Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Competitividade, produtividade e salários em Portugal e na UE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
    Mas aí estás a cair num erro comum. Que é avaliar a produtividade pela "quantidade" produzida.

    A produtividade tem que ser avaliada pelo valor produzido !

    Repara, eu posso ter 10 funcionários que representam uma produção mensal de 100 peças (ou 100 serviços) a 20 cada.
    Tenho uma produtividade média de (20x100)/10 = 200 por funcionário.

    Ou, em alternativa, posso ter 10 funcionários que representam uma produção mensal de 50 peças ou serviços a 50 cada.

    Tenho assim uma produtividade média de (50X50)/10 = 250 por funcionário.

    Como vês tenho no 2º exemplo funcionários mais produtivos que, em teoria, até trabalham menos que no 1º exemplo. Porque? porque consegui elevar o valor do meu produto no mercado... a tal competitividade ou a capacidade de ser melhor que a concorrência, conseguindo por isso vender um produto com um prémio de preço !

    Estás a ver como nao posso separar os conceitos ?!
    concordo contigo.

    por exemplo na minha empresa - de serviços - existe um rácio de facturação por funcionário (estabelecido por normais internacionais do grupo), só quando atinjo determinado volume de facturação é que posso contratar + pessoas, na práctica o que acontece é que os salários em média são bastante elevados (> 2.000€ brutos/mês) e as pessoas andam muito motivadas e isso reflecte-se em melhoras claras nas vendas, ou seja elevada produtividade.
    Editado pela última vez por JDEM; 31 July 2007, 11:52.

    Comentário


      #32
      Nem mais... e só conseguem pagar salários elevados porque desemepnham um serviço de elevado valor para o mercado...

      Quando o mercado começar a esmagar preços (se o fizer), das duas uma, ou têm capacidade de diversificação para segmentos atractivos ou têm capacidade de reinventar valor ou então têm que começar a retrair...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
        ninguem esta a defender politicas de ibaixos salarios so porque sim.
        o que se defende e´contenção salarial que é uma coisa totalmente diferente, e cujo principio é simples.
        O aumento salarial não pode ser superior ao aumento de produtividade isto em termos globais.

        Ou seja algo tão simples quanto isto, o aumento dos salario so pode acontecer de forma sustentada se e so se for acompenahado pr um aumento real da produtividade.
        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
        Existe um conjunto de variáveis que influi no desempenho dos Recursos Humanos. Algumas são intrinsecas à propria pessoa !
        Outras são, naturalmente, derivadas do ambiente proporcionado.

        Tenho alguns profissionais de topo na empresa, não tanto pelos seus conhecimentos, mas mais pelo seu esforço, dedicação e capacidade de produzir. Infelizmente nao sao todos assim.

        Sabes quais sao os mais insatisfeitos? Sao os que menos produzem, pois têm rendimentos mais baixos. Mesmo sabendo que o seu rendimento depende da sua capacidade individual em produzir. Ou seja, no seu desempenho.
        A formação é a mesma, as condições são as mesmas, o apoio dado é o mesmo, e a chefia é a mesma ! Condições de igualdade.

        Objectivamente demonstro às pessoas porque uma ganha X e a outra ganha X+Y. Os que ganham X em vez de tentarem atingir os patamares de desempenho dos que ganham X+Y apenas gostam de dizer que "nao acho justo".

        Não os mando embora porque me sao uteis... não são é tao uteis como os outros !
        Isso acaba por ser uma pescadinha de rabo na boca, a produtividade (com a qualidade necessária para sobreviver num mercado competitivo) é consequência directa das condições de trabalho, coisas como menor carga horária e horário flexível, formação constante, meios de trabalho actuais e vencimentos mais altos, se um destes pontos de apoio falhar, falha a sustentabilidade e viabilidade de uma empresa e neste caso do próprio país, uma vez que um tecido empresarial débil e instável é directamente responsável pelo estado da economia.

        Por essa razão é que é referido no texto que:

        OS PAÍSES DA U.E. COM SALÁRIOS MAIS ELEVADO SÃO OS MAIS COMPETITIVOS

        A análise empírica prova, contrariamente ao discurso oficial dominante nos media, que os países mais competitivos da União Europeia são precisamente os que têm salários mais elevados. Os dados oficiais do quadro seguinte provam isso.


        Como mostram os dados do quadro, são precisamente os países da União Europeia com salários na Industria e Serviços mais elevados que ocupam os primeiros lugares no Ranking de Competitividade Global elaborado pelo Fórum Económico Mundial (Davos), que é diferente do divulgado pelo media portugueses, que é o "ranking" do IMD, uma escola Suiça de negócios. Por exemplo, no do Fórum a Suiça país onde o salário médio bruto pago na Industria e Serviços era 3,1 vezes superior ao pago em Portugal ocupa a 1ª posição no Ranking de Competitividade Global (os Estados Unidos da América que ocupavam, em 2005/2006, a 1ª posição caíram, em 2006-2007, para a 6ª posição).

        Por outro lado, como também revelam os dados do quadro, Portugal apesar dos baixos salários pagos, entre 2005/ 2006 e 2006/2007, caiu da 31ª posição para a 34ª posição, enquanto a Suiça subiu da 4ª para a 1ª posição.

        Afirmar, como faz o pensamento económico único dominante nos media, que o aumento da competitividade consegue-se com baixos salários e com a sua contenção é enganar a opinião pública, já que não tem qualquer fundamento nem cientifico nem empírico.
        É óbvio que não se deve aumentar os vencimentos da noite para o dia, sem qql suporte, mas é como referi, uma das bases do desenvolvimento e da sustentabilidade do país e das empresas, mas deve-se criar condições para o fazer e no mais breve tempo possível, sob pena de continuar a adiar o desenvolvimento do país.










        .

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
          Mas aí estás a cair num erro comum. Que é avaliar a produtividade pela "quantidade" produzida.

          A produtividade tem que ser avaliada pelo valor produzido !

          Repara, eu posso ter 10 funcionários que representam uma produção mensal de 100 peças (ou 100 serviços) a 20 cada.
          Tenho uma produtividade média de (20x100)/10 = 200 por funcionário.

          Ou, em alternativa, posso ter 10 funcionários que representam uma produção mensal de 50 peças ou serviços a 50 cada.

          Tenho assim uma produtividade média de (50X50)/10 = 250 por funcionário.

          Como vês tenho no 2º exemplo funcionários mais produtivos que, em teoria, até trabalham menos que no 1º exemplo. Porque? porque consegui elevar o valor do meu produto no mercado... a tal competitividade ou a capacidade de ser melhor que a concorrência, conseguindo por isso vender um produto com um prémio de preço !

          Estás a ver como nao posso separar os conceitos ?!
          Não é bem assim, não é utilizando meios de produção arcaicos como aconteceu na industria têxtil que se produz valor, mas com meios actuais que permitem produzir com qualidade, qualidade que é necessária para competir com mercados como o Asiático que produz em quantidade mas sem qualidade.



          .

          Comentário


            #35
            Estamos a dizer quase a mesma coisa.
            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
            Nem mais... e só conseguem pagar salários elevados porque desemepnham um serviço de elevado valor para o mercado...
            Isso só acontece pq se inverte na empresa e nas pessoas, de outra maneira não há esse retorno de "um serviço de elevado valor para o mercado".



            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
            Quando o mercado começar a esmagar preços (se o fizer), das duas uma, ou têm capacidade de diversificação para segmentos atractivos ou têm capacidade de reinventar valor ou então têm que começar a retrair...
            Não se for uma empresa que "têm capacidade de diversificação para segmentos atractivos ou têm capacidade de reinventar valor" e isso só se faz da maneira que já referi.

            Comentário


              #36
              Um artigo de opinião de um notável Maoista?

              Publicado num site profundamente Comunista?

              Boa. Esta gente está a melhorar.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Um artigo de opinião de um notável Maoista?

                Publicado num site profundamente Comunista?

                Boa. Esta gente está a melhorar.
                E que tal um comentário crítico/valorativo ao artigo, em vez de à pessoa?... P'ra variar...

                Vocês prendem muito as vossas análises não aos conteúdos mas às pessoas que os formulam... Porque será?...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  E que tal um comentário crítico/valorativo ao artigo, em vez de à pessoa?... P'ra variar...

                  Vocês prendem muito as vossas análises não aos conteúdos mas às pessoas que os formulam... Porque será?...
                  Meu caro amigo.

                  Nestas questões, ou se tem um mínimo de credibilidade, ou mais vale ficar calado.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Meu caro amigo.

                    Nestas questões, ou se tem um mínimo de credibilidade, ou mais vale ficar calado.
                    Boa fuga, p'rá frente...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Boa fuga, p'rá frente...
                      Nisso és exímio.

                      Deves estar contente

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                        Nisso és exímio.

                        Deves estar contente
                        Vá lá, comenta lá, escalpelizadamente, o artigo, se fores capaz, claro!...

                        Comentário


                          #42
                          Oopss I did it again...

                          PL, deves pensar que nós temos a tua vida
                          (e principalemente deves pensar que temos a obrigação de aturar a tua desorganização de ideias )

                          Basta começar a ler para ver logo falhas de raciocínio lógico...básicas.

                          Veja-se esta tirada...

                          A produtividade pode aumentar sem que a competitividade cresça. Para que isso aconteça, basta que uma empresa, com produtos ultrapassados ou de má qualidade, aumente a sua produtividade, ou seja, aumente a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, mas como não os consegue vender porque os consumidores os não compram não é competitiva, piorando a sua posição no mercado.
                          Se a empresa aumenta a produtividade, ou seja, aumenta a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, consegue tanto vendê-los depois do aumento de produtividade como conseguia antes do aumento de produtividade.

                          Não piora a sua posição no mercado. Aliás, se a produtividade aumenta, consegue vendê-los mais baratos.

                          Capiche?

                          Nota: Em relação ao underlined, é verdade, mas o tipo que escreve isto não tem de todo a capacidade intelectual para explicar o porquê, e principalmente, o como.

                          E podia continuar pelo artigo, mas tenho mais que fazer

                          O problema é sempre o mesmo.

                          Quanto gente que nunca percebeu o mercado se mete a analisá-lo, nunca sai grande coisa.

                          E depois, para quem não tem grande formação matemática, qualquer coisa que vá de encontro aos seus ideiais, serve.

                          Isso vê-se aqui, tal como se viu, espalhafatosamente, num tópico sobre limiar de pobreza se bem te lembras (ou não, porque na altura, não tiveste a capacidade de reconhecer que estavas errado ).

                          Temos pena Mas keep going. A desinformação disfarçada de alto raciocínio intelectual não é algo novo, nem sequer...raro, por aqui, e por todo o lado.

                          Comentário


                            #43
                            de uma vez por todas...produtividade nada tem a ver com quantidade produzida, mas sim VALOR produzido...são conceitos completamente distintos...

                            Se a empresa produz mais mas nao vende aumentou a PRODUÇÃO e não a produtividade...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                              de uma vez por todas...produtividade nada tem a ver com quantidade produzida, mas sim VALOR produzido...são conceitos completamente distintos...
                              De uma vez por todas chegarás à conclusão que a produtividade tem que ver com o que quer quer seja que lhes sirva a cartilha

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                PL, deves pensar que nós temos a tua vida
                                (e principalemente deves pensar que temos a obrigação de aturar a tua desorganização de ideias )

                                Basta começar a ler para ver logo falhas de raciocínio lógico...básicas.

                                Veja-se esta tirada...



