Originalmente Colocado por Bj40
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A caminho do trabalho esta sombra chamou-me a atenção.
Como a máquina anda sempre à mão...
Capela.jpg
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Originalmente Colocado por Manoel Ver PostA caminho do trabalho esta sombra chamou-me a atenção.
Como a máquina anda sempre à mão...
[ATTACH]65579[/ATTACH]
A 2ª sombra talvez fosse desnecessária, ou não pois parece a sombra da sombra, mas a composição de cor está boa e de qualquer modo a imagem está interessante nem que seja como base de inspiração para outra coisa desde deste estilo. Gostei de ver esta imagem em formato vertical.Editado pela última vez por Nephilim; 06 November 2009, 21:49.
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Originalmente Colocado por Manoel Ver PostRealmente a maior dificuldade é o branco certo. Tarefa sempre delicada, seja em neve ou paredes de cal como aquela.
Fiz o "boneco" sem grande tempo e aprumo.Fiz 3 fotos: -3, 0 + 3.
Não acertei o WB em manual. Deixei em auto...
Por outro lado esta maneira é trabalhosa , imagina 100 imagens e terias de fazer 300, para escolher 100.
A maneira se fazer isso é perceber afinal como se fazer o branco, e ha 2 situações distintas, se a parede branca tiver á sombra a medição da maquina vai sempre dar-nos uma parede cinzenta, ou seja temos que abrir mais o diafragma ou dar mais tempo(ou usar o EV), para a parede ficar branca.
Mas se a parede tiver ao sol reflecte muita luz neste caso teremos que em relação ao valor da maquina temos que fechar o diafragma ou dar menos tempo(ou usar o EV) para a parede ficar branca e a ver-se a textura, caso contrario ficaria demasiado branca e nao se via a textura.
Com uma parede preta ainda esta tarefa se torna mais complicada.
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Ainda não há muitos anos fazia p&b nos gloriosos tempos do wc / laboratório caseiro + noitadas até acertar. Perante uma parede preta compensava com -3 ou mesmo -7ev pois usava o fotómetro da máquina que mede a luz reflectida. Os fotómetros das máquinas estão "calibrados" para cinza a 18% ( tida como a situação "padrão"). Como a parede negra reflete valores abaixo disso a máquina vai abrir o diafragma ou diminuir a velocidade de obturação. (Creio que não estou a meter água...). O inverso sucede perante fundos brancos.
Nessa altura, tratando-se de negativos, disparava-se para as sombras e revelava-se para as luzes. Com os slides o caso era mais delicado pois não tinham a latitude de exposição que os negativos tinham.
Agora, no digital, regula-se para as luzes e "revela-se" para as sombras, pois se branco estourar não há santo que lhe valha. Aliás, cada vez mais as máquinas trazem software incorporado que faz esse trabalho de equilíbrio entre as sombras e as luzes.
Mas se a parede tiver ao sol reflecte muita luz neste caso teremos que em relação ao valor da maquina temos que fechar o diafragma ou dar menos tempo(ou usar o EV) para a parede ficar branca e a ver-se a textura, caso contrario ficaria demasiado branca e nao se via a textura.
Bom, seja com for, o ideal seria medir a luz incidente com um fotómetro externo, em vez de medir a luz reflectida. Mas isso é muita mão de obra para quem se quer apenas divertir um bocado com as imagens.
Sendo certo que o domínio da técnica não conduz necessariamente ao aumento da qualidade estética e da criatividade, pode dar uma boa ajuda a quem tem uma ideia e a quer colocar no papel ou no monitor.
Desculpa o testamento mas gosto de partilhar estas questões.
Bom sábado e boas fotos!
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Originalmente Colocado por Manoel Ver PostA caminho do trabalho esta sombra chamou-me a atenção.
Como a máquina anda sempre à mão...
[ATTACH]65579[/ATTACH]
Não gosto é da moldura com a sombra, e como a casa é toda torta faz-me alguma confusão, telhado torto para um lado, janela para o outro.
E depois a segunda sombra é pena.
Mas está um registo engraçado.
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Aquilo é uma capela antiga, restaurada. Torta, realmente.
Para ilustrar o que disse sobre compensações:
1. Compensação +0.3EV
Capela +3.jpg
2. Sem compensação
Capela 0.jpg
3. Compensação -0.3EV
Capela -3.jpg
Deixo aqui três link onde estão alojadas as imagens originais. Sintam-se livres para as descarregar, manipular e mostrar a vossa abordagem.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
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Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
Não é ao contrário? Como a parede reflete luz para além do padrão 18%, a máquina tende a "fechar". Logo temos que a obrigar a abrir.
Mas nada como se fazer uma experiencia de se fotografar uma parede branca ao sol intenso, e a prede branca á sombra e fazer uma experiencia em relação ao resultado.
Bom, seja com for, o ideal seria medir a luz incidente com um fotómetro externo, em vez de medir a luz reflectida. Mas isso é muita mão de obra para quem se quer apenas divertir um bocado com as imagens.
Sobre a medicão incidente não faz sentido neste caso ser usada e pois nem nada iria ajudar, alem de no exterior muitas veze ser impossivel de se usar, a medição incidente serve basicamente para medir a luz de flash , se for luz continua faz sempre mais sentido a medição da luz reflectida pois até é esta luz que vai fazer a fotografia como tal consegue-se uma medição muito mais precisa.
Sendo certo que o domínio da técnica não conduz necessariamente ao aumento da qualidade estética e da criatividade, pode dar uma boa ajuda a quem tem uma ideia e a quer colocar no papel ou no monitor.
!
Só ter criatividade , pode ser frustrante porque a pessoa tem as ideias mas a maquina não "corresponde" que ela terá pensado
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Posthoje tirei esta foto com a minha compacta, finalmente um bicho que pára quieto tempo suficiente para não ficar desfocado
sei que não é nada de fantástico mas vai-se tentando :D
Resumindo mesmo com uma compacta é possivel boas fotografias de registro.
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postsim, tem crop posterior mas se calhar até gosto mais da fotografia com fundo não tão cortado:
fica menos agressiva, penso eu.
Que compacta é?
O que favorece muito esta imagem é sem duvida as cores quentes a contrastar com a neve(alem do pato ser fotogénico), eu diria que foi feita perto do fim da tarde.
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postbem, pode dizer-se que foi no "fim da tarde", mas eram 13:30 o sol já ia muito baixo.
Este exemplo é daqueles que apesar de ser uma fotografia simples e atendendo ás limitações da maquina ficou uma fotografia agradavel que cumpre o objectivo.
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Originalmente Colocado por JFML Ver PostPessoal, há alguma forma de retirar ruído a uma foto?
Tirei uma foto à pouco mas não reparei no sítio que tinha ficado com ruído... é uma pena porque gosto mesmo de como ficou
Grande desenterranço...
Sim, é possível minimizar com software, mas é mesmo isso, minimizar...
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quimbeto
Originalmente Colocado por JFML Ver PostPessoal, há alguma forma de retirar ruído a uma foto?
Tirei uma foto à pouco mas não reparei no sítio que tinha ficado com ruído... é uma pena porque gosto mesmo de como ficou
Mas se lá fores, tenta tirar a fotos com um iso baixo (100, 200). Claro que depende da máquina, há máquinas que a iso 800 o grão é imperceptível.
Originalmente Colocado por nathaniel Ver Posttenta com película
p.s. escreve-se "tirei uma foto há pouco"
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