Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gas natural canalizado Vs Gas de bilha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Sim tem, e cresce a olhos vistos. Mas nas pequenas o Butano lidera por maioria esmagadora.
    Curioso, n percebo pq n há mais pessoas a usar pequenas de propano em moradias com colector, pa pequenas moradias era a solução q utilizava.
    Sempre que possível energia alternativa e ecológica é mais caro mas havendo espaço e capital já há solução , no aspecto tradicional sempre preferi as garrafas de gás. (a única desvantagem a meu ver é o MA).

    ESPRIT para quando uma Pluma de Propano ?

    Em termos de marketing estas inovações deram um novo impulso ás vendas e a aposta é na inovação até li recentemente que haveria garrafas pluma de diferentes côres.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      Pequenas de propano = 11 kg, pequenas de butano = 13 kg.



      Uma de 45 kg.
      Acho graça dizeres-me isso, pq eu n digo assim para q o resto das pessoas perceba o q quero dizer.
      Porque como é óbvio eu sei todas as designações.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
        Sempre que possível energia alternativa e ecológica é mais caro mas havendo espaço e capital já há solução , no aspecto tradicional sempre preferi as garrafas de gás. (a única desvantagem a meu ver é o MA).

        ESPRIT para quando uma Pluma de Propano ?

        Em termos de marketing estas inovações deram um novo impulso ás vendas e a aposta é na inovação até li recentemente que haveria garrafas pluma de diferentes côres.
        MA?

        A Pluma pode levar propano qdo quisermos. Mas se reparares lá fora, as garrafas "xpto" na sua maioria tbem só levam butano.
        Já agora, a Pluma, só leva 12 kg.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          Acho graça dizeres-me isso, pq eu n digo assim para q o resto das pessoas perceba o q quero dizer.
          Porque como é óbvio eu sei todas as designações.
          Epá eu escrevi isso só para orientação, não estava ou estou a pôr em causa o teu conhecimento (técnico) .

          Mas as designações estão correctas.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
            MA?

            *A Pluma pode levar propano qdo quisermos. Mas se reparares lá fora, as garrafas "xpto" na sua maioria tbem só levam butano.
            Já agora, a Pluma, só leva 12 kg.
            MA = Meio Ambiente.

            Pluma só existe em butano bem como a Light da BP, e sim a capacidade é de 12 kg.

            * Explica lá isso melhor

            Comentário


              #66
              Eu uso gas de bilha butano, que vantagens ou desvantagens teria em usar uma bilha de propano?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Eu uso gas de bilha butano, que vantagens ou desvantagens teria em usar uma bilha de propano?
                Desvantagem é ser um pouco mais cara cerca de 2/4 euros, Vantagens é que o produto (gás) é gasto na integra (devido á composição do gás propano) não fica nenhum tipo de depósito na garrafa como é habitual no butano.

                Comentário


                  #68
                  O TURBO quer-me estragar o negócio!

                  Qto à pergunta da Pluma, as garrafas de Propano e Butano são absolutamente iguais, apenas tem a válvula diferente.

                  Qto à questão do cliente da "concorrência" (lol), o Butano e o Propano teem caracteristicas diferentes. A vaporização no Propano começa aos -42 e no Butano aos 0. Daí o utilizar-se o butano indoor, pq em zonas mais frias n tinhas vaporização. Imagina a garrafa, lá dentro está GPL, cheia, terá sensivelmente 85% de liquido e 15% em fase gasosa. Se estiver acima de 0ºc o Butano está liquido vai vaporizar para compensar o q tu vais gastando em fase gasosa, mas se tiver abaixo dessa temp n há vaporização. Além disso, o Butano tem uma vantagem de segurança relativa, e é também a razão pq n se aconselha o uso de propano em casa. O Propano está na garrafa a uma apressão muito superior ao Butano, logo numa hipotética fuga antes do redutor, o caudal de gás libertado será muito menor com Butano.
                  A vantagem é q c o propano, devido Às suas caracteristicas físicas, consegues aproveitar praticamente todo o gás na garrafa, enquanto que no outro caso é impossivel, n é aldarbice, é simplesmente fisíca.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    O TURBO quer-me estragar o negócio!

                    Qto à pergunta da Pluma, as garrafas de Propano e Butano são absolutamente iguais, apenas tem a válvula diferente.

