Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Jogo: Personagens da História!
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Foi.
Apenas resistiram duas das suas pinturas, todas as outras foram destruidas, segundo o seu desejo, pela sua família depois da sua morte. São elas, Orfeu no Inferno (1907, colecção privada, não se conhecem reproduções) e Cabeça.
Comentário
-
O vôo por instrumentos tornou tudo fácil, para descobrir quem era o personagem.
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostJimmy Doolittle.
Sept. 25, 1929: Doolittle Proves You Can Fly Blind
1929: Aviation pioneer Jimmy Doolittle demonstrates that instrument flying -- i.e., "flying blind" -- is possible from takeoff to landing.
The impact on commercial aviation was immediate and far-reaching, making all-weather flying safe and practical.
Prior to his flight, Doolittle helped develop the artificial horizon, forerunner to the attitude indicator, which uses a gyroscope for determining an aircraft's relative orientation to the ground. It proved to be the key instrument in making blind flying possible.
Nowadays, with sophisticated navigation technology on board, most commercial pilots fly under instrument flight rules, meaning they rely almost solely on the aircraft's instruments -- rather than visual sightings -- to avoid other planes and obstacles.
Doolittle was already one of America's most famous aviators at the time of his blind flight. Later, during World War II, he was awarded the Medal of Honor after he led a small squadron of B-25 bombers in the first raid against the Japanese mainland, only four months after Pearl Harbor.James Harold "Jimmy"
Doolittle (Alameda, 14 de dezembro de 1896 - Pebble Beach,
27 de setembro de 1993) foi um pioneiro da aviação e general da Força Aérea dos
Estados Unidos durante a II
Guerra Mundial, comandante do histórico Ataque Doolittle, o primeiro bombardeiro
a Tóquio na guerra, em abril de
1942, pelo qual foi condecorado com a
Medalha de Honra, a mais alta e
rara condecoração militar dos Estados
Unidos.
Californiano de nascimento que passou a juvetude no Alaska, onde conseguiu reputação como jovem
boxeur, Doolittle cursou a Universidade de Berkeley, que
abandonou para se alistar como cadete
voador na reserva do Corpo de Sinaleiros dos Estados Unidos, em
1917, durante a I Guerra Mundial, e trabalhou como
caixeiro viajante para ajudar nas despesas.
Em 1918, após treinamento na Escola
Militar da Aeronáutica da Universidade da
Califórnia (UCLA) ele foi integrado, como segundo-tenente, ao grupo de aviadores do
Corpo de Sinaleiros, tornando-se instrutor de vôo durante a guerra.
Após o conflito, retornou a Berkeley, onde formou-se com o grau de
bacharel em Artes.
No período entre-guerras, ‘Jimmy’ Doolittle veio a se tornar um
dos mais famosos pilotos americanos, fazendo um vôo pioneiro costa
a costa dos Estados Unidos em 1922, da
Flórida até San Diego, na Califórnia, e realizando vário vôos de
demonstração e testes nos Estados Unidos e na América do Sul, onde, num acidente,
quebrou os dois tornozelos no Chile. Sua
maior contribuição à Aeronáutica, porém, veio através do
desenvolvimento de equipamentos de vôo. Em 1929, foi o primeiro
aviador a fazer um vôo solo baseado apenas em instrumentos, sem
visão do que ocorria fora da cabine, levantando vôo, voando por
alguns minutos e aterrisando em seguida. Desenvolveu, também, dois
dos mais precisos e úteis instrumentos de navegação aérea, hoje
comuns, o horizonte
artificial e o giroscópio
direcional, atraindo a atenção mundial ao realizar o primero ‘vôo
cego’ completo.
Nos anos 30, quebrou o recorde de velocidade em aviões e
conquistou vitórias em importantes e populares corridas aéreas em
seu país. Em 1940, com a patente de major, foi enviado à Inglaterra como membro de um missão especial
da aeronáutica, trazendo de volta novas informações sobre o avanço
da tecnologia aérea em outros países e sobre a composição de
diversas forças aéreas europeias.
Promovido a tenente-coronel em
janeiro de 1942, Doolittle foi ao
quartel-general da Força Aérea planejar o que seria o primeiro e
histórico ataque aéreo norte-americano ao Japão, num momento da
guerra em que as vitórias e a iniciativa ainda eram todas
japonesas.
Partindo de um porta-aviões
no meio do Pacífico, o USS Hornet, dezesseis bombardeiros
norte-americanos B-25, deveriam bombardear
as cidades de Tóquio, Kobe, Osaka e Nagóia, como uma resposta ao ataque a Pearl Harbor, acontecido
meses antes, dando um grande golpe moral ao inimigo, mostrando que
seu território não estava livre
de ataques. A missão, conhecida como Ataque Doolittle, tinha o alto
risco de fazer decolar grandes bombardeiros do pequeno convés de um
porta-aviões - algo nunca tentado antes - e que após os
bombardeios, na impossibilidade de voltar por falta de combustível, deveriam tentar pousar na
China, país então aliado dos EUA, invadido
e em guerra com o Japão, ou se não conseguissem, cair no mar, sem esperança de resgate.
Doolittle apresentou-se como voluntário e pessoalmente treinou e
liderou os tripulantes - todos também voluntários - da missão,
conseguindo pousar seu avião num campo chinês, onde foi ajudado por
guerrilheiros locais e missionários ocidentais, sendo escondido
junto com a tripulação de seu avião até poder voltar aos Estados
Unidos, onde, pelo planejamento e liderança da missão considerada
quase impossível, recebeu a Medalha de Honra do
Congresso das mãos do Presidente Franklin
Roosevelt.
De volta à pátria e promovido da brigadeiro-general, Doolittle
passou os próximos dois anos da II Guerra Mundial em comandos no
norte da África e no Mediterrâneo. De 1944 a 1945, como major-general, assumiu seu maior comando, a
8ª Força Aérea dos Estados Unidos, baseada na Inglaterra, de grande atuação no teatro
europeu da guerra. Transferida para Okinawa após o final da guerra na Europa, a 8ª
Força se preparava para participar da invasão do Japão quando as
bombas de Hiroshima e Nagasaki encerram o conflito mundial.
Doolittle passou à reserva inativa em 1946 - de onde tinha vindo antes da II Guerra
Mundial - e assumiu um posto de direção na vida civil, na Shell, como vice presidente da empresa. Em 1951, como reservista da Aeronáutica, assumiu o
cargo de assistente técnico do chefe de estado maior da força
aérea, colaborando no desenvolvimento científico de mísseis e
tecnologia de uso futuro no programa espacial americano.
Em 4 de abril de 1985, o Congresso dos Estados Unidos
promoveu honoràriamente Doolittle a general de quatro estrelas da
reserva da Aeronáutica, tendo sua nova estrela no uniforme sido
colocada pelas mãos do Presidente Ronald Reagan.
Casado desde 1917 e pai de dois filhos, dois pilotos que combateram na II Guerra - um deles suicidou-se em 1958 - herói nacional condecorado por mais de cinco países diferentes, James Doolittle morreu na Califórnia em 1993, sendo enterrado no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington, ao lado da esposa e de grandes personagens da história militar e civil dos Estados Unidos. Durante
seu funeral, aviões B-25 remanescentes da II Guerra, iguais ao usados no
Ataque Doolittle, fizeram vôos rasantes sobre o cemitério, junto a
caças supersônicos da 8ª Força Aérea, comandada por ele nos últimos
anos da guerra.
Comentário
-
Originalmente Colocado por augustus Ver PostHenri de Toulouse-Lautrec
Nem mais!, coloca a próxima figura Augustus
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864 — Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês.
Nascido na nobreza francesa, possuía uma linha de ancestrais de nomes aristocráticos. Seu pai era o conde Aphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa, e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Queriam seus pais que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna. Certamente queriam eles que Henri se tornasse um excêntrico caçador de falcões, mimado pelos caprichos da corte. Porém, desde jovem, o rapazinho desprezava a opulência, considerando-a enfadonha.
Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época. Certamente uma distrofia poli-hipofisária, ou seja, um desenvolvimento insuficiente de certos tecidos ósseos. Sofre dois acidentes em sua juventude e acaba fracturando o fémur esquerdo e direito respectivamente. Os ossos mal soldados fazem com que Henri não ultrapasse a altura de 1,52m. Porém, o jovem não se deixa abater por tal infortúnio. Em seus longos períodos de cama, Toulouse-Lautrec faz desenhos e pinta aquarelas, abrindo espaço para seu incrível talento que ainda se desfraldaria.
Aos dezesseis anos, vai estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agrada. Logo depois vai estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris. É lá que Lautrec descobre a inspiração que lhe faltava. Muda-se para aquele bairro de má fama e encontra seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso. Começava sua nova vida.
Cartaz de Toulouse-Lautrec para o Moulin Rouge, 1891.
Frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros prostíbulos, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele ambiente tão estranho que seus pais nunca aceitaram em ter o filho. O tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boémia parisiense, que ele representava através de um desenho que lembra a espontaneidade do desenho satírico de Honoré Daumier, e uma composição dinâmica que poderia ter sido influenciada pela fotografia e as gravuras japonesas, dois fatores de grande importância cultural no fim do século XIX.
Testemunha da vida nocturna de Montmartre, Henri não apenas faz pinturas, como também cartazes promocionais dos prostíbulos e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX. O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Trilhando o caminho de Jules Chéret, assim como Alfons Mucha, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definindo o estilo que seria conhecido como Art Nouveau.
A habilidade artística de Lautrec é bastante reconhecida, tanto pelos seus amigos da classe baixa quanto por críticos de arte. Participa do Salão dos Independentes em Paris, da exposição dos Vinte e das galerias de Boussod e Valadin.
Em 1899, a vida desregrada e o excesso de álcool finalmente cobram seu preço do artista aleijado. Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para que não beba e não volte a frequentar os bordéis, vigilância que ele consegue burlar. Sua saúde vai-se deteriorando cada vez mais, até que em 1901 não é mais capaz de viver sozinho. Henri despede-se de Paris com a certeza de que está com os dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase não consegue mais pintar.
Em 9 de Setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre nos braços de sua mãe, às duas horas e quinze minutos da manhã. E o mundo perde um pequeno gigante no domínio da arte.
www.toulouselautrec.free.fr/
Comentário
-
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostJonh Robert Oppenheimer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Oppenheimer
next
Comentário
-
Originalmente Colocado por augustus Ver Post
Nova figura histórica
Inventor (Século XIX/XX).
Comentário
-
Originalmente Colocado por TURBO Ver PostConsiderado o pai da bomba atómica (Projecto Manhattan).
Nova figura histórica
Inventor (Século XIX/XX).
TURBO, os teus links são denunciados
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...an_Gatling.jpg
Sem consultar o link deve ser o inventor da famosa metralhadora Gatling.
Comentário
-
Originalmente Colocado por augustus Ver PostTURBO, os teus links são denunciados
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...an_Gatling.jpg
Sem consultar o link deve ser o inventor da famosa metralhadora Gatling.
Dr. Richard Jordan Gatling (September 12, 1818 – February 26, 1903) was an American inventor best known for his invention of the Gatling gun, the first successful machine gun.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário