Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bem!... "Querem despedir por cansaço físico"...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
    Num país em que a experiencia conta ZERO é realmente preocupante para quem está no mercado de trabalho estas movimentações. Lembro apenas um caso que ontem foi dito pelo analista de economia da SIC em que um trabalhador Portugues é despedido e fica a procurar emprego durante algum tempo, até que desiste e vai para Londres e na primeira semana dã-lhe emprego devido à experiencia que tem. Alguem já viu isto em Portugal????

    Por isso estas noticias são mesmo preocupantes.
    É a tal Flexi- sem segurança ....

    Em portugal ainda não perceberam que a experiencia de um bom profissional devidamente motivado ( e não estou a falar só de dinheiro) vale mais do que a nula experiencia de um jvem licenciado com mestrado e mais não sei o quê....

    A única coias que se vê em muitos dos casos é do género:
    - "Tenho lá um Dr que me trata de tudo e barato só pago 500 euros e não pago nada à segurança social .....";
    - E depois não percebem que não evoluem nem as coisas são feitas da forma ideal ....

    Vistas curtas ......

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Tu saíste cá uma peça que nem te digo.

      Andam cerca de 4,000,000 de trabalhadores com as dificuldades conhecidas e tu só te lembras de invocar os do sector Público? O teu sentido de justiça anda um pouco avariado, não anda?

      Ainda por cima, invocas os sectores (na saúde, na educação, na justiça, na segurança, na defesa, etc, etc.) que toda a gente se queixa que funcionam mal. E porque será? Deve ser pelas minhas intervenções do fórum, não é ó Manuel?

      O que eu quero é que o sector Público funcione bem. Como cidadão, tenho todo o direito a exigi-lo. E não é o teu desconhecimento das regras que me vai impedir.
      Finalmente alguém reconhece:
      - Um oásis no meio do deserto: As Finanças!!!!!

      Comentário


        #33
        Se uma pessoa trabalhar 16 horas por dia como eu já trabalhei de certeza que fica cansado...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Liberal Ver Post
          Pé leve, porque não crias a tua empresa e contratas "cansados" ? A malta se for preciso ainda faz vaquinha para reunir o capital social minimo desde que te comprometas a dedicar o resto da tua vida a trabalhar que nem um mouro para pagar convenientemente aos teus funcionários cansados e deprimidos. Fala com o governo, pode ser que consigas uma isenção de pagamento da segurança social da entidade patronal visto que a tua empresa teria um modelo de negócio tipo "santa casa da misericórdia" e pretenderia ela própria exercer segurança social ao suportar os "cansados".
          Liberal, mas que coisa essa de achar que todos nós deveríamos ser empresários...

          Cada um tem a sua função e é nela que tem de render o seu melhor. No meu caso não me tenho dado nada mal com as minhas funções, de modo que seria irracional mudar-me para a esfera empresarial, só porque sim!...

          Se os funcionários de uma qualquer empresa estão cansados ou deprimidos (e vamos admitir que há, teoricamente, empresas onde são todos assim...), das duas uma, ou foram mal seleccionados, ou não foram desenvolvidas políticas de motivação funcional, políticas essas que são da competência do empresário, mas talvez este não o tenha feito por, muito possivelmente, não ter nascido para empresário!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Tu saíste cá uma peça que nem te digo.

            Andam cerca de 4,000,000 de trabalhadores com as dificuldades conhecidas e tu só te lembras de invocar os do sector Público? O teu sentido de justiça anda um pouco avariado, não anda?

            Ainda por cima, invocas os sectores (na saúde, na educação, na justiça, na segurança, na defesa, etc, etc.) que toda a gente se queixa que funcionam mal. E porque será? Deve ser pelas minhas intervenções do fórum, não é ó Manuel?

            O que eu quero é que o sector Público funcione bem. Como cidadão, tenho todo o direito a exigi-lo. E não é o teu desconhecimento das regras que me vai impedir.
            Quanto ao facto de eu ser uma peça, diria que se aplica o seguinte ditado popular:

            "Diz o roto ao nú: porque não te vestes tu?"

