Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Santa Bernadette: cadaver exumado e corpo intacto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    eu acredito que nem seja ela.
    aquilo é um boneco.

    ld

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Com uma fina camada não, tinha mesmo de levar com uma boa camada dela...
      Nem por isso, repara que até as cartilagens (nariz e orelhas) estão em muito bom estado de conservação. E repara que estamos a falar de quase 4000 anos de preservação e não de 150!

      Se os Egípcios que viveram há mais de 5000 anos tinham conhecimentos suficientes para preservar um corpo neste estado não vejo qual o espanto com estes casos fabricados pela igreja (sim, não tenho a menor dúvida que o sejam).

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
        Os Egípcios tinham essa abordagem, mas mesmo assim tinham que tirar as vísceras antes da mumificação.

        Estão espantados com uma santa de 1925? Então e o Tutankhamon que morreu à nada mais nada menos do que 3931 anos?!

        Digam lá se isto



        com uma fina camada de cera não dava um bom milagre?
        Já vi pessoal em pior estado no Extreme Makeover.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
          Esse género de coisas para mim é tecnologia usada pela igreja para manter os corpos.

          Tecnologia essa que não conhecemos o que faz com que as pessoas pensem que é um milagre ou algo de sobrenatural.

          Na minha terra existe uma santa assim. Cresce as unhas, o cabelo... Mas a pele está seca. Está um esqueleto apenas.

          Comentário


            #35
            Só não percebo como é que tendo ela estes poderes sobrenaturais, morreu na mesma.

            Há malta que vê o sobrenatural em todo o lado...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Na minha terra existe uma santa assim. Cresce as unhas, o cabelo... Mas a pele está seca. Está um esqueleto apenas.
              Este mito já foi discutido em várias bibliografias.

              O que se passa na realidade é uma ilusão de óptica, uma vez que depois da morte no nosso corpo desidrata e a pele seca, encolhendo, o que faz com que a espessura da carne à volta das unhas e do cabelo vá diminuindo gradualmente, dando a impressão que estes crescem.

              Comentário


                #37
                Não tem muito a ver, mas eu pergunto é:
                -Quando é que acabam com os enterros?! Ou seja, quando é que deixamos de ser enterrados e ficamos a contaminar os solos?
                Já sei que a resposta será...Nunca...ou pelo não é tão cedo.A igreja e as tradições não o permitem.
                Mas por questões de saude dos solos, todos deveriamos ser cremados.Lambro-me que em tempos foi feita uma analise aqui nuns terrenos na freguesia onde vivo, e os solos perto do cemitério tinham uma taxa elevadissima de contaminação.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                  Não tem muito a ver, mas eu pergunto é:
                  -Quando é que acabam com os enterros?! Ou seja, quando é que deixamos de ser enterrados e ficamos a contaminar os solos?

                  quando o pessoal deixar de ser palerma.
                  poupava-se espaço, acabavam-se aquelas mármores manhosas com 2m de comprimento, não se viam as pessoas a resmungar porque os cemitéties estão cheios, etc.....
                  deveria ser obrigatória a cremação. o pó dentro de um pote, uma pequena lápide por cima do buraco e as pessoas poderaim continuar a fazer o seu desejado culto e a prestar a sua homenagem aos que faleceram.
                  isto sim, merecia um referendo.

                  ld

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Só não percebo como é que tendo ela estes poderes sobrenaturais, morreu na mesma.

                    Há malta que vê o sobrenatural em todo o lado...
                    Até agora foste tu o unico a falar em sobrenatural...

                    Comentário


                      #40
                      Há um caso de um monge ermitão de Sintra que quando morreu exalava cheiro de rosas. O "Livro da Serpente" de Vitor Mendanha fala sobre isso.

                      Quando este tipo de fenómenos ocorrem diz-se que a pessoa morreu em santidade.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                        Não tem muito a ver, mas eu pergunto é:
                        -Quando é que acabam com os enterros?! Ou seja, quando é que deixamos de ser enterrados e ficamos a contaminar os solos?
                        Já sei que a resposta será...Nunca...ou pelo não é tão cedo.A igreja e as tradições não o permitem.
                        Mas por questões de saude dos solos, todos deveriamos ser cremados.Lambro-me que em tempos foi feita uma analise aqui nuns terrenos na freguesia onde vivo, e os solos perto do cemitério tinham uma taxa elevadissima de contaminação.
                        Eu sou católico e estou plenamente de acordo contigo. Acho que toda a gente devia ser cremada por imposição legal. Mas como isto também é um negócio que rende muito dinheiro, talvez demore muito tempo até mudar.
                        Um referendo, neste momento, seria um suicídio para a mudança. Talvez começar a debater o assunto para ver como anda a opinião pública.

