambulancia para o Santos Silva esperamos duas horas para sermos atendidos por um clinico geral que se limitou a escrever uma carta e a dizer agora teem que se deslocar ao Hospital de S. João no Porto porque aqui não existe psiquiatria na urgencia, pedi que me arranjassem transporte pois estava sem carro tinha vindo de ambulancia a resposta foi ambulancia só lá para a 5 da tarde, o que significava mais 5 horas de espera. Tive que pedir a alguém que me fosse buscar e depois que me deslocar no meu carro ao Hospital de S. João, gastar gasolina, pagar estacionamento quando esse serviço deveria ser prestado pelo estado.
                        Agora digam lá, dá alguma vontade pagar impostos num pais que funciona assim, onde a unica regalia que temos (por enquanto) é uma misera reforma?
                        Se passarmos a pagar impostos, todos os impostos e todos nós, poderemos deixar de ter um país assim...

                        Comentário


                          #42
                          "Se passarmos a pagar impostos, todos os impostos e todos nós, poderemos deixar de ter um país assim"

                          Quem é que não paga impostos..?

                          Comentário


                            #43
                            muita gente. se vais dizer que não é verdade, é porque andas a tomar uns comprimidos muito fortes :D

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                              "Se passarmos a pagar impostos, todos os impostos e todos nós, poderemos deixar de ter um país assim"

                              Quem é que não paga impostos..?
                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              muita gente. se vais dizer que não é verdade, é porque andas a tomar uns comprimidos muito fortes :D
                              Exactamente, Luís.

                              Se se sabe que a economia paralela rondará os 22% do PIB (do que se sabe...), então há, de facto, muita gente a fugir às suas obrigações!

                              Comentário


                                #45
                                O que eu vejo é os FP a não cumprirem com as suas obrigações.

                                Cá por mim, se eles puxassem mais pelo cabedal e contratassem gajos de jeito, estilo Paulo Macedo, a coisa até que se compunha.

                                Assim, em vez de fiscalizar as empresas faltosas, vão fazendo uns biscates aqui e acoli.

                                O que até me dá uma certa pena, pois o Estado podia arrecadar e muito na sua receita fiscal.

                                Comentário


                                  #46
                                  Demasiados empresários sem escrúpulos, é o que há a mais...

                                  A ECONOMIA SUBTERRÂNEA,
                                  PRINCIPAL CAUSA DA BAIXA PRODUTIVIDADE

                                  Em primeiro lugar, aquilo que a McKinsey chama «informalidade», ou seja, a chamada «economia subterrânea», que tem merecido a adesão mais ou menos geral porque traduz efectivamente um problema grave da economia portuguesa, embora não seja exclusivamente português (também se verifica em outras economias europeias mas com menos peso).

                                  Assim, de acordo com essas conclusões a «informalidade» é a mais importante das causas de raiz responsáveis pelo «gap» (diferença para menos) de produtividade portuguesa, representando cerca de 28% do «gap não estrutural»(pág. 7 das «Conclusões»), o que corresponde a cerca de 9% do «gap» (diferença para menos) da produtividade total portuguesa.

                                  Isto prova, contrariamente ao que tem afirmado o patronato e o Governo, nomeadamente Bagão Félix, para defender o código laboral, que os culpados da baixa produtividade portuguesa não são os trabalhadores. A própria multinacional americana contratada pelo Governo reconhece que a principal causa da baixa produtividade está na economia subterrânea cuja culpa não é dos trabalhadores, mas sim dos empresários que vivem e se aproveitam deste submundo.

                                  No entanto, o reconhecimento da importância da chamada «informalidade» para a baixa produtividade portuguesa não deverá ser utilizado, como acontece nas referidas conclusões, para branquear a situação da chamada economia formal, aquela que não é subterrânea, e que segundo as próprias conclusões do estudo abrange mais de 73% da economia portuguesa.