                                Se a empresa aumenta a produtividade, ou seja, aumenta a quantidade de produtos que obtém com os mesmos recursos que utiliza, consegue tanto vendê-los depois do aumento de produtividade como conseguia antes do aumento de produtividade.

                                Não piora a sua posição no mercado. Aliás, se a produtividade aumenta, consegue vendê-los mais baratos.

                                Capiche?

                                Nota: Em relação ao underlined, é verdade, mas o tipo que escreve isto não tem de todo a capacidade intelectual para explicar o porquê, e principalmente, o como.

                                E podia continuar pelo artigo, mas tenho mais que fazer

                                O problema é sempre o mesmo.

                                Quanto gente que nunca percebeu o mercado se mete a analisá-lo, nunca sai grande coisa.

                                E depois, para quem não tem grande formação matemática, qualquer coisa que vá de encontro aos seus ideiais, serve.

                                Isso vê-se aqui, tal como se viu, espalhafatosamente, num tópico sobre limiar de pobreza se bem te lembras (ou não, porque na altura, não tiveste a capacidade de reconhecer que estavas errado ).

                                Temos pena Mas keep going. A desinformação disfarçada de alto raciocínio intelectual não é algo novo, nem sequer...raro, por aqui, e por todo o lado.
                                Não sei se reparaste qual a fonte do estudo aqui publicado, mas isso não deve ter tido qualquer importância para ti, claro...

                                De todo o modo o hpventura respondeu-te, de forma simples mas objectiva, coisa que não conseguiste fazer na tua resposta... Mas, nada de novo!...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                  Pois, não é difícil de perceber.

                                  Vejamos as opiniões.
                                  Afinal parece que sim.
                                  E muito mesmo, no meio da floresta não conseguem ver as arvores, são até capazes de afirmar que são uma ilusão e que seriam precisas mais arvores para fazer uma floresta .

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                    E muito mesmo, no meio da floresta não conseguem ver as arvores, são até capazes de afirmar que são uma ilusão e que seriam precisas mais arvores para fazer uma floresta .
                                    Sim, realmente é incrível como mesmo perante o óbvio, perante uma análise exaustiva e fundamentada, se foge à análise e se desvaloriza o conteúdo, com uma justificação tão simplista como uma do tipo "o autor não é idóneo", como se fosse este o caso...

                                    Sinceramente!

                                    Portugal tem um ainda mais longo caminho a percorrer, do que parecia, antes de começarmos a andar em frente!...

                                    Comentário


                                      #48
                                      A mim, contaram-me uma vez que o tema preferido e recorrente no Estado Novo eram as Conversas em Família.

                                      Pelo visto, continuam por aqui...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                        A mim, contaram-me uma vez que o tema preferido e recorrente no Estado Novo eram as Conversas em Família.

                                        Pelo visto, continuam por aqui...
                                        Ai contaram...

                                        Pois eu assisti a muitas e já vi muito depois disso, daí saber que, embora "aos tropeções", evoluímos na conquista de direitos sociais e no respeito por quem trabalha!

                                        No entanto, e, pelos vistos, do que tenho visto aqui fluentemente defendido, muitos querem regressar a esses tempos, o das conversas em família, pois, também vi, nessa altura não se respeitava nada nem ninguém que pertencesse às classes que vendiam a sua força de trabalho, coisa que agora muito se quer, nem que para isso se tenha de mudar a Constituição!...

                                        Nunca pensei que este povo não tivesse capacidade de travar os que querem que o abuso e a intolerância regressem e se deixasse tolher pela propaganda demagógica, que começou subliminarmente mas que agora é já feita à descarada, despudoradamente, disfarçada de Democracia...

                                        Sou, de facto, do tempo das ditas conversas, mas nunca gostei delas e não as quero ver regressar!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                          de uma vez por todas...produtividade nada tem a ver com quantidade produzida, mas sim VALOR produzido...são conceitos completamente distintos...

