Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faculdades privadas! Quanto se paga (valores redondos)..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por erocha Ver Post
    O que, e corrijam-me que lá andou, mas é a impressão que tenho, a cat´´olica de gestão tem que está a anos luz das outras, é o gabinete de emprego. Eu vejo os meus primos (são bons alunos...) andaram lá e nem CVs mandam, vão buscá-los no fim do penultimo ano

    Claro que isto só é possivel graças à reputação que a universidade criou...
    Sim, eu não posso dizer que tenha razão de queixa. É precisamente muito isso, a reputação, mesmo para mim que era um aluno médio, é muito boa ali.

    Fiz Gestão em Lisboa também e aconteceu-me algo parecido.

    Estava no último ano e "foram-me buscar" para uma multinacional no ramo do Software para um programa de estágios...e depois fui ficando

    Comentário


      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
      É verdade sim senhor que conheço um rapaz do algarve que está aí mesmo a tirar fisioterapia.



      Não percebes o quê ??

      Isto agora é assim, não há nada a fazer. Em pré-bolonha a licenciatura eram 5 anos e ponto final certo ?
      Sim, mas não me venham dizer que em 3 anos ficam com a mesma preparação que uma licenciatura que eu entendo por normal -> 5 anos.

      Mestrados são outras coisas...e agora basicamente como tinham de arranjar algo para quem fazia os 5 anos, bora lá a chamar isso.

      Esta é a ideia que eu fico...isto visto de fora. De alguém que já acabou o curso há 9 anos quase

      Comentário


        Originalmente Colocado por erocha Ver Post
        O que, e corrijam-me que lá andou, mas é a impressão que tenho, a cat´´olica de gestão tem que está a anos luz das outras, é o gabinete de emprego. Eu vejo os meus primos (são bons alunos...) andaram lá e nem CVs mandam, vão buscá-los no fim do penultimo ano

        Claro que isto só é possivel graças à reputação que a universidade criou...
        Em Lisboa está melhor cotada, pois aqui a parte de Economia baixou e muito o rating da Católica. É fraquinha.

        Eu no 3º ano já estava a trabalhar para uma consultora.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
          Uma das coisas que mais me impressionou há uns 16 anos, foi ter falado com um senhor que tinha como função limpar um caminho, do gelo, que nele se acumulava, além de trabalhar como engenheiro geofísico, bem como, com o irmão dele que trabalhava como electricista e como engenheiro electrotécnico.

          Na altura o geofísico tinha um vencimento de 450 contos e o electrotécnico de 500 contos mensais.

          Ambos faziam trabalho qualificado e "não qualificado" (como se gosta de chamar por cá), na Suécia, país onde já se percebeu (como em muitos outros) que um elevado nível de educação é essencial para o desenvolvimento do país.

          Por cá quanto menos formação académica melhor e até acreditamos que quanto menos gente formada houver, melhor ficaremos, ficamos depois com baixos vencimentos, muito longe da UE e com um país fragilizado a tentar competir com a economia do 3º mundo.
          Hummm

          Conceito perigoso?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
            Hummm

            Conceito perigoso?
            Não percebi se o teu texto inicial era ironico ou não. Não sendo, parece-me que concordas comigo.

            Comentário


              Ismai - Curso de Informática de Gestão.

              Último ano - 288,45€ por mês.

              Só faltam mais duas finalmente...

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                É verdade sim senhor que conheço um rapaz do algarve que está aí mesmo a tirar fisioterapia.
                E o que é que ele diz sobre saídas e etc...?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                  Ismai - Curso de Informática de Gestão.

                  Último ano - 288,45€ por mês.

                  Só faltam mais duas finalmente...
                  E que tal esse curso?

                  Conheço o da UM, mas pouco sei do que se passa ao pé de casa (Maia).

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                    Sim, mas não me venham dizer que em 3 anos ficam com a mesma preparação que uma licenciatura que eu entendo por normal -> 5 anos.

                    Mestrados são outras coisas...e agora basicamente como tinham de arranjar algo para quem fazia os 5 anos, bora lá a chamar isso.

                    Esta é a ideia que eu fico...isto visto de fora. De alguém que já acabou o curso há 9 anos quase
                    Boas Nigthlord.

                    Eu compreendo o que dizes, mas não concordo.

                    Eu entrei para o ensino superior no plano curricular anterior ao de bolonha, após terminar o 1º ano o meu curso transitou para a bolonha e como eu acabei por ser avaliado nos dois planos curriculares percebi que bolonha é mais exigente.

