Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nova Travessia do Tejo - Chelas~Barreiro - Que futuro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    e as desvantagens do resto do país que fica sem esses 1700 milhões de euros? :P
    Para mim desvantagem é a exurbitancia que se vai gastar num TGV para ligar Lisboa ao Porto.
    Isso, sim, é dinheiro jogado ao lixo.

    Comentário


      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      * O próprio estudo do LNEC afirma que haverá esse acréscimo na ordem dos 3% ao trafego rodoviário já existente actualmente em Lisboa mas que se trata de um número aceitável perante as outras ditas vantagens da ligação segundo o próprio LNEC.
      E refere quando será esse acréscimo?

      Em 2013, 2020, ...?

      Não tenho nada contra o LNEC, mas acho que se deviam remeter a sua função.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
        E refere quando será esse acréscimo?

        Em 2013, 2020, ...?

        Não tenho nada contra o LNEC, mas acho que se deviam remeter a sua função.
        O LNEC provavelmente limitou-se a usar dados da RAVE(essa sim que fez esse estudo) para enquadrar com a vertente estritamente técnica ( sim, a ponte também tem de ser funcional, e isso eng. de transportes também é um ramo da engenharia Civil que o LNEC também possui)

        3% ainda são 15mil carros.

        Mas há algures um relatório da RAVE que até tem uns gráficos bonitos(e temporais) a explicar isso.

        E estou aqui a dar uma olhadela ao relatório do LNEC e também está muito completo com as movimentações e tal, curiosamente diz que em dias de chuva a ponte chelas-barreiro vai mais descongestionar a cidade.

        MAs à parte disto é OBVIO que uma nova ponte vai aumentar o tráfego, nem percebo como isto gera discussão, a única coisa a discutir é o possível aumento, que a RAVE diz ser de 15mil carros(desprezável tendo em conta que entram em Lisboa 500mil carros todos os dias). A única maneira de isso não acontecer, era a ponte ser apenas ferroviária.



        E espero que o governo acabe com o subsidio à ponte 25Abril ( que vai colocar as portagens da 25Abril igual da Vasco da Gama.. É uma vergonha o erário publico gastar milhões com pessoas que por capricho(nem todas é certo...) levam o carro para Lisboa com duas ligações ferroviárias disponíveis.
        Editado pela última vez por MrAnderson; 05 April 2008, 13:07.

        Comentário


          Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
          O LNEC provavelmente limitou-se a usar dados da RAVE(essa sim que fez esse estudo) para enquadrar com a vertente estritamente técnica ( sim, a ponte também tem de ser funcional, e isso eng. de transportes também é um ramo da engenharia Civil que o LNEC também possui)

          3% ainda são 15mil carros.

          Mas há algures um relatório da RAVE que até tem uns gráficos bonitos(e temporais) a explicar isso.

          E estou aqui a dar uma olhadela ao relatório do LNEC e também está muito completo com as movimentações e tal, curiosamente diz que em dias de chuva a ponte chelas-barreiro vai mais descongestionar a cidade.

          MAs à parte disto é OBVIO que uma nova ponte vai aumentar o tráfego, nem percebo como isto gera discussão, a única coisa a discutir é o possível aumento, que a RAVE diz ser de 15mil carros(desprezável tendo em conta que entram em Lisboa 500mil carros todos os dias). A única maneira de isso não acontecer, era a ponte ser apenas ferroviária.



          E espero que o governo acabe com o subsidio à ponte 25Abril ( que vai colocar as portagens da 25Abril igual da Vasco da Gama.. É uma vergonha o erário publico gastar milhões com pessoas que por capricho(nem todas é certo...) levam o carro para Lisboa com duas ligações ferroviárias disponíveis.
          Sim por capricho, mas não esquecer dos arredores de Lisboa os da Margem Sul também são os únicos que não dispõem de uma maneira gratuita de chegar a Lisboa.

          Comentário


            Tenho a admitir que essa ponte até tem um design leve. Do mal o menos, se vão fazer um mamarracho, que seja desamamarrachado.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
              O LNEC provavelmente limitou-se a usar dados da RAVE(essa sim que fez esse estudo) para enquadrar com a vertente estritamente técnica ( sim, a ponte também tem de ser funcional, e isso eng. de transportes também é um ramo da engenharia Civil que o LNEC também possui)

              3% ainda são 15mil carros.

              Mas há algures um relatório da RAVE que até tem uns gráficos bonitos(e temporais) a explicar isso.

