Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Certificado Energético dos Edificios !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Eu sempre soube que os Engs. Civis eram os maiores...
    Então a Análise Térmica de Edifícios tem a ver com dilatações de materiais? Que topo!

    Não é a primeira vez que ouço falar nos faz-tudo, depois no fim só dá m****!
    Já ouviste falar em incêndio e vigas de aço? dilatações?

    Tubagens de abastecimento de água quente? dilatações?

    Eu não me estava a referir a Análise Térmica, não percebo do novo Rccte, e como tenho de pagar a alguém para fazer os cálculos, desliguei mesmo disso.

    Os eng civis são os maiores mesmo, ainda bem que não me sinto assim...

    Eu tenho é de aplicar o que os outros fazem sem pensar no que já lá está ou tb vai estar, isto porque um projectista faz o trabalho dele, e depois se houver outra especialidade que passe no mesmo sítio, "o último que feche a porta".

    Ainda bem que não sou projectista, mas tenho noções.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
      Se estiverem credenciados para isso porque não?

      És Eng. Civil?

      Fazes ideia da quantidade de informação (várias especialidades) que são dadas na formação de um Eng. Civil?

      EDIT: Entendo que sim, que fazes ideia. Se a térmica (transmissão de calor) é dada em Eng. Mecânica, ficas a saber que em Eng. Civil também é abordado esse tema, pois há inúmeros casos onde se tem de "jogar" com dilatações e etc's. E AVAC também passa por umas contas e tabelas, que qualquer engenheiro pode perceber. Assim como a Acústica. E já agora as águas. E electricidade, pois as perdas de carga que se usam em cálculos de redes eléctricas usam-se exactamente da mesma maneira nos cálculos de redes de abastecimento de água. E gás.
      ...

      Caro Drifting,

      Eu não estou contra os Eng. Civis, tenho muitos amigos que são Eng. Civis, alguns com grandes responsabilidades em Câmaras Municipais e Empresas de grande Responsabilidade neste pais.

      Mas tenho que estar contra afirmações baratas e que envergonham qualquer Eng. nomeadamente Civil.
      Uma disciplina de Transmissão de calor não é dilatações, é muito mais do que isso.
      AVAC nunca se fez, nem faz com umas contas e tabelas, se não sabes ao que me refiro, não falavas.
      Um projecto de electricidade, ser igual ao de àgua porque as perdas de carga têm semelhanças nos calculos, enfim... no comment.
      Gás, tens razão qualquer um pode fazer um cursito e assinar é por isso que tem havido tantas desgraças.
      Nem quero comentar melhor, já agora se és Eng. Civil deverias ter algum cuidado com o que escreves.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        Concordo, mas já ouvi um engenheiro a dizer que não vale a pena mudar as janelas em madeira para alumínio, porque a casa precisa de respirar...

        Algum expert da matéria que me diga que eu não estou tolo ao pensar que ele não percebe nada da poda!
        Essa da casa precisar de respirar tá fixe...

        Janelas nao tem a ver com o material que sao feitas para isolar mas a forma como sao feitas, podem ser madeira, aluminio ou pvc e isolarem bem ou podem isolarem mal, é tudo relativo.

        Uma janela para isolar bem, tem de ter cortes termicos de for de aluminio ou pvc, tem de ser calafetada nas juntas e ser de abrir(nao de correr) e ter vidros duplos com caixa de ar.

        Apartir disto qualquer material serve, o resto tem a ver com durabilidade preço e estectica

        Comentário


          #94
          Não é do meu interesse continuar a discussão, porque sou precisamente contra os faz tudo, acho que algo corre sempre mal.

          Insurgi-me apenas contra a teres dito e teres aparentemente ficado admirado por Engs civis poderem calcular térmica. Como vês, podem.

          O resto das especilalidades, permite-me discordar, mas acho que não disse nada "sem nexo", como afirmaste. Apenas falei nas bases de cálculo, e essas são as mesmas. Já agora, relativamente à térmica e dilatações, eu apenas disse que era abordado esse tema, não quis sobrepor-me a quem percebe realmente disso. Lamento ter-te causado essa irritação.

          E não sou projectista, sou executante dos projectos dos outros, e acredita que tenho muitíssimo trabalho a conjugar as asneiras de todos!

          AIR:

          as janelas de madeira são menos "estanques" que as de alumínio, daí serem realmente melhores para a respiração da casa, o teu amigo disse-te uma verdade.
          O que acontece é que essa permeabilidade origina desconforto, se estiveres junto a uma janela d emadeira sentes o ar a passar (acontece em minha casa), enquanto que se as janelas forem herméticas, as condensações vão ser enormes (a casa precisa de respirar). Os novos regulamentos já prevêem renovação de ar no interior (que não sei como se calcula).

          Já agora um conselho (noção básica): todas as moradias deviam ser arejadas pela manhã, uns 5 minutos, para renovar o ar. Não é confortável, mas é óptimo para os materiais e para evitar a degradação de estuques e gessos e etc's.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
            Diz lá em que Faculdade è que Transmissão de Calor faz parte do curso de Eng. Civil? No I.S.T em Lisboa, não faz, na FCTUC também não, no Porto só se for muito recentemente, porque conheço e não fazia parte, no entanto pode fazer parte de algum curso novo em algum Instituto mas tenho serias duvidas, como te referes que estou enganado, prova lá isso.
            Se pesquisar os curriculos dos cursos verifica que o tema é dado em cadeiras como Termodinâmica(IST); Fisica II (FCT); Higrotérmica; Térmica; Edificações; Fisica das Construções e Processos de Construção. Pode argumentar que nao é um estudo tão exaustivo como em Mecânica é verdade, no entanto estão a esqueçer-se que para alem da Transmissão de Calor existem temas importantes que não podem ser ignorados, como os materias de construção; processos construtivos, técnicas de reabilitação entre outros e não e por isso que um Eng. Mecânico deixa de ter competências para o fazer.
            So para finalizar tanto na minha antiga faculdade FCT-UNL como no IST como no ISEL os cursos de termica (RCCTE) são dados pelos departamentos de engenharia Civil e não pelos de mecânica, com formadores arquitectos, engenheiros mecânicos e civis.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Drifting Ver Post

              AIR:

              as janelas de madeira são menos "estanques" que as de alumínio, daí serem realmente melhores para a respiração da casa, o teu amigo disse-te uma verdade.
              O que acontece é que essa permeabilidade origina desconforto, se estiveres junto a uma janela d emadeira sentes o ar a passar (acontece em minha casa), enquanto que se as janelas forem herméticas, as condensações vão ser enormes (a casa precisa de respirar). Os novos regulamentos já prevêem renovação de ar no interior (que não sei como se calcula).

              Já agora um conselho (noção básica): todas as moradias deviam ser arejadas pela manhã, uns 5 minutos, para renovar o ar. Não é confortável, mas é óptimo para os materiais e para evitar a degradação de estuques e gessos e etc's.
              Eu sei que com a madeira respira melhor, mas o caso em questão é que as janelas já têm alguns anos e em dias de vento até vejo as cortinas a abanar.

              Ele (não é meu amigo, mas sim quem tratou de meter AC lá nessa casa) disse isso do respirar.

              Achei uma parvoíce, primeiro porque o normal funcionamento de uma casa (abertura e fecho de portas) já faz a casa respirar, além que colocando um sistema de AC penso que seja possível colocar a opção de renovações de ar de uma forma controlada.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                Eu sei que com a madeira respira melhor, mas o caso em questão é que as janelas já têm alguns anos e em dias de vento até vejo as cortinas a abanar.

                .
                Não respiram nada melhor... as janela de madeira para serem eficazes e duraveis tem de ser tratadas e levar tapoporos e depois sao envernizadas ou levam tinta de esmalte... ou seja o poro que permite a madeira "respirar" desaparece.

                Essa do respirar é conversa de "café" alem disso o respirar de uma casa nao é feito pelas caixilharias de madeira...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Mknoxx Ver Post
                  Se pesquisar os curriculos dos cursos verifica que o tema é dado em cadeiras como Termodinâmica(IST); Fisica II (FCT); Higrotérmica; Térmica; Edificações; Fisica das Construções e Processos de Construção. Pode argumentar que nao é um estudo tão exaustivo como em Mecânica é verdade, no entanto estão a esqueçer-se que para alem da Transmissão de Calor existem temas importantes que não podem ser ignorados, como os materias de construção; processos construtivos, técnicas de reabilitação entre outros e não e por isso que um Eng. Mecânico deixa de ter competências para o fazer.
                  So para finalizar tanto na minha antiga faculdade FCT-UNL como no IST como no ISEL os cursos de termica (RCCTE) são dados pelos departamentos de engenharia Civil e não pelos de mecânica, com formadores arquitectos, engenheiros mecânicos e civis.
                  Transmissão de Calor nos Departamentos de Mecânica é 2 Semestrais do ramo comum, em relação ao RCCTE é outra "cadeira" só para quem segue dentro de Eng. Mecânica a area de Termicas, que tem dentro do ramo de termicas muitas mais cadeiras.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Não respiram nada melhor... as janela de madeira para serem eficazes e duraveis tem de ser tratadas e levar tapoporos e depois sao envernizadas ou levam tinta de esmalte... ou seja o poro que permite a madeira "respirar" desaparece.