                    O plano curricular anterior era muito permissivo na medida em que não se reprovava por faltas ou pelo menos eram raros os Professores que davam importância a isso a matéria era muito "estática", a importância dos alunos nas aulas era diminuta, era um processo de ensino pouco dinâmico, com pouca envolvência participativa. Havia muitos alunos que nunca apareciam às aulas só iam às frequências, (muitos levavam copianço) faziam aquilo com uma perna às costas sem se esforçarem minimamente e sem saberem alguma coisa.

                    Bolonha pelo menos na minha faculdade criou um sentido de responsabilidade acrescido, (limite de faltas) deu maior criatividade e preponderância participativa aos alunos. Obriga-os a ter mais iniciativa.
                    A exigência de raciocinio também aumentou devido a uma maior dinâmica no conteúdo.

                    Há "n" factores inerentes ao ensino por bolonha que são mais vantajosos que o plano curricular anterior.

                    Claro que quem não quer mesmo aprender nunca o vai fazer independentemente do plano curricular em vigor.

                    Cumpts
                    Editado pela última vez por pmna; 12 May 2009, 00:35.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                      Não percebi se o teu texto inicial era ironico ou não. Não sendo, parece-me que concordas comigo.
                      Este texto é sobre uma realidade a anos luz do nosso provincianismo, isto há 16 anos.

                      E por isso me deixou tão admirado na época, só estava habituado ao conceito que temos por cá, de que trabalho físico é para os burros e que quem estuda não se cansa.

                      16 anos depois estamos assim, mas continua-se a insistir no mesmo modelo.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        E que tal esse curso?

                        Conheço o da UM, mas pouco sei do que se passa ao pé de casa (Maia).
                        Está correr bem, na medida do possível digamos.

                        Trabalhei praticamente durante todo o percurso superior, e embora a experiência profissional seja sempre vantajosa, (da-nos outra visão das coisas) a verdade é que existem muitas disciplinas (programação) que requerem muito treino e, por falta de tempo e preguiça também admito não tive as notas que mais desejaria. Mas o barco continua a navegar e já estou perto da costa.

                        Só este ano é que deixei o trabalho por causa do estágio, era impossível a conciliação do estágio + aulas + trabalho.

                        Espero que quando acabe o estágio (31 de maio) possa começar logo a trabalhar, tenho andado a tratar disso.
                        Editado pela última vez por pmna; 12 May 2009, 00:26.

                        Comentário


                          Eu felizmente ainda paguei 600€/ano na FEP, mas um colega da secundária tirou economia na Lusíada no Porto e neste momento é quase CEO


                          Isto de privadas ou públicas tem muito que se lhe diga. Há muitos cargos que estão destinados para determinadas pessoas e basta-lhes apenas tirar o curso seja na melhor ou na pior faculdade

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                            Eu felizmente ainda paguei 600€/ano na FEP, mas um colega da secundária tirou economia na Lusíada no Porto e neste momento é quase CEO


                            Isto de privadas ou públicas tem muito que se lhe diga. Há muitos cargos que estão destinados para determinadas pessoas e basta-lhes apenas tirar o curso seja na melhor ou na pior faculdade
                            Concordo contigo..., em parte.

                            Há 'meninos' que tenham ido ou não às aulas, têm o futuro assegurado.

                            No ano passado fui ter uma reunião com uma personagem importante num organismo estatal (não digo o nome...) e apareceu-me à frente um puto da minha idade. O gajo não pescava nada do que estávamos a tratar, mas era o gajo que comandava a orquestra.
                            À saída, já informalmente, perguntei-lhe onde é que o gajo tinha andado.
                            Católica, respondeu. Ah, sim? E em que ano? Era do meu ano... Mas não me lembro de o ter visto por lá.... Ah pois, e coisa e tal... só aparecia nos exames... (borga).

                            Mas o que se há-de fazer?

                            E depois dizem que o outro é que tem de comer muita maizena. Pois é...

                            Comentário


                              O da minha esposa "farmacia" quando ela terminou o curso em 2006 a propina eram 520€ por mês!!!! vezes 6anos!! Dass foi muita guita!!!
                              Mas pronto valeu a pena!!
                              Tirou no I.E.Moniz na Caparica!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                O ensino de alunos de licenciatura, para um professor universitário, é apenas 30%-40% da sua actividade profissional. Nalguns esta percentagem é até inferior.
                                Dizeres 30 a 40% é seres bonzinho.
                                Fora as excepções, digo 20% quando sou bonzinho, porque de resto nem chamo dar aulas. Chamo sim dissertações de investigação.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                  Sim, mas não me venham dizer que em 3 anos ficam com a mesma preparação que uma licenciatura que eu entendo por normal -> 5 anos.

                                  Mestrados são outras coisas...e agora basicamente como tinham de arranjar algo para quem fazia os 5 anos, bora lá a chamar isso.

                                  Esta é a ideia que eu fico...isto visto de fora. De alguém que já acabou o curso há 9 anos quase
                                  Eu não disse que era a mesma coisa. Em teoria eles tentam comprimir em 3 anos, mas como é óbvio na prática não é a mesma coisa. Isto é válido para montes de cursos que mudaram agora para bolonha.

                                  Mas sabes as diferenças do antes e depois de bolonha?

                                  Isto falando em licenciatura 5 anos e lic 3 anos + mestrado 2 anos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    E o que é que ele diz sobre saídas e etc...?
                                    Só o vejo no verão..

                                    Da próxima vez que vir o rapaz eu depois digo por aqui. Isto se me lembrar deste tópico.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                      O da minha esposa "farmacia" quando ela terminou o curso em 2006 a propina eram 520€ por mês!!!! vezes 6anos!! Dass foi muita guita!!!
                                      Mas pronto valeu a pena!!
                                      Tirou no I.E.Moniz na Caparica!!
                                      Acabou há quantos anos ?

                                      E que tal se está a safar agora ?

                                      Olha e agora já devem ser €600 ou quase.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                        O da minha esposa "farmacia" quando ela terminou o curso em 2006 a propina eram 520€ por mês!!!! vezes 6anos!! Dass foi muita guita!!!
                                        Mas pronto valeu a pena!!
                                        Tirou no I.E.Moniz na Caparica!!
                                        Perdoa-me a crrecção, mas não são 6 anos. São 5 anos mais meio ano de estágio, isto ainda antes de Bolonha. Em que a propina do estágio era deveras menor. E nessa altura penso que a propina ainda não chegava aos 520 euros, era algo em torno dos 496 euros. Até porque era dividida por 11 meses. Actualmente são 525 euros por mês.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                          O sistema publico não é perfeito, mas é justo, meritocratico, reconhecido, tem qualidade, e o seu objectivo final é formar com qualidade profissionais devidamente habilitados, o das privadas é ganhar dinheiro.
                                          Tudo muito bonito, o problema é que, como o estado precisa de arranjar vagas no público para ficar bem nas estatísticas, os professores são pressionados a passar um certo número de alunos por ano. Claro que depois lá é preciso dar uns jeitinhos nas notas para que esse objectivo seja cumprido.

                                          Comentário


                                            Isto o que interessa é ter dinheiro....


                                            Qualquer burro pode ser doutor, engenheiro, enfermeiro, etc e tal...
                                            desde que haja

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Arnie_Marta Ver Post
                                              Isto o que interessa é ter dinheiro....


                                              Qualquer burro pode ser doutor, engenheiro, enfermeiro, etc e tal...
                                              desde que haja

                                              Isso é extremamente redutor. Vou dar-te um exemplo de duas pessoas que conheço pessoalmente.

                                              Caso 1: Uma rapariga é filha de pessoas que tinham um estabelecimento de restauração (vulgo café da esquina). Inteligente e aplicada teve o azar de andar em más escolas e, apesar de ter acabado o secundário com uma boa média, não conseguiu entrar na pública no curso que queria (no caso concreto na Faculdade de Economia do Porto). Como não tinha dinheiro para ir para Coimbra (uma vez que as bolsas são insuficientes e não há trabalhos para estudantes durante o curso) fez o curso de Economia na Católica.

                                              Devo salientar que fez o curso como trabalhadora-estudante (a trabalhar ao fim de semana nas caixas do Continente), teve bolsa do estado para pagar parte das propinas e ainda assim conseguiu terminar o curso com uma boa média (dentro do possível) no prazo previsto.

                                              Terminou o curso e foi trabalhar para uma consultora de renome. Entrou por mérito e sem cunhas nem de professores nem de amigos. Tornou-se numa barra na consultoria e agora está muito bem colocada num escritório de Revisores Oficiais de Contas onde ganha muito bem.

                                              Caso 2: rapaz filho de um engenheiro mecânico que tem uma empresa. Apesar de ser um aluno razoável, como as coisas não estavam a correr bem no secundário, meteu-se no externato Académico e depois acabou o secundário com uma boa média (quem for do Porto sabe o que quero dizer). Entrou em engenharia na FEUP nos tempos que aquilo ainda tinha média de 11 para entrar e fez o curso de engenharia mecânica (com mérito que não lhe retiro). Neste momento trabalha com o pai, vai suceder-lhe nos negócios e acabou de comprar um Scirocco.

