Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AJUDA: Patrão obriga trabalhar horas extra s/ remuneração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Para mim a solução (aparentemente) mais simples só foi sugerida por uma pessoa: Faz-te de camelo e deixa de ir rabalhar aos sábados. Quando a pessoa te confrontar com a história diz "até ver isso dos sábados não venho aos sábados". claro que é mais fácil falar do que fazer, isto porque a vida está dificil, mas se n recebes os sábados, deixa de os fazer, sem reivindicar nada, assim passas a tua mensagem sem te chateares muito.

    Comentário


      #62
      Mas, aí, o problema é haver um contrato a prazo, muito conveniente para ele continuar a ser explorado, "sem piar"...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
        O meu caro Excalibur,

        Quem seria eu para enfrentar alguém com uma cultura de Almanaque digna de uma Martha Stewart.

        Não, não me quero medir contigo a esse nível nem com os teus complementares aí da tua quinta.

        Apenas te digo que para uma conversa séria, estou por cá.

        Agora para as tuas tiradas sem gosto nem sentido nenhum, podes ficar aí a falar.

        A comparação de um carro com um emprego foi tua. Mas essas tiradas já são muito conhecidas.

        Eu estava a falar para uma pessoa que contrariamente à tua prosápia, não pode mandar o patrão àquela parte e partir para outra porque no caso dele, tal como em milhares de outros casos, isso não é possível.

        No teu imaginário eu sei que és capaz de fazer isso e muito mais, mas pouca gente tem a vocação para super-herói de banda desenhada como tu. Há que reconhecê-lo.

        E de cada vez que abro a página do fórum, é uma alegria ver-te por cá. Tinhas que existir e dou graças a Deus por isso.

        Ohhh meu caro Carlos!!!

        Finalmente estou de acordo contigo !!!

        Normalmente, só um ser equivalente ou mesmo superior nos poderes que deus deu ao outro, é capaz de reconhecer essas capacidades.

        Porquê !?

        Porque elas são intrínsecas a esse ser.

        Por isso, é com enorme gratidão que vejo o quão humildes são as minhas capacidades, e a tua nobreza em quereres que eu me equipare a ti, não tem paralelo neste fórum.

        Posto isto e como não serei capaz de igualar, retiro-me humildemente para que a tua superior prosa pia não seja ofuscada.





        Tu estragas-me com mimos ...

        Comentário


          #64
          Agradeço desde já àqueles que tentaram expor da melhor forma uma opinião a este respeito;

          Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
          com mulher e filhos as "costas" + casa

          não me posso dar ao luxo de me despedir.. senão já o tinha feito á muito tempo.

          enquanto solteiro e na casa dos papás tive 8 empregos,, sempre me despedi, sempre fui ganhar mais..... e ainda hoje mantenho boas relações com os meus antigos patrões...

          hoje,,,,,,,,,, nááááá

          prefiro o certo ao incerto....

          e já deixei passar boas oportunidades de saltar outra vez.

          (acreditem que este assunto já me tem tirado o sono)


          o meu conselho,

          vais falando com o teu patrão (sem esticar muito a corda, já que tens a porra dos contratos de 6 meses) ,,,,, e pelas costas procuras algo melhor.
          também tenho essa ideia...

          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
          ..../.....
          Qual é a área de trabalho que exerces?
          Posso dizer que está relacionado com área administrativa!

          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
          .../...
          A vida não é fácil agora e daqui para a frente com a alteração do código do trabalho ainda vai ficar pior, pelo menos para quem trabalha.

          Pensa na família no que eles merecem da vida e o que queres para eles.
          ... precisamente !

          Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
          ..../....
          Uma coisa é uma "perninha" mas sistematicamente? Nem pensar!

          Ou seja, temos de "penar" muito ao inicio, fazer das tripas coração, mas sempre com dignidade e saber que não somos lixo que se pode descartar!

          Fala com a tua entidade empregadora a bem, vai dando uns toques para esclarecer isso!Mas com calma...

          Mas não deixes que isto se prolongue!
          Agradeço bastante a sua opinião... essa será sem dúvida a melhor opção!

          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
          .../...
          Mas depois de ter encargos familiares e a responsabilidade de pagar as contas certinhas e direitinhas com pessoas a meu encargo, a coisa muda de figura, lutamos pelos nossos direitos mas somos refens do receio e da instabilidade.

          Especialmente hoje, nos tempos que correm, mesmo com qualificações e boa capacidades profissionais ninguém arrisca de animo leve o estável pelo instável e incerto.

