Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Língua Portuguesa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por caditonuno

    seguindo o seguinte comentário, decidi, para bem da nação, que se crie este tópico.

    "Por acaso já me tinha lembrado disso.
    Criava-se um tópico,estilo:Escreva assim...e não assim...
    Á medida que os erros iam sendo detectados iam sendo colocados lá,sem qualquer tipo de pretenciosismo por parte de quem os coloca.
    Vou abrir as hostilidades(sem pretenciosismo):
    Escreva compraste e não compras-te
    Escreva devia ir e não devia de ir

    Alguem que se chegue á frente e crie o tópico.
    Acho benefico para todos."

    Declara-se, através do Decreto-Lei 21/18 de 12 de Março de 2005, que é oficialmente apresentado, a partir deste dia, o "Tópico da Língua Portuguesa".
    Declara-se ainda que para o efeito muito contribuiu a acção de alguns dos membro do presente Fórum, que, verificando um degradar do português utilizado nos posts, se reaccionaram efusivamente e decidiram levar em frente uma petição não-oficial para que um tópico que protegesse o interesse absoluto da mesma fosse erigido.

    Assim sendo, após alguma investigação documentada e depois de uma reflexão apurada, ficou estabelecida a criação de um tópico que voltasse a nivelar o bom escrever da nossa muito nobre língua, assim como contribuir de forma directa para a massificação dos bons vocábulos e demais regras gramaticais utilizadas nas frases pelos membros construídas.

    Declara-se ainda que foi pedido ao Exmo. Sr. Doutor Cláudio Nuno Santos, vulgo Caditonuno e frequentador assíduo deste Fórum, que regulasse e zelasse pelos interesses do mesmo criando uma corrente de bem escrever nos nossos teclados dos nossos computadores. É de salientar que a minha pessoa aceitou o cargo, mesmo que para isso implique a cessação das suas funções com efeito imediato no presente local de trabalho, sendo substituído nas suas muito honrosas prestações por um seu colega, oportunamente deignado para o efeito.

    Fica ainda estabelecido que neste tópico APENAS E SÓ se utilizará uma linguagem coerente, correcta e sem erros ortográficos, abreviações e outras demais aberrações que povoam hoje em dia o nosso falar e escrever.

    Poderão ser colocados comentários diversos, erros encontrados neste e noutros Fóruns, na vida quotidiana e em quaisquer outros locais de mínimo interesse público, dúvidas surgidas, pedidos de esclarecimento, etc.

    Por último, é de realçar a importância da criação do referido tópico na vida diária dos membros, quer na sua vida privada quer também na melhoria da utilização da língua-mãe nos seus locais de trabalho.

    Desde já fica aberto este tópico, postando nele todos os membros que possuam informações correctas acerca da Língua Portuguesa e para que dele disponham sempre que necessário em prol da evolução do nível literário deste fórum.

    Tenho dito.


    Sem mais,
    calorosas saudações do vosso muito estimado membro,

    Cláudio Nuno Santos
    xavalo, o k é k tives-te a fumar? pa eu sei k o peçoal aki eskreve 1 beca pro a despaxar max tb n e preçiso vires prai armado em kagao k sabe + do k os outros so pq estudou e mais n sei o k ouvistes? a malta aki e na boa e n tamos priocupados com essas *****s tamos aki na boa todos amigos e todos pros carros k e dissok se fala aki n de portugues pa vai la xatiar os teus alunos o bakano.

    Comentário


      #32
      Chamaram?

      Escreve-se "Sintra" - jamais "Çintra". Contudo, pode-se utilizar a forma arcáica "Cintra".

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por VLopes

        citação:


        xavalo, o k é k tives-te a fumar? pa eu sei k o peçoal aki eskreve 1 beca pro a despaxar max tb n e preçiso vires prai armado em kagao k sabe + do k os outros so pq estudou e mais n sei o k ouvistes? a malta aki e na boa e n tamos priocupados com essas *****s tamos aki na boa todos amigos e todos pros carros k e dissok se fala aki n de portugues pa vai la xatiar os teus alunos o bakano.
        [}] [}] [}] [}] [}] [}]

        vl, pareces alguém que anda aqui no fórum a passear o seu renault mégane (ou megane, dependendo do ano do veículo em questão), o tal que alcança duzentos e sessenta quilómetros por hora em quinta a subir.

        já agora, depois da brincadeira, a chamada de atenção, caro forunista:

        "Fica ainda estabelecido que neste tópico APENAS E SÓ se utilizará uma linguagem coerente, correcta e sem erros ortográficos, abreviações e outras demais aberrações que povoam hoje em dia o nosso falar e escrever."


        in Decreto-Lei 21/18 de 12 de Março de 2005.

        Comentário


          #34
          já agora, não é extreminar, mas o termo correcto é EXTERMINAR.

          fica a correcção feita ao verbo, que, coitado, não tem culpa que não o chamem pela sua forma correcta! :D

          Comentário


            #35
            Não se escreve priocupados...
            Escreve-se preocupados...

            Comentário


              #36
              este pessoal tem de tar sempre a chatiar us outrus

              Comentário


                #37
                Registar VS registrar?

                São os dois utilizados?

                Comentário


                  #38
                  tuh noum me débes tar ber beim, kuaralhhh!!!!!!!!!!! reiduspikus a kêêêêêêêêêêêêêê??????
                  tas-me a xamare paneleiruh, seu murkoum duh kuaralhhhh??????? soh podes tar na filhadaput@ da reinaçoum, oh palhassu duh kuaralhhh

                  eue jah diçe "Ène" de bêzes k eu çou muita machu, oubistes beim, oh kara de kuh há paizana

                  olha m'este... pirmeiru ministru, ateh purferia tar de kaganeira todus us dias i limpare us dedus na *****h do k sujare as miñas mauns koum eçes gaijus.

                  figas porrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!! !!!!!!!!!
                  --------------------------------------------------------------------------------



                  Alguém ajude este homem, por favor?

                  Não seria melhor não se preocuparem com a "COLTURA" do Rei dos Picos?
                  Sim pq o Bacano até é capaz de saber alguma coisita de Português, e não só, digo eu que nem o conheço, mas é a minha análise ;)

                  Comentário


                    #39
                    Cláudio, tens que melhorar a contrução frásica... Trocas alguns advérbios e tens muitas redundâncias.

                    Graças a Deus eu tenho a última versão do word no trabalho.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por bizarro

                      Registar VS registrar?

                      São os dois utilizados?

                      "Registar" é português e "Registrar" é brasileiro penso eu.


                      Outros:

                      - tiveste e NUNCA tives-te
                      - passaste e NUNCA passas-te
                      - levaste e NUNCA levas-te

                      - Cuidado com os verbos "Ter" e "Estar" -> "Tiveste ontem no café?" O correcto será -> "Estiveste ontem no café?"

                      Questão:

                      - Já agora: A frase "Não tem nada a haver" está correcta ou será -> "Não tem nada a ver"?

                      Comentário


                        #41
                        Pois é.Fui eu que sugeri a criação do tópico e estou contente por ele ter ido para a frente.[^]
                        Quem o acha desnecessário,como já foi referido em relação a outros,não o consulta.Pronto.
                        Continuando a saga:
                        Diz-se:Ele interveio,e não:ele interviu
                        (o verbo intervir termina em "vir",logo conjuga-se como se conjuga o verbo "vir" e não como o verbo "ver")
                        Este julgo ser um erro dado frequentemente em todo o lado.


                        Cumpts e escritas seguras;)

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por bizarro

                          Algumas expressões que quando as oiço.. quase que morro...
                          Pois,... ele compactuou com a situação

                          em vez de "ele pactuou com a situação"



                          E, já agora,

                          Já à venda

                          porque,

                          Já há à venda = <s>(há)</s> à venda

                          (já está à venda; já existe à venda)

                          Comentário


                            #43
                            Ainda agora, num site de um banco nacional vi o mítico erro "deve [u]de</u> ser".
                            Como estava contido numa mensagem de erro, é da autoria dos informáticos-"wannabe" existentes neste país. [8)]

                            Comentário


                              #44
                              advérbios? redundâncias? eu escrevo à inglês. ponho umas palavras atrás de outras, ou seja, simplesmente altero a construção frásica e não o seu sentido.

                              Comentário


                                #45
                                caditonuno,
                                Subscrevo o teu tópico com muito gosto, ele faz falta a todos. Se tivermos uma dúvida vimos aqui e escrevêmo-la num post. Alguém há-de nos ajudar. Sempre assim fiz em relação aos automóveis, porque não em relação ao Português?
                                Estás de parabéns.

                                Comentário


                                  #46
                                  Mais uma vez, pergunto se este tópico n pode passar a sticky??

                                  Comentário


                                    #47
                                    Tantos que deram apoio... e agora ficam calados?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Eu também acho que devia passar a sticky...
                                      Outro dia, bem que procurei este topico, mas não o consegui encontrar.Tinha mais umas expressões para colocar...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Bem, a pedido de várias familias (eheheh), lá vai ficar por uns tempos (...) este tópico em "sticky".

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não é bem erro ortográfico, é mais burrice, mas até que não fica muito deslocado neste tópico... cá vai:

                                          Sobre o sismo no Japão:

                                          "O epicentro localizou-se a x quilómetros da cidade "Não sei quê" a 9 quilómetros de profundidade"... [8)]

                                          Isto em todos os noticiários.




                                          citação: Bem, a pedido de várias familias (eheheh), lá vai ficar por uns tempos (...) este tópico em "sticky".
                                          E eu que estive uns 10 minutos na pesquisa à procura deste tópico [}]

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                            Bem, a pedido de várias familias (eheheh), lá vai ficar por uns tempos (...) este tópico em "sticky".

                                            Obrigado my friend!! ;)
                                            Vamos é contribuir para o bom português no fórum e nas nossas vidas [^][^]

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por JGTB

                                              Eu também acho que devia passar a sticky...
                                              Outro dia, bem que procurei este topico, mas não o consegui encontrar.Tinha mais umas expressões para colocar...
                                              Já as podes colocar ;)

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                                Não é bem erro ortográfico, é mais burrice, mas até que não fica muito deslocado neste tópico... cá vai:

                                                Sobre o sismo no Japão:

                                                "O epicentro localizou-se a x quilómetros da cidade "Não sei quê" a 9 quilómetros de profundidade"... [8)]

                                                Isto em todos os noticiários.


                                                Esta não entendi [8)] [8)] [8)]

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  ...Nem eu...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Zizo

                                                    citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                                    Não é bem erro ortográfico, é mais burrice, mas até que não fica muito deslocado neste tópico... cá vai:

                                                    Sobre o sismo no Japão:

                                                    "O epicentro localizou-se a x quilómetros da cidade "Não sei quê" a 9 quilómetros de profundidade"... [8)]

                                                    Isto em todos os noticiários.


                                                    Esta não entendi [8)] [8)] [8)]
                                                    Geralmente n se diz profundidade, mas sim distância.
                                                    Penso que seja isso...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Os Sismos têm profundidade...A distância, quer dizer o espaço entre o sismografo e o epicentro...
                                                      Penso eu... Posso estar enganado...

                                                      Comentário


                                                        #57

                                                        O que se passa é o seguinte, segundo me lembro das aulas do secundário.

                                                        Um sismo tem um epicentro e um hipocentro. O epicentro é o ponto de intensidade máxima À SUPERFICIE da terra (ponto à superficie mais próximo do hipocentro). O hipocentro é o ponto de intensidade máxima absoluta, no interior da terra, onde realmente se deu o sismo.

                                                        Um epicentro não pode estar a 9km de profundidade, está à superficie ;)

                                                        O que eles deviam ter escrito é hipocentro.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por jts


                                                          O que se passa é o seguinte, segundo me lembro das aulas do secundário.

                                                          Um sismo tem um epicentro e um hipocentro. O epicentro é o ponto de intensidade máxima À SUPERFICIE da terra (ponto à superficie mais próximo do hipocentro). O hipocentro é o ponto de intensidade máxima absoluta, no interior da terra, onde realmente se deu o sismo.

                                                          Um epicentro não pode estar a 9km de profundidade, está à superficie ;)

                                                          O que eles deviam ter escrito é hipocentro.

                                                          Onde é que já vão as aulas de Geografia :D:D:D

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Obrigado pela explicação, jts.

                                                            Acho que faltei a essa aula de Geografia [8)]

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por Zizo

                                                              Obrigado pela explicação, jts.

                                                              Acho que faltei a essa aula de Geografia [8)]

                                                              Somos 2 :D:D:D

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X