              E estou aqui a dar uma olhadela ao relatório do LNEC e também está muito completo com as movimentações e tal, curiosamente diz que em dias de chuva a ponte chelas-barreiro vai mais descongestionar a cidade.

              MAs à parte disto é OBVIO que uma nova ponte vai aumentar o tráfego, nem percebo como isto gera discussão, a única coisa a discutir é o possível aumento, que a RAVE diz ser de 15mil carros(desprezável tendo em conta que entram em Lisboa 500mil carros todos os dias). A única maneira de isso não acontecer, era a ponte ser apenas ferroviária.



              E espero que o governo acabe com o subsidio à ponte 25Abril ( que vai colocar as portagens da 25Abril igual da Vasco da Gama.. É uma vergonha o erário publico gastar milhões com pessoas que por capricho(nem todas é certo...) levam o carro para Lisboa com duas ligações ferroviárias disponíveis.
              Espera, estas a dizer que por causa da ponte vai haver mais gente a comprar carro?

              Ou que o desenvolvimento e mais empregos vão levar mais gente a comprar carro?

              É se a ponte estivesse pronta já amanhã, o único resultado visível seria uma significativa diminuição do tráfego quer na 25 de abril quer na VDG.

              Em 2013 o cenário, creio, não irá ser muito diferente, mas posso estar enganado, claro.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                Espera, estas a dizer que por causa da ponte vai haver mais gente a comprar carro?

                Ou que o desenvolvimento e mais empregos vão levar mais gente a comprar carro?

                É se a ponte estivesse pronta já amanhã, o único resultado visível seria uma significativa diminuição do tráfego quer na 25 de abril quer na VDG.

                Em 2013 o cenário, creio, não irá ser muito diferente, mas posso estar enganado, claro.
                Naturalmente!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                  Espera, estas a dizer que por causa da ponte vai haver mais gente a comprar carro?

                  Ou que o desenvolvimento e mais empregos vão levar mais gente a comprar carro?

                  É se a ponte estivesse pronta já amanhã, o único resultado visível seria uma significativa diminuição do tráfego quer na 25 de abril quer na VDG.

                  Em 2013 o cenário, creio, não irá ser muito diferente, mas posso estar enganado, claro.
                  Será bem assim?

                  Vamos lá primeiro ver o preço das portagens da nova ponte e depois logo vemos se a 25A não continuará congestionada e as outras duas ás moscas?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                    E refere quando será esse acréscimo?

                    Em 2013, 2020, ...?

                    Não tenho nada contra o LNEC, mas acho que se deviam remeter a sua função.
                    Humm!

                    Esse dito acréscimo de veículos a entrar na cidade de Lisboa será como óbvio e segundo o próprio LNEC na data de conclusão do projecto (2013) e representa en números cerca de 60.000 automóveis diários segundo o próprio.

                    A função do LNEC aquando da ecomenda do estudo governamental implica o estudo e análise de diversas variáveis (Ordenamento do território/Acessos/Ambiente/Coordenação com outras infra-estruturas entre outras questões técnicas) Nthor independentemente do resultado obtido pois aqui o que se exige é dados concretos/funcionais pois em última análise e mesmo após a obtenção destesa dados a decisão é politica como todas são neste nível de decisão.

                    E refira-se que segundo o próprio LNEC este acréscimo de trânsito é compensado pelas ditas vantagens da localização geográfica da nova travessia sobre no tejo no corredor Barreiro/Chelas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                      Espera, estas a dizer que por causa da ponte vai haver mais gente a comprar carro?

                      Ou que o desenvolvimento e mais empregos vão levar mais gente a comprar carro?

                      É se a ponte estivesse pronta já amanhã, o único resultado visível seria uma significativa diminuição do tráfego quer na 25 de abril quer na VDG.

                      Em 2013 o cenário, creio, não irá ser muito diferente, mas posso estar enganado, claro.
                      Dois pontos que são no meu ponto de vista os mais importantes nesta questão.

                      O primeiro é de que a expectativa (alta) de que esta infra-estrutura quer a nível individual ou associada a uma rede de comunicações irá trazer obrigatóriamente desenvolvimento económico massivo à margem sul onde encaixa a nova ponte é por si só discutível.

                      O segundo ponto parece ser de algum consenso e uma real mais valia desta localização geográfica.

                      A localização da nova ponte sobre o Tejo entre Chelas e o Barreiro os especialistas em transportes sobre o trânsito na Ponte 25 de Abril.

                      Paulino Pereira, professor do Instituto Superior Técnico (IST), considera que a nova ponte vai permitir reduzir algum do trânsito na mais antiga ponte sobre o rio Tejo.

                      “Esta [nova ponte] terá mais possibilidade de tirar mais trânsito da Ponte 25 de Abril por uma razão muito simples: está mais próxima e serve na margem sul os concelhos mais densamente povoados, que é o caso do Barreiro e do Seixal”, explicou.

                      A opinião não reúne consenso. Nunes da Silva, também professor do IST e especialista na área do urbanismo e transportes, diz que o congestionamento só se resolveria com um túnel Algés-Trafaria.

                      “O grande tráfego vem do eixo Almada-Seixal”, e com esta solução é possível fazer “toda a distribuição para a cidade de Lisboa através do eixo Norte-Sul”, afirmou.

                      Nunes da Silva refere que ou a alternativa será “através da CRIL”, que permite “todo o corredor de Sintra e Cascais passarem para a margem Sul sem terem que entrar dentro da cidade de Lisboa” ou não tem alternativa a isso.
                      Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=39&SubS ubAreaId=79&ContentId=242529

                      E a própria existência da ligação em túnel Algés/Trafaria e uma eventual ligação Montijo/Lisboa em ponte mas de cariz exclusivamente ferroviária convencional a médio/longo prazo são hipóteses válidas para complemento das ligações já existentes.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                        Dois pontos que são no meu ponto de vista os mais importantes nesta questão.

                        O primeiro é de que a expectativa (alta) de que esta infra-estrutura quer a nível individual ou associada a uma rede de comunicações irá trazer obrigatóriamente desenvolvimento económico massivo à margem sul onde encaixa a nova ponte é por si só discutível.

                        O segundo ponto parece ser de algum consenso e uma real mais valia desta localização geográfica.



                        Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=39&SubS ubAreaId=79&ContentId=242529

                        E a própria existência da ligação em túnel Algés/Trafaria e uma eventual ligação Montijo/Lisboa em ponte mas de cariz exclusivamente ferroviária convencional a médio/longo prazo são hipóteses válidas para complemento das ligações já existentes.
                        Perfeitamente.

                        Pessoalmente entendo esta nova travessia, para além dos aspectos de satisfação de interesses/valia/solução de acessibilidades da região que directamente serve, como uma proposta integrada num projecto maior que não se "esfuma" e "extingue" na construção e disponibilização de mais uma "simples ponte", por assim dizer!

                        A solução de agilizar acessibilidades entre ambas as margens do Tejo, mais do que dever causar apreensão, deve estimular o desenvolvimento, as ideias e a elaboração de uma rede viária (rodo/ferroviária) de perfeita implantação nas acessibilidades da região da Grande Lisboa, no sentido de aperfeiçoar a comunicabilidade e a passagem de bens e serviços, no aparecimento e implantação de mais estruturas industriais e comerciais que se poderão servir desta localização e no que isso representa em ganhos na economia nacional!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                          Perfeitamente.

                          Pessoalmente entendo esta nova travessia, para além dos aspectos de satisfação de interesses/valia/solução de acessibilidades da região que directamente serve, como uma proposta integrada num projecto maior que não se "esfuma" e "extingue" na construção e disponibilização de mais uma "simples ponte", por assim dizer!

                          A solução de agilizar acessibilidades entre ambas as margens do Tejo, mais do que dever causar apreensão, deve estimular o desenvolvimento, as ideias e a elaboração de uma rede viária (rodo/ferroviária) de perfeita implantação nas acessibilidades da região da Grande Lisboa, no sentido de aperfeiçoar a comunicabilidade e a passagem de bens e serviços, no aparecimento e implantação de mais estruturas industriais e comerciais que se poderão servir desta localização e no que isso representa em ganhos na economia nacional!
                          Todas as grandes infra-estruturas tentam o fazer como principal objectivo da sua projecção e construção Pé Leve, pois a quantidade de recursos disponibilizados a nível nacional para tais empreendimentos assim o obrigam para própria justificação dos recursos exigidos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            OK, estive aqui a fazer uns bonecos à pressa...

                            A vermelho está a actual ou futura rede de grandes vias na zona Norte e Oeste de Lisboa.

                            A violeta está a ponte/túnel Algés Trafaria, integrada na rede de circulares da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que poderia aliviar o trânsito na Ponte 25 de Abril, tornando-se uma alternativa a esta no tocante a trânsito de e para as zonas de Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, etc.

