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Directiva comunitária 91/439/CE. Condução de motos até 125 cc com Carta b.

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    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
    Mas pelo site do imtt Motociclos

    Talvez seja necessário pedir uma nova... de qualquer forma mandei um mail a perguntar depois ponho aqui a resposta.
    Isso era porreiro.

    Legalmente de acordo com o CE apenas podes conduzir o que está averbado na carta, logo, terás que ter o A1 marcado - o que dará uns cobres ao Estado.
    Simplificava ver: carta B + 25 anos= siga.

    Legalizando permite conduzir fora de PT sem problemas , é o que fará mais sentido.

    Eu tirando uma volta ou outra de scooter nunca conduzi uma moto, não sei se arriscaria agora à grande (como muita gente irá fazer) apenas por ter carta B e mais de 25 anos...

    Comentário


      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
      eu preferia esta..

      Derbi Mulachem café 125



      Pena o preço...
      Mas essa com um gajo peso 3 digitos em cima...

      Comentário


        A Kawasaki Eliminator 125 pouco mais custa que essa kymco
        Epá nenhuma 125 vai andar bem com alguém que pese mais de 100 kg... não se iludam, mais vale tirar a carta AP e pronto...
        e comprar esta:

        Editado pela última vez por Papagaio; 13 August 2009, 22:40.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Two Ver Post
          Essa VanVan é muito interessante e é uma reinterpretação das míticas RV's, motas que devem fazer parte da adoslescência de muitas pessoas da minha geração. É verdade que elas tem algum carácter (ou pelo menos as RV's tinham) específico a curvar mas eram simplesmente diferentes nem melhores nem piores, para quem vai ter uma primeira mota não nota qualquer diferença porque não tem termo de comparação.

          A WR 125 pode ser tudo menos radical. Não se pode esperar radicalisses de um mono 4T de 125 cc e ainda por cima limitado. O facto de ter uma ciclística que possa parecer radical só lhe trás vantagens ao nível de segurança.

          Keeway, Daelim e Kymco são palavras que não fazem parte do meu vocabulário "motociclista", a não ser na parte das anedotas. Mas também é verdade que sendo eu um amante destes maravilhosos veiculos de duas rodas, tenho opiniões diferentes de alguém que não tem esta doença entranhada, por isso não se deixem influenciar por mim.

          É verdade as RV's anadavam muito bem na praia, mas hoje as praias estão interditas.
          Se és mais conhecedor talvez fosse útil alguma partilha dessa experiência sobre o porquê dessas paixões/aversões. Ficávamos todos a ganhar e por mim falo!

          Comentário


            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            Se és mais conhecedor talvez fosse útil alguma partilha dessa experiência sobre o porquê dessas paixões/aversões. Ficávamos todos a ganhar e por mim falo!
            O problema é que os importadores não têm peças de substituição em stock... e não se preocupam muito em disponibilizá-las em pouco tempo... ou seja, arriscas-te a ficar umas semanas largas sem moto

            Comentário


              Originalmente Colocado por Papagaio Ver Post
              A Kawasaki Eliminator 125 pouco mais custa que essa kymco
              Epá nenhuma 125 vai andar bem com alguém que pese mais de 100 kg... não se iludam, mais vale tirar a carta AP e pronto...
              e comprar esta:

              Nem mais.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Papagaio Ver Post
                O problema é que os importadores não têm peças de substituição em stock... e não se preocupam muito em disponibilizá-las em pouco tempo... ou seja, arriscas-te a ficar umas semanas largas sem moto
                OK. Pensei que estavas a referir-te à qualidade, às qualidades dinâmicas e a outros aspectos que os conhecedores bem sabem apreciar nas duas rodas. Pessoalmente confesso-me completamente desconhecedor.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  OK. Pensei que estavas a referir-te à qualidade, às qualidades dinâmicas e a outros aspectos que os conhecedores bem sabem apreciar nas duas rodas. Pessoalmente confesso-me completamente desconhecedor.
                  Pelo que ouço, a Keeway é bem pior do que a Daelim e Kymco, não se pode pôr as 3 no mesmo saco

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                    Nem mais.
                    Naquela Triumph o pessoal com mais de 100 kg até se sente uma bailarina

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                      e pessoas que nunca pegaram numa mota terem autorização legal para a conduzir na estrada, não achas perigoso? eu acho.
                      Mas não precisas de andar com achismos, porque há dados concretos que podes analisar e logo vês se é mais perigoso ou não... Basta olhar para o 1º post do tópico.


                      Além disso sejamos pragmáticos.. Há uns anos havia motas a 2T 50cc com quase 10 cv... E para as conduzir bastava ir à camara municipal, perguntavam-te 3 ou 4 sinais para ver se os conhecias, davas duas voltas lá numa rua ao lado da camara com uma mota tua, ou emprestada e vinhas para casa com a licença. Ou o caso dos "carros sem carta" que são conduzidos por pessoas que fizeram o mesmo tipo de exame e não têm qualquer tipo de preparação teórica para andarem na estrada.

                      Eu acho que alguém que já tem a carta de condução, está bem mais habilitado para conduzir uma 125 4T com 10 ou 11 cv do que os casos anteriores.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                        Se és mais conhecedor talvez fosse útil alguma partilha dessa experiência sobre o porquê dessas paixões/aversões. Ficávamos todos a ganhar e por mim falo!
                        Para além das respostas dadas pelo Papagaio e algum snobismo (é verdade, tem que se admitir com frontalidade) eu diria o seguinte.

                        A ciclística é a parte mais importante de um motociclo, nomeadamente o conjunto quadro/suspensões. Lançar uma mota com uma taragem adequada de suspensões é muito difícil porque tem que obedecer a um grande número de utilizadores de vários tipos. Os grandes fabricantes tem a experiência adequada para lançar uma mota bem afinada. Os quadros são estudados em termos de rigidez e torção para um comportamento óptimo. O que é influenciado pelo ângulo da coluna de direcção, trail materiais empregues, enfim um sem número de coisas. Esse fabricantes limitam-se frequententemente a duplicar o quadro de um grande fabricante e basta uma diferença de meio grau no ângulo da coluna de direcção ou o aço de que é fabricado o quadro ter uma rigidez diferente para termos problemas de comportamento.

                        Não nos esqueçamos que a nossa vida depende de uma suprefície de contacto com o chão do tamanho de 2 cartões de crédito (ou de débito é indiferente).

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          e se quiseres passar a fronteira com a tua motinha?
                          Em Espanha a carta de categoria B também permite conduzir 125's.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                            Para além das respostas dadas pelo Papagaio e algum snobismo (é verdade, tem que se admitir com frontalidade) eu diria o seguinte.

                            A ciclística é a parte mais importante de um motociclo, nomeadamente o conjunto quadro/suspensões. Lançar uma mota com uma taragem adequada de suspensões é muito difícil porque tem que obedecer a um grande número de utilizadores de vários tipos. Os grandes fabricantes tem a experiência adequada para lançar uma mota bem afinada. Os quadros são estudados em termos de rigidez e torção para um comportamento óptimo. O que é influenciado pelo ângulo da coluna de direcção, trail materiais empregues, enfim um sem número de coisas. Esse fabricantes limitam-se frequententemente a duplicar o quadro de um grande fabricante e basta uma diferença de meio grau no ângulo da coluna de direcção ou o aço de que é fabricado o quadro ter uma rigidez diferente para termos problemas de comportamento.

                            Não nos esqueçamos que a nossa vida depende de uma suprefície de contacto com o chão do tamanho de 2 cartões de crédito (ou de débito é indiferente).
                            x2


                            Motos de marcas "menos conhecidas" nem pensar....

                            Já que falam de Espanha, e das Derbi: desde que se passou a poder conduzir 125cc com carta B, as marcas de cá investiram bastante na produção de modelos dessa cilindrada (em Portugal há a AJP!!). Pena os preços... Mas essas Derbi que colocaram as fotos estão



                            Editado pela última vez por TiagoLeal; 13 August 2009, 23:25.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                              Eu acho que alguém que já tem a carta de condução, está bem mais habilitado para conduzir uma 125 4T com 10 ou 11 cv do que os casos anteriores.
                              Exactamente, além de que eu tenho mais medo do pessoal que conduz automóveis com a carta B sem a merecer do que os mesmos conduzindo uma moto

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                Para além das respostas dadas pelo Papagaio e algum snobismo (é verdade, tem que se admitir com frontalidade) eu diria o seguinte.

                                A ciclística é a parte mais importante de um motociclo, nomeadamente o conjunto quadro/suspensões. Lançar uma mota com uma taragem adequada de suspensões é muito difícil porque tem que obedecer a um grande número de utilizadores de vários tipos. Os grandes fabricantes tem a experiência adequada para lançar uma mota bem afinada. Os quadros são estudados em termos de rigidez e torção para um comportamento óptimo. O que é influenciado pelo ângulo da coluna de direcção, trail materiais empregues, enfim um sem número de coisas. Esse fabricantes limitam-se frequententemente a duplicar o quadro de um grande fabricante e basta uma diferença de meio grau no ângulo da coluna de direcção ou o aço de que é fabricado o quadro ter uma rigidez diferente para termos problemas de comportamento.

                                Não nos esqueçamos que a nossa vida depende de uma suprefície de contacto com o chão do tamanho de 2 cartões de crédito (ou de débito é indiferente).
                                Já agora aproveito e pergunto o que são marcas boas e marcas más..

                                - keeway, kymco, sym, kingroad.. são boas ou são más? A keeway começa a ter uma dimensão..

                                - regressou recentemente ao mercado uma marca de motas, kleinder, que há muitos anos eram senhoras motas, mas hoje em dia parece que são "chinesas" renomeadas.

                                - aqui há uns post atrás tinha falado em malagutti e disseram para fugir desse tipo de marcas sem qualquer tipo de garantia, o que é certo é que a Malagutti faz motas desde 1950.

                                Há certamente marcas mais conhecidas (yamaha, honda..) e outras menos conhecidas (derbi, ..) mas isso não significa que umas sejam más e outras sejam boas. Não há nada como fazer alguma pesquisa.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Papagaio Ver Post
                                  Naquela Triumph o pessoal com mais de 100 kg até se sente uma bailarina
                                  O problema é mesmo esse...enquanto na Triumph parece bailarina, numa 125 salvo raras excepções parece um elefante numa bicicleta, e é precisamente isso que pretendo evitar , daí o pedir-vos sugestões, além da varadero e daquela derbi, a WR125X tb me parece "grande", o problema é mm o preço...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                    O problema é mesmo esse...enquanto na Triumph parece bailarina, numa 125 salvo raras excepções parece um elefante numa bicicleta, e é precisamente isso que pretendo evitar , daí o pedir-vos sugestões, além da varadero e daquela derbi, a WR125X tb me parece "grande", o problema é mm o preço...
                                    Penso que as Maxiscooter acabam por ser as menos "bicicletas"... de resto motas normais com mais de 100kg em cima ficam sempre com um ar perdido..

                                    Comentário


                                      Também acho que as maxiscooters 125 são a melhor opção, mas cada um sabe do que gosta.

                                      Comentário




                                        Vectrix - Maxi Scooter 100% Eléctrica, zero emissões | Scooters Eléctricas

                                        Comentário


                                          Pode-se conduzir a Vectrix com a carta B?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Papagaio Ver Post
                                            Pode-se conduzir a Vectrix com a carta B?

                                            Não
                                            POTÊNCIA MÁXIMA 20,2 kW a 3.000 rpm


                                            E é carota

                                            8500€,

                                            Comentário


                                              Além de que nem acredito nessa treta de 0 emissões.

                                              Comentário


                                                Ecospeed.pt::Início

                                                e estas? dá para conduzir?

                                                Comentário


                                                  Ecospeed.pt::Início

                                                  e estas? dá para conduzir?
                                                  Penso que sim, é preciso é que não ultrapassem os 11kw...essas são estilo scooter 50, já vi algumas com matricula de ciclomotor.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                    Não

                                                    POTÊNCIA MÁXIMA 20,2 kW a 3.000 rpm

                                                    E é carota
                                                    Qual é a correspondência em cv?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por peleve Ver Post
                                                      qual é a correspondência em cv?
                                                      1 cv = 0,73549875 kw

                                                      Comentário


                                                        Quando vai entrar em vigor a lei?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                          Quando vai entrar em vigor a lei?
                                                          Já entrou, mas há dúvidas sobre se é necessário trocar a carta

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                            Não




                                                            E é carota
                                                            E além disso, a Vectrix está em processo de insolvência...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                              Para além das respostas dadas pelo Papagaio e algum snobismo (é verdade, tem que se admitir com frontalidade) eu diria o seguinte.

                                                              A ciclística é a parte mais importante de um motociclo, nomeadamente o conjunto quadro/suspensões. Lançar uma mota com uma taragem adequada de suspensões é muito difícil porque tem que obedecer a um grande número de utilizadores de vários tipos. Os grandes fabricantes tem a experiência adequada para lançar uma mota bem afinada. Os quadros são estudados em termos de rigidez e torção para um comportamento óptimo. O que é influenciado pelo ângulo da coluna de direcção, trail materiais empregues, enfim um sem número de coisas. Esse fabricantes limitam-se frequententemente a duplicar o quadro de um grande fabricante e basta uma diferença de meio grau no ângulo da coluna de direcção ou o aço de que é fabricado o quadro ter uma rigidez diferente para termos problemas de comportamento.

                                                              Não nos esqueçamos que a nossa vida depende de uma suprefície de contacto com o chão do tamanho de 2 cartões de crédito (ou de débito é indiferente).
                                                              Tens alguma ligação à AJP?

                                                              Comentário

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