                        Quanto ao "milagre" e à explicação dos factos, a natureza é realmente muito complexa. No entanto, não me parece que seja algum tipo de milagre o facto de um corpo permanecer em bom estado de conservação ao fim de muitos anos. Há um grupo muito grande de seguidores na igreja católica que parece devorar este tipo de situações. Com todo o respeito, penso que isso só descredibiliza. Em pleno século XXI, a Fé tem de andar a par com a ciência. Claro que o método científico colide um pouco com os pressupostos da igreja, mas também é uma questão de mentalidades. Eu por exemplo consigo separar bem as águas e esta gente nova também não se assusta com a ciência. Só para finalizar, já é certamente do vosso conhecimento que a igreja tem um procedimento muito complexo na avaliação destes casos. Cada vez mais a tendência é para rejeitar. E tem lógica porque se em tempos era um trunfo, hoje em dia pode ser uma pedra no sapato. Mas isto dava pano para mangas...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                          Eu sou católico e estou plenamente de acordo contigo. Acho que toda a gente devia ser cremada por imposição legal. Mas como isto também é um negócio que rende muito dinheiro, talvez demore muito tempo até mudar.
                          Um referendo, neste momento, seria um suicídio para a mudança. Talvez começar a debater o assunto para ver como anda a opinião pública.

                          Quanto ao "milagre" e à explicação dos factos, a natureza é realmente muito complexa. No entanto, não me parece que seja algum tipo de milagre o facto de um corpo permanecer em bom estado de conservação ao fim de muitos anos. Há um grupo muito grande de seguidores na igreja católica que parece devorar este tipo de situações. Com todo o respeito, penso que isso só descredibiliza. Em pleno século XXI, a Fé tem de andar a par com a ciência. Claro que o método científico colide um pouco com os pressupostos da igreja, mas também é uma questão de mentalidades. Eu por exemplo consigo separar bem as águas e esta gente nova também não se assusta com a ciência. Só para finalizar, já é certamente do vosso conhecimento que a igreja tem um procedimento muito complexo na avaliação destes casos. Cada vez mais a tendência é para rejeitar. E tem lógica porque se em tempos era um trunfo, hoje em dia pode ser uma pedra no sapato. Mas isto dava pano para mangas...
                          A tendencia da igreja é cada vez mais recusar este tipo de situações porque cada vez as pessoas estão mais informadas e eles não querer cair ainda mais no ridiculo já a meia duzia de seculos atras qualquer coisa podia ser milagre que ninguém dizia o contrario, também se alguém dúvida-se a inquisição tratava do assunto.

                          Existe algum registo de uma autopsia feita ao corpo da santa?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                            A tendencia da igreja é cada vez mais recusar este tipo de situações porque cada vez as pessoas estão mais informadas e eles não querer cair ainda mais no ridiculo já a meia duzia de seculos atras qualquer coisa podia ser milagre que ninguém dizia o contrario, também se alguém dúvida-se a inquisição tratava do assunto.

                            Existe algum registo de uma autopsia feita ao corpo da santa?
                            Pelo que pesquisei não encontrei nada sobre autópsia...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              Este mito já foi discutido em várias bibliografias.

                              O que se passa na realidade é uma ilusão de óptica, uma vez que depois da morte no nosso corpo desidrata e a pele seca, encolhendo, o que faz com que a espessura da carne à volta das unhas e do cabelo vá diminuindo gradualmente, dando a impressão que estes crescem.
                              Mas sei que já lhe cortaram o cabelo enumeras vezes.

                              De qualquer das formas obrigado pela exclarecimento, nestas coisas sou leigo

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                A tendencia da igreja é cada vez mais recusar este tipo de situações porque cada vez as pessoas estão mais informadas e eles não querer cair ainda mais no ridiculo já a meia duzia de seculos atras qualquer coisa podia ser milagre que ninguém dizia o contrario, também se alguém dúvida-se a inquisição tratava do assunto.

                                Existe algum registo de uma autopsia feita ao corpo da santa?
                                Quem te ouvir falar diria que "a igreja" já era conhecedora à uns séculos destes fenómenos de preservação de corpos...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Só não percebo como é que tendo ela estes poderes sobrenaturais, morreu na mesma.

                                  Há malta que vê o sobrenatural em todo o lado...
                                  Essa visão é claramente bem informada

                                  Comentário


                                    #47
                                    Até me admira ainda ninguém ter falado aqui do S.Torcato

                                    "Conta-se que um cego “viu” cair uma estrela precisamente no local onde se encontra a “capela da Fonte do Santo”. Então, o povo começou a cortar as silvas que cobriam o local, tendo descoberto o corpo daquele que viria a ser S. Torcato. Tendo-se decidido remover dali o corpo, tomaram uma junta de bois para o efeito, só que estes, chegados a um determinado local, não andaram mais. Tal facto deu origem à construção de uma igreja naquele local para que o corpo lá pudesse permanecer. Mais tarde foi incluída no Mosteiro de S. Torcato.

                                    Em 7 de Maio de 1825 inicia-se a construção do primeiro santuário, com base num projecto do arquitecto vimaranense Luiz Ignácio de Barros Lima. Deste templo apenas se concluiu a capela-mor, onde a 4 de Julho de 1852 foi exposto o corpo de S. Torcato."

                                    http://www.turismoreligioso.org

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Quem te ouvir falar diria que "a igreja" já era conhecedora à uns séculos destes fenómenos de preservação de corpos...


                                      Ainda Cristo não era nascido e já os egipcios faziam mumias.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X