Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico dos profissionais de saúde - criado por um técnico de diagnóstico e terapêutic

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Encontrei isto:

    ....

    Um estudo da Ordem dos Enfermeiros (OE) revela que dois em cada sete enfermeiros estrangeiros a trabalhar em Portugal (28%) dizem já ter sido vítimas de discriminação por outros profissionais de saúde, enquanto um em cada quatro afirma ter sido discriminado pelos doentes.

    O inquérito realizado pela OE teve por objectivo analisar as características socioprofissionais dos enfermeiros estrangeiros a trabalhar em Portugal e envolveu 276 profissionais, dos 2.223 enfermeiros estrangeiros que exercem no país.

    O estudo refere que 28% dos inquiridos admite ter-se sentido discriminado por parte de colegas de trabalho, 27% dos quais dizem que essa situação aconteceu mais de dez vezes ou frequentemente.

    Dois terços dos enfermeiros estrangeiros consideram existir diferenças consideráveis entre a prática de enfermagem em Portugal em relação com o seu país de origem, adianta o estudo. Sobre as dificuldades de adaptação aos termos técnicos da enfermagem portuguesa, 35% referem ter sentido dificuldades, sendo que 11% admitem que ainda actualmente as sentem. Por essa razão, mais de 47% afirmam ter frequentado formação em língua portuguesa.

    O inquérito foi enviado a todos os enfermeiros estrangeiros registados em Portugal, tendo sido recebidas 276 respostas dentro do prazo estabelecido, o que representa 12% da população analisada
    .

    Fonte: http://www.mni.pt/destaques/?cod=10166&cor=azul

    Podem comentar...


    Comentário


      #32
      1º - Espumante de vinho tinto é mais com creme de cassis...Kir Royal!!

      2º Já li esse estudo logo q saiu e francamente não me admira mto. Há uns anos atrás a procura de enfermeiros era mais evidente, existia trabalho qb, para quem queria trabalhar, e por isso se viam as acumulações em 2 e 3 lados (ainda hoje são evidentes...se bem q não sejam exclusivas da classe de enfermagem. Os médicos tb as teem...). Mas com as escolas de enfermagem q entretanto cresceram como cogumelos começa a sentir-se uma maior competitividade entre os profissionais da classe pelos empregos e logo, não me admira q alguns enfermeiros espanhóis se tenham sentido discriminados em determinadas alturas...Mas saliente-se q tb os contratados por vezes se sentem discriminados em relação aos elementos da FP e por aí adiante...digamos q a nossa classe, ao contrario da classe medica ou farmaceutica, é mto pouco corporativista o q nos dá um papel menor e de pouco peso global no ambito da saude. E digamos q a nossa Ordem não ajuda nada p melhorar essa imagem/conceito.

      Em termos profissionais o q posso dizer, pq já integrei inumeros enfermeiros espanhóis e tenho mto bons amigos espanhóis, é q, regra geral, veem mal preparados das escolas. Pior preparados q os nacionais. Regra geral teem uma adaptação demorada e dificil, até devido á lingua e nem sempre as administrações/ Serviços podem dar 15 dias ou 1 mês de integração. Alguns, como já eram profissionais c experiencia, entravam imediatamente nos cuidados.

      Depois é já comumente adquirido no seio da enfermagem internacional q os enfermeiros portugueses estão bastante bem preparados em termos técnicos/académicos em relação a outros profissionais de outros paises (basta ver os nórdicos q veem pelo Erasmus...) e por isso é q tenho colegas mais novos q eu com licenças sem vencimento e a gerir equipas em hospitais ingleses e canadianos.

      Falta-nos talvez método de trabalho e conceitos de gestão e organização empresarial/grupos actualizados. Há 5 anos atrás tinhamos uma ferramenta de trabalho q eram os diagnósticos da Nanda, depois Carpenito, em outros locais nunca se abandonou a filosofia de Roper e agora (não sei por quanto tempo) temos a CIPE (q pode ser boa como ferramenta de linguagem comum de registo mas q, regra geral, mais do q se debruçar sobre cuidados de enfermagem, é apenas mais um programa de inventario de gastos e tempos...é pena).