                    Essa do respirar é conversa de "café" alem disso o respirar de uma casa nao é feito pelas caixilharias de madeira...
                    Vais-me dizer que nas casas mais antigas não há entradas de ar por tudo quanto é sítio nas janelas de madeira? A janela de madeira é diferente do material madeira. Como deves saber são muito mais sensíveis a variações de temperatura, tendo muito mais facilidade de empenar e ganhar folgas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Vais-me dizer que nas casas mais antigas não há entradas de ar por tudo quanto é sítio nas janelas de madeira? A janela de madeira é diferente do material madeira. Como deves saber são muito mais sensíveis a variações de temperatura, tendo muito mais facilidade de empenar e ganhar folgas.
                      Sim, mas entao esse respirar nao é feito pela madeira mas sim pela folgas que a janela tem por ser velha.... mas entao isso é outra conversa.

                      Se tiveres janelas de aluminio de correr isso tambem acontece, até a caixa de estores pode ter ventiladores para dentro de casa.

                      Tambem ha janelas de madeira sem folgas...embora as janelas de madeira seja sempre caras e a durabilidade se nao forem tratadas e cuidadas podem ser um problema.

                      Eu janelas de madeira as que mais gosto sao as de guilhotina, quando sao bem feitas sao uns espectaculo.

                      Comentário


                        Puxo este assunto para cima porque preciso de "tirar" o Certificado Energético do meu apartamento.

                        Alguém tem um contacto de quem o faça barato?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                          Puxo este assunto para cima porque preciso de "tirar" o Certificado Energético do meu apartamento.

                          Alguém tem um contacto de quem o faça barato?
                          O melhor a fazer é obter diversos orçamentos e escolher a partir daí.

                          Vai ao site www.casacertificada.pt, regista-te e aguarda pelos diversos orçamentos que vais receber, por parte de entidades certificadas. A partir daí é escolher um.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                            Puxo este assunto para cima porque preciso de "tirar" o Certificado Energético do meu apartamento.

                            Alguém tem um contacto de quem o faça barato?
                            Sei quem trabalha nisso.

                            Comentário


                              Estou em vias de comprar uma casa e surgiu-me a questão do certificado energético.
                              Esqueci de perguntar ao vendedor se a casa já o tem.
                              Alguém me sabe dizer se é possível fazer-se a venda sem este certificado?

                              Comentário


                                Uma duvida, a certificação energética é só para habitação, ou também para espaços comerciais (lojas) ?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                  Estou em vias de comprar uma casa e surgiu-me a questão do certificado energético.
                                  Esqueci de perguntar ao vendedor se a casa já o tem.
                                  Alguém me sabe dizer se é possível fazer-se a venda sem este certificado?
                                  Não, pelo menos teoricamente.

                                  Comentário


                                    500c o que queres dizer com teoricamente?
                                    Não estava a contar com isto. Tenho um bom negócio em mãos que o preciso fechar nos próximos 12 dias +/-, mas agora coloca-se esta questão que eu desconhecia. Tou tramado...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                      Estou em vias de comprar uma casa e surgiu-me a questão do certificado energético.
                                      Esqueci de perguntar ao vendedor se a casa já o tem.
                                      Alguém me sabe dizer se é possível fazer-se a venda sem este certificado?
                                      É possivel, agora o certificado tem um prazo de 10 anos imagina que querias vender a casa nesse periodo, vais ter que tu o pedir, pq se houver fiscalizacão o vendedor esta sujeito a levar uma coima.