                            Para avançar com a lógica de circulares à AML, o Barreiro poderia beneficiar de uma ligação directa a Corroios (a azul), passando pelo Seixal, através de ponte ou túnel. Depois essa mesma ligação continuaria até à Trafaria (a azul bébé).

                            Assim a CRIL estender-se-ia até ao Barreiro, cidade dotada assim de melhores acessibilidades até toda a zona Oeste/Norte de Lisboa.

                            Por outro lado, para melhor ligar o Barreiro e periferia à zona Este/Norte de Lisboa, o ideal seria uma ligação directa à Vasco da Gama através do Montijo/Samouco (a amarelo), mas essa hipótese só a longo prazo poderá ser talvez equacionada, dado que a Base Aérea do Montijo teria que mudar de localização.

                            Até lá, uma via rápida até ao IC32 (a verde) poderia servir melhor as populações.

                            A expansão da Vasco da Gama para 4 vias pode ser uma breve panaceia, sendo que nesse caso uma ponte a norte da Vasco da Gama, com acesso mais directo ao futuro aeroporto, seria uma solução, no entanto seria certamente uma obra com elevados custos e com localização problemática (ambiente).

                            Se não existisse a Base Aérea do Montijo, uma ligação Marvila/Samouco (a preto) através de ponte rodo-ferroviária integrada na ligação amarela poderia ser a solução, quer para o TGV quer para o tráfego automóvel, e permitiria a construção de uma nova área urbana a Oeste do Montijo. E desta forma, ao mesmo tempo, fechar-se-ia uma circular em volta da AML, unindo as duas margens de forma uniforme.


                            Dou-te o desconto por não seres daqui, mas essa ligação a azul bébé é praticamente impossível! A solução é um pouco megalomana, mas não impossivel.

                            So para teres uma ideia, ali entre o feijo e corroios chega a haver 3 vias sobrepostas, comboio em baixo, AE por cima, e por cima da AE a estradas locais. Em "downtown" corroios é precisamente o contrário, as estradas locais estão por baixo, a AE por cima num viaduto e o comboio noutro viaduto paralelo á AE, um pouco mais alto. Isto em menos de 1 quilometro

                            A ligação azul escuro tem outro problema.... Ou desembocas a ponte numa base naval, ou desembocas a ponte num bloco de apartamentos depois de atravessares um pântano

                            Aí, o meu conselho - esquece Corroios.

                            A minha hipótese megalómana é...

                            Fazer-se uma coisa tipo isto




                            Essa boca do tunel ficaria antes de chegar à zona do Miratejo... um tunel suficientemente grande para atravessar a zona do Miratejo, Laranjeiro e Feijó, cerca de 5 KM debaixo de zona urbanizada... prefiro demonstrar com desenhos!






                            Isto no fundo é um mastodonte branco, mas com dinheiro fazia-se E aqui está a minha alternativa aos teus azuis. E metia a ponte ferroviária no barreiro

                            (Eventuais erros ortográficos são propositados)
                            Editado pela última vez por TheMoBsTeR; 06 April 2008, 01:16.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                              Espera, estas a dizer que por causa da ponte vai haver mais gente a comprar carro?

                              Ou que o desenvolvimento e mais empregos vão levar mais gente a comprar carro?

                              É se a ponte estivesse pronta já amanhã, o único resultado visível seria uma significativa diminuição do tráfego quer na 25 de abril quer na VDG.

                              Em 2013 o cenário, creio, não irá ser muito diferente, mas posso estar enganado, claro.
                              Dois pontos que são no meu ponto de vista os mais importantes nesta questão.

                              O primeiro é de que a expectativa (alta) de que esta infra-estrutura quer a nível individual ou associada a uma rede de comunicações irá trazer obrigatóriamente desenvolvimento económico massivo à margem sul onde encaixa a nova ponte é por si só discutível.

                              O segundo ponto parece ser de algum consenso e uma real mais valia desta localização geográfica.
                              A localização da nova ponte sobre o Tejo entre Chelas e o Barreiro os especialistas em transportes sobre o trânsito na Ponte 25 de Abril.

                              Paulino Pereira, professor do Instituto Superior Técnico (IST), considera que a nova ponte vai permitir reduzir algum do trânsito na mais antiga ponte sobre o rio Tejo.

                              “Esta [nova ponte] terá mais possibilidade de tirar mais trânsito da Ponte 25 de Abril por uma razão muito simples: está mais próxima e serve na margem sul os concelhos mais densamente povoados, que é o caso do Barreiro e do Seixal”, explicou.

