É mesmo isso...em principio vou começar a tirar a Carta de Patrão Local (em que tb já inclui a de marinheiro) e gostaria de saber as maiores dificuldades que podem surgir....pelo que me disseram leva cerca de 2 meses e já está!!! Depois é "só" comprar o barco!
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Carta de Patrão Local (Barco): Recém "Encartado"!!!
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Tirei a de marinheiro à cerca de 4 anos, se bem me lembro foram 3 fins de semana.
O exame teorico é facil, basicamente são perguntas sobre arte de marear (nós, cabos...), regulamentação sobre navegação, pronto socorro, meteorologia...
O pratico, é dar uma voltinha de barco, treinar a atracagem e tal... o examinador fez umas perguntas sobre regras de prioridade e nós, mas nada que não se aprenda durante as aulas.
A diferença para a de patrão local, é que vais dar umas aulas sobre comunicações de rádio VHF.
Na altura não cheguei a comprar nenhum livro, mas já por várias vezes andei à procura e não encontrei nada... há por ai alguém que saiba onde se vendem manuais de navegação (bandeiras, sinais, prioridades, etc) ?Editado pela última vez por RODA5; 08 March 2008, 19:42.
-
Boa noite, eu tirei á 9 anos carta de principiante, pois na altura só tinha 14 anos e o meu pai foi tirar de marinheiro e tirei também!Deu bem jeito para dar umas voltas com namoradas ao fim de semana ...e agora já tenho carta de patrão de costa, e posso navegar até 25milhas da costa.
Os cursos são constituídos por um módulo teórico (com pelo menos 20 horas), um prático (com pelo menos 10 horas) e um exame final, efectuado com um juri do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) .
A carta Patrão Local pode navegar até 5 milhas de costa e 10 milhas de um porto de abrigo
Comentário
-
Originalmente Colocado por RODA5 Ver PostTirei a de marinheiro à cerca de 4 anos, se bem me lembro foram 3 fins de semana.
O exame teorico é facil, basicamente são perguntas sobre arte de marear (nós, cabos...), regulamentação sobre navegação, pronto socorro, meteorologia...
O pratico, é dar uma voltinha de barco, treinar a atracagem e tal... o examinador fez umas perguntas sobre regras de prioridade e nós, mas nada que não se aprenda durante as aulas.
A diferença para a de patrão local, é que vais dar umas aulas sobre comunicações de rádio VHF.
Na altura não cheguei a comprar nenhum livro, mas já por várias vezes andei à procura e não encontrei nada... há por ai alguém que saiba onde se vendem manuais de navegação (bandeiras, sinais, prioridades, etc) ?
http://www.ancruzeiros.pt/
Comentário
-
Originalmente Colocado por RODA5 Ver PostTirei a de marinheiro à cerca de 4 anos, se bem me lembro foram 3 fins de semana.
O exame teorico é facil, basicamente são perguntas sobre arte de marear (nós, cabos...), regulamentação sobre navegação, pronto socorro, meteorologia...
O pratico, é dar uma voltinha de barco, treinar a atracagem e tal... o examinador fez umas perguntas sobre regras de prioridade e nós, mas nada que não se aprenda durante as aulas.
A diferença para a de patrão local, é que vais dar umas aulas sobre comunicações de rádio VHF.
Na altura não cheguei a comprar nenhum livro, mas já por várias vezes andei à procura e não encontrei nada... há por ai alguém que saiba onde se vendem manuais de navegação (bandeiras, sinais, prioridades, etc) ?
Não é só rádio. Também se dá muita navegação e legislação. O grau de dificuldade do exame também não é o mesmo. EU tirei a minha em 2005 e foram 2 meses e meio. E tirei a carta em leixões.
Comentário
-
Bem....e hoje já terminei!!!!
Fiz um exame teórico de 3 horas e um prático de 30 minutos.
Correu tudo fixe....venha agora o bote!!!!
Quanto à matéria para terem uma ideia foi:
-Navegação (trabalho de carta....Proas de agulha e verdadeiras, azimutes)
-Cálculo de marés
-Faróis, balões e luzes nocturnas conforme a embarcação em causa
-Balizagem Marítima
-Mini curso de 1ºs Socorros
-Segurança a bordo e comunicações de Socorro, Urgência e Emergência
-RIEAM
-Meteorologia
-.......Editado pela última vez por DeBeF; 17 May 2008, 21:47.