          As entidades empregadoras sabem-no e jogam com isso, há pelo menos 327 fulanos sequiosos pelo teu lugar e a trabalhar gratuitamente sábado e domingo.

          Não que tu não mereças o pagamento, mas pura e simplesmente porque não to querem dar.

          No teu caso, por exemplo, eu quase que era capaz de jurar que no dia em que te recusasses a ir trabalhar num sábado, ou a exigir com veemência o pagamento adequado, que passarias de Bestial a Besta .


          É que vendo as coisas por um determinado prisma isto pressupõe vários tipos de exploração e anomalias

          1º Exploração do empregado ao remunerar de acordo com o trabalho efectuado

          2º Exploração da seg. social/estado ao não contribuir com impostos e taxas obrigatórias.

          3 Estraga do mercado, porque ao não cobrar o eventual valor do trabalho do funcionário está a tornar-se competitiva com recurso a um esquema falacioso, falseando os valores cobrados


          Isto não me parece justo e honesto.

          Precisamente... ! Estou plenamente de acordo!
          Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 25 August 2007, 10:12.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Mas, aí, o problema é haver um contrato a prazo, muito conveniente para ele continuar a ser explorado, "sem piar"...
            Exactamente! Se eu já pertencesse ao Quadro, a história mudaria totalmente de figura;
            Uma vez que ainda estou com contrato a prazo, ele até poderia ceder relativamente à questão das horas... porém, aquando da próxima renovação, optaria por colocar alguém que se sujeitasse a trabalhar mediante as condições dele e, mediante o desespero das pessoas sem emprego, seria certamente o mais provável. Citando alguém: "... é muito fácil passar-se de Bestial a Besta"
            Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 25 August 2007, 10:14.

            Comentário


              #66
              Estando a contrato tens de te sujeitar, senão no fim do contrato vais embora. A vida é mesmo assim. E não conheço muitas pessoas com cursos superiores a trabalharem 8h por dia e a serem recomp€€ensados por fazerem horas extra.

              Comentário


                #67
                Exactamente, Air!
                Infelizmente já aqui foi frisado isso mesmo: as entidades patronais têm a vantagem de que existe muita mão-de-obra no desemprego, pelo que exploram injustamente os trabalhadores... eles sabem que, mediante as dificuldades de emprego que existe hoje em dia, os trabalhadores estão de pés e mãos atadas, visto que têm que pagar as suas contas no final de cada mês!
                Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 25 August 2007, 10:50.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                  Disto é que muita gente se esquece, ou faz questão de não dar a devida importância...

                  ...É fácil dar "CERTOS" conselhos quando temos as "COSTAS QUENTES", e mais não digo...






                  Edit : Não quero que levem a Mal, eu aqui, como na Vida Real, sou Pão/Pão, Queijo/Queijo, tanto estou de um lado da barricada como do outro, desde que atinja o que é essencial e que para muita gente não tem Importância :

                  Tudo na Vida tem que ter um compromisso, não pode ser SÓ O QUE EU QUERO, NEM SÓ O QUE OS OUTROS QUEREM e há quem não veja isso assim aqui neste Fórum.
                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                  Deixa-te de coisas.

                  Eu faço por ignorar o teu àparte, apesar de pensar que cada um tem aquilo que merece , porque uma carreira profissional de sucesso não é compatível com esse estado idílico que descreves.

                  Já vi filmes e li muitos livros em que dizem o contrário, mas a realidade aqui ou na Austrália, infelizmente há só uma. Trabalhar no duro.

                  Ou ter pais ricos...

                  Pois, interessa ignorar alguns àpartes, não é ?

                  Mas, vamos AMBOS dar o BENEFÍCIO DA DÚVIDA...

                  Como eu apenas tenho uma Imagem da pessoa que tu és (por aquilo que aqui relatas - seja ao nível de discussões do off topic, seja sobre outros assuntos), mas posso estar muito errado.

                  Também Tu podes estar com uma imagem errada de mim, visto que não me conheces, não sabes se sou um esforçado, se sou um Zé ninguém, se sou um preguiçoso, etc...

                  Por isso e por não querer vir a ser injusto e arrepender-me (ainda que isto seja APENAS um Fórum), não vou deixar aqui a idéia da tua pessoa (face ao que tu aqui publicamente transmites), que apesar de CONCORDAR ACIMA DOS 50%, com as tuas opiniões, por norma as bases sobre que te apoias é que considero erradas e são transmitidas SEMPRE DE FORMA RADICAL E INTRANSIGENTE.