      Quero terminar dizendo q tenho neste momento 4 espanhóis no Serviço onde trabalho, plenamente integrados e a desenvolver um trabalho tão bom como qualquer outro enfermeiro nacional. Mas foi-lhes dado tempo p amadurecer. Tiveram uma integração de 3 meses, c tempo p reflectir, pôr duvidas, acompanhar, fazer formação...e isso conta.

      Abraço

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por manucas Ver Post
        1º - Espumante de vinho tinto é mais com creme de cassis...Kir Royal!!

        2º Já li esse estudo logo q saiu e francamente não me admira mto. Há uns anos atrás a procura de enfermeiros era mais evidente, existia trabalho qb, para quem queria trabalhar, e por isso se viam as acumulações em 2 e 3 lados (ainda hoje são evidentes...se bem q não sejam exclusivas da classe de enfermagem. Os médicos tb as teem...). Mas com as escolas de enfermagem q entretanto cresceram como cogumelos começa a sentir-se uma maior competitividade entre os profissionais da classe pelos empregos e logo, não me admira q alguns enfermeiros espanhóis se tenham sentido discriminados em determinadas alturas...Mas saliente-se q tb os contratados por vezes se sentem discriminados em relação aos elementos da FP e por aí adiante...digamos q a nossa classe, ao contrario da classe medica ou farmaceutica, é mto pouco corporativista o q nos dá um papel menor e de pouco peso global no ambito da saude. E digamos q a nossa Ordem não ajuda nada p melhorar essa imagem/conceito.

        Em termos profissionais o q posso dizer, pq já integrei inumeros enfermeiros espanhóis e tenho mto bons amigos espanhóis, é q, regra geral, veem mal preparados das escolas. Pior preparados q os nacionais. Regra geral teem uma adaptação demorada e dificil, até devido á lingua e nem sempre as administrações/ Serviços podem dar 15 dias ou 1 mês de integração. Alguns, como já eram profissionais c experiencia, entravam imediatamente nos cuidados.

        Depois é já comumente adquirido no seio da enfermagem internacional q os enfermeiros portugueses estão bastante bem preparados em termos técnicos/académicos em relação a outros profissionais de outros paises (basta ver os nórdicos q veem pelo Erasmus...) e por isso é q tenho colegas mais novos q eu com licenças sem vencimento e a gerir equipas em hospitais ingleses e canadianos.

        Falta-nos talvez método de trabalho e conceitos de gestão e organização empresarial/grupos actualizados. Há 5 anos atrás tinhamos uma ferramenta de trabalho q eram os diagnósticos da Nanda, depois Carpenito, em outros locais nunca se abandonou a filosofia de Roper e agora (não sei por quanto tempo) temos a CIPE (q pode ser boa como ferramenta de linguagem comum de registo mas q, regra geral, mais do q se debruçar sobre cuidados de enfermagem, é apenas mais um programa de inventario de gastos e tempos...é pena).

        Quero terminar dizendo q tenho neste momento 4 espanhóis no Serviço onde trabalho, plenamente integrados e a desenvolver um trabalho tão bom como qualquer outro enfermeiro nacional. Mas foi-lhes dado tempo p amadurecer. Tiveram uma integração de 3 meses, c tempo p reflectir, pôr duvidas, acompanhar, fazer formação...e isso conta.

        Abraço
        Só discordo de ti, numa coisa...o espumante tinto.
        Quanto a mim, marcha em qualquer altura...até com sardinhas.

        Agora mais a sério, parabéns pelo excelente post.

        Também já trabalhei com Espanhois e notava-os menos preparados do que nós, embora fossem simpáticos e com vontade de aprender.
        Numa das visitas que fiz a hospitais Espanhois, constatei que os Enfermeiros são mais administradores de terapêutica e menos prestadores de cuidados.
        Provavelmente este modo de actuar influenciará o seu desempenho entre nós.

