Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Olhó Canudo Fresquinho !!!!! Há engenharia a preço de saldo ! Comprem Já ...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
    Exacto e pode-se inscrever na anet
    Com o actual bacharel também posso estar na anet

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por engjaimecosta Ver Post
      Com o actual bacharel também posso estar na anet
      Eu sei, só estava a esclarecer
      Editado pela última vez por DarthVader1933; 23 March 2008, 19:39.

      Comentário


        #63
        Uma duvida:

        Onde posso ver os cursos que estão á espera de aprovação da ordem dos engenheiros, para entrada directa na ordem?

        Comentário


          #64
          é por estas e por outras que agora nos anúncios de emprego indicam explicitamente que as habilitações académicas exigidas são Licenciatura(5 anos). O promenor está mesmo na indicação do número de anos da licenciatura.

          Portugal é e continuará a ser um país de Srº doutores.... Agora com bolonha é ver a malta toda emperaltada a dizer que está a frequentar um mestrado .

          Quer queirão quer não queiram, para já isto é tudo uma questão de nomes.... Chamam Licenciatura a um Bacharelato e Mestardo a uma Licenciatura.

          Eu vou continuar com a minha Licenciatura que tirei no ISEC e recuso-me a pagar 500 € para alterar o nome para Mestrado.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por meiokilo Ver Post
            é por estas e por outras que agora nos anúncios de emprego indicam explicitamente que as habilitações académicas exigidas são Licenciatura(5 anos). O promenor está mesmo na indicação do número de anos da licenciatura.

            Portugal é e continuará a ser um país de Srº doutores.... Agora com bolonha é ver a malta toda emperaltada a dizer que está a frequentar um mestrado .

            Quer queirão quer não queiram, para já isto é tudo uma questão de nomes.... Chamam Licenciatura a um Bacharelato e Mestardo a uma Licenciatura.

            Eu vou continuar com a minha Licenciatura que tirei no ISEC e recuso-me a pagar 500 € para alterar o nome para Mestrado.
            Não pude deixar de comentar, como é que na mesma frase e com tão pouco espaço a separar as palavras conseguiste escrever a mesma de duas maneiras diferentes?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
              Então no teu ver, como é que a licenciatura "antiga" se deveria encaixar nos padrões actuais?
              Só existe uma solução...candidatem-se a uma prova de mestrado de Bolonha...São lançados os temas no inicio do ano lectivo...

              Se têm que pagar propinas de um ano? Muitos colegas meus também irão ter que o fazer pois muitos não conseguiram entregar a tese na 1ª data de Setembro...

              Doutra forma não podem exigir uma equivalência...Isto faz lembrar aqueles que entram com média de 16 para farmácia e depois de lá estarem passado um ano pedem transferencia para medicina sem terem percorrido o mesmo caminho mas obtêm "equivalência" à entrada no mesmo curso que os outros...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                Não pude deixar de comentar, como é que na mesma frase e com tão pouco espaço a separar as palavras conseguiste escrever a mesma de duas maneiras diferentes?
                ISEC POWER (estou a brincar )

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                  Não pude deixar de comentar, como é que na mesma frase e com tão pouco espaço a separar as palavras conseguiste escrever a mesma de duas maneiras diferentes?
                  Para não falar do Mestardo, parte da mesma frase... JK

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por meiokilo Ver Post
                    é por estas e por outras que agora nos anúncios de emprego indicam explicitamente que as habilitações académicas exigidas são Licenciatura(5 anos). O promenor está mesmo na indicação do número de anos da licenciatura.

                    Portugal é e continuará a ser um país de Srº doutores.... Agora com bolonha é ver a malta toda emperaltada a dizer que está a frequentar um mestrado .

                    Quer queirão quer não queiram, para já isto é tudo uma questão de nomes.... Chamam Licenciatura a um Bacharelato e Mestardo a uma Licenciatura.

                    Eu vou continuar com a minha Licenciatura que tirei no ISEC e recuso-me a pagar 500 € para alterar o nome para Mestrado.

                    Não foi uma questão de mudar o nome de bacharelato para licenciatura....
                    Acredito que em alguns casos isso se tenha passado, sobretudo nas engenharias...

                    mas nos antigos 4+1( opcional), em que não existiam cursos de bacharelato na área, o facto do curso passar de 4 para 3 anos, fez com que o numero de créditos/cadeiras por semestre aumentasse ficando na pratica, o mesmo currículo que antes se dava em 4, nos três actuais....

                    Portanto os cursos de química, bioquímica, Biologia, historia, filosofia, etc... todos os antigos de 4 que agora são três, não são nenhuns bacharelato promovidos a licenciatura...

                    ...são efectivamente e com todo o mérito, licenciaturas, dadas de forma mais intensa , com o mesmo currículo, mesmas capacidades competências e reconhecimento das respectivas ordens profissionais, caso existam.


                    De qualquer modo, não é melo numero de anos que se deve medir a validade do titulo, mas sim pelo plano curricular e unidades de credito respectivas...

                    Onde a implementação do processo de Bolonha é mais controversa é nos cursos de 5 anos e mais anos ,e nos cursos que tinham diferenciação entre politécnico(bacharelatos) e universidades ( licenciaturas)....

                    Essa controvérsia resulta sobretudo pela analise da duração temporal do curso e não dos curriculos, existindo então os casos de bacharelatos promovidos a licenciaturas e licenciaturas promovidas a mestrados...


                    Independentemente de tudo isto, quem dita a regulamentação das carreiras profissionais, são as ordens nas profissões que as tem, e para alem destas é a competência e capacidade individual do profissional que no fim da historia faz a qualificação real da pessoa...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                      Só existe uma solução...candidatem-se a uma prova de mestrado de Bolonha...São lançados os temas no inicio do ano lectivo...
                      Eu discordo porque isso depende dos casos.

                      A minha tese de final de licenciatura levou 1 ano a fazer, deu origem a 2 artigos publicados em revistas cientificas além de ter sido defendida em público. Por isso não aceito sequer que me venham dizer que um mestrado de bolonha tem uma tese e as antigas licenciaturas não tinha pq isso é uma falsidade.

                      Eu quero o meu mestrado de secretaria!

                      Estou no gozo mas já começa a enjoar essa superioridade que os jovens de bolonha tentam demonstrar como se um mestrado actual fosse algo de transcendente. Não é de todo.

                      Paz.

                      Mas eu quero o meu mestrado!!!
                      Editado pela última vez por neoxic; 23 March 2008, 09:01.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                        Eu discordo porque isso depende dos casos.

                        A minha tese de final de licenciatura levou 1 ano a fazer, deu origem a 2 artigos publicados em revistas cientificas além de ter sido defendida em público. Por isso não aceito sequer que me venham dizer que um mestrado de bolonha tem uma tese e as antigas licenciaturas não tinha pq isso é uma falsidade.

                        Eu quero o meu mestrado de secretaria!

                        Estou no gozo mas já começa a enjoar essa superioridade que os jovens de bolonha tentam demonstrar como se um mestrado actual fosse algo de transcendente. Não é de todo.

                        Paz.

                        Mas eu quero o meu mestrado!!!
                        Acho uma piada...isto é que é uma frase tipica da cultura portuguesa. Mas onde é que viste algum jovem a empolar-se pelo mestrado de Bolonha? Olha eu se pudesse não o fazia...apenas fui levado a fazê-lo por força das circunstâncias de que todos agora o quiseram fazer...não podia ficar para trás. Além disso, a tese de Bolonha não é uma tese de mestrado antigo, faça-se bem essa distinção... Desta forma queremos superiorizar-nos em quê?

                        Eu apenas quero sair da univ porque já poderia estar a trabalhar a tempo inteiro na empresa onde estou...com mestrado ou sem ele, a minha valorização na empresa é igual...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Acho uma piada...isto é que é uma frase tipica da cultura portuguesa. Mas onde é que viste algum jovem a empolar-se pelo mestrado de Bolonha?
                          Isso não é típico é real mesmo.

                          Vejo todos os dias esta situação inclusivamente em entrevistas de trabalho a pessoas que já "têm o dito mestrado" de Bolonha.

                          Há de facto cursos que foram remodelados e que agora são diferentes e mais difíceis. Mas muitos outros só mudaram de nome. E isso é um facto que posso facilmente provar.

                          Por isso tudo, acho muito bem que se passe uma esponja nesta confusão toda e se dê equivalências a toda a gente.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                            Isso não é típico é real mesmo.

                            Vejo todos os dias esta situação inclusivamente em entrevistas de trabalho a pessoas que já "têm o dito mestrado" de Bolonha.

                            Há de facto cursos que foram remodelados e que agora são diferentes e mais difíceis. Mas muitos outros só mudaram de nome. E isso é um facto que posso facilmente provar.

                            Por isso tudo, acho muito bem que se passe uma esponja nesta confusão toda e se dê equivalências a toda a gente.
                            De facto é sempre mais facil. "Ha pobres no mundo" R: "Epa distribui-se o dinheiro dos G8 pelos mais pobres e "prontus""

                            Sei que dava jeito a muita gente. Mas porque é que não pode haver dois nomes distintos? Licenciatura 5 anos pré-bolonha e Mestrado integrado de Bolonha...qual o mal? As pessoas sabem o que significa ponto final.

                            Esta história das equivalências é tudo muita giro...já vi de tudo. Sabem o que significa a palavra equivalente??Vão ao dicionário...

                            Então quando conheço gente que veio de outra faculdade de engenharia para a minha em que lhe foi dada equivalência a umas 20 ou 30 cadeiras...olha que grande equvalência.

                            Não sou superior nem inferior. Se me perguntarem o que ando a tirar...R: "mestrado integrado em eng civil"...Não é o que ando a fazer???É assim que aparece no meu CV na secretaria...Não é mais nem menos do que os outros, é o que é...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                              Eu sei, só estava a exclarecer


                              Repete lá?

                              Comentário


                                #75
                                Eu tirei a licenciatura de 5 anos e no ano a seguir já só se podia sair com mestrado. Conheço quem não tenha conseguido acabar quando eu e tenha dito:"Ah mas depois já saio mestre".. Até me ri para dentro, como se tivesse feito grande coisa chumbar um ano e sair mestre exactamente com o mesmo curso que eu.. Para mim o que interessa é se o curso é de 5 ou 3 anos, o nome é o menos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                  Sei que dava jeito a muita gente. Mas porque é que não pode haver dois nomes distintos? Licenciatura 5 anos pré-bolonha e Mestrado integrado de Bolonha...qual o mal? As pessoas sabem o que significa ponto final.
                                  Era suposto, mas as pessoas não sabem.
                                  E como não sabem, era bem mais justo nivelar tudo no papel.

                                  Até há pouco tempo não me incomodava minimamente, mas com o passar do tempo começo a perceber que os novos senhores mestrados de bolonha querem tirar partido da tese ou das cadeiras novas para se diferenciarem dos outros.

                                  Como tu que dizes que a tua tese é mais difícil que os antigos trabalhos finais. Estás claramente a diferenciar o teu percurso. Não te critico. Estás a actuar correctamente!

                                  Agora isso não te dá autoridade para impedir os teus veteranos de querem obter o mesmo título académico que tu. No fundo andaram lá todos 5 anos e seguramente alguns fizerem melhores trabalhos de fim de curso que a a tua tese. Quem é que avalia isso? Ninguém. Por isso é que acho q mais valia nivelar em nome da justiça e igualdade.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post

                                    Até há pouco tempo não me incomodava minimamente, mas com o passar do tempo começo a perceber que os novos senhores mestrados de bolonha querem tirar partido da tese ou das cadeiras novas para se diferenciarem dos outros.

                                    Como tu que dizes que a tua tese é mais difícil que os antigos trabalhos finais. Estás claramente a diferenciar o teu percurso. Não te critico. Estás a actuar correctamente!

                                    Agora isso não te dá autoridade para impedir os teus veteranos de querem obter o mesmo título académico que tu. No fundo andaram lá todos 5 anos e seguramente alguns fizerem melhores trabalhos de fim de curso que a a tua tese. Quem é que avalia isso? Ninguém. Por isso é que acho q mais valia nivelar em nome da justiça e igualdade.
                                    Enfim , somos nós que nos achamos superiores ou tu que tens algum complexo de inferioridade?

                                    Não impeço veterano nenhum de obter o meu grau ou mais ainda...já apontei soluções que não passa definitivamente por um requerimento na secretaria com certeza...A tendência do português conseguir tudo através do movimento pela burocracia e no fim sabes o que acontece?Congratulam-se para a vida inteira que têm o mestrado de bolonha quando no fundo perderam 20 minutos na secretaria...ainda fazem chacota de quem lá andou.

                                    É bom que fique claro que eu acredito a quase 100% que as coisas sejam resolvidas como defendes...ou não conhecesse este país há 23 anos...

                                    Quanto á dificuldade das teses de Bolonha, por mim falo que dos 3 meses de pesquisa bibliográfica corri tudo o que era TFC que me interessava e nem de perto se equipara ao que me está a ser exigido pelos meus orientadores de tese. Mas concordo que cada caso é um caso como sempre...

                                    É preciso consciencializar as pessoas que quando pretendem uma equivalência é preciso saberem o que estão a pedir. Mas alguma vez me passa pela cabeça estabelecer uma equivalência do meu curso de Eng civil no IST com o de Civil Engineering do MIT?O nome é o mesmo pois é...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por pensante Ver Post


                                      Repete lá?
                                      Grande calinada, já corrigi

                                      Comentário


                                        #79
                                        O que ISEC está a fazer há outras universidades a fazer o mesmo. Um bacharelato tem equivalência a uma licenciatura de Bolonha, quando os planos curriculares das cadeiras do bacharelato corresponda ao plano curricular das cadeiras da licenciatura de Bolonha. Logo, tem equivalência a todas as cadeiras, ou seja, a todos os créditos necessários.

                                        A questão do ISEC vir à baila, tem apenas um carácter político, o Sócrates tirou o bacarelato no ISEC, e estavam todos à espera que ele fosse pedir a tal equivalência. Como pelos visto o Sr. não pediu, os media já estão a manipular a questão, de forma que se ele algum dia chegar a pedir, lhe caíam todos em cima.

                                        O que me parece é que andam a tentar atingir o Sócrates, e infelizmente a par disso andam a manchar o nome de uma escola.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por xalecas Ver Post
                                          ...

                                          A questão do ISEC vir à baila, tem apenas um carácter político, o Sócrates tirou o bacarelato no ISEC, e estavam todos à espera que ele fosse pedir a tal equivalência. Como pelos visto o Sr. não pediu, os media já estão a manipular a questão, de forma que se ele algum dia chegar a pedir, lhe caíam todos em cima.

                                          O que me parece é que andam a tentar atingir o Sócrates, e infelizmente a par disso andam a manchar o nome de uma escola.
                                          Então mas se no curriculo dele já esta como licenciado(à parte da polemica), quem é que estava à espera que fosse pedir equivalência???

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por chambas Ver Post
                                            Então mas se no curriculo dele já esta como licenciado(à parte da polemica), quem é que estava à espera que fosse pedir equivalência???
                                            Licenciado... pois claro. O que é certo é que ninguém acredita que ele seja licenciado... muito menos quando o certificado (ou diploma... ou o raio) foi assinado e carimbado a um Domingo.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por xalecas Ver Post
                                              Licenciado... pois claro. O que é certo é que ninguém acredita que ele seja licenciado... muito menos quando o certificado (ou diploma... ou o raio) foi assinado e carimbado a um Domingo.
                                              Desculpa mas, então achas que o ISEC não é honesto o suficiente de modo a passar apenas atestados de licenciados aos que realmente fizeram o curso?

                                              E já agora achas que o primeiro-ministro deveria ter pedido a equivalencia do bacharel a licenciatura de modo a provar que afinal não tinha licenciatura como alguns querem provar???

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                Não foi uma questão de mudar o nome de bacharelato para licenciatura....
                                                Acredito que em alguns casos isso se tenha passado, sobretudo nas engenharias...

                                                mas nos antigos 4+1( opcional), em que não existiam cursos de bacharelato na área, o facto do curso passar de 4 para 3 anos, fez com que o numero de créditos/cadeiras por semestre aumentasse ficando na pratica, o mesmo currículo que antes se dava em 4, nos três actuais....

                                                Portanto os cursos de química, bioquímica, Biologia, historia, filosofia, etc... todos os antigos de 4 que agora são três, não são nenhuns bacharelato promovidos a licenciatura...

                                                ...são efectivamente e com todo o mérito, licenciaturas, dadas de forma mais intensa , com o mesmo currículo, mesmas capacidades competências e reconhecimento das respectivas ordens profissionais, caso existam.


                                                De qualquer modo, não é melo numero de anos que se deve medir a validade do titulo, mas sim pelo plano curricular e unidades de credito respectivas...

                                                Onde a implementação do processo de Bolonha é mais controversa é nos cursos de 5 anos e mais anos ,e nos cursos que tinham diferenciação entre politécnico(bacharelatos) e universidades ( licenciaturas)....

                                                Essa controvérsia resulta sobretudo pela analise da duração temporal do curso e não dos curriculos, existindo então os casos de bacharelatos promovidos a licenciaturas e licenciaturas promovidas a mestrados...


                                                Independentemente de tudo isto, quem dita a regulamentação das carreiras profissionais, são as ordens nas profissões que as tem, e para alem destas é a competência e capacidade individual do profissional que no fim da historia faz a qualificação real da pessoa...
                                                Ora ate que enfim que alguem vê para além das engenherias.

                                                Isso foi como aconteceu a mim e em quase todos os cursos de economia, gestão, finanças, etc.
                                                Diminuiram de 4 para 3 anos mas dobraram-me a carga horária. No fundo deram exactamente o que dariam em 4 anos, mas de forma intensiva

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                  Ora ate que enfim que alguem vê para além das engenherias.

                                                  Isso foi como aconteceu a mim e em quase todos os cursos de economia, gestão, finanças, etc.
                                                  Diminuiram de 4 para 3 anos mas dobraram-me a carga horária. No fundo deram exactamente o que dariam em 4 anos, mas de forma intensiva
                                                  Sabes porque é que ng dá valor a isso?

                                                  Porque o estudante é por definição um elemento desordeiro e contestatário.

                                                  E já agora qd vão a entrevistas de emprego, evitem dizer que "há e tal a carga horária e isto e aquilo". O empregador está completamente a leste disto e a imagem que transmitem é bastante negativa.

                                                  Dificuldades como essa de Bolonha há muitas outras bem piores na vossa vida activa. Por isso há que aguentar e não chorar.

                                                  E já agora duplicar é multiplicar por 2. Multiplicaram-te por 2 as tuas horas de aulas? Tens 44horas de aulas por semana?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                    Sabes porque é que ng dá valor a isso?

                                                    Porque o estudante é por definição um elemento desordeiro e contestatário.

                                                    E se a tua definição de estutande é aquela que acabaste de dizer, epah digo te que sou completamente diferente de ti e se na tua universidade era assim, então só lamento o facto de teres tido uma pessima experiencia

                                                    E já agora qd vão a entrevistas de emprego, evitem dizer que "há e tal a carga horária e isto e aquilo". O empregador está completamente a leste disto e a imagem que transmitem é bastante negativa.

                                                    Dificuldades como essa de Bolonha há muitas outras bem piores na vossa vida activa. Por isso há que aguentar e não chorar.

                                                    E já agora duplicar é multiplicar por 2. Multiplicaram-te por 2 as tuas horas de aulas? Tens 44horas de aulas por semana?
                                                    Trabalhas nalgum departamente de recursos humanos? Sabes como me comportei ou comporto nas entrevistas?

                                                    E já agora, para ti carga horária só corresponde ao numero de aulas? E os trabalhos de grupo não contam?

                                                    Se calhar no teu tempo não haviam trabalhos de grupo, mas digo te que os trabalhos de grupo ocupam mais tempo que as aulas.
                                                    Não meu amigo, fiquei com uma carga horária de 30 horas por semana, mas com os trabalhos de grupo, fiquei com uma carga horária de 63 horas por semana.

                                                    Satisfeito?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Um bacharel com experiencia e sempre sempre mais capaz que um recem licenciado de bolonha, e pre-bolonha, por isso nao vejo qual o problema da equivalencia.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por PSL Ver Post

                                                        Se calhar no teu tempo não haviam trabalhos de grupo, mas digo te que os trabalhos de grupo ocupam mais tempo que as aulas.
                                                        Não meu amigo, fiquei com uma carga horária de 30 horas por semana, mas com os trabalhos de grupo, fiquei com uma carga horária de 63 horas por semana.

                                                        Satisfeito?
                                                        Não pá, os trabalhos de grupo foram inventados agora com bolonha. Antigamente não havia.

                                                        Não se faziam directas antigamente e a vida de estudante era uma alegria.

                                                        Agora sim é tramado...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                          Não pá, os trabalhos de grupo foram inventados agora com bolonha. Antigamente não havia.

                                                          Não se faziam directas antigamente e a vida de estudante era uma alegria.

                                                          Agora sim é tramado...
                                                          Então tás com esses comentários para quê? Sabes muito bem que a carga horária é mais influênciada pelos trabalhos de grupo.

                                                          Ora na minha faculade, em pré bolonha, os trabalhos de grupo, na maior parte das cadeiras era opcional. Com bolonha, passaram a contar 50%.

                                                          Agora se não sabes como funciona o mundo fora das engenharias, problema teu. Não mandes é bitaites sobre aquilo que não sabes

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                            Então tás com esses comentários para quê? Sabes muito bem que a carga horária é mais influênciada pelos trabalhos de grupo.

                                                            Ora na minha faculade, em pré bolonha, os trabalhos de grupo, na maior parte das cadeiras era opcional. Com bolonha, passaram a contar 50%.

                                                            Agora se não sabes como funciona o mundo fora das engenharias, problema teu. Não mandes é bitaites sobre aquilo que não sabes
                                                            Vcs são uns exagerados.

                                                            Eu não sei de facto o que se passa agora, mas seguramente que não requer nenhum esforço sobrenatural.

                                                            No fundo continuo a pensar o mesmo, o estudante por definição contesta. É exactamente o que estás a fazer.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                              Vcs são uns exagerados.

                                                              Eu não sei de facto o que se passa agora, mas seguramente que não requer nenhum esforço sobrenatural.

                                                              No fundo continuo a pensar o mesmo, o estudante por definição contesta. É exactamente o que estás a fazer.
                                                              isto com bolonha é um exagero, 5 a 6 trabalhos por semestre com 6 cadeiras,faz as contas...

                                                              Depois junta frequências, e ainda temos cadeiras que é obrigatório ir a exame....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X