            Eu apetecia-me responder-te melhor...mas não o vou fazer...porque apesar de ter muitos defeitos não consigo ser tão arrogante e sobranceiro. E como tal vou apenas relembrar-te de uma coisa que já te disse:

            Um Boomerang que não volta depois de lançado








            é um pau (nada mais).

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Liberal, mas que coisa essa de achar que todos nós deveríamos ser empresários...

              Cada um tem a sua função e é nela que tem de render o seu melhor. No meu caso não me tenho dado nada mal com as minhas funções, de modo que seria irracional mudar-me para a esfera empresarial, só porque sim!...

              Se os funcionários de uma qualquer empresa estão cansados ou deprimidos (e vamos admitir que há, teoricamente, empresas onde são todos assim...), das duas uma, ou foram mal seleccionados, ou não foram desenvolvidas políticas de motivação funcional, políticas essas que são da competência do empresário, mas talvez este não o tenha feito por, muito possivelmente, não ter nascido para empresário!
              Cada um tem a sua função. Exactamente. Não compete às empresas fazerem assistência social. As empresas financiam a segurança social para esta resolver estas situações. As empresas não tem sequer capacidade de avaliarem este tipo de problemas. Quem tem essa capacidade e essa responsabilidade é a Segurança Social do Estado. Defendes um modelo que protege uma maioria de abusadores em nome de uma minoria de pessoas verdadeiramente com problemas, e que depois quando precisam do Estado este de pouco ou nada lhes vale. Quando tem mesmo problemas até os recambiam de volta para as empresas os suportarem dizendo que não têm nada, como ainda recentemente se tem visto com os inumeros casos bem graves de decisões de juntas médicas. É um modelo que se pode orgulhar da fraca produtividade nacional, do elevado número de desempregados, do terrivel numero de precários e da vergonhosa assistência social com quase metade dos desempregados a sobreviver com a ajuda das famílias e não da ajuda do Estado.

              Ao longo da minha vida profissional já passei por muitas empresas e já conheci muitos casos de problemas genuinos de depressões e problemas graves de saúde, e não me recordo de uma única vez em que essa pessoa fosse despedida ou hostilizada, antes pelo contrário, sempre vi apoio, compreensão e muito carinho das chefias. Em contrapartida já conheci vários casos de pessoas de alguma idade sem condições para trabalhar a terem pareceres negativos em juntas médicas.

              No entanto insiste-se sempre no discurso das empresas, esses terriveis demónios de escravidão da nossa sociedade e endeusa-se o Estado, que tão mal trata quem precisa dele apesar dos impostos que arreceda cada vez mais.

              Comentário


                #37
                http://novaordemmundial.blogs.sapo.p...o/2004_05.html

                Pra quem estiver interessado no futuro do mundo laboral e numa das, muito provaveis, versões desse futuro. Se juntarmos a ideias como esta da CIP até nao parece assim de todo extraordinario.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Liberal Ver Post
                  Cada um tem a sua função. Exactamente. Não compete às empresas fazerem assistência social. As empresas financiam a segurança social para esta resolver estas situações. As empresas não tem sequer capacidade de avaliarem este tipo de problemas. Quem tem essa capacidade e essa responsabilidade é a Segurança Social do Estado. Defendes um modelo que protege uma maioria de abusadores em nome de uma minoria de pessoas verdadeiramente com problemas, e que depois quando precisam do Estado este de pouco ou nada lhes vale. Quando tem mesmo problemas até os recambiam de volta para as empresas os suportarem dizendo que não têm nada, como ainda recentemente se tem visto com os inumeros casos bem graves de decisões de juntas médicas. É um modelo que se pode orgulhar da fraca produtividade nacional, do elevado número de desempregados, do terrivel numero de precários e da vergonhosa assistência social com quase metade dos desempregados a sobreviver com a ajuda das famílias e não da ajuda do Estado.

                  Ao longo da minha vida profissional já passei por muitas empresas e já conheci muitos casos de problemas genuinos de depressões e problemas graves de saúde, e não me recordo de uma única vez em que essa pessoa fosse despedida ou hostilizada, antes pelo contrário, sempre vi apoio, compreensão e muito carinho das chefias. Em contrapartida já conheci vários casos de pessoas de alguma idade sem condições para trabalhar a terem pareceres negativos em juntas médicas.

                  No entanto insiste-se sempre no discurso das empresas, esses terriveis demónios de escravidão da nossa sociedade e endeusa-se o Estado, que tão mal trata quem precisa dele apesar dos impostos que arreceda cada vez mais.
                  Os abusos ocorrem sempre seja no sector privado ou público.

                  O Liberal pode ser um empresário correcto, honesto e impoluto mas pelo que vemos este tipo de leis serão ferramentas úteis nas mãos de muitos pseudo-empresários vulgo casca grossas e outros escroques que pululam a manta de retalhos empresarial nacional...

                  Comentário


                    #39
                    Como nunca vou contratar ninguem com vinculo definitivo, esse problema ja esta resolvido á partida

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Liberal Ver Post
                      Cada um tem a sua função. Exactamente. Não compete às empresas fazerem assistência social. As empresas financiam a segurança social para esta resolver estas situações. As empresas não tem sequer capacidade de avaliarem este tipo de problemas. Quem tem essa capacidade e essa responsabilidade é a Segurança Social do Estado. Defendes um modelo que protege uma maioria de abusadores em nome de uma minoria de pessoas verdadeiramente com problemas, e que depois quando precisam do Estado este de pouco ou nada lhes vale. Quando tem mesmo problemas até os recambiam de volta para as empresas os suportarem dizendo que não têm nada, como ainda recentemente se tem visto com os inumeros casos bem graves de decisões de juntas médicas. É um modelo que se pode orgulhar da fraca produtividade nacional, do elevado número de desempregados, do terrivel numero de precários e da vergonhosa assistência social com quase metade dos desempregados a sobreviver com a ajuda das famílias e não da ajuda do Estado.

                      .

                      os ultimos "bons" exemplos têm vindo do Estado, alias como habitualmente..........
                      porque é que nao se acaba com o sector Privado (???)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                        ...Eu apetecia-me responder-te melhor...mas não o vou fazer...porque apesar de ter muitos defeitos não consigo ser tão arrogante e sobranceiro.
                        ...
                        A julgar pelas tuas intervenções, eu diria que tens um problema a lidar com a crítica.

                        Crítica que é dirigida ao sistema, mas insistes em vitimizar-te.

                        Comentário


                          #42
                          Isto parece a teoria da "Chiclete"

                          Enquanto fôr saborosa, macia e não cole aos dentes, ainda se mastiga.

                          No momento em que ficar sem sabor, dura ou colar aos dentes.

                          Cospe-se fora !

                          Esta ou a da Laranja ...

                          Agora é só escolher.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                            Isto parece a teoria da "Chiclete"

                            Enquanto fôr saborosa, macia e não cole aos dentes, ainda se mastiga.

                            No momento em que ficar sem sabor, dura ou colar aos dentes.

                            Cospe-se fora !

                            Esta ou a da Laranja ...

                            Agora é só escolher.

                            É, é um bocado isso...

                            Comentário


                              #44
                              Pessoalmente acho que devíamos todos olhar com mais atenção para este tipo de medidas, que têm sido "metidas aos poucos" no sistema, e pensar que, conforme referi lá atrás, se se começa a despedir por razões de cansaço, ou outro motivo torpe e oco de conteúdo, estas dez carreiras em breve serão 20, 30... e muito pouca gente estará a salvo desta discricionariedade !...

                              TOP 10 DAS PROFISSÕES MAIS DEPRIMENTES

                              CUIDADOS PESSOAIS (Apoio a idosos/lares): 10,8

                              RESTAURAÇÃO (Empregado com bandeja): 10,3

                              SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL (Trabalho com sem abrigo): 9,6

                              SAÚDE (Médico/enfermeiro): 9,6

                              COMUNICAÇÃO SOCIAL / ENTRETENIMENTO (Jornalista): 9,1

                              EDUCAÇÃO (Professor): 8,7

                              SECRETARIADO (Secretária): 8,1

                              MANUTENÇÃO (Empregada de limpeza): 7,3

                              FINANÇAS (Banqueiro): 6,7

                              VENDAS (Vendedor de automóveis): 6,7

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                Como nunca vou contratar ninguem com vinculo definitivo, esse problema ja esta resolvido á partida
                                Agora é que deste a solução. Estas politicas dos sucessivos governos, so conduzem a estas alternativas. Obviamente quem paga estas coisas é sempre o ze povinho, mas..tambem nao dao alternativas as empresas!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                  É a tal Flexi- sem segurança ....