                  Por isso, neste tipo de tópicos, deixarei de intervir.



                  Comentário


                    #69
                    Trabalhas em algum banco?

                    Comentário


                      #70
                      Ao fim do 3º contrato as opções para o patrão não são:

                      - integrar o trabalhador nos quadros

                      ou

                      - mandá-lo embora

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                        Ao fim do 3º contrato as opções para o patrão não são:
                        - integrar o trabalhador nos quadros
                        ou
                        - mandá-lo embora
                        Quantos é que não são mandados embora, e passado um més já lá estão outra vez ??"?"

                        não é asism tão simples.

                        Comentário


                          #72
                          É verdade. Mas nunca me passou pela cabeça que o patrão do João Paulo estivesse a pensar passá-lo a efectivo.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                            Ao fim do 3º contrato as opções para o patrão não são:

                            - integrar o trabalhador nos quadros

                            ou

                            - mandá-lo embora

                            No Estado há quem lá ande mais de 5 anos sempre a contracto.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              No Estado há quem lá ande mais de 5 anos sempre a contracto.
                              Contrato a termo certo renovável por períodos iguais?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                No Estado há quem lá ande mais de 5 anos sempre a contracto.
                                Verdade, conheço uns casos bem de perto.

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu em Outubro acabo o 3º contrato mas se bem me lembro saiu uma lei nova que permitia aos empregadores ofereçerem mais contratos a prazo durante um máximo de 6 anos. Posso tar enganado.

                                  Agora segundo as minhas avaliações no local de trabalho até têm sido boas, agora vamos lá ver o que eles fazem.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Quero ressuscitar este tópico porque, na minha opinião, isto é um flagelo em Portugal.

                                    Eu trabalho na área de TI, com projetos, em que uma "mente iluminada" compromete-se com prazos de entrega abolutamente irreais (e custos baixos), considerando a equipa pequeníssima para executar.
                                    Depois é entregar o trabalho ao gado a troco de uma gorjeta mensal, enquanto usufrui de uma vida maravilhosa.

                                    Esta sexta-feira, mais uma vez, fiz uma direta, não dormi. Quando cheguei em casa ainda tive que trabalhar. Trabalhei mais de 30 horas seguidas. É alucinante! ...e agora são 21:30 e nem sequer tenho previsão para sair.

                                    No meu contrato de trabalho tem uma cláusula que fala em "8 horas" de trabalho diárias, com horário de saída e tudo!
                                    E, sim, eu não sou obrigado a ficar. No entanto há um processo anual de avaliação que serve basicamente para demitir quem apresenta uma baixa "produtividade" (sendo produtividade = trabalho de 2 ou 3 pessoas).
                                    Pasmem-se: Já passei por 3 empresas, todas elas assim!
                                    Estou à procura da quarta... mas, enquanto isso, preciso sustentar a casa.

                                    Na minha opinião isto (o desrespeito) é um grave problema social no país.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Por acaso estás numa consultora?

                                      Onde estou já fiz directas,noitadas e feriados, mas depois deram-me os dias para usar depois.

                                      Tenho uma pessoa amiga na Noruega, que as 20h (salvo erro) os PC's automaticamente terminam a sessão para não obrigar os empregados a trabalhar mais do que o permitido.

                                      Comentário


                                        #79
                                        A culpa é vossa, ponto. Vocês gostam mesmo de ser explorados.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por biof Ver Post
                                          A culpa é vossa, ponto. Vocês gostam mesmo de ser explorados.
                                          O biof tem razão. É preciso saber dizer não!

                                          Como funciona a inspeção do trabalho? Supostamente não se pode trabalhar "fora de horas" sem isenção de hórario. Não se pode convocar uma inspeção a estas situações?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                            Por acaso estás numa consultora?

                                            Onde estou já fiz directas,noitadas e feriados, mas depois deram-me os dias para usar depois.

                                            Tenho uma pessoa amiga na Noruega, que as 20h (salvo erro) os PC's automaticamente terminam a sessão para não obrigar os empregados a trabalhar mais do que o permitido.

                                            Cheguei agora a casa (23:00).
                                            Não. Estou numa software-house pequena (mas com bastantes clientes!).
                                            Sempre trabalhei neste meio e... tudo igual.
                                            Uma das caracteristicas destas empresas é a rotatividade de pessoas. Porque o trabalho é exigente e as pessoas são exploradas. É ilegal mas, ao mesmo tempo, com uma legalidade dissimulada: "Ninguém é obrigado!"

                                            O ano está a terminar e eu quase que não fiz nada a não ser trabalhar. Escravatura é isso.

                                            Comentário


                                              #82
                                              JaVo, os escravos eram obrigados à força. Nada te impede de fazer as 8h e ir embora.

                                              Não é tudo igual, trabalho na área há quase 3 anos e as horas extra que fiz foram sempre compensadas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Leverage Ver Post
                                                JaVo, os escravos eram obrigados à força. Nada te impede de fazer as 8h e ir embora.

                                                Não é tudo igual, trabalho na área há quase 3 anos e as horas extra que fiz foram sempre compensadas.
                                                Certo, voltamos à história do não ser obrigado. Obrigado pelo teu conselho, acho que doravante irei recusar fazer horas extra. Amanhã vou sair às 18!!

                                                Parabéns pela condição de trabalhador-com-horas-extra-compensadas!
                                                Desculpa a pergunta frontal:
                                                Mérito teu ou da (boa) cultura da empresa onde estás inserido?

                                                (não leves a pergunta a mal,fiquei feliz por ti,a sério)
                                                Editado pela última vez por JaVo2004; 02 December 2014, 22:20.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Leverage Ver Post
                                                  Como funciona a inspeção do trabalho? Supostamente não se pode trabalhar "fora de horas" sem isenção de hórario. Não se pode convocar uma inspeção a estas situações?
                                                  Porque não tentar...

                                                  Queixas e Denúncias - ACT

                                                  Critérios de investigação das denúncias apresentadas
                                                  A ACT investiga as denúncias apresentadas, nomeadamente em função dos seguintes critérios:
                                                  • Gravidade, aferida em função do número de trabalhadores abrangidos, da particular gravidade na perspectiva da segurança e da saúde no trabalho e em situações de perigo grave e iminente;
                                                  • Oportunidade da intervenção aferida em função das prioridades estabelecidas no plano de acção inspectiva da ACT;
                                                  • Fiabilidade e pertinência da informação fornecida pelas fontes; nesse sentido, a identificação do denunciante constitui um dado relevante, nomeadamente para a eventualidade de ser necessário obter informação adicional para preparação da intervenção.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Mata-me a curiosidade, isso é na zona de Lisboa?

                                                    Felizmente nunca estive em empresas dessas, normalmente o horário era cumprido. A última vez que nao cumpri horários a culpa nem foi da empresa, foi do governo que decidiu alterar a legislacao dos salários e nao havia muito tempo para fazer as alteracoes (há 2 anos atrás).

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Mata-me a curiosidade, isso é na zona de Lisboa?
                                                      BINGO!
                                                      Todas as 3 (2 em Lisboa e 1 na linha de Cascais).

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        1º Tribunal do trabalho
                                                        2º Não apareces aos sábados mais nenhuma vez
                                                        3º Se vier com ameaças só tens que lhe dar o telefone para a mão já pronto a falar com o tribunal do trabalho

                                                        No fundo só fazes trabalho voluntário porque queres, as pessoas têm que meter na cabeça, por muitas dificuldades que estejam a passar, nada mudará se continuarem a optar pelo voluntariado.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Já passei por consultoras que agiam assim, e já passei por bancos e seguradoras que fazem o mesmo.
                                                          Agora estou numa consultora e tenho estado em projecto aberto (outsourcing), faço o horário do cliente. A malta de projecto fechado às vezes faz mais horas, mas não é nenhum exagero e têm algumas compensações. Poucas, é certo.
                                                          Eu nunca fui nessa cantiga. Podia fazer um extra na base da bondade mas, se abusassem, parava com isso. Se viesse uma má avaliação por causa disso, não a assinava e explicava porquê, trazendo à baila o contrato de 8 horas que tinha assinado. Se não resolver assim, tribunal do trabalho logo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            uma vez estava num cliente com dois finalistas de um curso de TI.

                                                            estavam bastante entusiasmados a programar e o crl...
                                                            quando lhes perguntei se estavam preparados para o "3 turno" ficaram a olhar um para o outro...

                                                            Nota: 3º Turno: das 19H00 até quando Deus quiser

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Mas isso também se deve perguntar logo na entrevista: horários, como é? 9 às 18? E horas extra? É costume? São pagas? Como?

                                                              Depois disso tudo, se tentarem forçar a pessoa a fazer algo que disseram que não ia acontecer, cortem-se. Têm sempre o contrato assinado com as 8 horas.

                                                              Guardem sempre mails que troquem sobre as horas extra, tempo no projecto, etc... Evidências de que vos meteram a bulir mais e de que não vos pagaram mais por isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X