                    Qto à questão do cliente da "concorrência" (lol), o Butano e o Propano teem caracteristicas diferentes. A vaporização no Propano começa aos -42 e no Butano aos 0. Daí o utilizar-se o butano indoor, pq em zonas mais frias n tinhas vaporização. Imagina a garrafa, lá dentro está GPL, cheia, terá sensivelmente 85% de liquido e 15% em fase gasosa. Se estiver acima de 0ºc o Butano está liquido vai vaporizar para compensar o q tu vais gastando em fase gasosa, mas se tiver abaixo dessa temp n há vaporização. Além disso, o Butano tem uma vantagem de segurança relativa, e é também a razão pq n se aconselha o uso de propano em casa. O Propano está na garrafa a uma apressão muito superior ao Butano, logo numa hipotética fuga antes do redutor, o caudal de gás libertado será muito menor com Butano.
                    A vantagem é q c o propano, devido Às suas caracteristicas físicas, consegues aproveitar praticamente todo o gás na garrafa, enquanto que no outro caso é impossivel, n é aldarbice, é simplesmente fisíca.
                    Eu não sou profissional do ramo de actividade em questão o contrário não se pode dizer não é ESPRIT e a Galp tem a maior quota de mercado seguida se não em engano pela BP, Repsol e Esso.

                    Mas a questão é que só são conercializadas Garrafas Pluma em Butano para quando uma Garrafa Pluma em Propano?

                    Iguais então e o peso das mesmas e a constituição do material!?!?

                    O mesmo se passa na BP, a Repsol não tem produto rival (perde!). a Cepsa penso que tem uma em aço iinoxidável já li algures...

                    Comentário


                      #70





                      Para quando uma Pluma em Propano ESPRIT

                      já agora a concorrência

                      BP Gas Light
                      Editado pela última vez por TURBO; 30 July 2007, 21:46. Razão: Técnicas

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                        Eu não sou profissional do ramo de actividade em questão o contrário não se pode dizer não é ESPRIT e a Galp tem a maior quota de mercado seguida se não em engano pela BP, Repsol e Esso.

                        Mas a questão é que só são conercializadas Garrafas Pluma em Butano para quando uma Garrafa Pluma em Propano?

                        Iguais então e o peso das mesmas e a constituição do material!?!?

                        O mesmo se passa na BP, a Repsol não tem produto rival (perde!). a Cepsa penso que tem uma em aço iinoxidável já li algures...

                        As garrafas de Butano e Propano são absolutamente iguais. Vê lá q quando precisamos de mais de Propano, mandamos pintar as de Butano e meter outra válvula.

                        A Cepsa tem de aluminio creio, mas a nossa legislação n o permite, e pesa o mesmo da Pluma, já tive c uma na mão, e são bem bonitas, n se pintam e ficam apenas c um autocolante da Cepsa. Se pesquisares por cylinder composite materials, vais ver q há muitas por esse mundo fora.
                        Ca imagem exclusiva da Pluma, parece-me q só a Viseo.
                        Volto a dizer-te, olha para o exemplo da tradicional e tens a resposta, se quisermos comercializar propano amanha c a Pluma é só mudar a válvula.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          As garrafas de Butano e Propano são absolutamente iguais. Vê lá q quando precisamos de mais de Propano, mandamos pintar as de Butano e meter outra válvula.

                          A Cepsa tem de aluminio creio, mas a nossa legislação n o permite, e pesa o mesmo da Pluma, já tive c uma na mão, e são bem bonitas, n se pintam e ficam apenas c um autocolante da Cepsa. Se pesquisares por cylinder composite materials, vais ver q há muitas por esse mundo fora.
                          Ca imagem exclusiva da Pluma, parece-me q só a Viseo.

                          Volto a dizer-te, olha para o exemplo da tradicional e tens a resposta, se quisermos comercializar propano amanha c a Pluma é só mudar a válvula.
                          Nunca vi nenhuma dessas ao vivo da Cepsa, mas pelo que já tinha visto na internet (confirmado no teu post) tem uma imagem bastante apelativa, quanto aos resto será apenas uma questão de revistimento da garrafa de propano pelo mesmo processo dado á Pluma. (interessante ).

                          Se houver alteração comercial no aspecto/concepção da garrafa de propano avisa aqui o pessoal do Fórum em 1ª mão

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Eu uso gas de bilha butano, que vantagens ou desvantagens teria em usar uma bilha de propano?
                            Todos estes gases de cosumo domestico são quimicamente designados de ALCANOS de cadeia linear...