                                  Em portugal ainda não perceberam que a experiencia de um bom profissional devidamente motivado ( e não estou a falar só de dinheiro) vale mais do que a nula experiencia de um jvem licenciado com mestrado e mais não sei o quê....

                                  A única coias que se vê em muitos dos casos é do género:
                                  - "Tenho lá um Dr que me trata de tudo e barato só pago 500 euros e não pago nada à segurança social .....";
                                  - E depois não percebem que não evoluem nem as coisas são feitas da forma ideal ....

                                  Vistas curtas ......


                                  Casos há muitos, e neste tópico

                                  Porque razão !? Dispensa de pessoal acima dos 40~45 anos !

                                  Fala-se de alguns ...

                                  Agora gostaria de ver o que é que é usado o tal medidor de cansaço, ou quais os critérios de avaliação.

                                  Deve ser do tipo ....

                                  Meta diária ... c@g@r 1,5 kgs

                                  Só c@gou 1 kg

                                  Resultados da análise - DIPENSÁVEL - não atinge a meta pretendida.

                                  Esquecem é que há muitas variáveis e há outros locais para colocar e usar um trabalhador usando a sua experiência, e isto sem necessitarem que ele c@gue os tais 1,5kgs.

                                  Comentário


                                    #47
                                    PL, achas mesmo que alguem quer despedir alguem por "cansaço fisico" (???)

                                    só se for aquele "cansaço" genetico e cronico (!!!)

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ora muito bem, deixa ver se percebi. Exploram os trabalhadores e quando eles já estão estourados despedem-nos com justa causa! Brilhante sem dúvida...

                                      Para os que dizem que os trabalhadores portugueses produzem pouco, porque será que lá fora são procurados e elogiados pelo que produzem??

                                      Estranho?! Talvez não, senão vejamos.

                                      Se calhar são pagos de uma forma humana palo seu trabalho (não recebem 400€ ou 500€) e se calhar até lhes pagam horas extraordinárias.

                                      Também será porque lá fora não existe uma economia paralela (tudo o que não é facturado/declarado funciona como se nunca tivesse sido produzido...

                                      Cada vez me convenço mais que estamos entregues à bicharada, bicharada essa que infelizmente se dizem Portugueses.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                        PL, achas mesmo que alguem quer despedir alguem por "cansaço fisico" (???)

                                        só se for aquele "cansaço" genetico e cronico (!!!)
                                        Caro amigo, a questão da expressão "cansaço", aliás referida no artigo do CM, é problemática, a meu ver porque é demasiado abrangente e subjectiva para ser tolerável!

                                        Repara só:
                                        “Um trabalhador que esteja cansado física ou psicologicamente – porque está mais velho, porque tem problemas familiares, porque trabalhar naquela empresa não era exactamente o que pretendia ou porque se desinteressou do trabalho – deve poder ser despedido por justa causa”,...
                                        Porque está mais velho?

                                        Porque tem problemas familiares?

                                        Porque trabalhar naquela empresa não é exactamente o que pretendia?
                                        Isto tem algum jeito?

                                        Percebo muito bem que porta é que expressões destas, depois vertidas em Lei, abre, daí estar muito, mas mesmo muito reticente!

                                        Repara, e de novo sublinho, nada disto tem a ver com a razão mais do que aceitável para dispensar calões!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Iceman1 Ver Post
                                          Ora muito bem, deixa ver se percebi. Exploram os trabalhadores e quando eles já estão estourados despedem-nos com justa causa! Brilhante sem dúvida...

                                          Para os que dizem que os trabalhadores portugueses produzem pouco, porque será que lá fora são procurados e elogiados pelo que produzem??

