Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Envelhecimento Global. Que destino?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
    Paga-lhe um cruzeiro

    Já lhes propus isso, e eles mandaram-me ter juízo.

    (por acaso, ainda hoje estive na página da P&O )

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
      O número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos vai crescer a um ritmo 2x superior ao crescimento da população mundial.

      Pela primeira vez na História, as pessoas com mais de 65 anos serão em número superior às crianças com idade abaixo dos 5 anos

      A sustentabilidade dos sistemas de Segurança Social e de Saúde está seriamente ameaçada.

      O aumento da Esperança Média de Vida é explicado pela evolução da ciência médica e das condições de vida mas o reverso da moeda esconde um preço muito elevado a pagar.


      Os custos com os sistemas de Segurança Social aumentaram drasticamente e como consequência, a sustentabilidade destes sistemas está em risco de ruptura.

      Os sistemas de saúde estão igualmente ameaçados devido à crescente despesa que é usada com pessoas idosas uma vez que estão mais vulneráveis a doenças.

      A população activa ao ser em menor número, faz com que não sejam captados os rendimentos necessários à sustentabilidade dos sistemas de Seg. Social.

      O rácio trabalhadores vs reformados está em constante declínio o que significa que cada vez haverá menos gente em idade activa implicando assim que cada vez existam menos fundos para suportar pensões para os mais idosos.

      E agora pergunto eu caros amigos...que soluções para este problema?

      Além de variadíssimas soluções de cariz económico e social eu propunha uma coisa simples.

      Que as pessoas deixassem de ser egoístas.

      Olhem para os problema e a sua interligação como um todo.

      Causas para o envelhecimento da população, estarão ligado à vida quotidiana ao stress e à cada vez maior atribuição de importância do aspecto "carreira" em detrimento da vida familiar, a vida familiar e a manutenção de uma familia dependem de aspectos como a estabilidade no trabalho e/ou o desemprego, etc, etc.

      Hoje em dia já se vê muitos casais novos a abdicar do sonho "filhos" porque a vida não permite, e o "porquê" trazer uma nova vida ao mundo com tanta instabilidade e problemas que não sabemos o dia de amanhã.

      Há também muitos casais que preferem manter o seu nível de vida e não abdicar dos seus hobbyes e luxos, porque seria tudo isso que ocorreria com a existência de filhos.

      É isto no meu ver, que faz com a população se torne mais velha.


      Edit:

      Bruno

      Isso ocorre mais por influencia do decrescimo de natalidade dos chamados paises industrializados e ocidentais.

      Porque os chamados paises do 3º mundo continuam com um racio de natalidade mito acima do desejável.
      Editado pela última vez por Excalibur; 03 October 2007, 09:04.

      Comentário


        #33
        Envelhecimento Global. Que destino?
        A redução da população mundial a longo prazo...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
          qualquer dia existe a profissao de fazer filhos...

          Levado ao exagero tens o "Admirável Mundo Novo" de Huxley.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Além de variadíssimas soluções de cariz económico e social eu propunha uma coisa simples.

            Que as pessoas deixassem de ser egoístas.

            Olhem para os problema e a sua interligação como um todo.

            Causas para o envelhecimento da população, estarão ligado à vida quotidiana ao stress e à cada vez maior atribuição de importância do aspecto "carreira" em detrimento da vida familiar, a vida familiar e a manutenção de uma familia dependem de aspectos como a estabilidade no trabalho e/ou o desemprego, etc, etc.

            Hoje em dia já se vê muitos casais novos a abdicar do sonho "filhos" porque a vida não permite, e o "porquê" trazer uma nova vida ao mundo com tanta instabilidade e problemas que não sabemos o dia de amanhã.

            Há também muitos casais que preferem manter o seu nível de vida e não abdicar dos seus hobbyes e luxos, porque seria tudo isso que ocorreria com a existência de filhos.

            É isto no meu ver, que faz com a população se torne mais velha.


            Edit:

            Bruno

            Isso ocorre mais por influencia do decrescimo de natalidade dos chamados paises industrializados e ocidentais.

            Porque os chamados paises do 3º mundo continuam com um racio de natalidade mito acima do desejável.
            Exacto e creio ser por aqui que este desequilíbrio se tornará nefasto!
            Onde há condições de vida há menos gente, onde não há condições de vida, existem demasiadas pessoas!

            Comentário


              #36
              isto resolve-se naturalmente... quando houverem mtos velhos vão existir mais mortes e o ambiente vai agradecer. Menos pessoas, menos recursos a serem consumidos.
              Parecendo que não, nós equilibramo-nos sempre... ;)

              Comentário


                #37
                O nosso problema é o facto de não entendermos o problema!

                Reparem nas cheias que houve este fim-de-semana em Sacavém. Construir em cima de terrenos como aqueles, dá nisso.
                As próprias companhias de Seguro negam qualquer apólice nessas zonas.
                Mas as pessoas continuam na sua loucura desenfreada do betão.

                Contrariando as leis da natureza.

                Mas alguém faz algo?

                Não, ao que me parece. E da próxima vez vai dar o mesmo. E da próxima e da próxima.

                A natureza ensinou-nos diversas coisas, mas teimamos a não olhar para elas.

                Antigamente os pais tinham diversos filhos porque eram mais um par de braços a ajudar e na velhice, mais uma casa para os receber.

                E o conceito família foi nas últimas décadas substituído na cabeça das pessoas, pelo Estado protector.

                E o Estado é que trata de tudo, do berço até à cova. Se pelo meio arranjar um Emprego, ainda melhor.

                Não vale a pena olhar para trás, a não ser para aprendermos com os erros cometidos. É no futuro que se arranjam soluções.

                Pensem nesse futuro, qual o modelo de sociedade que nos poderia beneficiar? Como chegamos até lá. Como vamos criar exigências mútuas entre todos os intervenientes?

                E isso meus amigos, está muito, mas muito longe da cabecinha de muita gente.

                E eu creio que o termo colapso começa a surgir no horizonte.

                Pensem nisso.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                  Exacto e creio ser por aqui que este desequilíbrio se tornará nefasto!
                  Onde há condições de vida há menos gente, onde não há condições de vida, existem demasiadas pessoas!
                  Tal como eu havia dito aqui ...

                  Envelhecimento da população em Portugal ....


                  Portugal está entre os países mais envelhecidos ...

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X