                            A unica diferença entre TODOS eles é o tamanho da cadeia principal de carbono, e a respectiva quantidade de hidrogenio:

                            Com 1 carbono e o resto Hidrogénio= metano
                            Com 2 carbono e o resto Hidrogénio= etano
                            Com 3 carbono e o resto Hidrogénio= propano
                            Com 4 carbono e o resto Hidrogénio= butano
                            Com 5 carbono e o resto Hidrogénio= pentano

                            etc....

                            Como a principal reacção quimica de TODOS os ALCANOS é a combustão, e como a combustão liberta SEMPRE e só vapor de agua e monóxido e/ou dióxido de carbono, daqui se conclui que quanto mais carbonos tiver o gás, maior quantidade de vapor de agua e dioxido de carbono produzirá implicando uma maior libertação de energia....

                            Ou seja, cada um destes gases é tanto mais energetico quantos mais carbonos tiver na sua composição, pelo que o gás butano é mais energetico que o propano....

                            ou seja, para conseguir a mesma quantidade de energia com gás propano do que a que se obtem com o butano é necessário gastar mais propano... e neste facto não vale a pena argumentar, é quimica pura em funcionamento...

                            Portanto vantagens ambientais em termos de CO2 libertado não há nenhuma, visto que o CO2 é directamente proporcional á quantidade de carbono que o gás tem, e directamente proporcional á quantidade de energia libertada....

                            AS diferenças entre o propano e o butano, é que o propano é um gás mais simples, mais leve, portanto SOBE na coluna de ar, e é inodoro, ao passo que o butano é mais pesado física e quimicamente, pelo que DESCE na coluna de ar e tem o típico cheiro a gás...

                            O propano só compensa em algumas circunstancias porque, apesar de se gastar mais quantia para a mesma energia, a sua exploração e distribuição é de momento mais barata, pelo que eventualmente pode compensar...

                            Em relação á segurança de ambos, é equivalente..

                            Comentário


                              #74
                              Estás a dizer q o Propano é + leve q o ar?
                              O Propano é mais barato no mercado, embora os preços andem muito próximos, alem de 1, salvoerro, se extraem mais % de Propano de q Butano.

                              Comentário


                                #75
                                Eu tenho gás natural e considero um "extra" indispensável em qualquer casa. Os preços não são influênciados negativamente e além da comidade total que proporciona, tb valoriza por si só um imóvel.


                                Aconselho

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por EnginE Ver Post
                                  Eu tenho gás natural e considero um "extra" indispensável em qualquer casa. Os preços não são influênciados negativamente e além da comidade total que proporciona, tb valoriza por si só um imóvel.


                                  Aconselho
                                  Valoriza um imóvel é relativo...qdo vale a mais em euros um apartamento com gaz natural canalizado vs o mesmo apartamento com gas de bilha?

                                  Na minha opinião valoriza os 70euros da instalação do gas natural


                                  é que há pessoal que deve julgar que a casa vale mais uns bons milhares de euros por ter gas natural

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Valoriza um imóvel é relativo...qdo vale a mais em euros um apartamento com gaz natural canalizado vs o mesmo apartamento com gas de bilha?

                                    Na minha opinião valoriza os 70euros da instalação do gas natural


                                    é que há pessoal que deve julgar que a casa vale mais uns bons milhares de euros por ter gas natural


                                    Na minha opinião a diferença cifra-se em MUITO mais do que os 70€ de que falas


                                    Há imensas zonas (ruas) inclusive em Lisboa e no Porto onde não passa gás natural, como tal, são mesmo obrigados e utilizar o cilindro (eléctrico e limitado) ou o esquentador com botijas de gás...


                                    É uma mais valia tremenda ter gás natural, embore compreendo e aceito que há pessoas que têm receio desta "tecnologia" e continuam a preferir os obsoletos sistemas de aquecimento.


                                    PS: Melhor ainda são os paineis solares que proporcionam uma economia de até 70% durante o ano no aquecimento da água

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por EnginE Ver Post
                                      Na minha opinião a diferença cifra-se em MUITO mais do que os 70€ de que falas


                                      Há imensas zonas (ruas) inclusive em Lisboa e no Porto onde não passa gás natural, como tal, são mesmo obrigados e utilizar o cilindro (eléctrico e limitado) ou o esquentador com botijas de gás...


                                      É uma mais valia tremenda ter gás natural, embore compreendo e aceito que há pessoas que têm receio desta "tecnologia" e continuam a preferir os obsoletos sistemas de aquecimento.


                                      PS: Melhor ainda são os paineis solares que proporcionam uma economia de até 70% durante o ano no aquecimento da água
                                      Sobre os paineis de energia solar concordo e sobre zonas abrangidas com infra-estruturas como gas , tb cabo , até mesmo acessos e transportes , ruas alcatroadas etc e tal... tb concordo pois um imovel vale tambem e mto pelo sitio que está inserido.