                                  Efectivamente, se é verdade que a baixa produtividade resulta também do facto das empresas da chamada economia informal (subterrânea) terem uma produtividade inferior às do sector formal da economia, e que só conseguem sobreviver porque não pagam nem impostos nem contribuições para Segurança Social, nem cumprem os CCT, nem respeitam normas de qualidade, desenvolvendo assim uma concorrência desleal em relação às outras empresas, no entanto, contrariamente ao que pretendem sugerir as conclusões do referido estudo, a fuga ao fisco e ao pagamento das contribuições à Segurança Social, assim como o incumprimento das normas de qualidade e dos CCT não se circunscreve apenas ao sector informal da economia.

                                  Para concluir isso, basta ter presente que mais de 70% das empresas portuguesas não pagam impostos, por apresentarem sistematicamente prejuízos, e a maioria delas não pertence à chamada economia informal. Para chegar a esta conclusão, é suficiente recordar a existência de milhares de empresas com dívidas à Segurança Social (no fim do ano 2002, as dívidas das empresas à Segurança Social atingiam 3000 milhões de euros - cerca de 600 milhões de contos - segundo as declarações feitas a órgãos de comunicação social pelo secretário de Estado da Segurança Social que estava na altura em funções) e a maioria delas não pertence à chamada economia subterrânea, assim como empresas, mesmo grandes empresas, que não cumprem nem normas de qualidade nem Contratos Colectivos de Trabalho (ex. empresas importantes do sector têxtil em Guimarães).

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    O que eu vejo é os FP a não cumprirem com as suas obrigações.

                                    Cá por mim, se eles puxassem mais pelo cabedal e contratassem gajos de jeito, estilo Paulo Macedo, a coisa até que se compunha.

                                    Assim, em vez de fiscalizar as empresas faltosas, vão fazendo uns biscates aqui e acoli.

                                    O que até me dá uma certa pena, pois o Estado podia arrecadar e muito na sua receita fiscal.
                                    Então, o problema já não é dos empresários privados faltosos, mas dos FP que não cumprem..?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Andam a pagar uns para os outros. De que forma posso denunciar empresas que não cobram iva?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                        Então, o problema já não é dos empresários privados faltosos, mas dos FP que não cumprem..?
                                        È uma das vantagens da dialética...

                                        Mas a sério, nos tais 'outros' países de referência, o que vejo é uma fiscalização rigorosa naquilo a que o bem público diz respeito.

                                        Não vejo na Alemanha os tais 'empresários' a fugir ao fisco como aqui. Ficavam logo na gaiola...

                                        Claro que aqui, primeiro que as Finanças actuem, depois que a Justiça tente punir, não há nada. Rigorosamente nada.

                                        E a culpa é de quem?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Comunicas por exemplo à Direcção de Finanças do teu distrito ou à repartição do teu concelho, ou directamente à DGCI.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                            Se passarmos a pagar impostos, todos os impostos e todos nós, poderemos deixar de ter um país assim...

                                            Mas já podiamos muito bem ter deixado de ter um pais assim se os impostos que temos fossem bem geridos, pois assim era muito mais facil sensibilizar a população a pagar impostos, reduzia as fugas e tornava mais facil apanhar quem não paga-se impostos.
                                            Portugal da maneira que tem sido gerido mesmo que tivesse tanto petroleo com o Iraque não saía da cepa torna.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              E a culpa é de quem?
                                              Ora diz lá de quem é ....

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                Mas já podiamos muito bem ter deixado de ter um pais assim se os impostos que temos fossem bem geridos, pois assim era muito mais facil sensibilizar a população a pagar impostos, reduzia as fugas e tornava mais facil apanhar quem não paga-se impostos.
                                                Portugal da maneira que tem sido gerido mesmo que tivesse tanto petroleo com o Iraque não saía da cepa torna.
                                                Concordo inteiramente!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                  Comunicas por exemplo à Direcção de Finanças do teu distrito ou à repartição do teu concelho, ou directamente à DGCI.
                                                  Mas diz-me lá se achas justo eu estar a fazer o trabalhinho pelo qual muitos estão a ser pagos?