                                          Se a empresa produz mais mas nao vende aumentou a PRODUÇÃO e não a produtividade...
                                          estou de acordo que a produtividade esteja relacionado com o valor produzido, mas não estou de acordo quando dizes que não está relacionada com a quantidade produzida... ela está relacionada com a quantidade produzida, não está é relacionada com o AUMENTO da quantidade produzida... pois a produtividade visto de uma forma superficial corresponde à relação entre bens e serviços produzidos e os recursos utilizados para a sua produção.... exemplo disso são as "equações" feitas num dos posts anteriores...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Um país para ser competitivo tem de haver poder económico! Como é que um país pode ter poder financeiro se a maioria da população não o tem...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Para haver mais competitividade e mais produtividade, terá consequentemente haver mais investimento e não público, mas sim privado. Se tantas empresas pubicitam os seus lucros astronómicos, porque razão não investem parte desses lucros na modernização de equipamentos e na formação continua dos funcionarios? Dessa forma o crescimento seria continuo e sustentado.

                                              Essas conversas dos falsos moralistas que afirmam que se os trabalhadores querem ganhar mais têm de se matar a trabalhar e produzir mais, no fundo com meios arcaicos, que têm de flexibilizar horários e que se não se adaptam, vão para o olho da rua, sem sequer lhe ser dada a hipotese de formação continua para se adaptarem à sua função, apenas atesta o nivel dos empresários portugueses e o quanto estes são bons para o negocio e o quanto são burros no que toca ao investimento sério, real e necessário.

                                              Enquanto existirem “elefantes brancos” no Governo e viciados nas empresas, a ecónomia não vai ao sítio. Depois claro é fácil dizer que a culpa é dos sindicatos, esse coitados que até já quase não têm poder de mobilização devido ao medo que os trabalhadores têm de ser despedidos. É fácil culpar a luta de massas, escondendo-se as empresas, desse modo, atrás das máscaras de coitadinhos dizendo que assim não pode ser quando na verdade os bolsos já estão cheios, mas só que ainda lá cabe mais um pouquinho. E para onde vai esse dinheiro?

                                              Esse dinheiro não vai para a modernização de fábricas nem para a optimização de processos, porque as frábricas e os processos continuam os mesmos. Como exemplo temos o facto das centrais de vapor a fuel-oleo já só existirem em Portugal, quando as empresas que ainda as usam receberam ajudas financeiras para a reconversão para outros combustiveis mais baratos e amigos do ambiente. Para onde foi esse dinheiro?

                                              Não compreendo como se pode culpar os trabalhadores pela falta de competitividade, sinceramente não compreendo. Isto só me faz lembrar que existem gajos a mais neste país, que utilizam a nação para proveito próprio e não para proveito de toda uma comunidade e isso vê-se no fosso salarial entre quem ganha mais e quem ganha menos, claro que Portugal nesse campo é o melhor da Europa.


                                              Abraço
                                              Viva a Ibéria

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por PedroUMM Ver Post
                                                Para haver mais competitividade e mais produtividade, terá consequentemente haver mais investimento e não público, mas sim privado. Se tantas empresas pubicitam os seus lucros astronómicos, porque razão não investem parte desses lucros na modernização de equipamentos e na formação continua dos funcionarios? Dessa forma o crescimento seria continuo e sustentado.

                                                Essas conversas dos falsos moralistas que afirmam que se os trabalhadores querem ganhar mais têm de se matar a trabalhar e produzir mais, no fundo com meios arcaicos, que têm de flexibilizar horários e que se não se adaptam, vão para o olho da rua, sem sequer lhe ser dada a hipotese de formação continua para se adaptarem à sua função, apenas atesta o nivel dos empresários portugueses e o quanto estes são bons para o negocio e o quanto são burros no que toca ao investimento sério, real e necessário.

                                                Enquanto existirem “elefantes brancos” no Governo e viciados nas empresas, a ecónomia não vai ao sítio. Depois claro é fácil dizer que a culpa é dos sindicatos, esse coitados que até já quase não têm poder de mobilização devido ao medo que os trabalhadores têm de ser despedidos. É fácil culpar a luta de massas, escondendo-se as empresas, desse modo, atrás das máscaras de coitadinhos dizendo que assim não pode ser quando na verdade os bolsos já estão cheios, mas só que ainda lá cabe mais um pouquinho. E para onde vai esse dinheiro?

                                                Esse dinheiro não vai para a modernização de fábricas nem para a optimização de processos, porque as frábricas e os processos continuam os mesmos. Como exemplo temos o facto das centrais de vapor a fuel-oleo já só existirem em Portugal, quando as empresas que ainda as usam receberam ajudas financeiras para a reconversão para outros combustiveis mais baratos e amigos do ambiente. Para onde foi esse dinheiro?

                                                Não compreendo como se pode culpar os trabalhadores pela falta de competitividade, sinceramente não compreendo. Isto só me faz lembrar que existem gajos a mais neste país, que utilizam a nação para proveito próprio e não para proveito de toda uma comunidade e isso vê-se no fosso salarial entre quem ganha mais e quem ganha menos, claro que Portugal nesse campo é o melhor da Europa.


                                                Abraço
                                                Viva a Ibéria
                                                Concordo com o teu post, mas não acho que a solução esteja numa ibéria.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Daniel Cruz Ver Post
                                                  estou de acordo que a produtividade esteja relacionado com o valor produzido, mas não estou de acordo quando dizes que não está relacionada com a quantidade produzida... ela está relacionada com a quantidade produzida, não está é relacionada com o AUMENTO da quantidade produzida... pois a produtividade visto de uma forma superficial corresponde à relação entre bens e serviços produzidos e os recursos utilizados para a sua produção.... exemplo disso são as "equações" feitas num dos posts anteriores...
                                                  Exacto quanto maior a abundância de um produto, mais baixo valor ele terá no mercado.

                                                  A questão nacional não é o aumentar da produtividade mas o aumentar da qualidade para se poder ser competitivo num mercado global, e isso só se consegue investindo nas empresas e na formação das pessoas.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                    A mim, contaram-me uma vez que o tema preferido e recorrente no Estado Novo eram as Conversas em Família.

                                                    Pelo visto, continuam por aqui...
                                                    'tás lá

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                      'tás lá
                                                      Dizem que antigamente, nos tempos de censura e essas coisas, o pessoal estimulava-se intelectualmente para poder passar a sua mensagem pelo meio do sistema.

                                                      Sem o sistema dar conta.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                        'tás lá
                                                        Claro...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Produtividade baixa, mão de obra sem formação, riqueza mal distribuída... O que querem mais?

                                                          Os outros têm salários mais altos mas nesses países as coisas são mais caras e/ou os impostos sobre os ordenados são mais elevados.

                                                          Se acham que nos outros países é muito melhor do que aqui, emigrem e depois venham cá falar da experiência.

                                                          Já o fiz e digo-te que a diferença é brutal! Em Portugal as pessoas trabalhavam mais horas, queixavam-se que faziam muito e rendiam pouco.

                                                          Aqui, trabalha-se menos horas, faz-se mais, e não vejo ninguém a queixar-se!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            Já o fiz e digo-te que a diferença é brutal! Em Portugal as pessoas trabalhavam mais horas, queixavam-se que faziam muito e rendiam pouco.

                                                            Aqui, trabalha-se menos horas, faz-se mais, e não vejo ninguém a queixar-se!
                                                            Deve ser da cerveja.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              Já o fiz e digo-te que a diferença é brutal! Em Portugal as pessoas trabalhavam mais horas, queixavam-se que faziam muito e rendiam pouco.

                                                              Aqui, trabalha-se menos horas, faz-se mais, e não vejo ninguém a queixar-se!
                                                              Estás a falar da área da informática?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X