                              A opinião não reúne consenso. Nunes da Silva, também professor do IST e especialista na área do urbanismo e transportes, diz que o congestionamento só se resolveria com um túnel Algés-Trafaria.

                              “O grande tráfego vem do eixo Almada-Seixal”, e com esta solução é possível fazer “toda a distribuição para a cidade de Lisboa através do eixo Norte-Sul”, afirmou.

                              Nunes da Silva refere que ou a alternativa será “através da CRIL”, que permite “todo o corredor de Sintra e Cascais passarem para a margem Sul sem terem que entrar dentro da cidade de Lisboa” ou não tem alternativa a isso.
                              Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=39&SubS ubAreaId=79&ContentId=242529

                              E a própria existência da ligação em túnel Algés/Trafaria e uma eventual ligação Montijo/Lisboa em ponte mas de cariz exclusivamente ferroviária convencional a médio/longo prazo são hipóteses válidas para complemento das ligações já existentes.
                              O professor Nunes da Silva tem alguma razão de facto, mas a maioria das pessoas da Costa e do Almada-Seixal que se deslocam para Lisboa (os que lá trabalham isto é), fazem-no pela 25A em carreiras dos TST, pela Transtejo ou pela Fertagus.

                              São de facto os que agora tem poucas alternativas para chegar a Lisboa das zonas envolventes do Barreiro, que fazem a volta enorme para a ponte 25A (espero que os TCB consigam entender o maná que irá ser o transporte de pessoas para Lisboa pela nova ponte ) e se vêem obrigados a socorrer do carro particular numa viagem de quase 40 minutos (nos dias bons) para ir trabalhar.

                              Quanto ao túnel Algés/Trafaria, creio que será uma mais valia se equacionada num outro contexto de desenvolvimento e modernização da zona da Costa, zona cheia de potencial turístico.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                O professor Nunes da Silva tem alguma razão de facto, mas a maioria das pessoas da Costa e do Almada-Seixal que se deslocam para Lisboa (os que lá trabalham isto é), fazem-no pela 25A em carreiras dos TST, pela Transtejo ou pela Fertagus.

                                São de facto os que agora tem poucas alternativas para chegar a Lisboa das zonas envolventes do Barreiro, que fazem a volta enorme para a ponte 25A (espero que os TCB consigam entender o maná que irá ser o transporte de pessoas para Lisboa pela nova ponte ) e se vêem obrigados a socorrer do carro particular numa viagem de quase 40 minutos (nos dias bons) para ir trabalhar.

                                Quanto ao túnel Algés/Trafaria, creio que será uma mais valia se equacionada num outro contexto de desenvolvimento e modernização da zona da Costa, zona cheia de potencial turístico.
                                A questão dos transportes públicos associados a esta nova travessia sobre o rio e o disponibilizar de soluções aos potenciais utilizadores desta é pertinente Nthor agora e cada vez mais o será por uma simples e decisiva questão económica para ambas as partes do negócio dos transportes públicos.

                                A terceira travessia sobre o Tejo pode vir a retirar tráfego à empresa que actualmente gere as travessias fluviais, mas também tem aspectos positivos, disse à Renascença o presidente da Transtejo-Soflusa.

                                Raul Vilaça e Moura considera que, apesar de a nova ponte Chelas-Barreiro poder afectar a actividade da empresa, no geral, a decisão do Governo vai melhorar as acessibilidades e reforçar a competitividade dos transportes públicos.

                                “Estou persuadido que a decisão terá sido tomada para que o sistema global de transportes colectivos da região seja francamente positivo.

                                Poderá afectar algum do tráfego que hoje temos, mas o nosso objectivo fundamental é trabalharmos na ligação das zonas ribeirinhas”, salienta.

                                O presidente da Transtejo-Soflusa diz que, agora, é preciso pensar nos ajustamentos “para que a resposta de serviço seja a melhor possível”, que passam pelo reforço da articulação das diferentes ofertas existentes, quer ao nível dos tarifárias quer quanto ao tipo de transportes.
                                Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=39&SubS ubAreaId=79&ContentId=242475

                                Quanto ao túnel Algés/Trafaria, creio que será uma mais valia se equacionada num outro contexto de desenvolvimento e modernização da zona da Costa, zona cheia de potencial turístico.
                                O contexto da sua realização no terreno é único e exclusivamente dado à pressão urbanística/populacional na área geográfica em questão (elevadíssima!) e suas necessidades bem como a potenciais movimentos económicos no sentido Norte/Sul e vice-versa.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                  Tenho a admitir que essa ponte até tem um design leve. Do mal o menos, se vão fazer um mamarracho, que seja desamamarrachado.
                                  Também de forte importância. (o impacto visual da obra).

                                  Comentário


                                    Eheh , gostei da tradução do homem no terreno da ligação Barreiro-Corroios da ligação que eu havia proposto, trata-se de algo que contempla aspectos que eu desconhecia.

                                    Sim, o âmago da ligação (ligar o Barreiro aos acessos de Almada para norte) é esse mesmo, e seja túnel ou ponte, é algo que beneficiará sempre quem queira deslocar-se entre as zonas de Cascais/Oeiras/Sintra/Amadora/Odivelas e o Barreiro, através da necessária ligação Algés-Trafaria e da CRIL.

                                    Se há efectivamente uma amálgama de vias nessa zona, também não é nada que não se resolva: andam estes gajos a querer fazer uma ponte com carros, TGV e comboio, não conseguem também fazer uns atravessamentos? É dar uma espreitada no Japão e ver como eles até auto-estradas passam no meio das ruas da cidade.

                                    Uma dúvida, entre o Barreiro e o Seixal é ponte?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                      Todas as grandes infra-estruturas tentam o fazer como principal objectivo da sua projecção e construção Pé Leve, pois a quantidade de recursos disponibilizados a nível nacional para tais empreendimentos assim o obrigam para própria justificação dos recursos exigidos.
                                      E é precisamente nessa direcção que vai a opção tomada, já que é a de menores custos e de melhor eficácia, actual e futura, sendo certo que a perspectiva de aproveitamento de novas opções em transportes públicos por essa nova via, como diz, e bem, o Nthor, é uma mais valia nada negligenciável, muito antes pelo contrário.

                                      As outras opções que por aí têm aparecido, e também já foi dito, que alegadamente serviriam melhor uma lógica de circular, não assentam na realidade física dos locais onde se proporiam passar. Por certo gerariam uma multiplicidade de pontes e viadutos perfeitamente dispensável, por dispendiosa e de resultados duvidosos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                        As outras opções que por aí têm aparecido, e também já foi dito, que alegadamente serviriam melhor uma lógica de circular, não assentam na realidade física dos locais onde se proporiam passar. Por certo gerariam uma multiplicidade de pontes e viadutos perfeitamente dispensável, por dispendiosa e de resultados duvidosos.
                                        Concordo, vamos passar a ligar as zonas limitrofes de Lisboa directamente ao centro da cidade de Lisboa. É meter a A5 e IC19 directamente até ao Terreiro do Paço, prolongar a A1 até ao Campo Pequeno, etc.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                          Concordo, vamos passar a ligar as zonas limitrofes de Lisboa directamente ao centro da cidade de Lisboa. É meter a A5 e IC19 directamente até ao Terreiro do Paço, prolongar a A1 até ao Campo Pequeno, etc.
                                          Nem oito nem oitenta...

                                          Comentário


                                            Ainda me hás-de dizer, dos 65% que usam a ponte 25 de Abril para ir para Cascais/Sintra/Oeiras/norte Lisboa, quantos vão usar a ponte Barreiro-Chelas. E as localidades de Almada e arredores vão continuar com os mesmos problemas.

                                            A solução que eu propus e o Mobster melhorou, de uma cajadada, serviria as populações de Almada e Barreiro, ao contrário da nova ponte.

                                            Comentário


                                              uma solução ainda melhor era aumentar as portagens para 10x o valor actual e não fazer mais pontes nenhumas. acabem com essa praga das cidades dormitório em vez de gastar milhares de milhões de euros a promovê-las com mais pontes.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                Ainda me hás-de dizer, dos 65% que usam a ponte 25 de Abril para ir para Cascais/Sintra/Oeiras/norte Lisboa, quantos vão usar a ponte Barreiro-Chelas. E as localidades de Almada e arredores vão continuar com os mesmos problemas.
                                                Só quando a ponte estiver pronta e a funcionar saberemos!

                                                Não te esqueças que a 25 de Abril vai ser alvo de manutenção em breve e uma ponte próxima que lhe seja alternativa e apoio vai ser imprescindível.

                                                Por outro lado as "soluções" propostas, de passar por Seixal, Corroios e Almada só ririam afunilar, ainda mais, a quantidade de trânsito que dessas localidades se arrasta, todos os dias, até à 25 de Abril, causando as filas intermináveis que conhecemos bem!

                                                A solução que eu propus e o Mobster melhorou, de uma cajadada, serviria as populações de Almada e Barreiro, ao contrário da nova ponte.
                                                Desculpa lá discordar, mas fazer confluir tráfego precisamente nas zonas urbanas já densamente saturadas para chegar a Lisboa não pode ser solução.

                                                Percebe-se a ideia de circular, mas para fazer o que propões ter-se-ía de fazer mais algumas estradas, rotundas, viadutos e outras soluções que implicariam alterações a Planos Municipais e expropriações que atrasariam, irremediavelmente, todo processo que já devia estar concluído... ontem!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post

                                                  Não te esqueças que a 25 de Abril vai ser alvo de manutenção em breve e uma ponte próxima que lhe seja alternativa e apoio vai ser imprescindível.
                                                  A lusoponte já veio negar coisa, basicamente esse boato começou com um relatório da empresa envolvida na construção da ponte, que a lusoponte considera exagerado e que apenas servia para essa tal empresa ganhar uns belos €€€ se a obra avançasse.



                                                  em relação à ponte:


                                                  Diz o estudo que em 2007, os automobilistas que atravessavam a Ponte 25 de Abril na hora de ponta da manhã perdiam todos os dias uma hora e que em 2017 perderão diariamente 02h20 e ainda que, nessa altura, o volume de tráfego terá ultrapassado a capacidade da ponte em 190 por cento.

                                                  O estudo da Lusoponte conclui também que, somados todos os utilizadores da ponte, perdem-se diariamente 160 mil horas nas filas de trânsito e desperdiçam-se nesse esforço 320 milhões de euros por ano em combustível.


                                                  No documento conclui-se que dois terços dos automobilistas que atravessam a Ponte 25 de Abril não se dirigem para Lisboa, mas para a CRIL e para a zona Poente da cidade.

                                                  A Lusoponte defende, por isso, que deve ser construída urgentemente uma nova ligação rodoviária entre Algés e a Trafaria.

                                                  http://sic.sapo.pt/online/noticias/d...l+esgotada.htm )

                                                  Não meto em causa a nova ponte, mas espero que daqui a 10anos os mesmos que defendem a ponte chelas-barreiro não venham dizer "ah e tal, a trafaria devia ter sido primeiro porque a 25está cada vez pior".

                                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                  Espera, estas a dizer que por causa da ponte vai haver mais gente a comprar carro?

                                                  Ou que o desenvolvimento e mais empregos vão levar mais gente a comprar carro?

                                                  É se a ponte estivesse pronta já amanhã, o único resultado visível seria uma significativa diminuição do tráfego quer na 25 de abril quer na VDG.

                                                  Em 2013 o cenário, creio, não irá ser muito diferente, mas posso estar enganado, claro.
                                                  Estou a dizer que vai haver alguma migração da margem norte para a sul, e que a diminuição de trafego na 25de Abril vai ser tão desprezável quanto o aumento de carros a entrar em Lisboa por causa da nova ponte. E que algumas pessoas que já têm carro vão ser tentadas a usar mais vezes para se deslocarem a Lisboa.

                                                  1700milhoes de euros para atenuar um problema e que não vai resolver nada, é só por isso que olho de lado para uma ponte que até vou beneficiar ligeiramente com ela.

                                                  E falasse muito da expectulação na margem sul, mas a margem norte, naquela zona tem muitos armazens e casas degradadas e espaços florestais, nem parece que estamos numa cidade... e já começou lá a haver movimentações para transformar aquela zona. Mas naquela zona como 70% dos terrenos são da camara, espero que evitem os erros do passado.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                    Desculpa lá discordar, mas fazer confluir tráfego precisamente nas zonas urbanas já densamente saturadas para chegar a Lisboa não pode ser solução.
                                                    Oh god

                                                    Um defensor da ponte Chelas-Barreiro a dizer isto

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                      Só quando a ponte estiver pronta e a funcionar saberemos!

                                                      Não te esqueças que a 25 de Abril vai ser alvo de manutenção em breve e uma ponte próxima que lhe seja alternativa e apoio vai ser imprescindível.

                                                      Então afinal concordas comigo que a ligação Algés-Trafaria é bem mais necessária, pois a ligação Barreiro-Chelas nunca vai ser alternativa à 25 de Abril, ou estás a imaginar a malta de Almada a ir dar uma volta dos diabos até apanhar o IC32 e subir de novo até ao Barreiro para apanhar a ponte, e depois atravessar o inferno de trânsito pelo meio de Lisboa até sair de novo para a periferia, onde trabalham?

                                                      Por outro lado as "soluções" propostas, de passar por Seixal, Corroios e Almada só ririam afunilar, ainda mais, a quantidade de trânsito que dessas localidades se arrasta, todos os dias, até à 25 de Abril, causando as filas intermináveis que conhecemos bem!

                                                      Então esqueceste-te da ligação Algés-Trafaria, que está lá precisamente para escoar esse trânsito todo?


                                                      Desculpa lá discordar, mas fazer confluir tráfego precisamente nas zonas urbanas já densamente saturadas para chegar a Lisboa não pode ser solução.

                                                      Irónico como é isso precisamente que vai acontecer em Chelas! Na margem sul isso é impeditivo, mas na margem norte não?

                                                      Percebe-se a ideia de circular, mas para fazer o que propões ter-se-ía de fazer mais algumas estradas, rotundas, viadutos e outras soluções que implicariam alterações a Planos Municipais e expropriações que atrasariam, irremediavelmente, todo processo que já devia estar concluído... ontem!

                                                      Exacto, tal como terá de ser feito tudo isso (e até mais) para a ligação Barreiro-Chelas! E sendo assim, mais vale ter o trabalho todo para uma solução de bom senso!
                                                      Pé Leve, muito sinceramente, acho que estás a ver esta situação de um prisma muito embotado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                        *E é precisamente nessa direcção que vai a opção tomada, **já que é a de menores custos e de melhor eficácia, actual e futura, sendo certo que a perspectiva de aproveitamento de novas opções em transportes públicos por essa nova via, como diz, e bem, o Nthor, é uma mais valia nada negligenciável, muito antes pelo contrário.

                                                        As outras opções que por aí têm aparecido, e também já foi dito, que alegadamente serviriam melhor uma lógica de circular, ***não assentam na realidade física dos locais onde se proporiam passar. ****Por certo gerariam uma multiplicidade de pontes e viadutos perfeitamente dispensável, por dispendiosa e de resultados duvidosos.
                                                        *Todos nós enquanto cidadãos o exigimos, em virtude da despesa que estas infra-estruturas exigem para sua realização.

                                                        **Os aspectos técnicos da questão apesar de em teoria terem que dar um resposta cabal e objectiva para a questão da localização são e sempre o serão discutíveis em virtude da análise de uma panóplia de factores no terreno Pé Leve (e estes existem para esta questão), aqui a questão de opção politica será sempre o factor decisivo como já acima referi.

                                                        *** A questão da pressão populacional na área geográfica em questão e suas necessidades de movimento parece ser o factor mais objectivo para a localização a par de outros factores.

                                                        Mas a existência de novas ligações na área não são de excluir bem como necessárias.

                                                        **** A evitar.

                                                        O ponto onde penso que a expectativa (justificada e honesta) do Pé Leve e de outros residentes na área penso estar um pouco acima da realidade actual é o incremento massivo de desenvolvimento económico na área de encaixe da nova travessia na margem Sul, pois em última análise esta nova travessia tem como principal objectivo o facilitar de movimentos de pessoas e mercadorias nos dois sentidos numa área desnsamente ocupada, o fixar de pessoas/capital com esta infra-estrutura só o tempo o dirá e não pode ser empolado mas sim analisado de uma forma imparcial e honesta.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                          Pé Leve, muito sinceramente, acho que estás a ver esta situação de um prisma muito embotado.
                                                          O Pé Leve está possuido pelo demónio.

                                                          Não vale muito a pena insistir com ele.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            uma solução ainda melhor era aumentar as portagens para 10x o valor actual e não fazer mais pontes nenhumas. acabem com essa praga das cidades dormitório em vez de gastar milhares de milhões de euros a promovê-las com mais pontes.
                                                            A questão da existência de ligações entre as duas margens é inevitável!, independentemente do formato das ditas!, o conceito de desenvolvimento em que estas são planeadas e construídas é que pode e deve ser discutido com rigor.

                                                            Comentário


                                                              Quantas pontes tem o Reno, o Sena, o Tamisa e outros rios mais semelhantes ao Tejo?

                                                              Não entendo muito bem esta fobia das pontes, ou será do desenvolvimento e da modernização?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X