Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condições de vida nas economias emergentes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Não sei...

    Individualmente o Indiano é capaz de maiores feitos científicos, é verdade, ou não fosse naqueles lados que inventaram o zero, mas o que é certo é que os Romanos construíram um Império sem zeros.

    Em grupo, vejo a China a ter um comportamento bastante superior, dado que têm a vantagem de não viver em Democracia.
    Eu explico. Numa Democracia há os custos associados a qualquer decisão. Em Portugal o TGV já começa a meter nojo. Eu para ir a Lisboa de comboio, não compensa pelo tempo de viagem e pela baixa oferta de viagens. E ontem, apesar da boutade do nosso Primeiro sobre os estudos ambientais, fiquei-me a borrifar sobre os passarinhos que vão acasalar lá para o meio do mato. Aliás, quando começaram as obras no farol de Leça, o pessoal teve que ir pinocar para outro lado.

    Na China, o projecto do TGV já estaria todo montado, financiado e a funcionar na mesma semana.

    Estão naquela fase em que a Democracia é um entrave ao desenvolvimento. E tal como se escreveu por aqui a propósito do terramoto e do comportamento das autoridades, será que não haverá uma outra via?

    Quanto à língua. És capaz de encontrar mais facilmente um Indiano a falar Inglês na Índia de que alguém a falar Inglês na Alemanha. É por si só uma vantagem competitiva?

    Em Xangai (deve-se escrever Shanghai..., mas não resisto), encontrar alguém na rua a falar Inglês, esquece. Entras no táxi, e se não apanhaste o táxi frente ao hotel onde o porteiro explica com muita paciência onde te deve levar, é o fim do mundo.

    E mesmo assim, é lá que os ocidentais se estão a estabelecer. Com negócios levados da breca.

    Aquilo parece mesmo o Império do Meio.

    O problema é que o simples facto de decidir não torna a decisão boa.
    Olha o exemplo da maior barragem do mundo.
    Lá alguém decidiu e fez se. Dig oisto porque, sem grande conhecimento de causa, vi um doc sobre os maleficios. desalojamentos, pesca, alterações no clima, bla bla bla

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Zix Ver Post
      O problema é que o simples facto de decidir não torna a decisão boa.
      Olha o exemplo da maior barragem do mundo.
      Lá alguém decidiu e fez se. Digo isto porque, sem grande conhecimento de causa, vi um doc sobre os maleficios. desalojamentos, pesca, alterações no clima, bla bla bla
      A China tem esta conveniente associação entre um regime ditatorial e o capitalismo selvagem.

      Apenas serve para esclarecer, se duvidas houvesse, que o capitalismo só pode prosperar em sistemas ditatoriais ou sistemas onde a alienação (ignorância induzida, o conhecido panis et circencis) dos cidadãos é comum.

      Infelizmente um dos dois factores existem em maioria pelo mundo, solo fértil para a miséria de milhões.

      Comentário


        #63
        Bom, mas a barragem do Assuão não foi tão má como isso, pois não?

        É como a barragen do Foz Côa. Para salvaguardar umas imagens que ninguém vai ver, condenou-se toda uma população da zona à miséria.

        Gueterres e Carrilho.

        Mas sobre a China, há aqui pessoal que só sabe aquilo que leu no Jornal do Povo.

        E como eu estava a dizer, há circunstâncias que favorecem certos regimes.

        Melhor que as K7 dos habituais. Que fala, falam, mas ...

        Comentário


          #64
          Pelos vistos a China é apenas um tubo de ensaio





          Patrocinado e apoiado pelos interesses económicos.



          If you want to imagine the future, imagine a boot stamping on a human face forever.

          George Orwell - 1984
          Editado pela última vez por Nthor; 12 June 2008, 14:44. Razão: Actualização de post

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X