                                              Pergunta: será que o ensino público é só para inteligentes e o privado apenas para burros? Será que o privado não tem igualmente cursos de qualidade que permitam às pessoas ter uma evolução profissional razoável? Não será que o ensino público é altamente elitista ao premiar aqueles que já são filhos de diplomados, que têm melhor ambiente e condições de estudo em casa e que depois têm a influência dos pais na vida profissional? Não será que essa estigmatização do privado é apenas um meio de preservar as elites?

                                              Obviamente que cada caso é um caso e existem muitas pessoas de recursos humildes que fizeram cursos nas públicas com médias elevadíssimas de acesso com grande mérito. O maior erro que poderemos fazer nestas coisas é a generalização e fazer tábua rasa de tudo.

                                              Comentário


                                                Rantamplan,

                                                Como achas que não podemos generalizar? Em assuntos genéricos (como este que é "privadas" e não a privada "x") temos de generalizar para tentar ter um intervalo de confiança. Se vamos para os casos particulares não temos uma amostragem suficiente para falar de assuntos genéricos.

                                                Já agora, a tua amiga com a propina da católica não conseguia pagar a propina de coimbra+alojamento+transporte?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pedro_peres Ver Post
                                                  Perdoa-me a crrecção, mas não são 6 anos. São 5 anos mais meio ano de estágio, isto ainda antes de Bolonha. Em que a propina do estágio era deveras menor. E nessa altura penso que a propina ainda não chegava aos 520 euros, era algo em torno dos 496 euros. Até porque era dividida por 11 meses. Actualmente são 525 euros por mês.



                                                  São 6anos, 5de teorica e 1 de estágio "pratica" 6meses em hospital e 6 em farmacia comunitária!!!
                                                  Ultimamente lebro-me que já pagava na ordem dos 520....fora jóia e acçoes que teve de pagar para entrar!!

                                                  Está a correr muito bem!! ordenados bem acima de média!!!
                                                  Tem muita saida profissional.........

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    Acabou há quantos anos ?

                                                    E que tal se está a safar agora ?

                                                    Olha e agora já devem ser €600 ou quase.

                                                    Acabou em janeiro de 2006 e ainda não tinha acabado já tinha trabalho!!!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                      Concordo contigo..., em parte.

                                                      Há 'meninos' que tenham ido ou não às aulas, têm o futuro assegurado.

                                                      No ano passado fui ter uma reunião com uma personagem importante num organismo estatal (não digo o nome...) e apareceu-me à frente um puto da minha idade. O gajo não pescava nada do que estávamos a tratar, mas era o gajo que comandava a orquestra.
                                                      À saída, já informalmente, perguntei-lhe onde é que o gajo tinha andado.
                                                      Católica, respondeu. Ah, sim? E em que ano? Era do meu ano... Mas não me lembro de o ter visto por lá.... Ah pois, e coisa e tal... só aparecia nos exames... (borga).

                                                      Mas o que se há-de fazer?

                                                      E depois dizem que o outro é que tem de comer muita maizena. Pois é...
                                                      Mas dá mais luta chegar lá cima sem ajudas

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Rantamplan,

                                                        Como achas que não podemos generalizar? Em assuntos genéricos (como este que é "privadas" e não a privada "x") temos de generalizar para tentar ter um intervalo de confiança. Se vamos para os casos particulares não temos uma amostragem suficiente para falar de assuntos genéricos.

                                                        Já agora, a tua amiga com a propina da católica não conseguia pagar a propina de coimbra+alojamento+transporte?
                                                        Os exemplos que dei demonstram apenas que qualquer generalização é perigosa. Se generalizarmos podemos nesse caso dizer que certas etnias são compostas apenas por ladrões, todas as mulheres são desonestas e apenas pensam e dinheiro, todos os homens são machistas, violentos e apenas pensam em sexo......os exemplos não terminam!

                                                        O que me quer parecer é que neste tópico toda a gente está a fazer tábua rasa de uma universidade ou outra e a colocar as coisas em pretos e brancos. Isso é extremamente perigoso numa discussão seja sobre que assunto for! Nem todas as privadas são uma maravilha/péssimas nem todas as públicas são boas/más! E nem toda a gente que anda na pública chegou lá apenas por mérito individual (os condicionalismos familiares influenciam e muito, já para não falar de notas literalmente compradas em externatos privados) nem toda a gente que anda na privada é burra ou preguiçosa com pais ricos. Há que fazer distinções!