        Comentário


          #34
          Manucas o que eu me identifico quando falaste em médicos e enfermeiros...


          Substituindo médicos por farmacêuticos e enfermeiros por técnicos de farmácia... estamos na mesma situação

          Lá na farmácia do hospital uma empresa farmacêutica deu prendinhas às farmacêuticas...e aos técnicos de farmácia que são quem prepara efectivamente a medicação para os doentes, nem o embrulho

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
            Manucas o que eu me identifico quando falaste em médicos e enfermeiros...


            Substituindo médicos por farmacêuticos e enfermeiros por técnicos de farmácia... estamos na mesma situação

            Lá na farmácia do hospital uma empresa farmacêutica deu prendinhas às farmacêuticas...e aos técnicos de farmácia que são quem prepara efectivamente a medicação para os doentes, nem o embrulho
            Deixa-me ser mau...
            É tudo uma questão de....concursos.

            O que é preciso é que a Vida nos sorria e possamos ser, BONS PROFISSIONAIS !

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
              Só discordo de ti, numa coisa...o espumante tinto.
              Quanto a mim, marcha em qualquer altura...até com sardinhas.

              Agora mais a sério, parabéns pelo excelente post.

              Também já trabalhei com Espanhois e notava-os menos preparados do que nós, embora fossem simpáticos e com vontade de aprender.
              Numa das visitas que fiz a hospitais Espanhois, constatei que os Enfermeiros são mais administradores de terapêutica e menos prestadores de cuidados.
              Provavelmente este modo de actuar influenciará o seu desempenho entre nós.
              Tens razão...alguns colegas espanhóis ficavam verdadeiramente impressionados quando chegavam à nossa realidade e tinham q passar a manhã a dar banhos e a fazer pensos. Em Espanha grande parte dessas actividades eram desempenhadas por tecnicos auxiliares c formação p efeito. Por isso é q são necessarios tão poucos enfermeiros nas unidades: fazem a gestão.

              Saliento ainda q a discriminação começa na própria Ordem: para começarem a trabalhar cá teem q se inscrever e começar de imediato a pagas as cotas (sabiam q são das mais altas de todas as Ordens, superiores aos farmaceuticos e engenheiros? Pois é...deve ser por acumularmos... ) mas se necessitarem de algo tipo um misero papel comprovativo não podem contar c ninguem. Tive uma colega pretendia fazer o Complemento (uma medida ridicula e descarada p encher os bolsos às escolas de enfermagem há 10 anos atrás e q supostamente nos dá a licenciatura apesar de não termos actualização salarial... ) e a Ordem não lhe passou o comprovativo em como trabalhava em Portugal há 6 anos.

              Comentário


                #37
                Reparei agora nisto:

                O inquérito foi enviado a todos os enfermeiros estrangeiros registados em Portugal, tendo sido recebidas 276 respostas dentro do prazo estabelecido, o que representa 12% da população analisada.


                São muitos....

                É o preço a pagar por estarmos no «mercado livre»...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                  Reparei agora nisto:

                  O inquérito foi enviado a todos os enfermeiros estrangeiros registados em Portugal, tendo sido recebidas 276 respostas dentro do prazo estabelecido, o que representa 12% da população analisada.


                  São muitos....

                  É o preço a pagar por estarmos no «mercado livre»...
                  Mas mesmo vindo p cá p ganharem experiência (apesar do tempo de experiência contar mto menos em Portugal do q em Espanha: se trabalharem 3 meses em Espanha na substituição de qq colega de férias conta-lhes tanto como um ano cá...) e ganharem mto menos q em Espanha, ainda vejo mtos espanhóis interessados em ficar a viver cá...logo, mesmo c discriminação q dizem sentir, sentem-se bem e estão bem integrados, pelos casos q conheço. Outros há q não aguentaram 3 meses, pelas saudades de casa, pelo trabalho q tinham q desempenhar, pelo fraco salário...nunca vi nenhum a ir-se embora por ter sido segregado, maltratado ou discriminado.

                  Comentário


                    #39
                    Já agora,e para o enfermeiredo,não sei se conhecem este forum..dos que há parece ser o mais interessante..

                    www.forumenfermagem.org

                    Quanto aos temas referidos, a representatividade social dos enfermeiros é está ainda abaixo da realidade,mas já está melhor e com tendência a subir..

                    Desigualdades e injustiças já sabemos que vai haver sempre, embora a maioria dos doente saia do hospital como uma ideia completamente diferente da que tinha antes de ser internado dos enfermeiros..para melhor,claro

                    Nós aou poucos vamos lá..

                    P.S. - Eu comi frango no churrasco..e também foi o ponto alto da noite

                    Comentário


                      #40
                      O hospital é que deveria fornecer a ceia, mas algo substancial para aguentar 12h30 a trabalhar

                      Inicialmente no local onde trabalho ainda nos davam senhas de 1,50€ por cada noite feita, senhas essas que poderiamos descontar no bar/ refeitórios, agora nada

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                        Já agora,e para o enfermeiredo,não sei se conhecem este forum..dos que há parece ser o mais interessante..

                        www.forumenfermagem.org

                        Quanto aos temas referidos, a representatividade social dos enfermeiros é está ainda abaixo da realidade,mas já está melhor e com tendência a subir..

                        Desigualdades e injustiças já sabemos que vai haver sempre, embora a maioria dos doente saia do hospital como uma ideia completamente diferente da que tinha antes de ser internado dos enfermeiros..para melhor,claro

                        Nós aou poucos vamos lá..

                        P.S. - Eu comi frango no churrasco..e também foi o ponto alto da noite

                        O nosso amigo "pito" das noites...é um clássico. Com umas batatas fritas e Coca-Cola p empurrar. E um chá p uma ou outra enjoada do serviço, q há sempre.

                        Senhas de refeição, pão c manteiga e um sumo? Desculpem lá mas as modernas instituições publicas empresariais não tem dotação orçamental p tal...e só fazem 12 horas pq querem q quase todas as direcções enfermagem veriam de bons olhos horarios das 22 ou 23 às 8.30. Pelos meus lados ainda vamos conseguindo bater o pé...por enquanto
                        Editado pela última vez por manucas; 03 January 2008, 15:20.

                        Comentário


                          #42
                          Em relação a trabalhar com enfermeiros de outras nacionalidades.

                          Há uns anos trabalhei com uma colega brasileira.

                          Lembro-me de ficar atónito quando ela nos contava que no Brasil ninguém queria ser Enfermeiro chefe: só acarretava mais preocupações e chatices, eram obrigados a ter horário fixo, trabalhavam amiúde para além do horário por causa de reuniões, e o salário era idêntico aos dos restantes colegas.

                          Era uma realidade bastante diferente da que eu conhecia.

                          Por cá ,actualmente as coisas também estão a mudar a este nível.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                            O nosso amigo "pito" das noites...é um clássico. Com umas batatas fritas e Coca-Cola p empurrar. E um chá p uma ou outra enjoada do serviço, q há sempre.

                            Senhas de refeição, pão c manteiga e um sumo? Desculpem lá mas as modernas instituições publicas empresariais não tem dotação orçamental p tal...e só fazem 12 horas pq querem q quase todas as direcções enfermagem veriam de bons olhos horarios das 22 ou 23 às 8.30. Pelos meus lados ainda vamos conseguindo bater o pé...por enquanto

                            Por aqui ainda dão as senhas de 1.25€ para as noites..dá para comprar...a agua para beber..e mais nada..


                            No nosso serviço tentamos abolir o chá e quando mandamos vir comida tem que comer toda a gente..mas há sempre uma ou outra enjoada prefere o cházinho..

                            Comentário


                              #44
                              sim, o Carrefour é por causa do desemprego!

                              mas vamos primeiro acabar o curso (acabar de gozar a vidinha boa) e depois é ir à luta!

