Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mãe teve de pagar por agressão do filho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
    A educação familiar é um bom suporte, estabelece uma tendência comportamental mais ou menos forte, mas existe uma componente aleatória (outros factores) que determinam muitos comportamentos não explicados (por vezes problemas mentais não identificados).

    A ideia de que as crianças são uma espécie de obra exclusiva dos seus pais é uma ideia truncada na sua essência. Contudo é hoje comum ver os pais obcecados com a educação dos seus filhos como se dependesse exclusivamente deles o sucesso ou insucesso.

    Não quero com isto dizer que os pais não tenham muito cuidado com tudo o que rodeia os seus filhos, mas é necesário ter a consciência da limitação neste processo.

    O que eu digo às minhas filhas é que o projecto de vida delas é o projecto delas, não é o meu.
    Essa é justificação/explicação religiosa, "ele é assim porque sim".

    Ainda que o mau feitio seja uma característica inata, os valores morais e sociais transmitidos pela família tem um papel fundamental na formação do carácter dos indivíduos.

    A sociedade (grupos étnicos, religiosos ou geográficos) por outro lado, educa os indivíduos como se não existissem valores morais e reduz as regras sociais aos elementos do grupo, ora sem uma forte base moral adquirida em casa, o individuo comportar-se-à sempre de forma individualista sem qualquer valor moral ou social.

    No fundo é uma luta entre o primitivismo, individualismo ou o espírito de grupo e xenofobia que nos permitiu sobreviver na pré-historia e o saber viver numa sociedade actual, rodeados por desconhecidos e gente muito diferente de nós, mas onde todos somos da mesma "tribo", não estamos programados para conviver com mais do que 15 a 20 pessoas, o grupo inicial em que aplicamos a regras sociais e morais pré-estabelecidas.

    Quando em famílias disfuncionais não há esse tipo de aprendizagem/passagem de valores morais, entra em acção outro tipo de influências, a estratificação social e consequente acesso ou não a outras oportunidades, os conhecidos e amigos, a escola, a inteligência individual, os locais e a historia pessoal ou local, etc.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
      cá o agredido ainda tinha de pagar o tribunal


      Mas é que nem duvides... LOOL

      Comentário


        #33
        É o mais provável sim.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X