Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bolsa e investimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post

    Em 2022 foi uma desgraça na minha carteira de ações, a 31 de dez. estava a perder cerca de 15% do valor investido! Agora já recuperou para o verde, estou a ganhar cerca de 4% sobre o capital investido (antes de impostos).

    Qual foi a alteração que fizeram em termos da tributação das mais valias sobre as ações? Ainda estou verde nisso dos impostos sobre o mercado de capitais...
    Com os ganhos que tenho este ano se vende-se tudo ia parar ao ultimo escalao do IRS, e quem for lá parar (somatorio de todos os rendimentos incluindo ordenado, accoes e outros ganhos) caso as acções tenham menos de 1 ano são obrigatoriamente englobados, pagando 50%

    e nos proximos anos vai estender-se para todos os restantes escaloes de certeza...


    Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post

    Podes mencionar como é composto o teu Portfolio em %?

    Quero reforçar/ reestruturar a carteira de investimentos para estarem investidos nos próximos 5 anos e queria ter uma ideia de um Portfolio equilibrado. Neste momento, tenho a seguinte repartição: Cert. Aforro: 36%, 3 ETF´s (World, SP500 e Nasdaq) 29% , ações USA 19%, Depósito a Prazo 10% e cerca de 6% em PPR´s. Julgo que os investimentos não estão distribuidos de uma forma equilibrada!

    Qual a percentagem de investimento em ETF ? Tens vários ETF´s, podes mencionar quais?

    Esse que referiste no post em cima qual é o ISIN?
    Só encontro este;
    https://www.justetf.com/en/etf-profi...earch#overview
    tens aí muita sobreposicao, primeiro decide que percentagem de alocacao queres a cada país.

    se queres algo diversificado então basta o VWCE...

    Editado pela última vez por mok; 01 June 2023, 20:11.

    Comentário


      O disparo nos semicondutores foi grande, passei de +10% para +33% no Vaneck Semicondutores e de terreno negativo no ESPO para +8%. Detenho-os desde 2019.
      As minhas acções na Palantir foram, em poucos dias, de terreno zero para +33%...uso as acções para financiar investimentos nos ETF World. Estou tentado a vender e reforçar o IWDA, o meu investimento principal.

      Comentário


        Originalmente Colocado por mok Ver Post

        Com os ganhos que tenho este ano se vende-se tudo ia parar ao ultimo escalao do IRS, e quem for lá parar (somatorio de todos os rendimentos incluindo ordenado, accoes e outros ganhos) caso as acções tenham menos de 1 ano são obrigatoriamente englobados, pagando 50%

        e nos proximos anos vai estender-se para todos os restantes escaloes de certeza...




        tens aí muita sobreposicao, primeiro decide que percentagem de alocacao queres a cada país.

        se queres algo diversificado então basta o VWCE...

        Pelo "vende-se" devias pagar mesmo 50% de imposto... 🙃
        Só para que não fiquem dúvidas a quem leia, pagas 48% de IRS no rendimento superior a 79k€. Ou seja, os 48% são cobrados na diferença entre o rendimento e os 79k.


        Enviado do meu SM-A530F através do Tapatalk

        Comentário


          https://www.reuters.com/world/us/us-...lt-2023-06-01/

          "The U.S. Senate on Thursday passed bipartisan legislation backed by President Joe Biden that lifts the government's $31.4 trillion debt ceiling, averting what would have been a first-ever default.

          The Senate voted 63-36 to approve the bill that had been passed on Wednesday by the House of Representatives ..."


          https://www.nytimes.com/2023/05/31/u...ouse-vote.html

          "An overwhelming bipartisan coalition pushed through the compromise struck by Speaker Kevin McCarthy and President Biden, even as lawmakers in both parties signaled displeasure with the plan."

          Comentário


            Estive a analisar o Relatório anual da Degiro em 2022 e aparece-me 25€ de custos de conetividade! Tenho 3 ETF comprados em 2022, dois estão domicilados na bolsa Xetra e um em Amsterdão, e tenho uma carteira de 12 ações da bolsa USA (Amazon, Google, Meta, etc.). E não comprei mais nada em 2022, nem vendi nenhuma posição!

            Como é que são calculados os custos de conetividade por bolsa? Não é 2,5€ por bolsa onde o cliente tem as posições?
            No meu caso julgo que seria cerca de 7,5€, 3x2,5€, ou estou a ver alguma coisa mal?

            É possível ver na conta da Degiro estes movimentos no site na conta corrente? As datas em que foram feitos os débitos parciais relativos aos custos de conetividade?​

            Comentário


              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              podes pedir ao fim de 5 anos sem penalização para credito habitacao ou se tiveres desempregado, e outras condições...
              outras condições mesmo depois de 5 anos tens de devolver o beneficio + juros
              mas investindo num fundo de accoes é deixar ficar a penas levantar em caso de extrema necessidade, por e ou seja, exemplo desemprego podes levantar...

              a declaração em IRS é preenchida automaticamente, se não quiseres declarar tens de o retirar no respectivo anexo (agora de cor penso ser o H)
              Mesmo que liquide o PPR aos 80 anos, já na reforma, tenho de devolver o benefício fiscal total ao estado?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Lacatus Ver Post

                Mesmo que liquide o PPR aos 80 anos, já na reforma, tenho de devolver o benefício fiscal total ao estado?
                só tens de devolver se liquidares fora das situacoes previstas

                por exemplo em caso de reforma podes e nao tens de dar justificacao, tambem podes levantar para pagar credito habitacao (apos 5 anos) ou em caso de desemprego.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por mok Ver Post

                  só tens de devolver se liquidares fora das situacoes previstas

                  por exemplo em caso de reforma podes e nao tens de dar justificacao, tambem podes levantar para pagar credito habitacao (apos 5 anos) ou em caso de desemprego.
                  Agora dá para levantar sem esperar os 5 anos.

                  e vai sair mais uma medida excepcional.
                  https://www.deco.proteste.pt/investe...itacao-com-ppr

                  Comentário


                    Ou seja, após junho posso resgatar sem penalização dos 5 anos de permanência, no máximo 12 IAS (na realidade cá em casa são 24 porque são 2 ppr) desde que seja usado para amortizar.

                    O artigo não fala é da data limite da última entrega, ou seja, se este ano já meti dinheiro no ppr, se o posso resgatar para esse fim.

                    Tenho de ir à procura da lei

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                      Só para que não fiquem dúvidas a quem leia, pagas 48% de IRS no rendimento superior a 79k€. Ou seja, os 48% são cobrados na diferença entre o rendimento e os 79k.
                      De facto, continua a haver tanta gente que não percebe como funcionam os escalões de IRS

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                        O disparo nos semicondutores foi grande, passei de +10% para +33% no Vaneck Semicondutores e de terreno negativo no ESPO para +8%. Detenho-os desde 2019.
                        As minhas acções na Palantir foram, em poucos dias, de terreno zero para +33%...uso as acções para financiar investimentos nos ETF World. Estou tentado a vender e reforçar o IWDA, o meu investimento principal.
                        Eu no teu caso vendia já, este hype quase de certeza que é temporário...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                          Ou seja, após junho posso resgatar sem penalização dos 5 anos de permanência, no máximo 12 IAS (na realidade cá em casa são 24 porque são 2 ppr) desde que seja usado para amortizar.

                          O artigo não fala é da data limite da última entrega, ou seja, se este ano já meti dinheiro no ppr, se o posso resgatar para esse fim.

                          Tenho de ir à procura da lei
                          Não, para pagar credito habitação precisa de 5 anos de permanencia.

                          O melhor é leres as condicoes do PPR, esta tudo la...

                          Mas o governo tem neste momento ate ao final do ano, um facilitismo para levantar sem penalizacao mas creio que são ppr anteriores a 2021

                          Comentário


                            Acho que não é isso que diz o artigo

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                              Estive a analisar o Relatório anual da Degiro em 2022 e aparece-me 25€ de custos de conetividade! Tenho 3 ETF comprados em 2022, dois estão domicilados na bolsa Xetra e um em Amsterdão, e tenho uma carteira de 12 ações da bolsa USA (Amazon, Google, Meta, etc.). E não comprei mais nada em 2022, nem vendi nenhuma posição!

                              Como é que são calculados os custos de conetividade por bolsa? Não é 2,5€ por bolsa onde o cliente tem as posições?
                              No meu caso julgo que seria cerca de 7,5€, 3x2,5€, ou estou a ver alguma coisa mal?

                              É possível ver na conta da Degiro estes movimentos no site na conta corrente? As datas em que foram feitos os débitos parciais relativos aos custos de conetividade?​
                              Consegues consultar esses movimentos no "Resumo da Carteira". Selecionas o intervalo de datas que pretendes e onde tens escrito "Divisa" tens de selecionar Tudo. Aparecem lá os custos de conectividade

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                Consegues consultar esses movimentos no "Resumo da Carteira". Selecionas o intervalo de datas que pretendes e onde tens escrito "Divisa" tens de selecionar Tudo. Aparecem lá os custos de conectividade
                                excelente dica. obg

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                                  Acho que não é isso que diz o artigo
                                  Exato. O artigo não diz isso. Alguem tem acesso à lei?
                                  Podem partilhar?

                                  Comentário


                                    Artigo 7
                                    https://diariodarepublica.pt/dr/deta...2023-213650800

                                    Mas é pouco claro

                                    Comentário


                                      Queria investir em ETF´s e algumas ações USA, mas na última semana disparou o preço dos títulos todos que andava a seguir! Já falam em bull market dos mercados financeiros...

                                      Qual é a vossa opinião entrar já? Ou esperar mais alguns dias e ver se isto corrige e estabiliza?

                                      Comentário


                                        Fenicio31 fala-se em Bull Market desde sempre. Esperar alguns dias para entrar em ETF's é irrelevante, mesmo que tenha algum efeito nas tuas contas ao fim deste ano, daqui a 15 ou 20 anos não irá ter significado nenhum. E tu compras ETF para investimento a longo prazo, pelo que a minha sugestão: compra, quando é indiferente. Se quiseres dormir mais descansado compra 50% agora e 50% para o próximo mês.

                                        PS: Os ETFs Developed World têm estado a subir bastante desde há uns 2 meses, é normal que descam um bocado eventualmente - no entanto, como referido acima, irrelevante long-term.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                                          Queria investir em ETF´s e algumas ações USA, mas na última semana disparou o preço dos títulos todos que andava a seguir! Já falam em bull market dos mercados financeiros...

                                          Qual é a vossa opinião entrar já? Ou esperar mais alguns dias e ver se isto corrige e estabiliza?
                                          Na realidade, ninguém sabe se é uma boa altura para entrar ou não, os mercados são por natureza imprevisíveis. Há uns meses atrás hesitei na compra de ações da REN e perdi uma boa oportunidade de ganhar umas massas.

                                          Se queres investir em ETF, avança já, mesmo que apenas com uma percentagem do capital disponível.

                                          Comentário


                                            Estou com uma duvida na Degiro
                                            Todos os meses compro o mesmo ETF (IWDA), que supostamente faz parte da lista de ETF gratuitos, no entanto este mês foi cobrado 1€ de custo de entrada, que anteriormente não era cobrado.
                                            Isto é normal? Normalmente só me avisava quando tentava comprar 2x no mesmo mês (menos de 1000€)

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Matt84 Ver Post
                                              Estou com uma duvida na Degiro
                                              Todos os meses compro o mesmo ETF (IWDA), que supostamente faz parte da lista de ETF gratuitos, no entanto este mês foi cobrado 1€ de custo de entrada, que anteriormente não era cobrado.
                                              Isto é normal? Normalmente só me avisava quando tentava comprar 2x no mesmo mês (menos de 1000€)
                                              Por acaso meti uma ordem estes dias e também estranhei esse euro. O ETF é grátis, mas meteram uma taxa de manuseamento! Uma bela treta.

                                              https://www.degiro.pt/precario/etf-core-selection

                                              "As comissões na nossa Seleção de ETFs Populares são por conta da casa. Só paga 1€ de taxa de manuseamento."

                                              Comentário


                                                sim, mesmo os ETFs gratuitos passou a ser cobrada uma comissão (custo de manuseamento)
                                                https://www.degiro.pt/precario

                                                foi atualizado em maio

                                                Comentário


                                                  Actualmente estava a comprar 1 unidade do IWDA por mês na degiro. Com este novo custo mais vale juntar tudo e fazer uma compra anual ou manter a compra mensal?

                                                  Sent from my SM-G973F using Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Some1 Ver Post
                                                    Actualmente estava a comprar 1 unidade do IWDA por mês na degiro. Com este novo custo mais vale juntar tudo e fazer uma compra anual ou manter a compra mensal?

                                                    Sent from my SM-G973F using Tapatalk
                                                    Depende da tua metodologia de investimento. Se estás a fazer DCA puro e duro, é comprar todos os meses no mesmo dia o mesmo ETF, nas mesmas quantidades, independentemente do preço. Há quem faça mantendo o valor e mudando a quantidade mas na degiro não consegues fazer compras fraccionadas... Se estás a fazer outra metodologia qualquer, é avaliar caso a caso.

                                                    A comissão é o que é... prefiro que cobrem qualquer coisa minima do que andarem com maroscas para terem retorno. No final do ano tens 12€ de comissões... não é nada do outro mundo.

                                                    Comentário


                                                      Também podes fazer um método híbrido, por exemplo, reforçar de 3 em 3 meses.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Orieos Ver Post

                                                        Depende da tua metodologia de investimento. Se estás a fazer DCA puro e duro, é comprar todos os meses no mesmo dia o mesmo ETF, nas mesmas quantidades, independentemente do preço. Há quem faça mantendo o valor e mudando a quantidade mas na degiro não consegues fazer compras fraccionadas... Se estás a fazer outra metodologia qualquer, é avaliar caso a caso.

                                                        A comissão é o que é... prefiro que cobrem qualquer coisa minima do que andarem com maroscas para terem retorno. No final do ano tens 12€ de comissões... não é nada do outro mundo.
                                                        O método é o seguinte, 100€ enviados para a degiro todos os meses, se houver uma queda superior a 1,5% do IWDA compro o máximo de unidades que conseguir, se não compro uma unidade no último dia do mês. Digamos que é uma espécie de DCA 😅

                                                        Sent from my SM-G973F using Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Também podes fazer um método híbrido, por exemplo, reforçar de 3 em 3 meses.
                                                          Poderá ser uma solução, obrigado 👍🏼

                                                          Sent from my SM-G973F using Tapatalk

                                                          Comentário


                                                            Hollywood já aproveitou a saga à volta da GameStop para mais um filme baseado numa "True Story" ... o filme chama-se "Dumb Money":

                                                            Editado pela última vez por DMA; 23 June 2023, 14:25.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                              Hollywood já aproveitou a saga à volta da GameStop para mais um filme baseado numa "True Story" ... o filme chama-se "Dumb Money":

                                                              A história do "deepfuckingvalue" e dos wallstreetbets....deve ser engraçado 😀😃🙂

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X