                              P.S.- comecei hoje a estagiar no Amadora-Sintra, por isso evitem este Hospital
                              hehe

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                E quero exprimir a minha revolta neste espaço:

                                Não é algo a que não estejamos habituados (desculpem falar no plural mas não será nada de novo p enfermeiros) mas fiquei extremamente revoltado por ter descoberto q todos, todos os medicos do Serviço onde trabalho tiveram direito a uma caixa de Moet e Chandon pelo Natal, oferecida por um empresário nortenho de renome q por acaso é o administrador do maior grupo automovel (Toyota e BMW) do Norte, q esteve internado durante meses no nosso Serviço.

                                Médicos q nunca puseram os olhos em cima do Sr Eng, q estavam de ferias,...foram uns santos e merecem reconhecimento, claro.
                                Os enfermeiros q durante semanas deram banhos, fizeram pensos multiplos, administravam a analgesia qd o sr eng estava queixoso, "aturaram" os devaneios e desorientações qd o sr eng estava confuso, apoiaram diariamente as ansiedades e revolta dos familiares por uma situação complicada...
                                Para esses profissionais, nem uma garrafita de Asti Muscato a 2E...

                                Uma vida cheia de saúde ao Sr Engº, um bem-haja e um grande obrigado pela ausência de um em sentido contrario.

                                (e nem é pelo champagne, q eu só gosto de vinho tinto...)

                                Prontos, já desabafei...vou dormir p calar a revolta (e antes q venha o Avant dizer q eu sou um ressabiado...)
                                És um ressabiado

                                Olha que isso é um pecado mortal... E ainda se fosse um 535d, agora umas garrafitas de espumante...

                                Acabas contudo por ter alguma razão... mas se calhar essa "falta de reconhecimento" é uma benesse... Ao contrário do que se disse por aí, ninguém se lembra dos enfermeiros quando a coisa dá para o torto.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                  És um ressabiado

                                  Olha que isso é um pecado mortal... E ainda se fosse um 535d, agora umas garrafitas de espumante...

                                  Acabas contudo por ter alguma razão... mas se calhar essa "falta de reconhecimento" é uma benesse... Ao contrário do que se disse por aí, ninguém se lembra dos enfermeiros quando a coisa dá para o torto.

                                  Meu caro amigo (desculpa-me a familiaridade) mas pq achas q o sr engº veio de rajada de um hospital privado p o publico, qd o pós-op deu p torto? E o caricato é q o medico q o seguiu no publico foi exactamente o q o tinha seguido no privado...nuances.
                                  Mas acrescento desde já q é um excelente cirurgião, do melhor q eu já vi trabalhar. As coisas é q nem sempre correm bem...
                                  E sim, os enfermeiros são mtas vezes os "bodes expiatórios" de situações q nada tem haver c eles. E só te dou um exemplo mto recente de um processo q pretendiam levantar a um colega por um doente q esteve 2 dias num SU c pneumonia e q acabou p falecer c sépsis.
                                  Caiu o carmo e a trindade pq o doente deveria ter começado antibioterapia logo qd entrou e os malvados dos enfermeiros não a administraram. O processo foi arquivado pq, afinal, não existia prescrição na unidose ou electronica (obrigatoria), o médico só escreveu na folha das atitudes terapeuticas, q andava perdida. Será q outro processo de averiguação se iniciou? Nãããã....

                                  P.S Podem ser umas garrafitas de champanhe (chamas espumante ao M&C? seu herege!) p ti mas uma caixa de 6 Moet e Chandon andará em cerca de 1/4 do meu salario liquido...digo eu q nem sei ao certo qt custa cada garrafa...
                                  Abraço
                                  Editado pela última vez por manucas; 03 January 2008, 21:58.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não vou escrever nada de novo mas, todos sabem, que de um e outro lado há bons e maus profissionais.

                                    No entanto, a importãncia que os utentes dão ao Bem Saúde, faz com que, muitos deles, considerem a Classe Médica, como primeiros guardiões desse bem.

                                    Quando a cura acontece...« nada mais natural do que agradecer . »

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                      Meu caro amigo (desculpa-me a familiaridade) mas pq achas q o sr engº veio de rajada de um hospital privado p o publico, qd o pós-op deu p torto?
                                      Precisamente pela mesma razão que o meu pai foi operado ontem num hospital público e esteve 3 meses à espera... sei bem o que os "hospitais" privados são.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                        sim, o Carrefour é por causa do desemprego!

                                        mas vamos primeiro acabar o curso (acabar de gozar a vidinha boa) e depois é ir à luta!

                                        P.S.- comecei hoje a estagiar no Amadora-Sintra, por isso evitem este Hospital
                                        hehe

                                        foi o que pensei

                                        Comentário


                                          #50
                                          Recem-formado técnico de anatomia patológica / bio-patologista.




                                          Ok é a minha namorada, mas finjam que sou eu porque ela não conhece o fórum

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                            Recem-formado técnico de anatomia patológica / bio-patologista.




                                            Ok é a minha namorada, mas finjam que sou eu porque ela não conhece o fórum

                                            isso serve para abrir bonecos amo meio né? à la CSI?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                              isso serve para abrir bonecos amo meio né? à la CSI?
                                              Oui, bonecos de carne o osso. Eu que detesto essas coisas fui arranjar uma namorada que faz disso profissão

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                Oui, bonecos de carne o osso. Eu que detesto essas coisas fui arranjar uma namorada que faz disso profissão
                                                Não é assim tão mau...

                                                Só trabalha com cadáveres se for para o Instituto de Medicina Legal, não? (e pouco mais...)


                                                A principal função é análise de tumores e tal (pelo menos é o que está mais na moda!)

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                  Não é assim tão mau...

                                                  Só trabalha com cadáveres se for para o Instituto de Medicina Legal, não? (e pouco mais...)


                                                  A principal função é análise de tumores e tal (pelo menos é o que está mais na moda!)


                                                  deve ser giro...

                                                  eu tive 1 borbulha que encheu imenso mas bue mm depois quando rebentou... deu quase para dissecar... foi giro

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    3º Ano de Enfermagem

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                      Não é assim tão mau...

                                                      Só trabalha com cadáveres se for para o Instituto de Medicina Legal, não? (e pouco mais...)


                                                      A principal função é análise de tumores e tal (pelo menos é o que está mais na moda!)
                                                      Hmmm de certa maneira sim mas ela neste momento está a estagiar (voluntariamente) no H. S. João numa área que não sei o nome técnico mas é ligada a gravidezes e recem-nascidos e assim (partos interrompidos, mortes subitas etc) e volta e meia faz lá autópsias mesmo, apesar de grande parte do trabalho ser análise de coisas menores sim.

                                                      Mas também tem formação em Citologia e Tanatologia que são de certa maneira áreas menos macabras (acho eu).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        tenho uma questão:
                                                        -porque é que quando fui a um médico especializado em discopatias queixar-me de ciática + dor local - que já dura à dois anos - acompanhado de uma RM cujo relatório dizia (protusão discal l4-l5 a pressionar os nervos L5), ele me mandou visitar um psicólogo ??

                                                        true story lol

                                                        Bem, no seguimento da historia verídica, alguém conhece um excelente neurocirurgião com experiência no campo na zona do Porto?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                          Recem-formado técnico de anatomia patológica / bio-patologista.
                                                          na minha faculdade isso chama-se
                                                          Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            ligada á area de estomatologia

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                                              tenho uma questão:
                                                              -porque é que quando fui a um médico especializado em discopatias queixar-me de ciática + dor local - que já dura à dois anos - acompanhado de uma RM cujo relatório dizia (protusão discal l4-l5 a pressionar os nervos L5), ele me mandou visitar um psicólogo ??

                                                              true story lol

                                                              Bem, no seguimento da historia verídica, alguém conhece um excelente neurocirurgião com experiência no campo na zona do Porto?
                                                              Enviei-te PM.

                                                              Quanto ao post, já escrevi em cima...em todas as profissões há bons e maus profissionais.
                                                              Uns admitem, outros nem por isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X