                                                        Quanto à minha amiga: ela tinha bolsa do Estado que pagava uma certa percentagem das propinas (salvo erro 30%); como os pais ainda assim não podiam sustentá-la por diversos motivos que não gostaria de divulgar para proteger a identidade da pessoa, trabalhou todos os fins de semana em turno duplo nas caixas do Continente para poder pagar o remanescente da propina e os materiais escolares.

                                                        Estudar em Coimbra estava economicamente fora de hipótese.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                          Os exemplos que dei demonstram apenas que qualquer generalização é perigosa. Se generalizarmos podemos nesse caso dizer que certas etnias são compostas apenas por ladrões, todas as mulheres são desonestas e apenas pensam e dinheiro, todos os homens são machistas, violentos e apenas pensam em sexo......os exemplos não terminam!

                                                          O que me quer parecer é que neste tópico toda a gente está a fazer tábua rasa de uma universidade ou outra e a colocar as coisas em pretos e brancos. Isso é extremamente perigoso numa discussão seja sobre que assunto for! Nem todas as privadas são uma maravilha/péssimas nem todas as públicas são boas/más! E nem toda a gente que anda na pública chegou lá apenas por mérito individual (os condicionalismos familiares influenciam e muito, já para não falar de notas literalmente compradas em externatos privados) nem toda a gente que anda na privada é burra ou preguiçosa com pais ricos. Há que fazer distinções!

                                                          Quanto à minha amiga: ela tinha bolsa do Estado que pagava uma certa percentagem das propinas (salvo erro 30%); como os pais ainda assim não podiam sustentá-la por diversos motivos que não gostaria de divulgar para proteger a identidade da pessoa, trabalhou todos os fins de semana em turno duplo nas caixas do Continente para poder pagar o remanescente da propina e os materiais escolares.

                                                          Estudar em Coimbra estava economicamente fora de hipótese.
                                                          Concordo com o post todo!

                                                          Não sei qual a propina da católica. Por isso também não posso fazer as contas a ver qual ficava mais em conta. Mas acredito que Coimbra fosse mais caro e muito menos "confortável".

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                                            Desculpem se o que escrevo é, de alguma forma ofensivo, mas não posso deixar de notar algumas ideias um pouco infundadas neste tópico...
                                                            Se é verdade que o ensino privado é resposta para muitos (por muito esforço que se faça, por vezes não é possível chegar àquela média daquele curso para o qual nos sentimos vocacionados; são locais, especialmente para PG e para pessoas que trabalham, que apresentam muitos atractivos, quer por horários, etc, quer por muitos outros motivos), também é verdade que é a única maneira para outros que não se esforçaram. Ora eu gosto de pensar que vivo numa sociedade que se baseia no mérito (ok, isso é um pouco utópico, mas penso que devemos viver o mais proximo disso que conseguirmos), e que mérito há em andar uma carrada de anos a coçar a micose, para depois o papá pagar o curso? E depois aínda reagir violentamente ao célebre cântico "és burro como um urso, o teu pai pagou-te o curso", que não passa disso...um cântico.
                                                            E sim, ando numa pública (espero que das boas), e tenho amigos em privadas, a tirar exactamente o mesmo curso, não por terem menos capacidade que eu, mas sim porque não fizeram patavina. Para melhorar têm um rol de cadeiras que são uma verdadeira piada (um curso de engenharia com duas cadeiras de história, uma de matemática, cujo programa acaba no meu 2º mês de aulas dessa cadeira, e uma de encher chouriços)...se isto não é facilitismo, digam-me o que é. A minha sorte, é que penso que no final, não vamos concorrer para os mesmos sítios, pois, como se diz por aqui, quem por aqui (esta minha faculdade) passa, sabe o que isto é...
                                                            Há, de facto, cursos e Universidades que são vergonhosas Mas não generalizes.
                                                            Nem todos os cursos, por serem pagos são dados, é um preconceito frequente e banal. E ao generalizares como fizeste no post, está a ser banal.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                                              São 6anos, 5de teorica e 1 de estágio "pratica" 6meses em hospital e 6 em farmacia comunitária!!!
                                                              Ultimamente lebro-me que já pagava na ordem dos 520....fora jóia e acçoes que teve de pagar para entrar!!

                                                              Está a correr muito bem!! ordenados bem acima de média!!!
                                                              Tem muita saida profissional.........
                                                              Que aproveite e se agarre bem ao emprego que tem neste momento, porque neste campo as coisas vão de mal a pior!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X