                                                  Basta o pessoal da DGCI arregaçar as mangas e fazer-se ao trabalho.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    Ora diz lá de quem é ....
                                                    A resposta é previsível pois ele não sai dali...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                      Mas diz-me lá se achas justo eu estar a fazer o trabalhinho pelo qual muitos estão a ser pagos?

                                                      Basta o pessoal da DGCI arregaçar as mangas e fazer-se ao trabalho.
                                                      Achas que eles têm feito pouco?...(eu não disse?)

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                        Achas que eles têm feito pouco?...(eu não disse?)
                                                        Muito, mas muito pouco.

                                                        Daí a situação em que estamos.

                                                        Conheço Países no Norte de África que em termos fiscais são de longe muito mais eficiente que nós. Chegam a ter 1 fiscal por empresa.

                                                        Porque Pé Leve, até acredito que sejas uma pessoa de bem e penses o melhor sobre todos os outros. Mas anda por aí muito vigarista à solta.

                                                        Acredita.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                          Muito, mas muito pouco.

                                                          Daí a situação em que estamos.

                                                          Conheço Países no Norte de África que em termos fiscais são de longe muito mais eficiente que nós. Chegam a ter 1 fiscal por empresa.

                                                          Porque Pé Leve, até acredito que sejas uma pessoa de bem e penses o melhor sobre todos os outros. Mas anda por aí muito vigarista à solta.

                                                          Acredita.
                                                          Meu caro, não duvido que se possa fazer melhor, mas o esforço das Finanças tem sido considerável e muito eficaz.

                                                          Bem, eu não conheço, confesso, as empresas do norte de África, mas isso de ter 1 fiscal por empresa não é funcionários públicos a mais? E, ainda, como é que eles trabalham? Ficam sediados na empresa ou há-os em número equivalente às empresas que existem? A ser como esta última possibilidade quantas empresas há no norte de África?...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            .....
                                                            Não há meios para tudo.
                                                            A denúncia é apenas uma forma de se detectar a fuga ao fisco.
                                                            Ao denunciares uma situação de fuga ao fisco estás indirectamente a contribuir para que no futuro venhas a pagar menos impostos ....

                                                            Quando recebes o vencimento não ficam lá os teus impostos todos ? Não tens que pagar ? E não os pagaste ainda quando compraste o Laguna ?

                                                            Então porque é que o construtor civil ali da esquina só pagou impostos do CLS que comprou agora novo e não pagou no apartamento que vendeu no Algarve por 400.000,00 ?....

                                                            E porque é que o pintor que pintou a vivenda da outra esquina só pagou imposto (IA) da Strakar que foi buscar ao estrangeiro para transportar as tintas que teu vizinho foi comprar (com IVA incluido) e não pagou da mão-de-obra do serviço ?

                                                            Querem que continue ?....

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                              .....
                                                              Não há meios para tudo.
                                                              A denúncia é apenas uma forma de se detectar a fuga ao fisco.
                                                              Ao denunciares uma situação de fuga ao fisco estás indirectamente a contribuir para que no futuro venhas a pagar menos impostos ....

                                                              Quando recebes o vencimento não ficam lá os teus impostos todos ? Não tens que pagar ? E não os pagaste ainda quando compraste o Laguna ?

                                                              Então porque é que o construtor civil ali da esquina só pagou impostos do CLS que comprou agora novo e não pagou no apartamento que vendeu no Algarve por 400.000,00 ?....

                                                              E porque é que o pintor que pintou a vivenda da outra esquina só pagou imposto (IA) da Strakar que foi buscar ao estrangeiro para transportar as tintas que teu vizinho foi comprar (com IVA incluido) e não pagou da mão-de-obra do serviço ?

                                                              Querem que continue ?....
                                                              Concerteza, perfeitamente de acordo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X