                                          Estranho?! Talvez não, senão vejamos.

                                          Se calhar são pagos de uma forma humana palo seu trabalho (não recebem 400€ ou 500€) e se calhar até lhes pagam horas extraordinárias.

                                          Também será porque lá fora não existe uma economia paralela (tudo o que não é facturado/declarado funciona como se nunca tivesse sido produzido...

                                          Cada vez me convenço mais que estamos entregues à bicharada, bicharada essa que infelizmente se dizem Portugueses.
                                          Só aí reside uma grande questão.

                                          Como é que alguém a ganhar 426€ e a fazer limpezas, de wc's, por exemplo, se consegue manter motivada todos os dias?

                                          E essa mesma pessoa vai para um país da Europa Central a ganhar 3/4 vezes mais e ainda por cima com os principais bens mais baratos (automóveis por exemplo).

                                          O problema que eu vejo é na enorme amplitude salarial que existe em Portugal.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Quem defende estas propostas, não pensa chegar a velho pois não? E estou-me a referir a uma "velhice" de 45/55 anos...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Depois disto já nada me espanta

                                              Patrões querem poder despedir sem justa causa

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                Finalmente alguém reconhece:
                                                - Um oásis no meio do deserto: As Finanças!!!!!

                                                Citei o texto do Manuel, mas é verdade. As Finanças é um sector que mais tem mudado no Estado.

                                                Claro que as mudanças, devido ao estado caótico em que se encontram mergulhados certos serviços, sabem sempre a pouco. Mas é notável, hoje podermos dizer que nem tudo está mal, que há sinais de esperança.

                                                Pena é as eleições em 2009 e o Governo e Partido do mesmo estarem apenas a governar para esse objectivo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  EM vez de andarmos as voltas com leis e mias leis, transformavamos o trbalaho numa trasanção comercial normal e corrente.

                                                  Tu fazes um serviço , eu pago esse serviço, fim de transação.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por P_M Ver Post
                                                    Agora é que deste a solução. Estas politicas dos sucessivos governos, so conduzem a estas alternativas. Obviamente quem paga estas coisas é sempre o ze povinho, mas..tambem nao dao alternativas as empresas!
                                                    E quando as empresas crescem constitui-se um grupk empresarial onde uma das empresas é de trabalho temporario cujpo objecctivo é fornecer mao de obra as restantes empresas do grupo.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                      ...

                                                      Tu fazes um serviço , eu pago esse serviço, fim de transação.
                                                      E se não estiver bem, faz-se um rollback.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        E se não estiver bem, faz-se um rollback.
                                                        Obvio.
                                                        Se estiver OK commit , else rollback and fired

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                          E quando as empresas crescem constitui-se um grupk empresarial onde uma das empresas é de trabalho temporario cujpo objecctivo é fornecer mao de obra as restantes empresas do grupo.
                                                          Seja dessa ou doutras formas, a precaridade no trabalho é algo que se vai impor num futuro muito próximo.

                                                          O melhor, seria criar regras iguais para todos de modo que as pessoas se pudessem ajustar e o tempo de transição fosse adequado a essa mudança.

                                                          O exemplo do Japão é notório e aconselho vivamente a sua leitura.

                                                          E se repararmos que cerca de 93% do nosso tecido empresarial é constituído por pequenas, micro empresas e empresários em nome individual, é fácil verificar quais são os pontos de ruptura.

                                                          Ou seja, a realidade que alguns tentam vender aqui no fórum, não condiz com o mundo lá fora.

                                                          Mas como já li por aqui, falar é barato.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            O problema é que ninguem quer vera realidade.
                                                            Numa micro empresa de 4 empreagdos , se um se arma em canasado la se vi 25% da produtividade e o resto é historia.
                                                            A concocreencia tem que ser aberta e chegar ao mercado de trabalho com a mesma ferocidade com que as empresas depois são confrontadas na colocaçao dos produtos.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Os Espanhóis é que já a sabiam toda no Séc. XVI quando conquistaram a América do Sul. Obrigavam os que tinham "cansaço físico" a mascar folhas de coca e lá garantiam eles a produtividade desejada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X