                                      Ps. Eu não compraria sem o certificado.
                                      Editado pela última vez por billytt; 19 January 2014, 13:26.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                        500c o que queres dizer com teoricamente?
                                        Não estava a contar com isto. Tenho um bom negócio em mãos que o preciso fechar nos próximos 12 dias +/-, mas agora coloca-se esta questão que eu desconhecia. Tou tramado...
                                        Há uns anos quando se começou a exigir o CE para as escrituras os notários faziam um procedimento qualquer para suprimir a sua falta, mas não sei se continua a ser possível.
                                        Pergunta no local em que tencionas fazer a escritura.

                                        Comentário


                                          Li em qualquer lado que, actualmente, não é possível vender/alugar sem este certificado.

                                          EDIT:

                                          Este site foi criado com o intuito de informar e ajudar quem pretende pedir o certificado energético da sua habitação ou estabelecimento comercial. Desde 1 de Janeiro de 2009 que a certificação energética de edifícios é obrigatória para quem comercializa (compra/vende ou arrenda) um edifício para habitação ou comércio (novo ou não). Daí que assuma particular importância estarmos devidamente informados, antes de despendermos algumas centenas de euros num documento que é essencial nos dias que correm.
                                          Certificado Energetico .net: Certificação Energética de Edifícios

                                          Comentário


                                            Pois é, parece-me que tenho mais um contratempo no negócio.
                                            Eu percebo que nas casas novas seja exigido, agora em casa antigas não me parece muito racional, até porque o nível de eficiência energética deve ser quase nulo.
                                            É que quem está a vender é uma pessoa de idade e não me parece muito à vontade em termos de papelada. Vamos a ver...

                                            Comentário


                                              A pessoa não tem muito que fazer....é só pedir uma certificação.

                                              Comentário


                                                Alguém conhece entidades ou técnicos certificadores na zona do grande Porto/Aveiro?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                  Alguém conhece entidades ou técnicos certificadores na zona do grande Porto/Aveiro?
                                                  Alguem?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                    Pois é, parece-me que tenho mais um contratempo no negócio.
                                                    Eu percebo que nas casas novas seja exigido, agora em casa antigas não me parece muito racional, até porque o nível de eficiência energética deve ser quase nulo.
                                                    É que quem está a vender é uma pessoa de idade e não me parece muito à vontade em termos de papelada. Vamos a ver...
                                                    Até uma casa em ruínas, sem telhado e sem janelas precisa de certificado energético para ser vendida (ridiculo, eu sei).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                      Até uma casa em ruínas, sem telhado e sem janelas precisa de certificado energético para ser vendida (ridiculo, eu sei).
                                                      Uma casa em ruínas não precisa!...

                                                      Comentário


                                                        Imaginemos uma garagem, que tem instalação eléctrica e quadro, mas que supostamente nunca teve contador... a garagem tem mais de 30 anos e agora para colocar um contador, tem que se pedir a um electricista para ir lá ver aquilo e confirmar que está tudo ok. Tem que emitir um certificado energético da garagem, depois tem que se dizer a um técnico da companhia de electricidade para ir lá e só depois está apto a ter contador. Isto são os procedimentos normais e correctos?

                                                        Alguém tem ideia dos valores envolvidos? Já vi no site da Certiel:

                                                        http://www.certiel.pt/web/certiel/preco-dos-servicos

                                                        Estamos a falar 51.23eur + 159.27eur?

                                                        Comentário


                                                          A Certiel, é que vai certificar o edifício. O electricista encartado será o responsável pela instalação feita.
                                                          Terás de pagar a um electricista para ele se responsabilizar pela instalação, mais o pagamento da certificação da Certiel. Depois, ainda pagas à EDP, pelo contador.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por AfterEight Ver Post
                                                            A Certiel, é que vai certificar o edifício. O electricista encartado será o responsável pela instalação feita.
                                                            Terás de pagar a um electricista para ele se responsabilizar pela instalação, mais o pagamento da certificação da Certiel. Depois, ainda pagas à EDP, pelo contador.
                                                            Obrigado!

                                                            Estaremos a falar de uns 250/300eur para esse serviço todo?

                                                            Comentário


                                                              Ui....conta com bastante acima. Tive conhecimento de técnicos responsáveis que cobram 500€, só para lá pôr a assinatura no papel.

                                                              Depois, o mesmo quererá ver a instalação, para ver se está tudo nos conformes (ligações a terra, quase de certeza que não terá, tendo já 30 anos, QE's e aparelhagem com IP, etc, etc)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X