Comentário
-
na minha faculdade se fizeres 1 curso de 3 anos ja sais com carta de patrão de alto mar e conduzir cruzeiros e fazer vida disso... ganha-se bues!
tipo isto: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...88&div_id=1730
Editado pela última vez por GJP; 17 May 2008, 22:08.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Magno20 Ver PostEu tenho a de marinheiro que já dá para comandar o Queen Mary 2 !
a carta de marinheiro permite:
-a maiores de 18 anos: comando de embarcaçoes até 7metros, com motor de potencia máxima de 60cv;
-a maiores de 14 anos: comando de embarcaçoes até 5metros, com motor de potencia maxima de 30cv;
-a maiores de 16 anos: comando das embarcações permitidas aos >14anos, e ainda motas de água e jet-skis de qualquer potencia.
isto, com navegaçao durante o dia, até 3 milhas da costa e 1,5 milhas (esta nao tenho bem a certeza) de um porto de abrigo
Comentário
-
Originalmente Colocado por ELgatu Ver Postconsumos parvos q esses barcos/lanchas fazem...um tio meu teve um com 9 metros de 5 lugares, 2 motores yamaha de 150Hp...na altura, a uns valentes anos quando morva no algarve, prai a uns 15 anos...numa tarde gastava-se 10cts!!!
as marinas para isso tb nao fica la muito barato...
água= muito atrito, logo muito acelerador
motores 150cv na altura deviam ter uns 2500 cm3 ou mais (nos barcos n é como nos carros, embora a base seja a mesma) agora a honda tem 1 vtec 2.4 150 cv, mas se queremos passar para os 175, 200 ou 225cv(o 225 é vtec) ja temos um 3.5, bem mas voltemos ao 2.5!
ter 2 motores 2.5 a mamar a 3/4 do acelerador façam as mesmas contas num carro...
Comentário
-
Originalmente Colocado por GJP Ver Postágua= muito atrito, logo muito acelerador
motores 150cv na altura deviam ter uns 2500 cm3 ou mais (nos barcos n é como nos carros, embora a base seja a mesma) agora a honda tem 1 vtec 2.4 150 cv, mas se queremos passar para os 175, 200 ou 225cv(o 225 é vtec) ja temos um 3.5, bem mas voltemos ao 2.5!
ter 2 motores 2.5 a mamar a 3/4 do acelerador façam as mesmas contas num carro...
O meu barco de instrução foi um Beneteau equipado com 2 motores fora de borda Honda!!! Cada um com 150cv!!! Ah!! e VTEC, claro
EDIT: ATENÇÃO.....16000€ cada!!!!
Editado pela última vez por DeBeF; 18 May 2008, 13:27.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DeBeF Ver PostCoincidência!!!!
O meu barco de instrução foi um Beneteau equipado com 2 motores fora de borda Honda!!! Cada um com 150cv!!! Ah!! e VTEC, claro
EDIT: ATENÇÃO.....16000€ cada!!!!
ohje em dia os melhorezinhos zão os honda e yamaha! a yamaha vão até aos 350cv! honda só ate aos 225! são os mais silenciosos, potente e com mais rendimento...
depois temos os tohatso (acho que é assim que se escreve) n são maus... mas os outros 2 tão no topo
só falta a toyota começar a construir motores maritimos deste género
edit: afinal a toyota...
http://www.toyota.co.jp/en/more_than...ine/index.html
Comentário
-
Originalmente Colocado por eu Ver PostPor acaso é algo que gostava de tirar. Alguém sabe onde se pode fazer isso na zona centro: de peniche a aveiro?
peniche, figueira da foz, aveiro, www.pai.pt
Comentário
-
Originalmente Colocado por ELgatu Ver Postconsumos parvos q esses barcos/lanchas fazem...um tio meu teve um com 9 metros de 5 lugares, 2 motores yamaha de 150Hp...na altura, a uns valentes anos quando morva no algarve, prai a uns 15 anos...numa tarde gastava-se 10cts!!!
as marinas para isso tb nao fica la muito barato...
Não é para quem pode e é outra mística.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário