Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bolsa e investimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
    Um par de opiniões dos mais entendidos.

    Alguém usa a APP BPI broker? Fazem ideia dos preçários na compra de ETF?
    As instituições bancárias portuguesas são tão fantásticas nestas "tecnologias recentes" que ninguém sabe ajudar. Perguntei isto ao meu gestor e na linha de apoio e ficaram todos a navegar na maionese mesmo com uma tabela de preçário.

    Por fim, qual o ETF que recomendam para S&P500?
    É a minha primeira vez neste tipo de investimentos e estou quase a 0. O objectivo é colocar lá alguns euros regularmente e esquecer que aquilo existe durante muito muito tempo. Não pretendo mobilizar esse investimento nem adicionar qualquer outro tipo de produtos do género

    Preferia usar a app do BPI simplesmente pela simplicidade de não ter de mover dinheiro e ficar tudo no banco mas caso não seja proveitoso estava a pensar usar a XTB. que dizem?
    Por norma os bancos têm custos/comissões maiores na compra e levam também alguns euros na guarda de títulos.

    As corretoras por norma são mais baratas, podes abrir conta na XTB e quando tiveres um volume que já não te sintas confiante, transferes para um banco como o banco invest ou big

    Comentário


      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
      Um par de opiniões dos mais entendidos.

      Alguém usa a APP BPI broker? Fazem ideia dos preçários na compra de ETF?
      As instituições bancárias portuguesas são tão fantásticas nestas "tecnologias recentes" que ninguém sabe ajudar. Perguntei isto ao meu gestor e na linha de apoio e ficaram todos a navegar na maionese mesmo com uma tabela de preçário.

      Por fim, qual o ETF que recomendam para S&P500?
      É a minha primeira vez neste tipo de investimentos e estou quase a 0. O objectivo é colocar lá alguns euros regularmente e esquecer que aquilo existe durante muito muito tempo. Não pretendo mobilizar esse investimento nem adicionar qualquer outro tipo de produtos do género

      Preferia usar a app do BPI simplesmente pela simplicidade de não ter de mover dinheiro e ficar tudo no banco mas caso não seja proveitoso estava a pensar usar a XTB. que dizem?
      Vê aqui: https://www.bancobpi.pt/contentservi...01_UCM01002201

      Os bancos são obrigados a ter os preçários publicados nos seus websites.

      Comentário


        Originalmente Colocado por jmf Ver Post
        Por norma os bancos têm custos/comissões maiores na compra e levam também alguns euros na guarda de títulos.

        As corretoras por norma são mais baratas, podes abrir conta na XTB e quando tiveres um volume que já não te sintas confiante, transferes para um banco como o banco invest ou big
        Mas mesmo assim terá que declarar em sede de IRS, penso eu.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Icas Ver Post
          Mas mesmo assim terá que declarar em sede de IRS, penso eu.
          Declara quando vender os ETFs as mais-valias.

          Comentário


            Não conhecendo o preçário do BPI, mas sabendo como são a maioria dos bancos, abrir conta numa XTB ou Trading 212 será sempre muito mais barato.

            Eu tenho conta na XTB e não pagas nada para comprar etf's que é o que interessa a mim.

            Podes ter lá o dinheiro que quiseres investido em ETF's porque mesmo que um dia esta ou outra corretora fosse à falência, os etfs são sempre uma propriedade tua que transita sempre para onde pretenderes.

            Os ETF's que replicam o índice do S&P500 mais usados são o "SXR8.DE" e o "VUAA.DE".

            Têm só atenção se à frente destes tickets que mencionei tens a designação EUR e não USD para não pagares taxas de câmbio.

            Por fim se queres o etf acumulativo têm também atenção se diz "ACC" que corresponde ao acumulativo.

            Consulta o site justetf.com para obter mais informações sobre qualquer ETF pretendido. Lembrando que tanto o SXR8 como o VUAA têm uma taxa de operacionalidade de 0.07% anual, um dos valores mais baixos neste mundo dos ETF'S.

            Comentário


              Vou começar a meter algumas poupanças em ETF para as minhas filhas e também reforma, colocando algo todos os meses e reforçando também quando recebem dinheiro nos aniversários, natal, etc.
              A ideia distribuição será +/- esta.

              10% - VVSM
              90% - Aqui é que ainda está a grande dúvida de será VUAA ou VWCE.

              VWCE - Para além de grande parte das empresas do S&P500 (VUAA), tem também várias de outros paises. Por outro lado tem uma TER mais elevada (0,22% contra 0,007) e a rentabilidade tem sido ligeiramente inferior.

              VUUA - Juntando às que vantagens que mencionei face à VWCE, tem um risco um pouco superior porque é preciso confiar que a econimia dos Estados Unidos se irá manter forte no futuro como tem sido ao longo das últimas décadas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por trkicks Ver Post
                Vou começar a meter algumas poupanças em ETF para as minhas filhas e também reforma, colocando algo todos os meses e reforçando também quando recebem dinheiro nos aniversários, natal, etc.
                A ideia distribuição será +/- esta.

                10% - VVSM
                90% - Aqui é que ainda está a grande dúvida de será VUAA ou VWCE.

                VWCE - Para além de grande parte das empresas do S&P500 (VUAA), tem também várias de outros paises. Por outro lado tem uma TER mais elevada (0,22% contra 0,007) e a rentabilidade tem sido ligeiramente inferior.

                VUUA - Juntando às que vantagens que mencionei face à VWCE, tem um risco um pouco superior porque é preciso confiar que a econimia dos Estados Unidos se irá manter forte no futuro como tem sido ao longo das últimas décadas.
                Escolhe a que te sentires mais confortável e que te permita dormir mais descansado de noite.
                A minha única opinião é: Se os States forem ao charco, o mundo todo também vai, mas mesmo que não vá, ficas com apenas 30% do investimento no VWCE....

                Comentário


                  Ha 2 pontos importantes sobre o SP500:
                  1. Se alguma vez se der mal de forma aparentemente permanente, a menor das nossas preocupações será o dinheiro lá investido;
                  2. A política dos EUA vive da bolsa. Ao contrário dos chineses, os governos americanos têm a bolsa como uma das suas prioridades de topo para manter a população satisfeita.

                  Comentário


                    Pessoal uma dúvida.

                    Num Fundo de Pensão de uma empresa, onde há uma aplicação de X% por parte da empresa e X% por parte do trabalhador. Como se calcula o benefício fiscal do IRS?
                    A parta da empresa entra ou só do funcionário?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Pessoal uma dúvida.

                      Num Fundo de Pensão de uma empresa, onde há uma aplicação de X% por parte da empresa e X% por parte do trabalhador. Como se calcula o benefício fiscal do IRS?
                      A parta da empresa entra ou só do funcionário?
                      Só a parte do funcionário.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                        Só a parte do funcionário.
                        Obrigado, era a parte que eu pensava.
                        E como funciona? O Funcionário desconta x€ por mês que sai do seu bruto, penso que até é 14x a dividir por 12 entregas.
                        O Benefício muda com a idade, isso já vi, mas como se fazem as contas?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jmf Ver Post
                          Por norma os bancos têm custos/comissões maiores na compra e levam também alguns euros na guarda de títulos.

                          As corretoras por norma são mais baratas, podes abrir conta na XTB e quando tiveres um volume que já não te sintas confiante, transferes para um banco como o banco invest ou big
                          Acabei por criar a conta na XTB e já está tudo activo, mais simples

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                            Vê aqui: https://www.bancobpi.pt/contentservi...01_UCM01002201

                            Os bancos são obrigados a ter os preçários publicados nos seus websites.
                            Eu já tinha visto a tabela.

                            No entanto a minha questão para a gestora foi simples, se comprar qual o valor da comissão se eu comprar X volume do ETF Y.
                            Não me souberam responder

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por RXS Ver Post
                              Não conhecendo o preçário do BPI, mas sabendo como são a maioria dos bancos, abrir conta numa XTB ou Trading 212 será sempre muito mais barato.

                              Eu tenho conta na XTB e não pagas nada para comprar etf's que é o que interessa a mim.

                              Podes ter lá o dinheiro que quiseres investido em ETF's porque mesmo que um dia esta ou outra corretora fosse à falência, os etfs são sempre uma propriedade tua que transita sempre para onde pretenderes.

                              Os ETF's que replicam o índice do S&P500 mais usados são o "SXR8.DE" e o "VUAA.DE".

                              Têm só atenção se à frente destes tickets que mencionei tens a designação EUR e não USD para não pagares taxas de câmbio.

                              Por fim se queres o etf acumulativo têm também atenção se diz "ACC" que corresponde ao acumulativo.

                              Consulta o site justetf.com para obter mais informações sobre qualquer ETF pretendido. Lembrando que tanto o SXR8 como o VUAA têm uma taxa de operacionalidade de 0.07% anual, um dos valores mais baixos neste mundo dos ETF'S.
                              Foi precisamente o que adquiri, VUUA.DE Eur ACC

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Visitante Ver Post

                                Acabei por criar a conta na XTB e já está tudo activo, mais simples
                                Porque escolheste a XTB e não a DEGIRO, por exemplo?
                                Tiveste em conta as taxas de transação e o tempo que demora a transferência de €€ e o resgate?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Icas Ver Post
                                  Porque escolheste a XTB e não a DEGIRO, por exemplo?
                                  Tiveste em conta as taxas de transação e o tempo que demora a transferência de €€ e o resgate?
                                  Não pesquisei muito mais.

                                  O meu irmão usa a XTB há algum tempo e foi o único feedback que acabei por ter.

                                  Sobre a transferência usei um cartão débito virtual. Não houve esse problema

                                  Não faço ideia o tempo de resgate

                                  Comentário


                                    Entretanto surgiu-me outra dúvida.
                                    O objectivo é fazer uma espécie de PPR para a idade da reforma para mim e para a minha esposa e também um investimento para as miúdas.

                                    Coloco tudo numa só conta ou crio 3 contas separadas? (casal + filha1 + filha2)

                                    1 só conta - Sendo só "um bolo" o valor é superior, logo os juros serão maiores e crescerá mais rapidamente.

                                    3 contas - Consigo alocar em cada uma das contas os valores respetivos. Prenda dada à filha1 vai para a conta dela, mealheiro da filha2 vai para a dela, poupança do casal da a deles.....

                                    Qual a vossa opinião?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                      Obrigado, era a parte que eu pensava.
                                      E como funciona? O Funcionário desconta x€ por mês que sai do seu bruto, penso que até é 14x a dividir por 12 entregas.
                                      O Benefício muda com a idade, isso já vi, mas como se fazem as contas?
                                      Tens uma tabela aqui por exemplo.

                                      https://www.bpividaepensoes.pt/pensoes/fiscalidade

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post

                                        Foi precisamente o que adquiri, VUUA.DE Eur ACC
                                        Por acaso eu tenho o SXR8 mas vai dar tudo ao mesmo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por trkicks Ver Post
                                          Entretanto surgiu-me outra dúvida.
                                          O objectivo é fazer uma espécie de PPR para a idade da reforma para mim e para a minha esposa e também um investimento para as miúdas.

                                          Coloco tudo numa só conta ou crio 3 contas separadas? (casal + filha1 + filha2)

                                          1 só conta - Sendo só "um bolo" o valor é superior, logo os juros serão maiores e crescerá mais rapidamente.

                                          3 contas - Consigo alocar em cada uma das contas os valores respetivos. Prenda dada à filha1 vai para a conta dela, mealheiro da filha2 vai para a dela, poupança do casal da a deles.....

                                          Qual a vossa opinião?
                                          Os juros são os mesmos, 5% de 100k é o mesmo que 5% de 33.(3)k*3.

                                          Tudo depende dos custos de manutenção, e transações, se pagas a triplicar, ou não.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por trkicks Ver Post
                                            Coloco tudo numa só conta ou crio 3 contas separadas? (casal + filha1 + filha2)
                                            Regra de ouro do investimento: nunca colocar todos os ovos no mesmo cesto.

                                            Eu faria 3 contas separadas, em 3 instituições diferentes.

                                            Como já te explicaram, os ganhos são os mesmos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Icas Ver Post
                                              Porque escolheste a XTB e não a DEGIRO, por exemplo?
                                              Tiveste em conta as taxas de transação e o tempo que demora a transferência de €€ e o resgate?
                                              Por exemplo tens aqui um vídeo geral a falar sobre muitas das corretoras digitais a operar em Portugal e os seus custos.

                                              https://m.youtube.com/watch?v=3QQyHA...JhcmF0YQ%3D%3D

                                              E aqui um a falar da XTB que foi a que escolhi para mim, se bem que a trading 212 também seja boa alternativa tendo em conta o investimento em ETF's.

                                              https://m.youtube.com/watch?v=lEQsrF...BSYW1vcw%3D%3D

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                Regra de ouro do investimento: nunca colocar todos os ovos no mesmo cesto.

                                                Eu faria 3 contas separadas, em 3 instituições diferentes.

                                                Como já te explicaram, os ganhos são os mesmos.
                                                Os ganhos são, mas as despesas podem ser a triplicar, portanto só mesmo sabendo como são calculadas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                                  Os juros são os mesmos, 5% de 100k é o mesmo que 5% de 33.(3)k*3.

                                                  Tudo depende dos custos de manutenção, e transações, se pagas a triplicar, ou não.
                                                  Realmente estava a complicar e a fazer mal as contas.

                                                  Como vou utilizar a XTB, ela permite criar vários planos de investimento na mesma conta e os carregamentos não precisam de ser automáticos.
                                                  PI-1 - PPR casal - vai uma parte das poupanças mensais
                                                  PI-2 - Filha1 - "mesada" + prendas aniversário, natal, etc
                                                  PI-3 - Filha2 - "mesada" + prendas aniversário, natal, etc

                                                  E a XTB não cobra taxas por transações (até 100.000€ por mês)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                    Obrigado, era a parte que eu pensava.
                                                    E como funciona? O Funcionário desconta x€ por mês que sai do seu bruto, penso que até é 14x a dividir por 12 entregas.
                                                    O Benefício muda com a idade, isso já vi, mas como se fazem as contas?
                                                    Supõe como exemplo que descontas 100€ por mês (14 vezes devido aos subsidios Natal e Férias). Dá 1400€/ano de entregas.

                                                    Desses 1400€ vais ter 20% de beneficio fiscal = 280€.

                                                    Os limites consoante a idade já sabes.

                                                    Depois este beneficio fiscal é dedutivel à colecta e soma a outras beneficios fiscais. Poderá dar-se o caso para rendimentos altos que não se consiga aproveitar..

                                                    "Limite da soma das deduções à coleta


                                                    A soma das deduções à coleta, excluindo as deduções pessoais e familiares (dependentes e ascendentes), despesas gerais familiares e dupla tributação, estão sujeitas a um limite, por agregado familiar, que depende do escalão do IRS:
                                                    • Primeiro escalão (até 7 479 euros): sem limite;
                                                    • Segundo ao oitavo escalão (de mais de 7 479 euros até 78 834 euros): entre 1000 euros e 2500 euros;
                                                    • Nono escalão (mais de 78 834 euros): 1 000 euros.

                                                    Nos agregados familiares com três ou mais dependentes, o limite da soma das deduções à coleta é majorado em 5%, por cada um."

                                                    Comentário


                                                      Esse tema dos fundos de pensões é pertinente.

                                                      Eu tenho um FP desse género em que faço X contribuições e a empresa faz outro X mensalmente.

                                                      Ia fazer o IRS automático convencido que isso não era um PPR e portanto não teria benefício algum. Mas é diferente então, certo?

                                                      Como devo declarar o FP de modo a ser apurado o benefício?

                                                      Nem sei quanto dinheiro lá tenho, dado que não tenho qualquer login para aceder à área de cliente e a única coisa que recebo em casa trimestralmente são extratos com o valor atualizado das UPs.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                        Esse tema dos fundos de pensões é pertinente.

                                                        Eu tenho um FP desse género em que faço X contribuições e a empresa faz outro X mensalmente.

                                                        Ia fazer o IRS automático convencido que isso não era um PPR e portanto não teria benefício algum. Mas é diferente então, certo?

                                                        Como devo declarar o FP de modo a ser apurado o benefício?

                                                        Nem sei quanto dinheiro lá tenho, dado que não tenho qualquer login para aceder à área de cliente e a única coisa que recebo em casa trimestralmente são extratos com o valor atualizado das UPs.
                                                        Isso deverá aparecer automaticamente no Anexo H!

                                                        Comentário




                                                          o título é clicbait [spoiler alert] e o vídeo "makes a case" para o ponto contrário

                                                          Comentário


                                                            How a survivalist mentality has helped Stellantis eclipse Volkswagen

                                                            https://www.ft.com/content/90d20200-...b-7c3a3922ad93

                                                            Comentário


                                                              com esta queda das acções da Tesla aproveitei e vendi e comprei algumas accoes novamente que tinha comprado a 187 para realizar a perda (tendo em conta o first in first out porque as ultimas que comprei tinha sido a 103), com isto abati todos os lucros realizados que tinha este ano até ao momento e poupo 28% no IRS do proximo ano...

                                                              no final do ano acerto novamente se tiver lucros realizados entretanto, idealmente para ficar a 0...
                                                              Editado pela última vez por mok; 17 April 2024, 13:53.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X