                                      O meu predio tem gas natural...a maioria dos meus vizinhos tem eu não quis, uso a bilha de butano da repsol, mas se quiser ter gas natural é só fazer um telefonema e pagar a instalação mas não tou interessado pk o preço da instalação é o preço que gasto em gas por ano

                                      Comentário


                                        #79
                                        Só para entrar na discussão das gfas pluma e light... e para ser um bocadinho de mete nojo... a light é uma adaptação de uma solução norueguesa que foi projectada para propano, o que condiciona um pouco o seu desempenho com butano...

                                        Já a pluma é versatil ! ;)

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                          Só para entrar na discussão das gfas pluma e light... e para ser um bocadinho de mete nojo... a light é uma adaptação de uma solução norueguesa que foi projectada para propano, o que condiciona um pouco o seu desempenho com butano...

                                          Já a pluma é versatil ! ;)
                                          Essa versatilidade em termos práticos quer dizer que índeferente o desempenho quer em Butano/Propano.

                                          Epá pelo menos é um projecto 100% nacional

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                            Essa versatilidade em termos práticos quer dizer que índeferente o desempenho quer em Butano/Propano.

                                            Epá pelo menos é um projecto 100% nacional
                                            Nem mais... mas tb não é 100% nacional... mas não quero estragar o negócio do ESPRIT !!

                                            Comentário


                                              #82
                                              A Light assim como muitas outras foi comprada a uma empresa q as fabrica, e n vejo nisso nada de mal.
                                              A Pluma foi feita em parceria c um dos maiores fabricantes de garrafas do mundo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                A Light assim como muitas outras foi comprada a uma empresa q as fabrica, e n vejo nisso nada de mal.
                                                A Pluma foi feita em parceria c um dos maiores fabricantes de garrafas do mundo.
                                                www.Amtrol-alfa.com

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                  Nem mais... mas tb não é 100% nacional... mas não quero estragar o negócio do ESPRIT !!
                                                  Fora a produção que é realizada em Portugal mas nas instalações do parceiro estratégico

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    O GN é inodoro, por isso januta-se um produto q lehe dá cheiro.
                                                    No caso do GPL (Butano/Propano) tbem se adiciona o mesmo produto, mas como por vezes da refinação já provem algum cheiro, nem sempre é necessário adicioná-lo.
                                                    o produto é mercaptan, em quantidades muito reduzidas

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      se incluires no custo mensal o custo do contador o beneficio não é muito elevado

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Estive a falar com um colega que tem este sistema de 2 botijas grandes de gás butano fora da casa.

                                                        Acontece que está a gastar 1 botija por mês. São 2 pessoas e tirando o duche diário, fazem jantar 4 vezes por semana. Alguém já lhe aconteceu uma coisa destas ou é normal o consumo?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                                          Estive a falar com um colega que tem este sistema de 2 botijas grandes de gás butano fora da casa.

                                                          Acontece que está a gastar 1 botija por mês. São 2 pessoas e tirando o duche diário, fazem jantar 4 vezes por semana. Alguém já lhe aconteceu uma coisa destas ou é normal o consumo?
                                                          eu dura-me mais e é uma de butano de 13kilos...

                                                          eles que façam o seguinte:

                                                          coloquem a bilha em cima de uma balança (balança de wc) e vejam o peso ao dia a ver se diminui sem uso... tb podem e devem mudar o tubo do redutor até ao fogão e esquentador, pois esse consumo é mto grande para o gasto, deve haver fuga

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            eu dura-me mais e é uma de butano de 13kilos...

                                                            eles que façam o seguinte:

                                                            coloquem a bilha em cima de uma balança (balança de wc) e vejam o peso ao dia a ver se diminui sem uso... tb podem e devem mudar o tubo do redutor até ao fogão e esquentador, pois esse consumo é mto grande para o gasto, deve haver fuga
                                                            Realmente é bem pensado. Vou-lhe propor essa solução pois estou interessado em saber o que se passa para não cometer os mesmos erros!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Renas Ver Post
                                                              Estive a falar com um colega que tem este sistema de 2 botijas grandes de gás butano fora da casa.

                                                              Acontece que está a gastar 1 botija por mês. São 2 pessoas e tirando o duche diário, fazem jantar 4 vezes por semana. Alguém já lhe aconteceu uma coisa destas ou é normal o consumo?
                                                              Tem com certeza 2as de Propano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X